You are on page 1of 16

Departamento de Geocincias Laboratrio de Pesquisas Urbanas e Regionais Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente HOMENAGEANDO

LVIA DE OLIVEIRA |Londrina 2005|

Por uma sonoridade geogrfica: do grito pr-histrico aos sons de Tit


Regina Marcia Constantino
Ms em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Estadual de Londrina reginkari@yahoo.com.br

Yoshiya Nakagawara Ferreira


Profa Dra. do Programa de Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento - Departamento de Geocincias - Universidade Estadual de Londrina

yoshiya@sercomtel.com.br

RESUMO

Desde os tempos mais remotos temos notcias de sons criadores e destruidores interagindo com a vida na face da Terra. Da antiguidade nos veio farta documentao plstico-literria, antes da musical, propriamente dita, e mais tardia, descrevendo a presena de sons relacionados ao ambiente e o cotidiano das pessoas. Assim como h um legado geogrfico, tambm h um sonoro, e, em alguns pontos eles se tocam e se entrelaam. Os mitos, a histria, a literatura, em seus diversos desdobramentos espaotemporais, h muito vm abordando sons que pontuam e marcam seres e lugares, embora, freqentemente, possam passar despercebidos pela predominncia do mundo visual, bem como do efmero e da invisibilidade das ondas sonoras. Sentimos que h falta de som na Geografia, de estudos que contemplem a diversidade e riqueza tmbrica dos ambientes, sejam eles rurais ou urbanos, que registrem a presena de sons naturais, culturais, regionais, sazonais, climticos e aqueles em via de extino. Atualmente, com os problemas decorrentes da poluio, do barbarismo dos decibis, lembramos que um dos fatores que contribuem para que isso ocorra a nossa prpria no-percepo acstica. Tanto os sons fortes, aceitos passivamente como sub-produto normal da civilizao, como os demais, vm e so esquecidos. Ouvimos, mas no escutamos nossa prpria trilha-sonora e isso nos torna alienados em relao a ela. A Terra tem uma riqueza acstica que nunca foi devidamente estudada. Hoje, com a diversificao e potencializao do ambiente snico, o tema no pode mais ser ignorado. A incluso do som nos estudos geogrficos enriqueceria nossa percepo de mundo, nos possibilitaria um novo aspecto de sustentabilidade, e, nossa passagem por aqui, bem como das prximas geraes, poderia ser mais inteligente e mais feliz.

INTRODUO Desde os tempos mais remotos os sons vm interagindo com a vida na face da Terra. Da antiguidade nos veio farta documentao plstico-literria, antes da musical,

-2-

propriamente dita, e posterior, descrevendo a presena de sons relacionados ao ambiente e ao cotidiano das pessoas. Assim como h um legado geogrfico, tambm h um sonoro, e, em alguns pontos eles se tocam e se entrelaam. Os mitos, a histria, a literatura, em seus diversos desdobramentos espao-temporais, h muito vm abordando sons que pontuam e marcam seres e lugares, embora, muitas vezes, possam passar despercebidos pela predominncia do mundo visual, bem como do efmero e da invisibilidade das ondas sonoras. H uma relao muito antiga entre som e criao. Em vrias culturas, o som considerado o meio atravs do qual a divindade cria. Na Bblia, em Gnesis 1, cada frase da criao antecedida pelas palavras: Deus disse, comeando pelo Faa-se a luz (BBLIA, 1971, p. 19) o que nos mostra o som como anterior a todos os atos de criao, at mesmo, anterior luz.
Da mesma maneira [...] o Cu, a Terra, o Sol, a Lua e as estrelas, os peixes, as aves, todas as criaturas vivas. No vemos Deus criando tudo isso somente com pensamentos ou desejos silenciosos [...] no, ele fala, descrevendo o que h de manifestar-se [...] a criao s passou a existir depois que foi chamada a ser (TAME, 1984, p. 224).

Os chineses falam da vibrao Una, que emanando dos cus veio a ser o Yin e o Yang nos quais se baseia toda a criao. No Hindusmo, a slaba OM representa o Som Csmico atravs do qual a matria moldada, considerando-se tudo o que existe como de natureza vibratria. Para o poeta indiano Rabindranath Tagore, bem no princpio, os primeiros murmrios da criao soaram na linguagem das guas, na voz do vento (TAGORE apud MENUHIN; DAVIS, 1981, p.41). Numa comparao com atual teoria cientfica de criao do universo, o que temos hoje, sobre a sua origem, tambm relacionado ao som, e foi muito bem observado pelo gegrafo Frdric Roulier: no se sabe se o universo foi criado num grande estrondo, mas a cincia moderna no pde deixar de recorrer a uma terminologia sonora para evocar a criao do universo - Big Bang, ou sua destruio - Big Crunch (ROULIER, 1999). O que nos leva a reiterar que tanto nos textos sagrados como nos cientficos o som um elemento ligado criao. Ainda nos reportando Antigidade temos notcias de msicas como os Salmos Hebraicos, que eram cantados, e, dos quais restaram os textos na Bblia; hinos egpcios, gregos; cnticos indianos, chineses e de outros povos. Alguns destes cantos, transmitidos por tradio oral, chegaram at os dias de hoje, mas a grande maioria perdeu seus sons atravs da histria, s restaram as palavras. O historiador da msica Kurt Pahlen afirma que:
A msica velha como a humanidade [...] contudo a sua histria curta e nova. Possumos monumentos de bronze e de pedra que nos testemunham culturas desaparecidas, poesias, lendas, filosofias de milhares de anos. Com a msica a coisa diferente. Nenhum som nos vm das culturas mortas (PAHLEN, 1963, p. 17).

