You are on page 1of 17

BIOLOGIA

1. A origem da vida, baseada na formao de coacervados, tem como base b) c) d) e) a) o no carter anftero das prtides. o carter anftero da gua ocenica. a amplitude das mars no momento da origem da vida. a composio qumica atual do lquido celomtico dos animais. apenas o carter anaerbio daqueles seres. 2. Com base no processo osmtico, uma pessoa que deseja perder peso deve, ao imergir seu corpo em uma banheira, a) b) c) d) e) ingerir slidos. dissolver sais na gua da banheira. ingerir grandes quantidades de sais. ingerir lquidos. reduzir a concentrao da soluo na banheira. 3. Sabe-se que a exposio de clulas aos raios X prejudicial, pois parte do genoma pode ser modificado, e isso provocar uma mutao. Baseado no exposto, assinale a alternativa correta. a) Qualquer clula do corpo pode sofrer uma mutao, por exposio aos raios X e modificar os descendentes. b) Apenas as clulas das gnadas, podem sofrer mutao, pela exposio aos raios X e modificar os descendentes. c) Apenas as clulas das gnadas que sofrem meiose podem sofrer mutao e transmitir aos descendentes. d) Nenhuma clula somtica poder ser afetada por raios X. e) Nenhuma clula somtica mittica das gnadas poder ser afetada por raios X. 4. Uma flor diperiantada e hermafrodita possui a) b) c) d) e) clice, corola, androceu e gineceu. corola, pecolo, estames e androceu. clice, pistilo, androceu e gineceu. corola, clice, spalas e estames. clice, spalas, androceu e gineceu.

5. Na embriologia humana, os folhetos do origem secundria a tecidos e estes a rgos, de modo que, no sistema nervoso, ndulos histolgicos primrios multiplicam-se, diferenciam-se e expandemse no sentido ventro-dorsal e postero-anterior, para formar o sistema nervoso central. Com base nessas informaes, em que alternativa ocorre a ordem correta de formao embriolgica? a) b) c) d) e) Bulbo, medula, cerebelo e crebro. Medula, bulbo, crebro e cerebelo. Crebro, cerebelo, bulbo e medula. Medula, bulbo, cerebelo e crebro. Medula, cerebelo, crebro e bulbo. 1

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

6. Observe o desenho:

As setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente, a) b) c) d) e) floema, xilema, epiderme e endoderme. xilema, floema, periciclo e crtex. xilema, floema, endoderme e epiderme. floema, parnquima, periciclo e crtex. xilema, parnquima, epiderme e endoderme. 7. O homem moderno est cada vez mais aderindo alimentao vegetariana que, alm de ser moda, mais saudvel. Essa prtica explicvel porque a) b) c) d) e) a protena vegetal mais digervel. contm menos agrotxicos e mais energia. contm mais agrotxicos e mais energia. retm mais agrotxicos e menos energia. retm mais agrotxicos que os animais.

8. Na cadeia trfica abaixo, o indivduo n 01 produtor e os demais so consumidores. 03 01 02 04 05

Com relao ao acmulo de toxinas, pode-se dizer que a) b) c) d) e) mais acentuado no nvel 01. mais acentuado quanto menor o ser vivo. menos acentuado no predador. mais acentuado nos ltimos nveis trficos. mais acentuado sempre nos herbvoros.

