You are on page 1of 13

O TEXTO IMAGTICO VERBAL: A CHARGE EM QUESTO Ana Margarete Gomes da Silva/UNEB anamag_@hotmail.com der Romagna Rodrigues/ UNEB ederromagna@yahoo.

com

INTRODUO O vertiginoso avano tecnolgico vivido nas ltimas dcadas tem redimensionado os referenciais que as pessoas possuem das dimenses tempo e espao. A tecnologia fez redimensionar os conceitos de tempo, espao e velocidade, de tal forma que as informaes passam a circular no tempo e no espao com grande mobilidade. A mdia televisiva articula, a um s tempo, imagens de diferentes partes do mundo e de diferentes espaos temporais, representando assim um impacto significativo sobre a educao escolar, que precisa redimensionar seu papel frente a essas mudanas. O trabalho do educador e da instituio escolar esto sendo questionados, isto , colocados em xeque quanto a sua funo e natureza. Ainda que o reordenamento das dimenses espaos-temporais esteja em pleno vigor dentro e fora do ambiente escolar gerando uma srie de novas situaes e possibilidades de situaes didticas a serem aproveitadas pelos docentes, muitos relutam em aceitar tais transformaes e adequar suas prticas de ensino s mesmas. O aumento substancial de textos imagticos e imagticoverbais ocorrido nas ltimas dcadas no meio educativo tem sido uma das expresses da era da informao. Estas charges, ou textos hbridos nasceram da articulao entre a linguagem imagtica e a linguagem verbal nos materiais e prticas escolares de disciplinas como Lngua Portuguesa, Histria e, principalmente, nos livros de Geografia. Os materiais didticos em Geografia tm trazido uma gama de textos imagtico-verbais e, so atravs deles em que procuram articular seus diferentes potenciais educativos como textos publicitrios, charges, tiras, cartuns entre outros.

Para que a discusso esteja fundamentada em bases slidas, torna-se pertinente apresentar o conceito de imagticoverbal, uma nova conjuntura lingstica em que se d com a articulao entre as formas de linguagem verbal e imagtica (GOMES 2004). Estas linguagens so interdependentes isto , se complementam e se fundem, formando assim, um novo tipo de linguagem e de texto que se constituem mutuamente. A matria prima bsica utilizada pelos meios de comunicao em massa a linguagem, tanto verbal, quanto imagtica. Contrapondo ao que ocorre em vrios outros setores da sociedade em que a linguagem verbal ocupa o lugar de vanguarda em relao imagtica os meios de comunicao em massa procuram transmitir mensagens ao relacionarem constantemente os meios verbais e no verbais de linguagem em um processo dinmico que procura captar a ateno do receptor. J o universo da educao no utiliza os meios de linguagem contemporneos da mesma maneira que os meios de comunicao. Os livros didticos procuram se referir linguagem imagtica como linguagem no verbal, embora a utilizem apenas como linguagem visual. O estudo das novas linguagens verbais e no verbais no se resumem somente aos seus potenciais didticos, mas extrapolam para a anlise dos contedos das mensagens e dos interesses e propsitos dos atores que os produzem enquanto instrumentos de dominao e legitimao do poder das classes dominantes. A funo dos meios de comunicao tem transcendido muitas vezes a comunicao, na tentativa de sustentar e legitimar polticas dos sujeitos detentores de poder. Em um contexto em que o trabalho e a funo educativa do professor e da instituio escolar esto sendo colocados em xeque, diante de uma realidade em constante reordenamento de suas dimenses espaos-temporais, necessrio que o professor domine esses novos recursos e consiga, por intermdio deles, desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade tendo em vista a sua transformao (CENP-S. 1998). Essas possibilidades inerentes ao mtodo no se realizariam plenamente com sua simples aplicao em sala de aula. O uso simples e no reflexivo do mtodo e dos diversos recursos didticos na era da informao, no garantem ao professor a realizao plena de seus objetivos em se promover uma aprendizagem transformadora e comprometida com a totalidade da formao humana. As deficincias e limitaes inerentes ao uso dos recursos imagtico-verbais como instrumentos de transformao da realidade vivida pelos alunos puderam ser observadas

