You are on page 1of 15

Carlos Drummond de Andrade

A ROSA DO POVO
ANALISE DA OBRA

IVAN TEIXEIRA

SNTESE BIOBIBLIOGRFICA Vida


Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902, na pequena cidade mineira de Itabira, que, na fico de sua poesia, o poeta soube transformar numa espcie de mito, associando-o sempre tpica da lembrana dolorosa. Conforme o mesmo argumento potico, as jazidas de ferro da cidade teriam fornecido ao poeta seu jeito austero e brioso de ser. Descendia de fazendeiros e mineradores da regio de Itabira. Estudou em Belo Horizonte, tendo se formado em farmcia. Depois de estabelecer contatos com o Modernismo paulista, fundou, em 1925, A Revista, primeiro peridico de vanguarda em Minas Gerais. Participavam de seu grupo literrio: Joo Alphonsus, Emlio Moura, Martins de Almeida, Pedro Nava e Abgar Renault. Trabalhou tambm na grande imprensa de Belo Horizonte, representada pelo Dirio de Minas e Minas Gerais. Em 1934, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu funes burocrticas no servio pblico at 1962. Paralelamente, manteve sees de crnicas em diversos jornais do pas. Foi tambm tradutor e ensasta. Morreu no Rio de Janeiro, em 1987. Drummond sempre se comportou de modo discreto, avesso publicidade, notabilizando-se como pai de famlia tradicional. Todavia, aps a morte, veio a pblico sua faceta ntima de amante dedicado, pois manteve um longo e intenso amor paralelo vida familiar, que, segundo o discurso biogrfico logo estabelecido, lhe teria inspirado diversos poemas erticos, bem mais explcitos do que os que normalmente publicava em seus livros, como o caso de O Amor Natural, editado em 1992. Drummond tinha 28 anos quando, em 1930, editou Alguma Poesia, seu primeiro livro. Os poemas que o compe vinham sendo divulgados desde 1923, quer fosse em peridicos mineiros como o Dirio de Minas, A Revista e Verde; quer fosse em veculos mais cosmopolitas do Rio de Janeiro, como O Jornal, Festa; ou em rgos dirigidos pelos modernistas de So Paulo, como Esttica, Terra Roxa e Outras Terras, Revista de Antropofagia.

Obra: Reunio, Nova Reunio


A obra potica de Drummond editada em vida constitui-se, basicamente, por dezenove livros, que se agrupam em dois volumes, com o ttulo de Nova Reunio. Esses volumes foram organizados para homenagear o octogsimo aniversrio do poeta, em 1982, mas acabaram saindo no ano seguinte, quatro anos antes de sua morte. Antes disso, porm, os dez primeiros livros dessa srie foram organizados e editados pelo autor em 1969, no volume Reunio, que, segundo a unanimidade da crtica, so os melhores livros de Drummond: Alguma Poesia, 1930 Brejo das Almas, 1934 Sentimento do Mundo, 1940 Jos, 1942

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

120

ANGLO VESTIBULARES

A Rosa do Povo, 1945 Novos Poemas, 1948 Claro Enigma, 1951 Fazendeiro do Ar, 1954 A Vida Passada a Limpo, 1959 Lio de Coisas, 1962 Entre os livros acrescidos ao volume Nova Reunio, encontra-se uma trilogia memorialstica, composta por Boitempo & A Falta que Ama (1969), Menino Antigo: Boitempo II (1973) e Esquecer para Lembrar: Boitempo III (1979), livros que ficcionalizam o passado mineiro (rural e urbano) da personagem lrica que o poeta institui como autor de suas obras.

A Poesia dos Anos 1930


Conforme uma diviso clssica da poesia brasileira do sculo XX, genericamente chamada modernista, Mrio de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira formariam o ncleo de uma primeira fase (1922-30), preocupada com a criao de uma linguagem, de um temrio e de uma suposta sensibilidade que fosse adequada expresso do homem no sculo que se iniciava. Nessa fase, domina o propsito de atualizao do conceito de arte no Brasil, o que conduz o olhar do artista local para as grandes formulaes das vanguardas europias, tomadas como instrumento para a soluo do impasse deixado pelo esgotamento das frmulas do sculo XIX. Esse primeiro momento ser marcado por um paradoxo, ainda que aparente: ao mesmo tempo em que se buscam sugestes de matrizes europias (Futurismo, Cubismo, Dadasmo, Surrealismo), h o projeto de se produzir uma sntese artstica do pas, com todas as diversidades de sua lngua, de seu povo, de suas regies e de sua histria. Em rigor, as vanguardas europias deveriam funcionar como um conceito para a reviso do pas e para a construo de uma arte que se ajustasse aos novos tempos. Por causa desse clima de renovao de estruturas, a poesia do perodo apresenta um certo gosto tecnicista, que, no raro, produz o efeito de artificialismo e pesquisa formal. Conforme a mesma diviso, os anos 1930 marcam o surgimento de poetas que consolidariam a tarefa da gerao anterior, dando poesia praticada no Brasil uma certa estabilidade formal e temtica, normalmente tomada como mais tpica do sculo XX. J no h tanta averso ao sculo XIX nem tradio clssica do Ocidente. O verso livre, o verso sem rima e a ausncia de pontuao convencional grandes conquistas da primeira fase convivem pacificamente com versos, formas, ritmos, motivos e temas tradicionais. A poesia se torna mais conceitual, investigando grandes questes sociais e existenciais. A viso marxista da histria propicia um posicionamento crtico dos valores francamente capitalista. Da mesma forma, o Existencialismo e a Psicanlise oferecem uma variada gama de tpicas e tcnicas, que conferem diversidade temtica e densidade semntica aos novos poetas: a guerra, a poltica, o operrio, o burgus, o amor, a famlia, o passado, o presente, o individual, o coletivo, o universal e o local sero temas comuns na poesia da segunda gerao modernista. Esses motivos cristalizam-se de maneira admirvel sobretudo em A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, mas podem ser surpreendidos tambm em Murilo Mendes, Vincius de Morais, Ceclia Meireles e em Jorge de Lima, que compem o perfil da segunda fase do Modernismo Brasileiro.

Principais Temas de Reunio


Em 1962, ao completar 60 anos e depois de publicar Lio de Coisas, o poeta organizou uma seleo de seus poemas, a que deu o ttulo impessoal de Antologia Potica. Na pequena nota introdutria ao volume, explicou que sua escolha obedeceu a critrios informativos, razo pela qual agrupou os poemas em torno de nove ncleos temticos, os quais formaram sees no volume, com ttulos especficos. Os poemas de Antologia Potica foram extrados dos dez livros que, mais tarde, seriam coligidos em Reunio. Os temas e as respectivas sees do volume so os seguintes: 1. o indivduo (um eu todo retorcido) 2. a terra natal (uma provncia: esta) 3. a famlia (a famlia que me dei) 4. amigos (cantar de amigos) 5. o choque social (na praa de convites) 6. o conhecimento amoroso (amar-amaro) 7. a prpria poesia (poesia contemplada) 8. exerccios ldicos (uma, duas argolinhas) 9. uma viso, ou tentativa de, da existncia (tentativa de explorao e de interpretao do estar-no-mundo) No difcil perceber que todos esses temas esto estreitamente interligados: o indivduo, entendido como personagem potica, surge de uma famlia numa terra qualquer. Cresce. Faz amigos e freqenta a praa, onde amplia suas relaes e conhece a poltica e o amor. Ento, descobre a poesia, na qual tanto se adestra que chega a brincar com as palavras. J formado, adquire opinio sobre as coisas, o mundo e a existncia. Como se v, os oito ltimos temas da Antologia Potica no passam de variao ou projees do primeiro o indivduo. Assim, Reunio deve ser lido como uma espcie de unipoema, no qual se condensa uma das mais extraordinrias experincias artsticas da literatura brasileira.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

