You are on page 1of 7

Introduo ao Livro dos Reis - Um povo, duas naes Na Bblia hebraica, tal qual os livros de I e II Samuel, os livros de Reis

formam um nico volume e se encontram na seo chamada "Profetas Menores" junto com Josu, Juzes e Samuel. O livro de Reis focaliza as bnos e maldies da aliana com Jav registrando os fatos desde a morte de Davi, o trono herdado por Salomo at o esfacelamento dos reinos do Norte e do Sul, isto , Israel e Jud respectivamente. A diviso entre os livros de Samuel e Reis no clara e a diviso ocorreu na traduo do Antigo Testamento em grego (Septuaginta) para que os registros no ficassem to grandes. Em Reis fica evidente a apostasia do povo hebreu com o consequente julgamento de Jav. O livro dos Reis registra a histria poltica de Israel no perodo da monarquia unida (que comea em torno de 970 a.C.), atravessa a deportao do Reino do Norte, Israel, pela Assria em 722 a.C., at o exlio para a Babilnia em 586 a.C. Na histria do reino dividido o Reino do Norte, Israel, era politicamente mais instvel que o Reino do Sul, Jud. Alguns fatores comprovam isso:

Durao mais curta que o Reino do Sul, apenas 209 anos. A violncia sempre precedeu a sucesso real. Todos os dezenove reis so considerados maus pelo autor de Reis, pois so acusados de prestarem culto ao bezerro de ouro de Jeroboo. A durao mdia de um reinado era de 10 anos Nove famlias diferentes reivindicaram o trono de Israel O Reino do Sul, Jud, ainda sobreviveu por mais um sculo e meio, chegando a 345 anos de existncia, e abaixo esto relacionadas suas principais caractersticas:

A mdia de durao do governo de um rei foi de dezessete anos. A famlia de Davi foi a nica a reivindicar o trono de Jerusalm, gerando estabilidade poltica. O reinado da rainha Atalia (2 Reis 11) foi a nica interrupo da sucesso davdica no trono de Jud. Dos dezenove reis de Jud, oito so classificados como bons pelo autor de Reis.

Dois fatos histricos importantes esto registrados no livro dos Reis:

Nomeao por Nabucodonosor de Gedalias para o governo de Jud (596 a.C.), e seu assassinato (582 a.C.) - 2 Rs. 25:22-26 Libertao do rei Joaquim da Babilnia aps a morte de Nabucodonosor (562 a.C. ou 561 a.C.) - 2 Rs. 25:27-30 Em relao autoria do livro dos Reis, a tradio hebraica atribui ao profeta Jeremias devido s semelhanas entre os relatos de 2 Reis 24 e 25 e Jeremias 52. Alm disso, o livro de Reis d bastante destaque ao papel dos profetas no Antigo Testamento, contudo, analisando-se o propsito, contexto e contedo teolgico no h evidncia suficiente para comprovar esta tese. Para a produo da histria da aliana no livro dos Reis, o autor utilizou ao menos 3 fontes primrias que esto citadas por todo o livro:

Registros histricos de Salomo (1 Rs. 11:41) Registros histricos dos reis de Israel (1 Rs. 14:19) Registros histricos dos reis de Jud (1 Rs. 15:23)

Estes documentos provavelmente fazem parte do acervo produzido pelos escribas reais conforme descritos em 2 Sm. 8:16; 20:24-25. Alguns eruditos ainda acreditam que haja outras fontes para a compilao do livro dos Reis, tais como:

As histrias da sucesso de Davi (2 Sm. 9 a 20) A dinastia de Acabe (1 Rs. 16 a 2 Rs. 2) O desenvolvimento proftico na era Elias-Eliseu (1 Rs. 17 - 19:21 e 2 Rs. 1 a 13) O profeta Isaas (Isaas 36 a 39 praticamente idntico a 2 Rs. 18:13 a 20:19) Os profetas considerados "no literrios" (Ex: Aas 1 Rs. 11:29-33; 14:1-16 e Micaas 1 Rs. 22:13-28)

Dadas as evidncias histrico-sociais no errado supor que o livro de Reis tenha sido produzido por volta de 550 a.C. No possvel ter certeza de que o autor tenha sido algum profeta, mas podemos aferir que ele tinha um amplo conhecimento sobre o teor da aliana entre Jav e Israel, e suas consequncias na histria.

