You are on page 1of 13

Escola Politcnica de Pernambuco UPE

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ENGENHARIA

Curso: Engenharia Eltrica de Telecomunicaes Turma: LI

Recife, 13 de maio de 2011

SUMRIO

Introduo......................................................................................03 Impactos ambientais X Engenharia...............................................04 Impactos negativos causados pela Engenharia de Telecomunicaes.........................................................................04 Lixo Eletrnico...............................................................................05 Lixo Espacial.................................................................................05 Impactos na Biosfera....................................................................06 Impactos na sade das pessoas..................................................06 Possibilidade de causa de cncer................................................06 Medidas tomadas a cerca dos impactos ambientais....................07 Concluso....................................................................................09 Referncias bibliogrficas...........................................................10 Anexo I........................................................................................11 Anexo II.......................................................................................12 Anexo III......................................................................................13

Introduo

De acordo com a Resoluo CONAMA no 001/86, art. 1o, o termo "impacto ambiental" definido como toda alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam a sade, o bem estar da populao e a qualidade do meio ambiente. Segundo Medeiros (1995), a avaliao de impacto ambiental (AIA) deve ser concebida antes de tudo como um instrumento preventivo de poltica pblica e s se torna eficiente quando possa se constituir num elemento de auxlio deciso, uma ferramenta de planejamento e concepo de projetos para que se efetive um desenvolvimento sustentvel como forma de se sobrepor ao vis economicista do processo de desenvolvimento, que aparecendo como sinnimo de crescimento econmico ignora os aspectos ambientais, culturais, polticos e sociais.

Impactos Ambientais X Engenharia


H muitos anos, era mais fcil construir em lugares com mata virgem do que hoje em dia, pois para isso, bastava simplesmente destruir tudo que tivesse pela frente, e ningum se importava, pois no Brasil, natureza era o que no faltava, nunca iriam acabar todas as rvores, secar ou poluir todos os rios, etc... Porm, a ocupao desenfreada fez com que, ao passar dos anos, fosse se criando uma preocupao e uma conscincia ambiental, a fim de proteger o pouco que ainda resta. O ser humano, para se desenvolver precisa construir, e toda a construo acaba afetando o meio ambiente de alguma forma, por isso, qualquer projeto deve ter permisso ambiental para ser executado. A escolha do local a ser explorado j merece cuidados, ou seja, para se poupar tempo e recursos o construtor deve, antes de detalhar e submeter qualquer projeto a rgos pblicos, conhecer as caractersticas da rea e suas restries legais.

Impactos negativos Telecomunicaes

causados

pela

Engenharia

de

Ao longo da histria, ocorreram vrias evolues tecnolgicas que permitiram muitos avanos humanidade. A microeletrnica criou o chip com dezenas de milhes de transmissores e a digitalizao deu s telecomunicaes a mesma linguagem dos computadores. Nasceram, ento, as redes de computadores e, entre elas, a de maior impacto na vida das pessoas: a internet. No sculo XX, as evolues tecnolgicas permitiram a conquista do espao. Os satlites de telecomunicaes so, talvez, os maiores frutos dessa conquista. Alm de permitirem a retransmisso de programas de televiso educativa e comercial, eles abriram novas perspectivas para a comunicao telefnica, a transmisso de dados, fax, internet e muitos outros servios especializados. Com a introduo de satlites de baixa rbita (os chamados LEOS abreviatura de Low Earth Orbit Satellite), que so menores e mais econmicos, estava decretada a revoluo da comunicao mvel via telefone celular. A fibra tica outra inovao revolucionria. Surgida no final do sculo XX, essa tecnologia da informao permite a transmisso rpida e simultnea de milhares de chamadas telefnicas e dezenas de imagens por um filamento de vidro, slica, nilon ou silicone de altssima transparncia e da espessura de um fio de cabelo humano (em seu interior, circulam correntes pulsantes de luz lasers). Para se ter uma idia de seu impacto, um cabo de fibra tica pode substituir at mil cabos coaxiais de cobre. O desenvolvimento da tecnologia permitiu a digitalizao de todas as formas de comunicao como voz, dados, imagem, transformando-as em bits, que significam a menor unidade de informao, levando convergncia de sons, dados e imagens, tratados em conjunto pelo computador, originando a multimdia e a realidade virtual, ou seja, atualmente, a tendncia (realidade) que todos esses servios sejam convertidos em uma nica rede, onde, por
4

apenas um tipo de sistema de cabeamento, possa-se trafegar todos esses servios. Entretanto, o homem percebe, hoje, que o desenvolvimento traz, alm do conforto, praticidade e comodidade, impactos depredatrios natureza. As telecomunicaes no so nenhuma exceo. Mesmo sendo considerado um sistema e mecanismo de desenvolvimento limpo, tambm contribui com elementos nocivos ao meio ambiente. Muitos impactos ainda esto sob estudo, enquanto outros, j identificados, so objetos de normas e leis internacionais. Tentando contornar essa situao, fabricantes e empresas do setor, atravs de polticas ambientais, minimizam esses impactos e conseguem, inclusive, melhorar seu desempenho financeiro. Para exemplificarmos os possveis impactos causados pelas novas tecnologias, de forma objetiva, avaliaremos sob trs diferentes prismas. E so eles:

Lixo eletrnico; Impactos na Biosfera; Impactos na sade das pessoas;

Lixo Eletrnico o nome dado todo os resduos resultantes da rpida obsolescncia de equipamentos eletrnicos. Mas na prtica so equipamentos, acessrios e peas, como televisores, aparelhos celulares, baterias e etc., que so descartados e constitui um srio risco para o meio ambiente, por possurem em sua composio metais pesados altamente txicos, tais como mercrio, cdmio, chumbo e berlio. Pois, em contato com o solo, esses produtos contaminam o lenol fretico e, se queimados, poluem o ar. Alm disso, podem causam graves doenas nas pessoas e mortandade em espcies de animais. Segundo matria publicada pelo jornal Estado o Brasil o maior produtor de lixo eletrnico entre os pases emergentes. Lixo Espacial Alm de todo o lixo que produzido aqui na Terra, as tecnologias de satlites e misses espaciais esto conseguindo, tambm, poluir o espao. Trata-se de toneladas de pedaos de satlites, naves, estgios de foguetes e outros detritos, que as misses espaciais deixam no espao. Esse lixo representa um perigo para as estaes espaciais, para as misses espaciais tripuladas e ainda um problema para as comunicaes aqui na Terra. Segundo a ESA (Europe Space Agency), entre o primeiro lanamento de satlites, em 1957, pelos Estados Unidos, e janeiro de 2008, so totalizados cerca de 6.000 satlites lanados a rbita terrestre. Onde, dentre esses, apenas 800 encontram-se ativos e 45% localizados a uma distncia de 32 mil quilmetros da superfcie terrestre.

De uma forma geral, o lixo espacial preocupante e pode afetar a vida no espao e na Terra, por motivos como:

Choque de objetos no espao, comprometendo misses espaciais, os satlites em rbita e as comunicaes na Terra; Queda de objetos na Terra, comprometendo a vida das pessoas e de animais; Observao do espao por astrnomos e cientista.

Impactos na Biosfera
Alem dos impactos caractersticos das transmisses e operaes dos sistemas de telecomunicaes, ainda existem os impactos causados pela infra-estrutura geral. Temos, como exemplos, o despejamento de esgoto e o desmatamento na calota rdio de uma estao repetidora, os bancos de baterias a base de chumbo utilizados na alimentao de centrais telefnicas e estaes radio. Abaixo, seguem alguns impactos causados a Biosfera.

Contaminao do solo - resduos de materiais, ao longo das instalaes, que acabam contaminando o solo. Desmatamento - alargamento de encostamentos para realizar as instalaes. Eroso - sempre h a sedimentao do solo no local que sofrer a interveno. Alterao e/ou extino de habitat de pequenos animais se um estudo minucioso no for realizado, a simples existncia de um corpo estranho invadindo o solo pode interromper o deslocamento de colnias de pequenos animais. Alteraes de fluxos de guas subterrneas instalao de fibras com seus dutos, suportes, caixas de passagens e outros mecanismos de infra-estruturas, pode causar alterao na drenagem de guas pluviais.

Impactos na sade das pessoas Alm dos impactos causados na biosfera que, consequentemente, atinge o homem, de forma direta ou indireta, o rumo das investigaes feitas a cerca da influncia dos sistemas de telecomunicaes levou a certa preocupao: a possibilidade de causa de cncer. Possibilidade de causa de cncer Segundo um estudo atual realizado pela Organizao Mundial de Sade, que avaliou 14 mil pessoas em 13 pases ao longo de 10 anos, o assunto em questo est gerando polmica na comunidade cientfica. Isso porque apontou que existe sim uma certa associao entre o uso de celular e dois tipos de cncer. Entretanto, h um porm que a cerca o assunto.
6

O estudo constatou que, no grupo de pessoas que tinham usado o celular durante pelo menos 1 640 horas - o equivalente a meia hora de uso por dia durante 10 anos -, havia 15% mais casos de glioma e 27% mais de meningioma (dois tipos de cncer cerebral). Mas os cientistas dizem que isso no prova nada. "Os dados so imprecisos", declarou Daniel Krewski, bilogo da Universidade de Ottawa e um dos autores da pesquisa. Ele diz que o estudo no avaliou nmero suficiente de pessoas, e que os portadores de tumores podem ter reportado uso de celular superior ao real, o que teria distorcido os nmeros, criando uma falsa elevao do risco. Mas nem todos os pesquisadores aceitam essa explicao. "O estudo da OMS confirmou as descobertas, feitas por vrios grupos, de que o celular aumenta o risco de cncer no crebro", segundo o oncologista Lennart Hardell, da Universidade de Orebro (Sucia). Seja como for, os cientistas da OMS querem fazer mais pesquisas. O prximo estudo a respeito pretende avaliar 350 mil usurios de celular, e s ser concludo daqui a 20 anos.