121

ANGLO VESTIBULARES

A ROSA DO POVO (1945) Poesia da Crise e do Impasse


A Rosa do Povo contm 55 poemas, tendo sido a mais longa obra at ento composta por Carlos Drummond de Andrade. Trata-se de seu quinto livro. Antes dele, o poeta publicara: Alguma Poesia (1930), Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940) e Jos (1942). A Rosa do Povo representa a consolidao qualitativa e formal do Modernismo, sendo tambm a maior realizao artstica do poeta at o momento. Nele, Drummond adota tanto o verso livre quanto o verso tradicional (redondilho e decasslabo), dando preferncia a poemas longos de estrofao e versos irregulares. Como em outros livros do autor, a repetio (redundncia, tautologia, reiterao), a enumerao e a gradao destacam-se entre os processos estilsticos do livro. Contribuem para o efeito de rapidez e modernidade dos poemas. Quando a enumerao constitui-se de elementos logicamente desconexos, leva o nome de enumerao catica, o que tambm ocorre com freqncia na obra. A Rosa do Povo um livro dominado pela idia de crise: crise do indivduo, crise da poesia, crise da sociedade, crise dos mitos e crise dos sonhos. Demonstrando extrema lucidez diante do impasse da vida e da arte, o poeta sempre recusar soluo fcil para problema difcil, como evidenciou no famoso poema Jos, do livro homnimo (1942). Em A Rosa do Povo persiste a tpica do impasse, revestida de ceticismo irnico, sem nenhum desespero, mas tambm sem grandes esperanas, exceto na hiptese provisria da poesia, instrumento com que procura superar os erros do mundo. Em Rola Mundo, de A Rosa do Povo, essa idia importante acha-se sintetiza em trs versos inenfticos, porm precisos em sua fora semntica: Como vencer o oceano se livre a navegao mas proibido fazer barcos?

Perdeste o melhor amigo. No tentaste qualquer viagem. No possuis casa, navio, terra. Mas tens um co. Assim, a ironia explica-se por insinuar o contrrio do que afirma. Em certo sentido, o poema pe em xeque o prprio conceito de ironia, pois mais ou menos bvia a idia de que o absurdo da vida no dispensa certa dose de inconformismo. E o texto apresenta um discurso inconformado com aparncia de resignao. Em A Flor e a Nusea, comentado adiante, a voz lrica pergunta: posso, sem armas, revoltar-me?

Euforia pica
Apesar da ironia e do ceticismo, A Rosa do Povo ostenta certa esperana na solidariedade da poesia e na crtica s instituies opressoras. Assim, se o livro , por um lado, ctico e irnico, nem por isso deixa de apresentar uma discreta euforia pica, em que o poeta realiza a promessa de uma poesia adequada ao canto da vida presente, tal como programou em Sentimento do Mundo (1940) e somente agora realiza: denncia do burgus desumano; simpatia pelo trabalhador destemido; ateno ao desenrolar da segunda grande guerra; lamento pelo genocdio do conflito; esperana na reconstruo democrtica do mundo; crena na utopia comunista; aluso opresso da Ditadura Vargas. Ao lado desse aspecto propriamente social e coletivo, h intensa investigao lrica do indivduo e sua relao com a passagem do tempo, com a famlia e com o amor. A referida euforia pica (discreta) encontra-se em diversos poemas sobre a Segunda Guerra, que sempre incorporam a participao russa, como a indicar que a utopia marxista integra a mnima dose de otimismo necessrio para a lucidez da anlise do tempo presente. Para exemplificar a tpica da reconstruo do mundo por via democrtica, veja-se o poema Telegrama de Moscou: Pedra por pedra reconstruiremos a cidade. Casa e mais casa se cobrir o cho. Rua e mais rua o trnsito ressurgir. Comearemos pela estao da estrada de ferro e pela usina de energia eltrica. Outros homens, em outras casas, continuaro a mesma certeza. Sobraram apenas algumas rvores com cicatrizes, como soldados. A neve baixou, cobrindo as feridas. O vento varreu a dura lembrana. Mas o assombro, a fbula gravam no ar o fantasma da antiga cidade que penetrar o corpo da nova. Aqui se chamava e se chamar sempre Stalingrado. Stalingrado: o tempo responde.

Ceticismo Irnico
Exemplo clssico de riso desencantado, que tem muito a ver com o pensamento ficcional de Machado de Assis, de quem Drummond se coloca como o mais perfeito herdeiro na arte brasileira, o poema Consolo na Praia, adotado como suporte de exerccio no final do presente estudo. Nesse breve texto de versos regulares, enumeram-se as mais atrozes desvantagens do indivduo desvalido, como se fossem amenos acidentes de crise momentnea. No final, a voz irnica sugere que a personagem se entregue ao sono, como forma de ensaiar a morte. Pela lgica do leitor, a morte seria a verdadeira soluo para a personagem do poema, mas, caso a voz lrica a recomendasse, demonstraria alguma crena na vida, porque a estaria considerando digna de confronto. O pensamento irnico evita atitudes francas. Por isso, recomenda o sono, evitando nomear o desconsolo, que figura como consolo no ttulo:

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

122

ANGLO VESTIBULARES

Stalingrado era importante cidade russa beira do Volga. Alm de sua fora simblica (compunha-se do nome de Stalin), a cidade exercia posio estratgica na Unio Sovitica, por causa de seu depsito de armas, do transporte de alimentos e de petrleo. A cidade foi invadida por Hitler em agosto de 1942, tendo resistido at fevereiro de 1943, quando os nazistas foram derrotados. Esse cerco passou para a histria como uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra. A partir da, o exrcito alemo comeou a perder o privilgio de grandes iniciativas. Ao figurar a cena da reconstruo da cidade pelas supostas foras democrticas, o poema de Drummond institui sua resistncia em smbolo da liberdade contra a opresso. H outro poema em A Rosa do Povo sobre essa batalha, Carta a Stalingrado. Nele, a voz lrica alerta que a poesia fugiu dos livros para os jornais. Insinua tambm que o cerco da cidade russa imita a epopia homrica, com a vantagem de caber em telegramas. O exemplo de Stalingrado ter tido o poder de unir pessoas dos quatro cantos do mundo, em torno do ideal comunista, ento entendido como opo esclarecida do ponto de vista ideolgico.

