You are on page 1of 5

A histria da Fsica como organizador prvio: Estratgia facilitadora para uma aprendizagem significativa

Ana Paula S Menezes


Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB, Pedagogia, Manaus, AM, Brasil. E-mail: ana-p_sa@hotmail.com (Recibido el 13 de Junio de 2012; aceptado el 30 de Agosto de 2012)

Resumo
Essa pesquisa parte de minha Dissertao de Mestrado que teve como objetivo elaborar uma estratgia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, atravs da utilizao da Histria da Fsica e das Tecnologias de Informao e de Comunicao (TIC), proporcionando uma metodologia que leve a despertar o interesse dos estudantes no Ensino de Fsica. Para tal, foram consideradas as principais dificuldades apontadas para o elevado grau de repetncia na componente curricular de Fsica, a importncia de conhecermos a Histria das Cincias, especialmente a da Fsica, a utilizao das TIC na educao, a realidade escolar no Amazonas, a abordagem da Histria da Fsica nos Livros Didticos e a utilizao de organizadores prvios para uma aprendizagem significativa em Fsica. Neste artigo, o tema foi delimitado ao uso de vdeos de Histria da Fsica como rganizador prvio. A resposta a essa problemtica foi apresentar um estudo referente utilizao da Histria da Fsica, oferecendo um roteiro de atividade, a partir de uma metodologia proposta por Delizoicov e Angotti, que leve a despertar o interesse dos estudantes. Essa metodologia est centrada no primeiro momento proposto (problematizao inicial) no uso de organizadores prvios: vdeos de curta durao de Histria da Fsica. Sem ter a pretenso de atribuir um sentido mais amplo de generalizao, ressalta-se a efetiva necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas que envolvam essa temtica no ensino no s de Fsica, mas de outras Cincias, como a Qumica, a Biologia e a Matemtica. Palavras-chaves: Ensino de Fsica, Processo Ensino-aprendizagem, Organizador Prvio, Histria da Fsica.

Abstract
This research is part of my Master's thesis aimed to develop a strategy to ease the process of teaching and learning through the use of the History of Physics and Technology of Information and Communication Technology (ICT), providing a methodology that leads to awakening students' interest in the Teaching of Physics. To this end, we considered the main difficulties pointed to the high degree of repetition in the curriculum component of physics, the importance of knowing the history of science, especially physics, the use of ICT in education, the school reality in Amazonas, the approach History of Physics in textbooks and the use of previous organizers for significant learning in physics. In this article, the issue was limited to the use of videos for History of Physics as rganizador advance. The answer to this problem was to present a study regarding the use of the history of physics, providing a roadmap of activities, from a methodology proposed by Delizoicov and Angotti, leading to interest the students. This methodology is centered at first proposed (initial questioning) the use of previous organizers: short videos for the History of Physics. Without claiming to give a broader sense of generalization, it emphasizes the need for effective development of new studies involving this issue in education not only in physics but in other sciences such as chemistry, biology and mathematics. Keywords: Education of Physics, Process Teaching-learning, Previous Organizer, History of Physics. PACS: 01.40.d, 01.40.gb, 01.30.Ee. ISSN 1870-9095

I. INTRODUO
Como Professora de Cincias e de Fsica nos ltimos vinte anos, o que tenho observado a dificuldade do docente em sala de aula em como fazer suas aulas mais cativantes e interessantes para seus estudantes. Participamos de Congressos, Seminrios, Encontros, lemos livros relacionados ao processo ensino-aprendizagem, na esperana de encontrarmos soluo para esse problema que tanto nos aflige.
Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 6, No. 3, Sept. 2012 407

A minha prxis pedaggica sempre foi pautada na aoreflexo-ao-reflexo sobre a ao. E essa experincia, no s como professora, mas tambm como aluna, levame a entender que o processo de ensino e aprendizagem de Fsica baseado em transmitir contedos, associado resoluo de exerccios para memorizao de frmulas ou mesmo podem at melhorar o rendimento de uma turma, mas, no me mostram o que quero ver em meus alunos: o olhar de quem aceita o desafio intelectual de querer aprender, de querer conhecer.
http://www.lajpe.org

