You are on page 1of 67

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

ASPECTOS HISTRICOS E FILOSFICOS DO DIREITO

1 PERODO

Ana Patrcia Rodrigues Pimentel Jair Jos Maldaner

PALMAS-TO/ 2005

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

APRESENTAO

A apostila que voc est recebendo tem como objetivo orientar suas leituras quanto relao Filosofia, Histria e Direito. Voc ter a possibilidade de analisar conceitos como justia, leis, normas, tica, moral etc. em diferentes autores e correntes de pensamento, tendo sempre como referncia a intrnseca relao entre o trip Filosofia, Histria e Direito. Os textos e leituras propostas tambm tm como objetivo fazer com que reflita sua prtica de trabalho dentro da rea judiciria. Desta forma, desejamos a voc uma tima reflexo e bons estudos.

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

PLANO DE ENSINO.
Professores: Ana Patrcia Rodrigues Pimentel & Jair Jos Maldaner. Disciplina: ASPECTOS HISTORICOS E FILOSOFICOS DO DIREITO. Carga horria: 60 h.

EMENTA
Introduo aos conhecimentos bsicos da Histria e pressupostos lgicos para o estudo da Filosofia do Direito. Definio, viso histrica e moderna. Teorias jurisfilosficas (naturalismo e positivismo). Axiologia: Sociedade, Ordem, Poder. Origem e Legitimidade do Poder. Histria das Instituies Jurdicas: Civilizaes no Ocidentais. Formao do Direito Ocidental: Grcia, Roma, Direito Econmico. Evoluo do Direito Ocidental: Codificao. Direito Luso Brasileiro Colnia, Imprio, Repblica.

OBJETIVOS - Analisar as diferentes teorias e autores no que se refere aos conceitos de justia, leis, tica, moral tendo como referncia a relao entre Filosofia, Histria e Direito; - Realizar uma anlise crtico-valorativa das instituies jurdicas; - Proporcionar aos alunos a possibilidade de reflexo da prtica de trabalho na rea judiciria.

CONTEDO
- A Histria e a Filosofia do Direito. - Caractersticas e condies histricas do nascimento da Filosofia do Direito. - A Formao Histrica e Filosfica do Direito na Grcia: Sofistas, Scrates, Plato e Aristteles. - A Formao Histrica e Filosfica do Direito em Roma. - Evoluo Histrica e Filosfica do Direito na Idade Mdia. - O Direito Cannico e suas influncias na cultura ocidental. - Evoluo Histrica e Filosfica do Direito na Idade Moderna. - As Escolas Clssicas do Direito Natural na Idade Moderna: Grcio, Pufendorf, Hobbes, Locke, Rousseau, Montesquieu, Kant e Hegel. - Jusnaturalismo e o Juspositivismo. - A idade contempornea e a problemtica filosfica do sculo XX. - A Codificao no sculo XIX. - O existencialismo Jurdico. - Direito como norma histrica e filosfica de Valores morais e ticos. - Direito e Justia.
3

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

- Poder e Direito. - A Evoluo Histrica e filosfica do Direito Luso- Brasileiro. - Poder poltico, Legitimidade e Estado democrtico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BIBLIOGRAFIA BSICA BITTAR, Eduardo C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. 4 edio. Atlas. So Paulo, 2005. CRETELLA Jr. Jos. Curso de Filosofia do Direito. 10 edio. Forense. Rio de Janeiro. 2004. MASCARO, Alysson Leandro Barbate. Introduo Filosofia do Direito: Dos Modernos aos Contemporneos. 1 edio, So Paulo:Atlas,2002. NADER, Paulo. Filosofia do Direito. 14 edio. Rio de janeiro: Forense, 2003. NUNES, Rizzatto. Manual de Filosofia do Direito. So Paulo:Saraiva, 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2 ed So Paulo: Moderna,1993. CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 6 ed So Paulo, SP: tica,1997. COTRIM, Gilberto. Histria Global. So Paulo: Saraiva, 1997. Vol. nico. FERRAZ Jr., Tercio Sampaio. Estudos de filosofia do direito: reflexes sobre o poder, a liberdade, a justia e o direito. So Paulo: Atlas, 2002. GAVAZZONI, Aluisio. Histria do Direito. 2 Edio. Rio de Janeiro: Freitas Bastos,2002. GUSMO, Paulo Dourado, Filosofia do Direito. 4 Edio. Rio de Janeiro. 1998. LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O Direito na Histria. So Paulo: Max Limonad, 2000. MACEDO, Silvio de. Histria do Pensamento Jurdico. 2 Edio. Sergiu Antonio Fabris editor. Porto Alegre, 1997. MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. 9ed. So Paulo: Paulus, 1981.vol. 1 e 2.

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

PAUPERIO, Artur machado. Introduo ao Estudo do Direito. 3 Edio.Rio de Janeiro:Forense 1998. REALE, Giovanni & ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antigidade e Idade Mdia: 5 ed. Vol I.So Paulo: Paulus, 1990. WOLKMER, Antonio Carlos. Ideologia Estado e Direito. 2 Edio. So Paulo:Revistas dos Tribunais,1995. Site: http://geocities.yahoo.com.br/dirutopic/filosofia_do_direito.htm.

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

SUMRIO

Tema 1 Histria e Filosofia Do Direito Tema 2 Caractersticas e Condies Histricas do Nascimento da Filosofia Tema 3 A Formao Histrica e Filosfica do Direito na Grcia: Sofistas e Scrates Tema 4 A Formao Histrica e Filosfica do Direito na Grcia (Continuao): Plato E Aristteles Tema 5 A Formao Histrica e Filosfica do Direito em Roma: Tema 6 Formao Histrica e Filosfica do Direito na Idade Mdia Tema 7 O Direito Cannico e suas influncias na cultura ocidental Tema 8 Evoluo Histrica e Filosfica do Direito na Idade Moderna Tema 9 As Escolas Clssicas do Direito Natural: Grcio, Pufendorf, Hobbes, Locke e Rousseau Tema 10 As Escolas Clssicas do Direito Natural: Montesquieu, Kant e Hegel

07

12

18

23 32 38 45 50

55

62

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 01

HISTRIA E FILOSOFIA DO DIREITO


Objetivo: Nesta primeira aula, destacaremos a relao entre Filosofia, Histria e Direito. Apresentaremos agora as principais caractersticas deste importante trip. A FILOSOFIA
O que a atividade prpria dos filsofos? A palavra filosofia tem sua origem e significado dos termos gregos philo, que significa sabedoria, e shopia, que significa amor, amizade. Significa, portanto, amor sabedoria, amor e respeito pelo saber. Desta forma, filosofia um estado de esprito, o da pessoa que ama, deseja, estima, procura e respeita o conhecimento, o saber. Atribui-se ao filsofo grego Pitgoras a inveno da palavra filosofia.

A atividade Filosfica: H praticamente tantas respostas quantos so os autores. No h uma definio nica. Cada filsofo contribui e juntos eles produzem o que chamamos filosofia. Filosofia no teoria distante da Vida. Ela uma forma de vida. No algo que se contempla, mas algo que se vive. Fala do sentido profundo de nossa existncia. .
Mas quais as atitudes e caractersticas que a filosofia possui? a admirao, a indagao, a atitude crtica e a reflexo.

A origem do filosofar, o impulso para o filosofar emana da admirao, espanto e inquietao. A nica coisa de que precisamos para nos tornar bons filsofos a capacidade de nos admirarmos com as coisas. A admirao nos aproxima do espetculo da vida no dia-a-dia da nossa existncia. Espetculo que nos deixa constantemente surpresos, nos deixa em dvida, nos induz ao perguntar, ao questionar. O espanto inicia, carrega e sustenta a filosofia. O espanto mantm a filosofia, sua alma e inspirao. Como nos diz Fernando Pessoa: ''A espantosa realidade das coisas a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa o que , e difcil explicar a algum o quanto isso me alegra, e
7

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

quanto isso me basta (Seleo Potica). Do espanto, da admirao nasce a segunda caracterstica da filosofia: a indagao. A indagao, o questionamento filosfico surge, pois, de um sentimento de surpresa, de estupefao e de susto diante do devir das coisas. Diante da realidade que aparece o filsofo tomado de espanto e pergunta: Que isto? Por que assim e no diferente? A atitude filosfica do indagar, na qual nos dirigimos ao mundo que nos rodeia, perguntando o porqu das coisas, central para a filosofia. A capacidade da admirao aliada indagao cria a terceira caracterstica da filosofia: a atitude crtica. Ter uma atitude filosfica acima de tudo ter uma atitude crtica diante de todas as coisas. Algumas perguntas bsicas da filosofia em sua atitude crtica so: O que? Por que? Como? Admirao, indagao e atitude crtica proporcionam, finalmente, a caracterstica da reflexo.

A reflexo, movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo, tambm atitude bsica da filosofia. Uma pergunta comum, que se faz muito quando se estuda filosofia : Para que Filosofia? Fazer a pergunta, para que filosofia, natural. Mas no natural perguntar: Por que Matemtica? Por que histria? Por que direito? No fundo porque em nossa sociedade uma coisa s tem direito a existir se tiver alguma utilidade prtica imediata, o que para a maioria das pessoas no o caso da filosofia. Definies de Filosofia: Uma das maiores dificuldades para um filsofo definir filosofia. Vamos expor agora algumas definies possveis, mas que, como veremos, muitas no conseguem abranger todo o conceito de filosofia. Em seu livro Convite a Filosofia, Marilena Chau, d as seguintes definies: 1- Viso de mundo: de um povo, de uma civilizao ou de uma cultura. uma definio muito ampla e genrica que no permite, por exemplo, distinguir a filosofia da religio. 2- Sabedoria de vida: a filosofia seria uma contemplao do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sbia e feliz. Esta definio nos diz somente o que se espera da filosofia (a sabedoria interior), mas no o que e o que faz a filosofia.

3- Esforo racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. Esta definio d a Filosofia a tarefa de explicar e compreender a totalidade das coisas, o que impossvel.

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

4 - Fundamentao terica e crtica dos conhecimentos e das prticas. A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural e histrica tornam-se estranhas, espantosas, incompreensveis. Quando o senso comum j no sabe o que pensar e dizer e as cincias ainda no sabem o que pensar e dizer. Segundo CHAUI, (1997. p. 16-17), esta ltima definio completa, pois abarca a filosofia como Anlise das condies das cincias, da religio, da moral, como reflexo sobre si mesma, e como crtica das iluses e preconceitos individuais e coletivos das teorias cientficas, polticas. A Filosofia a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas mltiplas formas. HISTRIA Vamos analisar agora o segundo elemento deste trip, a Histria. A histria pode, assim como o direito ou a filosofia, desempenhar em momentos de mudanas, um papel legitimador da situao vigente, pode tambm ter um papel restaurador ou reacionrio, mas pode tambm ter um papel crtico diante da realidade. Para fazer a histria no podemos considerar somente as estruturas, os episdios e os grandes feitos, h que considerar tambm o cotidiano das pessoas, a vida material, ou seja, vestimentas, alimentao, medicao, diverso, os hbitos mais cotidianos das pessoas de uma determinada poca. Levando em considerao esta vida material, cotidiana das pessoas descobre-se um elemento indispensvel no historiador que o identifica com o filsofo: a estranheza, a curiosidade. Desta forma o historiador se aproxima das coisas com a surpresa e o assombro da diferena. Completando nosso trip, neste momento, falaremos da relao da Filosofia e da Histria com o Direito. A FILOSOFIA DO DIREITO COMO PARTE DA FILOSOFIA A princpio trata-se de compreender a Filosofia do Direito como mero desdobramento dos saberes filosficos j estabelecidos. Para isso muito contribuiu a propria histria do pensamento, pois at o advento do hegelianismo toda a histria das idias de Direito encontram-se mescladas a sistemas e pensamentos de filsofos. Hegel
http://images.google.com.br/images/hegel. Hegelianismo: Georg Wilhelm Friedrich Hegel, o ltimo filsofo clssico famoso. Nasceu em Stuttgart, a 27 de agosto de 1770, e faleceu a 14 de novembro de 1831, em Berlim.Ver tema 10 Histria a cincia que estuda, de maneira crtica, o conjunto das transformaes, continuidades, rupturas, revolues e transies pelas quais passou a humanidade desde sua existncia.

De acordo com Bittar & Almeida (2005, p. 46), a Filosofia do Direito desgarrou-se de maiores atrelamentos com sua matriz, produzindo sua prpria autonomia. Percebia que pensar o Direito, em virtude da prpria
9

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

complexizao dos direitos positivos, demandavam do terico, compreenso especifica das injunes, das prticas, das tecnicas juridicas.

Com isso, formou-se toda uma corrente de especialistas na Filosofia do Direito que, sem serem filosofos de formao, dedicaram-se a pensar seu proprio objeto de atuao. No entando, devemos ressaltar que o saber filosfico continua influenciando a histria das idias jusfilosficas. impossvel distanciar definitivamente, a Filosofia do Direito da Filosofia, uma vez que s perplexidades bsicas do ser humano so investigadas pela filosofia. Os pontos de contatos entre a Filosofia e a Filosofia do Direito so tantos e to interdependentes que qualquer tomada de posio, no mbito da filosofia, encontra ressonncia imediata no campo da Filosofia do Direito. Podemos definir como metas e tarefas da filosofia do direito as seguintes:

Auxiliar a estrutura do pensamento lgico-jurdico; Fazer a crtica das prticas jurdicas; Trabalhar e revalorizar os conceitos de justia, direito, lei e normas; Auxiliar a compreenso do Direito enquanto saber.

Ento, a partir do nosso estudo, podemos afirmar que a Filosofia do Direito a parte da Filosofia que se aprofunda nos estudos inerentes, no s ao homem, mas tambm a esse em sua relao com a justia, a moral e o social; como tambm a relao juridica aceita em prol desse estado social de vivncia humana.

Atividades:

1- So atitudes e caractersticas da filosofia: a) ( ) a liberdade, a responsabilidade e o autoritarismo; b) ( ) admirao, a indagao, a atitude crtica e a reflexo; c) ( ) o otimismo, o senso comum e o dogmatismo.

2- A partir das discusses apresentadas nesta aula, analise a importncia da filosofia e da histria no estudo do Direito.

......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... .........................................................................................................


10

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

......................................................................................................... .........................................................................................................

Referncias Bibliogrficas: CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 6 ed. So Paulo: tica1997. ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2 ed, So Paulo: Moderna, 1993. BITTAR, Eduardo C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. 4 edio. So Paulo: Atlas, 2005.

11

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 02

CARACTERSTICAS E CONDIES HISTRICAS DO NASCIMENTO DA FILOSOFIA


Objetivo: Nesta aula vamos analisar os aspectos culturais (o mito e a religio) e os aspectos histricos que proporcionaram o surgimento da fIlosofia na Grcia. De incio vamos fazer uma anlise histrica da Grcia e, logo aps, entrar na questo da mitologia e as condies que permitiram o nascimento da filosofia entre os gregos. Daremos especial ateno aos fatos que do a passagem da administrao da lei e da justia das mos de uma organizao familiar para as mos do Estado. Para isso, vamos conhecer um pouco sobre a histria da Grcia. A unidade bsica da sociedade grega aps o sculo XII a.C. era o genos, uma grande famlia. Os descendentes de um mesmo antepassado viviam no mesmo lugar. O genos tinha o seu chefe chamado pater-familias, que passava o poder ao filho mais velho, tinha seu culto aos antepassados, sua prpria justia que era baseada no costume, na tradio. Cada genos, famlia era autnoma e auto-suficiente economicamente, ou seja, era uma organizao fechada. Mapa da Grcia Antiga

http://www.suapesquisa.com/grecia/
12

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Com o passar do tempo esse modelo de organizao social entrou em crise. Houve necessidade de se repartir a propriedade coletiva dos bens e isso fortaleceu o individualismo. Na diviso da propriedade os parentes mais prximos do pater-familias foram favorecidos, o que causou insatisfao aos parentes mais distantes. A desintegrao do sistema dos genos aumentou as diferenas entre as pessoas. Gerou a passagem do poder do pater-familias para os parentes mais prximos, os euptridas (filhos do pai). Esses monopolizavam os equipamentos de guerra, a justia, o poder religioso. Esta camada deu origem aristocracia grega, cujo poder resultava da posse da terra. A aristocracia grega se reunia em fatrias (irmandades) e as fatrias, em tribos. Da reunio das vrias tribos surgiu a organizao poltica tpica da Grcia antiga, a cidade-estado (polis). No demorou muito para os euptridas perderem poder devido ao crescimento de outros grupos, como os comerciantes e artesos, que queriam participar do governo, e pelos pobres que queriam a absolvio da escravido por dvida e a repartio das grandes propriedades. Desta forma, pressionados, os aristocratas de Atenas foram obrigados a fazer reformas para acalmar a situao. Ento surgiram os Legisladores. Em 621 a . C Drcon recebeu a misso de preparar uma legislao. At essa poca a legislao era oral. Drcon imps como pena para a maioria dos crimes a pena de morte, suas leis eram to rigorosas que ainda hoje o termo draconiano quer dizer cruel, rigoroso. A importncia desse perodo est no fato da administrao da justia passar das mos dos euptridas (justia familiar) para o Estado (polis). O problema que politicamente nada mudou, pois os euptridas mantiveram o monoplio do poder. Antes apoiados no costume, agora na lei escrita. A crise permaneceu e Drcon foi substitudo por Slon, em 594 a . C, como legislador. Slon promoveu mudanas na legislao que tinham como objetivo principal estabelecer uma justia correta para todos, ou seja, uma justia baseada na igualdade de todos perante a lei. Slon lanou as bases do futuro regime poltico de Atenas, a Democracia, implantado por Clstenes em 507 a . C. Clstenes reformou a estrutura poltica grega. Os princpios bsicos eram: direitos polticos para todos os cidados; participao direta dos cidados no governo atravs das assemblias. Para isso, Atenas foi dividida em trs regies: litoral, cidade, interior. Cada regio foi dividida em 10 unidades chamadas trities(demos) que quer dizer, literalmente, povo. Clstenes organizou ento 10 tribos, formando cada tribo com trs trities, uma em cada regio. A primeira tribo, por exemplo, era composta por uma tritie do litoral, uma do interior e uma da cidade. Agrupando trs a trs as 30 trities existentes, formavam as 10 tribos. O sistema de tribos era formado por elementos de todas as camadas sociais, quebrando o sistema de Slon, baseado na origem regional e familiar. Para participar das assemblias todo cidado devia se inscrever
13

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

numa tritie, perdendo com isto o nome de famlia. Esse sistema foi chamado de democracia porque o demos era o elemento principal. O governo era exercido por trs poderes: Legislativo, Judicirio e Executivo. Os representantes dos trs poderes eram escolhidos dentre as diferentes tribos. E como fica a relao entre mito e filosofia?