no Componente Curricular Ensino de Geografia I, da rede Uneb 2.000 que aconteceu na cidade de Xique- Xique-BA em uma carga horria de 120 horas. Durante as aulas ministradas na instituio, foi possvel perceber como a comunicao mediada pela mdia produtora de smbolos culturais e, como tal, produz atos educativos. Foram ento propostas aulas mediadas, utilizando o data show como ferramenta para projetar charges. Estes recursos seriam ento sugestes metodolgicas para aulas de Geografia mais dinmicas, com o intuito de investigar quais competncias e habilidades poderiam ser desenvolvidos com os alunos com esse tipo de metodologia. Os recursos didticos imagtico-verbais seriam suficientes para efetivar um processo educativo que fosse ao mesmo tempo motivador e conscientizador? O objetivo do presente artigo abordar a importncia do uso dos recursos imagticoverbais nas aulas do Componente Curricular Ensino de Geografia I, na rede Uneb 2000, como forma de dinamizar a prtica didtica, e facultar aos alunos uma oportunidade para desenvolverem um conjunto de competncias e habilidades, de leitura crtica, interveno e transformao do mundo. Estudos sobre as potencialidades inerentes aos recursos didticos e, especialmente sobre o contexto scio-poltico em que so manipulados, tendem a contribuir significativamente formao da sociedade enquanto grupo de cidados ativos e cientes de seus papis no exerccio da cidadania. inegvel que estudos sobre as novas linguagens imagtico-verbais so valiosas contribuies para o aprimoramento dos recursos didticos para aulas mais motivadoras, mais interessantes e que possuam um maior significado para o contexto em que vivem os alunos. Trata-se de esforos que visam transpor as tecnologias e as tcnicas de comunicao que esto sendo desenvolvidas nas mdias e fazem parte da vivncia do discente para o ambiente da sala de aula. O papel da escola na educao em um mundo repleto de linguagens No mundo que se desvela na contemporaneidade cada vez maior a quantidade de informaes que transitam e atingem as pessoas. Esta infinidade de informaes trafega no formato de inmeras linguagens diferentes (PONTHUSKA, 2007). A sociedade se caracteriza cada vez mais como uma sociedade da informao, tendo sido responsvel por permitir com que os meios de comunicao circulassem com uma ampla velocidade.

Em uma sociedade na qual as informaes so veiculadas com agilidade, as mesmas no circulam de maneira contnua entre as pessoas. As informaes so descontextualizadas e fragmentadas, alm de serem variadas. A pluralidade e a velocidade com que as informaes circulam dificulta o estabelecimento de relaes entre as mesmas e com isso impede com que as pessoas desenvolvam um senso crtico com as mesmas. Logo, as informaes circulantes no podem ser consideradas como conhecimentos e sim, de dados semi-elaborados (Ibidem). diante dos avanos que ocorrem na rea tecnolgica e das inmeras informaes que so disponibilizadas pela mdia em que fundamental saber analisar e processar os dados provenientes dos meios de comunicao. com o tratamento da informao que circula no cotidiano das pessoas em que possvel transformar esses dados em conhecimento (ibidem). A escola assume um papel central na era das informaes, pois capaz de se apropriar das diversas linguagens veiculadas pelos meios de comunicao em massa, e reorient-las para finalidades educativas (Ibidem). atravs desse processo em que a escola pode educar pessoas ao propor aos alunos a decodificao, a anlise e a interpretao das informaes. A escola na contemporaneidade incumbida de desenvolver com os alunos capacidades para assimilar as transformaes tecnolgicas vigentes no globo. O desenvolvimento dessas tcnicas representa por sua vez, novas formas de ensinoaprendizagem (ibidem). A escola a instituio educativa responsvel por mediar o acesso que as pessoas estabelecem com as informaes e os conhecimentos. Torna-se importante que a escola prepare os alunos para que os mesmos tenham autonomia para desenvolverem um senso crtico do mundo e, com isso, consigam selecionar e utilizar as informaes que emanam dos meios de comunicao. Desta forma, os alunos seriam preparados a lidarem com o turbilho de estmulos informacionais do mundo contemporneo se tornando incapazes de se perder no afluxo de informaes deste conturbado meio (Ibidem). O ensino das novas tecnologias que prepara as pessoas a lidarem com a nova sociedade da informao pode ser uma oportunidade de se promover tcnicas e mtodos de educao diferentes dos mtodos de ensino no-tradicionais. Caso os educadores manipulem adequadamente os potenciais didticos, e os potenciais de construo de conhecimentos presentes nas novas linguagens, os processos educativos podero ser mais adequados a uma formao cidad.

