You are on page 1of 8

Exerccios de exame 2012(1 fase)

GRUPO IV
O nmero de cidades em Portugal, que em 1982 ascendia a 47, aumentou significativamente nas trs ltimas dcadas, desde que a Lei n. 11/82, de 2 de junho, veio estabelecer os parmetros para a elevao de um aglomerado populacional a cidade. Mas, ao mesmo tempo que se assiste a uma autntica corrida pela elevao a cidade, h vilas que recusam o ttulo. So poucas, mas parecem irredutveis na sua deciso.
Fonte: jornal Pblico, 10 de janeiro de 2010 (adaptado)

Fonte: Salgueiro, T. B., Problemas em torno de um conceito complexo, in Carlos Medeiros (coord.), Geografia de Portugal Sociedade, paisagens e cidades, Vol. II, Crculo de Leitores, Lisboa, 2005 (adaptado)

Figura 4 Distribuio das cidades em Portugal, em 2010.

1. Depois de 1981, foram elevadas a cidade localidades na ilha da Madeira e nas ilhas de (A) Porto Santo, So Jorge e Santa Maria.

(B) Porto Santo, Terceira e So Miguel. (C) Graciosa, So Jorge e Porto Santo. (D) So Miguel, Graciosa e Porto Santo. 2. O maior nmero de localidades portuguesas elevadas categoria de cidade a partir de 1981, de acordo com a Figura 4, verificou-se nos distritos (A) de Aveiro e do Porto. (B) de Aveiro e de Faro. (C) de Lisboa e do Porto. (D) de Faro e de Lisboa. 3. Em Portugal, de acordo com a Lei n. 11/82, de 2 de junho, para que uma vila possa ser elevada a cidade necessrio que, cumulativamente, disponha (A) de mais de 5000 eleitores em aglomerado populacional contnuo e de equipamentos de sade de nvel hierrquico superior. (B) de mais de 8000 eleitores em aglomerado populacional contnuo e de, pelo menos, metade de um conjunto de equipamentos coletivos pr-definido. (C) de mais de 5000 residentes em aglomerado populacional contnuo e de um patrimnio cultural e arquitetnico relevante. (D) de mais de 8000 residentes em aglomerado populacional contnuo e de, pelo menos, um estabelecimento de ensino superior. 4. A afirmao a rede urbana portuguesa tornou-se mais equilibrada com a elevao de um grande nmero de vilas categoria de cidade (A) verdadeira, porque o aumento do nmero de cidades com funes hierrquicas superiores levou reduo do respetivo raio de influncia. (B) falsa, porque o aumento do nmero de cidades mdias conduziu a uma distribuio mais homognea da populao. (C) verdadeira, porque a maioria das novas cidades localiza-se na proximidade das duas grandes metrpoles, o que reforou a posio hierrquica destas. (D) falsa, porque grande parte das novas cidades no tem dimenso demogrfica e funcional que dinamize uma grande rea de influncia. 5. As cidades devem assumir-se como centros de dinamizao dos espaos rurais envolventes atravs, por exemplo, (A) da desconcentrao dos servios administrativos e da valorizao de recursos exgenos. (B) da absoro da mo de obra agrcola e da valorizao ambiental do espao rural. (C) da construo de habitaes de arquitetura tradicional e do xodo da populao agrcola. (D) da fixao de servios de apoio s atividades rurais e da divulgao de produtos regionais. 2012 (2fase)

GRUPO III
Depois de sculos em que a cidade foi um polo de concentrao, assiste-se atualmente inverso desta tendncia, devido importncia das foras de desconcentrao, e o urbano existe para alm de quaisquer limites que se pretenda fixar. Citadinos pelo gnero de vida e pela atividade profissional podem viver relativamente isolados em habitat pouco denso (eventualmente em territrios com as caractersticas paisagsticas do mundo rural) e trabalhar na rea central ou numa periferia urbana. Fbricas e centros comerciais

surgem igualmente no meio de zonas rurais, tornando cada vez mais difcil e menos pertinente definir fronteiras e fixar limites.
Fonte: Salgueiro, T. B., Problemas em torno de um conceito complexo, in Carlos Medeiros (coord.), Geografia de Portugal Sociedade, paisagens e cidades, Vol. II, Crculo de Leitores, Lisboa, 2005 (adaptado)

1. O crescimento espacial das cidades a faz referncia, corresponde fase (A) centrfuga, que se caracteriza pela cidade. (B) centrfuga, que se caracteriza pelo (C) centrpeta, que se caracteriza pela da cidade. (D) centrpeta, que se caracteriza pelo

que se assiste atualmente, e a que o texto sada de residentes das reas centrais da crescimento em altura no centro da cidade. ocupao de bons terrenos agrcolas volta aumento da volumetria na periferia da cidade.

