You are on page 1of 37

AMORES GTICOS

Gian Danton

NDICE
APRESENTAO ELIZABETH SAYONARA TEATRO DOS VAMPIROS INFORMAES SOBRE O AUTOR

APRESENTAO
Amor e morte. Eros e Thanatos. Essa a essncia de muitas histrias, em especial do romantismo gtico. Surgido no incio do sculo XIX, esse movimento procurava resgatar a magia e o mistrio de um passado imaginrio, onde fantasia se confundia com realidade. Todas as histrias de terror modernas so filhas desse movimento, em especial as de vampiros. As histrias que compem esse volume buscam resgatar exatamente esse aspecto de amor e morte e a essncia dos vampiros como um mito de sexualidade e perigo. Essas histrias foram escritas no incio dos anos 1990 e publicadas em fanzines. Podem ser consideradas como pioneiras ao lidar com os vampiros em nosso pas. Apesar de j terem se passado mais de 20 anos, eu ainda gosto delas. Numa poca de vampiros e zumbis emos parece mais importante do que nunca resgatar a tradio narrativa gtica.

ELIZABETH
Eu morreria por voc Na guerra ou na paz Sem saber como sou capaz Ira!

Nuvens negras se avolumavam no horizonte. Hugo olhou volta , procura de abrigo. O vento soprava forte, uivando.

Ao longe, numa regio abandonada do horizonte, parecia haver uma casa.

Talvez conseguisse chegar a tempo, se corresse.

Amaldioou a mochila, que pesava nas costas. Os tnis tambm estavam gastos na sola, dificultando a corrida.

Atrapalhado pelo cabelo esvoaante, ele olhou para trs: as nuvens compactas continuavam avanando como uma nave gigantesca, pronta para pousar.

7/39

Houve um silncio s quebrado pela respirao ofegante e pelo trotar da corrida . A natureza permaneceu assim, muda, at que comeassem a cair os primeiros pingos de chuva.

Hugo j estava parcialmente molhado quando alcanou a varanda do casaro antigo. Encostou ofegante em uma das vigas que sustentavam o teto. A madeira rangeu. Ele respirou fundo, inspirando pelas narinas e soltando pela boca. Fez isso at que o corao diminusse as batidas. S depois entrou na casa.

O casaro devia ter sido construdo h bem mais de um sculo. Talvez dois. Incrivelmente, podia-se observar ainda alguns mveis no destrudos pelo tempo. Viu uma pintura , um retrato oval pendurado na parede de uma das salas . Representava uma mulher incrivelmente branca, de uma beleza angelical. Tinha lbios plidos e olhos de morta. Teria ficado horas l, observando o retrato, se no

8/39

tivesse necessidades mais preeminentes. Tinha fome.

Andando com cuidado, temeroso de que o cho pudesse ceder com seus passos, Hugo percorreu vrios cmodos at chegar cozinha . Havia um fogo lenha no compartimento. Examinou-o. No meio da poeira e das telhas de aranhas achou um livro. Tinha uma parte da capa e da folha de rosto queimados, mas o miolo se conservara quase que completamente intacto. As paginas, num papel grosso, no ultrapassavam 50 e a maior parte ainda estava em branco, como pde verificar ao acender um fsforo. Em todo caso, era providencial. O papel viria bem a calhar na confeco da fogueira .

Hugo recolheu alguns restos de madeira dos mveis e ps ao lado do fogo.

Desfez alguns, os mais podres, com um canivete. Arrancou algumas paginas do livro. Amassou o papel e rodeou-o de pequenos gravetos. Inflamou-os rapidamente

9/39

com um fsforo que tirou da mochila. Continuou arrancado paginas e alimentando o fogo at que ele se tornasse forte.

L fora a chuva continuava . Raios tremendos iluminavam a cozinha atravs da janela de madeira destroada. Hugo retirou da mochila uma raiz de mandioca, descascou-a e colocou sobre o fogo. Durante dias aquilo havia sido seu nico alimento, desde que roubara as razes numa plantao de beira de estrada. Enquanto esperava que a mandioca assasse, sentou numa cadeira. Foi quando seus olhos deram com o livro . Observou que no avia mexido na parte manuscrita. Assim, pegou-o, afim de se distrair enquanto esperava. Como j percebera antes, apenas algumas poucas pginas estavam escrita, numa letra inconstante.