O uso das novas linguagens e os paradigmas de educao emancipatrios A nova era exige escolas cada vez mais abertas para o mundo, menos seriadas, menos sistemticas, menos fronteirias e menos normatizadoras. Trata-se de um contexto mpar em que o ritmo de vida, a circulao de diferentes e mltiplas linguagens e as demais configuraes da vida contempornea criam problemticas complexas para que os alunos possam solucionar. Logo, a educao atravs do uso e anlise de informaes um valioso instrumento educativo para os alunos que desejem lidar com as problemticas contemporneas. As demandas do mundo contemporneo exigem que os alunos estejam habituados a lidarem com situaes e problemticas novas, que tenham capacidade e autonomia para gerarem seu prprio conhecimento. atravs do processo em que o aluno se instrumentaliza e com eles constri o seu prprio saber, em que o mesmo est apto para vivenciar e solucionar os desafios impostos pela vida ps-moderna (CASTROGIOVANNI 2001). Deste modo, o ensino das diferentes linguagens no se trata de um saber em que o aluno constri atravs da simples aquisio de contedos ou da transmisso de contedos acabados entre o professor e o aluno. Ensinar as mltiplas linguagens pela qual o mundo se comunica pressupe construir conhecimentos com os alunos, tomando por base o contexto de vida diria do aluno. (Ibidem)

A linguagem uma ferramenta imprescindvel para o desenvolvimento das culturas, pois ela amplia e permite a comunicao, assim como controla as atividades. Tomamos a linguagem aqui numa perspectiva scio interacionista, por entendermos que a mesma rompe com a dicotomia formao biolgica e formao social. Nessa perspectiva, o ser humano se transforma e transformado no seio das relaes sociais; a construo do sujeito se d, no pela justaposio ou adio de elementos inatos e adquiridos, mas, sobretudo, pela interao dialtica entre organismo

e meio social. Assim, as caractersticas humanas no esto presentes desde o nascimento, nem so meros resultados de presses sociais, mas so fruto das interaes dialticas/ dialgicas entre indivduos e meio sciocultural. Nesse sentido, o desenvolvimento humano se constri no bojo do desenvolvimento histrico e das formas sociais da vida humana. Essa mesma linguagem que forma o homem se transforma a depender do contexto. A interao professor aluno se constri atravs do dilogo e essa prtica dialgica no neutra. Linguagem audiovisual e conhecimento escolar Boa parte das representaes que se tem do Brasil, interna e externamente, foi constituda por imagens, o que contribuiu para definir os contornos das distintas identidades que nos constituem, pois fazem parte do modo como nos vemos e nos (re) conhecemos. Entretanto, na prtica pedaggica, ainda nos limitamos a exibir um ou outro filme em sala de aula e, eventualmente, um programa televisivo ou vdeo educativo, com o intuito de trabalhar contedos curriculares especficos ou de ensinar os alunos a verem certo, a serem crticos sempre dentro da nossa concepo ainda maniquesta do que certo e crtico. Isso geralmente acontece, porque a maioria dos profissionais de educao, simplesmente desconhecem o potencial dessa linguagem, tanto na produo e veiculao de conhecimentos socialmente vlidos quanto, fundamentalmente, na ampliao da expresso criadora, rea que precisa ser melhor explorada nas escolas. Na verdade, o que temos presenciado nas escolas e nos cursos de formao de professores, so aulas ministradas e centradas na oralidade e escrita, incorporando de forma limitada ao seu currculo as chamadas tecnologias da informao e da comunicao. Poucas tm laboratrios de multimdia e raramente so oferecidas disciplinas voltadas para o conhecimento da sintaxe do audiovisual e da produo de textos imagticos em geral. Computadores e internet, embora recebam tratamento privilegiado, so tidos exclusivamente como tecnologia de acesso a conhecimentos prontos, produzidos por outros, em outros contextos temporais e espaciais, quase nunca como ferramentas com as quais se podem produzir e criar.