Ana Paula S Menezes

Sabe-se que a formao docente muito deficitria, tanto no que diz respeito aos contedos como em metodologia e didtica. Mas os problemas nas aulas de Fsica no se resumem apenas a isso. A busca por culpados pelo fracasso escolar antiga e as explicaes, as mais variadas possveis: o papel dos cientistas totalmente esquecido pelos professores; os professores no utilizam a Histria das Cincias em suas aulas de uma maneira cativante e que motivem os estudantes a quererem conhecer mais sobre essa Cincia, a Fsica; os estudantes se justificam dizendo que tm dificuldade por falta de uma significao e validade do Ensino de Fsica em seu cotidiano; os professores no conseguem relacionar contedos especficos com eventos da vida cotidiana, fato talvez oriundos da m formao acadmica desses docentes; o ensino de Fsica resume-se a uma aprendizagem mecnica das frmulas sem um continuum, ou seja, consiste em repassar contedos, sem enfocar conceitos, apenas frmulas; os contedos da componente curricular de Fsica no so contextualizados adequadamente, tornandose difceis. Uma estratgia para romper com esses paradigmas seria utilizar a Histria da Cincia como subsdio nas aulas de Fsica. Portanto, o objetivo desse trabalho propor um roteiro de atividades onde se possa utilizar esse subsdio na forma de organizador prvio. A Histria da Cincia representa o fio condutor das discusses que permeiam todo o curso proposto para a formao de professores. Isto porque acreditamos que ignorar a dimens o histrica da Cincia refora uma viso distorcida e fragmentada da atividade cientfica. No se trata de passar aos nossos alunos estrias recheadas de curiosidades, contribuindo para a perpetuao de uma imagem distorcida, linear e composta de muitos gnios que inventaram teorias sem estudos nem esforos [1]. Nesse sentido, gostaramos de ressaltar que nossa pesquisa pretende apresentar as histrias de grandes cientistas, em especial da Fsica, mas contextualizadas. E, nesse sentido, contextualizadas significa que (i) remeter os fatos poca em que aconteceram e (ii) fazer a ponte com o cotidiano, sempre esclarecendo que suas descobertas e invenes eram frutos de rduas pesquisas e, muitas vezes, apoiandose em pesquisas de outras pessoas.

II. DESENVOLVIMENTO
A. Os vdeos A inteno de se utilizar a Histria da Fsica como recurso didtico e pedaggico para que o estudante queira aprender significativamente um contedo especfico de Fsica reside no fato de que ele possa associar as Leis do Movimento de Newton com fatos relacionados ao seu cotidiano, como por exemplo, ele se sentir jogado para fora do carro quando o mesmo faz uma curva muito fechada. No se trata de suprimir os contedos de Fsica, mas de mostrar ao estudante do Ensino Mdio a contribuio humana na
Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 6, No. 3, Sept. 2012 408

explicao dos fenmenos observveis por detrs das frmulas matemticas. A importncia de conhecermos a Histria das Cincias, de maneira geral, termos a noo de como a nossa compreenso da Natureza e do Universo se desenvolveu de mos dadas com a Fsica, desde suas origens com os filsofos pr-socrticos da Grcia Antiga, at a introduo da mecnica quntica e da teoria da relatividade durante as trs primeiras dcadas do sculo XX. Ao conhecer esses cientistas vamos entender melhor no s sua Cincia, mas tambm os cientistas em geral; como eles pensam, sentem e que elementos subjetivos fazem parte de seu processo criativo. A noo, infelizmente bem generalizada, de que cientistas so pessoas frias e insensveis, um grupo de excntricos que dedicam sua vida ao estudo de questes arcanas que ningum pode entender, profundamente equivocada. A Fsica muito mais que do a mera resoluo de equaes e interpretao de dados [2]. Prope-se, ento, para modificar esse quadro, uma maneira alternativa, que seria apresentar aos estudantes, antes dos conceitos propriamente ditos, em que contexto se deu aquela situao, ou seja, apresentar a Histria do cientista por trs daquele conceito, humanizando essa Cincia. A proposta vincular os conceitos trabalhados em sala de aula ao contexto histrico no qual surgiram, o que est plenamente de acordo com Morin [3] ao afirmar que o conhecimento das informaes ou dos dados isolados insuficiente. preciso situar as informaes e os dados em seu contexto para que adquiram sentido. E isso est tambm de acordo com a Teoria de Ausubel [4] no que se refere ao uso de organizadores prvios, uma vez que nossa proposta que os vdeos de curta durao faam esse papel. Pretende-se que os vdeos de curta durao [5], possam explorar as motivaes, os sucessos, as derrotas, as tramas, as lutas travadas no desenrolar do longo processo que esses grandes cientistas vivenciaram ao defenderem suas teorias. V-se que o papel dos cientistas, totalmente esquecido pelos professores, poderia ser usado como uma forma tanto para atrair os estudantes para a Fsica quanto para mostrar a esses estudantes a histria de vida por detrs de tantas frmulas, teorias e descobertas. Isso auxiliaria tambm a modificar algumas concepes errneas (por serem idias de senso comum pautadas no conhecimento pr-cientfico) que os estudantes trazem para a escola e para a universidade. Outro obstculo que encontrado no processo de ensino e aprendizagem corrente da Fsica o tratamento cruel que se d aos estudantes que erram. Nos experimentos cientficos, feitos nos Laboratrios de escolas, no pode haver erros. Espera-se uma resposta certa dos estudantes sem levar em considerao as variveis que ocorrem durante o processo, se o estudante no encontrar aquela exata resposta, execrado pelo mestre. Eis o instante propcio de abordar a provisoriedade do conhecimento cientfico a partir da Histria das Cincias, em especial da Fsica. De faz-los entender que as teorias cientficas vigoram enquanto conseguem se sustentar enquanto teoria, enquanto conseguem explicar e previr convincentemente
http://www.lajpe.org