Medidas tomadas cerca dos impactos ambientais


- Em vigor desde julho de 2002, a resoluo 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), rgo ligado ao Ministrio do Meio Ambiente atribui s normas s empresas a responsabilidade sobre o material txico que produzem. Alm de informar nas embalagens se o produto pode ou no ser jogado no lixo comum, os fabricantes e importadores sero obrigados a instalar postos de coleta para reciclar o lixo ou confin-lo em aterros especiais. As empresas que no seguirem as regras podem receber multa de at R$ 2 milhes. A questo que a medida s se aplica as pilhas e baterias e nada fala sobre o resto. - As Naes Unidas iniciaram em 2007 um programa contra a poluio gerada pelo descarte de hardware. Uma nova aliana liderada pela ONU determinar diretrizes mundiais para a disposio de produtos, a fim de proteger o meio ambiente contra as montanhas de lixo eletrnico como computadores, celulares e televisores que so descartados (CARPANEZ, 2007). - Hoje a empresa fabricante de telefones celulares Nokia, j possui sua certificao de Meio Ambiente, cada caixa de produto que deixa a empresa traz explicaes sobre o descarte correto da bateria e orientao sobre a rede de coleta dos dispositivos, hoje presente em mais de 600 pontos espalhados pelo Pas. Depois de realizar a coleta, a Nokia declara que encaminha o produto para a Europa, para que substncias como cdmio, ao e nquel sejam reaproveitadas, e o plstico e os circuitos internos sejam incinerados para a gerao de energia eltrica. - Algumas empresas, de atividades e tamanhos diferentes tm integrado o meio ambiente como uma oportunidade em sua estratgia de desenvolvimento. A percepo do meio ambiente surgiu primeiro por meio de abordagens corretivas, chamadas end-of-the-pipe (controle de fim-de-tubo). Depois por meio de medidas preventivas (tecnolgicas e organizacionais) nos locais de produo e, em uma terceira fase pela integrao do meio ambiente na concepo dos produtos (KAZAZIAN, 2005).
7

- O Comit para Democratizao da Informtica (CDI) uma ONG que trabalha com a incluso digital em todo o Brasil. Eles recebem doaes de computadores e equipamentos usados. - Para proteger o meio ambiente das montanhas de lixo eletrnico criadas quando computadores, telefones e televisores so descartados. Trs agncias da organizao, 16 empresas, incluindo a Microsoft e a Philips, dezenas de membros de governos e universitrios esto trabalhando com projetos para promover maior reciclagem e tempo til mais longo para bens eletrnicos.

Concluso
Muitos dos problemas ambientais esto nos fatores sociais, econmicos e culturais, que no podem, portanto, ser previstos ou resolvidos por meios simplesmente tecnolgicos; deve-se dar importncia aos valores, atitudes e comportamentos dos habitantes e usurios locais em relao ao seu meio ambiente. importante o desenvolvimento de atitudes que evitem ao mximo, o aumento dos impactos na fase de instalao da obra no seu entorno natural, social e cultural, informando as relaes do homem com seu meio.

Referencias bibliogrficas
www.lixoeletronico.org www.estadao.com.br www.super.abril.com.br

10

Anexos
Anexo I Engenheiro ambiental Na realizao, pesquisa e organizao do seminrio em questo, foi possvel observar a importncia do Engenheiro Ambiental nos dias de hoje em nossa sociedade. Esse profissional realiza funes como:

Monitorar e preservar reas verdes Projetar e minimizar problemas relacionados a degradao do meio ambiente Interferir em processo industriais que possam causar danos a natureza, fiscalizando as empresas Apontar soluo satisfatria para resduos industriais Educar e sensibilizar a populao Atuar na rea de Geologia ambiental e Gesto ambiental Licenciamento ambiental Planejar projeto rural e urbano para desenvolvimento sustentvel Planejamento energtico, energias renovveis Combater poluio Elaborar projetos de saneamento Atuar como emissrio submarino e sub-fluvial Remediar e tentar recuperar reas degradadas Regulamentar e normalizar questes ambientais Gerir sistemas de informao ambiental Trabalhar no tratamento de guas residurias e de abastecimento Controlar emisses de material particulado (poluio atmosfrica).

