You are on page 1of 3

PROJETO

NOSSO LIVRO DE JOGOS E BRINCADEIRAS


OBJETIVO COMPARTILHADO.
Exposio para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados pelos alunos. Confeco de um livro de brincadeiras.

JUSTIFICATIVA
O tema desse projeto surgiu pela observao das crianas e o interesse delas pelas brincadeiras, assim podendo resgatar as brincadeiras do passado dos pais e avs delas. atravs de brinquedos, brincadeiras e jogos que a criana interage de forma mais significativa com o conhecimento e demonstra maior envolvimento, alegria e participao nas atividades. Brincando ela descobre que capaz de pensar, fazer e sentir. A criana que pode brincar torna-se um adulto que preserva a capacidade de se apropriar do mundo criativamente, transformando-o atravs de suas realizaes intelectuais e artsticas. A brincadeira faz parte da vida da criana e incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criana, enquanto indivduo, e construo do conhecimento, processos estes fortemente interligados. Brincar favorece a auto-estima da criana e a interao de seus pares, propiciando situaes de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criana aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia. Brincadeira e jogos so ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criana possibilitando as descobertas e a compreenso de que o mundo est cheio de possibilidades e oportunidades para a expanso da vida com alegria, emoo, prazer e vivncia grupal. Brincar e jogar so fontes de lazer, mas so, simultaneamente, fontes de conhecimento; e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.

Aes do professor
Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?). Listar os brinquedos em cartaz. Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?). Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar. Pesquisar junto com as famlias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infncia. Ler as pesquisas para as crianas e junto com as crianas selecionar algumas para

brincamos. Propor para que as crianas desenhem algumas brincadeiras. Proporcionar oportunidade para que as crianas confeccionem alguns brinquedos. Escrever junto com as crianas regras de algumas brincadeiras para confeco de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).

ETAPAS PREVISTAS
Fazer com as crianas um roteiro de entrevista para que pesquisem junto aos pais e familiares as brincadeiras e jogos de seu tempo de infncia. Essa pesquisa pode conter perguntas como: "Quais eram as brincadeiras preferidas quando voc era criana?", "Quais eram as regras dessas brincadeiras?" ou "Quantas crianas podiam participar?. Solicite que algumas leiam a pesquisa para a classe e que outras contem de memria o que os pais explicaram sobre suas brincadeiras de criana; 2) Selecionar algumas brincadeiras e jogos pesquisados para, na lousa, junto com as crianas, elaborar as instrues que explicam as brincadeiras escolhidas. Dessa forma, Ns estaremos mostrando s crianas um modelo de texto que deve atender a certas condies de produo para atender um objetivo especfico; 3) Agrupar as brincadeiras e jogos comuns numa lista e pedir que cada dupla de alunos escolha uma brincadeira e um jogo que ser divulgada para as outras turmas da escola por meio de um cartaz com o nome da brincadeira e o jeito de brincar; 4) Fazer com os alunos uma lista de brincadeiras e jogos atuais, colocando-as em ordem alfabtica; 5) Fazer um cartaz com as crianas no qual constem, de um lado, os nomes das brincadeiras e jogos de hoje e, de outro, das brincadeiras e jogos de antigamente. Organizaremos a divulgao do cartaz na escola; 6) Elaborar uma cdula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem s brincadeiras e jogos levantados pelos alunos e fazer uma votao para escolher trs delas; Junto com as crianas, faremos a apurao das mais votadas, colocando na lousa o levantamento dos dados; 7) Dividira classe em trs grandes grupos: cada grupo dever elaborar as regras de cada brincadeira e cada jogo mais votada. Cada grupo ser subdividido em duplas que organizaro suas regras no caderno; 8) Escrever na lousa as regras das trs brincadeiras e trs jogos selecionados. Para cada um deles, as duplas daro, oralmente, suas contribuies que sero negociadas com a classe toda at se chegar ao texto final que melhor esclarea as regras das trs brincadeiras e jogos selecionados; 9) Estabelecer uma data, um espao e os materiais necessrios para que as crianas coloquem em prtica as trs brincadeiras e trs jogos escolhidos e comparemos com as instrues dadas por escrito: esto claras? Seguem o passo-a-passo da brincadeira? Ajudam na organizao? Quais modificaes devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficcia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas?

10) Finalizando a atividade, organizaremos junto com as crianas cartazes com cada uma das trs brincadeiras e trs jogos mais votados e suas regras. Estes cartazes devero ser afixados fora da sala de aula para divulgao do trabalho. 11) Ser feito um dia especial na escola para toda comunidade escolar, onde estaremos mostrando os trabalhos realizados, a concluso do nosso livro de JOGOS E BRINCADEIRA e juntamente com os pais, resgatarmos todas as magias dos jogos e brincadeiras trazidos pelas crianas.

You might also like