You are on page 1of 99

Guia de Aplicaes

ARES KINESIOLOGY TAPE

> Instrues Gerais > Instrues de Aplicaes Bsicas > Aplicaes Clnicas

Contedo
O que ARES TAPE Como funciona? Instrues gerais 8 9 10

Pescoo / Ombro / Brao


Bceps Parte da frente do pescoo Ombro (geral) Dor lateral no pescoo (esternocleidomastideo) Rigidez no pescoo Pescoo & Ombro 1 Pescoo & Ombro 2 Pescoo (posterior) 1 Pescoo (posterior) 2 Parte superior do ombro (posterior) Contuso no ombro Trceps braquial 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Cotovelo / Brao Inferior / Mo


Sndrome do Tnel Carpal Dor no dedo Dor no pulso (Geral) Parte interna do antebrao Dor lateral do cotovelo 1 (epicndilo lateral) Dor lateral do cotovelo 2 (epicndilo lateral) 24 25 26 27 28 29

Dor de cotovelo interno 1 (epicndilo medial) Dor de cotovelo interno 2 (epicndilo medial) Antebrao 1 (Externo) Antebrao 2 (Externo) Dor no Polegar

30 31 32 33 34

Costas / tronco
Abdmen 1 Abdmen 2 Abdmen 3 abdmen 4(Oblquo externo) Dor nas Costas & Ombro Dor Torcica 1 Dor Torcica 2 Dor Lombar 1 Dor Lombar 2 Dor Lombar 3 Dor Lombar 4 Dor costela 1 (Serrtil anterior) Dor costela 2 (Serrtil anterior) Cccix Dor nas Costas 1 (Rhomboid) Dor nas Costas 2 (Grande dorsal) 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Contedo
Quadril / coxa
Coxa 1 (quadrceps) Coxa 2 (quadrceps) Virilha Quadril 1 (Glteos) Quadril 2 (Glteos) Articulao do quadril Msculo da coxa Posterior da coxa 1 Posterior da coxa 2 51 52 53 54 55 56 57 58 59

Joelho / Perna (Inferior)


Tendo de Aquiles 1 Tendo de Aquiles 2 Tendo de Aquiles 3 Dor na Panturrilha Dor no Joelho 1 Dor no Joelho 2 Dor no Joelho 3 Dor no Joelho 4 Dor no Joelho 5 Dor no Joelho (parte externa) Dor no Joelho (parte interna) Dor na Patela 1 Dor na Patela 2 Periostite ou Canelite (Shin Splint) 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73

Tornozelo / P
Dedo do p Joanete Entorse de Tornozelo (externo) Entorse de Tornozelo (interno) Fascite Plantar Dor na sola do p 1 Dor na sola do p 2 74 75 76 77 78 79 80

Aplicao Clnica
Esquimose (Roxido) Cimbra na Panturrilha Inchao da Panturrilha Ombro Rgido P Plano Cotovelo de Tenista Indigesto Neuralgia intercostal Reumatismo no Tornozelo Reumatismo no Cotovelo Reumatismo no Dedo Reumatismo no Joelho Reumatismo no Pulso Dor no ombro por uso excessivo Cotovelo de Golfe (Sndrome do Tnel Carpal) Tendinite do Polegar 81 82 83 84 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97

O que ARES TAPE?


A ARES TAPE uma fita esportiva para tratamento cinesiolgico (Bandagem Neuromuscular), usada mundialmente com sucesso, em vrias modalidades esportivas e por pacientes com problemas fisioteraputicos. A ARES TAPE desenhado com mesma espessura da epiderme, com estiramento longitudinal de 30 a 40% do seu comprimento de repouso. A ARES TAPE usada no tratamento do msculo, fscia e do tendo, alm do melhoramento do desempenho atravs da estimulao contnua de receptores. O processo natural de cura , portanto, imediatamente reforada devido maior circulao na rea da fita.

>Trate da dor muscular. >Previna artrite. >Melhore sua performance.

COMO FUNCIONA Quando um msculo est inflamado, inchado, ou rgido, o espao entre a pele e o msculo comprimido,

resultando na constrio e congestionamento do fluxo de fluido linftico e circulao sangunea. Esta compresso aplica presso para os receptores da dor localizada no espao entre a pele e o msculo, o que por sua vez retransmite sinais de incmodo para o crebro, resultando na sensao de dor da rea afetada. Se voc esticar a pele da rea afetada antes da aplicao da fita ARES TAPE, nessa rea ir formar rugas quando voltar sua posio normal. O efeito rugas que ir se formar pela fita TAPE ARES essencial, uma vez que esta elevao da pele cria mais espao para o sistema linftico e do fluxo sanguneo. Portanto, a drenagem linftica bem como a circulao de sangue na rea afetada, podem ser melhoradas de forma eficaz. Eventualmente, o atrito entre os tecidos abaixo da pele reduzido devido ao movimento promovido do lquido linftico e circulao sangunea. A dor reduzida porque a presso sobre os receptores de dor menor. Os resultados finais so: reduo da fadiga muscular, aumento da amplitude de movimento (ROM) e melhor qualidade de contrao muscular.