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-3-

Entretanto, mesmo que no tenhamos os registros sonoros, possvel entender o valor da msica para os antigos: os hebreus, por exemplo, tinham msica para todas as ocasies: em Gnesis 4:21 uma das referncias mais antigas feitas msica sobre Jubal que teria sido o pai de todos os msicos. Aps a travessia do Mar Vermelho e a destruio dos exrcitos do Fara, os hebreus entoaram o cntico que est registrado em xodo 15:1 Cantarei ao Senhor porque gloriosamente triunfou; precipitou no mar o cavalo e seu cavaleiro; a peregrinao no deserto e a necessidade de gua foram registradas numa Ode em Nmeros 21:17 Ento cantou Israel este cntico: brota poo (BBLIA, 1971, p. 23, 92, 181). Os chineses em Chi-Ki , livro de Memrias Histricas dos sculos II e I a.C. afirmam: tudo que se escuta ou traz bem estar ou mal estar. A msica no deve ser executada sem considerao (COURANT apud PRGAMO, 1980, p. 46). Talvez esta frase seja o incio da tica dos sons, ou pelo menos, da tica da msica. H tambm referncias aos sons-rudos como das hastes metlicas que os egpcios batiam, caminhando nas plantaes, para afastar as pragas, numa antecipao da futura utilizao da msica no trabalho.
Os povos hamitas do Vale do Nilo eram essencialmente agricultores [...] alguns de seus instrumentos musicais tiveram origem utilitria [...] seus ferrinhos - duas hastes de ferro - batendo uma na outra, to usados hoje, como na antiguidade para afugentar as pragas das colheitas, eram acompanhados por danas cujo fim era assegurar a fertilidade [...] ao mesmo tempo, seu bater rtmico ajudava a suavizar o labor dos camponeses nos vinhedos (ROBERTSON; STEVENS, 1960, p. 20).

Mas nem todas as relaes entre seres humanos e sons foram sempre estticas e saudveis, h referncias ao som-rudo, descontextualizado, que hoje chamamos de poluio sonora. No poema sumeriano, Epopia de Gilgamesh, por exemplo, atribui-se aos deuses o primeiro protesto contra a poluio sonora, aborrecidos com o barulho feito pelos homens eles teriam decretado o dilvio para silenci-los: O povo se multiplicava, o mundo parecia um touro selvagem, e os deuses eram acordados pelo clamor. Enlil, o deus da chuva e dos ventos, face ao que estava ocorrendo disse aos demais, no Conselho: o tumulto da humanidade intolervel, j no possvel dormir por causa da Babel. Ento os deuses se comoveram e permitiram o dilvio (TRUAX, 1994, p. 84). Entretanto, no foram s os mesopotmicos que abordaram a poluio sonora na Antigidade. A mdica Sandra Irene Cubas de Almeida, especialista em rudo industrial, ao abordar a histria da poluio sonora observa que: em Sbaris, as atividades de calderaria foram proibidas dentro dos limites urbanos e que, mais tarde, Plnio, o Velho, nascido no ano 23 da nossa era, discorreu sobre a surdez de pessoas que moravam perto das cataratas do Nilo, o que parece ter sido o primeiro relato conhecido da associao entre rudo e perda de audio [...] a mdica relata ainda que so 2.500 anos de preocupao (ALMEIDA apud INIMIGO Invisvel, 1993, p.77). Seguindo na histria, lembramos um outro mdico e filsofo, Bernardino Ramazzini, cuja obra As doenas dos trabalhadores (De morbis artificum diatriba) escrita em 1700 uma referncia at hoje, antecipando assuntos que s foram estudados muito mais tarde e mostrando uma grande viso social do trabalho. Com relao ao som,
Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-4-

deixou-nos estudos sobre as doenas dos bronzistas relatando que os operrios de Veneza se agrupavam em um s bairro para,
[...] durante o dia inteiro, martelarem o bronze, a fim de dar-lhe maleabilidade e fabricar depois, com ele, vasilhas de diversos tipos, com isso causando tal rudo que os operrios que ali tm suas tavernas, e seus domiclios, fogem todos de um lugar to incmodo (RAMAZZINI, 2000, p. 247).

A descrio acima antecipa a contaminao sonora de lugares e o desconforto que determinados sons podem trazer s pessoas. A respeito dos efeitos do rudo no aparelho auditivo, Ramazzini registra ainda que: o rudo contnuo danifica o ouvido [...] os trabalhadores tornam-se um pouco surdos, e, se envelhecem no mister, ficam completamente surdos. Tambm, o que ocorre no tmpano, e quais os desdobramentos: o tmpano do ouvido perde sua tenso natural com a incessante percusso que repercute, por sua vez, para os lados, no interior da orelha, perturbando e debilitando todos os rgos da audio por fim declarou no ter remdio, a no ser algodo nos ouvidos (RAMAZZINI, 2000, p. 248). Hoje, quando nos vemos colocando protetores de ouvido para assistir a concertos de Rock entendemos porque Ramazzini considerado um precursor, e admitimos que s vezes o nica sada mesmo tampar os ouvidos. A relao entre som, ser humano e ambiente , pois, uma antiga trade. Que o homem e som sempre tenham estados juntos parece claro, mas no h uma histria desta relao, temos, como j foi dito, uma histria da msica, mas no h uma histria dos sons, dos outros sons: de casas, de ruas, festas, igrejas e batalhas. E quanto a ns, seres contemporneos e predominantemente visuais, embora tenhamos tecnologia para preservar os sons, no sabemos sequer como soava nossa cidade h dez anos atrs, ou como soa agora. Voltil, o som sempre nos escapa, mas hoje, parece-nos que as nossas relaes com ele precisam ser reavaliadas. medida que a sociedade foi se transformando tecnologicamente, principalmente a partir da Revoluo Industrial, os sons indesejveis se multiplicaram nas cidades, e na vida de cada um e os desejveis esto deixando de ser ouvidos.

SONS AUDVEIS E INAUDVEIS - OS ELEFANTES DO SRI LANKA A humanidade se move acusticamente dentro de uma faixa de freqncia de 20 a 20.000 c.p.s - ciclos por segundo: a est toda a nossa histria sonora: a msica, as vozes, os sons dos animais, da natureza, das mquinas, enfim, tudo que soa, e podemos ouvir. Fora desta faixa temos os infra-sons, (abaixo de 20 c.p.s) e os ultra-sons (acima de 20.000 c.p.s.) que embora nos sejam inaudveis, fazem parte de nossa vida.