Ai piano enguiado, Jesus! Sua gente est morta, seu prazer sepultado, seu destino cumprido, e uma tecla pe-se a bater, cruel, em hora espessa de sono. um rato? O vento? Descemos a escada, olhamos apavorados a forma escura, e cessa seu lamento. Mas esquecemos. O dia perdoa. Nossa vontade amar, o piano cabe Em nosso amor. Pobre piano, o tempo aqui passou, dedos se acumularam no verniz rodo. Floresta de dedos, montes de msica e valsas e murmrios E sandlias de outro mundo em chos nublados. Respeitemos seus fantasmas, paz aos velhos. Amor aos velhos. Canta, piano, embora rouco: ele estronda. A poeira profusa salta, e aranhas, seres de asa e pus, ignbeis, circulam por entre a matria sarcstica, irredutvel. Assim nosso carinho encontra nele o fel, e se resigna. Uma parede marca a rua e a casa. toda proteo, docilidade, afago. Uma parede se encosta em ns, ao vacilante ajuda, ao tonto, ao cego. Do outro lado a noite, o medo imemorial, os inspetores da penitenciria, os caadores, os vulpinos. Mas a casa um amor. Que paz nos mveis. Uma cadeira se renova ao meu desejo. A l, o tapete, o liso. As coisas plcidas e confiantes. A casa vive. Confio em cada tbua. Ora, sucede que um ncubo perturba nossa modesta, profunda confidncia.

Construo da Intimidade
Apesar da fora dos poemas sociais de A Rosa do Povo, talvez a maior informao esttica do livro venha da investigao lrica do indivduo, organizada de tal forma que no se distancia muito dos poemas que ficcionalizam a objetividade do mundo exterior, como em Carta a Stalingrado. Esse ser, por certo, o caso de A Flor e a Nusea, obra-prima de perquirio do desajuste da pessoa com o mundo objetivo. Outros haver que, singularizando um pouco mais a noo do eu todo retorcido, tematizam a idia do indivduo diante da famlia, do amor, da memria, do tempo e da morte. Onde h pouco falvamos e Os ltimos Dias exemplificam essa vertente temtica do livro. No primeiro desses poemas, um velho piano simboliza o elo indissolvel entre o passado e o presente, encarnando a tpica, muito reiterada em A Rosa do Povo, de que os mortos controlam os vivos. A essa tpica associa-se o tema de que o indivduo sempre menor do que a famlia, noo bsica nos poemas de construo da intimidade em Drummond: um antigo piano, foi de alguma av, morta em outro sculo. E ele toca e ele chora e ele canta sozinho, mas recusa raivoso filtrar o mnimo acorde, se o fere mo de moa presente.

Desenho de Beatriz Sherman

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

123

ANGLO VESTIBULARES

Esse texto representa um momento forte da poesia sobre a famlia em A Rosa do Povo. A famlia entendida como frgil motivo de (in)segurana do indivduo. Sem os perigos da vida exterior (inspetores, caadores, vulpinos [espertalhes como raposa]), a casa, todavia, apresenta outros riscos, talvez piores que os de fora, pois a reside o invisvel demnio da memria (ncubo), que inviabiliza qualquer estabilidade emocional (confidncia). Por ironia, sabendo-a frgil (modesta), o texto classifica a confidncia do indivduo em famlia de profunda. Em outro momento do poema, o piano comparado ao corvo do poema homnimo de Edgar Allan Poe, smbolo da interferncia inquietante do passado sobre o presente. Em Resduo, o mais conhecido poema sobre os laos de famlia em A Rosa do Povo, a voz lrica dir: oh abre os vidros de loo/e abafa/o insuportvel mau cheiro da memria.

presente ensaio, ser discutido o princpio de que a vida no cabe na poesia, seno por meio de imagens ou noes conceituais que a representam. As imagens, idias, noes ou conceitos que possibilitam a incluso da vida arte pode se chamar linguagem.

Organizao do Volume
Evidentemente, a poesia figurada em A Rosa do Povo encarna temas, premissas, pressupostos e questes que Drummond concebe como adequados ao debate cultural de seu tempo. O volume organizado da seguinte maneira: no comeo, h dois poemas sobre poesia, isto , duas poticas ou manifestos poticos, nos quais se esboa um conceito de poesia, com idias sobre tcnicas compositivas, temas e finalidade do poema. Trata-se, portanto, de textos metalingsticos, cuja funo apresentar e discutir a concepo de poesia adotada no volume. Em outros termos, ao poeta compete investigar tambm a linguagem do prprio livro, e no apenas questes ligadas ao indivduo ou sociedade. A linguagem seria o ponto de unio entre aquelas duas categorias temticas. Tais poemas, dos mais famosos do volume, so: Considerao do Poema e A Procura da Poesia. O terceiro poema do volume A Flor e a Nusea. Este semelhante aos dois anteriores, pois funciona como uma espcie de anncio temtico da obra: o indivduo e sua relao conflituosa com o mundo. Em perspectiva existencialista, o poema prope o tema do sujeito revoltado at a nusea, tentando sempre racionalizar sua insatisfao: posso sem armas revoltar-me?. Por propor uma diretriz temtica que ser retomada em diversos poemas, pode-se dizer que A Flor e a Nusea tambm de uma espcie de potica. Depois desses trs poemas programticos, segue a matria propriamente dita, que tanto pode ser de carter social quanto pessoal. O tom poder ser de discreta euforia ou de ceticismo irnico. O tema oscilar entre o impasse insolvel ou a proposta de precrias solues.

Inquietudes do Indivduo, Instabilidade Social


Fica, assim, admitido que os dois principais ncleos temticos de A Rosa do Povo so: a) as inquietudes do indivduo; e b) a instabilidade social. Ao primeiro corresponde a inclinao lrica do livro; ao segundo, a vertente pica. Todavia, no se pode esquecer que os motivos se mesclam com freqncia, mesmo porque a matria social, fundindo-se com a da pessoa, tambm ser submetida a tratamento lrico. Alm da metfora e da mistura de estilos (o baixo com o elevado; o irnico com o emotivo; o srio com o pardico), devem-se observar os efeitos sonoros dos poemas de A Rosa do Povo, livro que tanto tira proveito da orquestrao panormica de grandes painis (Nosso Tempo, Morte no Avio) quanto explora a msica silente da intimidade de pequenas seqncias que recompem os espaos sombrios da memria. Em ambos os casos, deve-se notar a arte do enjambement, isto , a maneira com que o poeta termina um verso e inicia o seguinte, deixando em suspense a complementao semntica dos mesmos. A arte de ligadura entre um verso e outro atinge grande relevo no livro. Observe-se a primeira estrofe de Onde h pouco falvamos, transcrito parcialmente na pgina anterior: um antigo piano, foi de alguma av, morta em outro sculo. Em casos como esses, a leitura correta deve produzir ou evitar pausas, conforme se queira acentuar a conformao meldica ou a estrutura semntica do texto. Nesse exemplo especfico, necessrio observar que a interrupo semntica imposta pelos finais dos versos pretende sugerir a fragmentao psicolgica da memria afetiva, dividida entre o passado e o presente. O velho instrumento ser o elo precrio entre as duas abstraes, transpostas ao poema como imagens da vida, e no como a prpria vida em si. Mais adiante, no

Poesia: Imagem ,Viagem: Linguagem


Se o livro comea por consideraes acerca do conceito de poesia, no ser incorreto afirmar que termina por longa reflexo lrica sobre o cinema. o que se percebe em Canto ao homem do Povo Charlie Chaplin. Aqui se desvenda o grande mistrio colocado nos dois primeiros poemas do livro, que ser discutido mais adiante no presente ensaio: sobre o que deve falar a poesia, se ela no consegue incorporar os sentimentos, a natureza nem os homens em sociedade? Tal como no cinema, a poesia trata de imagens dos sentimentos, imagens da natureza e imagens dos homens em sociedade. Em outros termos, a poesia, tal como o cinema, trabalha com a linguagem, entendida como representao cultural do mundo. Assim, ao produzir imagens, o cinema poder ser uma espcie

