You are on page 1of 7

ISSN 1981-724X

Circular Tcnica
Corumb, MS Dezembro, 2007

69

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes


A aplicao de medicamentos injetveis em eqinos pode ser feita por um tcnico habilitado ou at mesmo pelo proprietrio do animal, desde que sejam respeitadas as recomendaes do mdico veterinrio, no que se refere droga utilizada, dose e via medicamentosa prescrita por esse profissional.

O objetivo desta publicao a difuso de conhecimentos para aplicao correta dos medicamentos injetveis nas atividades de campo.

Trabalhe com segurana


A conteno do animal de fundamental importncia para que os procedimentos sejam executados com segurana, tanto para o aplicador, quanto para o cavalo. Dependendo da necessidade de manter o animal tranqilo, durante o tempo de manuseio do mesmo, pode-se optar pela conteno mecnica, com a utilizao de cabrestos, pitos e maneadores ou efetuar-se a conteno qumica com sedativos e anestsicos, indicados pelo mdico veterinrio.

Em geral, para procedimentos rpidos como coleta de sangue e aplicao de medicamentos em pequenos volumes, a conteno mecnica suficiente. Entretanto, em alguns casos, como transfuses de sangue e hidratao endovenosa, a conteno qumica pode ser necessria, principalmente quando o animal inquieto e indolente. Deve-se dar ateno especial proteo da cabea dos eqinos, pois os mesmos so extremamente sensveis a pancadas nessa regio, podendo freqentemente levar ao bito. Para que no ocorram acidentes com as pessoas, preciso ficar atento aos coices e manotaos, mantendo os trabalhadores em posio segura.

Autores
Raquel Soares Juliano Pesquisadora Dra. Embrapa Pantanal CP. 109, Corumb, MS CEP 79320-900 raquel@cpap.embrapa.br Fernando Arvalo Batista Prof. Dr. de Clnica Cirrgica de Grandes Animais UNIDERP Campo Grande, MS zpt5151@hotmail.com Hideberto Valle Petzold Assistente de Pesquisa Embrapa Pantanal CP. 109, Corumb, MS CEP 79320-900 petzold@cpap.embrapa.br Ernande Ravaglia Assistente de Pesquisa Embrapa Pantanal CP. 109, Corumb, MS CEP 79320-900 ernande@cpap.embrapa.br

Cuidados com a higiene para evitar a contaminao


A contaminao por fungos e bactrias pode estar presente em vrios elementos, durante a prtica de aplicao de medicamentos injetveis: nas mos do aplicador, na pele e plos do animal, nos equipamentos (seringas e agulhas) ou at mesmo nos frascos de medicamentos quando so utilizados e armazenados inadequadamente. Sendo assim, medidas de higiene tais como: 1234Manter mos limpas e lavadas Verificar se o local da injeo est seco e limpo. Utilizar individualmente equipamentos descartveis e esterilizados. Acondicionar os medicamentos em local limpo, fresco e protegido.

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes

Esses cuidados so fundamentais para evitar problemas de abscedaes e inoculaes de agentes patognicos. Alm disso, a utilizao de substncias qumicas para inibio da proliferao ou destruio de microrganismos da superfcie da pele, pode ser feita com lcool iodado a 2% ou iodo ou iodo povidona (PVPIpolivinilpirrolidona) no local da aplicao da injeo. A falta de cuidados com a assepsia e a utilizao de intrumentos no descartveis so incriminados como causas de contaminaes dos stios de aplicao de injees e dos frascos de medicamentos.