Leu :

Conheci Elizabeth enquanto estudava na Europa . Fora me apresentava

10/39

por uns amigos . Encantei me com ala Sua pele era de uma brancura indizvel. Tinhas cabelos negros, olhos da mesma cor e era muito magra . Mas, Ah ! Que bela e que misteriosa que era! Ver seus lbios brancos se abrindo era um deleite para poucos. Pouco falava e dificilmente sorria.

Apesar da timidez de ambos, enamorei-me dela e decidi trazei-la comigo para o Brasil quando tive notcias da morte de meu pai. Que eu soubesse, no havia qualquer impedimento da parte de Elizabeth... at ento vivera em pequenas penses, sozinha . No tinha famlia, ou, se tivesse, deviam ter sido esquecido dela. O fato que alegrou-se com o convite. Estvamos apaixonados e a perspectiva de vivermos juntos nos deixava imensamente felizes.

J na viagem arrependi-me. Elizabeth enjoara com o mar e passava quase todo o tempo no camarote, de cama. O navio em que viajvamos levava tambm uma carga de cavalos. Eram

11/39

animais de raa, encomendados por algum rico fazendeiro do Imprio. Foi com eles que aconteceu o nico incidente digno de nota de toda a jornada.

Certa noite agitaram-se todos no poro. Relinchavam e batiam os cascos na madeira do navio. A algazarra chamou ateno de toda a tripulao.

Vrios marinheiros desceram rapidamente para o poro. Quando l chegaram o barulho diminura. Os animais, no entanto, ainda estavam nervosos, ao redor de um deles cado no cho.

Estava morto. Os plos do pescoo e a parte da cabea estavam encharcados de sangue.

Foram cogitados milhares de hipteses para a morte do animal. Talvez estivesse doente e batera no casco do navio, talvez houvesse sido atacado pelos outros... O mistrio, entretanto, persistiu.

12/39

Estranhamente, Elizabeth passou a se sentir melhor desse dia em diante.

Fazia at caminhadas pelo convs do navio, algo de todo inconcebvel h algum tempo.

Desembarcamos no rio de Janeiro e levamos ainda algum tempo viajado at esta fazenda. Minha me, vestida de luto, esperava- nos. Menti para ele que havia me casado com Elizabeth em Portugal , mas nem isso foi capaz de convencla. Tinha uma estranha averso por minha esposa. Persignava-se sempre que a via.

Talvez j adivinhasse a prpria morte . Eu desci ao tmulo um ms depois de ter checado fazenda.

Tinha temores de que Elizabeth lhe seguisse o caminho . Comia pouco e estava cada vez mais magra .

Foi por esses tempos que ocorreu um fato revelador . Um dois

13/39

escravos se rebelava contra o capataz , atacando-o . O pobre homem teria morrido , no fosse a providencial ajuda de outros empregados .

Achei que fazia bem em dar uma demonstrao de fora e garantir minha autoridade.

Mandei prender o escravo ao pelourinho e fiz com que o chicoteassem. O negro agentava firme, mas, medida que as tiras de couro comearam a arrancar espirros de sangue, entrou a gritar de dor.

Elizabeth assista a tudo impassvel , embora seus olhos brilhassem como se estivessem grande interesse no episdio.

De madrugada, eu estranhei que Elizabeth no estivesse do meu lado.

Procurando por ela, assomei janela e percebi um vulto branco se movimentando l fora. Apressei-me. Desci as escadas e abri as portas da frente da casagrande.

14/39

O que vi me deixou paralisado. Elizabeth estava l fora, junto ao pelourinho. Lambia as feridas ensangentadas do negro. Senti nojo.

Dominando meu cime, lembrei-me do episdio do navio, com os cavalos, e de com ela se sentira bem no dia seguinte. Antigas lendas me vieram mente. Historias de pessoas que necessitavam de sangue ...

Algum tempo depois ela voltou para casa. Fingi que estava dormindo. Minhas suspeitas se confirmaram no dia seguinte: Elizabeth estava exultante, como se tivesse renascido.

Esperei at que anoitecesse. Quando nos preparvamos para dormir, retirei da gaveta uma adaga e cortei prximo ao pulso. Aproximei-me de Elizabeth, estendendo-lhe o ferimento. Ela inicialmente fingiu repulsa, mas seus olhos brilhavam. Como que dominada por um instinto indomvel , Elizabeth puxou meu brao e passou a lamber o corte. Jamais a vi to feliz , com o liquido rubro a

15/39

escorrer-lhe da boca. Nos amamos como nunca.