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

124

ANGLO VESTIBULARES

de alegoria da literatura, que, ao dizer homem, exclui qualquer homem particular e emprico para incorporar um determinado conceito de homem em vigor num tempo historicamente determinado. Entretanto, esse homem da poesia produz a impresso de um homem singularizado. Eis a mgica da arte, que, trabalhando com categorias culturais, produz a impresso de natureza. Nesse sentido, a poesia, tal como o cinema, ser uma mquina de produo de efeitos, pois articula conceitos e noes culturais, a que se pode dar o amplo nome de linguagem. Assim, em Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin, tem-se a impresso da vida em seus mltiplos aspectos cotidianos, porque o texto transpe para a linguagem verbal as variadas situaes vividas por Carlitos e institudas em signos da arte cinematogrfica. Tem-se a a noo, discutida nas duas poticas de abertura do volume, de que a vida, antes de entrar para a arte, tem de se transformar em signo artstico, isto , em smbolo, em tema, em tpica, em assunto, em arqutipo situacional, em estrutura narrativa e em figura de retrica. Somente assim se realiza a grande viagem da natureza para a cultura e desta para a arte. Tanto em Considerao do Poema quanto em Procura da Poesia, a criao potica metaforizada na idia de viagem: essa viagem mortal, e come-la; nem me reveles teus sentimentos,/que se prevalecem do equvoco e tentam a grande viagem. Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin apresenta outra noo importante para o conceito de poesia de A Rosa do Povo, que a idia de que, no mundo contemporneo, o herosmo no fica bem sem ironia. O penltimo poema do livro tambm discute o conceito de arte, de poesia e de cultura. Trata-se de Mrio de Andrade Desce aos Infernos, escrito por ocasio da morte do amigo e, em certos sentidos, mestre do poeta Carlos Drummond de Andrade. Nesse poema, h uma passagem sugestiva da flor como metfora de poesia, que recorre de diversas maneiras em todo o volume. Aqui, ela pode ser metfora do amigo que acaba de morrer: A rosa do povo despetala-se, Ou ainda conserva o pudor da alva? um anncio, um chamado, uma esperana embora frgil, pranto infantil no bero? Por esse fragmento, percebe-se a idia de que, apesar da ironia, a poesia possui uma misso: anuncia, convoca, d esperana. No final do terceiro verso, o canto potico comparado, em tom interrogativo, com o choro de criana. Trata-se de uma voz inoperante em face dos negcios concretos do mundo, mas tambm inevitvel e absoluta. Em Considerao do Poema o eu lrico confessa que arriscou toda a vida na literatura. Nesse sentido, o

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

125

ANGLO VESTIBULARES

ceticismo irnico seria apenas um modo de construo da fico potica, que pretende ser cristal e vencer o tempo. Essa noo encontra-se tambm nas poticas de abertura de A Rosa do Povo.

Considerao do Poema
Em Considerao do Poema, h uma espcie de declarao do princpio de que a poesia, resultando de uma atitude intelectual, decorre das opes artsticas do poeta e, por isso mesmo, funde-se com a existncia, marcada pela prpria experincia potica passada (uma pedra no meio do caminho) e por leituras de poetas contemporneos (Vincius de Morais, Murilo Mendes, Pablo Neruda, Guillaume Apollinaire, Vladimir Maiakovski): No rimarei a palavra sono com a incorrespodente palavra outono. Rimarei com a palavra carne ou qualquer outra, que todas me convm. [...] Uma pedra no meio do caminho ou apenas um rastro, no importa. Estes poetas so meus. De todo o orgulho, de toda a preciso se incorporaram ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vincius sua mais lmpida elegia. Bebo em Murilo. Que Neruda me d sua gravata chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski. So todos meus irmos, no so jornais nem deslizar de lancha entre camlias: toda minha vida que joguei. Alm dessas noes, o poema informa sobre um dos principais temas do livro: o povo, isto , as questes sociais nada transcendentes e nem um pouco sentimentais, como deixam ver esses versos da parte final do texto: Poeta do finito e da matria, cantor sem piedade, sim, sem frgeis lgrimas, boca to seca, mas ardor to casto. [...] Tal uma lmina, o povo, meu poema, te atravessa. Enfim, o vocbulo povo encontra-se no prprio ttulo do livro. Conforme se viu anteriormente, o vocbulo rosa ser metfora de poesia e ressurge em diversos poemas do livro. Esse texto de abertura ensina tambm que, embora sempre lgicos, os poemas do volume possuem algumas imagens obscuras, que destoam da racionalidade da mdia dos enunciados. Tanto nesse texto como nos demais de A Rosa do Povo, tais imagens devem ser entendidas como incorporao da potica surrealista. Alm de indicar o dilogo com essa corrente da vanguarda europia, funcionam como meio de adensamento esttico da frase. Observem-se os seguintes versos:

Dar tudo pela presena dos longnquos, sentir que h ecos, poucos, mas cristal, no rocha apenas, peixes circulando sob o navio que leva esta mensagem, e aves de bico longo conferindo sua derrota, e dois ou trs faris, ltimos! esperana do mar negro. Anteriormente, o texto vinha caracterizando a prpria voz lrica, apresentada como observadora objetiva e impiedosa dos fatos dignos de se incorporarem ao canto. Subitamente, surgem esses versos obscuros, cuja funo caracterizar os caminhos desconhecidos e imprevistos da viagem da voz lrica por entre a linguagem e os assuntos de que pode tratar. O ensaio viu antes e retoma aqui a idia de que a poesia se apresenta sob o signo da viagem, do trnsito imprevisto da natureza para a linguagem. Nesse fragmento, o canto potico figurado como um navio que leva uma mensagem, carregado de imagens fragmentrias, que sugerem a multiplicidade de tpicas de que pode falar o poeta. Apensar da noite, que simboliza a imprevisibilidade da aventura da criao, ele possui dois ou trs faris que orientam a confeco potica, impedindo que o poema se perca no mar negro da jornada rumo consecuo da arte acabada.

Procura da Poesia
Procura da Poesia semelhante ao poema comentado anteriormente. Aqui, como acontece com quase os poemas-manifestos, h uma parte que nega (no faas) e outra que afirma (penetra). Na primeira, o poeta expe o que no se deve esperar da poesia; na segunda, apresenta suas reivindicaes. O poeta recusa a poesia fundada na relao direta com o fato, supostamente apoiada no sentimentalismo das relaes amorosas ou na subjetividade de circunstncias pessoais: No faas versos sobre acontecimentos. No h criao nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida um sol esttico, No aquece nem ilumina. As afinidades, os aniversrios, os incidentes pessoais no contam. No faas poesia com o corpo, Esse excelente, completo e confortvel corpo, to infenso efuso lrica. [...] O que pensas e sentes ainda no poesia. Na parte afirmativa, defende-se a idia de poesia como fato lingstico, como fenmeno de linguagem, que no a aparta da vida dos fenmenos, apenas pressupe a mediao imagtica coisa e signo: Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, h calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