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

9. A doena de Chagas constitui-se numa grave endemia no Brasil,


causada pelo Trypanosoma Cruzi, tendo como hospedeiro intermedirio um inseto conhecido popularmente como barbeiro. Das alternativas abaixo todas esto relacionadas doena de Chagas, EXCETO: a) b) c) d) e) Pela corrente sangunea os tripanossomos espalham-se e atingem o corao, as paredes do esfago e do intestino grosso. Dentre os mecanismos de transmisso conhecidos atualmente esto a via placentria e o leite materno. Melhoramento das condies de habitao da populao rural constitui uma medida profiltica. Os tripanossomos multiplicam-se assexuadamente no intestino do inseto, ficando a poro final cheia de formas infectantes. Por ocasio da picada do inseto, formas infectantes do parasito os esporozotos, abandonam as glndulas salivares do inseto e invadem o organismo humano. 10. As vitaminas, embora no sejam fabricadas pelo organismo, so importantes para o seu funcionamento e imprescindveis no metabolismo porque a) b) c) d) e) catalizam reaes enzimticas. impedem as perdas da entropia. so muito energticas. evitam infeces. propiciam melhor peristaltismo duodenal. 11. Dos animais abaixo, qual aquele que possui segmentao, simetria bilateral, protostmio, celomado, com o corpo cilndrico e dotado de boca e nus? a) b) c) d) e) Lombriga Minhoca Tnia Cobra Planria

12. Os produtos transgnicos, apontados como viles pelos ecologistas e como salvao da ptria pelos cientistas, so um dos assuntos que geram mais controvrsia nos dias atuais. Os alimentos transgnicos esto mudando as regras do jogo na lavoura, na cozinha e na medicina. A respeito de indivduos transgnicos, CORRETO afirmar que a) so portadores de genes alctones, mas no transmissores desses genes. b) transmitem apenas os genes autctones, sendo os genes alctones sintetizadores de substncias. c) com esse desenvolvimento tecnolgico um determinado indivduo pode produzir substncias que somente eram sintetizadas por outras espcies. d) existe um limite para cada espcie, quanto quantidade de genes implantados em diferentes loci. e) um gene implantado, originado de outra espcie, jamais poder ser inibido pelo genoma original.

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

13. I

Em relao aos cnidrios, so feitas as seguintes afirmaes:

- So organismos pluricelulares, diblsticos, com simetria radial e vivem em ambientes aquticos. II - Na superfcie do corpo h clulas especiais, os coancitos, responsveis pela defesa e captura de alimentos. III - Possuem duas camadas celulares bem definidas: a epiderme e a gastroderme. Assinale: a) b) c) d) e) Se Se Se Se Se todas as afirmativas so falsas. todas as afirmativas so corretas. apenas a afirmativa I correta. apenas a afirmativa III correta. apenas as afirmativas I e III so corretas.

14. Os vegetais que apresentam sementes dentro de frutos denominam-se _______________, e os que apresentam sementes nuas chamam-se __________________. As _________________ possuem raiz axial, folhas com venao geralmente peninrveas e flores tetrmeras, pentmeras ou mltiplo, enquanto as _________________ apresentam raiz fasciculada, folhas com venao paralelinrveas e flores trmeras ou mltiplo. Assinale a alternativa que completa, de forma CORRETA, o texto acima. a) b) c) d) e) gimnospermas, angiospermas, monocotiledneas e dicotiledneas. angiospermas, dicotiledneas, monocotiledneas e gimnospermas. dicotiledneas, gimnospermas, monocotiledneas e angiospermas. angiospermas, gimnospermas, dicotiledneas e monocotiledneas. gimnospermas, monocotiledneas, angiospermas e dicotiledneas.

15. Em anlises de perfil do sedimento, na Amrica do Sul e frica,


verificou-se que espcies de animais muito semelhantes e de mesma idade geolgica estavam presentes. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA. a) Amrica do Sul e frica pertenciam a um mesmo bloco geogrfico, portanto, de mesma idade geolgica. b) Os animais tiveram mesmo habitat e nicho, no entanto, com o isolamento geogrfico, tiveram isolamento reprodutivo. c) O fato exposto no demonstra que o isolamento reprodutivo conseqncia do isolamento geogrfico. A afirmativa acima no corrobora com a teoria da especiao. e) A assertiva demonstra que nem sempre houve uma barreira de disperso entre frica e Amrica do Sul.

d)

