You are on page 1of 3

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1)

TEMA: Tectnica de placas


Se os oceanos se expandem e os continentes so empurrados, ento podemos ser levados a admitir que o raio da Terra est sempre a aumentar! Esta ideia foi defendida por S. W. Carey, que, em 1958, interpretou de uma forma ousada a expanso do fundo ocenico. Segundo este cientista, o rifte era uma fenda na crosta, por onde se verificava o aumento do volume da Terra (fig. 1). Esta ideia, apesar de sedutora, foi posta de parte por falta de dados que a apoiassem.
Fig. 1 - Representao esquemtica da ideia proposta por S. W. Carey.

Na dcada de 60, os gelogos propuseram uma explicao para a actividade do globo terrestre, denominada teoria da Tectnica de Placas. Segundo esta teoria, a litosfera, camada do globo terrestre situada entre os 0 e 100 km de profundidade, constituda por vrios fragmentos rgidos de superfcie esfrica, denominados placas litosfricas. Estas placas apresentam diferentes dimenses e podem ser mistas (parte ocenica e parte continental) ou exclusivamente ocenicas (Fig.2).

Fig. 2 - As placas litosfricas e suas fronteiras.

1/3

1. De acordo com a fig. 1 indique: 1.1. duas placas ocenicas.

1.2. duas placas mistas.

1.3. o nome das sete placas principais.

As placas litosfricas assentam sobre uma parte do manto, designada astenosfera, que constituda por matria parcialmente fundidos (1% lquidos e 99% slidos), o que lhe confere uma certa plasticidade1. A parte inferior da astenosfera encontra-se mais quente que a parte superior gerando-se, por isso movimentos de materiais denominados correntes de conveco. Sobre este material plstico, as placas deslocam-se umas em relao s outras, velocidade de alguns centmetros por ano, tal como tapetes rolantes. Nas zonas onde ascendem as correntes de conveco (A) as placas sofrem afastamento (divergncia), enquanto que nas zonas onde as correntes de conveco tm movimentos descendentes (B) as placas aproximam-se (convergncia).

Fig. 3 - As correntes de conveco formadas na astenosfera podem ser comparadas gua aquecida numa chaleira. Estas correntes so geradas por movimentos ascendentes de materiais mais quentes e slidos, mas moldveis. Ao subirem, arrefecem um pouco, o que provoca a sua descida; ao mesmo tempo, outros mais quentes sobem.

Resumindo, a Teoria da Tectnica de placas considera que a Terra constituda por inmeras placas litosfricas que se movem sobre uma zona plstica astenosfera, por aco de correntes de calor correntes de conveco.
1

A plasticidade uma caracterstica apresentada por certos materiais, que permite a alterao da sua forma.

2/3

Modelo esquemtico da representao dos limites das placas, bem como dos principais aspectos determinantes da tectnica das placas.

2. Sabendo que nos limites das placas, as correntes de conveco do manto provocam movimentos: Placas envolvidas Ocenica - Ocenica Rifte Continental-Continental Zona Limite Acontecimentos

Ocenica Ocenica Continental Ocenica

Convergente

Formao de montanhas

Sismos

Ocenica - Ocenica Continental-Continental

Falha transformante

2.1. Complete o quadro. 2.2. Indique um exemplo de formaes montanhosas resultantes de colises entre: 2.2.1. Crosta ocenica Crosta continental 2.2.2. Crosta ocenica Crosta ocenica 2.2.3. Crosta continental Crosta continental BOM TRABALHO! 3/3

You might also like