You are on page 1of 10

Conceito de Sistema Esqueltico: O sistema esqueltico composto de ossos e cartilagens.

. Conceito de Ossos: Ossos so rgos esbranquiados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermdio das junturas ou articulaes constituem o esqueleto. uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal caracterstica a mineralizao (clcio) de sua matriz ssea (fibras colgenas e proteoglicanas). O osso um tecido vivo, complexo e dinmico. Uma forma slida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e o principal tecido de apoio do corpo. O tecido sseo participa de um contnuo processo de remodelamento dinmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso formado por vrios tecidos diferentes: tecido sseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vrios tecidos formadores de sangue. Quanto a irrigao do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangneos menores). O tecido sseo no apresenta vasos linfticos, apenas o tecido peristeo tem drenagem linftica. No interior da matriz ssea existem espaos chamados lacunas que contm clulas sseas chamadas ostefitos. Cada ostefito possui prolongamentos chamados canalculos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalculos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalculos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado. Conceito de Cartilagem: uma forma elstica de tecido conectivo semirgido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem no possui suprimento sangneo prprio;

conseqentemente, suas clulas obtm oxignio e nutrientes por difuso de longo alcance.

Funes do Sistema Esqueltico: Sustentao do organismo (apoio para o corpo) Proteo de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro) Base mecnica para o movimento Armazenamento de sais (clcio, por exemplo) Hematopoitica (suprimento contnuo de clulas sangneas novas)

Nmero de Ossos do Corpo Humano: clssico admitir o nmero de 206 ossos. Cabea = 22 Crnio = 08 Face = 14 Pescoo = 8 Trax = 37 24 costelas 12 vrtebras 1 esterno Abdmen = 7 5 vrtebras lombares 1 sacro 1 cccix
Topo da Pgina

Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Brao = 1 Antebrao = 2 Mo = 27 Membro Inferior = 31 Cintura Plvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 P = 26 Ossculos do Ouvido Mdio = 3

Diviso do Esqueleto: Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabea, pescoo e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores. A unio do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e plvica.

Topo da Pgina

Classificao dos Ossos: Os ossos so classificados de acordo com a sua forma em:

Ossos Longos

Tem o comprimento maior que a largura e so constitudos por um corpo e duas extremidades. Eles so um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistncia. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecnico do peso do corpo em vrios pontos, de tal forma que h melhor distribuio do mesmo. Os ossos longos tem suas difises formadas por tecido sseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido sseo esponjoso em suas epfises. Exemplo: Fmur.

Ossos Curtos
So parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais s suas larguras. Eles so compostos por osso esponjoso, exceto na superfcie, onde h fina camada de tecido sseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo.

Ossos Laminares (Planos)


So ossos finos e compostos por duas lminas paralelas de tecido sseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considervel proteo e geram grandes reas para insero de msculos. Exemplos: Frontal e Parietal.

Alm desses trs grupos bsicos bem definidos, h outros intermedirios, que podem ser distribudo em 5 grupos:

Ossos Alongados
So ossos longos, porm achatados e no apresentam canal central. Exemplo: Costelas.

Ossos Pneumticos
So osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relao ao seu volume. Exemplo: Esfenide.

Ossos Irregulares
Apresentam formas complexas e no podem ser agrupados em nenhuma das categorias prvias. Eles tem quantidades variveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vrtebras.

Ossos Sesamides
Esto presentes no interior de alguns tendes em que h considervel frico, tenso e estresse fsico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e nmero, de pessoa para pessoa, no so sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milmetros de dimetro. Excees notveis so as duas patelas, que so

grandes ossos sesamides, presentes em quase todos os seres humanos.

Ossos Suturais
So pequenos ossos localizados dentro de articulaes, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crnio. Seu nmero varia muito de pessoa para pessoa.

Topo da Pgina

Estrutura dos Ossos Longos:

A disposio dos tecidos sseos compacto e esponjoso em um osso longo responsvel por sua resistncia. Os ossos longos contm locais de crescimento e remodelao, e estruturas associadas s articulaes. As partes de um osso longo so as seguintes:

Difise: a haste longa do osso. Ele constituda principalmente de tecido sseo compacto, proporcionando, considervel resistncia ao osso longo. Epfise: as

extremidades alargadas de um osso longo. A epfise de um osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulao. Cada epfise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recobertas por cartilagem. Metfise: parte dilatada da difise mais prxima da epfise.
Topo da Pgina

Configurao Externa dos Ossos:

Salincias sseas
Articulares - Cabea - Cndilos - Facetas No Articulares Processos Tubrculos Trcanter Espinha Eminncia Lminas Cristas

Cabea do fmur (fmur)

Processos transversos e espinhoso (vrtebras)

Depresses sseas
Articulares No Articulares

- Cavidades - Acetbulo - Fvea

Fossas Sulcos Forames Meatos Seios Fissuras Canais

Cavidade glenide (escpula)

Fossa do olcrano (mero)

Topo da Pgina

Configurao Interna dos Ossos:

As diferenas entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso ou reticular, dependem da quantidade relativa de substncias slidas e da quantidade e tamanho dos espaos que eles contm. Todos os ossos tem uma fina lmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o ltimo substitudo por uma cavidade medular. O osso compacto do corpo, ou difise, que envolve a cavidade medular a substncia cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordo com a funo. O osso compacto fornece fora para sustentar o peso. Nos ossos longos planejados para rigidez e insero de msculos e ligamentos, a quantidade de osso compacto mxima, prximo do meio do corpo onde ele est sujeito a curvar-se. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez. Peristeo e Endsteo: O Peristeo uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfcie externa da difise, fixando-se firmemente a toda a superfcie externa do osso, exceto cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixao para os msculos e contm os vasos sangneos que nutrem o osso subjacente. O Endsteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo. Tecido sseo Compacto Tecido sseo Esponjoso

Contm poucos espaos em seus componentes rgidos. D proteo e suporte e resiste s foras produzidas pelo peso e movimento. Encontrados geralmente nas difises.

Constitui a maior parte do tecido sseo dos ossos curtos, chatos e irregulares. A maior parte encontrada nas epifises.

You might also like