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

16. Durante o processo digestivo dos animais superiores, ocorre a formao de peptdeos (provenientes das protenas), glicdios (provenientes dos polissacardeos) e triglicerdeos (provenientes dos lipdeos). Destes metablicos, vo para o sistema linftico e circulatrio, da seguinte forma: a) peptdeos e glicdios para o sistema circulatrio e os triglicerdeos para o sistema linftico. b) triglicerdeos e peptdeos para o sistema circulatrio e glicdeos para o sistema linftico. c) triglicerdeos e glicdeos para o sistema circulatrio e peptdeos para o sistema linftico. todos podem ser carreados ao mesmo sistema dependendo da necessidade. apenas peptdeos para o sistema linftico. 17. A deficincia de macronutrientes ocasiona no vegetal diferentes anomalias em seu desenvolvimento. De acordo com a afirmativa, marque a alternativa correta, quanto ao papel do nutriente na planta. a) b) c) d) e) P essencial sntese protica. S utilizado para a sntese de aminocidos essenciais. Mg essencial para a sntese de ATP. K componente da molcula de clorofila. N est envolvido na abertura dos estmatos. 18. Considerando que uma pessoa est com hiperglicemia. Por sugesto de amigos, dispe-se a uma caminhada. Aps um certo tempo de exerccios, mede sua glicemia, cujo resultado dever ser a) o aumento da glicemia, pois no houve acompanhamento profissional. b) a manuteno da hiperglicemia sangunea, j que a queima de acares muscular e no sangunea. c) a manuteno do estado glicmico exagerado, uma vez que as oxidaes so do fgado e no do sangue. d) a reduo da glicemia, porque a cadeia respiratria oxidativa dever utilizar acares. e) a reduo da glicemia, posto que os acares formaro glicognio. 19. Assinale a alternativa que contm apenas hormnios produzidos pela adenohipfise. a) b) c) d) e) Tirotrofina, luteinizante, prolactina e somatotrofina. Ocitocina, prolactina, tirotrofina e somatotrofina. Vasopressina, ocitocina, melanotrfico e luteinizante. Prolactina, luteinizante, vasopressina e melanotrfico. Luteinizante, ocitocina, tirotrofina e vasopressina.

d) e)

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

20. Com base nas informaes do Sistema ABO sanguneo e do heredograma abaixo determine a probabilidade do indivduo 8 ser do grupo sanguneo O. Em que alternativa essa probabilidade se encontra? - sexo masculino - sexo feminino

O 1

AB

O 3

A 5
a) 0% b) 25% c) 50% d) 75% e) 100% 6

21. Ainda, baseado no heredograma anterior, determine o grupo sanguneo dos indivduos 6 e 7. a) Grupo sanguneo A e O, respectivamente. b) Grupo sanguneo B e O, respectivamente. c) Grupo sanguneo O e B, respectivamente. d) Grupo sanguneo O e A respectivamente. e) Ambos de grupo sanguneo O. 22. Produzem esporngios, produtores de megsporos; em cada vulo, apenas uma clula-me de megsporo (diplide), divide-se por meiose e origina quatro clulas. Uma delas se diferencia no megsporo funcional que germina dentro do vulo e, por mitose, origina o gametfito feminino. a) b) c) d) e) No gineceu de uma dicotilednea. No cone masculino das gimnospermas. No androceu de uma monocotilednea. Tanto nas angiospermas, quanto nas gimnospermas. No cone feminino das gimnospermas.
VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

23. De acordo com os tipos de ovos e em que animais ocorre, associe corretamente as duas colunas e marque a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. (1 ) Telolcito (2 ) Heterolcito (3 ) Oligolcito (4 ) Centrolcito a) b) c) d) e) ( ( ( ( ( 3 4 2 4 1 ) ) ) ) ) ( ( ( ( ( 4 1 3 1 2 ) ) ) ) ) ( ( ( ( ( ( ) insetos ( ) cefalpodas, rpteis, (prototerianos). ( ) porferos, celenterados, mamferos (placentrios) ( ) platelmintos, aneldeos, alguns peixes e anfbios. 2 2 1 3 3 ) ) ) ) ) ( ( ( ( ( 1 3 4 2 4 ) ) ) ) ) aves e mamferos anfioxo, moluscos,

equinodermos, maioria dos

24. A fase da Prfase I (meiose) prolongada e subdividida em cinco subfases. Em qual delas os cromossomos ficam mais condensados e os quiasmas deslizam para a extremidade? a) b) c) d) e) Diacinese Paquteno Zigteno Diplteno Leptteno