A parti de ento, todas as noites realizvamos o mesmo ritual. Entretanto, o que para ela era vida, ia se tornando morte para mim. Percebi , assim, que meu sangue jamais seria suficiente.

Embora a medida me causasse repugnncia, passei a ordenar que toda noite me fosse trazida uma escrava ou escravo. A pobre criatura era amordaada, amarrada e vendada. Eu fazia uma inciso em seu brao e Elizabeth lambia at que a pequena fonte cessasse.

Tais coisas fizeram com que os negros tomassem um medo mstico da casa grande .

Hoje , quando escrevo estas palavras , j se passaram anos que chegamos aqui .

16/39

Estou assustado . Os negros andam dominados por um medo incontrolvel. Aguardo a revolta . No meio da noite , de qualquer noite , isso acontecer . Talvez nos matem , talvez destruam o casaro . E estou impotente . Boa parte dos feitores j se foi e no consigo mais convencer outros a trabalhar para mim.

Enquanto aguardo o fim, lembro de um tempo que se perdeu na memria. Uma era de felicidades e belezas sem fim . Isso no poder ser queimado ou destrudo.

Gostaria apenas de estar certo que Elizabeth sobreviver , como tem sobrevivido at aqui ... Mas , mesmo que meu corpo seja destrudo, o meu amor por ela jamais morrer e talvez isso a salve. QUE PEO A DEUS.

Hugo fechou o livro e cerrou os olhos . Havia ainda algumas palavras borrados ou queimadas . Mas j bastava . L fora a tempestade diminura . Agora podia-se ouvir o barulho das goteiras e da lenha estalando no fogo .

17/39

Estava assim , absorto , quando imaginou ouvir gemidos. Abriu os olhos, assustado. A luz vermelha do fogo tingia de sangue as paredes. Nada. Nenhum som estranho.

Levantou-se. Usou o canivete para retirar a mandioca do fogo. Ento ouviu novamente o gemido alto e forte vindo do poro. O susto fez com que tocasse na grelha, queimando a mo.

Hugo levou a mo boca. Permaneceu assim algum tempo, tentando identificar o som. Ao sair da cozinha, o canivete na mo, percebeu que os gemidos aumentavam. Descobriu, ao lado do armrio, um buraco.

Recuou at a cozinha, incomodado pela dor da ferida, e retirou da mochila alguns trapos. Enrolou-os num pedao de madeira e aproximou do fogo. Depois voltou para o buraco. Iluminando-o com a tocha, percebeu que havia uma escada.

18/39

Desceu os degraus levantando a tocha acima da cabea e segurando na borda de madeira. O cho, de terra batida, era firme. Os gemidos continuavam, agora mais fortes. Pareciam, agora, formar palavras. Ratos guinchavam, correndo de um lado para o outro.

Houve um movimento atrs de uma pilastra. Um vulto branco se encolhia no cho. Aproximando a tocha, Hugo percebeu a pele alva e os cabelos negros.

Elizabeth levantou os olhos e implorou:

- Sangue!...

SAYONARA
" saudade ento E mais uma vez De voc fiz o desenho mias perfeito que se fez: Os traos copiei do que no aconteceu. As cores que escolhi entre as tintas que inventei Misturei com a promessa que ns dois nunca fizemos De um dia sermos trs" Legio Urbana

A verdade que nem me lembro ao certo de quando a vi pela primeira vez. O que me recordo de uma tarde cinzenta, com nuvens escuras no cu, anunciando a chuva.

Estava andando pela ruas movimentadas do centro quando a vi, no meio da multido. As vestes rabes cobriam todo o corpo e escondiam a maior parte do rosto. Passaram-se apenas alguns segundos antes que eu a perdesse de vista, mas foi como se ritmo das coisas tivesse se alterado.

20/39

Como se um nico segundo durasse todo um sculo. Diante dela, at mesmo os pssaros do cu pareciam movimentar-se lentamente. Abriam e fechavam vagarosamente as asas, e lanavam atravs das nuvens um pio estridente que se perdia no horizonte.

Inclinei a cabea para o lado e a acompanhei com os olhos at que desaparecesse na multido de cabeas annimas. S ento o mundo voltou ao normal.