MITO E FILOSOFIA Antes do nascimento da filosofia os mitos davam respostas s perguntas do homem. As histrias mitolgicas passavam de gerao em gerao. Na Grcia por volta de 700 aC, os poetas narradores Homero e Hesodo registraram boa parte da mitologia grega, o que possibilitou a discusso e questionamento dos mesmos. A filosofia reformulou e racionalizou as narrativas mticas, transformando-as numa explicao nova e diferente. Observe o quadro a seguir:

O que mito? Mito uma narrativa, uma explicao imaginria, fantasiosa da realidade. Para os gregos o mito ganhara fora pela autoridade e confiabilidad e da pessoa do narrador.

MITO - uma explicao e narrativa cujo contedo no se questiona; - Interferncia de agentes divinos na explicao dos fenmenos; - No se importa com contradies e com o incompreensvel. -

FILOSOFIA Problematiza, convida discusso, exige coerncia interna; Rejeita a interferncia de agentes divinos na explicao dos fenmenos; No admite contradies e o incompreensvel.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os poetas filsofos? O poeta Homero autor dos poemas Ilada e Odissia. Antes do nascimento da filosofia, os poetas tinham imensa importncia na educao e na formao espiritual dos gregos. Em Homero h esforo tpico do filsofo, voltado para as motivaes e para as razes dos acontecimentos narrados. Homero j apresenta o que seria o tema clssico da filosofia grega: a posio do homem no universo. O poeta Hesodo autor da obra Teogonia na qual relata como se deu a origem dos deuses. Em sua Cosmogonia Hesodo relata tambm a origem e gnese do universo. Fixou o quadro csmico dentro do qual se mover a especulao cosmolgica dos filsofos. Sua obra Os trabalhos e os dias influenciou na constituio da tica grega.

14

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

A autoridade que os poetas possuam levou os gregos fundao de sua religiosidade. Veremos a seguir, a influncia da religio pblica e da religio dos mistrios entre os gregos. A Religio Pblica, da qual os poetas Homero e Hesodo so referncias, Hierofnica (tudo explicado em funo da interveno dos deuses), Antropomrfica (Os deuses so foras naturais personalizadas em formas humanas), Naturalista (o homem deve fazer o que prprio de sua natureza). No preciso elevar-se acima de si mesmo. A religio Pblica no era revelada. No havia livros sagrados, nem dogmas. Isso permitia a mais ampla liberdade especulao filosfica. Os Mistrios rficos, religio fundada pelo poeta trcio Orfeu, introduz um novo esquema de crenas e uma nova interpretao da existncia humana: a) No homem h um princpio divino, unido ao corpo por causa de uma culpa original; b) A alma imortal, no morre com o corpo, passa por uma srie de reencarnaes at expiar completamente a culpa; c) A vida rfica com ritos e prticas a nica que pode dar fim ao ciclo de reencarnaes; d) Para quem se purificou h um prmio no alm, e punio a quem viveu outro tipo de vida. A diferena principal entre as duas religies est na relao corpo e alma. Para a Religio Pblica h uma viso unitria. No h imposio de nenhuma ascese, encoraja-se plena satisfao das capacidades humanas. Nos Mistrios rficos a viso dualista. Impe-se uma ascese rigorosa. A liberdade religiosa e poltica na Grcia contriburam significativamente para o nascimento da filosofia. Os povos orientais, por exemplo, eram submetidos a uma cega obedincia ao poder religioso e poltico. No sculo VII e VI a.C., a Grcia passou da agricultura ao desenvolvimento comercial. As cidades tornaram-se centros comerciais e a populao aumentou. Nas colnias houve a constituio de instituies livres devido distncia da me-ptria e devido ao comrcio. A cidade-estado, polis, o lugar onde o cidado se realiza plenamente e somente nela, atravs da participao, argumentando, votando nas assemblias, opinando, interferindo nas decises, o cidado cumpre seu dever. O Estado o horizonte tico do homem grego. O cidado vive em funo do Estado. E quais foram, ento, as condies histricas para o nascimento da filosofia? O nascimento da filosofia, na Grcia, se processou a partir de algumas caractersticas especficas, que mostram a genialidade e a originalidade daquele povo. Segundo CHAUI (1997, p. 31-32), podemos citar: Viagens martimas: os gregos descobriram locais onde os mitos diziam ser habitados por deuses, tits etc; Inveno do calendrio: calcular o tempo;
15

Ascese: do Grego (skesis) meditao, exerccio de devoo e meditao religiosa, purificao (http://www.pri beram.pt/dlpo/ definir)

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Surgimento da vida urbana: comrcio e artesanato; Inveno da moeda; Inveno da escrita alfabtica; Desenvolvimento da poltica: lei expresso da vontade coletiva. Espao pblico. Polis, cidado.

Uma pergunta que podemos fazer, quando se trata do nascimento da filosofia, se ela foi um fato tipicamente grego ou ela dependeu de contribuies da sabedoria oriental para nascer. A filosofia tem dvidas com a sabedoria oriental. Homero e Hesodo, os maiores formadores da cultura grega encontraram nos mitos e nas religies orientais os elementos para elaborar a mitologia grega, depois transformados em filosofia. Mas, sem dvida, o esprito do homem grego e sua genialidade foram essenciais para que os conhecimentos dos orientais fossem transformados em cincia racional. Pela filosofia os gregos transmitiram para o ocidente europeu as bases e princpios fundamentais do que chamamos de razo, cincia, tica, poltica e cidadania.

A filosofia, de fato, surge quando os gregos admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicaes que os mitos e a tradio deram, comearam a fazer perguntas e buscaram respostas para elas. Os antigos diziam que a necessidade de filosofar est estruturalmente radicada na prpria natureza humana. Por natureza os homens aspiram ao saber, dizia Aristteles. Os homens tendem ao saber porque se sentem plenos de admirao ou maravilham-se diante do devir. Diante do todo, o homem admira, maravilha-se perguntando sobre a origem e o fundamento, bem como o lugar que ele prprio ocupa no universo. Desde sempre o homem ficou inquieto diante do devir das coisas e procurou explicaes. Por que existe tudo isso? De onde surgiu? Qual a sua razo de ser? Qual o sentido da vida? De onde viemos, o que somos e para onde vamos? Atividades: 1Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda: ( 1 ) genos ( 2 ) ftrias ( 3 ) pater famlias ( 4 ) euptridas 216

( ( ( (

) irmandades ) chefe da organizao familiar ) era o filho do chefe, filho do pai ) grupo familiar, grande famlia.

Comente sobre a importncia do mito na civilizao grega?

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ....................................................................................

3- Tendo como referncia o texto apresentado sobre os mitos na civilizao grega, pesquise sobre o assunto em livros, revistas e outras fontes e relacione quais mitos a sociedade moderno-contempornea ainda preserva, e que outros mitos nossa sociedade criou.

......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ....................................................................................


Referncias: CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 6 ed. So Paulo, SP: tica,1997.

17

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 03

A FORMAO HISTRICA E FILOSFICA DO DIREITO NA GRCIA: SOFISTAS E SCRATES

Objetivo: Entender o pensamento dos Sofistas e de Scrates sobre o homem, o conhecimento, a justia, a tica e a lei. O que o pensamento sofista?

Pricles (495 429 a.C.); Governador de Atenas, nascido nesta cidade, cujo governo marcou o surgimento da civilizao helnica como potncia cientfica da Antigidade. (http://www.sob iografias.hpg.ig .com.br/Pericle s.html).

No sculo V a.C., conhecido como Sculo de Pricles, auge da democracia, Atenas tornou-se o centro da vida cultural e poltica da Grcia. O ideal de educao aristocrtico, baseado em Homero e Hesodo, do guerreiro belo e bom onde virtude maior era a coragem; substitudo pela educao do cidado, a formao do bom orador, que aquele que participa das decises da polis, argumentando e persuadindo os outros. Para educar os jovens desse novo perodo surgem os Sofistas (sbios, especialistas do saber), eles eram cidados da Hlade (toda Grcia), no s de uma cidade-estado. Para os sofistas, o pensamento dos pr-socrticos estava cheio de erros, era contraditrio e no tinha utilidade para a vida da polis (cidades). intil procurar as causas primeiras das coisas, a metafsica, sem antes estudar o homem em profundidade e determinar com exatido o valor e o alcance de sua capacidade de conhecer. O interesse dos sofistas era essencialmente humanstico. A realidade e a lei moral, para os sofistas, ultrapassam a capacidade cognitiva do homem: ele no pode conhec-las. Tudo o que o homem conhece arquitetado por ele mesmo: O homem a medida de todas as coisas (Protgoras). Pode haver conhecimento verdadeiro absoluto, mas somente conhecimento provvel. O fim supremo da vida para os sofistas o prazer. Nesse contexto, como exemplificao, podemos destacar os seguintes mritos dos sofistas: - Iniciaram uma reflexo sistemtica sobre os problemas humanos, ao invs das questes naturais e cosmolgicas dos filsofos pr-socrticos;
18

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

- Aperfeioaram a dialtica e a discusso crtica sobre as limitaes e o valor do conhecimento; - Destacaram o carter diverso e relativo das leis, prprias de cada cidade, enfatizando a contraposio entre natureza (physis), lei (nmos) e pacto (thsis), em que se baseiam o direito natural e o direito positivo. - Defenderam o conceito de natureza comum a todos os homens, o que serviu para fundamentar a lei de modo mais igualitrio e universalista; - Desenvolveram princpios educativos para o ensino de gramtica e retrica; Protgoras considerava-se um mestre da sabedoria e da virtude poltica (politik aret), formando os jovens para o debate pblico e o governo do Estado. O ideal sofstico de uma natureza humana que pode ser educada e constantemente aperfeioada deu incio cincia pedaggica e formao humanista na antiguidade.

O movimento sofstico tinha como pilar de sustentao a opinio e a retrica, cuja tcnica da oratria definia o homem pblico. E foi com essa idia de formao dos jovens na tcnica de instrumentos de oratrias e retricas que se baseavam os sofistas, respondendo as necessidades da democracia grega. E no contexto histrico que se sustentavam, cada vez mais o homem buscava atravs da palavra, e dentro de contradies sobre poltica, planos de guerra, deliberaes legislativas, tentavam definir o que era justo e injusto, caracterizando os discursos jurdicos, definindo o que justia e injustia. Construindo, os sofistas, na prtica poltica e jurdica, a idia de um discurso persuasivo e respeitvel. Como os sofistas se destacavam no campo do direito e da justia?Eles romperam com a criao de que os deuses criavam as leis humanas, mas somente os homens podem fazer regras para o convvio social; as leis so atos humanos e racionais que forjam no seio da necessidade sociais, o que s possvel por meio de discusso comum, da deliberao consensual, da comunicao participativa e do discurso. E de fato, o que h de comum entre os sofistas o fato de, em sua generalidade, apontarem para os conceitos de legalidade e justia, de modo a favorecer o desenvolvimento de idias que se associavam inconstncia da lei a inconstncia do justo (BITTAR e ALMEIDA, 2005, p.63). Vamos agora conhecer alguns filsofos importantes para entender seus pensamentos, no que diz respeito a nosso objetivo de estudo. O primeiro deles Scrates.

Scrates
http://images.google.com.br/images/socrates

Scrates viveu em Atenas entre 469 e 399 a.C. Na sua prpria interpretao de si prprio, concluiu que era o mais sbio porque tinha conscincia da sua prpria ignorncia. Sua vocao era ajudar os homens a procurar a verdade.

19

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Seu objetivo era incitar os homens a se preocuparem antes de tudo com os interesses da prpria alma procurando adquirir sabedoria e virtude. Antes de conhecer as causas primeiras, princpios metafsicos preciso conhecer-se a si mesmo, saber qual a essncia do Homem. O homem a sua alma. Alma a razo, o lugar, sede de nossa atividade pensante e eticamente operante. A alma o eu consciente. Conscincia e a personalidade intelectual, moral. preciso educar os homens a cuidarem de sua alma mais do que do corpo. O mtodo utilizado por ele era o da ironia: espcie de simulao com perguntas desconcertantes. Scrates deixa embaraado e perplexo aquele que est seguro de si mesmo, faz com que o homem veja os seus problemas, desperta curiosidade e o estimula a refletir, no ensina a verdade, mas ajuda a cada um descobri-la nele mesmo. Para ele, aprender no coisa fcil, s lenta e progressivamente se chega ao conhecimento da verdade. H, para Scrates, conhecimentos universais. A alma claramente superior ao corpo. A alma est aprisionada ao corpo. Opinio versus verdade universal: a opinio varia de pessoa para pessoa e o conceito universal o mesmo para todos. Ento, como chegar ao conceito universal? Atravs do mtodo indutivo: das definies de valor limitado passa-se para definies precisas at chegar-se definio adequada. Scrates se preocupou mais com os conceitos de bem, justia, felicidade e virtude. A moralidade identifica-se com o conhecimento. Se o homem peca por ignorncia, porque no admissvel que, conhecendo o bem e o mal, escolha o mal e no o bem. Quem faz o mal, ou ignora o bem, ou no sabe o que escolheu, mau. A felicidade consiste na conscincia reta, seguir os ditames da razo prtica, da virtude. Mas o que virtude? E o que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que . Ex.: virtude de um cavalo correr velozmente. Entendia o filsofo que a felicidade no pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da alma. Quem virtuoso feliz. O homem pode ser feliz nesta vida no importam as circunstncias. A virtude j constitui um fim. O homem artfice de sua prpria felicidade ou infelicidade. O pensamento socrtico era profundamente tico, voltado tica social, sempre atravs do mtodo de especulaes sobre o que era a justia? O que era o bem? O filsofo adotava sempre uma busca da verdade atravs do homem, do conhecimento desse a si mesmo. Em poucas palavras, seus ensinamentos ticos sempre estavam voltados para o conhecimento e a felicidade. Nesse conhecimento, o homem pode julgar entre o bem e o mal, e a partir desse poder discernir e escolher. Conclui que o homem tendo conhecimentos desses fatos e podendo discerni-lo, nunca poder escolher o mal. E a busca da felicidade nada tem a ver com pertences materiais, mas sim com o cultivo de suas verdadeiras virtudes, onde o homem podia controlar suas paixes, em busca de uma condio humana do saber. E a que consiste a felicidade do homem.
20

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

A tica socrtica dedicou-se tica de respeito s leis e, portanto, coletividade. Vislumbrava nas leis um conjunto de preceitos de obedincia incontornvel, independente de essas serem justas ou injustas. Entendia o direito como um instrumento de coeso em favor do bem comum. No entanto as leis que havia ensinado a obedecer contra ele se voltaram. Foi condenado morte por negar as divindades da cidade criando outras, alm de corromper a juventude com seus ensinamentos. E aceitou essa morte como prova do que ele defendia: o valor da lei como elemento de ordem do todo. Por fim, Scrates entendia que pela submisso s leis que a tica da cidade se organiza, j que a tica do coletivo est sempre acima da tica do individual.