Para enfrentar essa realidade, no basta dotar as universidades e escolas de equipamentos tecnolgicos to somente e subutiliz-los, e sim, romper com o paradigma educacional oitocentista, segundo o qual professores e livros so os nicos detentores do conhecimento, bem como quebrar a hierarquia entre as diferentes linguagens, estabelecida numa conjuntura em que os avanos produzidos pela reprodutibilidade tcnica sequer podiam ser imaginados. Esse enorme e acelerado desenvolvimento tecnolgico atropelou a escola, que ainda hesita em incorpor-lo a sua prtica cotidiana. Porm, o sculo XXI tem pressa e exige os envolvidos com a educao das novas geraes a capacidade de se adaptar ao novo de forma equilibrada, sem que com isso se jogue fora a criana com a gua do banho. Diante do que foi exposto, cabe considerar nesse contexto, a funo social dos profissionais da educao, enquanto intelectuais, que segundo Giroux (1986) entendido como aqueles, cujas atividades se fundamentam em um discurso moral e tico, pautado na preocupao com o sofrimento e as lutas dos oprimidos. Nesse sentido, A educao visual compreende a produo de imagens como um gesto artstico e politicamente orientado alm de se constituir como lugar e ao mediada pelo sentido. (GOMES, 2.008, p.25 a 26). Nesse sentido, as imagens que povoam nosso imaginrio so ferramentas especiais para a produo de sentido pedaggico. O fato de muitas vezes nos meios miditicos as imagens serem veiculadas sem o devido debate e reflexes, no invalida o seu poder formativo, ao contrrio, o oposto acontece e se potencializa pelo fato das imagens estarem em aberto e suscitarem vrias leituras passveis de vrias interpretaes. As mesmas esto configuradas dentro de um contexto de outras imagens que se constituem numa espcie de orientao interpretativa, o que devemos admitir que as mesmas so portadoras de um poder simblico ideologicamente conduzido Quanto a isso, Barbero (1999) chega afirmar que no o livro o responsvel pela incluso das massas latino americanas modernidade e sim o udio visual que vem criando novos regimes organizadores da sociedade a que ele denomina de novos regimes de visualidades responsveis por novas formas de subjetivaes e descontinuidades culturais.(GOMES, 2008, p.27). Frente a essa demanda contempornea, imprescindvel uma nova forma de pensar e ser profissional de educao nesse contexto, no apenas no sentido tcnico da