Mas no eu.

No dormi naquela noite e nem nas seguintes. Mergulhei numa orgia de vinhos e jogos. Durante o dia, tendo os sentidos enevoados pelo sono e pela bebida, caminhava trpego at a mesquita e permanecia l, em estado de completa letargia. Era perseguido por um mal que perseguia desde o nascimento. Eu tinha medo. No de fantasmas, bandidos, armas ou feras...

Eu tinha medo de pessoas.

21/39

Desde a mais tenra idade eu fugia delas. Evitava multides e corria de aglomerados. Ainda moo me colocaram num colgio interno. Foi na poca da expanso cultural rabe. A religio de Maom se espalhava pelo mundo atravs de missionrios e crescia com a mesma rapidez com que suas mesquitas eram construdas. A Amaznia, ltima rea verde do planeta, oferecia grande campo de difuso. Assim, os minaretes despontavam por entre as rvores...

Apesar disso, meus pais decidiram me internar num colgio tradicional, de f catlica. Antes no o fizessem. Os outros alunos me repugnavam. Eu permanecia em minha carteira, no canto mais escondido da sala, remoendo consideraes sobre algum detalhe novo no solo. Uma minscula formiga era o bastante para despertar minha ateno por longos minutos.

Qualquer tentativa de aproximao dos outros internos se revelava infrutfera. Era como se no existissem.

22/39

Esse comportamento, evidentemente, despertou a ateno daqueles que fazem do sofrimento alheio a sua prpria alegria. Tornei-me alvo de brincadeiras e insultos que me magoavam profundamente quando meu estado de topor me permitia perceb-los.

Comecei, ento, a acreditar que todos que se aproximavam de mim tinham a mesma inteno e me afastei mais completamente de todos. Passei vrios anos assim, apartado do mundo, mergulhado nos livros, at que a morte sbita de meu pai e, posteriormente, de minha me, me levasse a assumir a herana.

Comprei uma velha casa de dois andares e me enfurnei nela. Amava a noite pela sua solido e odiava o dia. Ganhei com isso um horror doentio ao sol. O dia e eu convivamos apenas quando nuvens escuras escondiam o astro-rei, como naquele em que encontrei Sayonara.

Esse era seu nome. Visitei vrios dias a Mesquita, at que ouvisse cham-la pelo nome. Vislumbrei seus dedos brancos, pequenos e finos

23/39

manipulando uma espcie de tero. Calculei a branquetude do corpo por debaixo das roupas. Extasiei-me com seus cabelos quase loiros e lisos, que eu entrevia por debaixo do vu. Gastei nisso uma semana, observando-a, indiferente ao que acontecia minha volta. S ento reuni coragem para falar-lhe.

Como descrever o que vi? Como dar idia dos sentimentos que me arrebatavam enquanto eu ouvia sua voz fina, quase infantil?

Seu jeito meigo, seus gestos suaves, mas firmes... como descrevlos? Passava os dias assim, observando-a rezar o tero de osso de camelo incrustado de pequenas pedras douradas, que seguiam nas mais variadas direes, compondo desenho geomtricos de incrvel beleza. Dominado pelo mal que me assolava, passei a ver naquele conjunto de pedras a prpria essncia de Sayonara.

Dormia pouco de noite. Passava as noite cambaleando pelos bares, sentado nos cantos mais escuros e midos, degustando vinho plebeu em canecas de ferro que pareciam nunca ter visto gua.

24/39

Foi numa dessas noites que ela me encontrou. O cho de pedras reboou os passos de suas botas de couro com pontas finas. Ela andou at o balco e resmungou algo para o bolconista. Pegou, ento, uma caneca com os dedos finos e brancos e me olhou. Segundos depois a cala jeans apertada roava a cadeira ao meu lado. Ela se inclinou - a camisa preta revelando um trax to ou mais branco que os dedos, e disse algo.

O lcool tinha galopado pelo meu sangue na direo do crebro.

Com efeito, tudo que minha maldita memria me permitia recordar de seus olhos injetados de sangue. Pareciam olhos velhos. Velhos como o mundo... como se tivessem presenciado todas as desgraas de todos os tempos: os horrores da guerra dos cem anos, a morte dos inocentes na Revoluo Francesa, o massacre de estudantes na Praa da Paz Celestial, em Pequim. Olhos velhos e cansados...