Atividades: 1-Como os Sofistas definiam o pensamento dos filsofos da natureza? a) Estava cheio de erros, era contraditrio e no tinha utilidade para a vida da polis. b) O interesse dos sofistas essencialmente religioso, defendiam que o principio de tudo estava na cosmologia. c) Pela submisso as leis. d) Atravs do pilar de sustentao de seus pensamentos, associando seu pensamento sobre o sobrenatural inconstncia da lei e inconstncia do justo. 2-Quanto aos mritos dos sofistas, incorreto afirmar: a)que destacaram o carter diverso e relativo das leis, prprias de cada cidade, enfatizando a contraposio entre natureza (physis), lei (nmos) e pacto (thsis), em que se baseiam o direito natural e o direito positivo. b)que defenderam o conceito de natureza comum a todos os homens, o que serviu para fundamentar a lei de modo mais igualitrio e universalista; c)que aceitaram a reflexo sistemtica sobre os problemas humanos, que provinham das questes naturais e cosmolgicas definidas pelos filsofos pr-socrticos; d) que desenvolveram princpios educativos para o ensino de gramtica e retrica; Protgoras considerava-se um mestre da sabedoria e da virtude poltica (politik aret), formando os jovens para o debate pblico e o governo do Estado. O ideal sofstico de uma natureza humana que pode ser educada e constantemente aperfeioada deu incio cincia pedaggica e formao humanista na antigidade. 3 - Em uma das definies, o filsofo Scrates afirma que preciso educar os homens a cuidarem de sua alma mais do que do corpo. Nessa afirmao o filsofo nos instigava a pensar a respeito de que:

21

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

a) Na leitura sobre o que a filosofia do direito, podemos dizer que o homem lobo do prprio homem, ento temos que ter conscincia que nossa nica virtude a sabedoria. b) Alma a razo, o lugar, sede de nossa atividade pensante e eticamente operante. A alma o eu consciente. Conscincia e a personalidade intelectual, moral. c) O homem a medida de todas as coisas. d)Que de uma forma irnica o filsofo constatava que a alma do homem por vim de Deus era mais pura e tendente ao bem que o corpo, que era cultivo da deciso humana. 4-A qual tica Scrates se dedicou? a)A das leis da coletividade; b)A das leis justas; c)A das leis individuais. d)A das normas individuais que tem primazia a respeito das leis coletivas, por ser o indivduo o centro do universo, o incio e o fim de tudo.

Referncia bibliogrfica: BITTAR, C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. 4 edio. So Paulo:ATLAS,2005.

22

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 04

A FORMAO HISTRICA E FILOSFICA DO DIREITO NA GRCIA (continuao): PLATO E ARISTTELES

Objetivo: Analisar o pensamento de Plato e Aristteles e suas influncias na concepo de justia e direito na antiguidade, e ao longo de todo pensamento filosfico e jurdico posterior. Vamos iniciar nossa discusso conhecendo Plato:

PLATO
Seu nome era Aristcles, mas pelo vigor fsico e extenso de sua testa recebe o apelido de Plato, plats em grego significa amplitude, largueza, extenso.
http://images.google.com.br /images/platao

Plato foi discpulo de Scrates cerca de 10 anos. Filho de famlia nobre entrou na escola de Scrates para se preparar para a poltica. Ficou, porm, decepcionado com as injustias praticadas pelo governo e pela condenao de Scrates morte, abandonando sua aspirao poltica. Com a condenao de Scrates, Plato deixa Atenas e vai a Megara, temendo perseguies do governo de Atenas. Em 387 a.C. volta a Atenas e funda a Academia. A Academia , por muitos, considerada a primeira universidade que existiu, a estrutura do programa era a geometria e a matemtica. Durante sculos a academia foi o centro de atrao para todos os estudiosos. Plato morre em 347a.C. Por tudo isso, Plato ps-se a procura da verdadeira causa. Para encontr-la julgou que devia refugiar-se nas idias e considerar nelas a realidade das coisas existentes. Uma coisa bela porque participa da Beleza (idia, conceito de beleza, que est no mundo ideal); verdadeira porque participa da verdade. A causa do mundo sensvel a sua participao no mundo inteligvel.
23

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

A doutrina das idias a intuio fundamental de Plato da qual derivam todos os outros conhecimentos. Plato demonstra a existncia do mundo das idias da seguinte forma: a) Reminiscncia: no tiramos as idias universais da experincia, mas sim da recordao de uma intuio que se deu em outra vida; b) O verdadeiro conhecimento: a cincia s possvel se trabalhando com conceitos universais. Para isso, deve existir o mundo inteligvel, universal. c) Contingncia: idia necessria e esttica para que se explique o nascer e o perecer das coisas. As idias, segundo Plato, so: incorpreas, imateriais, no sensveis, incorruptveis, eternas, divinas, imutveis, auto-suficientes, transcendentes. E como Plato entendia a tica? A tica platnica ensina a desprezar os prazeres, as riquezas, honras, a renunciar aos bens do corpo, as coisas deste mundo e a praticar a Virtude. A vida aqui na terra passageira, uma prova. A verdadeira vida est no alm-Hades (o invisvel). No Hades, a alma julgada, podendo receber prmios, castigo eterno ou castigo temporrio. Para ele,a virtude consiste no conhecimento e o mal na ignorncia. A virtude uma s: a conquista da verdade. O ensinamento moral de Plato entra em choque com os valores tradicionais baseados nos poetas Homero e Hesodo e codificados na religio pblica, os valores de beleza do corpo, sade fsica so desprezados por Plato. O verdadeiro e autntico fim da vida moral a alma. E como cuidar dela? Procurando purific-la, libert-la dos laos que a prendem ao corpo e ao mundo material, habituando-a a viver s consigo mesma e s para si mesma. A alma deve elevar-se ao supremo conhecimento do inteligvel, ou seja, a contemplao das idias. E a Poltica?

Plato sentia forte atrao pela poltica e se empenhou nela. A poltica tradicional tinha como instrumento a retrica tpica dos sofistas. Para Plato, o instrumento da poltica a Filosofia, pois s ela via segura de acesso aos valores de justia e bem, os quais so as bases autnticas de um Estado autntico. Suas obras polticas so: Repblica e As Leis. Na Repblica, Plato defende que o Estado se origina porque os homens no se bastam a si mesmos. No estado ideal h trs classes: Trabalhadores (lavradores, comerciantes e artesos): neles prevalece o aspecto concupiscvel da alma, o mais elementar, sua virtude principal a temperana que consiste na ordem, domnio e disciplina dos

24

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

prazeres e desejos. Pressupe-se tambm, desta classe, a submisso s ordens das classes superiores. Guerreiros: nestes prevalecem a fora volitiva da alma. A caracterstica destes deve ser, ao mesmo tempo, a mansido e a ferocidade. A virtude dos guerreiros deve ser a fortaleza ou a coragem. Esta classe responsvel pela vigilncia, deve cuidar dos perigos externos e internos da Cidade. Devem observar tambm para que as tarefas sejam confiadas aos cidados conforme a ndole de cada um. Governantes: estes devero amar a cidade como ningum. Tem de cumprir com zelo sua misso e, acima de tudo, tenham aprendido a conhecer e a contemplar o Bem e a Justia. Nos governantes domina a alma racional e sua virtude principal a sabedoria. A justia nada mais do que a harmonia que se estabelece entre essas trs virtudes. Quando cada cidado e cada classe social desempenham as funes que lhes so prprias da melhor forma e fazem aquilo que por natureza e por lei so convocados a fazer, ento se realiza a justia perfeita (REALE & ANTISERI, 1990, p. 163). O conceito de justia em Plato , segundo a natureza, cada um fazer aquilo que lhe compete fazer. A justia s existe exteriormente, nas suas manifestaes, enquanto existir interiormente, na sua raiz, ou seja, na alma. O regime ideal para Plato o do filsofo-rei. Pois o filsofo governa pela sabedoria e sabe discernir melhor do que ningum o que justo ou injusto para a polis. Bom governo o que realiza o bem do homem (da alma). Estado ideal o que quer viver no bem, na justia e na verdade. na Dikelogia platnica que encontramos a Teoria da Justia. Nela, encontramos trs Institutos:
Dikelogia: Dike = justia e Logia = cincia. Neste caso pode ser definida como a cincia da justia, teoria da justia

Estado - eminentemente tico, que tenha por finalidade a realizao da Justia, que seja dirigido pela razo, ou seja, governada pelos sbios. Educao - modo pelo qual o Estado realiza a Justia; preparao para a Justia. Justia - Considerada a virtude central que coordena todas as demais virtudes humanas (sensibilidade, razo, emoo), distribuindo cargos e encargos sociais em funo do mrito de cada um, avaliado a partir da aptido individual. Representa uma harmonia e um equilbrio; designa, a partir dessa perspectiva, a virtude que assegura sua funo a cada parte da alma. (http://geocities.yahoo.com.br/dirutopic/filosofia_do_direito.htm) Para entendermos melhor estes conceitos faremos agora o relato, comentado por Bittar & Almeida (2005 p. 84-85), do Mito de Er narrado por Plato no final do livro X da Repblica. Er, guerreiro originrio da Panflia (sia Menor), morto em uma batalha, teve seu corpo posteriormente encontrado entre outros cadveres
25

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

de guerreiros, mas na espantosa condio de cadver so e ntegro. Uma vez encontrado, reconduzido a sua ptria e velado por doze dias, no ltimo desses doze dias, recobrou a vida e contou aos circunstantes o que havia visto no Hades. Er conta, baseado nas tradies populares a respeito de como seria a vida no Alm. Ao deixar o corpo sua alma foi para um lugar maravilhoso, uma grande pradaria, onde se aglomeravam inmeras almas e onde se avistavam quatro buracos, dois no solo e dois no cu. Os juzes, que ali se encontravam avistavam os justos, e a estes recomendavam seguir direita e para o cu, por uma das aberturas, e avistavam, da mesma forma, os injustos, e a estes recomendavam seguir esquerda e para baixo, por uma das aberturas. Esses mesmos juzes, que selecionavam os justos e os injustos, recomendaram a Er que no tomasse nenhuma das direes, mas que retornasse ao mundo e servisse de testemunha aos homens do que havia visto ali. De uma das aberturas da terra, conta Er ter visto surgir almas sujas e empoeiradas, que contavam sofrimentos e dores, e, pelo contrrio, de uma das aberturas do cu, as almas puras, que contavam maravilhas que haviam visto, todas vindas de uma longa viagem. Scrates, em sua narrativa do relato de Er sobre o supraterreno, insiste em contar apenas o essencial a Glauco, atribuindo ainda a Er outras informaes acerca da vida no Alm. Assim as almas injustas pagavam, para cada injustia cometida, dez vezes mais; a durao de cada punio de cem anos(vida humana); para cada boa ao, na mesma medida, a recompensa decuplicada. A narrativa de Er sobre o sistema de punies e recompensas baseia-se no testemunho de almas que, alm de terem visto coisas feias e padecido coisas ruins, presenciaram grandes criminosos (parricidas, tiranos...) serem impedidos de deixar as entranhas da terra ao tentarem delas sair. Em seguida a uma permanncia de sete dias nessa pradaria, onde tais fatos narrados foram presenciados por Er, as almas dela se deslocaram por quatro dias, caminhando em direo a uma coluna luminosa, que se vertia em direo ao cu. Ali se avistavam Lachsis (futuro), Clotho (presente) e tropos (passado), filhas da Necessidade, responsveis pelo movimento dos arcos celestes. Apresentando-se, relata Er, diante de Lachsis (futuro), cada alma recebia sua sorte no porvir, e isto tendo-se em vista o reencontro prximo com um corpo carnal, mas tudo no por interveno e responsabilidade da divindade, mas por sua prpria liberdade de escolha; escolhendo os modelos de vida, as almas o faziam com base em experincias e hbitos de vidas anteriores, selecionando o que melhor lhes conviesse num futuro prximo. Nesse sentido, tendo em vista a liberdade de escolha de cada alma, podiam ser escolhidas vidas animais ou humanas, aps a escolha, cada alma recebia seu demnio, que lhes encaminharia nas dificuldades da vida. Feito isso, o demnio de cada alma encarregava-se de conduzir sua pupila diante de Clotho (presente), e em seguida, de tropos(passado), tornando irrevogvel o destino por ela escolhido livremente, dentro de seu cabedal de responsabilidades e experincias anteriores. Em seguid,a todas as almas apresentavam-se diante do trono da Necessidade para, posteriormente, passarem pela grande plancie do Lthes, onde, pela noite, beberiam da gua do rio Amelete, responsvel pelo
26

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

esquecimento do que viram e vivenciaram. Feito esse ritual, em meio noite, aps fortes estrondos e relmpagos luminosos, cada alma conduzida ao local onde renascer. Er, por sua vez, no tendo bebido da gua do rio Amelete (responsvel pelo esquecimento das vivncias anteriores), e tendo recebido a orientao de retornar ao mundo para contar sua experincia no Alm, recobrou a conscincia e, tomando novamente posse de seu corpo, que foi tirado do campo em meio aos andrajos de guerra, pde, liberto do adormecimento que acomete todas as almas, trazer seus relatos sobre o que seria a responsabilidade de cada qual por seus atos e pelo prprio destino. Pelo relato do mito de Er, percebemos que Plato nos sugere que o homem encontra-se de passagem na terra e que a vida terrena constitui uma prova. A vida verdadeira est no Hades (Alm). No Hades a alma julgada com base exclusivamente no critrio da justia e da injustia, da virtude e do vcio. Os juzes do Alm somente se preocupam com isso, no importa se a alma foi de um imperador, de um sapateiro, de um legislador ou de um agricultor. O que conta so os sinais de justia ou injustia que a alma traz em si. Para Plato existe uma justia divina e ela existe para alm da realidade humana. Esta justia infalvel, impecvel, absoluta, da qual nenhum infrator pode furtar-se. A justia humana relativa e ineficaz (condenou Scrates morte, por exemplo). Depois de termos analisado a teoria de Plato iniciaremos agora o estudo sobre o filsofo Aristteles. ARISTOTELES

Aristteles nasceu em Estagira, na Trcia, em 384 a.C., na fronteira com a Macednia. Seu pai era mdico e serviu a Corte da Macednia. Aos 17 anos, vai a Atenas e entre na Academia de Plato, na qual permanece por 20 anos, at a morte de Plato. Com a http://images.google. morte de Plato (347 aC) volta a Macednia e torna-se com.br/images/aristo preceptor de Alexandre Magno. Em 336 volta teles novamente a Atenas. Em Atenas abriu uma escola chamada Peripattica; pois dava suas lies num corredor do Liceu (Perpatos). O interesse da Escola de Aristteles est nas cincias naturais. Morreu em 322 a.C. Plato escrevera suas obras em forma de dilogo; Aristteles, porm, preferiu o Tratado, pois permitia mais clareza, ordem e objetividade. A atividade filosfica, segundo Aristteles, nasce da admirao. Os homens foram levados a filosofar sendo primeiramente abalados pelas dificuldades mais bvias e foram progredindo pouco a pouco at resolverem problemas maiores. O filosofar deve estar destitudo de conotao utilitria e interesseira. A Filosofia a cincia das causas primeiras, de todas as cincias a nica que livre, pois s ela existe por si. As outras cincias podem at ser mais necessrias que a filosofia, mas nenhuma se lhe assemelha em excelncia.
27

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Aristteles rejeitou a teoria das idias de seu mestre Plato, privilegiando o mundo concreto. A observao da realidade, segundo Aristteles, leva-nos constatao da existncia de inmeros seres individuais concretos e mutveis que so captados por nossos sentidos. Partindo da realidade sensorial-emprica, a cincia deve buscar as estruturas essenciais de cada ser. a partir da existncia do ser que devemos atingir a sua essncia, num processo de conhecimento que caminha do individual ao universal. Para isso, ele elege a experincia como fonte de conhecimento mostrando que as formas so a essncia das coisas, que no h separao entre os objetos e as formas: estas so imanentes queles. As idias no existem fora das coisas: dependem da existncia individual dos objetos. O que a tica para Aristteles?

O Homem um ser racional e sua felicidade consiste na atuao da razo, no em riquezas e honrarias. Felicidade a plena realizao das prprias capacidades. A atuao da razo est na contemplao. Mas os sentidos devem ser satisfeitos. preciso haver harmonia entre razo e sentidos. Prazer e razo. O meio para conseguir a felicidade a virtude. Virtude o hbito de escolher o justo meio. A virtude est no meio. Aristteles no identifica virtude com saber (como Plato), mas d importncia escolha, qual depende mais da vontade que da razo. E a Poltica, como Aristteles a define?

Para Aristteles o Homem por natureza um animal poltico. A Origem do Estado se d de maneira instintiva, natural. Segundo Aristteles, quem vive fora do Estado ou no precisa dele: ou Deus, ou um Animal. O Estado deve tornar possvel a vida feliz, s o Estado torna possvel a completa realizao de todas as capacidades humanas. A finalidade do Estado o Bem-Comum. O que ir tornar possvel a relao entre o homem e a poltica a Justia. Para a realizao da justia preciso que haja vontade, o sujeito ir praticar determinado ato no porque foi condicionado a isso, mas sim porque ele prprio optou. Aristteles lanou as primeiras noes de Justia, no como valor relacionado generalidade das relaes metaindividuais, como faziam os estudiosos de sua poca, mas dentro de uma perspectiva puramente jurdica, isto , considerando as idias de justia e eqidade como fontes inspiradoras da lei e do direito.

