You are on page 1of 16

Rodrigo Caetano Filgueira

Administrao de Sistemas de Armazenamento Linux 40h


Gerenciamento de disco
Particionamento

Quotas

Raid
Backup Cluster
HA - High Availability(Alta Disponiblidade) Beowulf (Alto Desempenho)

Estrutura de Diretrios Linux

Gerenciamento de Discos

Sistemas de Arquivos
Dentre os sistemas de arquivos suportados pelo GNU/Linux esto os sistemas EXT3 e ReiserFS, que apresentam excelentes tempos de resposta em suas tarefas e possuem recursos avanados de recuperao de dados em casos de desastres e falhas.

Essa caracterstica de recuperao chamada de "journaling" (registro de aes). Sistemas que no possuem "journal" so mais suscetveis s falhas e perdas de dados. Alm disso, em caso de parada do sistema ou falta de energia, o tempo necessrio para retomar as operaes elevado, j que uma verificao de integridade realizada em cada arquivo do sistema. Nas parties que possuem milhares de arquivos essa verificao pode levar horas. Os sistemas de arquivos com suporte a "journal" so recomendados por aumentarem a disponibilidade (High Availability - HA) em servidores GNU/Linux. A alta disponibilidade medida pelo tempo em que o servidor se encontra fora de servio por falhas no sistema operacional ou no hardware. Quanto menor o tempo em que o sistema estiver indisponvel, maior o ndice de disponibilidade, medido em uma escala de casas decimais que tende a se aproximar de 100%, conforme ilustrao.

Utilitrios

mount umount df du fdisk mkfs fsck mkswap debugfs dumpe2fs tune2fs

FSTAB

FSTAB

Coluna 1 - a partio/disco a ser montado. No nosso exemplo temos duas entradas diferentes:
LABEL=/ e /dev/hdb1 Utilizamos a primeira opo quando, ao formatarmos o disco/partio, damos ao mesmo um nome (LABEL) e a segunda, obviamente, quando no especificamos nenhum nome. Coluna 2 - Indica o local que o disco/partio deve ser montado. No nosso exemplo temos 4 discos no sistema, particionados de vrias formas. Disco 1: /boot, /, /var e o Swap Disco 2: /home Disco 3: /backup Disco 4: /backup2 Nota: Apesar de saber dos problemas de um sistema de backup para um disco interno da mquina (falta de segurana, falta de proteco contra incndios, desabamento e etc), devido a contenes de gastos da empresa, foi a nica maneira permitida pelos proprietrios (assunto para um prximo artigo). Coluna 3 - Curto e grosso, onde informamos o sistema de arquivo do disco/partio. Temos disponveis "algumas" opes: adfs, affs, autofs, coda, coherent, cramfs, devpts, efs, ext2, ext3, hfs, hpfs, iso9660, jfs, minix, msdos, ncpfs, nfs, ntfs, proc, qnx4, reiserfs, romfs, smbfs, sysv, tmpfs, udf, ufs, umsdos, vfat, xenix, xfs. Recarregando o fstab # mount -a Este comando recarrega o arquivo do fstab sem reiniciar o sistema.

FSTAB

A coluna 4 descreve as opes de montagem da partio/disco associadas ao sistema de ficheiros. Aqui podemos fazer vrias configuraes afim de personalizarmos nosso sistema.
Uma opo muito utilizada por administradores de sistemas a opo de bloquear o uso da unidade de disquetes e cdrom (no que eu seja de acordo, sou a favor da liberdade). Vamos as opes:auto, noauto - Diz para o sistema se deve ou no montar automaticamente. Se colocar a opo "auto", o sistema ir montar no boot, se estiver "noauto", ter que montar o disco/partio manualmente. Default: auto. user, nouser - Aqui onde permitimos ou no os usurios montarem o disco/partio. Colocando "user", qualquer usurio consegue montar, se colocarmos "nouser", apenas o super usurio conseguir montar (root). Default: user. exec, noexec - Permite ou no a execuo de binrios no sistema de arquivos. Default: exec (imagine que, por engano, coloque noexec no /). rw - Monta o sistema de ficheiros com a opo Read-Write, ou seja, leitura e escrita. ro - Monta o sistema de ficheiros com a opo Read-Only, ou seja, somente leitura. sync, async - Diz ao sistema como deve ser a sincronizao de dados (Input/output). Explicando melhor, diz como o sistema deve proceder quando tem que escrever no disco, se deve guardar em memria primeiro, aguardar confirmao e ento escrever ou se escreve directamente (fisicamente) no disco/partio/disquete. Um exemplo, so as "pendrives", quando voc escreve um documento de texto na sua pen, se estiver a opo sync, o sistema escreve na hora o documento na pen, se estiver async, o sistema apenas escreve o documento quando voc for desmontar a pen. O grande problema coloca-se quando o utilizador esquece de desmontar o drive. Default: async.

suid, nosuid - Habilita/desabilita o bit de set-user-identifier ou set-group-identifier. defaults - Diz ao sistema para carregar as opes padro, que so: rw, suid, dev, exec, auto, nouser e async.