25. Sabe-se que o processo pelo qual uma planta produz seu
alimento denominado fotossntese. Considere informaes, sobre fotossntese, e indique V se VERDADEIRA e F se for FALSA: as for

( ) O ciclo de Calvin inicia-se com a reao de uma molcula de Oxignio com um acar de seis Carbonos. ( ) Na fase de claro, h participao de gua e luz e liberao de Oxignio e produo de ATP e NADPH2. ( ) Experimentos conduzidos por Samuel Ruben, em 1941, evidenciaram conclusivamente que o Oxignio das plantas superiores era proveniente da gua. ( ) A relao entre intensidade luminosa e velocidade linear. Em que alternativa a seqncia est correta? a) b) c) d) ( ( ( ( V)(V)(F)(V) F)(V)(V)(F) V)(F)(F)(V) F)(F)(V)(F) 7

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

e) ( V ) ( V ) ( F ) ( F )

26. A Organizao das Naes Unidas para a Agricultura (FAO) estima que, neste incio do Sculo XXI, cerca de 850 milhes de pessoas, das quais 93% vivendo em pases em desenvolvimento, no tm alimentos para atender as suas necessidades bsicas. A nvel celular, o sistema oxidativo que retira energia dos alimentos para consumo imediato ou formao de ATP utiliza as substncias anabolizadas ou do prrpio corpo ( no caso da fome), em que ordem? a) b) c) d) e) Protenas, lipdeos e carbohidratos. Lipdeos, carbohidratos e protenas. Carbohidratos, protenas e lipdeos. Protenas, carbohidratos e lipdeos. Carbohidratos, lipdeos e protenas. 27. Nos tecidos animais, aquele que para funcionar satisfatoriamente utiliza a polarizao e a despolarizao da membrana plasmtica : a) b) c) d) e) nervoso hematopotico epitelial sseo glandular

28.

O esquema abaixo representa, entre os nmeros 1, 2a 2b, 2c, 2d e 3 parte da fisiologia de um sistema celular. Esse metabolismo representa a: a) b) c) d) e) respirao excreo secreo digesto respirao / excreo

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

29. O Efeito Estufa tem preocupado, nos ltimos tempos, a maioria dos pases devido ao fato que pode aumentar a temperatura global e provocar inmeros fenmenos como aumento do nvel dos oceanos, enchentes, tufes e furaces. Para tratar desse assunto, recentemente, representantes de vrios pases do mundo reuniram-se em Joannesburgo (frica do Sul). O Efeito Estufa conseqncia do uso desordenado pelo homem no ciclo qumico do: a) Nitrognio b) Silicato c) Oxignio d) Enxofre e) Carbono 30. No metabolismo protico humano, o trajeto percorrido : boca(1), esfago(2), duodeno(3), estmago(4), sangue(5), citoplasma(6), RNA mensageiro(7), Aparelho de Golgi(8) e RNA ribossmico(9). a) b) c) d) e) A A A A A ordem ordem ordem ordem ordem de de de de de percurso percurso percurso percurso percurso est est est est est correta. incorreta incorreta incorreta incorreta apenas na posio 9. apenas na posio 7. nas posies 3 e 9. nas posies 4 e 8.