Para que voc possa compreender a formas de apresentaremos agora a Tipologia do Justo, segundo Aristteles:
28

justia,

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

JUSTO TOTAL

- a justia universal ou integral, a abrangncia de sua aplicao a mais extensa possvel: as leis valem para o bem de todos, para o bem comum; -Consiste na virtude de observncia da lei, no respeito daquilo que legtimo e que vige para o bem da comunidade;

- Refere-se ao outro singularmente no relacionamento direto entre as partes; - a justia aplicada na relao entre particulares; - O justo particular pode ser dividido em: distributivo e corretivo. -Refere-se a todo tipo de distribuio feita pelo Estado, seja de dinheiro, honras, cargos etc. refere-se as reparties; -Leva-se em considerao aspectos subjetivos, mritos, qualificaes, desigualdades etc. -Conferir a cada um o que lhe devido, dentro de uma razo de proporcionalidade participativa, pela sociedade, evitando os JUSTO PARTICULAR extremos tanto do excesso como da falta; DISTRIBUTIVO -O atendimento s demandas da comunidade deve ser feito da maneira mais eqitativa possvel. -Consiste no estabelecimento e aplicao de um juzo corretivo nas transaes entre os indivduos em paridade de direitos e obrigaes diante da legislao. - Refere-se a reparao nas relaes e na igualdade nas trocas; - objetiva, no se observa a condio dos indivduos para JUSTO PARTICULAR averiguao do que justo ou injusto; -O justo corretivo se exerce por meio do retorno das partes a CORRETIVO situao anterior vigente. Entre o mais e o menos, entre o ganho e a perda, o justo. Novamente Aristteles retorna justa medida ( Mesots). -Consiste na aplicao da justia na cidade, na polis. JUSTO -Tem como objeto a criao de uma situao de convivncia estvel e organizada. POLTICO - a justia que se exerce na casa, na famlia. Justia para com JUSTO a mulher, justia para com os filhos e justia para com os DOMSTICO escravos. -So as leis fundamentadas no na vontade humana, mas na prpria natureza (physis), decorrem da essncia e da estrutura das coisas sem que para isso sejam necessrias a interveno ou a vontade legislativas; JUSTO -No depende, para existir, de qualquer deciso, de qualquer NATURAL opinio ou conceito; -A justia natural o princpio e a causa de todo movimento realizado pela justia legal; -Corresponde parte das prescries vigentes entre os cidados de determinada polis surgida da lei e que tem sua existncia definida pelo legislador; JUSTO LEGAL -A lei possui fora no natural, apenas fundada na conveno. Podendo ser a lei de vrias maneiras que uma vez definida deve ser obedecida; -O justo legal deve ser construdo com base no justo natural. JUSTO PARTICULAR

29

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Outro conceito essencial desenvolvido por Aristteles o da Eqidade. Na realizao de uma lei ou da justia pode ocorrer o injusto, da nasce o conceito da equidade. A eqidade indica um direito que, embora no formulado pelos legisladores, se acha difundido na conscincia das pessoas. Uma lei quando feita tem sua aplicao generalizada. O fato que a lei para todos, mas nem todos os casos devem ser punidos com o mximo de justia. A eqidade nasce do fato de que se deve tratar de maneira desigual os desiguais. Segundo Bittar & Almeida (2005, p. 115-119), h casos para os quais, se aplicada lei em sua generalidade, estar-se- a causando uma injustia por meio do prprio justo legal. Assim como a necessidade de aplicao da equidade surge a partir da singularidade dos casos concretos, exatamente no julgamento dos mesmos que dela deve lanar mo o julgador. A essncia do homem equo definida da seguinte forma: a) capacidade de escolha deliberada e de ao com coisa equa; b) no ser rigoroso na justia, quando esta a pior soluo; c)inclinar-se a ter menos mesmo quando a lei lhe favorvel em detrimento do outro. Esta disposio cultivada pelo homem equo a equidade. Tem-se que nas relaes privadas a equidade representa a excelncia do homem altrusta que, ao ter de recorrer ao imprio coativo da lei, prefere valer-se de tcnicas de civilidade e virtuosismo que seguem os princpios da moral que permeou a escola socrtica. Aristteles foi o precursor de um conceito jurdico de Justia, enfocandoa sob o contexto da polis, isto , mencionando sua importncia na estrutura da elaborao da lei e do direito necessrio vida natural do homem. A polis passa a regular a vida dos indivduos, atravs da lei, segundo os critrios de Justia. Ele acredita numa Justia geral cuja fonte a Natureza. A Justia fundada na natureza das coisas igual em todos os lugares, ao contrrio da Justia no-natural. No h, por toda parte, seno uma s constituio de Justia conforme o Direito Natural, que o melhor. A Justia fundada na natureza das coisas igual em todos os lugares. O Estado produto da natureza, conquanto seja instinto natural do homem convivncia social e poltica. Existe uma lei natural que d caminho a tudo, sendo imutvel, inderrogvel e necessria. Neste caso, o Direito Positivo tem como funo complementar o Direito Natural. A idia de lei natural traz em si a idia da eqidade, equiparao, igualdade. Isto equivale aos conceitos de justia distributiva de Aristteles, conforme o direito natural.

Atividades: 1Responda s questes que seguem usando P, quando se refere ao pensamento de Plato e A, quando se refere a Aristteles: a) ( ) O homem por natureza um animal poltico; b) ( ) O Estado se origina porque os homens no se bastam a si mesmos;
30

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

c) ( ) No Hades a alma julgada, podendo receber prmios, castigo eterno ou castigo temporrio; d) ( ) Desenvolveu o conceito de Equidade;

2-

Na Repblica Plato define que no Estado ideal existem trs classes, so elas: a) b) c) d) ( ( ( ( ) Trabalhadores, guerreiros e governantes; ) Artesos, Exrcito e Agricultores; ) Comerciantes, escravos e governantes; ) Guerreiros, cidados e artesos.

3- Elabore um pequeno texto a partir de sua realidade sobre o sentido da frase de Aristteles: A virtude est no meio, entre a falta e o excesso.

......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ....................................................................................


Referncias Bibliogrficas: BITTAR, Eduardo C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. 4 edio. So Paulo:Atlas,2005. REALE, Giovanni & ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antigidade e Idade Mdia; 5 ed. Vol I. So Paulo: Paulus,1990. Site: http://geocities.yahoo.com.br/dirutopic/filosofia_do_direito.htm)

31

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 05

A FORMAO HISTRICA E FILOSFICA DO DIREITO EM ROMA: Objetivo: Nesta aula iremos trabalhar a importncia da histria e da filosofia para o Direito em Roma. Introduo:
No Sculo IV a.C. Atenas perde sua hegemonia e independncia para os macednios. Podemos datar esse perodo entre a morte de Aristteles em 322 a.C. e o comeo da Era Crist. Nesse longo perodo, a cultura e a lngua gregas desempenharam papel preponderante nos trs grandes reinos helnicos, a Macednia, a Sria e o Egito.

O Helenismo foi a universalizao da cultura greco-romana. O clima helenstico pouco propcio profundeza e originalidade. Os trs grandes filsofos de Atenas, Scrates, Plato e Aristteles se transformaram em fonte de inspirao para diferentes correntes filosficas, sobressaindo a preocupao com a tica. Aps a perda da independncia da polis, o cidado grego sente-se inseguro e perdido. A via da salvao refugiar-se em si mesmo, em sua solido interior. As grandes perguntas do perodo so: O que felicidade? Qual o bem supremo? Para resolver os problemas do homem cosmopolita da poca relativos tica e verdade, surgem quatro grandes movimentos filosficos: Estico, Epicurista, Ctico e Ecltico. O declnio da Polis no corresponde com o nascimento de organismos polticos fortes capazes de ser referncia moral e ascender novos ideais. As monarquias helensticas, nascidas aps a dissoluo do imprio de Alexandre ( 323 a.C.), foram organismos instveis. De cidado, o homem grego torna-se sdito. Das virtudes civis, passa-se a determinados conhecimentos tcnicos que no podem ser domnio de todos, porque requerem estudos e disposies especiais. O administrador da coisa pblica torna-se funcionrio, soldado, mercenrio. H um desinteresse para com as coisas do Estado, da Poltica. O Mundo Helenstico forma indivduos. Quebra-se o lao entre tica e Poltica, Homem-Cidado. A tica torna-se autnoma, baseando-se no Helenismo como tal, na sua singularidade. Caem preconceitos racistas contra brbaros e escravos, pois Alexandre instruiu milhares de jovens brbaros na arte da guerra. Tentou equiparar os brbaros e escravos com os gregos. A cultura helnica (grega) torna-se helenstica na difuso entre os vrios povos e raas. A Hlade teve que assimilar alguns elementos desses povos, dos romanos, por exemplo, a praticidade. Em 146 a.C. A Grcia perde totalmente a liberdade tornando-se uma Provncia Romana.
32

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

A Formalizao do Direito Romano. O Direito Romano passou por perodos de formalizao, onde, os doutos da cincia jurdica aceita apenas trs pocas: So os seis primeiros sculos de Roma, que vai da fundao de Roma at a lei Ebcia, a qual se Direito antigo ou pr introduziu as leis escritas (de 149 a 126 a.C.). Foi um direito simples e excessivamente formal, no clssico: aceitavam qualquer nfimo erro de fato. Abrange quatro sculos e meio e vai da lei de Ebcia at o fim do reinado de Diocleciano no ano 305 a.C. O formalismo foi substitudo pela interpretao alicerada na equidade e no bomsenso, no aceitavam apenas os erros de direito.

Direito Clssico:

Termina com a morte de Justiniano. Nesse perodo, a praticidade fcil ocupa o lugar das interpretaes elaboradas. um direito misturado, o direito romano adaptado aos costumes do povo brbaro. Durante mais ou menos cem anos a Itlia esteve dominada pelos reis Brbaros, no ano de 527 d.C.,Justiniano reconquista a Itlia elevado ao poder do Imprio Romano Oriental, e comeou a Direito Ps-Clssico codificar o Direito Romano. A grande obra de ou Romano-Helnico: Justiniano foi criao de CORPUS IURI CIVILIS, que foi o ncleo do Cdigo Civil. Destacaremos a evoluo do Direito Romano desde a Lei das XII Tbuas: -Em 441 a.C. criado o cargo de pretor, um magistrado especial para retirar dos Cnsules os seus poderes de magistrados; -Em 242 surge a figura de outro tipo de pretor, o Pretor peregrino para se ocupar prioritariamente do julgamento de questes entre estrangeiros que no estavam sujeitos a lei romana. Assim o direito distribudo pelo pretor Pelegrino era um direito prprio, baseado nos costumes estrangeiros; Caracalla, no ano de 212 d.C., deu cidadania a todos que fizessem parte do Imprio Romano. -E enfim com Justiniano surge a grande legislao, o cdigo, o Corpus Jris Civilis, ou como ainda conhecido como o Direito Romano.

Os princpios da cincia jurdica romana no perodo clssico derivam da filosofia Grega. A influncia da Filosofia Grega em Roma aconteceu da seguinte forma:
33

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Influncia do Platonismo: Concepo hierarquizada do direito.


importante destacarmos que no que diz respeito o que Equidade, de forma bastante resumida, uma interpretao do caso concreto, adequando as leis as peculiaridades desse caso. O tema deve ser tratado com os alunos na aula de Introduo ao Estudo do Direito.

Influncia do Epicurismo: a doutrina de maior influncia no mundo romano. Deve seu nome ao pensador grego Epicuro de Samos (347/270 a.C.) que foi seu indicador, no entanto no militou suas idias sozinho, deixou discpulos que a disseminaram, quais sejam Menequeu, Herdoto, Pitocles, Metrodoro, Hermano e Colotes. Foi reconhecendo a importncia dos sentidos e seu papel para o homem que o epicurismo delineia seus princpios ticos, tendo como base fundamental a dor evitada e o prazer almejado. A noo de prazer, h sculos no epicurismo, tornou se sinnimo de perdio, por entender que o cristianismo ser essa uma filosofia de apologia dos vcios terrenos e torpezas humanas. No entanto o prazer que defende o epicurismo a ausncia de dor. Epicuro adverte:
Quando dizemos que o prazer a meta, no nos referimos aos prazeres terrenos dos depravados e dos bbados, como imaginam os que desconhecem nosso pensamento ou nos combate ou nos compreendem mal, e sim ausncia de dor psquica e ataraxia da alma.

A tica social epicurista, uma vez compreendida, leva a concluso de que a conscincia de dor e de prazer induz o homem a se furtar de da dor, e, portanto, a evitar produzi-la injustamente em outrem. Fazendo com isso surgir tica social do prazer. Assim o homem que sofre torna-se sensvel ao sofrimento do outro. Aqui esta a chave da sociabilidade tica do epicurismo, e tambm a chave para a compreenso dos preceitos de justia. A justia consiste em conservar-se longe da possibilidade de causar dano a outrem e de sofr-lo; consiste naqueles lugares em que se concluiu um pacto para no causar e no sofrer danos. Nesse sentido, a prtica da injustia reside no s no medo da dor, mas da sano ou punio aplicada pelo descumprimento do pacto. Podemos afirmar, assim, que a justia necessria e fundamental socialmente, e que de um modo relativo ela igual para todos. De forma relativa porque, s vezes, a injustia est mascarada naquela afirmao de Aristteles de que se deve dar igualdade aos iguais e desigualdade aos desiguais. Assim, podemos concluir que, para o epicurismo, a sensao a origem de tudo, uma vez que na busca do prazer e a repulso a dor, a si e por conseqncia a outrem, faz com que as relaes humanas sejam firmadas em pactos a fim de gozar de um bem estar social.

Estoicismo Romano e a Lei natural ciceroniana: O Estoicismo surgiu na Grcia, mas foi em Roma onde exerceu grande influncia, facilitada pela austera psicologia do cidado romano que constitura o imprio. Filosofia que influenciou com mais fora o Cristianismo, o Estoicismo tornou-se indispensvel para a preservao do Direito grecoromano. Foi fundado no sculo IV a.C. e teve influncias em toda filosofia Antiga e Medieval- Crist. A palavra estoicismo vem de Stoa que significa prtico (entrada do Templo ou Edifcio Nobre).
34

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Os esticos ensinavam sob os prticos de Atenas. Expoentes: Zeno fundador da Escola. Crisipo, Epicleto, Sneca e Marco Aurlio. Para os Esticos, dois elementos constituem a realidade: matria e o logos Razo. Matria=princpio passivo. Logos= princpio ativo. O Estico tem um forte sentimento de Solidariedade, porque o indivduo parte do logos. Todos tm a mesma origem e a mesma misso e esto sujeitos mesma lei. O Estoicismo traz uma viso significativa do desenvolvimento do pensamento ocidental, do ponto de vista de duas classificaes importantes de Justia, o conceito de igualdade e liberdade estico, que com o aparecimento do Imprio resultou na perda desses valores, como a perda de direitos e a participao na legislao do Estado. O Estado aparece como poder poltico, e todo esse poder se concentra nas mos do imperador. Os indivduos esto espalhados por todo o imprio, e, portanto, so iguais do ponto de vista de sua situao. Esse o ambiente no qual se forma o Estoicismo. O Estoicismo busca explicar o mundo, os fenmenos naturais e estabelecer uma tica para o homem, desenvolvendo dois valores que so a igualdade e a liberdade. O ser humano s livre quando a vontade autnoma, e isso era possvel na Grcia, onde os cidados tinham autonomia para criar suas normas jurdicas. Com o surgimento do Imprio, os indivduos perderam sua funo e isso fez com que surgisse uma nova concepo do homem. Uma das concepes esticas era a de totalidade, ou seja, totalidade do universo que era penetrado por uma unidade. O Homem dotado de Razo. O Homem manifestao do Cosmo. O logos de natureza material, porque o que no tem corpo no pode agir. Mas matria especial, sutilssimo, que pode penetrar em qualquer coisa. A tica estica uma tica da ataraxia, voltada no s para a finalidade da conduta humana, mas para a ao, pois nessa que reside capacidade de conferir felicidade ao homem. A tica estica determina os cumprimentos ticos pelo simples dever, ou seja, a tica deve ser cumprida porque se tratam de mandamentos certos e incontornveis da ao, mandamentos esses decorrentes de lei natural; a intuio das normas naturais que conferem ao homem a capacidade de discernir o que favorvel e o que desfavorvel o seu bom agir. Isso vem bem espelhado nas obras de Ccero, quando explica que deve agir no pelo temor social da punio, mas pela vontade de praticar justia deve ser o mvel da ao. Marcus Tullis Ccero (106-43 a.C.) , sem dvida, um grande legatrio de uma sincrtica tradio filosfica. A base da tica ciceroniana a stoa, no entanto no h um purismo na filosofia ciceroniana, pois suas exposies repousam-se tanto no estoicismo, como tambm apelam para um sincretismo filosfico que remonta ao socratismo, ao platonismo, ao aristotelismo. Assim, Ccero no se atm a descrever pura e simplesmente a Direito Romano de sua poca, ou as razes culturais, mas suas razes fundamentais naturais, dentro de uma prospeco tipicamente filosfica. Procura ele demonstrar o direito de uma forma em retrocesso, na busca de sua essncia natural, ou seja, para se estudar a repblica, o direito, e suas manifestaes, devem se estudar as leis, e para iniciar os estudos sobre as leis, devem partir dos estudos da natureza e das leis naturais, levando se em contar a natureza humana. Assim afirmava Ccero:
35

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Temos que explicar a natureza do Direito e buscaremos a explicao no estudo da natureza do homem. (...) a lei a razo suprema da Natureza, que ordena o que se deve fazer e probe o contrrio. Esta mesma razo, uma vez confirmada e desenvolvida pela mente humana, se transforma em lei. Se tudo isso certo, como creio que de um modo geral, ento para falar de Direito devemos comear pela lei; a lei a fora da natureza, o esprito e a razo do homem dotado de sabedoria prtica, o critrio do justo e do injusto (CCERO, Apud Bittar e Almeida, 2005, p.146). O Direito dever se organizar de acordo com os mandamentos da natureza, e todos devero ser comandados em seus comportamentos por esse Direito. Isso porque o Direito a razo e a razo comum a todos os homens. Assim mesmo inexistindo leis escritas, percebe-se a presena da lei eterna que a todos governa. A lei para a sociedade o mandamento de ordem, de retido e de prudncia, pois, em verdade, como dizia Plato, as leis so os magistrados mudo. Na lei, ento reside o principio de igualdade, justia e retido; conveno necessria ela que ordena a Repblica para o alcance de seus fins. Por isso as leis so constitudas de acordo com a lei natural, necessrias ao homem e a Repblica, assim como essa necessria ao homem, uma vez que o homem tem o instinto de sociabilidade que o que se funda a utilidade comum do viver em sociedade. com o direito que se realiza o Estado, a Repblica, o cidado e o homem. uma seqncia em retrocesso lgica: A Repblica pressupe Direito, e o Direito pressupe Leis, e as leis pressupem leis naturais, e as leis naturais pressupem Deus. A investigao ciceroniana em torno do problema da justia, da virtude e do Direito se entrelaa com razes csmicas e com razes naturais. O estoicismo lana o grmen para que a filosofia crist se implante e se desenvolva. Concluso: O Direito Romano que floresce por mais de mil anos, que serviu e serve como um vasto campo de observaes, trouxe para o nosso direito atual, s no campo do direito das obrigaes, diversos tipos de contratos, por exemplo o mtuo, o comodato, o depsito, o penhor, a hipoteca. Esse direito romano , sem dvida, ainda a fonte mais abundante das regras do nosso direito.

