You are on page 1of 8

ConfCio e a eduCao oriental

Estudo sem pensamento trabalho perdido; pensamento sem estudo perigoso. (Confcio, 551-479 a.C.)

Confcio, o mais clebre filsofo chins, viveu em um tempo de caos e corrupo na China antiga. Sua filosofia priorizava a tica nas relaes pessoais e polticas. Valorizava a famlia, principalmente o respeito aos pais. Criou um sistema de moral bem de acordo com a maneira de ser do povo chins. Tal sistema valorizava a tradio, o culto aos mortos, o ensino da virtude e o altrusmo. E a melhor maneira de transmitir esse ensinamento era, segundo ele, o bom exemplo. Confcio no deixou sua filosofia registrada sob a forma de escritos. Seus discpulos que o fizeram. Eles resumiram os ensinamentos do mestre em uma obra chamada Analetos. Esses ensinamentos espalharam-se por todo o mundo e continuam muito influentes at hoje. Num desses ensinamentos, Confcio resumiu da seguinte maneira as ideias dos chineses a respeito do mundo e da vida: O que o cu conferiu chama-se Natureza; a conformidade com ela chama-se senda do saber; a direo deste caminho do saber chama-se instruo (apud Larroyo, 1970: 51). A educao, ento, consistia em comunicar a cada indivduo, desde a infncia, como devia caminhar na senda do saber. E essa senda nada mais era do que um conjunto de usos e costumes, de conhecimentos e artes, consagrados pela milenar tradio.

ConfCio

e a eduCao oriental

17

A educao inicial realizava-se na famlia. Cabia ao pai ensinar a seu filho, desde a mais tenra idade, a mover-se, a manter-se de p, a falar, a conduzir-se em sociedade e a conhecer os deveres para com os velhos e os jovens. O aprendizado da leitura comeava aos 7 anos de idade. A importncia concedida educao familiar derivava do fato de que a famlia era considerada a base da organizao social. O bem do Estado dependia de como andava a vida familiar. Quando os negcios da casa esto bem ordenados, os do Estado tambm estaro bem, pois estes repousam naqueles. E aquele que venera seus pais, certamente, tambm haver de venerar o Imperador. As ordens do Imperador tinham um carter divino. E, se os mandarins as acatavam e as faziam cumprir, tambm mereciam ser venerados. O pai, por sua vez, o ltimo elo dessa hierarquia divina. No lar, ele representava o prprio Imperador e tinha poder ilimitado. E, o mandarim, era obrigado a castigar o filho de quem o pai se queixava. Na China, no havia um sistema de ensino juridicamente regulamentado. A tradio, no entanto, estabeleceu dois graus: o ensino elementar e o superior. O ensino elementar era ministrado s crianas por professores particulares, na casa paterna ou em pequenas escolas. A principal tarefa da escola elementar era a de conservar a unidade da nao e de manter as tradies ancestrais. Mesmo no sendo obrigatrio, esse ensino era ministrado a alunos de 7 a 14 anos e durava o dia todo. Ensinava-se leitura e escrita. Por ser a lngua chinesa bastante complicada, tal estudo prolongava-se por toda a vida. O ensino era dogmtico e memorizado. As crianas, observando os caracteres impressos, repetiam cada palavra pronunciada pelo professor. Depois liam uma linha completa que deveria ser memorizada com a mesma entonao do professor. Os livros didticos utilizados para o aprendizado da leitura e da escrita estavam repletos de preceitos e sentenas morais, tais como:
O homem ao nascer , por natureza, radicalmente bom. Criar e no educar um erro dos pais. Pedras no lavradas no podem formar nada til.

Alm da leitura e da escrita, a escola elementar ensinava os rudimentos de clculo. Para isso, os alunos se serviam de um baco.