Por desempenhar as funes apresentadas conclumos que o Engenheiro Ambiental de extrema importncia na Sociedade Contempornea, tendo em vista que temos mais do que nunca que cuidar do espao em que vivemos e do Meio Ambiente sem o qual no vivemos.

11

Anexo II Impactos causados por hidroeltricas Dentre as fontes que compem nossa matriz energtica, a hidroeletricidade a menos poluente. Entretanto, se no forem tomadas as devidas precaues, os impactos ambientais causados pela construo das barragens hidreltricas podem ser devastadores. A presso hidrosttica causada como conseqncia das hidroeltricas pode aumentar os nveis freticos da regio, causando uma maior ocorrncia ou inverso dos lenis freticos. Isto pode causar a poluio de poos artesianos, o alagamento de reas no previstas, causando a necessidade de indenizaes adicionais ou a inviabilidade de culturas agrcolas e para intensificar os problemas o estudo das alteraes dos nveis freticos muito difcil e no se pode prever seus efeitos. O afogamento de grandes reas de vegetao pode causar uma diminuio da biodiversidade local e at ameaar espcies vegetais endmicas (existentes apenas ali), por exemplo. A preservao de matas nativas prximas s reas alagadas essencial manuteno da vida animal. Tambm deve ser feito o resgate e cultivo de espcies vegetais em Unidades de Conservao, para manter a biodiversidade. Os aspectos fsicos e morfolgicos da vegetao condicionam seu habitat e sua fauna. Alm deles, as relaes interespecficas (presas e predadores, competidores e parasitas etc.) e o que se convenciona chamar de "nicho", determinam o equilbrio entre as espcies da regio a ser alagada. Salvar todos os seres vivos de uma rea em inundao naturalmente impossvel, especialmente quando se sabe que 85% das espcies animais pertencem classe dos insetos e que, por sua vez, compreendem 90% da biomassa animal das regies tropicas. Atenuar este forte impacto implica em resgatar a flora e a fauna, assim como preservar reas representativas dos ecossistemas com riscos de alterao. Quando o resgate da fauna promovido com o objetivo nico e exclusivo de causar boa impresso opinio pblica, os resultados so sempre insatisfatrios. As experincias mostram que o resgate dos animais em reas em inundao e sua posterior liberao em outros locais, sem os devidos critrios, acabam levando morte tanto os animais resgatados como os outros animais, vtimas da competio por alimento e espao, anteriormente inexistente.

12

Anexo III Engenharia Civil e seus impactos A construo, seja ela de um prdio enorme ou de uma pequena casa, corresponde a um grande percentual dos impactos ambientais causados pela construo civil no ambiente, onde os principais fatores relacionados so a perdas de recursos naturais, a gerao de resduos, os impactos referentes a interferncia da obra no meio fsico, bitico e antrpico do meio onde a construo executada. O estudo dos impactos ambientais se faz necessrios principalmente para profissionais da rea de engenharia civil, para que assim haja um maior conhecimento e uma maior conscientizao por parte destes a respeito do assunto, e conseqentemente haja uma diminuio destes impactos ocasionando uma melhor qualidade de vida e proporcionando obras ecologicamente corretas. Com o crescente avano da construo civil, o aumento dos impactos ambientais causados por esta tambm aumentou, e conseqentemente surgiram normas e resolues para direcionar estas operaes, afim de que causem menores danos ao meio ambiente. No caso dos canteiros de obras a principal resoluo do CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA) a resoluo n307, de 5 de julho de 2002, que estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. Na construo civil grande parte da matria-prima utilizada em obra extrada de recursos naturais como areia, cimento, madeira, ao, entre outros, e geralmente o consumo destes materiais ocorre de maneira excessiva. Entre os recursos naturais as perdas que mais se destacam, seja por consumo ou por desperdcio, a perda de recursos naturais incorporados aos materiais, como o caso do cimento, areia, cal. Tem-se tambm o consumo excessivo e desperdcio de gua, energia e gs nos canteiros de obras. A gerao de resduos slidos e lquidos na etapa de construo de uma obra ocasiona a poluio do solo e tambm da gua devido emisso de efluentes lquidos. Deve se atentar para a emisso de tais produtos, j que estes apresentam um carter nocivo que precisa ser levado em considerao para o manejo destes. Geralmente tintas, leos, solventes, substncias preservativas para madeiras como o creosoto, possuem substncias nocivas que contaminam o solo, a gua e o ar. Uma grande parte dos resduos oriundos de canteiros de obras depositada clandestinamente em terrenos baldios, vrzeas e taludes de cursos dgua, o que vem a provocar impactos ambientais visveis e compromete a paisagem urbana, absurdamente muitas vezes este procedimento tratado de maneira natural.

13

You might also like