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-5-

sons.

J se sabe que existe um grande nmero de fenmenos naturais que geram infra
O vento a fonte mais freqente e, em certas regies os habitantes podem ser expostos durante vrios dias [...] O trovo, os terremotos, erupes vulcnicas, as avalanches [...] tambm so geradores de infra-sons. A interface: superfcie do oceano - ar em movimento, produz emisses infra-snicas importantes durante as tempestades e ciclones (DOUX; DOUX, 1996 p. 246).

Alm dos fenmenos naturais, os autores Suzanne e Pierre Doux, observam que h fontes industriais geradoras de infra-sons: fornos, motores a Diesel, compressores e que uma fonte de infra-sons merece ateno especial devido ao seu constante desenvolvimento e sua utilizao diria. So todos os meios de transporte (DOUX; DOUX, 1996 p. 246). Dando continuidade eles citam: automveis, barcos, metrs, e, especialmente os caminhes, bem como as entradas e sadas de tneis. Assim, somos envolvidos constantemente por vibraes que no ouvimos mas que podem nos influenciar tanto do ponto de vista fsico como psicolgico. Estes sons, acima citados, e presentes no ambiente, causam efeitos como: perturbaes de equilbrio, sensaes tcteis na pele, sonolncia, cansao, depresso, efeitos cardiovasculares, e outros. Mas h tambm aplicaes positivas dos infra-sons: dentre as mais importantes destacamos a deteco destes sons como forma de prever erupes vulcnicas, e, atualmente a sua utilizao, em rede mundial de monitoramento de exploses nucleares, rede que conta com a colaborao do Brasil atravs do Observatrio de Sismologia de Braslia: As estaes de infra-som, que sero 60 em todo o mundo, so capazes de confirmar a realizao de testes nucleares porque eles so acompanhados, em geral, de exploses cujas ondas de som se propagam por at 10 mil quilmetros de distncia (SISMOLOGIA, 2005). Por ocasio da recente catstrofe asitica das Tsunamis, registrou-se uma ausncia significativa de animais mortos. O escritor Eric Fottorino, em crnica para o Le Monde, publicada em 05 de janeiro de 2005, afirmou:
Os elefantes, poucos minutos antes da chegada da onda pr-diluviana, deixaram cair grandes lgrimas, antes de romper as suas correntes e sarem disparados em busca de lugares altos e mais seguros. O resto da fauna tambm percebeu o que estava acontecendo e acompanhou os elefantes na sua corrida para a salvao. Mais uma vez a natureza revela o quanto misteriosa e o quanto a desconhecemos (FOTTORINO, apud CHAYB; CAPRILES, 2005).

Cientistas admitem a possibilidade de alguns animais, como o prprio elefante, terem sido alertados por ondas sonoras produzidas pelo maremoto, inaudveis para os tmpanos humanos. Michael Garstang, meteorologista da Universidade da Virgnia vem estudando o assunto h longo tempo. Em pesquisa de campo realizada no Parque Nacional de Etosha, na Nambia, ao longo de quase trs semanas, a equipe registrou mais de 1.300 chamamentos de elefantes, em baixa freqncia, bem como as condies atmosfricas em que foram emitidos. Os documentos revelaram estes chamamentos como sendo infra-snicos. (GARSTANG apud WARREN, 2004).
Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-6-

Os seres humanos, como j foi dito no ouvem infra-sons, mas o estudo dos animais que os ouvem poderia nos ser til, poderamos aprender com eles. A jornalista Thilakarathna relata que: autoridades do Sri Lanka cogitam usar animais no sistema de alerta de terremotos e tsunamis, esperando aproveitar os instintos que permitiram vida selvagem do pas escapar quase inclume das ondas gigantes (THILAKARATHNA, 2005). Os ultra-sons so tambm largamente utilizados hoje em dia, como meios de investigao em medicina, (ultra-sonografia); Sonar (Sound Navigation and Ranging) deteco submarina por eco; aplicaes na indstria, na limpeza e deteco de defeitos em peas; anlise de problemas em estruturas de construes; acelerao de reaes qumicas, biologia, fsica, e os conhecidos apitos para ces que j eram usados na 2 Guerra Mundial. Com relao aos efeitos as ondas ultra-snicas so consideradas menos traumticas que as infra-snicas, mas tambm podem, em algumas condies, provocar reaes adversas no organismo. Sejam sons inaudveis ou audveis, vivemos imersos em ondas. Os que podemos ouvir, j constituem em si, um imenso universo sonoro: sons naturais e artificiais fazem parte de nossa vida, nos acompanham todo o tempo, pontuam a histria de todos e a histria de cada um. Os sons tambm trazem caractersticas especiais, do personalidade aos espaos e lugares colaboram com os perfis das cidades e muitas vezes atuam na prpria sobrevivncia da comunidade. O msico e ecologista do som, Murray Schafer iniciou em 1975 um estudo em Lesconil, na Bretanha, publicado em 1977 (Five Villages Soundscapes) que gerou, com o apoio da Unesco, a no-construo de uma rodovia ao lado da aldeia de pescadores, a fim de que se preservasse os sons locais, de grande importncia para a comunidade.
O ciclo dirio dos ventos que sopram do mar para a terra e desta para o mar, envolve o povoado em sons vindos de todos os pontos do horizonte, alguns de uma distncia de 12 quilmetros. Ouvem-se os sinos das cidadezinhas longnquas, os sons do campo, os sinais das bias situadas em diferentes pontos do mar, cada um a seu tempo. Qualquer modificao no sistema habitual indica mudana de tempo, que os ouvidos treinados do pescador, ou de sua mulher, captam imediatamente (SCHAFER, 1977, p. 7).

Quando muda o tempo, os sons mudam, e, isto serve como sinal para ir ou no pescar. Ou seja, os sons atuam como um alerta de sobrevivncia, ou no, e isto no acontece s em Lesconil.