FSTAB
Coluna 5 - Esta coluna a opo de dump do sistema, que nada

mais do que um utilitrio de backup do sistema. O dump "l" aqui o nmero e decide se o sistema deve ou no ser feito backup. Se estiver 0 (zero), o dump simplesmente ignora o disco/partio. Coluna 6 - Esta coluna utilizada pelo fsck para a verificao dos discos/parties. Parties/discos de sistema normalmente tem esta opo como 1, outras parties do sistema como 2. Sistemas de arquivos no mesmo disco so verificados sequencialmente, enquanto que sistemas de arquivos em discos diferentes so verificados ao mesmo tempo, utilizando a funo de paralelismo (se o hardware permitir). Se colocar esta opo como 0 (zero), o fsck conclui no ser necessrio a verificao aqui.

Quota
Instalar utilitrio
#urpmi quota

Modifique o arquivo /etc/fstab


/dev/hda3 /home ext3 defaults,usrquota,grpquota usrquota permite aplicao de cota por usurio na partio grpquota permite aplicao de cota por grupo na partio

1 1

Criar arquivo de dados das cotas e mudar as permisses exclusivas

para o root(para quota verso-2)


# touch /home/aquota.group # touch /home/aquota.user # chmod 600 /home/aquota.*

Remontar o sistema de arquivo


# mount -o remount /home

Verificar a integridade do sistema de arquivo


# quotacheck auvg

As opes usadas so as seguintes: a Verifica todos os sistemas de arquivo montados localmente com quotas habilitadas v Exibe informaes verbais de status enquanto a verificao de quotas acontece u Verifica informaes de quotas de disco do usurio g Verifica informaes de quotas de disco do grupo

Quota
Editar quotas
#edquota u <usurio> #setquota -a -u <usurio> 5000 7000 150 250

Editar grace period


#edquota -t

Ligar/desligar quotas
#quotaon -a #quotaoff -a

Para que possamos visualizar o uso em disco e seus

limites, usamos o utilitrio quota.


# quota <usurio>

Atividade
Pg 11 apostila.

NVEIS DE RAID RAID LINEAR -> transformar vrios discos em um nico. No tem redundncia. RAID-0 -> igual ao linear. A grande diferena que no RAID-0 o desempenho melhor. Ele usa o conceito de Data Stripping --> segmentao de dados. No considerado o RAID verdadeiro. RAID-1 -> mais conhecido como espelhamento (mirror). Este sim, tem tolerncia a falhas. Os dados so duplicados em outro HD. Aqui, existe perda de 50%. Caso um disco falhe o outro estar com os dados duplicados. RAID-2 e RAID-3. Este dois tipos raramente so utilizados. O Linux tambm no oferece suporte a RAID-3 por software. RAID-4 -> Um disco guarda informaes de paridade. Quando um disco falha os dados podem ser recuperados usando a informao de paridade. RAID-5 -> Este o modelo ideal. Mais as informaes de paridade so guardada em todos os discos. So necessrios 5 discos.

RAID

RAID pacotes: Instalar


mdadm

Criar o raid
#mdadm C v /dev/md0 l 1 n 2 /dev/hdb1 /dev/hdb2 C criar Array v Exibir resultado do comando l Nvel do RAID n Nmero de discos ou parties que compe o RAID

# mkfs.ext3 /dev/md0
# mkdir /mnt/raid # mount -t ext3 /dev/md0 /mnt/raid

No /etc/fstab adicione a linha


/dev/md0 /mnt/raid ext3 defaults 0 0

Modificar arquivo de configurao

RAID

#mcedit /etc/mdadm.conf DEVICE /dev/hdb1 /dev/hdb2 ARRAY /dev/md0 devices=/dev/hdb1,/dev/hdb2


Verificando o status do RAID:

#mdadm D /dev/md0

Simulando uma falha: Voltando o HD:

# mdadm -f /dev/md0 /dev/hdb1


# mdadm -a /dev/md0 /dev/hdb1 #cat /proc/mdstat

Monitorando o RAID: Parar o RAID:

# mdadm -S /dev/md0
Reiniciar o RAID:

# mdadm -R /dev/md0

You might also like