Hemorragia interna

Rigidez Epiderme Derme Linftico Msculo

Levanta a pele Reduo da dor Absoro da inflamao Msculo pode contrair facilmente

Dor muscular

Condio antes da aplicao

Condio aps aplicao

ARES TAPE aplicado em partes roxas

Intrues Gerais
Tape forma

I Tape

Y Tape

X Tape

> Antes de aplicar ARES TAPE certifique-se que a pele est livre de loo, leo ou umidade. > A limpeza da pele com gua limpa ou lcool assegura uma aplicao adesiva robusta.

10

< ou>

<Comeo da aplicao da ARES TAPE > Rasgue o papel de apoio 5 centmetros do final da fita.

<Para aplicao a partir do meio da fita ARES TAPE> Rasgue o papel de apoio no meio da fita, iniciando a aplicao pelo meio.

Sempre ligar as duas pontas, sem tenso.

Esfregue a fita com firmeza, para garantir que o calor da sua mo ative o adesivo acrlico.

11

11

Bceps
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Ancore a fita adesiva na parte anterior do cotovelo, enquanto estende o cotovelo Passo 2. Anexar cauda para ombro, como mostrado.

12

Parte da Frente do Pescoo

Passo 1 Requer; 3 pedaos de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 2 Passo 1. Quando dolorido a flexo anterior do pescoo, ancore a base fita em Y no centro do peito e aplique as duas caudas logo abaixo da mandbula, ambos com flexo do pescoo para trs. Passo 2. Quando dolorido durante a rotao do pescoo, ancore a base da fita em Y abaixo do lbulo da orelha e aplique duas caudas para a frente da clavcula, colocando lado a lado, com o pescoo girado para a direo oposta. Passo 3. Repita o mesmo para o lado oposto do pescoo.

13

13

Dor no ombro
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1

Passo 2

Passo 1. Coloque a base da fita em Y na parte superior do brao e adere uma cauda para a frente do ombro. Passo 2. Coloque a outra cauda da mesma fita na parte de trs do ombro, mantendo a mo sobre o ombro oposto. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

14

Dor na lateral do pescoo (Esternocleidomastideo)


Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base fita na clavcula at atrs do lbulo da orelha, girando o pescoo para o lado oposto. Passo 2. Coloque a base de outra fita ao lado da primeira, aplicando at atrs do lbulo da orelha, girando o pescoo para o lado oposto. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

15

15

Rigidez do pescoo
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base de uma fita em forma de Y na parte superior do pescoo, nas costas. Passo 2. Estenda as caudas para cada lado da coluna vertebral, enquanto dobrando o pescoo para a frente. Passo 3. Coloque o ltimo pedao de fita em forma de I sobre a rea rgica do pescoo no sentido horizontal, aplicando estiramento leve no meio e no esticando ambas extremidades.

Passo 1

Passo 2

16

Pescoo e ombro 1
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base da fita em forma de I na parte superior do pescoo, aplicando-a at a parte lateral do ombro, girando o pescoo para o lado oposto. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto, girando o pescoo para o outro lado. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

17

17

Pescoo e ombro 2
Requer; 1 pedao de fita em forma de I 1 pedeo de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1

Passo 2

Passo 1. Aplicar a fita em forma de I horizontalmente, ancorando a base na parte de trs do ombro at a coluna vertebral. Passo 2. Ancore da base da fita em Y na parte superior do ombro. Passo 3. Coloque a cauda superior para o lado superior do pescoo e da cauda inferior para baixo em direo parte inferior da coluna.

18

Dor no pescoo 1 (parte posterior)


Requer; 2 pedaos de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Aplicar duas fitas em forma de I ao lado da coluna abaixo da linha do cabelo at o meio das costas, enquanto dobra o pescoo para a frente. Passo 2. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

19

19

Dor no pescoo 2 (parte posterior)


Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Ancore da base de fita em Y na parte superior do pescoo abaixo da linha do cabelo e aplicar duas caudas, ao lado da coluna, como mostrado, dobrando o pescoo para a frente. Passo 2. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

20

Dor no ombro (parte superior)


Requer; 1 pedao de fita em forma de X Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Coloque fita em X sobre a parte superior do ombro, na rea dolorida, com estiramento leve aplicado no centro da fita. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto do ombro, quando necessrio.