profisso e dos recursos tecnolgicos, mas, sobretudo, no sentido poltico da educao visual vinculado ao contexto dos diferentes sujeitos com que atua. Os novos meios didticos conforme os parmetros curriculares Segundo Moreira, a Geografia uma forma de leitura de mundo. A educao escolar um processo no qual o professor e seu aluno se relacionam com o mundo atravs das relaes que traam entre si na escola e das idias. (2007, p.105). A Proposta Curricular de Geografia da Coordenao de Estudos e Normas Pedaggicas mostra a preocupao do ensino de Geografia: A Geografia, como as demais cincias integrantes do currculo do 1 e 2 Graus, procura desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade tendo em vista a sua transformao. (CENP-S. E.E.S.P. -1998). Alm das propostas curriculares, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao de 1996 (LDB) prope que a escola seja repensada com sua adequao realidade de tcnicas e mtodos coerentes nova era da informao. Isso porque os alunos em qualquer idade j se encontram dotados de conhecimentos tecnolgicos e outras informaes (TOMITA: 2006). A LDB recomenda que as escolas estimulem a circulao de informaes e adotem a pluralidade de idias e metodologias, de forma que as mesmas estejam em sintonia com a vivncia dos alunos. Esse o caso da educao pelo uso de mtodos e recursos lingusticos por cones e charges (BRASIL, 1996 apud TOMITA 2006). O uso da charge como recurso O estudo de caso: A disciplina Componente Curricular Ensino de Geografia I O exerccio da atividade de docente no Componente Curricular Ensino de Geografia I, na rede Uneb 2.000 na cidade de Xique Xique - BA, possibilitou que ocorressem inmeras situaes relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Em uma dessas situaes foi possvel apreender como a comunicao mediada (mdia) produtora de smbolos culturais e como tal produz atos educativos, embora haja discordncias entre diferentes atores. A proposio de aulas mediadas, utilizando o data show como ferramenta para projetar algumas imagens (charges), foram acompanhadas

por propostas que sugeririam a busca de competncias e habilidades que permitissem aos educandos mltiplas leituras de um mesmo objeto ou fenmeno. As inmeras interpretaes de um mesmo objeto conduziram os estudantes a desenvolverem sua autonomia intelectual, no s de compreender e explicar determinada paisagem do espao, mas tambm de transform-la. Propostas que sugeriram estes recursos como sugesto metodolgica tornaram as aulas de Geografia mais dinmicas e atrativas. Foi possvel constatar aps a aula mediada atravs de imagens (charge), o desenvolvimento de muitas habilidades inerentes Geografia tais como: observao, descrio, anlise, criticidade, interpretao, comparao, contextualizao, dentre outras. De acordo com o PCN de Geografia do Ensino Fundamental (1998) comum entre os docentes ensinar Geografia por meio de livros didticos e dos discursos de professores, entretanto, a abordagem atual da Geografia, busca prticas pedaggicas que cada vez mais tentam colocar os alunos em diferentes situaes de vivncia com os lugares, para que possam identificar e refletir na sua realidade compreendendo a relao sociedade natureza, valorizando a experincia do aluno. Essa mudana pedaggica necessrio que ocorra, pois como afirma Santos (apud Carvalho 2007) estamos vivendo aceleraes que so momentos culminantes na histria, como se abrissem foras concentradas, explodindo para criar o novo. A Geografia utilizada como melhor instrumento para estudar o novo e como ele aos poucos vem surgindo e se remodelando por isso que a Geografia no pode mais ser vista nos ditames tradicionais porque: Tradicionalmente a Geografia uma disciplina rotulada no rol das matrias decorativas, uma espcie de prima pobre da histria. O ensino da Geografia sempre foi baseado na memorizao de nomes, quer de rios, de montanhas, de cidades, ou de qualquer outro aspecto do espao, desde o seu surgimento como disciplina escolar. (CARVALHO, 2007, p.29) Desde o movimento de renovao da Geografia na dcada de 50, dcada que acontece um rpido desenvolvimento tecnolgico, no que tange os meios de transporte, comunicaes e transmisso de energia, teoria geogrfica no dava conta somente de explicar o mundo atravs da localizao, demarcao e mapeamento do espao. Fazia-se necessrio naquele contexto histrico ler e entender de MUDANAS. Mais precisamente a partir de 1970, com o advento da Geografia crtica, que a referida

