You are on page 1of 5

RIOS DE PORTUGAL

Os rios so cursos de gua naturais, compridos, mais ou menos caudalosos, que descem ao longo de um canal natural de um nvel mais elevado para outro mais baixo, isto , nascem no cimo de uma serra e correm at outro rio ou at ao mar. Tm origem num ponto chamado nascente (lado onde nascem) e desaguam em outro curso de gua (neste caso chamam-se afluentes), num lago ou no mar, lado onde desaguam. Ao local onde desaguam chama-se foz. Ao longo do seu curso, aos rios podem juntar-se-lhe outros cursos de gua mais pequenos, chamados afluentes. Um rio e os seus afluentes esto contidos naquilo a que se chama a bacia hidrogrfica. A gua dos rios vem de nascentes, que so locais onde a gua brota naturalmente, de depsitos internos nas rochas que acumulam gua da chuva e tambm da neve e gelo, quando derretem. Alguns dos principais rios de Portugal: Rio MINHO Serve de fronteira entre o norte de Portugal (Minho) e a Galiza, em Espanha, nos ltimos cerca de 70 km do seu curso. Nascente: Serra de Meira, em Espanha. Foz: Caminha. Extenso: 300 km, com 75 km fazendo fronteira com Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Valena. Principais afluentes portugueses: Rio Mouro, Rio Gadanha e Rio Coura. Rio LIMA O rio Lima atravessa toda a regio do Minho. Nascente: Monte Talarinho, em Espanha. Foz: Viana do Castelo. Extenso: 108 km, dos quais 67 km em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Ponte da Barca e Ponte de Principal afluente portugus: Rio Vez. Rio CVADO A bacia do rio Cvado possui um dos maiores complexos de barragens em Portugal. Lima.

Nascente: Serra do Larouco. Foz: Esposende. Extenso: Cerca de 125 km. Principais localidades por onde passa: Braga e Barcelos. Principais afluentes: Rio Homem e Rio Rabago. Barragens: Cambeses, Pises (Alto Rabago), Venda Nova (Rabago), Paradela, Salamonde e Caniada (Cvado) e Vilarinho das Furnas (Homem). Rio AVE Um rio portugus praticamente morto devido poluio das descargas domsticas e da indstria, apesar de ainda ter alguma vida marinha. A despoluio prometida no est a ter sucesso. Nascente: Serra da Cabreira. Foz: Vila do Conde. Extenso: 94 km Principais localidades por onde passa: Santo Tirso, Trofa. Principais afluentes: Rio Este e Rio Vizela. Rio DOURO O rio Douro um dos maiores rios da Pennsula Ibrica, o que tem a maior bacia hidrogrfica. o maior rio de Portugal em extenso. no vale do Douro que se cultivam as vinhas de cujas uvas se faz o vinho do Porto. Numa grande extenso faz tambm fronteira com Espanha. Nascente: Serra de Urbin, em Espanha. Foz: Porto. Extenso: Cerca de 895 km, dos quais 322 em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Miranda do Douro, Barca de Alva, Rgua e Gaia. Principais afluentes portugueses: Rio Ca, Rio Sabor, Rio Tua, Rio Ceira, Rio Varosa, Rio Corgo, Rio Ovil, Rio Paiva, Rio Sardoura, Rio Tmega, Rio Mau, Rio Arda, Rio Uima, Rio Sousa. Barragens: Miranda, Picote e Bemposta, no Douro Internacional; Pocinho, Valeira, Rgua, Carrapatelo e Crestuma, no troo nacional.