Parecia ouvir uma cano, vinda sabe Deus de onde:

25/39

"Uma nuvem enconbre o cu, uma sombra envolve o seu olhar. Voc olha ao seu redor e acha melhor parar de olhar. So olhos iguais aos seus, iguais ao cu ao seu redor..."

Algumas canecas de vinho depois, perdi a conscincia. Acordei num quarto escuro e ela ao meu lado. Ficamos abraados, sentindo a pele um do outro: sua epiderme conseguia ser ainda mais branca que a minha, fazendo crer que o sol jamais a havia maculado.

Por todo o resto da noite mergulhamos um no outro. Fizemos tudo que a torpez do lcool nos permitia, ou nos exigia. Em pouco tempo, no diferenciava o meu corpo do dela. Escorria como mercrio pela sua pele alva, seus seios pequenos, seus cabelos lisos brancos iluminados pela luz mrbida de uma vela...

Acordei no dia seguinte com o estmago embrulhado, a cabea martelando e um gosto de cido na boca. Depois de uma longa caminhada cheguei em minha casa e despenquei sobre uma poltrona. Fiquei l, sem

26/39

coragem para me levantar. Pensava em Sayonara, e na outra, da qual no sabia nem mesmo o nome...

O vinho arrancou de mim todo e qualquer remorso pela traio. Continuei visitando Sayonara de dia, ouvindo sua voz fina de criana, deliciando-me com seu jeito virginal...

Amava Sayonara de dia e me encontrava com a outra de noite.

Dividia minha paixo entre as duas: a beleza infantil de uma na aurora e a segurana e a sensualidade de outra ao crepsculo. Esta fazia de mim um objeto de seus prazeres. Dominava-me por completo e desaparecia antes que o sol nascesse, deixando-me completamente exausto e bbado.

O tempo se encarregou de ir tornando essa relao ainda mais doentia. Quis fugir. Entrava nos bares mais escondidos, nos locais mais obscuros... mas ela sempre me achava.

Como um viciado em pio, que no pode prescindir de seu prprio

27/39

veneno, eu a seguia... e terminvamos as noites, inevitavelmente, em orgias descontroladas.

Uma noite resolvi no sair, estava decidido a resistir. No cu uma tempestade se formava com imensas nuvens de chuva juntando-se em grandes troves que retumbavam nos alicerces do casaro. Um vento forte uivava, fazendo com que as rvores sacudissem violentamente seus galhos.

Um barulho metlico chamou minha ateno. Era ela que, de alguma maneira, abria a porta. Perseguia-me!

Um relmpago entrou pela janela e iluminou seu rosto branco, as pequenas rugas nos cantos dos olhos injetados de sangue, os lbios quase transparentes...

Ento o dio se apossou de minha alma. Lembrei de Sayonara, do seu jeito angelical, do amor puro que sentia por ela, e envolvi o pescoo da outra com meus dedos trmulos. Ela tentou lutar, agitou os braos,

28/39

escorregou. Seus olhos ficaram ainda mais injetados de sangue. Depois cedeu, deixando cair os braos ao longo do corpo. Antes de morrer ela me lanou um ltimo olhar de carinho. Seu corpo ficou mole e eu segurei. Foi quando meus dedos tocaram em algo no bolso de sua cala. Pequenas protuberncias se avolumavam nele.

Nervoso, retirei o objeto. Era o tero, o tero de Sayonara, incrustado de pedrinhas douradas. Olhei para o corpo em meus braos e vi nele a expresso virginal de Sayonara, os dedos pequenos, a pele branca... S ento compreendi!

Envolvi-a com meus braos e depositei em seus lbios um ltimo beijo de adeus...