1), mas no so muito recomendados, pois a qualquer sinal de incmodo ou dor, o animal pode se movimentar, causando injrias ao aplicador e a si mesmo (Boyd, 1987). O msculo glteo (garupa) pode ser utilizado, mas tem como desvantagem a dificuldade de proceder a drenagem e o tratamento de abscessos causados pela aplicao de medicamentos. A aplicao de substncias irritantes, injrias mecnicas e a contaminao durante a execuo dos procedimentos podem provocar indesejveis abscessos (Figura 2). b) Via intravenosa (IV) Esta uma via medicamentosa bastante utilizada, pois possvel efetuar a administrao de um grande volume de diferentes frmacos, com bastante segurana, desde que sejam observados alguns detalhes como: aplicao lenta, observando qualquer tipo de reao indesejvel e certeza de que a droga pode ser aplicada por via venosa, evitando assim casos de embolia. A veia jugular a mais utilizada, pois de fcil localizao (Figura 3), entretanto, durante a venopuno em animais adultos ou potros e pneis que possuam pescoo longo e esguio deve-se estar atento, pois a artria cartida interna pode ser puncionada acidentalmente. Qualquer medicamento administrado diretamente na circulao arterial leva a um choque anafiltico e at mesmo a morte do animal (Feitosa, 2004). Observe que na base do pescoo, a veia jugular est mais prxima da cartida, facilitando e nesse local o engano pode ser facilitado (Figura 4). A utilizao de agulhas curtas e calibrosas (40X12 ou 40X16) podem facilitar a identificao do pulso arterial quando a artria atingida, alm disso, pode ser observada a colorao vermelho-brilhante do sangue arterial (Christian et al., 1974).

Vias de aplicao de medicamentos injetveis


As vias medicamentosas mais utilizadas para aplicao de injees em eqinos so:

a)Via intramuscular (IM) Algumas consideraes devem ser feitas em relao a escolha dessa via medicamentosa: o volume a ser injetado deve ser reduzido (10 a 15 ml em animais adultos), aplicado em um grupo muscular denso e profundo, uma droga pouco irritativa, que no pde ser ministrada por via oral ou venosa, que so vias preferenciais nessa espcie. Caso haja necessidade, deve ser feita a aplicao da dose dividida em diferentes stios, ou stios alternados caso o tratamento seja por tempo prolongado. importante retirar todo ar da seringa antes de introduzi-la e posteriormente, puxar o mbolo da seringa para certificar-se de que nenhum vaso sanguneo foi atingido. O melhor local para aplicao de injees IM a base do pescoo, cuidando para distanciarse das vrtebras cervicais, evitando leses neurolgicas. O msculo semitendinoso ou o peitoral tambm podem ser utilizados (Figura

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes

A B C

Figura 1. Local de aplicao de injeo intramuscular em eqinos: base do pescoo (A) msculo semitendinoso (B) e msculo peitoral (C). Fotos: Ernande Ravaglia.

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes

A A

Figura 2. Abscesso na regio da anca (A) e lateral da perna (B) em eqino. Fotos: Fernando A. Batista.

Figura 3. Localizao da veia jugular externa e artria cartida interna (Feitosa, 2004) e aplicao de injeo intravenosa (A). Fotos: Ernande Ravaglia.

Um outro acidente na aplicao de drogas intravenosas em eqinos a tromboflebite jugular (Figura 5), uma afeco vascular comum, queocorre secundariamente utilizao de substncias endovenosas irritantes, cateterizaes, traumas mecnicos ou contaminao microbiana. Esta patologia provoca leses na parede do vaso, inflamao

e obstruo parcial ou completa do fluxo sangneo. O estado debilitado dos animais um fator determinante na ocorrncia desta patologia em animais submetidos a cateterizao venosa por longo perodo de tempo (Lankveld et al., 2001; Thomassian, 2005).

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes

Veia jugular

Artria cartida

Figura 4. Localizao da veia jugular e artria cartica na poro cranial (A) e caudal (B) em corte transversal do pescoo eqino. Fotos: Fernando A. Batista implantao do cateter so determinantes para evitar a ocorrncia de tromboflebites (Tan et al., 2003). Em caso de flebite outra via medicamentosa dever ser utilizada. O edema de cabea comum nesses casos e o animal morre devido ao aumento da presso intra-craniana.

