You are on page 1of 2

Sugestes Sobre Como Estudar a Bblia

H algumas sugestes prticas que podem ajudar a desenvolver bons hbitos no estudo da Bblia por toda a vida: 1. Leia, leia, leia! O passo mais importante no estudo efetivo a leitura do texto. Isto dever envolver pelo menos dois tipos de leitura: (a) Leitura geral do texto da Bblia para tornar-se cada vez mais familiar com a mensagem da Bblia como um todo (um plano bom e prtico ler a Bblia inteira pelo menos uma vez por ano), e (b) Leitura mais cuidadosa de textos especficos que voc estiver estudando. 2. Procure entender o contexto. Um dos erros mais comuns no estudo e ensino da Bblia tirar um versculo do seu contexto para interpret-lo de um modo que vai contra o significado do texto e contra o amplo contexto da Bblia como um todo. Se voc estiver estudando um captulo, olhe primeiro o livro onde foi encontrado. Se estiver estudando um versculo, leia pelo menos o captulo que o envolve. Muitos erros sero evitados pela cuidadosa considerao do contexto em cada estudo. Ajuda no entendimento da Bblia procurar respostas para questes simples, tais como: Quem est falando a quem? Por qu? Quando e onde tudo isto ocorreu? 3. Observe que tipo de texto voc est estudando. uma narrativa que relata uma parte da histria da Bblia? Est o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? uma profecia? Contm o texto mandamentos especficos? uma parbola? parte do Novo Testamento (que se aplica nos dias de hoje) ou da velha lei (que governava os judeus do Velho Testamento)? 4. Entenda as palavras que voc est estudando. Neste ponto, aquele dicionrio da Bblia ou outra traduo pode ser muito til. 5. Procure auxlio em outras passagens. Muitos dos mais difceis textos da Bblia so esclarecidos por mais simples afirmaes em relatos paralelos ou similares. A Bblia o seu prprio e melhor comentrio! Desde que verdade nunca contradiz verdade, nossa responsabilidade estudar diligentemente para reconciliar as discrepncias aparentes. 6. Estude para conhecer a verdade, no para defender crenas pessoais ou tradies humanas. 7. Faa anotaes. Muitas pessoas acham muito til o uso de um caderno para anotar as observaes sobre o texto, perguntas que elas querem saber, etc. Mais leituras e estudo muitas vezes respondero a dvidas ou questes, por isso bom ter anotaes que voc possa usar para aumentar o seu conhecimento. 8. Lembre-se de que a Bblia nos d o que necessitamos, mas nem tudo o que poderamos querer. A infinita sabedoria de Deus est alm da nossa compreenso, e h muitas coisas que poderemos querer saber que no esto reveladas na Bblia (veja Deuteronmio 29:29). Temos que aprender a contentarmo-nos com o que Deus disse e no devemos nos permitir opinar e presumir para falar onde ele no falou.

O Valor do Estudo Bblico


O estudo da Bblia um trabalho que desafia e d satisfao, oferecendo muitos benefcios nesta vida, e que ajuda a equiparmo-nos para ficar na presena de Deus eternamente. Somos grandemente abenoados pelo privilgio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras. Que nossas vidas e hbitos de estudo reflitam a atitude expressada no Salmo 119:14-17:

"Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e s tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; no me esquecerei da tua palavra. S generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra."

You might also like