126

ANGLO VESTIBULARES

Convive com teus poemas, antes de escrev-los. [...] Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: trouxeste a chave? Repara: Ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. Ainda midas e impregnadas de sono, rolam num rio difcil e se transformam em desprezo. Embora muito comentado pela fortuna crtica de Drummond, esse poema no se encontra suficientemente esclarecido. A dificuldade maior de seu entendimento consiste em que o poeta nega o valor dos acontecimentos (pessoais ou coletivos) como matria de poesia num livro radicalmente voltado para a multiplicidade dos fatos pessoais e coletivos. Em substituio aos acontecimentos, esse texto recomenda o mergulho no reino das palavras, onde residem os poemas que esperam ser escritos. Se os fatos no contam, como entender poemas como A Morte do Leiteiro (o caso de um trabalhador que morre por ser confundido com um ladro) ou O Caso do Vestido (a estria de um homem que solicita a mediao de sua esposa na conquista de outra mulher)? Se os incidentes pessoais tambm no servem poesia, como interpretar poemas em que a voz lrica simula a presena do prprio pai (Rua da Madrugada, No Pas dos Andrades)? Alguma coisa requer explicao, pois parece haver uma contradio entre a potica de A Rosa do Povo e seus poemas concretamente considerados. Todavia, tal contradio aparente e se desfaz com a compreenso efetiva do poema, discutido anteriormente e retomado a seguir. Normalmente, os crticos alegam que, com as negativas e as afirmaes de Procura da Poesia, o poeta pretende ressaltar o valor da linguagem no processo potico. Isso verdade, mas no tudo. Ao dizer que os acontecimentos e os incidentes pessoais no devem entrar na poesia, o poeta pretende, de fato, defender a idia de que poesia s se faz com temas, tpicas ou assuntos escolhidos, e no com os fatos em si. Como se viu anteriormente, o que entra na poesia so idias ou representao dos fatos que se cristalizam nas palavras, na linguagem. Tanto os sentimentos pessoais quanto a vida em sociedade entram no poema, mas no como matria bruta, seno como temas, idias, imagens ou conceitos associados realidade das coisas. nesse sentido que se deve entender a noo de linguagem, que, no poema, aparece na perfrase reino das palavras. Por essa razo que os poemas pr-existem a si prprios, isto , so realidades virtuais que integram as hipteses previstas pelo cdigo da poesia de cada tempo, no caso, a recente tradio da poesia contempornea. Assim, desfaz-se a aparente contradio entre a proposta de Procura da Poesia e a matria so-

cial e individual dos poemas de A Rosa do Povo, porque a h muitos acontecimentos e muitos incidentes pessoais no livro, mas no como instancias singulares dos fenmenos, seno como conceitos gerais ou noes ideais, as quais ficcionalizam (instituem em fico) as particularidades da vida concreta. Como toda arte, a poesia de Drummond resulta de operaes intelectuais do juzo, da razo e cultura. Em outros termos, a natureza e os homens em sociedade, explicitamente negados como matria do canto, tornam-se matria do mesmo canto depois de se converterem em linguagem, isto , quando transpostos para a condio de imagens ou conceitos culturais de natureza e de sociedade. Por essa perspectiva, um texto para ser, de fato, um poema dever parecer com os poemas que integram a noo de poesia de um dado momento. No dcimo livro da Repblica, Plato explica que, ao construir uma cadeira, o arteso nada mais faz do que imitar a idia de cadeira. Se o objeto resultante de seu trabalho no parecer com uma cadeira e no exercer a funo que se espera de uma cadeira, no poder ser considerado como cadeira. Ser outra coisa. Assim, os textos de A Rosa do Povo sero tomados como poticos desde que se aproximem do conceito de boa poesia adotado pelo autor e por seus leitores. nesse sentido que os poemas moram no reino das palavras, isto , residem no espao convencional da linguagem, do cdigo cultural da comunicao artstica. O domnio competente desse cdigo (trouxeste a chave?) produzir o efeito de espontaneidade, de revolta, de singularidade ou indignao, dependendo do caso especfico de cada texto.

A Flor e a Nusea
O terceiro poema de A Rosa do Povo, A Flor e a Nusea, tambm uma espcie de potica, pois contm a sntese da viso poltica e existencial do volume, que consiste na crtica, por meio de metforas e smbolos, da reificao a que est condenado o homem na sociedade capitalista. Surge a, pela primeira vez, o vocbulo flor, como metfora de poesia, que oferece uma mnima esperana para os tempos de crise: Preso minha classe e a algumas roupas, vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir at o enjo? Posso, sem armas, revoltar-me? Olhos sujos no relgio da torre: No o tempo no chegou de completa justia. O tempo ainda de fezes, maus poemas, alucinaes e espera. O tempo pobre, o poeta pobre Fundem-se no mesmo impasse. [...] Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

127

ANGLO VESTIBULARES

Uma flor ainda desbotada Ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios, Sua cor no se percebe. Suas ptalas no se abrem. Seu nome no est nos livros. feia. Mas realmente uma flor. Sento-me no cho da capital do pas s cinco horas [da tarde E lentamente passo a mo nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens macias avolu[mam-se, Pequenos pontos brancos movem-se no mar, ga[linhas em pnico. feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o [nojo e o dio. No primeiro fragmento, em versos de extrema modernidade, a voz lrica incorpora noes tpicas do intelectual de convices marxistas (preso minha classe e a algumas roupas) e do existencialismo (o tempo no chegou de completa justia). Em ambos os casos, a revolta impe-se como tema do poema que se inicia: devo seguir at o enjo/posso sem armas revoltar-me. Na seqncia, o texto enumera imagens que traduzem a indisposio do indivduo correto contra o mundo errado. beira do desespero, este se apega poesia como instrumento de confronto: uma flor nasceu na rua!/Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio. O ttulo do poema alude ao romance A Nusea, do filsofo existencialista Jean Paul Sartre, que fornece certa linha de argumento temtico de A Rosa do Povo.

Este tempo de divisas, Tempo de gente cortada. De mos viajando sem braos, Obscenos gestos avulsos. Como hiptese de soluo para a crise do conflito entre o indivduo e a sociedade, resta voz lrica a adeso ao mito da rebeldia das hipteses alternativas, tal como se v no final desse texto importante, em que se retoma de maneira convincente a antipatia contra a mais-valia capitalista, anunciada em A Flor e a Nusea: O poeta declina de toda a responsabilidade na marcha do mundo capitalista e com suas palavras, intuies, smbolos e outras [armas promete ajudar a a destru-lo como uma pedreira, uma floresta, um verme. Alm da modernidade da adeso marxista, A Rosa do Povo possui dois poemas de aberta propaganda da utopia comunista, ento considerada como hiptese histrica que seduziu grande parte de artistas conscientemente radicais: Mas Viveremos e Com o Russo em Berlim. No primeiro destes, o comunismo figurado, primeiro, como uma estrela cintilante; depois, como uma espcie de navio da esperana vermelha: Pouco importa que dedos se desliguem e no se escrevam cartas nem se faam sinais da praia ao rubro couraado. Ele chegar, ele viaja o mundo. E ganhar enfim todos os portos, avio sem bombas entre Natal e China, petrleo, flores, crianas estudando, beijo de moa, trigo e sol nascendo. Ele caminhar nas avenidas, entrar nas casas, abolir os mortos, ele viaja sempre, esse navio, essa rosa, esse canto, essa palavras. Os versos idealizam a era comunista como uma espcie de idade de ouro moderna, em que haver paz e fartura para todos. A seqncia trigo e sol nascendo associa esse poema moderno tpica da sociedade sem classes dos antigos pastores ideais, o que pode ser interpretado como possvel ironia do autor prpria convico poltica. Conforme se viu anteriormente, grandes artistas e intelectuais dos anos 1940 partilharam da convico comunista. Jorge Amado o caso mais clebre no Brasil. Em seu romance Seara Vermelha, de 1946, h passagens de aberta alegoria ideolgica, tal como se v nessas estrofes de A Rosa do Povo. Outro ndice do tempo presente no livro de Drummond , viu-se antes, a aluso Segunda Grande Guerra, tal como se observa nos poemas Carta a Stalingrado, Telegrama de Moscou, Viso 1944 e Notcias, entre outros.

autoraricatura

Nosso Tempo
Na linha da poesia social, destaca-se, ainda, o poema Nosso Tempo, que apresenta um amplo painel da fragmentao psicolgica, poltica e social da poca, em que a guerra e a desconfiana dividiam as pessoas: Este tempo de partido, Tempo de homens partidos. [...]