Os cateteres so utilizados freqentemente em situaes em que h necessidade de administrao intravenosa de medicamentos e fluidos, durante longo perodo de tempo. A escolha de cateteres feitos com material bioestvel como poliuretano e silicone, e o rigor nas condies de assepsia para

Figura 5. Jugular externa de equino em condies normais (A) e acometida por tromboflebite (B). Fotos: Fernando A. Batista c) Via sub-cutnea (SC) A aplicao de medicamentos por esta via muito especfica, normalmente utilizada como alternativa via IM na vacinao dos animais. A face lateral do pescoo um local prtico e seguro para injees SC (Figura 6), os cuidados com assepsia e a certificao de que no foi atingido nenhum vaso sanguneo so sempre necessrios, apesar do pouco risco deste procedimento. As reaes vacinais podem provocar inchao e sensibilidade dolorosa aumentada no local da aplicao, normalmente sem maiores injrias ao animal.

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes

Figura 6. Aplicao de injeo por via subcutnea. Foto: Ernande Ravaglia

Concluses
A escolha da via medicamentosa assim como a droga e a dose teraputica a ser realizada no animal uma atribuio do mdico veterinrio. O aplicador deve ser corretamente orientado, verificar as condies para sua segurana e estar atento a todos os cuidados durante a execuo dos procedimentos, evitando complicaes para a sade do animal.

FEITOSA, F. L. F. Semiologia Veterinria: a arte do diagnstico. 10 ed. So Paulo: Editora Roca Ltda., 2004. v. 1. 807 p. LANKVELD, D. P. K.; ENSINK, J. M.; VAN DIJK, P.; KLEIN, W.R. Factors Influencing the occurrence of thrombophlebitis after postsurgical long-term intravenous catheterization of colic horses: a study of 38 cases, J. Vet. Med. A, v.48, p.545-552, 2001. TAN, R. H. H.; DART, A.J.; DOWLING, B.A. Catheters: a review of the selection, utilization and complications of catheters for peripheral venous access, Aust Vet J, v.81, n.3, p.136-139, 2003. THOMASSIAN, A. Enfermidades dos Cavalos. 4 ed. So Paulo: Valera, 2005. p. 414 - 416.

Referncias
BOYD, J.S. Selection of sites for intramuscular injections in the neck of the horse, The Veterinary Record, v.121, n.9, p.197-200, 1987. CHRISTIAN, R. G.; MILLS, J. H. L.; KRAMER, L. L.. Accidental intracarotid artery injection of promazine in the horse, Canadian Veterinary Journal, v.15, n.2, p.29-33, 1974

Procedimentos Para Aplicao de Injees em Eqinos: Cuidados Para Evitar Acidentes

Sites Consultados
How to properly give a horse an injection (1999). American horse rider & horses and horse information. Disponvel em http://www.horses-and-horse-

information.com/articles/1299sureshot.shtml . Acesso em 13/11/2007. Injection sites and orientation terms and in the horse. Disponvel em http://www.horseadvice.com/sbs/articles/dise ases/firstaid/orientationinjectionsites.html. Acesso em 13/11/2007.

COMO CITAR ESTE DOCUMENTO JULIANO, R. S.; BATISTA, F. A.; PETZOLD, H. V.; RAVAGLIA, E. Procedimentos para aplicao de injees em eqinos: cuidados para evitar acidentes. Corumb: Embrapa Pantanal, 2007. 7 p. (Embrapa Pantanal.Circular Tcnica, 69). Disponvel em: <http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/download.php?arq_pdf=CT72>.Acesso em: 22 fev. 2008.

Circular Tcnica, 69
Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Pantanal Endereo: Rua 21 de Setembro, 1880 Caixa Postal 109 CEP 79320-900 Corumb, MS Fone: 67-32332430 Fax: 67-32331011 Email: sac@cpap.embrapa.br 1 edio 1 impresso (2007): formato digital

Comit de Publicaes Expediente

Presidente : Thierry Ribeiro Tomich Secretrio-Executivo : S uzana Maria Salis Membros: Debora Fernandes Calheiros Marcal Henrique Amici Jorge Jorge Antnio Ferreira de Lara Regina Clia Rachel dos Santos Supervisor editorial : Suzana Maria Salis Normatizao Bibliogrfica : Viviane de Oliveira Solano Tratamento das ilustraes : Regina Clia R. Santos Editorao eletrnica : Regina Clia R. Santos

You might also like