Atividades: 1)O Direito em Roma passou por trs perodos de formalizao, identifique quais foram esses perodos. a)Idade mdia, contempornea e moderna. b)Dominao dos povos brbaros, e a reconquista de Roma. c)Direito antigo ou pr clssico, direito Clssico e direito Ps Clssico ou Romano-Helnico. d)Idias Epicurista e o Estoicismos.

36

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

2) Em qual corrente filosfica o indivduo definido como parte do logos. Todos tm a mesma origem e a mesma misso e esto sujeitos mesma lei. a)Epicurismo; b)Estoicismo; c)Platonismo; d)Esta expressado na lei Ebcia. 3)Quais so as duas ticas de valores para o homem, segundo o Estoicismo. a) a igualdade e a liberdade. b)a vaidade e o prazer. c)a felicidade e os bens matrias. d)o conhecimento e a felicidade. 4)Qual foi a grande obra de Justiniano, para o Direito Romano. a) A Lei das XII Tabuas; b) A Lei Ebcia; c) O CORPUS IURI CIVILIS; d) Definiu naqueles tempos o que era cidadania.

Referncias Bibliogrficas: GAVAZZONI, Aluisio. Histria do Direito. 2 Edio. Rio de Janeiro: Freitas Bastos,2002. BITTAR,C.B.ALMEIDA, Guilherme de Assis.Curso de Filosofia do direito. 4 edio.So Paulo:Atlas,2005.

37

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 06

FORMAO HISTRICA E FILOSFICA DO DIREITO NA IDADE MDIA Objetivo: Compreender as caractersticas culturais, polticas, histricas, jurdicas e filosficas da sociedade medieval, conhecer as teorias de Santo Agostinho e Toms de Aquino no que se refere s leis, tica, justia e o Estado. ASPECTOS HISTRICOS E FILOSFICOS DA IDADE MDIA A Idade Mdia o longo perodo que vai de 476 (queda do imprio Romano do Ocidente) at 1453 (queda do Imprio Romano do Oriente, tomada de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos). O antigo imprio romano foi se dividindo pouco a pouco em trs espaos culturais diferentes. A cultura crist de lngua latina formou-se na Europa, cuja capital era Roma. J na Europa oriental surgiu um ncleo cultural cristo de lngua grega, cuja capital era Bizncio.O norte da frica e o Oriente Mdio tinham pertencido ao Imprio Romano. Nestas regies desenvolveu-se na idade mdia, uma cultura muulmana de lngua rabe. A filosofia grega tomou trs rumos diferentes. A cultura catlicoromana no ocidente, a cultura romano-oriental e a cultura rabe. No perodo medieval, os nicos letrados eram os monges. Ento a temtica da poca estava relacionada tentativa de conciliar a f com a razo. O Mtodo da disputa era tpico da filosofia medieval e consistia na exposio de idias filosficas em que a tese era apresentada e esta devia ser refutada ou defendida por argumentos tirados da Bblia, de Aristteles, Plato ou de outros padres da Igreja. Esse mtodo era conhecido tambm como Princpio da Autoridade. O desejo de unidade de poder, de restaurao da antiga ordem perdida se expressa na difuso do cristianismo que representa, na Idade Mdia, o ideal de Estado Universal. Desde o final do Imprio Romano, quando o cristianismo se tornara religio oficial do Imprio no ano 313, estabelece-se a ligao entre Estado e Igreja. A igreja legitima o poder do Estado, atribuindo-lhe uma origem divina. Aranha & Martins,(1996, p.199). O perodo medieval tinha a concepo de que o homem teria a natureza sujeita ao pecado e ao descontrole das paixes, o que exige
38

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

vigilncia constante, cabendo ao Estado intimidar os homens para que hajam corretamente. H, desta forma, uma estreita ligao entre poltica e moral, com a exigncia de se formar o governante justo, que consiga obrigar, muitas vezes pelo medo, obedincia aos princpios da moral crist. O Estado medieval tem em suas mos o poder temporal, voltado para as necessidades mundanas. A igreja possui o poder espiritual, voltado para os interesses da salvao da alma, que o objetivo e horizonte tico central do homem medieval e deve encaminhar o rebanho para a verdadeira religio por meio da fora da educao e da persuaso. A f popular nem sempre se manifestava nos termos pretendidos pela doutrina catlica. Havia uma srie de crenas e aes, denominadas heresias, que se chocavam com os dogmas da Igreja. Para combater as heresias, o papa Gregrio IX, criou em 1231, os tribunais da inquisio, cuja misso era descobrir e julgar os herticos. Os condenados pelo tribunal eram entregues s autoridades do Estado, que se encarregavam da execuo das sentenas. As penas aplicadas iam desde o confisco de bens at a morte na fogueira. Os tribunais da inquisio atuaram em vrios reinos cristos: Itlia, Frana, Alemanha, Portugal e, sobretudo, Espanha. Pressionada pelas monarquias catlicas, a inquisio atuou no sentido de combater os movimentos contrrios ordem social dominante, desempenhando tambm papel de represso scial-poltica. A formao da sociedade feudal-medieval se d com a instalao do modo de produo, o feudalismo. A insegurana provocada pelas invases dos sculos IX e X obrigou as populaes a se protegerem. Muitas pessoas migraram da cidade para o campo. Construram-se vilas fortificadas e castelos cercados por muralhas. Cada um se defendia como podia. Os mais fracos procuravam ajuda de nobres poderosos. J os camponeses que buscavam a proteo dos senhores de terra foram submetidos servido. Um fator histrico de relevante importncia que podemos destacar que, com a decadncia da escravido, desestruturao do imprio romano e as invases dos povos considerados brbaros, h uma transformao nas relaes de trabalho e na sociedade em geral que resultou na estruturao da sociedade feudal. O sistema feudal tem como caractersticas principais: - A terra o principal meio de produo e pertencia aos senhores feudais; - A sociedade rigidamente hierarquizada, tendo como classes sociais: senhores feudais, clero e servos; - Os trabalhadores tinham direito ao usufruto e ocupao das terras, mas nunca propriedade delas. Os senhores, atravs dos laos feudais, tinham o direito de arrecadar tributos sobre os produtos ou sobre a prpria terra; - Existncia de um sistema de deveres entre senhores e servos. Os servos trabalhavam em regime de servido, no qual no se goza de plena liberdade, mas, tambm, no se escravo; - Os servos eram os que efetivamente trabalhavam, os senhores feudais e o clero viviam do trabalho dos outros. A servido na sociedade feudal perdurou um longo tempo porque havia forte solidariedade entre as famlias senhoriais, cumprimento irrestrito
39

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

de compromissos e juramentos, e tambm pela presena da igreja sancionando esses compromissos, definindo claramente o lugar das classes servis nessa comunidade. Desse modo, os senhores conseguem no s manter pleno domnio da situao, mas tambm fazer com que essa dominao fosse aceita pelos dominados. Na concepo feudal, com base na igreja crist, o trabalho era uma verdadeira maldio e deveria acontecer somente na quantidade necessria sobrevivncia, no tendo nenhum valor em si mesmo. Como era a salvao individual que importava, o trabalho era desqualificado, pois no permitia a quem o executava uma constante meditao e contemplao - a forma de se chegar mais perto de Deus e, portanto, salvao. Essa situao, que se manteve durante sculos sem contradies e conflitos, comeou a mudar no sculo XIV. A crise da sociedade feudal foi fruto da fome, doenas (peste negra), Guerra dos Cem Anos, insurreies camponesas. Com a desestruturao da sociedade feudal, surgem os primeiros sinais da constituio lenta e permanente de um novo modo de produo: o capitalista. Comea, neste perodo, um perodo de dificuldade de conseguir escravos. Roma no mais to potente e os brbaros se tornaram irredutveis. No interior do imprio, para quem possua escravos, passa a ser mais conveniente liber-los, porque ao faz-lo significava no ter mais o dever de aliment-los. Na falta de escravos, os homens livres voltam a recorrer tecnologia. Tambm neste perodo foi fundamental a descoberta do Purgatrio. At o sculo XIII, o purgatrio no existia no imaginrio cristo, nem existia um lugar assim em nenhuma outra religio. Toda religio limita o fim do jogo (vida) com a morte e a igreja catlica, que na poca tinha grande poder poltico e espiritual comeou, com Gregrio Magno, a debater se existe ou no alguma coisa alm do Paraso ou Inferno. Chega-se pouco a pouco a um lugar de mediao entre os vivos e os mortos, no qual pode-se fazer algo a favor dos mortos: pagar missas e indulgncias pelo resgate da alma deles. O comrcio das indulgncias torna-se central na sociedade crist e permite uma acumulao imensa por parte das igrejas, que intermediava e incentivava o pagamento de indulgncias para perdoar os pecados. (ex.: pago 20 mil para que a alma de meu pai v para o cu). Para gerir essas poupanas e arrecadaes desmedidas nasceram bancos com nomes de santos e os montepios de caridade. A acumulao primria na idade mdia, portanto, se d graas ao purgatrio. Neste longo perodo, portanto, a igreja romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava cruzadas a terra santa e criava, em volta das catedrais, as primeiras universidades e escolas Como exemplo temos A PATRSTICA : o perodo da histria da filosofia caracterizado pelo esforo feito pelos apstolos Paulo e Joo e pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religio o Cristianismo com o pensamento filosfico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliao seria possvel convencer os pagos nova verdade e convertlos a ela. A filosofia patrstica tem a tarefa religiosa de evangelizao e

40

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

defesa da religio crist contra os ataques tericos e morais que recebia dos antigos. A patrstica foi obrigada a introduzir idias desconhecidas para os filsofos greco-romanos: a idia de criao do mundo, pecado original, encarnao e morte de Deus, juzo final, fim dos tempos e ressurreio dos mortos. Como pode existir o mal se tudo foi criado por Deus? Para impor as idias crists, os padres as transformaram em Dogmas que so verdades reveladas por Deus atravs da bblia e dos santos. Por serem divinos, os dogmas eram considerados irrefutveis e inquestionveis. Quanto ao tema central do perodo, f e razo, os pensadores assumiam trs posies distintas: - F e razo so irreconciliveis: a f superior razo; - F e razo so conciliveis: a razo subordinada a f; - F e razo so irreconciliveis: cada uma tem um campo de atuao especfico. O Cristianismo nunca foi reconhecido como filosofia, mas sim como uma mensagem de salvao. Com o passar do tempo, ele se tornou um fermento poderoso tambm para a renovao da filosofia, restituindo razo a confiana em si mesma, isto , na sua capacidade para resolver os problemas ltimos que atormentam a alma humana. O cristianismo dirigiu a filosofia para um caminho desimpedido e seguro. Na idade Mdia, uma das mais fortes influncias se deu com as influncias eclesisticas. Dentre elas, citemos as mais importantes que foram desencadeadas com Santo Agostinho e santo Tomas de Aquino.

SANTO AGOSTINHO Agostinho nasceu em Tagaste, em 354. Foi bispo de Hipona, norte da frica, por isso conhecido como Agostinho de Hipona. Sua vida pode ser dividida em dois perodos distintos: antes da converso, e depois da converso ao cristianismo. Antes da converso Agostinho interessa-se principalmente por retrica e filosofia. Depois da converso, concentra seu interesse, sobretudo na Sagrada Escritura e na teologia.

http://images.googl e.com.br/images/a gostinho

Santo Agostinho cria uma doutrina para conciliar a filosofia grega, principalmente o pensamento de Plato, com o cristianismo. Em sua obra As Confisses, considera que a verdadeira justia interior no adota o costume como parmetro, mas a lei divina, que seria a fonte legtima do costume. A lei divina imutvel e universal, portanto, vlida para qualquer poca. Os pressupostos da viso de justia, em Agostinho, so teolgicos mesclados com os escritos de Plato. O tema justia para o filsofo identifica-se como a justia humana e a justia divina. A justia pode ser dita como humana ou divina; ento aquela realizada entre os homens, so as decises humanas na sociedade, que tem como fonte primordial a lei dos homens; enquanto as leis divinas so imutveis, perfeitas e infalveis, sendo infinitamente justa e boa. As reflexes sobre o Direito e o Estado acham-se, fundamentalmente, na obra De Civitate Dei (A cidade de Deus). Nesta obra,
41

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Agostinho diz que, antes do pecado original, a humanidade passou por uma fase de esplendor com o pleno acatamento do Direito Natural. Todos os homens eram iguais, puros, imortais e viviam como irmos. Com o pecado original, surge a Cidade Terrena e com ela nasce a misria, a morte, a paixo. O Estado e o Direito foram criados por causa desta nova condio humana. Pois, para o filosofo, no h repblica sem ordem, no h ordem sem direito e no h direito sem justia. Agostinho se refere justia como elemento essencial do Direito: onde no h verdadeira justia no pode existir verdadeiro Direito. (NADER, 1997. p.120). Para Santo Agostinho, a lei terrena est subordinada a lei divina e sempre que houvesse conflito entre ambas a lei divina deveria prevalecer. (NADER, 1997. p. 120). Conclui-se, por isso, que a poltica humana deve refletir os anseios da lei divina, e nesse sentido que a teoria agostiniana define que para a realizao desses anseios divinos deve haver a interveno de um chefe conduzidor das leis humanas sobre o prisma de uma lei divina, baseado nesse compromisso que nasce o Estado teocrtico defendido pelo filsofo. SANTO TOMS DE AQUINO (1225 1274) Nasceu em Roccasecca, em 1225. Em 1239 entrou para a Universidade de Npoles e pouco depois para a ordem dos dominicanos. Depois de obter o grau de mestre em teologia, ensinou esta disciplina em Sorbona e mais tarde assumiu o cargo de telogo papal na corte pontifcia. Passou seus ltimos anos na convento de Npoles,compondo a Suma Teologia, comentando Aristteles e pregando ao povo.

http://images.googl e.com.br/images/s anto toms

O problema das relaes entre f e razo tambm a temtica central do pensamento de Toms de Aquino. Toms era estudioso e admirador de Aristteles e promoveu a conciliao entre a doutrina aristotlica e o cristianismo. Na obra Suma Teolgica, Toms de Aquino expe sua doutrina bsica no estudo do que significava a justia como problema ligado ao humana. No que se diz respeito natureza humana, Santo Tomas definia que o homem composto de corpo e de alma, sendo aquele o material para o aperfeioamento da alma que criado por Deus, aperfeioamento esse que se d porque a alma animal pode ser sensitiva ou intelectual, e que na atividade intelectual do homem que esse particulariza e diferencia sua alma. Para ele, a filosofia deveria subordinar-se revelao, que critrio nico de verdade. Toms definiu o termo justia mesclado no conceito de tica, afirmando assim com base nas influncias aristotlicas que justia uma vontade perene de dar a cada um o que seu. Caracterizando a justia como igualdade de pessoas, exteriorizada no comportamento dessas pessoas em poder discernir o que seu e o que no . Aceitava o estudioso que o direito objeto da justia, ou seja, no se pode confundir direito e justia, porque so diferentes seus conceitos e

42

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

inspiraes, mas o direito busca a realizao da justias, que por sua vez o efeito da lei. Toms de Aquino distinguiu quatro espcies de lei: a eterna, a natural, a divina e a humana. A lei eterna era a prpria razo divina no governo do universo, e como Deus nada concebia temporariamente, a lei seria eterna. Todas as leis humanas derivam da lei eterna. A lei humana teria natureza de lei apenas quando se conformasse a razo reta e quando se afastasse no seria lei, mas violncia (NADER, 1997 p. 124). A lei natural, na filosofia tomista, segundo Nader, a participao da criatura racional na lei eterna. um reflexo parcial da razo divina que permite aos homens conhecer princpios da lei eterna. O preceito bsico do Direito Natural o que manda observar o bem e evitar a prtica do mal. Ao bem, corresponderiam as inclinaes naturais da criatura humana. Estariam de acordo com a lei natural: a) a conservao da vida; b)a unio dos seres para a formao da prole; c) a busca da verdade; d) a participao na vida social. Segundo Nader, o Direito Natural se manifestaria por preceitos fundamentais, que seriam imutveis, e por secundrios, que derivando dos fundamentais so passveis de alterao. De dois modos se pode apurar se algo de Direito Natural: -se corresponder a uma inclinao humana; -se o contrrio no for estabelecido pela natureza.

