You are on page 1of 6

VICTOR SAID DOS SANTOS SOUSA

AQUECIMENTO GLOBAL: HIPTESE ANTROPOGNICA

Salvador 2012

1. INTRODUO O aquecimento global um fenmeno climtico que ocorre de forma natural em nosso planeta, este ocasiona o aumento da temperatura nos oceanos e nas camadas mais baixas da atmosfera, levando assim a um aumento superficial da temperatura do planeta. O aquecimento global um fenmeno que caracteriza-se pela reteno parcial do calor emitido pelo Sol por meio dos gases que compem a atmosfera, em especial os gases estufa. Sem o aquecimento global no haveria vida na Terra. Este fenmeno responsvel, atravs do efeito estufa, por gerar condies climticas favorveis vida e a evoluo desta. Porm para falar sobre o aquecimento global na proporo atual indispensvel do fenmeno que o origina, o Efeito Estufa e de duas hipteses que buscam justificar a existncia do aquecimento global nas propores atuais, so elas: a hiptese Natural e a hiptese Antropognica. Sendo que, nesta pesquisa sero retratados argumentos para justificar o aquecimento global como uma consequncia da ao antropognica. 2. O EFEITO ESTUFA O Efeito Estufa um fenmeno natural que ocorre na Terra desde a existncia da atmosfera. Tal fenmeno responsvel por manter a temperatura do planeta favorvel existncia da vida e no apenas isto, o efeito estufa tambm impede que o planeta tivesse como temperatura ambiente -18C, o que impediria, quase em sua totalidade, a existncia da vida e da diversidade desta. Este fenmeno, como o nome j diz, tem o funcionamento similar ao de uma estufa, para uma melhor compreenso faz-se a seguinte analogia: Os gases estufas (dixido de carbono (CO2), xido nitroso (N2O), metano (CH4), cloro-fluor-carboneto (CFC)) so como o teto e paredes vidradas da estufa, os raios solares executam a mesma funo que em uma estufa normal, so responsveis pelo aquecimento da estufa, neste caso as ondas curtas iro aquecer o cho, enquanto uma parte destas ondas absorvida e outra refletida na forma de ondas longas, porm essas ondas que foram refletidas iro ricochetear e sero refletidas mais uma vez para o solo pelo teto de gases estufas, fazendo assim com que a temperatura ambiente se eleve. Este fenmeno de absoro, reflexo e mais

uma vez absoro da radiao emitida pelo Sol caracteriza-se como sendo o efeito estufa, caracterizado na Figura 1.

Figura 1 Efeito Estufa na Terra (Fonte: www.portaldotecnico.net)

3. AQUECIMENTO GLOBAL: HIPTESE ANTROPOGNICA Segundo esta hiptese a intensificao deste fenmeno vem ocorrendo na Terra desde o sculo XX. Cerca de 150 anos atrs havia iniciado as atividades que iriam ampliar os efeitos do aquecimento global: as atividades industriais. A emisso de gases estufa por meio das industriais um dos principais causadores do aquecimento global. Outro fator que leva ao consequente aumento da temperatura do planeta so os desmatamentos e queimadas de florestas, afinal as florestas so indispensveis para manter o equilbrio trmico e climtico do planeta, a medida que se desmatam florestas aumenta-se as temperaturas. Em 100 anos a temperatura mdia do planeta aumentou 0,8, apesar deste valor ser aparentemente baixo, ele o suficiente para tornar inapta a evoluo de diversas espcies de animais do planeta.

Mas como o aquecimento global e efeito estufa se relacionam? O Aquecimento Global uma consequncia de uma ampla intensificao do efeito estufa. Nos ltimos 150 anos a emisso dos gases estufas vem se ampliando significativamente e os meios de emisso cresceram de forma assustadora. Este crescimento gerou um aumento na espessura deste teto protetor formado de gases estufa, com uma camada mais densa e compacta de gases estufa o calor irradiado acaba por fluir para o exterior com uma dificuldade ainda maior, pois quanto maior for concentrao de gases estufa maior a dificuldade e maior ser a reteno e reabsoro de energia pelo planeta. O que justifica o maior aumento do aquecimento global nos ltimos 150 anos so os seguintes fatores: Termeltrica: Estas so uma das principais vils do aquecimento global, correspondem a um total de 22% das emisses de gases poluentes. As termeltricas ocupam o primeiro lugar do ranking, pois a produo da eletricidade nestas feita atravs da queima de combustveis fsseis. Sustentar um pas de grande porte como os Estados Unidos da Amrica corresponde a queimadas com altssimas liberaes de gases estufa. Desmatamentos de Florestas: Florestas so um dos grandes heris contra o aquecimento global, pois estas no processo de fotossntese (assim como a grande totalidade das plantas) tem como ingrediente fundamental o CO2, medida que tm-se mais rvores, maiores so os coeficientes de CO2 que so retirados da atmosfera, sendo que neste processo ainda h a liberao de O2, o que um benfico para os seres vivos. Sendo assim, o desmatamento acaba por impedir um recurso natural que efetua a manuteno da quantidade de CO2 seja impossibilitado de funcionar, fazendo com que os valores cresam de forma descontrolada. Sendo os desmatamentos responsveis por 18% das emisses de poluentes na atmosfera. Atividade Industrial: Com as revolues industriais houve um grande aumento na emisso de gases poluentes, gases txicos e resduos lanados pelas chamins das fbricas, queima de resduos industriais e domsticos em depsitos de lixo em especial do CO2, pois sua

concentrao vinha crescendo uma taxa de 0,4% ao ano (MOLION, 2012), sendo que nos ltimos 150 anos a concentrao cresceu em 35% (MOLION, 2012). Sendo a Industria responsvel por 14% das emisses de gases estufa. Agricultura e Pecuria: A emisso de agrotxicos, juntamente com a queima de matas, pastagens e lavouras correspondem a um ndice assustador de 14%. Automveis e Avies: Liberam uma srie de gases poluentes com a queima do petrleo e derivados. Se avaliado o percentual emitido por carros corresponde a 13% das emisses. Uso Comercial e Residencial de Combustveis, Decomposio de Lixo e Refinarias: Juntos correspondem a 19% das emisses de gases poluentes. Todos os percentuais citados so representados na Figura 2, abaixo.

Figura 2 Grfico com o percentual de poluio emitido por meios de produo distintos.

REFERNCIAS MOLION ,Luiz Carlos Baldicero. Aquecimento global: uma viso crtica. Revistas Brasileira de Climatologia, Alagoas, 2008. MOLION, L.C.B. A Amaznia e o clima da terra. Revista Cincia Hoje, v.8, n.48, p.42-46, 1988. MOLION, L.C.B. Variabilidade e forantes climticas, Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, SBMET, 27 a 4 de dezembro de 2008, Florianpolis (SC). MOLION, L.C.B. Consideraes sobre o aquecimento global antropognico. Instituto de Cincias Atmosfricas, Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2012. BELIENY, Djalma Silveira. Desvendando mistrios do mundo cientfico. Volume 1.

You might also like