21

21

Contuso no ombro
Requer; 3 pedaos de fitas em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 1. Fixe a base da fita (laranja) na parte lateral do brao, perto do ombro. Passo 2. Prenda uma cauda para a parte anterior do ombro enquanto estende o cotovelo. Passo 3. Prenda a outra cauda para a parte posterior do ombro, colocando a mo no outro ombro. Passo 4. Relaxe os ombros e junta as duas fitas Y no centro da contuso e se cruzando, como mostrado na foto.

22

Trceps braquial
Requer; 1 pedaos de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Coloque a base da fita em Y na parte de trs do cotovelo, aderindo as duas caudas para o ombro, enquanto cobre o trceps, flexionando o cotovelo para cima. Passo 2. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

23

23

Sndrome do Tnel Carpal


Requer; 3 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1 Passo 1. Ancore a fita na base do polegar e alongue-a para o lado interno do cotovelo, com flexo do punho para trs. Passo 2. Ancore a outra fita na base do dedo mindinho e alongue-a para o lado externo do cotovelo, mantendo flexo do punho para trs. Passo 3. volva a ltima fita no pulso para apoio adicional. Passo 2

Passo 3

24

Dor no dedo
Requer; 2 peas de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1 Passo 1. Ancore a base da fita em I na parte de trs do punho e aplicar sobre a junta do ltimo dedo, enquanto dobrando o dedo para dentro. Passo 2. Para suporte adicional, enrole outra fita ao redor da articulao do dedo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 2

25

25

Dor no Pulso (Geral)


Requer; 2 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1

Passo 1. Coloque a fita em forma de I do pulso ao cotovelo, enquanto estica o cotovelo. Passo 2. Envolva a outra fita em forma de I em torno do pulso deixando um pequeno espao no final.

Passo 2

26

Parte interna do antebrao


Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Mantenha o pulso numa posio neutra. Fixe a base para a palma da mo. Passo 2. Prenda a cauda interior da fita para o lado interno do cotovelo, depois de colocar o punho para trs. Passo 3. Prenda a outra cauda de fora para o lado externo do cotovelo, mantendo o pulso para trs.

27

27

Dor lateral do cotovelo 1 (epicndilo lateral)


Requer; 3 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1

Passo 2

Passo 1. Aplique uma fita da parte externa do pulso at a lateral do cotovelo, com extenso de 50% da fita, dobrando o cotovelo ligeiramente. Passo 2. Aplicar a outra fita do brao para o lado lateral do cotovelo, sem esticar. Passo 3. Para suporte adicional, enrole o ltimo pedao de fita ao redor do cotovelo.

Passo 3

28

Dor lateral do cotovelo 2 (epicndilo lateral)


Requer; 1 pedao de fita em forma de X 1 pedao de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1 Passo 1. Coloque fita em forma de X na lateral do cotovelo, dobrando o cotovelo ligeiramente. Passo 2. Coloque a base da fita em forma de I sobre a fita em X, aderir a cauda para o lado da palma da mo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 2

29

29

Dor de cotovelo interno 1


Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

(epicndilo medial)

Passo 1. Ancore a fita em forma de I no pulso e aplique at a parte interna do cotovelho, com estiramento da fita de 50%, dobrando o cotovelo ligeiramente.

Passo 1

Passo 2. Ancore a outra fita na parte interna do cotovelo, aplicando-a at o lado do punho, com estiramento ligeiro da fita.

Passo 2

30

Dor de cotovelo interno 2


Requer; 1 pedao de fita em forma de X 1 pedao de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

(epicndilo medial)

Passo 1. Coloque fita em forma de X na parte interna do cotovelo, dobrando o cotovelo ligeiramente. Passo 2. Coloque a base da fita em forma de I sobre a fita em X, aderindo-a em volta do brao terminando ao lado do pulso. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

31

31

Antebrao 1 (Externo)
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1

Passo 1. Aplicar duas fitas em forma de Y na parte de trs do punho at o cotovelo. Passo 2. Envolva a fita em forma de I em torno do pulso deixando um pequeno espao no final. Passo 2

Passo 3

32

Antebrao 2 (Externo)
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Fixe a base na parte de trs do punho com punho em uma posio neutra. Passo 2. Dobre o pulso para o mximo possvel. Prenda a cauda fora em direo ao lado externo do cotovelo. Passo 3. Manter o punho em uma posio dobrada. Prenda a cauda interior para o lado interno do cotovelo.

