You are on page 1of 9

CONGREGATIO DE CULTO DIVINO ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM

Prot. N. 568/12/L DECRETUM Primae sessionis Concilii Oecumenici Vaticani II quinquagesimo anniversario occurrente necnon occasione data vicesimi vertentis anni ab editione Catechismi Catholicae Ecclesiae promulgata, Summus Pontifex BENEDICTUS PP. XVI Annum dei indicendum censuit statui, ita ut dei iter denuo detegeretur atque ut in lucem laetitia et renovatum studium Christum conveniendi liquidius usque profererentur. Inter Annus dei incoepta, feliciter locum suum habet promulgatio formularii Missae peculiaris Pro nova evangelizatione ad instar illarum Missarum adhibendi, quae pro variis necessitatibus seu ad diversa in editione typica tertia Missalis Romani sunt inveniendae. Quamobrem, proponente Reverendissimo ac Excellentissimo Domino Salvatore Fisichella, Ponticii Consilii de Nova Evangelizatione promovenda Praeside, litteris die 19 septembris 2012 datis, vigore facultatum huic Congregationis a Summo Pontice BENEDICTO PP. XVI tributarum, textum formularii Missae peculiaris Pro nova evangelizatione linguis hispanica, anglica, gallica, lusitana, germanica, polona, hungarica et croata exaratum prout in adiecto exstat exemplari, probamus. Statuimus insuper ut perdurante Anno Fidei sancta Missa ad hoc celebrari possit singulis per annum diebus, adhibita supradicta Missa peculiari Pro nova evangelizatione, dummodo non occurrat dies liturgicus in nn. 1-9 tabulae praecedentiae inscriptus (cfr. Normae universales de Anno liturgico et de Calendario, n. 59). In textu imprimendo mentio at de approbatione ab Apostolica Sede concessa. Eiusdem insuper textus impressi duo exemplaria ad hanc Congregationem transmittantur. Ex aedibus Congregationis de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum, die 24 mensis septembris 2012.

( Antonius Card. Caizares Llovera ) Praefectus

( P. Antonius Ward ) Subsecretarius

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO


ANTFONA DE ENTRADA

cf. Salmo 104 (105), 3-4.5

Gloriai-vos no seu nome santo, exulte o corao dos que procuram o Senhor. Buscai o Senhor e o seu poder, recordai as maravilhas que Ele fez.

ORAO COLECTA

Deus, que pela fora do Esprito Santo enviastes o vosso Verbo para que, com jbilo, evangelizasse os pobres, concedei-nos que, xando o seu rosto, vivamos sempre em sincera caridade, anunciando e testemunhando o seu evangelho por todo o mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LITURGIA DA PALAVRA *

LEITURA I

Sir 34, 9-17

Os olhos do Senhor esto sobre os que o amam Leitura do Livro de Ben-Sir Aquele que viajou conhece muitas coisas, e o de grande experincia discorre sabiamente. Aquele que no tem experincia, pouca coisa sabe, mas o que viajou aumenta a sua habilidade. Vi muitas coisas nas minhas viagens, e o meu saber ultrapassa as minhas palavras.
* Os textos das leituras so tomadas da lecionrios usados nas dioceses do Portugal (Lecionrio Dominical, 3 volumes, Grca de Coimbra 2001-2002 e Leccionrio Frial, 2 volumes, Grca de Coimbra 2007) a partir das referncias bblicas indicadas pela Congregao para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Algumas passagens (Sir 34, 9-17 e Ef 4, 25-29) so tomadas da Bblia Sagrada. 3. edio, Difusora Bblica, Lisboa/Ftima 2001.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

Algumas vezes, encontrei-me em perigo de morrer, mas fui livre dele, graas experincia. Deus protege os que o temem O esprito daqueles que temem a Deus viver, porque a sua esperana est posta naquele que os salva. Aquele que teme o Senhor nada temer, nem ter medo, porque Ele a sua esperana. Feliz aquele que teme o Senhor! Em quem h-de conar e quem ser o seu apoio? Os olhos do Senhor esto sobre os que o amam; Ele um poderoso protector, um slido apoio, um abrigo contra o calor, uma proteco contra o ardor do meio dia, um sustentculo contra o tropeo, um amparo contra a queda. Ele eleva a alma, alumia os olhos, d sade, vida e bno. Palavra do Senhor.
Ou:

Sir 42, 17-24 (gr. 17-23)

A obra do Senhor est cheia da sua glria Leitura do Livro de Ben-Sir No possvel aos santos do Senhor descrever todas as suas maravilhas. O Senhor todo-poderoso consolidou o universo, para que se manifeste na sua glria. Ele sonda o abismo e o corao e penetra nos seus mais ntimos segredos. Porque o Altssimo possui toda a cincia e v claro nos sinais dos tempos. Ele anuncia o passado e o futuro e revela os mistrios escondidos. Nenhum pensamento Lhe passa despercebido e nem uma s palavra se Lhe pode esconder. Disps harmoniosamente as maravilhas da sua sabedoria, porque s Ele existe desde sempre e para sempre. Nada Lhe pode ser acrescentado nem tirado, nem precisa de nenhum conselheiro.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

Como so belas todas as suas obras, apesar de no entrevermos seno uma centelha! Todas vivem e permanecem para a eternidade e em todas as circunstncias Lhe obedecem. Palavra do Senhor.
No tempo da Pscoa:

Actos 10, 34a.36-43

Ns somos testemunhas de tudo o que o Senhor fez Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: Ele enviou a sua palavra aos lhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que o Senhor de todos. Vs sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a comear pela Galileia, depois do baptismo que Joo pregou: Deus ungiu com a fora do Esprito Santo a Jesus de Nazar, que passou fazendo o bem e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demnio, porque Deus estava com Ele. Ns somos testemunhas de tudo o que Ele fez no pas dos Judeus e em Jerusalm; e eles mataram-nO, suspendendo-O na cruz. Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se, no a todo o povo, mas s testemunhas de antemo designadas por Deus, a ns que comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos. Jesus mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que ele foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos. dEle que todos os profetas do o seguinte testemunho: quem acredita nEle recebe pelo seu nome a remisso dos pecados. Palavra do Senhor.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 21 (22), 26-27a.28ab e 30c e 31a.31b-32 (C.: 23a) Refro: Anunciarei o vosso nome aos meus irmos. Ele o meu louvor no meio da assembleia, cumprirei a minha promessa na presena dos que O temem. Os pobres ho-de comer e sero saciados, louvaro o Senhor os que O procuram. Ho-de lembrar-se do Senhor e converter-se a Ele todos os conns da terra. Para Ele viver a minha alma, h-de servi-lO a minha descendncia. Falar-se- do Senhor s geraes vindouras, e a sua justia ser revelada ao povo que h-de vir: Eis o que fez o Senhor.
LEITURA II

Ef 4, 23-32

Renovai-vos pela transformao espiritual da vossa inteligncia Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Efsios Irmos: Renovai-vos pela transformao espiritual da vossa inteligncia e revesti-vos do homem novo, criado imagem de Deus na justia e santidade verdadeiras. Por isso, despi-vos da mentira e diga cada um a verdade ao seu prximo, pois somos membros uns dos outros. Se vos irardes, no pequeis; que o sol no se ponha sobre o vosso ressentimento, nem deis espao algum ao diabo. Aquele que roubava deixe de roubar; antes se esforce por trabalhar com as suas prprias mos, fazendo o bem, para que tenha com que partilhar com quem passa necessidade. Nenhuma palavra desagradvel saia da vossa boca, mas apenas a que for boa, que edique, sempre que necessrio, para que seja uma graa para aqueles que a escutam.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

E no contristeis o Esprito Santo de Deus, que vos assinalou para o dia da redeno. Seja eliminado do meio de vs tudo o que azedume, irritao, clera, insulto, maledicncia e toda a espcie de maldade. Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos mutuamente, como Deus tambm vos perdoou em Cristo. Palavra do Senhor.
Ou:

Col 3, 12-17

Revesti-vos da caridade, que o vnculo da perfeio Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses Irmos: Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericrdia, de bondade, humildade, mansido e pacincia. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razo de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vs tambm. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que o vnculo da perfeio. Reine em vossos coraes a paz de Cristo, qual fostes chamados para formar um s corpo. E vivei em aco de graas. Habite em vs com abundncia a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cnticos inspirados, cantai de todo o corao a Deus a vossa gratido. E tudo o que zerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graas, por Ele, a Deus Pai. Palavra do Senhor.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

No tempo da Pscoa:

Hebr 10, 19-25

Jesus Cristo nos inaugurou o caminho novo e vivo Leitura da Epstola aos Hebreus Tendo ns plena conana de entrar no santurio por meio do sangue de Jesus, por este caminho novo e vivo que Ele nos inaugurou atravs do vu, isto , o caminho da sua carne, e tendo to grande sacerdote frente da casa de Deus, aproximemo-nos de corao sincero, na plenitude da f, tendo o corao puricado da m conscincia e o corpo lavado na gua pura. Conservemos rmemente a esperana que professamos, pois Aquele que fez a promessa el. Velemos uns pelos outros, para nos estimularmos caridade e s boas obras, sem abandonarmos a nossa assembleia, como costume de alguns, mas exortando-nos mutuamente, tanto mais quanto vedes que se aproxima o dia do Senhor. Palavra do Senhor.
ALELUIA

cf. Actos 5, 42 Repete-se Todos os dias, no templo e nas casas, os Apstolos no cessavam de ensinar e anunciar a boa nova de que Jesus era o Messias. Refro

Refro: Hei-de falar do vosso nome aos meus irmos.

EVANGELHO

Lc 4, 14-22a

O Esprito do Senhor est sobre mim c Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a fora do Esprito, e a sua fama propagou-se por toda a regio. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi ento a Nazar, onde Se tinha criado.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sbado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaas e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: O Esprito do Senhor est sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; Ele Me enviou a proclamar a redeno aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graa do Senhor. Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam xos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Comeou ento a dizer-lhes: Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir. Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam da mensagem da graa que saa da sua boca. Palavra da salvao.

***
ORAO SOBRE AS OBLATAS

Santicai, Senhor, estes dons da vossa bondade, e acolhei benignamente a nossa humilde oferta para que sejamos para Vs um sacrifcio vivo, santo e agradvel, e possamos servir-vos no segundo o homem velho mas segunda a vida nova do vosso Esprito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO

cf. Lc 4, 18-19

O Esprito do Senhor est sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar, para anunciar o ano da graa do Senhor e o dia da Redeno.

MISSA PARA A NOVA EVANGELIZAO

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Saciados pelo alimento espiritual do Corpo e do precioso Sangue do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, um corao e um esprito novos para que elmente caminhemos na vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

You might also like