You are on page 1of 5

ESCOLA EB 2/3 D.

ANTNIO FERREIRA GOMES


NCLEO DE ESTGIO DE GEOGRAFIA

Fonte: Adalberto Fernndez et al. (1988) Tecnologia Didactica: Teora y prctica de la programacin escolar, 8 ed., Barcelona, Ediciones CEAC, p. 3 a 12 (Coleccion Educacion y Enseanza).

1. AS CINCIAS DA EDUCAO

A educao como objecto de tratamento cientfico


[...] Em jeito de recapitulao vejamos os distintos aspectos que entram em jogo no processo educativo. 1. A Educao uma tarefa prtica. No teria nenhum sentido um saber educativo que no desembocasse na aplicao das concluses obtidas pela via da generalizao. Se considerarmos a Psicologia como representante das Cincias da Educao [...] poderamos citar as palavras de Henz: a pedagogia prtica prope-se averiguar como deve levar-se a cabo a educao, como deve ser educado o indivduo. A realidade factual da educao inclui, pois, o prprio processo, o ambiente em que o processo acontece e os produtos resultantes da relao educativa. A practicidad da educao [...] levou a que fosse vista por muitos como uma arte. [...] A educao uma arte quando a esta palavra associamos o sentido que cita Nassif: uma srie de procedimentos que conduzem produo de um determinado resultado. Mas a classificao de arte faz meno a outro aspecto no menos importante: adverte que a actividade educativa uma contnua criao, aonde o educador tem de encontrar respostas adequadas a situaes inditas. Com o artista dizem Juif e Dovero os professor tem em comum a intuio, a aptido para a comunicao, a criatividade tambm... Uma certa arte intervm na inveno das motivaes pedaggicas. Esta inveno supe no somente cultura, como tambm intuio, imaginao e capacidade de improvisao que so de qualquer maneira, virtudes do artista. 2. O segundo aspecto geral da educao a sua vertente especulativa. A prtica sem teoria possvel mas como assinala Henz basicamente problemtica e perigosa no educador profissional: em muitos casos deve qualificar-se de irresponsvel. A teoria proporciona prtica os conhecimentos necessrios para actuar com mtodo, segurana e finalidade claramente definidas. Toda a dicotomia entre o especulativo e o prtico resulta sempre falsa. Um actuar sem planificao prvia, sem conhecimento dos fins nem do caminho a seguir, seria um actuar irracional. Quando se contrapem teoria e prtica, [...], o que se contrape na realidade so teorias. 3. A terceira dimenso bsica da educao uma consequncia directa do seu carcter especulativo. A educao no se contenta em reflectir sobre o seu fazer, como que determina o dever ser, converte-se em normativa, porque, como assinala Garca Hoz, no se detm no seu conhecimento, chagando at sua valorao. As normas surgem por snteses das aproximaes do prprio fazer, mais os princpios ticos, biolgicos, psquicos, sociais, econmicos, etc., que justificam a aco educativa.

ORIENTADOR LOCAL: PROF. RUI PIMENTA

Sem se ter aprofundado as dimenses do processo, no temos dvida quanto dificuldade em clarificar com exactido a entidade do estudo cientfico da educao. A explicao est na complexidade da tarefa em si e nos elementos pessoais, sociais e tcnicos que entram em jogo, para alm dos problemas que resultam da definio dos fins que no preocupam outras cincias. Se quisssemos considerar de novo a Pedagogia como representante do estudo cientfico da educao, resultam muito ilustrativas as palavras de Hubert: Enfim, para alm da pedagogia aplicada, est o acto da educao, que corresponde ao pr em aco por parte de cada educador dos conhecimentos da doutrina e das frmulas que lhe ensina a pedagogia. pois comum, conceber-se o conjunto da pedagogia como um edifcio de vrios pisos, dos quais um pertence cincia, outro moral ou filosofia prtica, o terceiro s tcnicas e o ltimo criao esttica. Vista assim, nenhuma classificao exclusiva se lhe aplica: cincia e reflexo prtica, tcnica e arte, sempre. Concluamos, pois, que a pedagogia tem por objectivo elaborar uma doutrina da educao, no s terica e prtica como tambm da moralidade, da qual uma prolongamento, e que no , exclusivamente, nem cincia, nem tcnica nem filosofia, nem arte, seno tudo isto junto e ordenado segundo articulaes lgicas.