33

33

Dor no Polegar
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Prenda a fita em Y, como mostrado durante o alongamento do polegar para trs.

34

Abdmen 1
Requer; 2 pedaos de fita na forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Use a fita na posio vertical (I) abaixo do umbigo. Passo 2. Coloque outra tira em posio horizontal por cima da primeira tira. Ficar um sinal de mais (+) Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

35

35

Abdmen 2
Requer; 2 pedaos de fita em X Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque a tira em X ao lado do umbigo. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto. Passo 3. No necessrio alongara fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

36

Abdmen 3

Passo 1 Requer; 6 pedaos de fita na forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 2

Passo 3

Passo 1. Aplique duas fitas paralelas (uma do lado da outra) passando do umbigo, o pubis, at a parte superior do estmago. Passo 2. Aplique uma fita na diagonal abaixo do umbigo para baixo das costelas e aplicar outra fita diagonalmente acima do umbigo em direo ao peito. Passo 3. Repita o mesmo para o outro lado.

37

37

Abdmen 4 (oblquo externo)

Passo 1 Requer; 2 pedaos de fita na forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 2 Passo 1. Aplique a fita em I a partir da coluna at o ponto abaixo do umbigo. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto. Passo 3. No necessrio alongar durante a aplicao.

38

Dor nas Costas & Ombro


Requer; 2 pedaos de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Coloque fita adesiva na parte inferior do pescoo at a ltima costela do lado oposto. Passo 2. Repita o mesmo com outra fita na direo oposta.

39

39

Dor Torcica 1
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Quando a dor sentida no peito e ombro (deltide), siga a imagem enquanto dobra o brao para trs.

40

Dor Torcica 2
Requer; 2 pedaos de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base de fita em Y na parte lateral do ombro com as duas caudas em direo ao peito. Passo 2. Coloque a base de uma outra fita em Y fora da base da primeira fita com as duas caudas mais amplas do que a primeira fita. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

41

41

Dor lombar 1
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Aplique a fita horizontalmente sobre as covinhas das costas. Passo 2. Aplicar a outra fita logo ao lado da primeira fita

42

Dor lombar 2
Requer; 3 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Curve para a frente com as mos colocadas sobre os joelhos. Passo 2. Ancore um pedao de fita horizontalmente na parte inferior das costas. Passo 3. Com os outros dois pedaos de fita, crie um X sobre a rea com dor.

Passo 1

Passo 2

43

43

Dor lombar 3
Requer; 2 pedaos de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base da fita I na parte inferior das costas, aplicando-a para cima paralelamente coluna vertebral, curvando-se para frente. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

44

Dor lombar 4
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base da tira em Y na parte inferior das costas, aplicando uma cauda ao lado da coluna vertebral e outra em sentido da parte lateral das costas. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

45

45

Dor na costela 1

(Serrtil anterior)

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Requer; 3 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Aplique uma fita sobre a caixa torcica, da coluna em direo a barriga. Passo 2. Sobrepor a metade da primeira faixa com a segunda faixa. Passo 3. Repita o mesmo com a ltima faixa sobrepostas a metade da segunda faixa. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

46

Dor na costela 2
Requer; 4 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao

(Serrtil anterior)

Passo 1

Passo 2

Passo 1. Aplique a fita longitudinal logo abaixo da axila. Passo 2. Executar outras trs peas de fita em paralelo uns aos outros, como mostrado na figura.

47

47

Cccix
Requer; 6 pedaos de fitas em forma de I Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Ancore da base de cada pea no cccix. Passo 2. Aplicar cada pedao de fita para a parte inferior das costas em forma de leque, com o corpo inclinado para frente.

48

Dor nas costas 1 (Rhomboid)


Requer; 2 pedaos de fitas em forma de X Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque uma fita em forma de X na parte superior das costas, para o lado direito, colocando a mo em direo do ombro oposto. Passo 2. Repita o mesmo para o lado oposto. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

49

49

Dor nas costas 2 (Latissimus dorsi)


Requer; 1 pedao de fita longo em forma de Y Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Coloque a base da tira longa em Y na parte superior do brao, aplicando as duas caudas como mostra a imagem, ao mesmo tempo que coloca a mo em direo ao ombro oposto. Passo 2. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

50

Coxa 1 (quadrceps)
Requer; 3 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Aplicar uma fita em I acima do joelho at a junto do quadril, parte da frente, com um pouco de flexo na articulao do joelho. Passo 2. Coloque a outra fita em I sobreposta a metade da primeira fita. Passo 3. Para suporte adicional, envolve a ltima fita em torno de parte de cima do joelho. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