Rio VOUGA O rio Vouga desagua na ria de Aveiro, uma zona lagunar que ocupa cerca de 11 mil hectares, entre salinas e zonas de gua. Na ria desaguam tambm outros rios, o rio Crtima, o rio Boco, o rio Antu e o rio Mau. Uma parte da ria integra a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Nascente: Serra da Lapa. Foz: (Ria de) Aveiro. Extenso: Cerca de 140 km. Principais localidades portuguesas por onde passa: So Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Sever do Vouga. Principais afluentes portugueses: Rio gueda, Rio Sul, Rio Caima, Rio Ul. Rio MONDEGO O rio Mondego o maior rio inteiramente portugus. Aps a nascente corre para nordeste, fazendo depois uma curva e correndo depois para sudoeste. Como tem um caudal muito irregular (passa por trs serras: Estrela, Caramulo e Lous), ficou popularmente conhecido pelo "Basfias", devido s fortes cheias quando chove e a estar quase seco, no Vero. Nascente: Serra da Estrela. Foz: Figueira da Foz. Extenso: Cerca de 225 km. Principais localidades por onde passa: Montemor-o-Velho, Penacova, Coimbra. Principais afluentes: Rio Do, Rio Alva, Rio Arunca e Rio Ceira. Barragens: Aguieira e Raiva. Rio TEJO

O rio Tejo o segundo maior rio portugus em extenso. o maior rio da Pennsula Ibrica. Um pequeno troo (47 km) faz fronteira com Espanha. A jusante de Vila Franca de Xira, o rio forma um esturio, chamado Mar da Palha. O esturio do Tejo o maior da Europa Ocidental, com 320 km2. A jusante da vila de Constncia, sobre uma ilha fluvial, existe o famoso castelo de Almourol. Nascente: Serra de Albarracin, em Espanha. Foz: Lisboa, assinalada pelo farol do Bugio. Extenso: Cerca de 1040 km, dos quais 275 em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Vila Velha de Rdo, Abrantes, Santarm , Vila Franca de Xira. Principais afluentes portugueses: Rio Zzere, Rio Sorraia. Barragens: Castelo do Bode (no Zzere), Fratel, Belver. Um afluente importante do rio Tejo o rio ZZERE. O rio Zzere afluente da margem direita do rio Tejo. Nasce na Serra da Estrela e a sua foz em Constncia. Tem 220 km de extenso: o segundo maior rio inteiramente portugus. Nele se construram vrias barragens para aproveitamento hidroelctrico, sendo a mais conhecida a de Castelo do Bode, cuja albufeira abastece de gua a cidade de Lisboa. Rio SADO O rio Sado o maior rio totalmente portugus a sul do Tejo. Corre de sul para noroeste. Uma grande rea do seu esturio est classificada como Reserva Natural do Esturio do Sado. Nascente: Serra da Vigia. Foz: Setbal. Extenso: Cerca de 130 km. Principal localidade portuguesa por onde passa: Alccer do Sal. Principais afluentes: Rio Roxo, Rio Figueira, Rio Odivelas, Rio Xarrama, Rio Alcovas, Rio So Martinho, Rio Marateca, Rio Campilhos, Rio Alvalade, Rio Corona e Rio Arco. Rio MIRA dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte, tal como o rio Sado. Como tem pouco desnvel, considerado um rio envelhecido: leito algo estreito, curso lento.

Nascente: Serra do Caldeiro. Foz: Vila Nova de Milfontes. Extenso: 145 km Principal localidade portuguesas por onde passa: Odemira. Rio GUADIANA O rio Guadiana corre de Norte para Sul e, em dois troos, serve de fronteira entre Portugal e Espanha (so cerca de 100 km). navegvel at Mrtola. Os romanos chamavam-lhe "anas" e os mouros juntaram-lhe "udi", que significa rio, ficando Udi Anas. As pessoas chamaram-lhe Odiana at ao sc. XVIII, altura em que a palavra de origem castelhana, Guadiana, prevaleceu. Nascente: Lagoas de Olhos do Guadiana (Ruidera), em Ciudad Real, Espanha Foz: Vila Real de Santo Antnio (Portugal) / Ayamonte (Espanha). Extenso: Cerca 870 km, dos quais 220 em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Mrtola, Alcoutim e Castro Marim. Principais afluentes portugueses: Rio Caia, Rio Degebe, Rio Odeleite e Rio Ardila. Barragens: Alqueva.

You might also like