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

QUMICA

31. Dentre os compostos citados abaixo, indique aquele em que o cloro apresenta menor nmero de oxidao: a) b) c) d) e) cido clrico cido clordrico cido cloroso Hipoclorito de sdio Perclorato de potssio

32. Segundo a teoria da mecnica quntica, o nmero mximo de eltrons que podem estar contidos em um nvel com nmero quntico principal igual a 3 (trs) : a) 6 b) 8 c) 10 d) 14 e) 18

33. Nas molculas NH3 e ClF3 os nmeros de pares de eltrons no ligantes


localizados em cada tomo central, so, respectivamente:

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

10

a) b) c) d) e)

1 1 2 2 3

e e e e e

1 2 1 3 1

34. As geometrias das molculas citadas na questo anterior, NH3 e ClF3, so:
a) b) c) d) e) Ambas piramidais Ambas triangulares planas Piramidal e formato de T, respectivamente Piramidal e triangular plana, respectivamente Triangular plana e formato de T, respectivamente

35. Uma amostra de MgSO4.xH2O, pesando 1,8696 g, foi aquecida a 250 C e


toda a gua foi perdida, restando 0,9120 g do MgSO4 . Qual o valor de x na frmula do sulfato de magnsio hidratado ? a) b) c) d) e) 3 4 5 6 7

36. O nitrognio se combina com o oxignio formando uma srie de diversos xidos de frmula NxOy. Um desses xidos, contm 36,85% de nitrognio e sua frmula emprica :

a) b) c) d) e)

NO2 NO3 N2O N2O3 N3O2

37. Se voc dispe de 1 (um) litro de uma soluo de CuSO4 de concentrao

0,50 mol/L e necessita preparar 200 mL de uma soluo de concentrao 0,15 mol/L, quantos mililitros da soluo original sero necessrio para o preparo da nova soluo ? a) b) c) d) e) 30 40 50 60 70

38. Quando um tomo de urnio-235 absorve um nutron, ele se transforma num tomo de urnio-236 que por sua vez sofre uma fisso, produzindo dois novos tomos: brio-141 e kriptnio-92, e liberando: a) trs nutrons b) uma partcula (alfa) + uma partcula (beta) c) uma partcula (alfa) + um nutron d) duas partculas (beta) + um nutron e) trs partculas (beta)

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

11

39. O tetrafluoreto de enxofre pode ser obtido atravs da reao do dicloreto de enxofre com o fluoreto de sdio, conforme a reao no balanceada abaixo: a SCl2(l) + b NaF(s) c SF4(g) + d S2Cl2(l) + e NaCl(s) Aps o balanceamento desta equao o somatrio dos coeficientes (a+b+c+d+e) ser igual a: a) b) c) d) e) 40. a) b) c) d) e) 11 12 13 14 15 Numa disperso coloidal classificada como sol, tem-se: O O O O O dispersante dispersante dispersante dispersante dispersante lquido e o disperso slido lquido e o disperso lquido slido e o disperso lquido slido e o disperso gs gs e o disperso lquido

41. Um dos lquidos empregados como anticogelante em radiadores de carro,


trata-se de uma mistura de iguais volumes de gua (d = 1g/mL) e etileno glicol, C2H6O2 (d = 1,12 g/mL). A temperatura de congelamento desta soluo, situa-se entre: a) b) c) d) e) 50 40 30 20 10 C C C C C e e e e e 40 C 30 C 20 C 10 C 0 C

Dado: Constante crioscpica da gua (Kf) = 1,86 C/m

42. A gua pode ser obtida a partir da combinao de oxignio e hidrognio


gasosos. Quantos litros de O2(g), medidos a 760 mmHg e 25 C, sero necessrios para reagir completamente com 1L de H2(g), medido nas mesmas condies de temperatura e presso ? a) b) c) d) e) 0,25 0,50 1,00 1,50 2,00

43. Com base nas configuraes eletrnicas apresentadas abaixo para os elementos aqui identificados como A, B, C e D: A= [He] 2s22p2 B= [Ne] 3s23p5 C= [Ar] 4s23d104p1 D= [Kr] 5s24d105p2 Pode-se afirmar que:
VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

12

a) b) c) d) e)

O elemento B o mais eletronegativo Somente o elemento C um metal Os elementos A e D so no-metais Os elementos B e C so metais Os elementos A e B so gases