18

Histria

da eduCao

O objetivo do ensino superior era o de formar os funcionrios e mandatrios do Estado. Era um estudo literrio e dogmtico e abrangia toda a histria antiga da China. Estudavam-se, tambm, os grandes salmos chineses e, ainda, a filosofia atravs dos comentaristas de Confcio. No campo das cincias naturais, eram ensinadas noes sobre minerais, plantas, astros e sobre grandes feitos da natureza. Os exerccios mais importantes nesse grau de ensino eram as composies literrias sobre os textos lidos. Aos 18 ou 19 anos, o aluno se submetia a exames. Se tivesse xito, poderia ter acesso s mais cobiadas oportunidades de sua vida.

Amy Chua, professora de direito na Universidade de Yale, uma norte-americana descendente de chineses casada com um judeu com quem teve duas filhas Sofia, 18 anos, e Louisa, 15 anos. Ela escreveu recentemente um livro intitulado Grito de guerra da me-tigre. Neste livro relata com orgulho a forma rgida como educa as filhas. Eis algumas restries: nada de tv, videogame ou sair com as amigas. Alm disso, so obrigadas a tirar as mais altas notas, no tm direito de escolher as atividades extracurriculares e devem tocar piano por, no mnimo, quatro horas dirias. No decorrer do livro, para justificar suas exigncias, cita inmeros exemplos dos triunfos das filhas. Apesar dos triunfos alcanados, o mtodo gerou muita controvrsia. Segundo especialistas, no d para seguir regras como se fossem receitas de bolo. preciso refletir sobre o assunto. Para tanto a classe pode ser dividida em grupos, a metade dos quais desenvolve argumentos a favor da forma de Amy educar suas filhas; a outra metade argumenta contra. Algumas questes podem facilitar a discusso: o excesso de disciplina combina com criatividade? possvel alcanar sucesso nos estudos sem uma rgida disciplina? nossas crianas, geralmente, no perdem muito tempo com tv, videogame etc.? como as escolas poderiam trabalhar com essas questes?

o ConfuCionismo e o taoismo
Desde h dois milnios e meio, na China, ao confucionismo da classe administrativa se contrape o liberalismo individualista dos taoistas. A

ConfCio

e a eduCao oriental

19

palavra Tao traduz-se como O Caminho. A obra que contm a doutrina taoista o Tao Te Ching (Caminho da Retido), atribuda a um filsofo chamado Lao-Ts. Os taoistas acreditam que h um projeto invisvel e onipresente para o Universo. E o Tao seria uma fora eterna, amorfa e incognoscvel que governa o Cosmos. O Tao Te Ching uma obra escrita na forma de uma srie de versos. Nela, so utilizados diversos paradoxos para explicar o caminho e a harmonia do universo: ser e no ser, dificuldade e facilidade, alto e baixo, longo e curto, so todas formas complementares. O materialismo, considerado um obstculo para a iluminao, rejeitado. A aceitao um caminho para a paz interior. Talvez a frase mais conhecida includa na obra seja esta: Uma jornada comea com um nico passo. O Tao Te Ching continua desafiando a suposta oniscincia da hierarquia burocrtica e dos acadmicos. Tal desafio se encontra resumido em seu ltimo captulo:
Verdades desagradam Inverdades agradam O certo inconvincente O convincente incerto O culto no ostenta O ostentador inculto Quem sabe no oculta Quanto mais doe mais tem E doando se enriquece A rota celestial Traz dita no desdita Quem sabe atm-se rota Atuando sem atrito. (apud Nelson Ascher. Confucianos vs. taoistas. Folha de S.Paulo, 13 de outubro de 2003) Um conselho que perpassa toda a obra Tao Te Ching o de sempre poupar energia, algo que fazia muito sentido numa sociedade agrria como a chinesa. Em nossos dias, certamente, faz ainda mais sentido, considerando os altos nveis de desenvolvimento econmico da China atual e suas consequncias ambientais. A questo saber se h uma maneira de harmonizar o desenvolvimento econmico com a necessidade de preservar o meio ambiente.