2. As foras de desconcentrao referidas no texto so, entre outras, (A) o preo baixo do solo na periferia e a reabilitao do parque habitacional do centro. (B) o congestionamento do trfego nas ligaes cidade e a falta de equipamentos no centro. (C) o aumento de empregos no centro e a valorizao do sector agrcola. (D) o preo elevado do solo no centro e a melhoria da rede viria. 3. A localizao de centros comerciais nas periferias urbanas explica-se, entre outras razes, (A) pelo preo mais baixo do solo e pela boa rede de vias de comunicao. (B) pela disponibilidade de mo de obra mais qualificada e pela facilidade de estacionamento. (C) pela concentrao de fornecedores e pela existncia de terrenos para se expandirem. (D) pelo reduzido impacte ambiental e pela oferta de uma boa rede de transportes pblicos. 4. A ocupao, por citadinos, de reas com fortes caractersticas rurais tem a designao de (A) urbanizao. (B) rurbanizao. (C) reurbanizao. (D) suburbanizao. 5. Nas grandes cidades, a concentrao de populao e de atividades, a partir de determinado limite, origina (A) economias de aglomerao, porque os custos das infraestruturas e dos equipamentos aumentam na razo direta do aumento da populao. (B) deseconomias de aglomerao, porque a especulao imobiliria provoca diminuio no preo dos solos e da construo. (C) deseconomias de aglomerao, porque as infraestruturas e os equipamentos deixam de dar resposta s necessidades dos utentes. (D) economias de aglomerao, porque diminui a qualidade dos servios disponibilizados populao da rea urbana.

2007(1Fase)

III
O texto seguinte mostra como a poltica urbana portuguesa tem tido algumas preocupaes no que diz respeito ao equilbrio da rede urbana.

(...) Em matria de poltica urbana portuguesa, as denominadas cidades mdias foram, desde 1994, os nicos aglomerados urbanos a serem objecto de programas especficos, seja no mbito da definio do sistema urbano nacional programa PROSIURB seja no quadro de intervenes pontuais em reas da cidade herdada programa POLIS.
Fonte: A. Domingues, J. Cabral, N. Portas. 2003. Polticas Urbanas, Tendncias, Estratgias e Oportunidades. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian (adaptado)

1. O POLIS um programa A. as Cmaras Municipais B. o Estado e as Cmaras C. o Estado e as Cmaras D. as Cmaras Municipais comunitrios.

de parceria, entre... e as Juntas de Freguesia, que s utiliza fundos nacionais. Municipais, que utiliza fundos nacionais e comunitrios. Municipais, que s utiliza fundos nacionais. e as Juntas de Freguesia, que utiliza fundos nacionais e

2. Os Planos Municipais de Ordenamento do Territrio so o... A. PMOT, o PRAUD e o PDM. B. PRAUD, o PDM e o PU. C. PDM, o PU e o PP. D. POLIS, o PU e o PP. 3. As cidades mdias foram, desde 1994, os aglomerados urbanos a serem objecto de programas especficos, porque a sua... A. dimenso demogrfica insuficiente para a instalao de grandes centros comerciais. B. complementaridade com as aldeias localizadas no territrio envolvente muito fraca. C. dependncia relativamente s reas Metropolitanas de Lisboa e do Porto deve ser reforada. D. dinamizao fundamental no atenuar dos desequilbrios da rede urbana. 4. A rede urbana portuguesa aproxima-se do modelo dito monocntrico, porque apresenta uma acentuada... A. litoralizao. B. macrocefalia. C. suburbanizao. D. disperso. 5. Reabilitar uma rea na cidade significa... A. restaurar e conservar edifcios, tendo como principal finalidade a preservao das funes desempenhadas por essa rea. B. transformar os edifcios e alterar as suas funes, tendo como principal finalidade a renovao da qualidade urbanstica da rea. C. valorizar o patrimnio construdo, tendo em vista alteraes significativas nas funes e na qualidade ambiental da rea. D. adequar antigas estruturas urbanas s necessidades actuais, tendo em vista a renovao urbana e a criao de novas reas.

2007(2fase)

IV
O texto que a seguir se apresenta sistematiza as grandes tendncias verificadas no actual sistema urbano portugus.

Em Portugal, as dinmicas territoriais recentes, confirmadas na dcada de 90, traduziram-se, a nvel do sistema urbano, na afirmao de quatro grandes tendncias: estabilizao do peso das reas metropolitanas no total da populao residente; reforo das cidades mdias, com destaque para os centros urbanos do litoral; afirmao do dinamismo de alguns centros do interior, em contexto de despovoamento rural; reforo do policentrismo funcional e da suburbanizao no interior das reas metropolitanas.
Ministrio do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional Programa Nacional da Poltica de Ordenamento do Territrio (proposta para discusso pblica). MAOTDR. Fevereiro de 2006 (adaptado)