51

51

Coxa 2 (quadrceps)
Requer; 1 pedao de fita em froma de I 1 pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Aplicar a fita em I desde o quadril at o joelho, na frente. Passo 2. Coloque a base de fita em Y na articulao do quadril (frente) e aplique as caudas sobre a coxa em direo ao joelho, na parte da frente. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

52

Virilha
Requer; 3 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque um pedao de fita em forma de I a partir da virilha para a coxa e aplicar outra sobre o lado interno da coxa, como mostrado. Passo 2. Para obter suporte adicional, enrole a fita ao redor da coxa. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

53

53

Quadril 1 (glteo)
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Quando estiver deitado de lado, com os joelhos flexionados para frente, anexar a base da fita em Y ao lado do quadril. Passo 2. Prenda a cauda da frente da fita ao longo da parte frontal do quadril enquanto estende a perna para trs na altura do quadril, anexar a cauda traseira para cccix enquanto dobra da perna para a frente na altura do quadril.

54

Quadril 2 (glteo)
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Necessita parceiro na aplicao. Passo 1. Coloque a base da fita em forma de Y no lado lateral da coxa e adira a cauda cobrindo o bumbum. Passo 2. Coloque a base da segunda tira em Y na parte anterior da coxa e adere a cauda cobrindo o bumbum. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

55

55

Articulao do quadril
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y 3 pedaos de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Ancore a base de fita em Y no lado lateral da coxa e aplique a cauda at as a parte lateral da ndega, como mostrado, dobrando o joelho levemente para frente. Passo 2. Aplicar outras trs fitas em forma de I no lado lateral da articulao do quadril, sobrepostas umas as outras, como mostrado, com alongamento suave aplicado no centro de cada fita, no esticando os lados das fitas. Passo 1 Passo 2

56

Msculos da coxa
Requer; Disponibilidade de uso sem ajuda Por favor, verifique as fotos para cada aplicao. Aplique a fita da articulao do joelho em direo do quadril, sem esticar. 1> Reto femoral (coxa, na frente) 2> Adutores (parte interna da coxa) 3> TI (Illiotibial Trato) banda (exterior da coxa) 4> Bceps femoral (coxa, atrs)

1.

2.

3.

4.

57

57

Dor na coxa 1 (parte posterior)


Requer; 1 pedao de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Coloque fita sobre a coxa na parte de trs, como mostrado. Passo 2. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

58

Dor na coxa 2 (parte posterior)


Requer; 3 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1 Passo 1. Ancore uma fita em forma de I acima do joelho, na parte de trs, e aplique-a at a altura do quadril com extenso da fita de 50%, enquanto est sentado com o joelho dobrado. Passo 2. Aplique outra fita sobre a primeira fita da mesma maneira. Passo 2 Passo 3. Envolva o ltimo pedao de fita em torno das outras, acima da articulao do joelho.

Passo 3

59

59

Achilles 1
Requer; 3 pedaos de fita na forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore a base da fita no calcanhar e aplica para o lado lateral do joelho com estiramento suave. Passo 2. Ancore da base do outro pedao de fita no calcanhar e aplique para o lado medial do joelho com estiramento suave. Passo 3. Para suporte adicional, retire outro pedao de fita, enrole em torno da articulao do joelho abaixo da rtula. Passo 1 Passo 2 Passo 3

60

Achilles 2
Requer; 2 pedaos de fita na forma de I 1 pedao de fita na forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1

Passo 1. Coloque a fita no calcanhar em direo panturrilha enquanto aponta o p para cima. Passo 2. Aplicar a base de fita em Y logo acima do calcanhar e aderir caudas cobrindo a panturrilha, como mostrado, mantendo o p para cima. Passo 3. Para suporte adicional, envolver o tornozelo com outra fita. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 2

Passo 3

61

61

Achilles 3
Requer; 3 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque a base da fita no calcanhar e aderindo at a panturrilha. Passo 2. Coloque outra fita na lateral do calcanhar para o lado medial da panturrilha. Passo 3. Coloque tira de fita a partir do lado medial do calcanhar para o lado lateral da panturrilha. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

62

Dor na panturrilha
Requer; 3 pedaos de fita na forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque a base da fita no calcanhar e adere em direo panturillha. Passo 2. Coloque outra fita na lateral do calcanhar para o lado interno do joelho. Passo 3. Coloque a ltima fita a partir do lado interno do calcanhar para o lateral do joelho. Passo 1 Passo 2 Passo 3

63

63

Dor no Joelho 1
Requer; Um pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Fixe a base abaixo da rtula Passo 2. Coloque a cauda interna para cima, enquanto dobra o joelho. Passo 3. Prenda a cauda externa para cima, mantendo o joelho dobrado.