TEATRO DOS VAMPIROS


Em certo dia, hora, hora
da meia-noite que apavora Edgar Alan Poe

Era outono. As rvores perdiam gradativamente as folhas e iam ganhando cor acizentada. Eu e minha av havamos ido a uma cidadezinha do interior de Minas. Uma cidade pequena, chamada Lavras. Era toda ela cortada por uma rua que ia da rodoviria estrada de ferro. Como disse, uma cidade pequena. Duas ou trs praas, uma igreja matriz, um velho colgio... Era outono e, de certo forma, como se a cidade se adaptasse paisagem outonal. Os velhos colocavam cadeiras frente das casas e se divertiam vendo os passantes. As rugas de seus rostos se misturavam pintura carcomida das casas. Era como se toda a cidade andasse a passos lentos, parando aqui e ali para cumprimentar conhecidos. Como um vento fraco e frio de outono. Havamos ficado na casa de uma amiga, uma senhora gorda, de 40 anos, me de uma bela moa. Gostava de rir, balanando a gordura acumulada ao longo de anos de calmaria. Para mximo contraste, a filha era tmida e quieta. Chamava-se Eleonora. Eu estaria mentindo se dissesse que me apaixonei por Eleonora logo que a vi. Mas como o tempo seus olhos pequenos e negros me cativaram. Ela tinha cabelos negros e curtos. O pescoo era firme, longo e sensual. Sua

30/39

pele, branca, to branca quanto eram negros seus cabelos e seus olhos. Ela era mida, tinha mos e ps delicados e lbios finos. A moa tinha um temperamento melanclico. Falava pouco e sorria menos ainda. Entediado com a cidade, empenhei-me em minha atividade predileta: achar sebos. Sempre tive a capacidade de encontrar sebos onde eles parecem inexistentes. como um instinto, uma premonio. Ou como se eu os descobrisse pelo cheiro. Oh, que aroma maravilhoso tm os sebos! Muitas vezes nem mesmo necessrio comprar os livros. Basta olh-los, tocar neles, sentir-lhes a textura, ou simplesmente cheir-los. Embora a me de Eleonora me garantisse que no existissem sebos na cidade, no tive qualquer dificuldade para encontrar trs deles. Passava a maior parte de meu tempo livre visitando-os e foi assim que encontrei uma verdadeira prola esquecida: um livro encadernado em capa dura, com toda a obra de Edgar Alan Poe. O autor de O Corvo me proporcionou horas e horas de prazer e fez com que, finalmente, me sentisse satisfeito com minha estada em Lavras. que Poe daqueles escritores que exigem de ns toda ateno. Ler Poe em local agitado perder metade de Poe. E Eleonora acabou se revelando uma apaixonada leitora. s vezes disputvamos o livro. Em outras ocasies eu lia para ela, e ela me abraava e fechava os olhos, inebriada:

Em certo dia, hora, hora Da meia-noite que apavora, Eu caindo de sono e exausto de fadiga Ao p de muita lauda antiga,

31/39

De uma velha doutrina agora morta, Ia pensando, quando ouvi porta Do meu quarto um soar devagarinho E disse estas palavras tais: H de ser algum que me bate porta de mansinho; H de ser isso e nada mais.

Era como se pudssemos ouvir os barulhos na porta, como se vssemos o corvo entrar pela porta e ir empoleirar-se sobre a estantes, repetindo inexoravelmente sua sentena: nunca mais! Nunca mais!. A maneira como Eleonora me abraava permitia perceber no apenas medo, mas tambm amor. Com o tempo nossa relao foi se tornando uma paixo juvenil, to inocente quanto nossas brincadeiras. Minha estada em Lavras teria ficado nisso, no fosse uma acontecimento inslito, que mudou completamente o rumo de nossas vidas. Lavras uma cidade, essencialmente, universitria, embora alguns moradores mais antigos no gostem dos estudantes. E esses jovens juntam-se em repblicas. O que se passava dentro delas era assunto das fofoqueiras da cidade. Devo admitir que muitas repblicas se esforavam o tanto quanto podiam para chamar ateno. Uma delas, o Clube do Fogo do Inferno, foi a causa principal da tragdia que desabou sobre nossa vida. O clube se dizia composto por vampiros. Eles realizavam rituais pblicos em que uns cortavam os pulsos para outros lhes sugassem o sangue.