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

128

ANGLO VESTIBULARES

Tema Amoroso, Estilo Mesclado


O tema amoroso muito forte em A Rosa do Povo. Caso do Vestido, um dos mais populares poemas do livro, estria de amor em forma de dilogo. Trata-se de um sentimento absurdo, em que uma esposa implora que uma mulher fatal durma com seu marido, para lhe satisfazer a vontade: Eu no amo teu marido, me falou ela se rindo. Mas posso ficar com ele se a senhora fizer gosto, s pra lhe satisfazer, no por mim, no quero homem. Olhei para vosso pai, os olhos dele pediam. Olhei para a dona ruim, os olhos dela gozavam. A, como em quase todo poema do gnero, o amor ser sempre amaro, isto , amargo. Sem nenhum conceito explcito, a narrativa do poema esconde um conceito sobre o indivduo e sobre a famlia, tal como se deixam vislumbrar em certos arqutipos do imaginrio popular: o homem define-se pelo exclusivismo da vontade; a mulher, pela submisso a seu ponto na hierarquia familiar. No obstante, a unidade de carter reside nesta, e no naquele. O Mito um longo texto sobre o conceito de amor, voltado para o tema da idealizao da mulher, que entra para a arte sem sair da vida cotidiana do sculo XX. Nesse poema, pode-se observar um trao importante de A Rosa do Povo, que a transferncia de um assunto tradicionalmente elevado, o conceito de contemplao amorosa, para o ambiente prosaico da sociedade moderna, o que necessariamente implica a mistura de diferentes espcies de vocbulos e a interpenetrao de elementos de esferas semnticas distintas: Menos eu... que de orgulhoso me basto pensando nela. Pensando com unha, plasma, fria, gilete, desnimo. Amor to disparatado. Desbaratado que ... Nunca a sentei no meu colo nem vi pela fechadura. Mas eu sei quanto me custa manter esse gelo digno, essa indiferena gaia e no gritar: Vem, Fulana! A essa espcie de montagem, de origem cubista e surrealista, d-se o nome de estilo mesclado, estudado em Drummond pelo crtico Jos Guilherme

Merquior. timo exemplo de mistura de estilos em A Rosa do Povo encontra-se no poema Anncio da Rosa. A, imagina-se a notcia da venda irnica de algo que no se pode vender, razo pela qual a linguagem oscila entre afirmaes e negaceios, coloquialismos e expresses eruditas. O objeto de venda uma flor, mas que tambm pode ser a arte ou a poesia, postas em situao de negcio: Imenso trabalho nos custa a flor. Por menos de oito contos vend-la? Nunca. Primavera no h mais doce, rosa to meiga onde abrir? No, cavalheiros, sede permeveis. [...] Por preo to vil mas pea, como direi, aurilavrada, no, cruel existir em tempo assim filaucioso. Injusto padecer exlio, pequenas clicas cotidianas, oferecer-vos alta mercancia estelar e sofrer vossa [irriso. Como se trata de texto experimental, convm recorrer ao dicionrio e examinar o astucioso emprego de alguns vocbulos: Aurilavrado: trabalhado em ouro; filaucioso: egosta, presunoso; mercancia: mercadoria; irriso: zombaria, escrnio. Se se admitir que o texto fala do valor da arte na sociedade capitalista, ter-se- de concluir que prope a ironia como postura ideal para a produo de poesia nos tempos modernos. Da o tom sarcstico diante da situao que estabelece baixo preo para o que pode valer muito. Termina com a idia de que a burguesia apodrece. Seria possvel tambm imaginar que o texto ridiculariza o poeta antiquado querendo sustentar o emprego de linguagem velha em tempos modernos. Simples na aparncia, esse talvez seja um dos textos mais equvocos de A Rosa do Povo, perdendo, nesse sentido, para poro, outra experincia enigmtica com a linguagem. Na dimenso do estilo mesclado enquadra-se, tambm, o poema Nova Cano do Exlio, pardia do clebre poema de Gonalves Dias, caracterizada pela radicalidade do estilo telegrfico, herdado do primeiro modernismo: Ainda um grito de vida e voltar para onde tudo belo e fantstico: a palmeira, o sabi, o longe. Sem nenhuma utopia nacionalista, o espao mtico de Drummond caracteriza-se, antes, pela idealizao de um ponto abstrato em que o indivduo pudesse encontrar o vazio da prpria solido e sentir-se bem a.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

129

ANGLO VESTIBULARES

antes um questionamento temtico, um esforo dialtico do esprito ou se traduzem como desejo de participar de um debate instaurado pela mais remota tradio da lrica ocidental. Reflexes sobre a passagem do tempo, a intromisso do passado no presente, o incio da velhice e outras carncias do indivduo formam o ncleo temtico dos decasslabos de Versos Boca da Noite: Sinto que o tempo sobre mim abate sua mo pesada. Rugas, dentes, calva... Uma aceitao maior de tudo, e o medo de novas descobertas. [...]
Famlia de Drummond. O poeta acha-se esquerda, de braos cruzados.

Retrato de Famlia
Alm de se manifestar no tema amoroso, o genro lrico consubstancia-se em diversos poemas sobre a famlia, entendida como os antecedentes da formao do indivduo. Retrato de Famlia contm uma descrio metafrica de uma antiga fotografia, em que o passado interpretado como antecipao do presente, que se torna misterioso pelas projees ancestrais. Tambm tematizam a famlia os poemas Rua da Madrugada e No Pas dos Andrades. A persistncia da memria o ncleo temtico de Resduo, em que o tema da memria se funde com a idia de que o presente a somatria de experincias passadas e, por isso, dolorosas: Pois de tudo fica um pouco. Fica um pouco de teu queixo No queixo de tua filha. [...] E de tudo fica um pouco. Oh abre os vidros de loo E abafa O insuportvel mau cheiro da memria. Se o poema tematiza a permanncia do humano, no se pode extrair dele nenhuma idia de transcendncia. O pensamento geral de A Rosa do Povo dominado, antes, pela idia do circunstancial, do material e do histrico. Os traos que compem o indivduo decorrem da histria ou da gentica. Podem se associar tanto insistncia de um trao de carter quanto permanncia de um rato ou de um boto.

