You are on page 1of 7

Captulo 01 DEFINIO E CRITRIOS DE AVALIAO DE ATIVO

CONCEITUAO DE ATIVO

O entendimento do real significado e da conceituao de Ativo fundamental em qualquer texto de Teoria ou doutrina contbil, pois trata-se da essncia contbil. Definio Introdutria O Ativo tem sido definido de vrias maneiras, sendo a mais tradicional a do tipo...ativo o conjunto de bens e direitos disposio da administrao... ou variantes como... ativos so os meios conferidos administrao para gerirem a entidade ... e parecidas. Em ltima anlise Dinheiro o ativo por excelncia. Temporariamente, nos contentamos em ter ativos sob outra forma, a fim de, no futuro, termos mais dinheiro que , em ltima anlise, o que interessa aos acionistas. Ativo, portanto, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de servios em seu bojo, para a entidade, capaz, direta ou indiretamente, imediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa. Ativo na Continuidade A empresa no os mantm (os ativos), como vimos, no estado em que se encontram para serem vendidos (com exceo dos produtos e mercadorias), na continuidade das operaes, mas para que, em conjunto com outros ativos, com o trabalho e a operosidade da fora de trabalho da empresa, tudo fluidificado pela organizao empresarial, gerar fluxos lquidos positivos de caixa. AVALIAO DO ATIVO E OUTRAS CARACTERSTICAS J foi visto, no princpio da Continuidade, que uma conseqncia lgica desse princpio que, normalmente, os ativos so avaliados por algum tipo de valor de custo (de entrada) e, de certa forma, os passivos (exigibilidades) tambm so avaliados da mesma maneira pois se ter que sacrificar ativos para pag-los. A seguir so analisados alguns dos tipos mais importantes de avaliao pelo custo (valores de entrada):

CUSTO HISTRICO (ORIGINAL)

Custo Histrico (Original) o valor original da transao, isto , quanto custou empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram os insumos contidos no ativo, se for fabricado. Custo Histrico Corrigido Conserva, basicamente, todas as propriedades do custo histrico somente que, periodicamente, os custos histricos so corrigidos pela variao do poder aquisitivo mdio geral da moeda, segundo algum ndice geral de preos, como o ndice Geral de Preos (IGP) da Fundao Getlio Vargas (FGV), ou o INPC (ndice Nacional de Preos ao Consumidor) do IBGE, ou outros ndices gerais que foram ou so indexadores oficiais, como a UFIR. Custo de Reposio Custo de Reposio pode ter vrias conceituaes, dependendo da data na qual pensamos fazer a reposio de um ativo por outro em estado de novo. Alguns autores utilizam esse termo como sinnimo de custo corrente, mas, na verdade, existem diferenas. Se um veculo BETA 1986, tiver sido adquirido novo 0 Km, por $ 340.000,00 (com as correes monetrias pela inflao para 1999) e se fosse possvel produzir esse mesmo modelo, em 1999, exatamente igual ao1986 , esse valor ($ 340.000,00) : Custo Corrente: seria, a rigor, o valor corrente dos insumos contidos num carro de caractersticas iguais, em estado de novo ou usado Custo original Corrigido No Estado Em Que se Encontra: seria o valor residual do veculo (valor histrico menos depreciao acumulada corrigido pela inflao). Custo de reposio: em estado de novo, o preo de mercado de um Modelo 1999 - pode ser um carro de caracterstica tcnicas bastante diferenciadas, embora prestando servios equivalentes. Custo de reposio no estado em que se encontra: seria quanto se teria que pagar, no mercado de segunda mo, para adquirir um BETA 1986, aproximadamente no estado em que se encontra o que estamos avaliando. Custo de Reposio Corrigido Trata-se do mesmo modelo conceitual do item anterior, porm homogeneizando-se as demonstraes contbeis derivantes em termos de poder aquisitivo de uma mesma data.

Exemplificando apenas com um ativo, suponha-se que o valor de reposio desse ativo em T0 $ 100 e em T1 $150 mas, no perodo, tenha havido uma taxa de inflao de 40%. Para se comparar efetivamente T0 com T1, deve-se corrigir os $ 100 por 1,40. Assim, a comparao entre: Valor de reposio em T1........................ $ 150 Valor de reposio em T0 corrigido........ $ 140 Valorizao real........................................$ 10 As vantagens e desvantagens do modelo podem ser aferidas da combinao de vantagens e desvantagens dos demais, dos quais deriva. claro que, sob um ponto de vista de desenvolvimento e de relevncia informativa, trata-se do modelo mais avanado a valores de entrada, mas devem ser levados em conta sempre: a objetividade dos procedimentos, a comparabilidade entre empresas e o custobenefcio da informao. Outras Consideraes Uma discusso muito antiga se, paca se considerar um elemento como ativo, so necessrias as seguintes caractersticas: a) propriedade e posse b) s propriedade c) s posse d) outras caractersticas Os tratadistas mais clssicos consideravam que seria a propriedade o caracterizador fundamental de um ativo. Outros acham que a posse, mesmo sem propriedade, a caracterstica principal. Hoje em dia, conquanto, na maioria dos casos, se verifiquem concomitantemente propriedade e posse, pela prpria diversificao e ampliao das operaes econmicas, admitem-se outros critrios. Assim, o controle e a possibilidade de utilizao para as finalidades da empresa, mesmo sem a propriedade efetiva, caracterizam, hoje, o ativo, j de forma bastante universal.