Estrutura de Reis O livro de Reis est organizado da seguinte maneira:


Rei Salomo (1 Reis 1 - 11) Rei Roboo (1 Reis 12:1-22) Reis de Israel e Jud de 931 a.C. a 853 a.C. (1 Reis 12:22 - 16:34) Jeroboo I, Roboo, Abias, Asa, Nadabe, Baasa, El, Zinri, Onri, Acabe Elias e Eliseu (1 Reis 17:1 - 2 Reis 8:15) Rei Josaf, rei Acazias, rei Joro Reis de Israel e Jud de 852 a.C. a 722 a.C. (2 Reis 8:16 - 2 Reis 17:41) Jeoro, Acazias, Je, Atalia e Jos, Jeoacaz, Jeos, Amazias, Jeroboo II, Azarias, Zacarias, Salum, Menam, Pecaas, Pecal, Joto, Acaz, Osias Queda de Samaria (Israel) - 2 Reis 17:4-41 Reino de Jud de 729 a.C. a 586 a.C. (2 Reis 18:1 - 24:17) Ezequias (Assria contra Jud), Manasss, Amon, Josias, Jeocaz, Jeoaquim (Primeira invaso babilnica), Joaquim (Segunda invaso babilnica) Queda de Jerusalm (Jud) - 2 Reis 25:1-21 Governador Gedalias (2 Reis 25:22-26) Joaquim no exlio

As narrativas do livro de Reis abrangem o perodo da ascenso de Salomo ao trono at a queda de Jerusalm em 586 a.C. Estes fatos esto organizados de forma cronolgica de acordo com o interesse do autor em mostrar o que ocorrera devido desobedincia do povo hebreu aliana com Jav. Os assuntos, organizados de acordo com a seleo do autor, envolvem:

A sabedoria de Salomo (1 Reis 3) e um resumo do seu governo (1 Reis 4) As obras de Salomo antes do Templo de Jerusalm (1 Reis 5:1 - 1 Reis 7:12) Alguns eventos do reinado de Jeroboo I e Ezequias (1 Reis 13; 14:1-20 / 2 Reis 18:7 a 2 Reis 19:37 e 2 Reis 20) Resumo das atividades profticas de Elias e Eliseu Estas narrativas so contadas simultaneamente de forma intercalada entre os reis do Norte (Israel) e do Sul (Jud). As histrias dos reis so interrompidas apenas pelos relatos dos profetas Elias (reis Onri e Acabe) e Eliseu (rei Joro). As narrativas de Elias e Eliseu no so importantes somente como um registro do profetismo israelita no-literrio, mas tambm como um testemunho da fidelidade de Jav

para com Israel, mesmo aps a adorao a baal ser instituda como religio oficial do Reino do Norte (Israel) pelo rei Acabe, quando se casou com a princesa fencia Jezabel (1 Reis 21:25-26). A tabela abaixo representa o drama religioso vivido nessa poca em Israel. Baal (deus cananeu da tempestade) Baal, deus da tempestade, controla a chuva Baal garante a fertilidade nas colheitas Jav (Deus de Elias e Eliseu) Elias anuncia o perodo de seca (1 Rs. 17:1) Israel padece fome e seca, mas Elias e Eliseu distribuem trigo e azeite de forma milagrosa (2 Rs. 4:1-7; 42-44)

Baal controla os relmpagos Elias pede fogo do cu em nome de Jav (1 Rs. 18:38; 2 e o fogo Rs. 1:10-12; 2:11). Baal controla a vida e a morte Elias e Eliseu curam doentes e ressucitam mortos em nome de Jav (1 Rs. 17:7-24; 2 Rs. 4:8-37; 5:1-20)

Andrew Hill & J. H. Walton, Panorama do Antigo Testamento. So Paulo: Vida, 2007.