64

Dor no Joelho 2
Requer; 4 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Aplicar fita em forma de I na face medial do joelho ao redor do tampo do joelho, dobrando o joelho levemente. Passo 2. Repita o mesmo para o lado lateral do joelho, mantendo os joelhos levemente dobrados. Passo 3. Envolva a fita ao redor do joelho, acima e abaixo da rtula, dobrando o joelho levemente. Passo 1 Passo 2

65

65

Dor no Joelho 3
Requer; 2 pedaos de fita em forma de Y 2 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque a base da fita em Y acima da rtula e adere as duas caudas em torno da rtula, cruzando as caudas no final, enquanto dobrando o joelho levemente. Passo 2. Coloque a base de outra faixa em Y abaixo da rtula e adere as duas caudas em torno da rtula, se cruzando no final, com os joelhos dobrados ligeiramente. Passo 3. Coloque uma extremidade da fita em forma de I abaixo da rtula e estenda-a na lateral da perna. Repita o mesmo para o lado medial da perna com a outra fita em forma de I. Passo 1 Passo 2 Passo 3

66

Dor no Joelho 4
Requer; 3 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo1. Ancore a base da fita em I abaixo da rtula e aplique a cauda interna na virilha, enquanto dobra o joelho levemente. Passo 2. Repita o mesmo na lateral. Passo 3. Aplique o ltimo pedao de fita ao redor da rtula como apoio extra. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

67

67

Dor no Joelho 5
Requer; 2 pedaos de fita em forma de Y 2 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore base da fita em Y abaixo da rtula e aplique as caudas em torno do tampo do joelho, dobrando o joelho levemente. Passo 2. Aplicar as duas fitas em forma de I na parte interna e lateral da rtula, na parte da frente. Passo 3. Ancore a base de outra fita em Y no lado lateral do joelho e aplique as caudas sobre a parte traseira, enquanto alonga o joelho.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

68

Dor no joelho (parte externa)


Requer; 3 pedaos de fitas longas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore a fita em forma de I na lateral do joelho e aplique at lateral do quadril, enquanto dobra o joelho. Passo 2. Sobreponha a outra fita para apoio adicional. Passo 3. Envolva o joelho com o ltima fita, passando por cima das outras. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

69

69

Dor no joelho (parte interna)


Requer; 3 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore uma das fitas na face interna do joelho e aplique-a at a virilha, enquanto dobra o joelho. Passo 2. Coloque outra fita interior do joelho at a parte lateral da coxa. Passo 3. Para suporte adicional, envolva o joelho com o ltimo pedao de fita. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

70

Dor na patela 1
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque a base de fita Y na face medial do joelho e duas caudas aderem ao redor do tampo do joelho, dobrando o joelho levemente. Passo 2. Repita o mesmo para o lado lateral do joelho. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

71

71

Dor na patela 2
Requer; 1 pedao longo de fita em forma de Y 2 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore da base da fita em Y na articulao do quadril (frente) e aplique as caudas em torno do tampo do joelho, dobrando o joelho levemente. Passo 2. Para suporte adicional, aplique as duas fitas em forma de I envolvendo o joelho abaixo e acima, flexionando ligeiramente o joelho. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

72

Periostite ou Canelite (Shin Splint)


Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque a fita na parte externa do p para a perna, enquanto aponta o p para baixo. Passo 2. Aplique a outra fita na parte interna do p para o lado interno da perna, como mostrado, mantendo o p apontando para baixo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

73

73

Dedo do P
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Aplique as pontas duplas ao redor do dedo do p e corra a fita para o calcanhar. Passo 2. Contorne a fita em forma de I em torno do p, conforme mostrado.

Passo 1

Passo 2

74

Joanete
Requer; 1 pedao de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Coloque a base de fita Y ao lado do primeiro dedo e aderir duas caudas para o calcanhar. Passo 2. No necessrio alongar durante a aplicao. Passo 3. Trocar fita diamente para a higiene pessoal.

75

75

Entorse de Tornozelo (externo)


Requer; 1 pedao longo de fita em forma de Y 1 pedao curto de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Coloque a base da fita longa em forma de Y na face lateral do tornozelo e adere as caudas cobrindo a lateral da perna em direo ao joelho. Passo 2. Aplique outra fita curta em forma de Y na parte de trs do calcanhar, cobrindo a lateral do tornozelo, com uma cauda para os dedos dos ps e outra envolvendo o tornozelo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 1

Passo 2

76

Entorse de tornozelo (interno)


Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1 Passo 1. Aplicar um longo pedao de fita em I da parte interna do tornozelo at a parte interna do joelho. Passo 2. Ancore a outra fita curta na parte interna do tornozelo e aplique at a parte externa do mesmo tornozelo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 2

77

77

Fascite plantar
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1 Passo 2

Passo 1. Coloque a base de uma fita sobre o calcanhar aderindo a cauda para tendo de Aquiles, com estiramento leve e apontando o p para cima. Passo 2. Coloque a outra fita do lado interno da sola do p e aplique a cauda sobre a parte interna do tornozelo, com alongamento suave da fita.