Leitura Complementar
CAPITAL INTELECTUAL Algumas tentativas de definir ou explicar Capital Intelectual tm sido alvo de diversos pensadores. A princpio se falava muito em capacidade intelectual humana. Com o tempo adicionou-se inteligncia, ao conhecimento existente dentro da empresa, outras variveis, tais como: marcas, patentes, designs, liderana tecnolgica, clientes, lealdade de clientes, tecnologia de informao, treinamento de funcionrios, indicadores de qualidade, relacionamento com fornecedores, desenvolvimento de novos produtos. O exemplo da rvore explica como muito mais simples avaliar o patrimnio visvel das entidades.

PARTE VISVEL

Parte facilmente relatada pela contabilidade

Troncos, galhos, folhas e frutos (parte visvel). Evidncias sobre a sade da rvore.

PARTE INVISVEL (Parasitas e outros problemas que podem atacar as razes ou nutrientes, umidades, etc. que fortalecero a rvore e seus produtos)

Razes (que podero modificar a sade da rvore em anos futuros)

Parte oculta, nem sempre relatada pela Contabilidade

Mensurao dos Elementos das Demonstraes Contbeis


Mensurao o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstraes contbeis devem ser reconhecidos e apresentados no balano patrimonial e na demonstrao do resultado. Esse processo envolve a seleo de uma base especfica de mensurao. Essas bases incluem o seguinte: Custo histrico, Custo corrente (Valor em uso), Valor realizvel e Valor presente. Custo histrico Os ativos so registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues ATIVOS para adquiri-los na data da aquisio, podendo ou no ser atualizados pela variao na capacidade geral de compra da moeda. Os passivos so registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou, em algumas circunstncias (por exemplo, imposto PASSIVO de renda), pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que sero S necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes, podendo tambm, em certas circunstncias, ser atualizados monetariamente. Custo corrente (Valor em uso) Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa ATIVOS que teriam de ser pagos se esses ativos fossem adquiridos na data do balano. Os passivos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de PASSIVO caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na S data do balano. Valor realizvel (Valor Justo) Os ativos so mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que ATIVOS poderiam ser obtidos pela venda numa forma ordenada. Os passivos so mantidos pelos seus valores de liquidao, isto , pelos PASSIVO valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se S espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da entidade. Valor presente (Ajuste ao Valor Presente) Os passivos so mantidos pelos seus valores de liquidao, isto , pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se ATIVOS espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da entidade. Os passivos so mantidos pelo valor presente, descontado, do fluxo futuro de PASSIV sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo OS no curso normal das operaes da entidade
Mensurao o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstraes contbeis devem ser reconhecidos e apresentados no balano patrimonial e na demonstrao do resultado. Esse processo envolve a seleo de uma base especfica de mensurao. Essas bases incluem o seguinte:

Custo histrico

Custo corrente (Valor em uso)

Valor realizvel

Valor presente

Custo histrico

ATIVOS

Os ativos so registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues para adquiri-los na data da aquisio, podendo ou no ser atualizados pela variao na capacidade geral de compra da moeda.

PASSIVOS

Os passivos so registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou, em algumas circunstncias (por exemplo, imposto de renda), pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que sero necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes, podendo tambm, em certas circunstncias, ser atualizados monetariamente.

Custo corrente (Valor em uso)

ATIVOS

Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses ativos fossem adquiridos na data do balano.

PASSIVOS

Os passivos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data do balano.

Valor realizvel (Valor Justo)

ATIVOS

Os ativos so mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela venda numa forma ordenada.

PASSIVOS

Os passivos so mantidos pelos seus valores de liquidao, isto , pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da entidade.

Valor presente (Ajuste ao Valor Presente)

ATIVOS

Os passivos so mantidos pelos seus valores de liquidao, isto , pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da entidade.

PASSIVOS

Os passivos so mantidos pelo valor presente, descontado, do fluxo futuro de sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo no curso normal das operaes da entidade.

You might also like