A narrativa da monarquia de Jud segue o seguinte padro de estrutura: Apresentao do rei pelo nome, nome do pai e em que momento ocorreu sua ascenso em relao ao reinado correspondente em Israel (Reino do Norte). 2. Dados biogrficos tais como: idade do rei, durao do seu reinado, avaliao do seu reinado em termos morais e espirituais. Outras informaes como o nome da rainha-me e Jerusalm como capital do reino so citadas. 3. Apresentao de fontes adicionais do seu reinado e informaes sobre sua morte e sepultamento.
1.

O relato da monarquia israelita seguia o mesmo padro, exceto pela omisso da capital, Samaria, e do nome da rainha-me. Propsito e contedo O livro de Reis trata basicamente sobre os seguintes assuntos:

A avaliao dos reis - mal como Jeroboo e bom como Davi As benos no arrependimento e restaurao e as maldies no julgamento e exlio O profetismo como voz de Deus para o rei

A adorao de Jav X a adorao de baal

O livro dos Reis narram o desenvolvimento da histria do povo hebreu no perodo monrquico unido e posteriormente dividido. Este desenvolvimento narrado sob a tica da obedincia e desobedincia em relao aliana de Jav com o povo hebreu. Os personagens principais so os reis e os profestas, que eram os responsveis pelo cumprimento da aliana por parte do povo. O rei era o representante do povo diante de Deus, e o profeta servia como conscincia divina para esse rei. O rei, quando falhava no cumprimento da aliana, gerava tipicamente dois problemas: idolatria e injustia social. A consequncia deste ato de rebelio aliana inclua a opresso por povos vizinhos, a queda da familia real e, pro fim, o exlio, a perda da terra da promessa. O propsito literrio do livro de Reis autenticar a dinastia davdica como a herdeira oficial do trono de Jerusalm, conforme profecia de Nat a Davi em 2 Samuel 7:12. O registro de Reis feito de forma complementar ao livro de Samuel, que mostra a soberania de Deus na histria da aliana mesmo em face do livre arbtrio do ser humano com suas responsabilidades e autonomia. Avaliao de Salomo O livro de Reis fornece um relato favorvel a cerca de Salomo e seus primeiros anos de reinado:

Foi amado de Jav - Siginificado de Jedidias em 2 Sm. 12:24-25 Dom da sabedoria - 1 Rs. 3 Inaugurou a era de ouro de Israel com prosperidade e glria sem precedentes em Israel - 1 Rs. 10:14-29 Construtor reconhecido internacionalmente - 1 Rs. 6:1 - 7:12 Amante das artes e cincias - 1 Rs. 4:29-34 Entretanto, em seus ltimos anos de reinado houve grande declnio poltico, religioso e moral, pois deixou-se seduzir por suas centenas de mulheres estrangeiras e pelo materialismo (1 Rs. 11:1-3). O autor de Reis atribui idolatria de Salomo a diviso de Israel em dois reinos: Norte (Israel) e Sul (Jud), conforme 1 Rs. 11:31-35. Contudo, a derrocada do Imprio deveu-se aos anos de m administrao do Estado pelo rei. Confira na tabela abaixo algumas dessas prticas que levaram falncia a nao de Israel:

Evento 1. Aliana poltica com naes pags por meio do casamento 2. Sincretismo religioso para agradar os novos parceiros polticoeconmicos 3. Reorganizao tribal, desconsiderando o pacto de diviso das terras em Nmeros, para obter vantagem econmica 4. Aumento da burocracia do Estado

Referncia 1 Rs. 3:1-2 1 Rs. 11:1-8 1 Rs. 4:7-19 1 Rs. 4:22-28

5. Obras monumentais que exigiam trabalhos escravo estrangeiro 1 Rs. 5:13-18; 9:15e hebreu 22; 12:9-11 6. Aceitao das ideias polticas pags em consequncia do comrcio internacional 7. Rebelies sucessivas minaram a fora do poder militar de Salomo. Perda de receia das naes estrangeiras
Andrew Hill & J. H. Walton, Panorama do Antigo Testamento. So Paulo: Vida, 2007.