1. Em 2001, mais de 3/4 da populao residente no Continente concentravam-se em reas com caractersticas predominantemente urbanas. O ritmo da urbanizao em Portugal foi particularmente intenso A. na dcada de 90. B. na dcada de 80. C. nas dcadas de 60 e de 70. D. nas dcadas de 50 e de 60. 2. Os processos de suburbanizao das reas metropolitanas de Lisboa e do Porto, na dcada de 90 do sculo XX, continuaram a dar origem a A. que as cidades de Lisboa e do Porto tenham perdido populao residente, e a que alguns centros perifricos tenham reforado a sua capacidade polarizadora. B. um elevado crescimento populacional dessas reas e a uma concentrao, nas mesmas reas, de cerca de 90% da populao residente no pas. C. que as cidades de Lisboa e do Porto tenham perdido populao residente, e a que se verificasse uma concentrao nessas reas de cerca de 90% da populao do pas. D. um elevado crescimento populacional dessas reas e ao reforo da capacidade polarizadora de alguns centros perifricos. 3. Entre 1991 e 2001, as cidades algarvias, as cidades da rea de Leiria-Marinha Grande e os centros urbanos do Norte Litoral verificaram A. um crescimento urbano reduzido. B. um crescimento urbano elevado. C. uma estabilizao do crescimento urbano. D. uma reduo do crescimento urbano. 4. A rurbanizao um processo caracterizado pelo/pela A. regresso da populao ao centro da cidade, o qual, em processo de renovao e requalificao urbanas, oferece habitaes de melhor qualidade. B. deslocao de populao para uma periferia mais afastada da cidade, com manuteno dos traos rurais e preservao ambiental.

C. deslocao da populao do centro para a periferia prxima da cidade, para o qual continua a dirigir-se diariamente, a fim de trabalhar. D. reabilitao e requalificao urbanas, atravs de intervenes nas vertentes urbanstica e ambiental. 5. Cidades como Viseu, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Bragana ou vora assistiram a um crescimento populacional significativo, entre 1991 e 2001, que resultou, principalmente, do A. processo emigratrio. B. aumento de alojamentos de uso sazonal. C. crescimento natural. D. despovoamento dos espaos rurais.

2008(1 fase) IV
A figura 4 e uma imagem de satelite da cidade de Evora e da respectiva area envolvente.

Figura 4 Evora, imagem de satlite

1. As reas assinaladas na figura 4 que correspondem, respectivamente, a fase centrpeta e a fase centrifuga do crescimento da cidade de vora so... A. A e C. B. A e B. C. D e C. D. B e D. 2. As reas residenciais com as caractersticas da assinalada pela letra C surgem, em cidades como vora, devido, em regra,...

A. ao desenvolvimento das actividades agrcolas e a centro da cidade. B. a melhoria da acessibilidade e a grande poluio C. ao desenvolvimento das actividades agrcolas e a centro da cidade. D. a melhoria da acessibilidade e a reduzida oferta

reduzida oferta habitacional no industrial no centro da cidade. grande poluio industrial no habitacional no centro da cidade.

3. O aumento da rea de influencia da cidade de vora, como o registado nas ultimas dcadas, relaciona-se, entre outros aspectos, com a oferta de... A. ensino universitrio e a existncia de corporao de bombeiros. B. escolas do primeiro ciclo e a presena de comercio de nvel mais raro. C. ensino universitrio e a presena de comercio de nvel mais raro. D. escolas do primeiro ciclo e a existncia de corporao de bombeiros. 2010 (1fase)

IV
A Figura 4 representa, atravs de crculos proporcionais, a populao residente na principal rea urbana de cada pas e o nvel de concentrao urbana, relativamente ao total da populao de cada pas.

Fonte: Marques, Teresa S, Portugal na Transio do Sculo: Retratos e Dinmicas Territoriais, Afrontamento, Porto, 2004 (adaptado)

Figura 4 Nveis de concentrao urbana na principal rea urbana de cada pas.

1. Trs das reas urbanas, representadas na Figura 4, com mais populao so... (A) Roma, Berlim e Berna. (B) Atenas, Copenhaga e Luxemburgo. (C) Paris, Londres e Madrid. (D) Dublin, Lisboa e Helsnquia.

2. A anlise da Figura 4 permite-nos concluir que, em Portugal, o sistema urbano monocntrico, porque Lisboa e a sua rea metropolitana concentram... (A) todas as cidades-dormitrio do pas. (B) mais de 1 milho de habitantes na rea central. (C) uma populao equivalente das grandes aglomeraes europeias. (D) cerca de 30% da populao do pas.

3. Um (A) a (B) a (C) o (D) o

dos problemas associados aos sistemas urbanos monocntricos ... existncia de um grande nmero de cidades mdias. fraca capacidade de afirmao de outras cidades. grande nmero de cidades com funes raras. dfice de funes vulgares na cidade principal.

4. Nos pases com sistemas urbanos policntricos,... (A) a capital concentra, alm da funo poltica, as principais funes sociais e econmicas. (B) as principais cidades do pas localizam-se na rea de influncia da capital. (C) a capital divide com outras cidades as funes urbanas de nvel hierrquico mais elevado. (D) as principais cidades do pas concentram-se junto s fronteiras. .

You might also like