You are on page 1of 9

Administrao de Sistemas de Armazenamento Linux

Rodrigo Caetano Filgueira

Tipos de cluster

Cluster para Alta Disponibilidade (High Availability)


- Proteo e de deteco de falhas.

Cluster para Balanceamento de Carga


- Distribuio equilibrada de processamento aos ns do cluster.

Processamento Paralelo
- Performance para aplicaes.

Exemplos de Clusters
OpenMosix: Este uma extenso de Kernel do Linux, utilizado para a criao de Sistemas simples que utilizam Clusters. OpenMosix, segue uma idia diferente, que o torna mais adequado para o uso geral. Faz com que um cluster de computadores se comporte como um grande e nico supercomputador. Atravs da utilizao de migrao preempitiva de processos e balanceamento Dinmico de Carga.

A vantagem que o sistema funciona com os programas j so usados no dia-a-dia, no necessitando sair procurando aplicativos especiais.

Exemplos de Clusters
Cluster de alto desempenho (Beowulf): Beowulf uma arquitetura multi-computador que pode ser usada para computaes paralelas (Cluster de processamento paralelo). O cluster Beowulf foi idealizado pelos seus desenvolvedores com o objetivo de suprir a crescente e elevada capacidade de processamento em diversas reas cientificas com o objetivo de construrem sistemas computacionais poderosos e economicamente viveis. Cada vez que o cluster recebe uma tarefa para executar, divide a tarefa em partes para cada uma das maquinas realizar. Assim, com varias maquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma nica tarefa, o tempo necessrio para execut-la ser reduzido consideravelmente. Uma caracterstica chave de um cluster Beowulf, o software utilizado, que de elevado desempenho e gratuito na maioria de suas ferramentas.

Implementao do Cluster Beowulf

1. instalar o servio XINETD

# urpmi xinetd
2. instalar o RSH-SERVER # urpmi rsh-server 3. configurar o rsh e rlogin # mcedit /etc/xinetd.d/rsh Configurar a seguinte linha: disable = no # mcedit /etc/xinetd.d/login Configurar a seguinte linha: disable = no

Implementao do Cluster Beowulf

4. teste do rsh

No cliente instale o rsh # urpmi rsh


# rsh <ip da maquina teste> comando desejado Exemplo = rsh 192.168.106.5 ls

5. configurar os nomes das maquinas para que o Cluster reconhea as mesmas.


# mcedit /etc/hosts Adicionar os IPs e nomes das maquinas que tero os servios adicionados. S configurar este arquivo caso voc no tenha um Servidor DNS devidamente instalado.

Implementao do Cluster Beowulf


6. editar o arquivo /etc/securetty necessrio para que voc consiga fazer um login Remoto. (arquivo indicado para comunicao entre as mquinas sem a necessidade de senha) # mcedit /etc/securetty Adicionar no final do arquivo rsh e logo abaixo rlogin.

No esquecer de pressionar ENTER no final, para que o arquivo reconhea o comando.


7. Estabelecer uma relao de confiana entre os computadores do clusters. # mcedit /etc/hosts.equiv

Adicionar todas as maquinas que tero o servio.


8. copiar o arquivo # cp /etc/hosts. equiv /root/.rhosts 9. Exportar a pasta. /usr no servidor e no Cliente Configurar adequadamente. # mcedit /etc/exports Adicionar /usr *(rw, no_root_squash)

Implementao do Cluster Beowulf


10. Montar a pasta urs no servidor # mcedit /etc/fstab Lab10609:/usr /usr nfs exec.dev.suid, rw 1 4 11. Reiniciar a maquina 12. Executar o comando #df para verificar se a pasta est montada. Entrar na pasta /john # cd /usr/john. 13. No servidor instalar o utilitrio mpich2 # urpmi mpchip2 14. no cliente executar o seguinte comando # mcedit /exec/mpd.conf Dentro desse arquivo ele armazena a palavra chave para a comunicao do cluster. MPD_SECRETWORD = sua senha Ex: MPD_SECRETWORD = senacmoc2009 pressione ENTER para terminar a linha de comando. Mudar as permisses do arquivo mpd.conf # chmod 600 /etc/mpd.conf

15. Configurar o arquivo /root/mpd.conf # mcedit /root/mpd.conf Adicionar as maquinas que vo participar do cluster, porm a primeira maquina dever ser o servidor. 16. Para executar o cluster propriamente dito, devemos, inicialmente digitar o seguinte comando. # mpdboot -r rsh -n Comando para mostrar os processos que contm o MPD # ps aux |grep mpd 17. Finalmente a execuo do cluster. Digite o seguinte comando # mpiexec -np <n de maquinas do cluster> /usr /john/john --teste Obs: Voc deve estar dentro da pasta JOHN.

You might also like