78

Dor na sola do p 1
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Fixe a base da fita no calcanhar com os dedos do ps apontando para trs. Passo 2. Aplicar as caudas da fita para os dedos 1o, 2 o e as caudas de outra fita para os dedos 3 o, 4 o e 5 o.

Passo 1

Passo 2

79

79

Dor na sola do p 2
Requer; 2 pedaos curtos de fitas em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I 1 pedao longo de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque duas fitas curtas em forma de Y a partir do calcanhar para cada dedo do p, durante o alongamento dos dedos. Passo 2. Aplicar a fita em forma de I da parte lateral externa da sola do p, passando pela sola e terminando no tornozelo na parte externa, com estiramento ligeiro. Passo 3. Coloque a base da fita longa em forma de Y no calcanhar e aplique as caudas na parte interna e externa da panturrilha, juntando as pontas na parte de trs do joelho. Passo 3

Passo 1

Passo 2

80

Esquimose (Roxido)
Requer; 1 pedao de fita na forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Aplicar uma fita em forma de quadrado na rea roxa com estiramento de 70-80% no centro da fita, sem esticar as laterais. Passo 2. Para suporte adicional, outra fita com o mesmo mtodo pode ser acrescentado sobre a contuso, de forma cruzada ao da primeira.

81

81

Cimbra na panturrilha
Requer; 2 pedaos curtos de fita em forma de Y TAPE 1 pedao longo de fita em forma de Y TAPE 1 pedao longo de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 1. Coloque duas fitas curtas em forma de Y na sola, como mostrado, com o joelho dobrado e os dedos esticados. Passo 2. Coloque a base de uma outra fita em Y no calcanhar e adere duas caudas cobrindo a panturrilha. Passo 3. Coloque a fita longa em forma de I, desde o calcanhar at a parte de trs do joelho. Passo 4. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

82

Inchao da panturillha
Requer; 2 pedaos de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1 Passo 2

Passo 1. Ancore da base da fita adesiva no lado externo do tendo de Aquiles e aplique a cauda para o lado interno do joelho, com intervalo regular, abraando a panturrilha com o p apontando para cima. Passo 2. Ancore a outra base da fita adesiva na parte interna do tendo de Aquiles e aplique as caudas para o lado externo do joelho, com intervalos regulares. abraando a panturrilha com o p apontando para cima.

83

83

Ombro rgido
Requer; 4 pedaos de fita em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Fita em forma de Y (vermelha) da lateral do ombro para trs, como mostrado. Passo 2. Ancore outra fita em Y (verde) na parte superior do brao e adere a cauda de fora para o topo do ombro, levantando o brao para a frente. Passo 3. Aplicar cauda de dentro da fita Y (verde) para o topo do ombro, colocando o brao atrs das costas, alongando a parte anterior do ombro.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

84

Passo 4. Coloque outra fita em Y (preto) na parte de trs do ombro, na parte superior da coluna, como mostrado. Passo 5. Aplique a outra fita em Y (laranja) do ombro da frente em direo ao peito, como mostrado. Passo 6. Adere a fita curta em forma de I (vermelha) na articulao do ombro para baixo do brao.

Passo 4

Passo 5

Passo 6

85

85

P Plano
Requer; 2 pedaos curtos de fita em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Coloque as duas fitas curtas em forma de Y a partir do calcanhar para cada dedo do p, enquanto alonga os dedos do p. Passo 2. Aplicar a fita e forma de I do lado de fora do dedo mnimo do p para o interior do tornozelo, com estiramento ligeiro.

Passo 1

Passo 2

86

Cotovelo de tenista

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y 1 pedao de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Ancore uma fita em Y no pulso, parte da frente, e aplique as caudas sobre o antebrao no sentido da dobra do cotovelo, estentendo o pulso para trs. Passo 2. Ancore a outra fita em Y na parte interna do cotovelo e aplique as caudas em todo o brao. Passo 3. Coloque a fita em forma de I sobre a parte interna do cotovelo, com 50% do estiramento aplicado a fita.