44. Assinale a opo que contm, na ordem correta, as palavras que devem ser utilizadas para completar as lacunas existentes nas expresses abaixo: I. Se as foras intermoleculares aumentam em um lquido, seu ponto de ebulio _______ II. Se as foras intermoleculares aumentam em um lquido, sua presso de vapor _______ III. Se a rea superficial aumenta em um lquido, sua presso de vapor ____ a) b) c) d) e) Aumenta, aumenta, aumenta Aumenta, diminui, aumenta Aumenta, diminui, no se altera Diminui, diminui, no se altera Diminui, aumenta, aumenta

45. O lcool a 70% tem um grande poder germicida e muito utilizado em assepsia. Em um laboratrio de microbiologia dispe-se de 700 mL de lcool a 96%, quantos mililitros de gua devem ser adicionados para se obter o lcool com a concentrao desejada para o uso em assepsia (70%) ? a) b) c) d) e) 130 260 390 520 960 mL mL mL mL mL

46. O xido de nitrognio um dos poluentes do ar nas zonas industriais. Uma maneira de eliminar este poluente faz-lo reagir com hidrognio, conforme a equao apresentada abaixo: 2 H2(g) + 2 NO(g) 2 H2O(g) + N2(g) Determinou-se experimentalmente que, quando a concentrao de H2 reduzida metade, a velocidade da reao tambm reduzida metade e quando a concentrao de NO aumentada trs vezes a velocidade da reao aumentada nove vezes. A expresso da velocidade para esta reao :

a) b) c) d) e)

Velocidade Velocidade Velocidade Velocidade Velocidade

= = = = =

k.[H2]1/2.[NO]2 k.[H2].[NO]2 k.[H2]2.[NO] k.[H2]2.[NO]2 k.[H2].[NO]3 13

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

47. A altas temperaturas, hidrognio e dixido de carbono reagem produzindo monxido de carbono e gua, conforme a equao qumica abaixo: H2(g) + CO2 (g) H2O(g) + CO(g) Determinou-se experimentalmente que, no equilbrio, a 986C, as presses parciais de H2 e de CO2 eram, ambas, de 8,8 atm e as presses parciais de H 2O e de CO eram, ambas, de 11,2 atm. O valor da constante de equilbrio,nestas condies, ser: a) b) c) d) e) 0,62 0,79 1,00 1,27 1,62

48. As concentraes de cido carbnico e ons bicarbonato no plasma

sanguneo so respectivamente: 1,25 x 10-4 mol/L e 2,50 x 10-3 mol/L. O pKa do tampo HCO3/H2CO3, a 37 C de 6,10. O pH do plasma : a) b) c) d) e) 5,80 6,40 6,80 7,40 8,40

49. Se o ar atmosfrico contm 20% de oxignio, a presso parcial de O 2, a

uma certa altitude na qual o barmetro registra uma presso de 680,0 mmHg, ser igual a: a) 13,6 b) 68,0 c) 136,0 d) 272,0 e) 544,0

50. Quando realizamos os clculos para a determinao indireta do calor de formao de um composto, estamos aplicando a Lei de: a) b) c) d) e) Hess Beer Boyle Avogadro Le Chatelier

51. O cido ioddrico, HI(g), quando aquecido a 450 C, produz H2(g) e I2(g). A
relao entre os valores de Kc e Kp para esta reao igual a: a) b) c) d) e) 1 2 RT RT 2 RT

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

14

52. Assinale a opo que mostra corretamente o que acontece com o pH, em cada uma das seguintes situaes:

I. Adio de acetato de sdio slido a 50 ml de uma soluo CH3COOH 0,10 mol/L II. Adio de cloreto de amnia slido a 100 ml de uma soluo NH3 0,15 mol/L
III. Adio de cloreto de sdio slido a 200 ml de uma soluo NaOH 0,20 mol/L a) b) c) d) e) Aumenta, aumenta, aumenta Diminui, aumenta, no se altera Diminui aumenta, aumenta Aumenta, diminui, no se altera Aumenta, diminui, aumenta