Mas vem o tempo e a idia de passado visitar-te na curva de um jardim. Vem a recordao, e te penetra dentro de um cinema, subitamente. E as memrias escorrem do pescoo, do palet, da guerra, do arco-ris; enroscam-se no sono e te perseguem, busca de pupila que as reflita. E depois das memrias vem o tempo trazer novo sortimento de memrias, at que, fatigado, te recuses e no saibas se a vida ou foi. O verso final do fragmento particularmente significativo para a compreenso do repertrio temtico de A Rosa do Povo. A se condensa a tpica da intromisso do passado no presente, cristalizando a idia de que o momento atual nada mais do que a confluncia de experincias preteridas, idia forte nos poemas de ponderao existencial do volume. Em Morte no Avio o impasse da completa dissoluo ganha corpo no monlogo de um homem que recompe o ltimo dia de sua vida, que termina com um desastre areo. Aspecto instigante do poema o ponto de vista da elocuo. Quem fala? De onde fala? Qual sua relao com o que fala? Objetivo e quase indiferente, o relato tanto pode ser atribudo a algum que j morreu quanto a algum que sabe da morte prxima sem que haja condio lgica para isso. H paradoxo em ambos os casos. Em qualquer das hipteses, o absurdo incrustado no cotidiano da cidade grande confere densidade ficcional ao texto, cujo incio to incisivo quanto o final: Acordo para a morte. Barbeio-me, visto-me, calo-me. meu ltimo dia: um dia Cortado de nenhum pressentimento. Tudo funciona como sempre. Saio para a rua. Vou morrer. [...] golpe vibrado no ar, lmina de vento no pescoo, [raio choque estrondo fulgurao rolamos pulverizados caio verticalmente e me transformo em notcias.

Tempo, Corroso, Morte


Em Drummond, a pessoa carregar sempre um eu todo retorcido. Ter dificuldades com o seu fatal lado esquerdo. Ser problematizante. A inquietao do pensamento potico de A Rosa do Povo associa-se a certas tpicas da tradio da poesia europia, como a passagem do tempo, a inevitabilidade da morte e a ameaa do medo. Talvez fosse melhor no entender a poesia reflexiva de Drummond como decorrncia de sua experincia verdadeira com a vida, porque em 1945 o poeta tinha apenas quarenta e trs anos. Suas inquietudes sero

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

130

ANGLO VESTIBULARES

Como em todos os poemas de A Rosa do Povo, aqui o homem no acaba em transcendncia. Depois da morte, a personagem no se transforma em alma, mas em notcia. Vira matria de jornal. H um poema que, pelo assunto, se aproxima de Morte no Avio. Trata-se de Os ltimos Dias, espcie de arte de morrer ou preparao para a morte. Nela, a voz lrica imagina como seria a percepo do mundo se fosse possvel prever o exato instante do fim. Entre os preparativos para o encontro solene, prope-se uma orgulhosa resignao, sem medo ou remorso: E que a hora esperada no seja vil, manchada [de medo, submisso ou clculo. Bem sei, um elemento de dor ri sua base. Ser rgida, sinistra, deserta, mas no a quero negando as outras horas nem [as palavras ditas antes com voz firme, os pensamentos maduramente pensados, os atos que atrs de si deixaram situaes. Que o riso sem boca no a aterrorize, e a sombra da cama calcria no a encha de splicas, dedos torcidos, lvido suor de remorso. Ainda aqui, o extremo da experincia humana no desperta nenhum dos mitos salvacionistas da teologia crist. A dureza de algumas imagens condiz com o realismo do pensamento geral do texto, tal como se v em riso sem boca (morte) e cama calcria (cova). Mas, se o medo no deve macular a extrema experincia do homem, nem por isso deixa de o acompanhar nas pequenas coisas do dia-a-dia. Esse o tema do poema O Medo, que fala da condio pouco herica da pessoa em seu funcionamento dirio, perdida entre as pequenas coisas da vida: Faremos casas de medo, duros tijolos de medo, medrosos caules, repuxos, ruas s de medo e calma. E com asas de prudncia, com resplendores covardes, atingiremos o cimo de nossa cauta subida. O medo, com suas fsica, tanto produz: carcereiros, edifcios, escritores, este poema; outras vidas. Partindo de metforas concretas, o poema formula uma noo abstrata. Trata-se da alegoria da tpica de que o motor da histria no ser jamais a coragem, mas sim o temor, a pequenez.

Mrio de Andrade e Charlie Chaplin


A amargura dos poemas sobre o tempo, a velhice e a famlia se dissolve um pouco na homenagem aos grandes artistas, tal como se observa em Mrio de Andrade Desce aos Infernos e Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin. Em ambos os textos, os homenageados funcionam como metonmia de arte, de solidariedade e de comunicao humana, sntese da idia de poesia em A Rosa do Povo.

LEITURA E EXERCCIOS
Texto para a questo 1 Vomitar esse tdio sobre a cidade. Quarenta anos e nenhum problema resolvido, sequer colocado. Nenhuma carta escrita nem recebida. Todos os homens voltam para casa. Esto menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. 1. O texto pertence a A Flor e a Nusea. Assinale a alternativa correta: a) integra o ncleo temtico do existencialismo: revolta contra a desigualdade social no pas. b) integra o ncleo temtico do amar-amaro: expresso da angstia decorrente da solido coletiva. c) integra o ncleo temtico do impasse social: revolta contra o isolamento do indivduo. d) integra o ncleo temtico do impasse existencial: revolta contra uma inrcia sem explicao. e) integra o ncleo temtico da crise do indivduo: irritao contra os valores capitalistas. Texto para a questo 2 Carrego comigo H dezenas de anos H centenas de anos O pequeno embrulho. [...] J no me recordo Onde o encontrei. Se foi um presente Ou se foi furtado. [...] No ouso entreabri-lo. Que coisa contm, ou se algo contm, nunca saberei. [...] No sei que seja. Eu no a escolhi. Jamais a fitei. Mas levo uma coisa. No estou vazio, no estou sozinho, pois anda comigo algo indescritvel.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

131

ANGLO VESTIBULARES

2. O fragmento pertence a Carrego Comigo. Observe as afirmaes e assinale a alternativa correta: I. Texto alegrico, de dimenso mais filosfica do que social. II. A coisa misteriosa pode ser a identidade do eu lrico. III. Trata-se de alegoria do pecado original. a) Todas esto corretas. b) Todas esto erradas. c) Somente III est correta. d) Somente I e II esto corretas. e) Somente I e III esto corretas. Texto para a questo 3 O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silncio. Como remdio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de brao de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moo. J no tenho cicatriz. 3. O texto pertence a Desfile. Assinale a alternativa correta: a) Dominado por processo reiterativo e por comparao lgica entre juventude e cicatriz. b) Marcado por processo reiterativo e pela comparao entre elementos logicamente desconexos: remdio, dedo, vento, juventude (enumerao catica). c) Dominado por ntida inclinao tautolgica, com metonmia: o vocbulo cicatriz emprega-se como metfora de juventude. d) Dominado por processo metafrico, com reiterao gradativa de elementos logicamente relacionados: remdio, dedo, vento, juventude, cicatriz (enumerao catica). e) Com versos metrificados e gradao do elemento menor para o maior: travesseiro, tempo, doente, cicatriz. Texto para a questo 4 Nosso Tempo Este tempo de partido, tempo de homens partidos. Em vo percorremos volumes, viajamos e nos colorimos. A hora pressentida esmigalha-se em p na rua. Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis no bastam. Os lrios no nascem da lei. Meu nome tumulto, e escreve-se na pedra [...] E continuamos. tempo de muletas. Tempo de mortos faladores e velhas paralticas, nostlgicas de bailado,