As cincias da educao. Conceito e classificao


Vista a complexidade do processo educativo a primeira interrogao que podemos colocar-nos se existe uma s ou vrias Cincias da educao. Sobre o tema h respostas para todos os gostos, se bem que a generalidade dos autores tenda em considerar a existncia de uma nica cincia da educao. Mas vejamos as distintas posturas: 1. Um primeiro grupo poderia ser formado pelos partidrios da Pedagogia como uma cincia da educao merecedora de tal nome. Todas as demais cincias relacionadas com a educao seriam simples ramos daquela e portanto so denominadas cincias pedaggicas. Entre os partidrios desta tese poderamos citar Manganiello, Planchard, Vexliard, etc. 2. Um outro grupo de autores, apesar de considerarem a Pedagogia como a cincia geral da educao, no vem inconveniente em admitir a existncia de outras cincias da educao, mas sem lhes atribuir carcter independente em relao primeira. Aqui poder-se-iam citar os nomes de Garca Hoz e Nassif. 3. Num terceiro nvel encontraremos aqueles que admitem a existncia de um conjunto de cincias relacionadas com a educao, mas independentes entre si como disciplinas cientficas. O denominador comum das Cincias da educao seria o ter por objecto formal a educao, mas considerando-a cada uma delas desde um ponto de vista especfico diferente, o que lhes proporcionar entidade independente. Autores partidrios desta opinio so, por exemplo, Clausse e Garca Garrido. 4. Num ltimo extremo estariam os que verberam o qualificativo de Cincias da educao a toda a cincia relacionada com a educao, directa ou indirectamente, mesmo que no a tenha como objecto especfico de estudo. Deste modo, o universo das Cincias da educao amplia-se consideravelmente. Autores representativos desta opinio so Debesse-Mialaret e Juif-Dovero. No que nos diz respeito, aderimos aos partidrios da terceira postura descrita. Admitimos a existncia de um grupo de cincias Cincias da educao que tem a educao por objecto comum o estudo, mas cada uma delas complementa-a desde uma perspectiva ou dimenso especfica.
ORIENTADOR LOCAL: PROF. RUI PIMENTA

parte da possibilidade ontolgica da sua existncia, as Cincias da educao justificam-se por uma necessidade prtica. Com efeito, hoje impossvel dominar plenamente as tcnicas e os conhecimentos de todas e cada uma das propostas Cincias da educao; tal o desenvolvimento que atingiram nos ltimos anos. Portanto, se o seu desenvolvimento exige especialistas prprios e o seu objecto formal de estudo tambm nico, que razo pode haver para regatear-lhes o carcter de cincias independentes? O facto de as referidas Cincias da educao convergirem num ponto comum, a educao, no pode ser argumento suficiente para proclamar a sua unidade; do mesmo modo que resulta impossvel nos nossos dias solicitar a existncia de uma nica cincia que estude o homem: Cincia humana ou Antropologia, considerando todas as demais como simples ramos daquela. Por este caminho chegaremos de novo Filosofia como nica Cincia. O caso da Medicina, forosamente transformada em Cincia mdica, o do Direito, especialmente ilustrativo dos nossos propsitos. Em definitivo, foi o avano e o volume de conhecimentos legados o que separou, por volta do Renascimento, as Cincias fsico-naturais do tronco comum filosfico. Nestes ltimos anos consideramos que igual processo aconteceu com as distintas Cincias da educao em relao Pedagogia. As relaes que mantm entre si as diversas Cincias da educao encontram-se no esquema seguinte, [...]. A classificao proposta apoia-se na anlise do processo educativo, seguindo os diversos elementos que o compem e sua mtua relao.
CINCIAS TELEOLGICAS CINCIAS ILUSTRATIVAS

Teologia da Educao

Filosofia da Educao

Histria da Educao

Educao comparada

Transcendentes

Imanentes

Histricas

Geogrficas

FINS

ILUSTRAES

FUNDAMENTAO

NORMATIVA

APLICAO

CONDICONANTES

GERAL

DIFERENCIAL

EDUCATIVA

MBITO ESCOLAR

INSTRUCTIVA

Pessoais

Sociais

Biologia da Educao Psicologia da Educao

Sociologia da Educao Economia da Educao

Pedagogia geral

Pedagogia diferencial

Orientao educativa

Organizao escolar

Didctica

CINCIAS NORMATIVAS

CINCIAS APLICATIVAS

CINCIAS CONDICIONANTES

A educao apoia-se em dois mbitos iniciais: o primeiro constitudo pelos fins e o segundo pelos condicionantes da educao. Pouco h a dizer a respeito dos primeiros, posto que a sua denominao e significao so comumente aceites; s insistiremos no cariz imanente de uns e transcendente, em busca da vida ultra terrena, de