53. Indique a alternativa na qual todos os compostos citados apresentam isometria geomtrica: a) b) c) d) e) Propeno; buta-1-eno; buta-2-eno; Ciclo-buteno; buta-1-eno; buta-2-eno; 1,2-dimetil-ciclo-butano; 1,2-dicloro-eteno; buta-2-eno 1,2- dimetil-ciclo-butano; 1,2-dicloro-eteno; buta-1-eno 1,2-dicloro-eteno; buta-1-eno; buta-2-eno

54. Dois herbicidas muito utilizados no controle de gramneas so os sais


sdicos derivados do cido tricloro-actico (Cl3CCOOH, TCA) e do cido 2,2-dicloro-propinico (CH3CCl2COOH, DPA). Em relao acidez desses compostos pode-se afirmar que: a) Ambos os compostos apresentam a mesma fora cida uma vez que a substituio de um cloro por um grupo metila no afeta a acidez b) O DPA mais cido que o TCA por causa do maior efeito I do grupo metila em comparao com o tomo de cloro c) O DPA mais cido que o TCA por causa do maior efeito +I do grupo metila em comparao com o tomo de cloro d) O TCA mais cido que o DPA por causa do efeito indutivo positivo (+I) dos tomos de cloro que esto em maior nmero no primeiro composto e) O TCA mais cido que o DPA por causa do efeito indutivo negativo (-I) dos tomos de cloro que esto em maior nmero no primeiro composto 55. Considere os metais hipotticos: B, C, D e E, apresentando as seguintes caractersticas: Somente os metais B e C, reagem com HCl 0,1 mol/L com liberao de H2; II. A adio de C a uma soluo de ons do metal B, leva deposio do metal B; III. O metal E quando colocado em contato com soluo de ons do metal D, transfere eltrons para estes ons. Com base nestas informaes, assinale a opo que apresenta os metais B, C, D e E em ordem crescente de capacidade redutora. a) B, C, D, E b) C, B, E, D
VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

I.

15

c) D, B, C, E d) D, E, B, C e) E, D, C, B 56. Considerando a seqncia de reaes apresentada abaixo, assinale a opo que mostra os reagentes que devem ser utilizados em cada uma das etapas ?
CH3 COOH COOH

c SO3H

a) b) c) d) e)
57. I II III IV -

a a a a a

= = = = =

CH3Cl / FeCl3; b CH3OH / NaOH; CH3/ H+; b CH3Cl / FeCl3; b CH3COOH; b

= KMnO4 / H+; b = OsO4 / = H2SO4 / SO3; = H2SO4 / SO3; = KMnO4 / H+;

c= H2O; c= c= c=

H2SO4 / SO3 c = H2SO4 / SO3 Na2SO4 / H+ CH3I / SOCl2 Na2SO4 / H+

Correlacione as duas colunas e assinale a alternativa correta. Produto Gordura animal Mel de abelha leo de oliva Sabo em barra (a) (b) (c) (d) Principais constituintes qumicos Carboidratos Sais de cidos graxos Tristeres de cidos graxos insaturados Tristeres de cidos graxos saturados

a) b) c) d) e)

I-a; II-c; III-d; IV-b I-a; II-d; III-b; IV-c I-c; II-a; III-d; IV-b I-d; II-c; III-b; IV-a I-d; II-a; III-c; IV-b

58. O cido clico ao reagir com a glicina produz o cido glico-clico cuja estrutura est apresentada abaixo:
O OH OH N H O

H HO H OH

O nmero de hidrognios contidos na frmula molecular do cido glico-clico : a) b) c) d) e) 40 41 42 43 45

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

16

59. Na molcula do cido glico-clico (figura na questo anterior) observase a presena das funes: a) b) c) d) e) lcool, imina e ster lcool, amina e cido carboxlico lcool, amida e cido carboxlico Fenol, amida e cido carboxlico Fenol, amina e cido carboxlico

60. Qual dos compostos abaixo d teste positivo com o reativo de Tollens (soluo amoniacal de nitrato de prata) ? a) b) c) d) e) Acetaldedo Acetonitrila Acetona cido actico Anidrido actico

VESTIBULAR 2003 PERODO REGULAR

17

You might also like