32/39

Tal exibicionismo acabou chamando a ateno dos catlicos da cidade. O padre chegou a fazer um sermo sobre o que chamou perverso da juventude. No entanto, quanto mais reprovado, mais o clube ganhava adeptos. Era a curiosidade que chamava os jovens. Foi justamente a curiosidade que me levou a me aproximar do clube do fogo do inferno. Cheguei a ver um ritual deles, feito em praa pblica, para mxima revolta dos carolas. Eles bebiam e danavam como loucos. Diziam frases incompreensveis e alimentavam uns aos outros com sangue. Mas aquilo era o que podia ser mostrado. Ningum sabia o que acontecia no prdio da repblica, uma velha casa na qual diziam ter sido assassinada uma famlia. Conversei com o lder do grupo. Era um rapaz loiro, de longos cabelos desgrenhados, chamado Solferi. Ele me olhava diretamente, como se cada olhar fosse um desafio. Seus gestos eram de uma fera que cerca a presa. E foi justamente de feras que ele me falou. - A fera a natureza primria e animalesca do ser humano. Por milhares de anos ns fomos caadores. Agora somos burgueses gordos e ociosos. Algo se perdeu. Algo ficou para trs, na emoo da caada, na adrenalina da perseguio... o desejo insacivel por sangue quente! Quando nossos ancestrais abatiam a caa, a primeira coisa que viam era o sangue esguichando. Era a primeira coisa que comiam. justamente isso que um vampiro recupera. Ele tem de volta a fera, a besta h muito enterrada por sculos e sculos de falsa civilizao. Torne-se um de ns... - Eu no sei... gaguejei. - Escute, Rafael: na natureza h apenas dois tipos de animais. Apesar de todas as tolas classificaes de Aristteles, h apenas dois tipos: os caadores e as vtimas, os que comem e os que servem de comida. Eu lhe dou tempo para decidir sobre qual dos dois quer ser. Voc ter at Sexta-

33/39

feira, quando haver uma iniciao no Clube do Fogo do Inferno. Mas pondere com ateno. Se decidir ser um de ns, no poder jamais voltar atrs. Se entrar no clube e decidir ser novamente um humano normal, nada poder livr-lo de nossa fria. Ns iremos at os ltimos recantos do mundo sua procura. No haver lugar para ir, nenhum esconderijo seguro... Ele falava e seus olhos injetavam-se de sangue, ainda mais ameaadores. Respondi que precisava pensar e sa dali. Na Sexta-feira eu fui para a frente do casaro. Eram dois andares em estilo antigo. Devia remontar ao incio do sculo, mas seria difcil associ-lo a qualquer corrente arquitetnica. O arquiteto parecia ter sido assombrado por demnio que dirigiam suas mos, pois havia, aqui e ali, figuras em alto-relevo, misturas de querubins e demnios. Fiquei longo tempo l, parado, observando as pessoas entrarem e tentando advinhar o que se passava l dentro. O que me vinha vista era uma mistura indistinta de luzes nas mais variadas cores. Sendo uma luz irregular, imaginei que fossem provenientes de velas. A variedade de cores parecia ser em decorrncia do uso de filtros. Quanto aos sons, era uma babel de frases cujo sentido me escapava completamente. Alm disso havia o retumbar montono de um tambor. De quando em quando podia-se ouvir uma risada e um grito, de dor ou prazer era impossvel distingui-los. Fiquei l longo tempo, tentando decidir se entrava ou no. Por fim, a razo foi mais forte que a curiosidade e eu acabei voltando para casa. Chegando l, procurei por Eleonor e no a encontrei. Um estranho pressentimento se apossou de mim. Corri o mais rpido que pude para o casaro. Mas era como se minhas pernas me trassem. Talvez tudo no passasse de fruto de minha imaginao

34/39

excitada, mas eu tinha impresso de que no corria. Era como se lutasse contra um fluxo invisvel de energia, que diminua o meu avano. Quando cheguei em frente ao casaro, faltavam apenas alguns segundos para a meia-noite. Estanquei, indeciso sobre o que fazer. Nisso um relgio (de onde sara aquele relgio? Onde estava?) badalou meia-noite. O ltimo badalo foi seguido por um grito profundo e agudo. Era Eleonor. No precisei ir at ela. Ela mesmo desceu titubeante as escadas de pedra. Ento se abraou a mim, chorando baixinho e repetindo baixinho: - Voc no sabe o que eu fiz! Voc no sabe o que eu fiz! Tentei consol-la afagando seus cabelos e repetindo palavras de conforto, mas quando ela levantou a cabea, me olhando nos olhos, recuei assustado. Havia algo de estranho com seus olhos... eram... eram olhos de morta. A pele estava muito branca e seus caninos haviam crescido inexplicavelmente e deles pendiam gotas de sangue. - Meu Deus, o que fizeram com voc! exclamei. (Olhos de morta) L dentro uma frentica agitao traduzia-se em rumores, gritos e gemidos que antecipavam uma exploso de fria. Peguei Eleonor pela mo e fui puxando-a pela rua. - Voc no percebe? No temos como fugir. dizia ela. (Olhos de morta)