SOM-CIDADE - SOM-TERRA
Existem no mundo muitas cidades silenciosas, onde a vida transcorre monotonamente quase em segredo. As cidades pobres so mais silenciosas que as prsperas [...] cidades empoeiradas do Ir onde o nico movimento o eventual andar balanado de uma mulher carregando gua enquanto as
Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-7crianas permanecem silenciosamente sentadas nas ruas. Camponeses e homens de culturas tribais em todo o mundo participam de uma vasta troca de silncio (SCHAFER, 2001, p. 63).

Cidades silenciosas so cada vez mais difceis, atualmente at os campos tm sido assolados por rudos de mquinas agrcolas, e, quando estes locais tambm so centros tursticos, surgem os aparelhos de som tocando impositivamente a msica da moda, com volume excessivo, e, s vezes, quando h mais de um aparelho, instala-se uma verdadeira guerra onde vence o mais forte, o mais potente. O barbarismo dos decibis no poupa o som do vento nas rvores, nem das guas, das cascatas, nem o desejo de silncio de ningum. Lembramos aqui escritor grego Kazantazakis: Gengis Khan usava um anel de ferro com duas palavras gravadas: Rasti Rousti - Fora Direito - Nossa poca endossara este mesmo anel (KAZANTZAKIS, 1975 p. 229-230). De nossa parte lamentamos que continue endossando e que a potencia sonora se transforme em autoritarismo e arma. Um dos fatores que contribuem para a poluio sonora a nossa prpria nopercepo acstica. Tanto os sons fortes, aceitos passivamente como sub-produto normal da civilizao, como os demais, vm e so esquecidos. Ouvimos, mas no escutamos nossa prpria trilha sonora e isso nos torna alienados em relao a ela. Os habitantes das cidades, especialmente dos grandes centros [...] tm permanentemente, seus espaos social e privativo invadidos pelo rudo do trfego, que mascara os sons cotidianos, dificulta a comunicao oral e destri a identidade sonora dos ambientes. Os autores Niemeyer e Slama, registram tambm que para estabelecer um clima de confiana no lugar onde se vive fundamental a familiaridade com os rudos locais. A perda dessas referncias pode ser um dos fatores do stress associado ao ambiente urbano (NIEMEYER; SLAMA, 1998, p. 75). O assdio sonoro constante nos atordoa, confunde e irrita, e normalmente, nem temos conscincia disso. O impacto em transtornos e doenas decorrentes do som, j suficientemente conhecido nos meios acadmicos, mas, infelizmente, no entre a populao. importante tambm, pensar nos sons da natureza, ou das vozes das pessoas, que nos esto sendo roubados, que no estamos conseguindo ouvir por que outros sons no deixam. Schafer fala [...] dos sons que realmente importam. Para revellos, pode ser necessrio investir contra os que no so importantes (SCHAFER, 2001, p. 29). Alm do aspecto especfico da poluio sonora, os sons podem contribuir para uma relao de prazer ou desprazer ou no dizer do gegrafo Yi-Fu Tuan, de Topofilia ou Topofobia em relao a espaos e lugares. Para autor, acima citado, [...] o lugar a segurana e o espao a liberdade: estamos ligados ao primeiro e desejamos o outro e ainda: o espao um smbolo comum de liberdade no mundo ocidental. O espao permanece aberto; sugere futuro e convida ao. Do lado negativo, espao e liberdade so uma ameaa [...] o espao aberto no tem caminhos trilhados nem sinalizao [...] O espao fechado e humanizado lugar (TUAN, 1983, p. 3, 61).

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-8-

Quando o espao conhecido, dominado, quando nos movemos nele com familiaridade, quando o experienciamos e criamos vnculo afetivo ele se torna um lugar, e, Topoflico, como o descrito pela viajante e escritora franco-britnica Freya Stark em sua obra Perseus in the Wind :
[...] nas coisas menores e mais familiares a memria tece as alegrias mais intensas e nos mantm sua merc atravs de ninharias, algum som, o tom de uma voz, o odor de piche e de algas marinhas no cais [...] este certamente o significado de lar - um lugar em que cada dia multiplicado por todos os dias anteriores (TUAN, 1983 p. 160).

Um mesmo lugar, em determinados dias e horrios se caracteriza como topoflico, por outro lado, noite, e em alguns horrios diurnos dos fins de semana, parece deserto, estranho, topofbico, com outros tipos de transeuntes. O lugar o mesmo mas mudam as pessoas e as relaes. Espaos e lugares mostram faces diferentes e mutantes.
A mobilidade atravs dos lugares consiste [...] em mover-se por um arquivo de lembranas, ancoradouro de imagens, de experincias relativas a espao, lugar, paisagem, sendo seus elementos transformados em geosmbolos, compreendendo inspirao, permanncia, probabilidade: fora e fragilidade imanentes a uma percepo (GUIMARES, 2002, p. 134).

Para a anlise do espao, a Geografia usa conceitos-chave como: espao, regio, paisagem, lugar territrio. Cada um deles traz uma infinidade de vises e possibilidades, ou seja, os conceitos se dobram e se desdobram em muitas verses diferentes, alm disso, h mutabilidade, metamorfose, um pode se transformar em outro. O gegrafo Edward Relph esclarece que: no h limites precisos a serem traados entre espao, paisagem e lugar, como fenmenos experenciados. Nem a relao entre eles constante - lugares tm paisagens, e paisagens e espaos tm lugares. Ele aponta ainda com extrema acuidade que culturalmente, lugar talvez seja o mais fundamental dos trs porque focaliza espao e paisagem em torno das intenes e experincias humanas. Conhecemos o mundo [...] atravs e a partir dos lugares nos quais vivemos e temos vivido (RELPH, 1979, p. 16). Ainda com referncia ao assunto acima, lembramos tambm, o gegrafo brasileiro Amorim Filho, que, em pesquisa realizada sobre Topofilia e Topofobia em Minas Gerais, observou, em Belo Horizonte, uma caracterstica de duplicidade, de prazerdesprazer em relao cidade: a regio metropolitana de Belo Horizonte foi caracterizada como um lugar que, alm dos sentimentos de afeio e de admirao [...] inspira igualmente fortes sentimentos topofbicos, e, o autor explica que, o fato se d tanto em funo das altas densidades populacionais em suas reas centrais, como da poluio atmosfrica e dos rudos, como da falta de segurana quase generalizada (AMORIM FILHO, 1996, p. 245). Parte da reao topofbica foi atribuda ao som, alis bastante raro encontrarmos referncias sonoras em trabalhos geogrficos, talvez pela caractersticas, j abordadas, volteis e efmeras dos fenmenos sonoros. Acreditamos, entretanto, que o som um agente de interferncia e transformao presente em todas as categorias espaciais. A expresso Paisagem Sonora, por exemplo, j bem conhecida entre os
Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-9-