ORIENTADOR LOCAL: PROF. RUI PIMENTA

outros. Os primeiros, sero objecto da Filosofia da educao, dos segundos se encarregar a Teologia da educao. Um pouco mais de explicao pode merecer os condicionalismos. A aco educativa, uma vez clarificada em sua finalidade, acha-se ante a realidade sobre a qual deve actuar; realidade que sendo o homem um ser social, extravasa o tradicional sentido de sujeito da educao. Sem dvida que a primeira realidade o sujeito destinatrio da aco educativa, mas acontece num marco social que condiciona a forma, o lugar e as possibilidades gerais em que poder suceder o hecho educativo. Condicionante , pois, em primeiro lugar a personalidade do educando de cujo estudo se encarregar, no aspecto fsico, a Biologia da educao e, no psicolgico, a Psicologia da educao. Seguidamente, condicionantes so todos os requisitos que a estrutura social coloca ao desenvolvimento da educao apesar de o seu grau de incidncia ser desigual estudados pela Sociologia da educao e pela Economia da educao, principalmente. Fins e condicionantes sistematizam-se no processo educativo que se alimenta dos contributos que qualificamos de ilustrativas da investigao histrica e comparativa. A designao de ilustrativas para as duas cincias da educao que cobrem este mbito, a Histria da educao e a Educao comparada, no menosprezando a sua importncia, refere antes a sua considerao de cincias no-normativas. A sntese que converge no processo educativo , pelo contrrio, essencialmente normativa, normativa geral ou diferencial, segundo a amplitude que pretende cobrir. No primeiro caso encontramo-nos perante a Pedagogia geral e no segundo perante a Pedagogia diferencial. Nesta ltima assinala-se que toda a aco educativa acontece num marco ambiental, ou mbito de actuao, que oferece trs alternativas: a famlia, a escola e a sociedade. Como lgico, no consideramos aqui a possibilidade de situaes inditas ou totalmente anormais, como seria a convivncia permanente de um educador e um ou vrios educandos num lugar totalmente isolado. A cada uma das alternativas ambientais, que numa sociedade moderna se do conjuntamente ainda que no necessariamente ao mesmo tempo corresponder a um ramo da Pedagogia diferencial: sero, respectivamente, a Pedagogia familiar, a Pedagogia institucional ou escolar e a Pedagogia social. Por ltimo, chegamos ao terreno onde se materializa o processo educativo. A aplicao entraa aco no ensino-aprendizagem, da qual se responsabiliza a Didctica, ajudada pela Organizao escolar quando ela ocorre em ambiente escolar. Alm disso, existe a ajuda ou auxlio pessoal estritamente educativo, estudado pela Orientao educativa.

A Didctica
Na nossa classificao citamos a Didctica entre as cincias aplicativas da educao, o que indica igualmente como a Organizao escolar e a Orientao educativa o seu carcter eminentemente prtico. No se exclui a discusso terico-especulativa, mas a practicidad a sua principal razo de ser. A Didctica tem a instruo como o objectivo a conseguir, para o qual se preocupa de estudar o trabalho discente congruente com o mtodo de aprendizagem, e, por extenso, identifica o trabalho docente que a ele se coliga (Fernndez Huerta). Para alguns autores a Didctica a simples aplicao da normativa pedaggica. Esta concepo tem uma dupla origem: de uma parte, a identificao da instruo com a educao; de outra, a associao da Didctica aplicao metodolgica educativa geral, e no a exclusivamente instrutiva. Com efeito, so muitos mais os autores que atribuem Didctica um objecto de estudo diferente do da Pedagogia, e a relao entre ambas as cincias deriva da existente entre instruo e educao. Por outro lado, a Didctica abarca exclusivamente a metodologia do ensino, e no a metodologia educativa geral, tal como destacam Titone e Nassif, entre outros. J tradicional a diviso da Didtica em geral e especial. Didctica geral incumbe o conjunto de conhecimentos didcticos aplicveis a qualquer sujeito, enquanto que Didctica especial todo o trabalho discente e mtodos aplicados a cada uma das disciplinas ou arte humanas dignas de considerao. No faltar quem se pergunte se realmente necessria a Didctica geral, dado que poderia considerar-se o actuar didctico como um conjunto de aces da Didctica especial. Stcker proporciona-nos argumentos para defender a existncia de ambas:
ORIENTADOR LOCAL: PROF. RUI PIMENTA

A Didctica geral trata as questes gerais de todo o ensino: comuns a todas as matrias, procura expor os princpios e postulados que em todas as especialidades se apresentam e que por isso ho-de ser objecto de consideraes fundamentais... A tendncia inerente a cada especialidade de sobrestimar a sua matria em relao s demais ou da formao em geral, contrape-se aos objectivos da formao didctica geral que abarca a formao integral do jovem, enquanto que a didctica das distintas especialidades deve ocuparse, dentro da totalidade do ensino, das exigncias especficas de cada uma.

ORIENTADOR LOCAL: PROF. RUI PIMENTA

You might also like