disciplina escolar, vem sendo trabalhada nas escolas, ainda que de forma lenta, dentro de uma concepo de orientao marxista, um outro modo de representao geogrfica. Metodologia O mtodo utilizado consistiu em levantamento de extensivo marco terico sobre o assunto, em observao direta da realidade ocorrida no Componente Curricular Ensino de Geografia I, na rede Uneb 2000 na cidade de Xique-Xique - BA na condio de docente. O programa rede Uneb 2.000, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia objetiva atender a formao continuada dos professores em servio que no possuem Licenciatura, em parceria com as prefeituras municipais. As observaes ocorreram durante um semestre letivo com duas turmas de licenciatura em pedagogia de aproximadamente 40 alunos cada totalizando uma carga horria de 120 horas. Aps o registro as informaes coletadas em sala de aula foram organizadas em temticas e posteriormente analisadas. Resultados Pude constatar, ao final de minhas atividades como docente na rede Uneb 2.000 da cidade de Xique Xique BA, utilizando o mtodo de observao direta com duas turmas de aproximadamente 40 alunos cada, que o uso de recursos imagtico- verbal, a exemplo de charges, tirinhas, textos publicitrios e cartuns, permitiram o desenvolvimento por parte dos alunos de habilidades e competncias, que possibilitaram aos mesmos, uma leitura de mundo mais crtica e reflexiva, transcendendo apenas o visvel (Imagem e texto), confrontando as diferentes ideologias e leituras postas e ou impostas, contidos nestes recursos. Para tanto, reafirmo a importncia do conhecimento e da mediao do professor na anlise e leitura destes recursos. Os mesmos sozinhos no do conta de tornar as aulas de Geografia mais crticas e prazerosas. Subutilizados, seria o recurso pelo recurso. Finalizo, chamando a ateno de um ponto imprescindvel para o ensino e aprendizagem em Geografia, que a juno do arcabouo terico metodolgico da mesma, mais as seleo de recursos didticos que contemple as necessidades do mundo contemporneo.

Consideraes finais Quero ressaltar, que o mtodo e os diversos recursos didticos da era da informao, sozinhos, no garantem a aprendizagem. Me parece que o grande problema de ensinar e aprender Geografia na contemporaneidade, a carncia de conhecimentos epistemolgicos acerca dessa cincia Geogrfica. Prticas voltadas para o aprendizado do uso e produo de materiais audiovisuais e hipertextuais precisam passar a compor os currculos oficiais dos cursos de formao de professores, no apenas como disciplinas isoladas ministradas por especialistas, mas como recurso de construo e expresso de conhecimentos no interior de todas as disciplinas, como fazemos hoje com a linguagem escrita. Penso que a incorporao de outras linguagens ao cotidiano de cursos de formao de professores pode repercutir positivamente na educao escolar desde que haja, de fato, uma mudana de paradigma que tire a escola do sculo XVIII e a traga para o sculo XXI. Sabemos que novas linguagens e novas tecnologias associadas a elas no tm poder para, sozinhas, promover mudanas na escola, sejam de que natureza for. Quaisquer mudanas que possa ocorrer tero que partir de ns profissionais da educao, certamente temos um papel importante a desempenhar.

REFERNCIAS BRASIL/MEC. Lei das diretrizes e bases da Educao Nacional. Lei 9394 de 20 dez. 1996. GOMES, Antenor Rita. Falando em Imagens: o processo de produo de sentido scio pedaggico do texto imagtico verbal em atividades de ensino em Lngua Portuguesa. Tese de Doutorado. Salvador: UFBA, 2004

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. E agora como fica o ensino de geografia com a globalizao? In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et all Geografia na sala de aula: prticas e reflexes. Porto Alegre: EDUFRGS, 2001 BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Braslia; DF: SEC/SEF, 1998. CARVALHO, Maria Inez. Fim de sculo. A escola e a Geografia. 3 Ed. Uniju, 2007. GOMES, Antenor Rita. Linguagem Imagtica e Educao. Guarapari. ES. Ex Libris, 2.008. MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de histria, epistemologia e antologia do espao geogrfico. So Paulo; contexto, 2007. PONTHUSKA, Ndia. Para ensinar e aprender Geografia. So Paulo: Cortez, 2007 TOMITA, Luzia Mitiko. O saber e o sabor no ensino de Geografia. In: ANTONELLO, Ideni. Mltiplas Geografias: Ensino, pesquisa e reflexo. So Paulo, snt 2006.

You might also like