mas ainda tempo de viver e contar. Certas histrias no se perderam. Conheo bem esta casa, pela direita entra-se, pela esquerda sobe-se, a sala grande conduz a quartos terrveis, como o do enterro que no foi feito, do corpo esquecido na mesa, conduz copa de frutas cidas, ao claro jardim central, gua que goteja e segreda o incesto, a bno, a partida, conduz s celas fechadas, que contm: Papis? Crimes? Moedas? 4. O poema pertence ao ncleo de poesia social de A Rosa do Povo. Responda: a) Pode ser considerado como exemplo da chamada poesia do impasse ou da crise. Por que? b) Na primeira unidade, afirma-se que as leis no do conta de uma organizao social justa. Qual o argumento do poeta contra o domnio da lei? Texto para a questo 5 Consolo na Praia Vamos, no chores... A infncia est perdida. A mocidade est perdida. Mas a vida no se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o corao continua. Perdeste o melhor amigo. No tentaste qualquer viagem. No possui casa, navio, terra. mas tens um co. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour? A injustia no se resolve. Sombra do mundo errado murmuraste um protesto tmido. Mas viro outros. Tudo somado, devias precipitar-te, de vez, nas guas. Ests nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. 5. O ttulo insinua o contrrio do que o texto sugere. Responda: a) Em que consiste a contradio entre o ttulo e o sentido geral do poema? b) O poema irnico. Por que?

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

132

ANGLO VESTIBULARES

Texto para a questo 6 Morte do Leiteiro H pouco leite no pas, preciso entreg-lo cedo. H muita sede no pas, preciso entreg-lo cedo. H no pas uma legenda, Que ladro se mata com tiro. [...] Mas este acordou em pnico (ladres infestam o bairro), no quis saber de mais nada. O revlver da gaveta Saltou para sua mo. Ladro? Se pega com tiro. Os tiros na madrugada liquidaram meu leiteiro. Se era noivo, se era virgem, se era alegre, se era bom, No sei, tarde para saber. 6. A comparao entre a primeira estrofe e o final da segunda revela um paralelo e uma oposio significativos. Responda: a) Em que consiste tal oposio? b) H uma imagem em particular que se afasta da regularidade lgica do poema. De que imagem se trata? Qual sua funo na significao geral do texto? Texto para a questo 7 poro Um inseto cava cava sem alarme perfurando a terra sem achar escape. Que fazer, exausto, em pas bloqueado, enlace de noite raiz e minrio? Eis que o labirinto (oh razo, mistrio) presto se desata: em verde, sozinha, antieuclidiana, uma orqudea forma-se. 7. A imagem da flor ou da rosa recorrente em A Rosa do Povo. Responda: a) O poema encena uma situao de impasse, que se insinua pela imagem do pas bloqueado, entre outras. Qual o sentido do surgimento da orqudea no final?

b) A ltima palavra do primeiro verso e a primeira do segundo evidenciam um procedimento tpico do estilo de A Rosa do Povo, que pode ser observado tanto no incio de Morte do Leiteiro quanto em Consolo na Praia. De que procedimento se trata? Qual sua funo na poesia moderna? Texto para a questo 8 Episdio Manh cedo passa minha porta um boi. De onde vem ele se no h fazendas? Vem cheirando o tempo entre noite e rosa. Pra minha porta sua lenta mquina. Alheio polcia Anterior ao trfego boi, me conquistas para outro, teu reino. Seguro teus chifres: eis-me transportado sonho e compromisso ao Pas Profundo. 8. O poema apresenta pequena narrativa alegrica. Responda: a) Ao irromper do nada em meio cidade, o que simboliza o boi? b) A expresso Pas Profundo est grafada com iniciais maisculas. Qual o sentido dessa expresso na economia geral do poema? Texto para a questo 9 Mrio de Andrade Desce aos Infernos A rosa do povo despetala-se, ou ainda conserva o pudor da alva? um anncio, um chamado, uma esperana embora frgil, pranto infantil no bero? Talvez apenas um ai de resta, quem sabe. Mas h um ouvido mais fino que escuta, um peito de artista que incha. e uma rosa se abre, um segredo comunica-se, o poeta anunciou, o poeta, nas trevas, anunciou. 9. A rosa smbolo importante em A Rosa do Povo. Responda: a) Ao anunciar a rosa do povo como smbolo de poesia, como o poeta a caracteriza? b) Pela lgica do texto, todos os leitores se comportam de maneira uniforme diante da rosa do povo? H diferenas em sua recepo? Se houver diferena, qual seria ela?

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

133

ANGLO VESTIBULARES

RESPOSTAS
1. D 2. D 3. B 4. a) Porque o enunciado apresenta problemas, questes e crticas para as quais no vislumbra solues. O poema insinua que a soluo consiste na unidade, mas demonstra que o mundo fragmentado e sem sentido. b) As leis no garantem alimentao (carne), moradia (fogo) nem conforto (sapato). Alm disso, as leis divorciaram-se demais da natureza, pois no conseguem regular o nascimento dos lrios. 5. a) O ttulo anuncia consolo; e o poema tematiza o total desespero. A recomendao final do sono como forma de soluo evidencia que no h sada para o impasse da personagem, despida de todo amparo moral e fsico. b) A primeira ironia consiste em anunciar consolo e apresentar desespero. Depois, ela se prolonga por todo o poema, cujo tom ameno no anncio da carncia total. A diferena entre tom e matria resulta em ironia. 6. a) Na primeira estrofe, predomina a impessoalidade de uma voz objetiva, que no individualiza as noes. No final da segunda estrofe, o texto esfora-se por personalizar as noes, individualizando o caso singular de um leiteiro especfico. b) Trata-se da seguinte passagem: O revlver da gaveta/saltou para sua mo. Trata-se de uma prosopoia ou personificao, cuja funo reala a ao mecnica do burgus ao tirar a vida de um trabalhador.

7. a) O surgimento da orqudea pode simbolizar o nascimento de uma soluo para a crise figurada ao longo do texto. Como, no livro, a imagem da flor simboliza a poesia, pode-se admitir que ela seja uma soluo para os impasses da vida social. b) Trata-se da repetio, processo muito freqente em A Rosa do Povo. A repetio pode assumir vrias formas na poesia moderna. Quase sempre sugere a mesmice e a rapidez com que se reproduzem as coisas do cotidiano. 8. a) O boi simboliza a natureza, que surge inexplicavelmente para reconquistar seu lugar no espao civilizado da cidade. b) A expresso indica o espao abstrato das foras inconscientes do indivduo, que se identificam com as formas simples da natureza. 9. a) Identificada como rosa do povo, a poesia apresentada como uma fora espontnea e sem muita eficcia, embora represente a dimenso pura de algumas manifestaes culturais. Associa-se idia de fragilidade, de pranto e de infncia. Mas na conscincia de suas limitaes consiste sua verdadeira fora. b) A rosa do povo no percebida de maneira uniforme. Aqueles que a percebem devidamente so seres mais sensveis, dotados de talento artstico. Embora seja do povo, a poesia no assimilada por todos.

SISTEMA ANGLO DE ENSINO

134

ANGLO VESTIBULARES

You might also like