Atividades: 1) Marque a alternativa correta: No perodo medieval, onde s os monges sabiam ler, de que forma se dava a relao razo e f? a)Abominando a razo e adorando os deuses; b)A razo era considerada superior a f. c)Tentavam conciliar razo e f. d)Cultuavam os deuses, que era a nica razo do homem existir.

2)Para o filsofo e telogo Santo Agostinho, correto afirmar que: a)o costume seria a fonte legtima da justia; b)a justia adota como parmetro o direito positivo, e no ao contrrio; c)a justia pode ser dita como humana ou divina; sendo aquela realizada entre os homens que tem como fonte primordial a lei dos homens; e esta, as leis divinas, so imutveis, perfeitas e infalveis, sendo infinitamente justa e boa. d)distingue que as leis terrenas no esto subordinadas as leis divinas, por ser o homem ser racional e auto suficiente. 3) A justia foi definida por Toms de Aquino como Dar a cada um o que seu. Trace um parmetro entre o que o filsofo telogo definiu como justia, e como ela funcionaria nos dias atuais.
43

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... .................................................................................................................

Referncias Bibliogrficas: ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2 ed So Paulo: Moderna,1993.

NADER, Paulo. Filosofia do Direito.14 edio. Rio de janeiro: Forense, 2003. BITTAR, C.B.ALMEIDA, Guilherme de Assis.Curso de Filosofia do direito. 4 edio.So Paulo: Atlas,2005.

44

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 07

O DIREITO CANNICO E SUAS INFLUNCIAS NA CULTURA OCIDENTAL Objetivo: Evidenciar os princpios e as fases do desenvolvimento do Direito Cannico. Quando se discute direito, imprescindvel analisar a influncia que as Sagradas Escrituras produziram sobre a cultura ocidental. O Direito cannico tem uma importncia enorme na historia do direito tanto na esfera das instituies, quanto na cultura jurdica. Direito cannico e a tradio racional jurdica formal. A transformao racional de Gregrio VII foi um dos pontos marcantes de reestruturao do direito cannico que no se diferenciava do sacramento, para uma libertao da igreja e criao de uma poder poltico, se no forte no incio, pelo menos deveria ser eficaz. Gregrio foi papa em 1073, tinha um esprito reformador, buscava a liberdade e independncia da Igreja. Vedava o comrcio sagrado, em principal dos cargos e das ordenaes clericais. Tinha como principal meta a organizao do clero Antes de Gregrio VII, a jurisdio religiosa no se destacava claramente dos sacramentos. Sacramentos e lei eram uma mesma coisa. As leis no se diferenciavam da liturgia e teologia. Gregrio VII tem como proposta liberar a igreja do poder secular, e isso s pode ser feito se organizado um poder poltico que seja eficaz. Com o sucesso de sua proposta, foi criado o instituto do direito cannico, desenvolvimento racional e formal do processo cannico. Foi imitado por prncipes, reis. E foi por esse caminho que a Europa reencontrou sua tradio jurdica racional e formal. Para desenvolver e compreender a extenso da reforma gregoriana, devemos inicialmente fazer um aparato histrico de como os cargos eclesisticos, se que se pode ser chamado de cargo, eram ordenados. O rei era sagrado e os cargos eclesisticos eram como um prmio, uma vez que os ttulos de membro da igreja eram comprados. No havia separao quanto ao poder poltico e ao divino. O seu poder de governar era apoiado no na submisso de seu povo, mas na suas relaes com os senhores de terra.

45

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Foi traada uma batalha entre o clero de Gregrio VII e o que detinha o poder poltico sobre a investidura e forma de cargos polticos e eclesisticos. O resultado dessa guerra das investiduras foi a Concordada de Worms, em que o papa investiria os bispos, no mais ao Imperador. Sua reforma foi significativa na construo de uma Igreja solidificada e separada do Imperador. A finalidade de sua reforma foi estabelecer um poder clrico disciplinar em suas mos. Da concepo de Igreja de Gregrio comea a nascer o Estado com ambies universais, burocratizado e com um poder com base na legislao.

A Formao do Corpus Iuris Canonici. Com o poder clrico em suas mos, Gregrio VII afirmou seu poder de legislar e criar novas leis, somente ele como papa poderia explicar as antigas normas e realizar a interpretao autentica delas. Em 1140, surgiu a primeira obra fundamental do direito cannico, o Decreto de Graciano (era monge camaldulense e ensinava teologia na Bolonha). Essa obra viria a unir as contradies que existiriam na poca, de um lado o papa na luta pela sua autonomia poltica e de outro os instrumentos da nova lgica de tradio dialtica. Seu Decreto foi uma coletnea de mais de 3.800 textos com comentrios. Graciano entendia o Direito como corpo vivo, vivido pela tradio e com futuro. Na sua obra, o autor empregou o mtodo escolstico, ou seja, no caso de contradies deveriam fazer distines pelas investigaes filosficas, pelo tempo, pela vigncia e pela sua matria. Essa distino era feita a cada caso, em um contexto racional e aplicativo ao caso concreto. Quanto aos critrios utilizados nessa distino, entendia que quanto a vigncia a lei posterior revogava a anterior, e que lei local particular revogava lei geral. O Decreto tinha trs partes: na primeira havia 101 distines (princpios) relativos ao direito cannico e sua fontes; a segunda consistia em de 36 causas (hipteses aplicativas), cada uma na forma de uma pequena suma, que se tratava de matria variada; e a terceira parte continha 5 questes relativas ou sacramentais (Musselli,p.37; Wieacker, p.70-71;apud LOPES, 2000 p.95). Do decreto de Graciano, surgiram outros decretos e decretais, sendo os ltimos titulados dessa forma por serem resultados de casos concretos ou de consultas que se tornaram normas. Nesse mesmo tempo, os comentrios a respeito dos cnones se tornaram Sumas e Decretos e do ponto de vista de jurisdio surgiu o tribunal da inquisio, que era um tribunal de exceo por ter normas prprias, diferentes das normas ordinrias que centralizava o poder de julgar em matria de heresias. O Corpus Iuris Canonici surgiu da compilao dos textos de Graciano, no que diz respeito ao Direito Cannico. Em alguns lugares, como em Paris, de 1219 a 1600, s se estudava o Direito cannico, por temor aos reis da Frana de que o direito romano significasse uma submisso do rei ao imperador (alemo) do SacroImprio ou influenciasse discusses nesse sentido ( LOPES, 2000, pg. 96).

46

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Na organizao e reestruturao da Igreja, o processo desencadeado foi o de centralizao, de uma forma bem mascarada a fim de no criar discordncias entre os poderes paralelos na sociedade medieval. Porm, dessa maneira, os canonistas elaboraram vrios princpios de carter jurdico-poltico que se aplicava a todo corpo eclesistico. O primeiro deles foi o eletivo, cuja escolha do papa era interna, em que seus pares elegiam seus pares, cnegos elegiam seus bispos e cardeais o papa. Com isso, a Igreja comeou a se torna uma corporao jurdico-disciplinar de competncias e poderes determinados. O segundo princpio foi a Soberania dessas corporaes, sendo autnomas, suas decises no poderiam ser revistas, e o papa s poderia intervir para sanar irregularidades. Com o desenvolvimento do direito cannico, fez se surgir uma nova classe especializada, organizada e burocrtica, que com o passar dos tempos sua interpretaes no discutiam apenas sobre normas eclricas, mas forma e condies de eleio do papa. As tradies cannicas enfatizaram o direito natural para manter um princpio de coerncia interna, a harmonizao lgica, moral e poltico hierarquizado, devida as suas variedades de fontes de autoridades. O Direito cannico e as regras de competncias e jurisdio. No direito atual, uma das mais significativas influncias do Direito cannico foi na parte processual. Suas caractersticas, tais como o processo conduzido por especialistas na rea, seus sistemas de recursos, sua forma investigatria (inquisitrio), e sua forma de escrita vm em substituindo a forma oral. Nos seus procedimentos processuais, o direito cannico distingue a jurisdio de foro interno e de foro externo. E para formalizar a separao da jurisdio o direito cannico separava essa em razo da pessoa (somente aos clrico, era um privilegio de foro absoluto) e em razo da matria (era o julgamento das causa de sacramento, de matrimonio, de testamentos e todas as causas sobre heresia entre outras). Dessa forma de jurisdio do direito cannico procederam a regras de direito de famlia, sucesses, contratos, processo penal etc. O esprito racionalizador e formalizador do direito cannico, ordenado por uma classe especializada, organizada, na busca de promover solues para suas controvrsias, disps o processo de direito cannico com certa clareza e de relevante importncia ao direito processual atual e sua fases, modos e meios de provas.

A teoria da pessoa jurdica e a contribuio do Direito cannico. Em Roma no havia a pessoa jurdica, no entanto, existiam as universidades, colgios, associaes. Na Igreja, na formao de suas corporaes jurdicas autnomas, foram surgindo conflitos de ordem interna e de representao. Formaram-se, assim, critrios para decidir tais conflitos, e na tentativa de solucionar os problemas foram elaborados princpios, tais como; o da autonomia da
47

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

associao (corporao), qualquer corporao tinha jurisdio sobre seus membros, entre outros. O Direito cannico, com base em seus ideais de autonomia poltica e competncia determinada, diferenciando o que lei social e o que lei sagrada, montou um sistema jurdico ordenado que muito influenciou todo o Direito ocidental.

Atividades: 1-Marque a alternativa correta: O Papa Gregrio VII, reestruturou o Direito cannico, separando-o do sacramento. Qual a finalidade dessa reestruturao? a)( )Definir o rei como homem sagrado; b)( )Apenas liberar a igreja das influncias polticas; c)( )Reestruturao do direito cannico que no se diferenciava do sacramento, para uma libertao da igreja. Estabelecer uma poder clrico disciplinar em suas mos. d)( )Criar o Estado burocrtico e universal. 2-Trace um parmetro entre os procedimentos processuais utilizados no Direito cannico e os procedimentos processuais atuais, procurando destacar suas semelhanas. ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ................................ 3- Leia o texto e comente, comparando o direito poltico e o direito cannico. Direito Cannico Fragmento do texto de Andr Buchman de Andrade.

Em palavras simples digamos que Direito, em geral, a forma de organizao de qualquer tipo de sociedade. Sim, pois, se no houvesse o Direito no poderamos falar em ordem, em organizao, em respeito s pessoas, em respeito propriedade, em honestidade nas relaes. Direito o que salvaguarda a justia nas relaes inter-subjetivas, ou seja, entre as pessoas. Isto se aplica tambem s instituies que no deixam de ser pessoas para o Direito. A palavra cannico usada para designar algo da Igreja. Canon, que originariamente era como uma rgua, um medidor, passou a ser um termo usado pela Igreja para definir os seus prprios assuntos, usos e costumes; portanto, tudo o que cannico da Igreja. Uma casa cannica uma casa paroquial, por exemplo. E Direito Cannico
48

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

o Direito da Igreja Catlica. Basicamente o Direito Cannico atual composto por trs documentos: Codex Iuris Canonici (C.I.C.) que, em portugus, traduz-se por Cdigo de Direito Cannico; o Codex canonum Ecclesiarum Orientalium (C.C.E.O) ou Cdigo dos cnones das Igrejas Orientais (referente s Igrejas em comunho com o Papa, mas de outro rito como, por exemplo, a Igreja Catlica Maronita) e ainda a Constituio Apostlica Pastor Bonus. Como curiosidade o Cdigo de Direito Cannico atual foi promulgado em 1983 e o anterior era de 1917 (...). Essencial e globalmente direito cannico o conjunto das relaes entre os fiis que possuem certas obrigaes determinadas pelos vrios carismas, sacramentos e ministrios e que criam regras de conduta; 2) positivamente falando (e este um aspecto derivado do ponto nmero 1) o Direito Cannico considerado um conjunto de leis e de normas positivas dadas pela autoridade legtima que regulam as relaes intersubjetivas na vida da comunidade eclesial. (fonte: www.presbiteros.com.br/Direito).

........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ..................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ........................................................................................................................... ......................................................................................................................

Bibliografia Bibliogrficas: LOPES, Jose Reinaldo de Lima. O Direito na Histria.So Paulo: Max Limonad, 2000. GAVAZZONI, Aluisio. Histria do direito. 2.ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2002.

49

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 08

EVOLUO HISTRICA E FILOSFICA DO DIREITO NA IDADE MODERNA

Objetivo: Evidenciar as caractersticas culturais, polticas, histricas e filosficas da modernidade. Analisar a importncia do Renascimento, Reforma Protestante e do pensamento de Maquiavel neste perodo. Vamos iniciar nossa reflexo falando sobre o Renascimento. Da mesma forma como a filosofia grega se libertou da viso mtica do mundo, os cidados da poca do Renascimento comearam a se libertar dos senhores feudais e do poder da igreja. Desta forma, a cultura grega foi redescoberta, graas a um contato mais estreito com os rabes na Espanha e com a cultura bizantina. aqui que se encontram, numa s, as trs correntes de pensamento que preservaram a cultura grega, as quais haviam se separado no incio da idade mdia, quais sejam: cultura catlico-romana no ocidente (Roma), cultura romano-oriental (Bizncio) e cultura rabe. Os renascentistas desenvolvem uma crena totalmente nova no homem e em seu valor, o que se opunha frontalmente idade mdia onde se enfatizava apenas a natureza pecadora do homem. O homem passou a ser visto agora como algo infinitamente grandioso e valioso. Durante toda idade mdia o ponto de partida fora Deus. Os humanistas do Renascimento, ao contrrio, tm como ponto de partida o prprio homem. Esse o sentido da palavra re-nascimento, porque os gregos antigos j haviam feito isso em relao ao homem. Esta nova viso de homem levou a uma nova concepo de vida. O homem no existia apenas para servir a Deus, mas tambm para ser ele prprio. O homem podia se desenvolver livremente, ele tinha possibilidades ilimitadas. Seu objetivo era ultrapassar todas as fronteiras. O Renascimento levou tambm a uma nova concepo de natureza. O fato de a vida do homem na Terra no ser vista apenas como preparao para a vida no cu deu origem a uma postura completamente nova diante do mundo fsico. A natureza era considerada agora algo positivo. Muitos acreditavam que Deus estava presente na sua criao. Se Deus infinito, tambm onipresente, ou seja, est presente em todo lugar (Pantesmo).
50

RENASCIMENTO: O movimento intelectual e cultural que caracterizou a transio da mentalidade medieval para a mentalidade moderna ficou conhecido como Renascimento. Esse nome se d porque muitos artistas e intelectuais do sculo XV e XVI quiseram recuperar ou retomar a cultura antiga, grecoromana, que esmorecera na idade mdia. O Renascimento iniciou-se na Itlia, principalmente nas cidades de Florena, Veneza e Roma.

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Essa concepo se chocava com a concepo da igreja que dizia que havia um abismo intransponvel entre Deus e sua criao. O esprito renascentista provocou tambm mudanas no interior da igreja catlica, que foi duramente criticada neste perodo. As insatisfaes culminaram com um movimento de ruptura na unidade crist: A Reforma Protestante. Este movimento recebeu este nome porque seu principal autor foi Martinho Lutero. Martinho Lutero Lutero: fundador do Luteranismo. Nasceu em Einsleben na Alemanha em 1483, Ele pretendia abrir um debate para uma avaliao interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo. Faleceu em 1546.

http://images.google.co m.br/images/ lutero

Segundo Cotrim (1997, p. 158-159), a reforma protestante foi motivada por diversos fatores, dentre eles: Novas interpretaes da Bblia: com a difuso da imprensa, a Bblia foi traduzida do aramaico e do grego para as lnguas nacionais, o que possibilitou o acesso de mais pessoas Sagrada Escritura e a novas formas de interpretao da doutrina crist.