20

Histria

da eduCao

Esse o problema do que, hoje, se denomina sustentabilidade. Qual a proposta da sustentabilidade? Voc a considera o melhor caminho? O que a educao pode fazer nesse sentido?

a eduCao no Japo
A fundao do Imprio japons remonta ao sculo vii a.C. O Imperador exercia a autoridade. Com o tempo, no entanto, ela passou a ser exercida pelo xogum, um funcionrio militar, passando o Imperador a ser mero chefe religioso. Duas religies dividiam as preferncias na poca antiga: o xintosmo e o budismo. A primeira (xinto, voz dos deuses) a primitiva religio do Japo. Caracterizava-se pela venerao dos ancestrais da casa imperial e de deuses que representavam animais e foras da natureza. O budismo, introduzido no sculo vi d.C., foi, pouco a pouco, conquistando a preferncia dos japoneses, cuja cultura tambm passou a ser tributria da cultura chinesa. J no ano 270 d.C., um letrado chins levou ao Japo a escrita chinesa. At ento, a maioria dos japoneses ignorava a arte de escrever. A educao no Japo se iniciava entre 13 e 16 anos. Dois livros constituam a sua base: o Kotio livro dos deveres familiares e o Rongo ou seja, a filosofia de Confcio. semelhana da China, o sistema de exames era muito importante. Os mestres eram escolhidos pela monarquia, mas havia, tambm, mestres particulares. No incio do sculo vii d.C., surgiu a Universidade de Tquio, onde se ensinava Cincia Poltica, Jurisprudncia, Matemtica, Medicina, Astronomia e os clssicos chineses. Mais tarde, a Universidade foi substituda pelo Colgio de Confcio, que chegou a ter at trs mil alunos. As mulheres recebiam uma educao limitada.

a eduCao na ndia
No incio do sculo v a.C., o budismo se propagou na ndia. No conseguiu, porm, sobrepor-se ao bramanismo, a mais antiga religio do pas.

ConfCio

e a eduCao oriental

21

O bramanismo uma religio monotesta, que admite a imortalidade da alma e supe que o Universo e o Homem provm do corpo de Brama ou substncia csmica. A alma, por sua vez, experimenta sucessivas reencarnaes em diversos seres, de acordo com a conduta observada na vida. Segundo os Vedas, os quatro livros sagrados da ndia, atribudos revelao de Brama, h uma trindade (Trimrti), composta de Brama, o criador, Vishnu, o conservador, e Shiva, o destruidor. A primeira caracterstica da educao na ndia a de ser uma educao de castas. Todo indivduo nasce e permanece numa das castas. As castas hindus so quatro: os brmanes ou sacerdotes, os xtrias ou guerreiros, os vaixs ou classe industrial e os sudras ou classe servil. Totalmente fora da organizao social estavam os prias ou sem casta. A instruo se restringe s trs castas superiores. Havia, no entanto, algumas diferenas quanto instruo que cada classe recebia: os brmanes (sacerdotes) iniciavam seus estudos aos 8 anos de idade; os xtrias, aos 11, e os vaixs, aos 12. As castas eram classes hereditrias. Assim, a categoria social e o destino de cada indivduo estavam determinados pelo nascimento. Por isso, de nada valiam os talentos, as inclinaes e os esforos individuais. Os mestres pertenciam s classes superiores, sendo que, para ensinar aos brmanes, o mestre tinha que ser brmane. Todos os mestres, no entanto, eram profundamente venerados. O que honra sua me ganha o mundo terrestre, o que honra seu pai, o mundo celeste de Brama. O que ofende seu mestre, aps a morte passar para o corpo de um asno. Geralmente, a escola funcionava ao ar livre, sombra de uma rvore. Em caso de mau tempo, transferia-se para uma rea coberta. Todos os estudos tinham fundo religioso e se realizavam seguindo formas rituais. Estudava-se o catecismo budista e os vedas. O ensino moral era dado atravs de provrbios e fbulas. O aprendizado tanto da leitura como da escrita era feito na areia e, depois, em folhas de palmeiras e, por fim, em folhas de pltanos com uma espcie de tinta. O ensino da Aritmtica compreendia as quatro operaes elementares. A disciplina, de maneira geral, era suave e paternal. A educao superior era ministrada em colgios chamados parishades, que, em sua origem, contavam com trs professores. Mais tarde chegaram a ter uma vintena e converteram-se numa espcie de universidade. Durante muito tempo, o ensino superior esteve reservado aos brmanes. Com o crescimento das cidades, foram surgindo escolas de Direito e