87

87

Indigesto
Requer; 2 pedaos de fita em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1. Aplicar fita em I no centro do estmago acima do umbigo com estiramento leve no centro da fita, sem esticar as laterais. Passo 2. Aplicar a outra fita em I de forma cruzada a primeira fita, com estiramento leve no centro da fita sem estiramento nas laterais.

88

Neuralgia intercostal
Requer; 4 pedaos longos de fita em forma de Y Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Ancore a da base de duas fitas em Y na parte lateral das costelas, na parte da frente, e aplique a cauda para as costelas at as costas, como mostrado, segurando o brao para cima. Passo 2. Ancore a da base de duas fitas de Y na parte lateral das costelas, na parte de trs, e aplique as caudas em direo ao peito na frente, segurando o brao para cima.

Passo 1

Passo 2

89

89

Tornozelo (Reumatismo)
Requer; 3 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore um pedao de fita na lateral do joelho, abaixo da rtula, e aplique a fita para a parte superior do p, levantando o calcanhar para cima. Passo 2. Ancore outra fita no mesmo ponto e aplique a fita para fora do p. Passo 3. Aplique a ltima fita sobre a parte interna do tornozelo no sentido da parte interna do joelho. Passo 1 Passo 2 Passo 3

90

Cotovelo (Reumatismo)
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Necessita parceiro na aplicao

Passo 1. Ancore da base de fita em Y na ponta do cotovelo e aplicado duas caudas sobre o trceps, enquanto coloca a mo na parte de trs do pescoo, dobrando o cotovelo. Passo 2. Aplique a outra fita em Y no lado lateral do cotovelo, com uma cauda para o pulso e a outra em toda a parte inferior do brao. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

Passo 2

Passo 1

91

91

Dedo da mo (Reumatismo)
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1

Passo 1. Aplicar uma fita na parte posterior do pulso at a ponta do dedo, esticando o dedo. Passo 2. Aplique a outra fita do pulso, parte da frente, para a ponta do dedo, esticando o dedo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 4. Esta aplicao pode ser feita para todos os dedos.

Passo 2

92

Joelho (Reumatismo)
Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore a base da fita em Y na parte interna do joelho e aplique as duas caudas sobre a parte interna da coxa, enquanto dobra o joelho levemente. Passo 2. Aplique a outra fita em Y na face interna do joelho, aderindo cauda em torno da rtula. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

93

93

Pulso (Reumatismo)
Requer; 1 pedao longo de fita em forma de Y 1 pedao pequeno de fita em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda

Passo 1

Passo 2

Passo 1. Ancore a base da fita longa em forma de Y na ponta do cotovelo, passando pela parte posterior do antebrao e aplicando as duas caudas sobre o dorso da mo. Coloque a mo no ombro do mesmo lado. Passo 2. Aplicar a fita pequena em forma de Y a partir do interior do pulso, como mostrado Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao.

94

Dor no ombro devido ao uso excessivo


Requer; 2 pedaos de fitas em forma de Y Necessita parceiro na aplicao Passo 1. Ancore a fita em Y no ombro, na parte da frente, e aplique as caudas em direo ao peito, enquanto coloca o brao para trs. Passo 2. Ancore a fita em Y no ombro, na parte da frente, e aplique as caudas para a parte interna e externa do brao, ao redor do bceps, enquanto dobra ligeiramente no cotovelo. Passo 3. No necessrio alongar a fita durante a aplicao. Passo 1 Passo 2

95

95

Cotovelo de Golfe (Sndrome do Tnel Carpal)


Requer; 2 pedaos de fita em forma de Y 1 pedao de fita curta em forma de I Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1 Passo 1. Ancore a fita longa em forma de Y no pulso e aplique as caudas em direo ao cotovelo dobrando o pulso para trs. Passo 2. Ancore outra fita curta em forma de Y no lado medial do cotovelo e aplique as caudas em todo o brao. Passo 3. Coloque a fita a ltima sobre a parte medial do cotovelo com estiramento de 50% da fita. Passo 2

Passo 3

96

Tendinite no polegar
Requer; 1 pedao de fita longa em forma de I 1 pedao de fita curta em forma de Y Disponibilidade de uso sem ajuda Passo 1. Ancore a fita longa em forma de I sobre a ponta do polegar e aplicar a cauda para o lado lateral do cotovelo, dobrando o pulso para fora. Passo 2. Ancore a base da fita em Y no lado do polegar e aplique uma cauda em torno do pulso e a outra sobre a parte inferior do brao, como mostrado. Schritt 2 Schritt 1 Passo 1

Passo 2

97

97

www.arestape.com.br

This booklet is only for promotional purpose and not for sale.

Copyright 2012 AresTape - All Rights Reserved

You might also like