msicos e ecologistas do som pela sua larga utilizao a partir dos trabalhos de Schafer, anteriormente citado. Ser que no seria o caso de tentarmos ouvir, e entender as mensagens dos sons de espaos, regies, territrios, paisagens e lugares? Embora seja bem menos estudado do que qualquer elemento visual, o som existe, no podemos esquecer que h sempre uma trilha sonora permeando os caminhos do mundo, e, fazendo evocar os mais diferentes sentimentos e reaes. Assim como o conhecimento do lugar, o conhecimento sonoro, nos d mais domnio sobre onde estamos. Habitantes da cidade, que vivem em apartamentos, quando esto numa casa de campo podero se perturbar com sons, j decodificados e considerados inofensivos pelos que ali moram. Alguns sons so assustadores por si mesmos: uma sirene, no meio da noite, traz desassossego, quadros mentais de infelicidades de todo o tipo, por outro lado, a campainha que toca, para anunciar o filho que chega, um alvio, uma sensao de que est tudo bem. Quando os sinais vm inesperadamente, fora do tempo em que costumam ocorrer, como um telefonema na madrugada, trazem apreenso. O toque do telefone o mesmo, mas o receptor reage de forma diferente. Os sons nos tranqilizam e nos ameaam, nos remetem ordem ou ao caos, mas medida que entendemos os sinais acsticos circundantes isto nos auxilia a ter mais poder e confiana com relao ao lugar. Albert Camus nos d uma idia da diferena que pode assumir um mesmo som em ambientes diversos, bem como das sensaes que evoca, quando descreve o latido de um co, na Arglia: noite na Arglia, podemos ouvir o latido dos ces a uma distncia dez vezes maior do que na Europa. Assim, o rudo assume uma nostalgia desconhecida em nossos pases confinados (CAMUS apud TUAN, 1983, p.17). A mudana do campo para a cidade ou vice-versa traz grandes transformaes na paisagem sonora, no que se ouve, at mesmo quando se passa de um apartamento para uma casa trrea, um animal que passa ou um galho de rvore ao vento j so suficientes para provocar alerta, insegurana e desprazer. Somando-se aos sons, propriamente ditos, h que se pensar tambm nos aspectos afetivos que permeiam as relaes entre seres, lugares e paisagens, nos quais os sons tambm podem ter um papel importante medida que desencadeiam e criam lembranas.
[...] pessoas e paisagens encontram-se em uma fuso afetiva permanente, onde topofilia e topofobia implicam o reconhecimento de espaos e lugares muito alm da realidade terrestre: de uma paisagem interna construda a partir da concretude dos laos com o exterior, pois so mltiplos os smbolos, as imagens, os sentimentos e expresses (GUIMARES, 2002, P. 135).

Prazer e desprazer em relao ao lugar onde se est e aos seus sons, por mais paradoxal que parea, podem conviver juntos. Bachelard, ao descrever os sons noturnos do trnsito de Paris e o desconforto provocado pelos mesmos nos d uma lio de mascaramento de som, e de metamorfose, atravs da imaginao, do rudo em mar:

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-10Quando na Praa Maubert, tarde da noite os automveis roncam e o barulho dos caminhes me faz maldizer meu destino de citadino, consigo paz vivendo metforas do oceano. Sabe-se que a cidade um mar barulhento; j se disse que Paris faz ouvir, no meio da noite, o murmrio incessante das ondas e das mars [...] eu durmo embalado pelos rudos de Paris (BACHELARD, 1988, p. 4556).

Seria uma Topofobia se transformando em Topofilia pelos poderes do imaginrio? Acreditamos que sim. Seja campo ou cidade, tenhamos reaes topoflicas ou topofbicas, na verdade a Terra tem uma riqueza acstica que nunca foi amplamente estudada, o conhecimento est restrito a grupos especializados que via de regra no se conhecem nem se comunicam. At bem pouco tempo se acreditava que os elefantes eram telepatas, pois as manadas conseguiam comunicar-se distncia, depois das Tsunamis asiticas voltaram tona os estudos sobre a comunicao infra-snica entre esses animais. O problema dos estudos sonoros, a nosso ver que esto esparsos em reas diversas e muitas vezes no h comunicao que gere esclarecimentos e trocas. Entretanto h iniciativas louvveis, na dcada de 70 Murray Schafer iniciou em Vancouver, no Canad, o Projeto World Soundscape que consiste basicamente: no estudo do ambiente acstico em relao ao homem, a respeito deste projeto ele explica que quando o iniciou, em 1970, no havia interesse sobre o assunto: ningum estava pensando no ambiente acstico, pelo menos no onde eu estava vivendo. Dando continuidade ele explica que desejava comear a estudar o ambiente acstico no qual vivemos, para determinar [...] como foi mudado atravs dos tempos pois os sons, com os quais convivemos hoje no so os mesmos de 50 anos atrs, e, em segundo lugar, como os sons afetam nosso comportamento (SCHAFER, 1992). Desta poca at hoje ele vem trabalhando, buscando a cooperao de profissionais de outras reas, no incio, ningum se interessou, ento o primeiro grupo de trabalho foi formado por ele e estudantes, seus alunos da Simon Frazer University, Colmbia Britnica. Mas a semente cresceu e floresceu. E, em 13 de agosto de 1993 foi criado o World Forum for Acoustic Ecology (WFAE), no ltimo dia do Tuning of the Word, a 1 Conferncia Internacional de Ecologia Acstica em Alberta, no Canad. Este Frum foi formado com pessoas de diversos pases e reas contando com msicos, fsicos, gegrafos, socilogos e muitos outros profissionais. O sonho de interdisciplinaridade, talvez novo demais para 1970, acontecia vinte e trs anos depois. A agenda ampla, planetria, para alguns utpica mas os resultados vem acontecendo com a realizao de congressos e publicaes. Dentre outras atividades o World Forum for Acoustic Ecology: encoraja a pesquisa no aspecto cientfico, ecolgico, filosfico, sociolgico, esttico e cultural da paisagem sonora. Monitora e avalia aes que afetam e alteram a qualidade snica do meio ambiente Tambm estuda os efeitos da