1 Rs. 9:26-28; 10:2229 v. 11:1-11 1 Rs. 11:9-25

Estes eventos trouxeram tona as antigas desavenas tribais, quando Roboo assume o trono de Jerusalm (1 Rs. 12:16). Profecia no-literria e literria Durante o desenvolvimento da histria de Israel houve intensa atividade proftica que pode ser dividida da seguinte forma:

Perodo proftico no-escrito, ou pr-clssico Perodo proftico escrito, ou clssico

No movimento pr-clssico a tendncia descrever a atividade dos profetas por meio de milagres em forma de narrativas histricas, isto , eles tambm so personagens dos relatos em Reis. Seu campo de atividade se restringia basicamente famlia real. O movimento clssico, ou literrio, aes simblicas so escritas em forma de orculos ao invs de milagres. A mensagem dos profetas literrios (p. ex: Ams, Isaas, Osias) atingiam os lderes polticos e religiosos, a populao, bem como outras naes. Dinastia monrquica e liderana carismtica O sistema de governo do Reino de Jud considerado uma monarquia dinstica, ou seja, o trono passa de pai para filho. No caso de Jud, esta dinastia era divinamente estabelecida (2 Sm. 7).

No Reino do Norte, Israel, ao contrrio de Jud, a sucesso ao trono no era realizada de maneira hereditria, mas o modelo de sucesso seguia o padro carismtico, semelhante ao perodo dos juzes, quando Jav escolhia um lder dentre o povo e capacitava-o com o Esprito Santo. Esta capacitao temporria se manifestava externamente de diversas maneiras e tinha o objetivo de inspirar o povo hebreu a viver o padro de santidade de Jav, o soberano absoluto de Israel. Ao contrrio de Jud, a sucesso dinstica, ou de pai para filho, em Israel estava condicionada obedincia do rei aos mandamentos de Jav (1 Rs. 11:37-38). Esta condio no foi respeitada pelos reis do reino do Norte, ento houve o anncio da tragdia que se abateria sobre Israel (1 Rs. 14:10-11). Aps a derrocada do rei desobediente, havia a ordem para o rei seguinte executar o anterior. Este procedimento, muitas vezes, terminava em um golpe poltico de carter violento (1 Rs. 16:3-4; 11-12).

O bezerro de ouro O bezerro era tido no Egito como smbolo da fertilidade, e era mais conhecido como Boi pis, o mesmo que Israel construiu no deserto (Ex. 32). pis era adorado no Egito como smbolo da fertilidade e vida. Provavelmente Jeroboo recolocou pis como smbolo religioso de Israel por causa da influncia que recebeu durante seu exlio no Egito, onde permaneceu at a morte de Salomo (1 Rs. 11:40). Quando Jeroboo retornou a Israel, misturou prticas religiosas dos cananeus no culto ao Boi pis. Este procedimento de Jeroboo foi premeditado para conquistar a lealdade dos israelitas e impedi-los de ir s festas religiosas em Jerusalm, que estava sob o controle do Reino do Sul, Jud. Isto gerou uma prtica e ideologia bem diferente da adorao a Jav, e serviu apenas para Jeroboo consolidar seu poder no Reino do Norte. Mais tarde o profeta Osias referiu-se s estas esttuas como dolos, no Deus (Os. 8:4-5), que estavam tambm relacionadas aos rituais de fertilidade de baal (Os. 10:5; 11:1-2; 13:1-2). Esta atitude no apenas tirou a dinastia de Jeroboo do trono, como acabou com o Reino do Norte, sendo consumido por Jav em sua ira (2 Rs. 17:18).

You might also like