Corrupo do Clero: diversos cristos comearam a condenar o comportamento do clero. O alto clero de Roma, por exemplo, vendia relquias sagradas falsas como espinhos que coroaram a fronte de Cristo, objetos pessoais de santos etc. Alm disso, a igreja comeou a vender indulgncias (perdo dos pecados). Mediante certo pagamento destinado a financiar obras da Igreja, os fiis poderiam comprar a sua salvao. Esse comportamento do clero gerava um problema tico-religioso, pois a igreja dizia que os sacerdotes eram os intermedirios entre os homens e Deus.

Nova tica Religiosa: a igreja condenava o lucro excessivo, que era chamado de usura. Essa concepo entrava em choque com a ganncia da burguesia que queria tirar o lucro mximo nos negcios, mas no se sentia vontade, pois temia ir para o inferno. A tica protestante atendeu, em parte, essa necessidade da burguesia.

Sentimento Nacionalista: a igreja insistia em se apresentar como instituio universal que unia o mundo cristo. Porm, os Estados nacionais em formao estavam interessados em afirmar as diferenas dos povos como a lngua e as tradies. A preocupao de Martinho Lutero deu-se na perspectiva religiosa. Ele queria voltar s origens, s fontes do cristianismo. Conseqentemente, as Sagradas Escrituras eram o centro das interpretaes. Para Lutero, cada
51

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

um deveria ter acesso leitura da Bblia. Ningum tinha o direito de ser intermedirio entre o homem e Deus. Para ele os padres no desfrutavam de uma relao privilegiada com Deus e no se obtinha o perdo de Deus e a libertao dos pecados por meio dos rituais da igreja. A redeno era concedida ao homem de forma inteiramente gratuita, unicamente atravs da f. As obras no seriam necessrias. A Renascena atingiu o campo da Poltica e tambm o campo jurdico. Como vimos, o Direito na idade mdia foi concebido como ordem fundada em uma lei natural vinculada a Deus, enquanto que o Estado, por sua dependncia ao Direito, tambm se apoiava neste princpio. A modernidade inverteu esta ordem de subordinao. A partir da concepo de Estado fundado na razo desenvolveu-se a idia do Direito Natural baseado no homem e no na origem divina. A seguir analisaremos, dentro da modernidade, como se deram as mudanas na poltica. Para isso veremos a concepo de Maquiavel. Quem foi Maquiavel?

Maquiavel Nicolau Maquiavel nasceu em Florena em 03 de maio de 1469 numa Itlia fragmentada em inmeros Estados com regimes polticos, desenvolvimento econmico e cultura variados. Estes Estados estavam sujeitos a disputas internas, hostilidades entre cidades vizinhas e constantes invases externas. A maior parte dos governantes no conseguia se manter no poder por muito tempo.

http://images.google.co m.br/images/maquiavel

Maquiavel considerado o fundador da cincia poltica, pois foi o primeiro a consider-la como categoria autnoma. As observaes das aes dos homens do seu tempo e dos estudos dos antigos, sobretudo da Roma antiga, levam-no constatao de que os homens sempre agiram pelas vias da corrupo e da violncia. Partindo do pressuposto da natureza humana capaz do mal e do erro, analisa a ao poltica sem se preocupar em ocultar o que se faz e no se costuma dizer. Maquiavel torna a poltica autnoma porque a desvincula da tica e da religio, procurando examin-la na sua especificidade prpria. (ARANHA& MARTINS, 1993, p. 206). Sua obra O Prncipe tem provocado inmeras interpretaes e controvrsias. Frases do tipo: necessrio a um prncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade, da surge a expresso os fins justificam os meios tambm relacionada teoria poltica de Maquiavel. O prncipe virtuoso, segundo Maquiavel aquele que tem a capacidade de perceber o jogo de foras que caracteriza a poltica para agir com energia a fim de conquistar e
52

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

manter o poder. O Prncipe no deve obedecer s normas preestabelecidas da moral crist. A tica proposta por Maquiavel analisa as aes no mais em funo de uma hierarquia de valores dada a priori, mas sim em vista das conseqncias, dos resultados da ao poltica. O critrio para se definir o que moral o bem da comunidade, e nesse sentido s vezes legtimo o recurso ao mal como o emprego da fora coercitiva do Estado, a guerra, a prtica da espionagem, o emprego da violncia. Estamos diante de uma moral imanente, mundana, que vive do relacionamento entre os homens. E se h possibilidade de os homens serem corruptos, constitui dever do prncipe manter-se no poder a qualquer custo. (ARANHA& MARTINS,1993, p. 204-205). A finalidade da poltica no , como diziam os pensadores gregos, romanos e cristos, a justia e o bem comum, mas, como sempre souberam os polticos, a tomada e manuteno do poder. Ao afastar a tica e moral da poltica, a doutrina de Maquiavel no comportava a idia de Direito Natural, fonte dos valores morais e da justia.

Atividades: 1- Assinale os fatores que motivaram a Reforma Protestante: a) ( ) Difuso da imprensa b) ( ) Novas interpretaes da bblia; c) ( ) A boa relao de Lutero com a Igreja Catlica; d) ( ) Nova tica religiosa.

2- Marque a alternativa correta: Os renascentistas desenvolveram uma crena totalmente nova no homem e em seu valor. Qual a viso de homem predominante: a)( ) Enfatizava apenas a natureza pecadora do homem; b)( ) O homem passou a ser visto como algo infinitamente grandioso e valioso; c)( ) O homem deve antes de tudo cuidar de sua alma; d)( ) Os renascentistas no se preocupavam com a viso de homem. 3Marque a alternativa correta:

Por que Maquiavel considerado o fundador da Cincia Poltica? a)( ) Porque para ele Poltica e Religio estavam fortemente relacionadas; b)( ) Porque se envolveu nas questes polticas de seu tempo; c)( ) Porque foi o primeiro a consider-la como categoria autnoma. d)( ) Porque entendia que a Poltica estava subordinada Economia e Sociologia.

53

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Referncias Bibliogrficas: ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 2 ed. 1993. COTRIM, Gilberto. Histria Global. So Paulo: Saraiva, 1997. Vol. nico.

54

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 09

AS INFLUNCIAS MODERNAS DO DIREITO NATURAL: GRCIO, PUFENDORF, HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU.


Objetivo: Compreender os principais autores e teorias da Idade Moderna no direito natural. Nesta aula vamos apresentar as concepes de Direito a partir de Grcio, Pufendorf, Hobbes, Locke e Rousseau. A concepo de Direito Natural ganha na idade moderna uma importante evoluo. O Direito Natural j no seria identificado com a natureza csmica, como fizeram os esticos e os romanos, nem imaginado como produto da vontade divina. A valorizao da pessoa humana, que se registrou com a Renascena, atingiu o mbito da Filosofia Jurdica, quando ento o Direito Natural passou a ser reconhecido como emanao da natureza humana. So quatro os pontos fundamentais dessa escola:1) o reconhecimento de que a natureza humana seria fonte do Direito Natural; 2) a admisso da existncia humana, em pocas remotas, do estado de natureza; 3) o contrato social como origem da sociedade; 4) a existncia de direitos naturais inatos. (NADER, 2003, p. 131-132). So representantes desta escola, dentre outros, Hugo Grcio, Pufendorf, Hobbes, Locke e Rousseau. HUGO GRCIO
HugoGrocio(1583-1645) Grcio nasceu em Delf, na Holanda, em 1583. A cidade de Delf representava, na poca, uma exceo dentro do feudalismo, pois os mercadores e comerciantes constituam um sistema administrativo e judicirio autnomo dos senhores feudais. As cidades holandesas transformaram-se numa comunidade estruturada em forma corporativa, podendo fazer alianas e estabelecer relaes comerciais e militares. As disputas internas da religio calvinista e sua relao com a igreja catlica fazem com que Grcio tenha posies religiosas e polticas tolerantes e por isso perseguido, tendo que fugir para a Frana e depois para a Sucia.

http://images.go ogle.com.br/imgr es/hugogrocio

Este ambiente influenciou muito a formao de Hugo Grcio. Sua doutrina do Direito Natural reflete esse desejo de autonomia. Segundo Grcio no deve mais ser Deus ou a ordem divina o fundamento do Direito,
55

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

mas sim a razo. Essa convico nasce da crena que predominava no sculo XVI de que a verdade das cincias estava confiada razo matemtica. E dessa forma o jusnaturalismo moderno tambm elege a racionalidade como guia das aes humanas. Segundo Lopes, (2000, p. 190-191), Grcio assume o conceito aristotlico de sociabilidade, dizendo que ela um trao intrnseco dos homens. Injusto para Grcio tudo o que se ope a uma comunidade ordenada de seres individualmente racionais. Esta razo que ordena o social a fonte do direito propriamente dito. Tudo o que no injusto Direito. de Direito Natural cumprir as promessas, pois o nico mtodo natural pelo qual se obrigam os homens. No pacto pblico tambm h promessas explcitas e implcitas. Segundo Grcio, as promessas cumprem-se em nome da fidelidade e no porque correspondem a trocas equivalentes. Com a opinio de que a fidelidade a irm da justia, Grcio comea a destruir a concepo medieval do preo justo, da justia material dos contratos. Para Grcio, os diversos Estados soberanos baseiam-se num pacto e esse de cumprimento obrigatrio porque imposto pelas prprias partes que o assinam. A concepo de que o Direito Natural fundamento de um direito que pudesse ser reconhecido como vlido por todos os povos, fez de Grcio um dos precursores do Direito Internacional.

SAMUEL PUFENDORF
Pufendorf, jusfilsofo alemo, viveu entre 1632 e 1694. Foi professor de Direito Natural e das Gentes na Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

http://images.google. com.br/images/pufen dorf

Segundo Lopes (2000, p. 200), Pufendorf, ao referir-se justia, menciona a tradio aristotlica. A justia geral refere-se a todos os deveres com relao a outrem, mesmo aqueles que no podem ser exigidos por ao judicial. A justia particular aquela devida a um homem por direito. Ao distingui-las com base na exigibilidade, Pufendorf claramente distancia-se da tradio, para enfatizar a noo de dever: a justia geral aquela bondade inexigvel (judicialmente) e a particular corresponde a um direito subjetivo. Quando, porm, se refere justia distributiva, conserva ainda algo do cerne dos clssicos, definindo-a como regra (no como virtude) de diviso de perdas e ganhos comuns. Para Pufendorf, existem direitos naturais absolutos que so o fundamento do Direito Natural, tais como: no causar dano a ningum, tanto ao corpo, vida ou propriedade; que cada um trate o outro como um igual, pois a reciprocidade condio de toda vida social; promoo do bem do outro, no sentido de cultivar integralmente o corpo e o esprito, de modo que as nossas aes sejam teis aos outros. Pufendorf, desta forma, antecipa as caractersticas do individualismo e voluntarismo, do direito burgus e liberal.
56

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

THOMAS HOBBES Thomas Hobbes nasceu em Malmesbury, Inglaterra, a cinco de abril de 1588. Sua obra principal foi Leviat, escrita em 1651. Hobbes escreve sua teoria poltica partindo do problema crucial de seu tempo: o problema da unidade do Estado, ameaado por discrdias religiosas e pela disputa do poder entre a coroa e o parlamento. Hobbes, que est do lado da Coroa Inglesa, defende que o poder do Estado deve ser absoluto, o que mantm sua unidade; por isso ningum deve ter liberdade de opinar sobre o que justo ou injusto, pois isso causa desordem.

http://images.google.co m.br/images/hobbes

A teoria poltica e jurdica de Hobbes uma resposta, em parte, instabilidade poltica da Inglaterra de sua poca, na qual as discrdias entre coroa e parlamento impediam a unidade do Estado. Por outro lado, seu pensamento poltico fruto do racionalismo cientfico-mecanicista reinante no sculo XVII. A poltica de Hobbes est preocupada com a unidade do Estado, e somente o Estado Absoluto pode garantir essa unidade. O soberano que detm o poder, para evitar desordem, deve evitar a participao e liberdade de opinio dos sditos em seu governo. Antes de ingressar no Estado Civil, o homem hobbesiano vive em Estado de Natureza. Este se caracteriza por no haver limites, h liberdade total e cada qual tem direito a tudo. Dessa situao nasce a predominncia de uns sobre os outros gerando a guerra de todos contra todos. Hobbes diz que todos os homens aspiram as mesmas coisas e, quando no as conseguem, sobrevm inimizade e o dio. Aquele que no consegue o que deseja, desconfia do outro e para precaver-se o ataca. Nestas condies o homem lobo do homem porque s tem interesse na companhia do outro quando pode submet-lo. O que impulsiona o homem contra o homem o inesgotvel desejo de poder que cada um possui. No Estado de Natureza s pertence ao homem aquilo que ele capaz de conservar e proteger. No Estado de Natureza h uma insegurana generalizada e o homem tem ameaado o seu bem primrio que a vida. As relaes de insegurana impossveis do Estado de Natureza levaram os homens a tomar uma atitude para livrarem-se das desvantagens: Fazer um pacto social para sair do Estado de Natureza e instituir o Estado Civil e um poder comum a todos. O pacto hobbesiano caracteriza-se por ser um pacto de submisso, onde os indivduos renunciam sua liberdade natural e seu poder, transferindo-o para uma s pessoa, o soberano, que ter poder absoluto e irrevogvel sobre seus sditos, tornando-os iguais perante a lei. Para Hobbes, o Estado deve ser construdo sobre bases to slidas que seja impossvel sua dissoluo. Somente um Estado forte poder garantir a paz aos homens, dessa maneira o soberano pode usar de todos os meios para garantir os direitos de seus sditos. O mal que Hobbes mais

57

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

teme no a opresso que deriva do excesso do poder soberano, mas a insegurana que resulta da escassez de poder. Como Hobbes entende as leis civis?

Para ele, so aquelas leis que os homens so obrigados a respeitar por serem membros de um Estado. E o conhecimento da lei civil de carter geral e compete a todos os homens. A lei no um conselho, mas uma ordem, e no uma ordem dada por qualquer um a qualquer um, mas a lei civil ordenada apenas pelo Estado numa nica pessoa: O soberano.

Ningum pode fazer leis a no ser o Estado, pois os homens esto sujeitos unicamente ao Estado. E ningum pode revogar uma lei j feita a no ser o soberano. O soberano tem o poder de fazer e revogar as leis e no se encontra sujeito a elas. Ele pode at revogar leis que o desagradam e fazer outras. Para Hobbes, a lei de natureza e a lei civil contm uma a outra e so de idntica extenso. Pois as leis de natureza na condio de simples natureza no so propriamente leis, mas qualidades que predispem os homens para a paz e a obedincia. Elas se tornam efetivamente leis s quando institudo o Estado, nunca antes, a partir de ento passam a ser ordens do Estado, pois o poder soberano que obriga os homens a obedecer-lhes. A lei civil e a lei natural fazem reciprocamente parte uma da outra, elas no so de diferentes espcies, mas diferentes partes da lei, uma das quais escrita, que a lei civil, e a outra no escrita, que a lei natural. A finalidade das leis civis no outra seno a restrio da liberdade natural do homem, sem essa restrio no possvel haver paz. A lei foi trazida ao mundo para que os indivduos no causem danos uns aos outros, mas ao contrrio, se ajudem e unam-se contra o inimigo comum. Portanto, ao soberano, e somente ao soberano, cabe estabelecer atravs das leis civis o que certo ou o que errado. Disto deriva que, uma vez constitudo o Estado, no existem para os sditos outros critrios do justo e do injusto alm das leis civis. O sdito tem o dever de obedecer a tudo o que o soberano mandar, com apenas uma exceo: as ordens que pem em risco sua prpria vida e sua segurana. Neste caso, se o soberano no os protege, os sditos tm o direito de buscar ou exigir um outro soberano. Fora dessa exceo o poder do soberano absoluto. A concepo de Estado absolutista em Hobbes est fundada no princpio de igualdade a respeito da natureza humana. E o Estado absoluto s existe porque o homem o criou mediante contrato. O homem , porm, artfice de sua condio, de seu destino e no Deus ou a Natureza. Hobbes idealizou um Estado forte, um Leviat monstruoso to poderoso que no h na terra poder que se lhe possa comparar. Contudo,
58

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

seu Estado era desumano, pelo menos to desumano quanto o homem lobo do Estado de Natureza. Hobbes contraps a um Estado monstruoso, que era o Estado de Natureza, um outro Estado, tambm monstruoso, o Estado Civil. O Estado-Leviat de Hobbes reduz o homem a um ser que tem medo, e ao medo s se pode responder com medo, por isso que o Estado hobbesiano tem uma face to ameaadora, pois o medo sua essncia. JOHN LOCKE:

http://images.google.co m.br/images/locke

John Locke viveu entre 1632 e 1704, tendo nascido em Wrington na Inglaterra. Sua principal obra poltica foi Dois tratados sobre o governo civil, com a qual se tornou o terico da revoluo liberal inglesa, cujas idias iriam fecundar todo o sculo XVIII, dando fundamento filosfico s revolues ocorridas na Europa e nas Amricas. Locke um dos grandes expoentes do Empirismo e o primeiro filsofo a formular de modo metdico o problema do conhecimento.