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-11-

interveno humana e tecnolgica no meio ambiente acstico bem como protege as paisagens sonoras naturais (THE SOUNDSCAPE Newsletter, 1995, p. 4). Com honrosas excees, como o trabalho acima citado, parece-nos que no h uma real preocupao global com os sons do planeta. Do grito pr-histrico aos sons de Tit, a lua de Saturno, captados pela sonda Huygens, h um longo caminho de desconhecimento, desencontro, desinformao mas, atualmente, tambm de esperana e de possibilidades de percepo e educao sonora.
Para melhorar a paisagem sonora mundial muito simples. Precisamos aprender a ouvir. Esse parece ser um hbito que esquecemos. Precisamos sensibilizar o ouvido ao maravilhoso mundo de sons nossa volta. Depois que tivermos desenvolvido alguma perspiccia crtica, iremos em direo a projetos maiores que tenham implicaes sociais (SCHAFER, 1992).

SONGLINES - SOM-LUGAR DE MEMRIA Segundo os aborgenes australianos, conforme relata Bruce Chatwin, escritorjornalista-arquelogo, no comeo, s havia a terra que encerrava, subterraneamente, todas as coisas e seres.
Na manh do primeiro dia, o sol nasceu e sob o efeito de seu calor os ancestrais se revelaram, libertando-se da terra [...] aumentaram em nmero e comearam a andar [...] caminhando eles criavam, cantando, todas as coisas as coisas da terra. Depois voltaram ao submundo deixando cantos-rastros que foram herdados pelos membros de seu cl. A Austrlia assim, coberta de rastros sonoros que compem uma verdadeira partitura musical. Esses rastros so invisveis para os estranhos. H pontos de referncia: uma rocha, uma colina, uma fonte [...] que so locais sagrados ligados a episdios mitolgicos. O canto conduz de lugar a lugar, medindo distncias. O canto o itinerrio, o itinerrio o canto (CHATWIN apud CHARLES, 1998, p. 218).

Estes rastros sonoros foram chamados de Songlines, tambm ttulo da obra de Chatwin, considerada meio romance, meio dirio de viagens onde ele afirma que: hoje, se levarmos um aborgine, de carro, ao longo de uma Songline ele orientar o percurso, recitando em voz baixa o canto-poema do lugar mas um dado interessante a observar que preciso dirigir devagar porque os cantos correspondem velocidade de marcha p (CHATWIN apud CHARLES, 1998, p. 218- 219). Mesmo que um local no tenha uma Songline ditada por ancestrais, ou decorrente de marcas sonoras sejam estas naturais, como o som do Rio Sena cortando Paris, ou culturais, como o som do Big Ben em Londres, acreditamos que possa haver outras Songlines, que marcam a memria dos lugares em geral, e, especialmente das cidades. Uma cano que um dia foi tocada por uma loja de discos, mesmo que nem o som nem a loja existam mais, pode ser re-ouvida na memria, ao passarmos pelo local, configurando uma Songline interior, pessoal e intransfervel. Os sons contam histrias, e, por isso deveriam ser cuidados e guardados, em museus sonoros, ou qualquer outro nome que possa ter. Sons de animais, de
Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-12-

comunidades, cidades. Sons de mquinas, como as de escrever, e tantos outros inventos que acompanharam nossas vidas e foram substitudos. Podem no fazer mais parte do cotidiano mas fazem parte da histria sonora de vida de cada um, e do planeta. Em Portugal, o Museu Etnogrfico do Trajo Algarvio, situado em So Brs de Alportel, num trabalho de pesquisa que remonta h quase duas dcadas, organizou em 1998 uma exposio - Rumores - sobre os sons da rua que povoaram a realidade de tempos e lugares passados e que constituem um patrimnio de difcil conservao. Segundo o Emanuel Sancho, o diretor do museu: resta-nos agarrar os rumores, enquanto tempo (SANCHO, apud MARTINHEIRA, 1998).
Quem se recorda ainda do pregoeiro espalhando notcias porta da igreja? E o aguadeiro anunciando a gua fresca? E o som mortio do bzio tocado pelo peixeiro nas terras do litoral [...] Os amola-tesouras, esses, ainda os vemos, embora raramente, tocando a caracterstica "gaita", enquanto palmilham ruas e veredas [...]Na Sexta-Feira Santa, abrindo o fnebre cortejo da procisso, vem o homem das matracas com o seu som lgubre que transmite respeito e uma estranha solenidade. Os adultos recordam os seus tempos de infncia e os pequenos ficam extasiados com um ritual que lhes completamente desconhecido. (MARTINHEIRA, 1998).