22

Histria

da eduCao

de Astronomia, abertas s outras classes. Estudava-se Religio, Gramtica, Literatura, Matemtica, Astronomia, Filosofia, Direito e Medicina. Os livros sagrados constituam a base intelectual dos hindus. Cada um dos quatro Vedas requeria uma mdia de 12 anos de estudo. Nos primeiros 5 anos os alunos apenas ouviam. Mais tarde expressavam seu pensamento. Nem todos, porm, concluam o estudo dos Vedas. De maneira geral, abandonavam a escola aos 20 anos. A vida intelectual do hindu sempre se caracterizou pelo ideal msticocontemplativo, o que, juntamente com o sistema de educao superior, contribuiu para que a ndia produzisse muitos ascetas e gramticos. A educao hindu, de um modo geral, caracterizada como rotineira e memorizadora, excluindo as mulheres e os prias e estando a servio de um regime aristocrtico de castas, constituindo-se, assim, numa barreira ao desenvolvimento de muitos talentos. preciso reconhecer, no entanto, a importncia dada formao do jovem e o respeito e venerao pelo mestre.

o budismo
O budismo originou-se da vida e dos ensinamentos de um prncipe indiano chamado Siddharta Gautama (563-483 a.C.), posteriormente mais conhecido como Buda, palavra que significa o Iluminado. Buda descartou diversas tradies hindus, tais como o sistema de castas, o poder, a influncia e o formalismo dos brmanes. Descartou, tambm, muitos dos escritos sagrados dos hindus. Depois de ver as condies de misria em que a maior parte da populao vivia, abandonou sua vida repleta de riquezas, na qual no encontrava significado e alegria. Aos 29 anos, deixou o palcio, abandonou a famlia e passou seis anos a se formar junto a grandes mestres. Buda no deixou nada escrito sobre os seus ensinamentos. Foram seus seguidores que registraram sua vida e sua filosofia. A essncia do budismo est nas chamadas As Quatro Verdades Nobres: 1) a vida dor; 2) a causa da dor o desejo; 3) a cessao da dor se obtm com a cessao do desejo; 4) existe um ctuplo caminho que conduz cessao da dor.

ConfCio

e a eduCao oriental

23

O ctuplo caminho consiste 1) na justa viso; 2) na justa resoluo; 3) na justa linguagem; 4) na justa conduta; 5) no justo viver; 6) no justo esforo; 7) na justa mentalidade; 8) na justa concentrao. O cdigo budista no se baseia na aceitao de poderes sacerdotais nem na necessidade de dispendiosos sacrifcios aos deuses, mas na conduta moral do indivduo. A maior novidade representada pelo budismo, no entanto, a no discriminao de casta ou classe, ocupao ou riqueza. Assim, ele atraiu as castas inferiores e as recentes classes de mercadores. Durante sua vida, e durante os dois sculos que se seguiram sua morte, por volta de 480 a.C., a influncia de Buda restringiu-se a uma pequena rea da ndia. Mas, seus ensinamentos, que correspondem a uma revoluo humanista, influram e continuam influindo tanto na cultura oriental como ocidental.

frases de ConfCio
As naturezas dos homens so parecidas; so seus hbitos que os afastam uns dos outros. O operrio que deseja fazer bem seu trabalho deve comear por afiar os seus instrumentos. Ouvir ou ler sem refletir ocupao v; refletir sem livro nem mestre perigoso. Estuda o passado se quiseres adivinhar o futuro. Quando a natureza excede a cultura temos o rstico. Quando a cultura excede a natureza, temos o pedante. O sbio no se aflige por no ser conhecido dos homens; ele se aflige por no conhec-los. Eu no posso ensinar a falar a quem no se esfora para falar. Aplicai-vos em guardar em toda a coisa a justa medida. Eu sei por que a justa medida no seguida: o homem inteligente vai alm; o imbecil est aqum. Ultrapassar os limites no um defeito menor do que permanecer aqum.

You might also like