Como Hobbes, Locke tambm faz distino entre o estado de natureza e estado civil, mas difere no modo de conceb-los. Para Locke o estado de natureza no um estado de guerra constante e de egosmo. No estado natural cada um juiz em causa prpria; portanto, as incertezas, a instabilidade, os riscos das paixes e da parcialidade so muito grandes e podem desestabilizar as relaes entre os homens. So direitos naturais para Locke, a vida, a liberdade, a propriedade privada e a famlia. Por isso, visando a segurana e a tranqilidade necessrias ao gozo desses direitos, as pessoas consentem em instituir o corpo poltico. Uma Sociedade Civil e um Estado nascem quando os homens decidem de comum acordo confiar sua comunidade o poder de estabelecer leis que regulem a punio das ofensas e o uso da fora contra as transgresses destas leis. O contrato civil cria a autoridade, isto , confia a alguns o encargo de velar pelos direitos de todos. Ao contrrio do que afirmara Hobbes, o contrato social no uma abdicao aos direitos prprios, mas uma delegao de sua defesa autoridade. O cidado conserva sempre os seus direitos naturais... o contrato social implica somente renncia defesa privada dos direitos e ao uso de alguns deles quando o bem comum o exige... a autoridade legtima quando usa os seus poderes para o bem dos cidados; tirnica quando os usa em benefcio prprio, contra a autoridade dos cidados. No segundo caso, os cidados, tm o direito (negado por Hobbes) de se rebelarem contra o poder tirnico. (MONDIN,1981, p.106).

59

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Os direitos naturais dos homens, portanto, no desaparecem com a instituio do Estado Civil, mas subsistem para limitar o poder do soberano. A concepo de sociedade civil em Locke representa um aspecto progressista do pensamento liberal, pois destaca a origem democrtica, parlamentar do poder poltico. O poder est fundamentado nas instituies polticas, e no no arbtrio dos indivduos. Na idade mdia, por exemplo, transmitia-se por herana tanto a propriedade como o poder poltico. Enquanto Hobbes destacava a soberania do poder executivo, Locke considera o legislativo o poder supremo, ao qual deve se subordinar o executivo. Em Locke, os direitos inalienveis do indivduo vida, liberdade e propriedade constituem o cerne do estado civil, por isso Locke considerado o pai do individualismo liberal.

JEAN JACQUES ROUSSEAU


Rousseau viveu entre 1712 e 1778. Nasceu em Genebra, na Sua. Em suas obras Contrato Social (1762) e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755), desenvolveu a teoria sobre a origem e sobre a constituio do Estado.

http://images.google. com.br/images/rouss

Ele imagina um primeiro estado da humanidade que se poderia chamar de estado de inocncia, o qual no haveria nenhum dos abusos que se pode observar em nossa sociedade. Os homens foram induzidos a sair desta condio feliz pelo desejo, pela necessidade e pelo temor. Reunindo-se, eles se dedicaram consecuo daquilo que chamado civilizao e que no seno a progressiva corrupo dos valores primitivos. preciso reorganizar o Estado segundo a natureza e pela educao, pela vida moral, pelo trabalho, recuperar a verdadeira civilizao. A base desta organizao o Estado Social, no qual os indivduos livres se submetem a uma disciplina, visando o maior bem de cada um e de todos. Com o contrato social, o indivduo j no simples homem, mas cidado; ele renuncia aos direitos pessoais em favor da comunidade; j no assume como norma o instinto, mas a lei. MONDIN, (1981. p. 163-164).
A obedincia lei no obedincia a uma vontade estranha, mas a uma vontade que o prprio indivduo constituiu: o cidado legislador e sdito ao mesmo tempo. Sendo o povo a nica fonte do direito (no contrato social faz-se a renncia ao uso de alguns direitos, mas no os direitos como tais), os governantes no gozam de nenhuma autoridade definitiva sobre ele: ele permanece o nico verdadeiro soberano. ( MONDIN,1981, p. 164).
60

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

O soberano o corpo coletivo que expressa, atravs da lei, a vontade geral. Rousseau preconiza a democracia direta ou participativa, mantida atravs de assemblias freqentes de todos os cidados. Enquanto soberano o povo ativo e considerado cidado. Mas h tambm uma soberania passiva, assumida pelo povo enquanto sdito. Ento, o homem, enquanto faz a lei, um cidado e, enquanto a ela obedece e se submete, um sdito. O prprio Rousseau admitiu que o projeto de democracia direta s seria possvel em uma sociedade de reduzidas propores. Porm, suas idias no so desprezveis ou utpicas, pois possvel combinar mecanismos de democracia representativa com alguns recursos da democracia direta.

Atividades: 1- De que forma foi entendido o Direito Natural pelos pensadores modernos: a) ( ) Foi identificado com a natureza csmica; b) ( ) Foi reconhecido como emanao da natureza humana; c) ( ) Foi concebido como produto da vontade divina. 2- Rousseau preconiza a democracia direta ou participativa, mantida atravs de assemblias freqentes de todos os cidados. Quais seriam as vantagens e desvantagens desse modelo se fosse proposto na nossa sociedade?

......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... ......................................................................................................... .........................................................................................................

3- Foi um dos precursores do Direito Internacional:


a) b) c) d) ( ( ( ( ) Pufendorf; ) Hugo Grcio; ) Rousseau; ) Locke.

Referncias Bibliogrficas:
61

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O Direito na Histria. So Paulo: Max Limonad, 2000. MONDIN, Battista. Curso de Filosofia.9ed.Vol. 1.So Paulo: Paulus, 1981. NADER, Paulo. Filosofia do Direito. 14 edio. Rio de Janeiro: Forense,2003. BITTAR, C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. 4 edio. So Paulo: ATLAS,2005.

62

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 10

AS ESCOLAS CLSSICAS DO DIREITO NATURAL: MONTESQUIEU, KANT E HEGEL


Objetivo: Analisar as teorias do Direito, segundo Montesquieu, Kant e Hegel. Iniciaremos nossa reflexo falando sobre MONTESQUIEU. Montesquieu

http://images.google.com.br/images/ montesquieu

Charles de Montesquieu nasceu em 1689, prximo a Bordeux, na Frana. Sua obra mais importante O esprito das Leis, que discute a respeito das instituies e das leis, o livro busca compreender a diversidade das legislaes existentes em diferentes pocas e lugares.

De acordo com Aranha e Martins (1993, p. 222), ao procurar descobrir as relaes que as leis tm com a natureza e o princpio de cada governo, Montesquieu desenvolve uma teoria de governo que alimenta idias fecundas do constitucionalismo, pelo qual se busca distribuir a autoridade por meios legais, de modo a evitar o arbtrio e a violncia. Tais idias caminham para a melhor definio da separao dos poderes, ainda hoje uma das pedras angulares do exerccio do poder democrtico para Montesquieu somente o poder freia o poder, da a necessidade de cada poder executivo, legislativo e judicirio manter-se autnomo e constitudo por pessoas diferentes. O contedo sobre As leis e a separao dos poderes ser apresentada na disciplina de Organizao Poltica e Judiciria do Estado.
63

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Montesquieu foi tambm o precursor da Escola Histrica do Direito, que rejeitava os esquemas racionalistas em prol da lio da experincia. O seu pensamento no se harmonizou com o dominante na Escola Clssica do Direito Natural, pois afirmava que as leis no se fundavam na razo. As instituies jurdicas emergiam do povo e como resultado da ao de fatores naturais e culturais. Segundo Montesquieu, existe leis naturais que teriam sido criadas por Deus, que so: a paz, a busca por alimentos, a atrao dos sexos e o desejo de viver em sociedade. Em Montesquieu, como vimos, j aparece o historicismo, no qual fica evidente a relatividade das leis e a dependncia delas das mutveis condies histricas dos povos.

EMMANUEL KANT
Kant nasceu em Knigsberg, na Prssia Oriental em 22 de abril de 1724. Suas principais obras foram: Crtica da razo pura, Crtica da razo prtica e Pela Paz Perptua.

http://images.google.co m.br/images/kant

Para enfrentar as relaes entre o sujeito e o objeto na questo do conhecimento, Kant prope uma revoluo: ao invs de admitir que a faculdade de conhecer se regula pelo objeto, mostra que o objeto se regula pela faculdade de conhecer. Assim, o conhecimento humano no a reproduo passiva de um objeto por parte do sujeito, mas a construo ativa do objeto por parte do sujeito. Nessa relao, colocada pelo filosofo, podemos notar que a nfase dada ao sujeito, que a partir da experincia, organiza a prpria existncia.
Kant situa a liberdade como o valor mximo a ser alcanado, e O Direito o conjunto de condies segundo as quais o arbtrio de cada um pode coexistir com o arbtrio dos demais, de harmonia com uma lei universal de liberdade. Para Kant a moral se ocupa com o motivo da ao enquanto o Direito se ocupa com o plano exterior das aes. Os direitos naturais, que identificou com a liberdade, poderiam ser conhecidos a priori (antes da experincia) pela razo e independiam da legislao externa. Quanto ao significado da coao, Kant distingue Direito em sentido estrito e em sentido amplo. O direito amplo compreenderia a equidade e o Direito de necessidade. A equidade no seria praticada com fundamento na lei, mas em critrios de justia. (NADER, 2003, p. 145-146).

O que Direito e Moral em Kant?

O filsofo faz a princpio uma distino entre o que significa o agir jurdico, em que define que uma ao jurdica se expressa no somente porque est definida em lei positiva, mas tambm pelos motivos que impe que aquela ao seja feita daquela forma, seja por meio de sanes, seja

64

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

por medo de represses ou desgastes inteis. Assim o agir jurdico no se faz somente por ser a lei positiva, mas por ser tambm a lei sancionadora. A moralidade, segundo Kant, pressupe liberdade de escolha, autonomia e a juridicidade pressupem coercitividade. A noo de liberdade em suas obras importantssima uma vez que o homem na busca da pacificidade do convvio, que vive entre a liberdade e a coexistncia social, aceita, segundo seus preceitos morais de convivncia, a imposio do imperativo da lei positiva.
E o Estado ser, nesse contexto, o instrumento para a realizao dos direitos; trata-se de um Estado somente de direitos, que regulamenta o convvio das liberdades. Sua meta a de garantir as liberdades, de modo a permitir que todos convivam que todos subsistam, que todos possam governar-se a si prprios, segundo a lei moral, mas sem obstruir que os outros tambm vivam de acordo com seus fins pessoais e prprios (BITTAR e ALMEIDA, 2005, p.280).

Kant inaugurou uma nova fase de especulaes ticas, aps a elaborao do idealismo kantiano o racionalismo afirmado e visto como base para todo pensar filosfico. Ao inaugurar um sentido do ser, que no ser em si mas sim ser para o conhecimento, o nosso filsofo inicia uma abertura para um novo perodo da filosofia, perodo esse compreendido como o de desenvolvimento do idealismo transcendental e este dar as bases para toda a filosofia contempornea.

HEGEL

http://images.googl e.com.br/images/he gel

Georg Wilhelm Hegel nasceu na Alemanha em 1770. Suas principais obras so: Fenomenologia do Esprito (1807), Filosofia do Direito (1818), Cincia da Lgica (1808), Enciclopdia das cincias filosficas (1816-1818).

Em Hegel, a unidade e a universalidade no podiam ser encontradas na realidade emprica. Hegel aspira um projeto de Homem total e este seria possvel na inteno e na realizao de uma vida racional. Elaborou a forma mais complexa e mais completa de idealismo, na qual procurou interpretar a totalidade dos fatos e da histria em funo da identidade lgica entre real e racional, que se expressa em sua frase: Tudo aquilo que real racional, tudo aquilo que racional real. A realidade enquanto tal Esprito infinito e a estrutura e o procedimento segundo a qual se desenvolve o saber filosfico a dialtica. A realidade devir, movimento e dinamismo. Dialtica: arte de discutir, tenso entre opostos. A inteno de Hegel construir um sistema que aproveite todos os dados inegavelmente adquiridos pelas cincias, organizando-os de modo a tirar deles a histria universal do Esprito Absoluto. A histria a manifestao do absoluto, a representao do divino, processo absoluto do esprito, o qual, nas formas mais altas atinge a autoconscincia de si
65

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

mesmo. Tais formas so os espritos dos povos. O sistema hegeliano a apresentao de todo o real e de todo o cognoscvel como expresso da automanifestao do absoluto. Vamos ler e analisar as posies de alguns autores sobre Hegel. De acordo com Mondin (1981, p. 45), para desenvolver-se progressivamente e manifestar-se objetivamente na histria o esprito se serve no tanto dos indivduos, que no toma em considerao, quanto da nao, do Estado. A histria se exprime nas sucessivas hegemonias dos povos que encarnavam nas vrias pocas o esprito absoluto: cada povo representa o absoluto de modo e forma particulares. Para Hegel, o absoluto se manifestou primeiro nos imprios orientais, onde a liberdade era reservada ao monarca; depois no imprio romano, onde a liberdade estendeu-se aristocracia e, finalmente, no Estado germnico, onde a liberdade foi assegurada a todos, sendo, portanto, a manifestao mxima do esprito absoluto. Segundo Aranha e Martins (1993, p. 234), Hegel critica a tradio jusnaturalistas tpica dos filsofos contratualistas. Estes, ao elaborarem a hiptese do homem em estado de natureza, desenvolveram a concepo de que a sociedade composta por indivduos isolados que se renem motivados por um pacto, a fim de formar artificialmente o Estado e garantir a liberdade individual e a propriedade privada. Ao contrrio das teorias contratualistas, a concepo hegeliana nega a anterioridade dos indivduos, pois o Estado que fundamenta a sociedade. No o indivduo que escolhe o Estado, mas sim por ele constitudo. Ou seja, no existe o homem em estado de natureza, pois o homem sempre um indivduo social. O Estado supera a contradio existente entre o pblico e o privado. A melhor forma de governo para Hegel seria a monarquia constitucionalista, pois nela no se corre o risco de pr o indivduo em primeiro lugar, j que o domnio do monarca no autnomo e independente, mas regido pelas leis e pelo bem do Estado. A filosofia do direito em Hegel filosofia da liberdade e tem sua culminao no Estado. Observemos que a filosofia de Hegel tem mritos e defeitos. mrito de Hegel o de ter reivindicado para a filosofia a totalidade do seu objeto, a concretitude do ser na complexidade de suas manifestaes e da sua histria. Merece crtica a identificao da realidade com o pensamento. Ao resolver toda realidade no pensamento, diviniza-a e acaba dissolvendo todo real no sujeito pensante. exagerada procura de sistematicidade. Em Hegel, o homem apenas uma expresso do absoluto, sendo cerceado no sistema. A existncia concreta no se submete aos sistemas. A partir do resgate da existncia concreta, cerceada por Hegel, se desenvolve a filosofia existencialista. Atividade. 1-Segundo Emmanuel Kant as relaes entre o sujeito e o objeto, na questo do conhecimento, se desenvolvem de que forma: a)( ) Ao invs de admitir que a faculdade de conhecer se regule pelo objeto, mostra que o objeto se regula pela faculdade de conhecer. b)( ) Conhecimento fruto s do sujeito.
66

EaD UNITINS ASPECTOS HISTRICOS E FIOSFICOS DO DIREITO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

c)( ) Conhecimento fruto s do objeto. d)( ) Define que o conhecimento humano reproduo passiva de um objeto por parte do sujeito. 2- O agir jurdico e a ao jurdica, segundo Kant, se expressam de que forma:

a)( ) Somente porque est definida em lei positiva. b)( ) Porque pressupe liberdade de escolha, autonomia entre homem e a sociedade. c)( ) Se faz, por ser a lei positiva, e por ser tambm a lei sancionadora. d)( ) Se faz de acordo com a livre conscincia do homem, que um ser social e como tal sempre age de acordo com a moralidade. 3- De acordo com o texto, qual o grande projeto da filosofia de Hegel: a)( )Do Homem total e este seria possvel na inteno e na realizao de uma vida racional. b)( ) O homem deve ser capaz de se encontrar na convivncia social. c)( ) O homem no seu estado de natureza que define a reta razo de sua existncia. d)( )Construir um sistema rigorosamente concreto, isto , um sistema que aproveite todos os dados adquiridos pelas cincias, organizando-os de modo a tirar deles a mais diversas experincias do homem como ser relativo envolvido em um contexto social.

Referncias Bibliogrficas: ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2 ed. So Paulo: Moderna,1993. MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. 9ed.vol. 1.So Paulo: Paulus, 1981. NADER, Paulo. Filosofia do Direito. 14 edio. Rio de Janeiro: Forense, 2003. BITTAR, C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. 4 edio. So Paulo: ATLAS, 2005. Indicao de Leitura: Sobre Direito, Justia e Estado tico em Hegel, leia BITTAR, C.B. ALMEIDA, Guilherme de Assis. Curso de Filosofia do Direito. Tpico: Justia e Direito para Hegel e Direito e Estado tico. 2005, p.289 a p.305.

67

You might also like