O gegrafo David Lowenthal abordou o desejo de recuperar a memria sonora, bem como o grande o poder dos sons de nos transportar ao passado. Basta ouvir, ou mesmo lembrar uma melodia conhecida, um som do passado, para que nos recordemos de cenas h muito esquecidas: as palavras faladas ou cantadas podem levar ao passado. Cantigas e outras manifestaes vocais revelam sua idade por empregarem linguagem antiquada, ou por se referirem a pocas ou personagens histricos (LOWENTHAL, 1977, p. 20). Em Girl in the winter o romancista ingls Philip Larkin, citado por Lowenthal, nos mostra como um disco antigo pode nos levar a evocar o passado ou imagin-lo.
O disco era fora de moda e tinha um som metlico, devido em parte agulha. A melodia que tocava fora popular durante uma ou duas semanas talvez, ou mesmo durante o perodo em que uma comdia musical estivera em cartaz em Londres, mas agora estava completamente esquecida. A orquestra tocava no estilo da poca, com pequenas batidas sincopadas que faziam pensar nos vestidos antiquados das moas que haviam danado ao som dela. Era estranho pensar que um dia aquela msica fora moderna. Agora ela fazia pensar num toldo estendido ao sol, cujas listras vermelhas e amarelas, antes vivas, se tivessem tornado quase brancas com o tempo (LOWENTHAL, 1977, p. 20)

A casa, reservatrio de lembranas e sonhos (TUAN, 1983 p. 184) sempre um achado sonoro. Bachelard, referenciado em Mello, nos lembra a casa da infncia: revestida em sua originalidade, solidez e encantamento, por um desfile de festas de aniversrios, casamentos, natais, bem como toques, cheiros, pinturas, ora vibrantes, ora esmaecidas e mapas ntimos, est inscrita em ns (MELLO, 1991, p. 64). Ainda sobre a casa da infncia, do passado, Bachelard analisa as lembranas do ponto de vista visual, olfativo e por fim o sonoro:

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-13A casa do sopro e da voz um valor que freme no limite entre o real e a irrealidade [...] Para quem sabe escut-la a casa do passado no uma geometria de ecos? As vozes ressoam de forma diferente no grande aposento e no quartinho [...] ser possvel reconstituir no simplesmente o timbre das vozes, a inflexo das vozes queridas que se calaram [...] mas tambm a ressonncia de todos os quartos da casa sonora? (BACHELARD, 1988, p. 74).

Assim como a casa, a escola, o cinema, ambientes diversos por onde passamos e vivemos, um dia tiveram som. Em cada uma das cenas, das lembranas, dos lugares de memria (expresso criada pelo historiador francs Pierre Nora) existiram vozes, rudos, msicas, sons de brinquedos, de festas, do primeiro amor ou do primeiro adeus. The voices from the past are heard through an incomplete and fragmentary physical record (WAGSTAFF apud GUIMARES, 2002, p. 119). Quanto busca de sons do passado, Lowenthal assinala que a capacidade de reencontrar os sons passados um tema constante na literatura. O Baro de Mnchausen descreve um inverno to frio que gelou as notas musicais dentro da trompa de um caador; as notas s puderam ser ouvidas na primavera seguinte O autor lembra tambm Pantagruel de Rabelais que:
Ao navegar pelos confins do Mar Gelado, tomado de espanto quando escuta, sem nada ver, um grande estrondo de canhoneio, balas, gritos e lamentaes humanas, estrpito de armaduras, choques de machados de combate, relinchos de cavalos. Eram os sons de uma grande batalha travada no inverno anterior, que se haviam congelado no ar, e s agora caiam no cho e se tornavam audveis com o degelo (LOWENTHAL, 1977, p. 20).

Enfim, na vida, nas lembranas e na imaginao, somos tambm seres sonoros.

GEOGRAFIA SONORA Sentimos que h falta de som na Geografia, de estudos que contemplem a diversidade e riqueza tmbrica dos ambientes, sejam eles rurais ou urbanos, que registrem a presena de sons naturais, culturais, regionais, sazonais, climticos e aqueles em via de extino. Frdric Roulier, em seu trabalho Pour une Geographie des Millieux Sonore, aponta para o fato de que a interpretao geogrfica das distribuies espaciais essencialmente fundada numa percepo visual do mundo e questiona - No uma reduo considervel do nosso campo de pesquisa? Por que no considerar uma geografia do rudo, ou ainda, uma geografia dos sons? Em seguida o autor registra que: espao sonoro indissocivel do espao visual, e, como este, se estende at o horizonte. Onde estivermos, a cada instante o espao sonoro nos envolve e nos informa. (ROULIER, 1999). O mundo dos sons no uniforme, continua o gegrafo: ao contrrio tem grandes disparidades tanto no plano temporal como espacial. A anlise de suas variaes justifica a abordagem geogrfica e fundamenta as pesquisas na disciplina, ou seja, conforme relata o autor:

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-14O que nos interessa, do ponto de vista geogrfico so as variaes espaciais dos rudos. A transio do campo para a cidade j revela um contraste surpreendente no plano sonoro. Mas na cidade, apesar da mecanizao excessiva do espao sonoro as disparidades persistem [...] segundo o lugar, o rudo dos veculos se funde com vestgios do canto dos pssaros ou manifestaes de uma presena humana residual. Os parques e jardins [...] chegam a reconstituir uma ilha de calma (ROULIER, 1999).

Em seqncia, ele aborda o fato de que coabitam, igualmente, ao nvel geogrfico, micro e macro variaes: a localizao de um apartamento, rua, lugar, a presena de um obstculo de natureza material define as modificaes acsticas finas do meio sonoro (ROULIER, 1999). Quanto s macro-variaes, ele lembra Schafer e as observaes sobre as paisagens nrdicas e os sons do mar: a geografia e o clima do sua tonalidade prpria paisagem sonora de uma regio. Nos grandes espaos do Norte o rudo do inverno aquele da gua que congela, do gelo e da neve [...] O lugar determinante (SCHAFER apud ROULIER, 1999). Por outro lado, em pases de climas tropicais, os sons, sejam eles quais forem, msica, vozes, rudos do trnsito e mais uma infinidade de outros exemplos, tm uma caracterstica muito especial, em relao aos de clima temperado ou frio.
Em climas tropicais no existe fronteira rgida entre exterior e interior, a ventilao fator de conforto trmico, as janelas permanecem abertas a maior parte do dia e a arquitetura utiliza amplamente varandas, terraos e espaos semi-abertos. [...] As diferenas climticas condicionam diferenas de comportamento: atividades ao ar livre so freqentes e podem ser desenvolvidas em qualquer poca do ano. Por conseguinte, nos climas quentes o homem est exposto ao rudo por perodos de tempo muito mais longos que em climas temperados e frios (NIEMEYER; SLAMA, 1998, p. 75).