35/39

Chegamos casa da me de Eleonor. Entrando l, arranjei uma mochila, coloquei nela algumas roupas e o livro de Edgar Alan Poe. Ento partimos. Mal havamos avanado alguns metros, ouvi risadas. Olhei por cima dos ombros e vi um grupo de rapazes. Seus olhos brilhavam como olhos de gatos e os caninos eram perfeitamente visveis. Puxei Eleonor para junto de mim e apressei o passo. Foi quando um deles apareceu minha frente. (De onde? De onde sara ele?) Ele pulou sobre mim, fazendo com que eu casse de costas. Segurava meus ombros e tentava a todo custo me morder com seus grandes caninos. Felizmente minhas mos alcanaram uma pedra. Acertei-o na boca e um jato de sangue espirrou sobre mim. No esperei para ver o resultado de meu ataque. Levantei-me, peguei Eleonor pela mo e tornei a correr. Passando por uma cerca de madeira, agarrei um pedao de pau com a ponta afiada. Bem a tempo para que eu o usasse para furar um vampiro que pulava sobre mim. Ele caiu sobre o cho e comeou a se contorcer, como um epilptico. Os outros pararam, assustados com o que viam. (Ele est morrendo! Ele est morrendo! O caador tornou-se presa!) Aproveitei o momento de confuso e fugi com Eleonor. De alguma maneira eu sabia que bastava que alcanssemos a fronteira da cidade para estarmos livres, por enquanto. Acho que nunca corri tanto em minha vida. Eleonor mal conseguia andar. No final, eu j era obrigado a arrast-la. Havia um cemitrio no final da cidade. Ns o atravessamos, preocupados. Era como se a qualquer momento uma daquelas tumbas pudessem se abrir e sair delas algo para nos atacar. Felizmente o dia j ia raiando e alguns raios de luzes incidiam sobre o caminho que percorramos.

36/39

Samos em uma estrada. Eu fui at o acostamento e deitei Eleonor na relva, colocando sua cabea sobre meu colo. Para acalm-la eu recitava versos de Poe. Ela adormeceu e eu tambm j estava quase dormindo quando passou por ns um mendigo. Ele parou, olhou para ns como se nos conhecesse e disse: - Ela fez algo de muito errado hoje, meu jovem. E vocs vo passar o resto de suas vidas fugindo por causa disso. Eu no acreditava em meus ouvidos. Como ele poderia saber da histria? - O que... que voc disse? indaguei. Ele apertou a cabea com as mos e deu um longo gemido. - Ah, no t nada bem... no t nada bem... voc me arranja um pouco de pinga? Fiz uma careta dando a entender que no tinha entendido. Ele me ignorou completamente e continuou a caminhar, cantarolando um msica sem sentido. Ele tinha razo. Agora tudo que poderamos fazer era fugir...

INFORMAES AUTOR

SOBRE

Gian Danton (pseudnimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira), jornalista, roteirista e escritor e professor da Universidade Federal do Amap. Mestre em comunicao pela Universidade Metodista de So Paulo. Sua produo literria, grande parte sob o pseudnimo de Gian Danton, inclui participao nas coletneas Rumo Fantasia (Devir), Espectra (Literata) e outras. autor da srie infantil Mundo Monstro publicada pela editora Infinitum. Tambm sob o pseudnimo de Gian Danton, tem produzido roteiros de quadrinhos desde 1989, quando estreou na extinta revista Calafrio, em parceria com o consagrado desenhista Joe Bennett. Sua produo de roteiros para quadrinhos inclui histrias para as editoras Nova Sampa, ICEA, Darte, Brazilian Heavy Metal, Metal Pesado e para a editora norte-americana Phantagraphics. Um de seus trabalhos mais famosos na rea de quadrinhos foi o roteiro e a edio de texto da revista Manticore pelo qual ganhou os prmios ngelo Agostini (melhor roteirista de 1999) e HQ Mix (melhor lanamento de terror). Em 2010 foi um dos 50 quadrinistas escolhidos para participar do lbum MSP+50, em homenagem aos 50 anos de carreira de Maurcio de Sousa.

Mantem o blog Ideias de Jeca-tatu (ivancarlo.blogspot.com).

You might also like