No Brasil pode-se observar claramente que durante o vero, nas frias escolares, a paisagem sonora das praias invadida pela msica forte at a madrugada. Para os no-turistas, que moram no local e precisam trabalhar na manh seguinte, os sons fortes trazem desconforto e nervosismo. Nem corpo, nem mente, nem alma suportam tantos decibis. A educao sonora, envolvendo o respeito pelo outro, a tica, deveria existir em qualquer situao e lugar, mas, nos pases tropicais, como vimos acima ela extremamente necessria pelas prprias condies de exposio acstica por muito mais tempo. Se nada mais no som pudesse interessar Geografia, acreditamos que s o estudo dos sons e sua relao climtica j seria um motivo importante a investigar. Hoje, com a diversificao e potencializao do ambiente snico, o tema no pode mais ser ignorado. A incluso do som nos estudos geogrficos enriqueceria nossa percepo de mundo, nos possibilitaria um novo aspecto de sustentabilidade, e, nossa passagem por aqui, bem como das prximas geraes, poderia ser mais inteligente e mais feliz.

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-15-

REFERNCIAS AMORIM FILHO, Oswaldo B. Topofilia, Topofobia e Topocdio em MG. In: RIO, Vicente del; OLIVEIRA, Lvia de (Org). Percepo ambiental: a experincia brasileira. So Paulo: Studio Nobel; So Carlos: Universidade Federal de So Carlos, 1996 p. 139-152. BACHELARD, Gaston. A potica do espao. So Paulo: Martins Fontes, 1988, 242p. BBLIA Sagrada. Traduo da Vulgata, anotada pelo Pe. Matos Soares. So Paulo: Paulinas, 1971. 1501p. CHARLES, Daniel. Musiques nomades. Paris: Kim, 1998. 236p. CHAYB, Lcia; CAPRILES, Ren. 26.12.2005: o dia em que choraram os elefantes. Eco 21. Edio 98, janeiro 2005. Disponvel em: <http://www.eco21.com.br/home/index. asp>. Acesso em 13 fev. 2005. DEOUX, Suzanne; DEOUX, Pierre. Ecologia a sade. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. 565p. GUIMARES, Solange T. de Lima. Reflexes a respeito da paisagem vivida, topofilia e topofobia luz dos estudos sobre a experincia, percepo e interpretao ambiental. Geosul , UFSC, Florianpolis, V. 17, N. 33, p. 117-141, jan./jun; 2002. INIMIGO, Invisvel. Proteo. Nova Hamburgo, n. 22, p.74 a 85, abr/mai l993. KAZANTZAKIS, Nikos. Testamento para El Greco. Rio de Janeiro: Artenova, 1975. 356p. LOWENTHAL, David. Em busca dos sons perdidos. O Correio da Unesco, Rio de Janeiro, FGV, ano 4, n.1, p.15-17, 20-21, jan. l977. MARTINHEIRA, P. Recordar os sons tradicionais. Dirio de Notcias, Lisboa, 26.07.1998. Disponvel em: <http://www.institutocamoes.pt/arquivos/musica/sonstradicions.htm>. Acesso em 20 set. 2003. MELLO, Joo Baptista Ferreira. A restaurao dos lugares do passado. Geo, UERJ, RJ, N. 12, p. 63-68, 2 semestre de 2002. MENUHIN, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A msica do homem. So Paulo: Martins Fontes, 1981. 319p NIEMEYER, Maria L.; SLAMA, Jules G. O Rudo e a cidade. In: RIO, Vicente Del (Org.). Arquitetura: pesquisa & projeto. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1998. 226p. PAHLEN, Kurt. Histria universal da msica. So Paulo: Melhoramentos, 1963. 382 p. PRGAMO, Ana Maria L de. La msica tribal, oriental y de las antiguas culturas mediterrneas. Buenos Aires: Ricordi Americana. 1980. 201p.

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

-16-

RAMAZZINI, Bernardino. As doenas dos trabalhadores. So Paulo: Fundacentro, 2000. 325p. RELPH, Edward C. As bases fenomenolgicas da Geografia. Geografia, Rio Claro, v. 4 , n.7, p.1-25, abril 1979. ROBERTSON, Alec; STEVENS, Denis. Histria da Msica Pelicano: das antigas formas polifonia. Lisboa: Ed. Ulisseia, v. 1, 1960. 372p. ROULIER, Frderic. Pour une gographie des milieux sonores, 1999. Disponvel em: <http://www.cybergeo.presse.fr/paysenvi/texte.roulier.htm>. Acesso em 28 abr. 2002. SCHAFER, Murray. O mundo dos sons. O Correio da Unesco, Rio de Janeiro, FVG, ano 4, n. 1, p.4-8, jan.1977. _________. Universidade Estadual de Londrina, 1992. Entrevista concedida Rdio UEL. _________. A afinao do mundo. So Paulo: Ed. UNESP, 2001. 381p. SISMOLOGIA - UnB. Disponvel em: <http://www.unb.br/acs/bcopauta/sismologia2. htm>. Acesso em 17.02.2005. TAME, David. O poder oculto da msica. So Paulo: Cultrix, 1984. 334p. THE SOUNDSCAPE Newsletter. World Forum for Acoustic Ecology. n.12, p. 4. Barnaby, dez. 1995. Disponvel em: <www.fae.net>. Acesso: fev. 1996. THILAKARATHNA, C. Sri Lanka pode usar animais em sistema de alerta contra tsunami. Reuters. 17.01.2005. Disponvel em: <http://br.news.yahoo.com/050117/5/qw13. html> Acesso em 20 jan. 2005. TRUAX, Barry. Acoustic communication. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1994. 244p. TUAN, Yi-Fu. Espao e lugar: a perspectiva da experincia. So Paulo: DIFEL, 1983. 249p. WARREN, Lyne. Vozes da savana. National Geographic, maro 2004. Disponvel em: <http://www.nationalgeographic.pt/revista/0304/resources/default.asp>. Acesso em 28 fev. 2005.

Simpsio Nacional sobre Geografia, Percepo e Cognio do Meio Ambiente |Londrina 2005|

You might also like