A histria da Fsica como organizador prvio: Estratgia facilitadora para uma aprendizagem significativa

determinados fenmenos. No entanto, ao se mostrarem inadequadas frente a novos problemas, so modificadas ou novas teorias so elaboradas e passam a ser a nova referncia para explicar o que a velha teoria no conseguiu responder de forma satisfatria. Um exemplo disso so os limites das Leis de Newton. Antes dele, no havia uma explicao coerente, quantitativa ou qualitativa, para predizer ou compreender como os objetos do cotidiano ou os corpos celestes , moviam-se sob a ao de foras. Newton nos forneceu essa resposta. Embora at hoje possamos usar a Mecnica Newtoniana para descrever a trajetria de um planeta ao redor do Sol, ela inadequada para tratar do comportamento dos tomos. Mas a Mecnica Newtoniana ainda nos basta, pois no precisamos da Teoria da Relatividade para calcular a trajetria de um foguete. Neste contexto limitado, a Teoria de Newton da Gravitao Universal ainda vlida e verdadeira. Infelizmente, o que se apresenta nos livros didticos de Fsica do Ensino Mdio no Brasil que a Histria da Fsica aparece em poucas folhas no final de alguns captulos como se no tivesse nenhuma ligao com o tema abordado que est sendo ensinado. Por exemplo, no primeiro captulo do terceiro volume da srie do Ramalho [6, 7, 8], o autor inicia a unidade de Eletrosttica com uma abstrao que, embora simples, no leva em considerao o conhecimento prvio do estudante sobre o tema. Determinar o que os estudantes j sabem sobre exemplos simples do seu cotidiano significa, para Novak, identificar os elementos existentes no estoque de conhecimentos do aprendiz que so relevantes ao que esperamos ensinar [9]. Em termos da teoria de Ausubel, ao iniciar a aula a partir do conhecimento prvio dos estudantes identificar os conceitos subsunores existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. A partir dessa reflexo, escolheu-se apresentar a Histria da Fsica relacionada ao contedo que abordado em sala de aula no formato de vdeos de curta durao para envolver os estudantes e incentivlos a um aprofundamento maior na evoluo do conhecimento cientfico como organizador prvio: da evoluo do conceito de movimento (onde Aristteles acreditava que a Terra era inerte no centro do espao at a relatividade de Einstein), a evoluo do conceito de calor (para que se entenda as sutilezas da transio entre a Fsica Clssica Newtoniana e a Fsica Moderna) e do mbar s Equaes de Maxwell (onde apresentada a evoluo da Fsica da Eletricidade e onde as equaes de Maxwell serviriam como base para as teorias de Einstein no incio do sculo XX). Portanto, em cada srie do Ensino Mdio, foi escolhido um tema relevante. Na 1 srie, o tema Mecnica, por isso, o tema central foi a evoluo do conceito de movimento. A culminncia dar-se- quando o professor for trabalhar o contedo de Gravitao Universal. Na 2 srie, uma das temticas, a evoluo do conceito de calor, que ter sua relevncia quando o professor for trabalhar o contedo de Mquinas Trmicas. Na 3 srie, aborda-se, de maneira diferenciada, o incio de cada temtica: Eletrosttica, Eletrodinmica e Eletromagnetismo. Os
Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 6, No. 3, Sept. 2012 409

vdeos esto disponibilizados na internet nos seguintes endereos: (i) Conceito de Movimento: http://www.youtube.com/watch?v=a4WlJ01mLtk (ii) Aristteles: http://www.youtube.com/watch?v=MR9W3s9uFxw (iii) Geocentrismo e Heliocentrismo: http://www.youtube.com/watch?v=C4vw_19t05U (iv) Galileu: http://www.youtube.com/watch?v=QuCaxuMr67c (v) Kepler: http://www.youtube.com/watch?v=657yg2HDexY (vi) Newton: http://www.youtube.com/watch?v=DLgnrOVtWpg (vii) Einstein: http://www.youtube.com/watch?v=gE3RTMHQpYc (viii) A Teoria do Calrico: http://www.youtube.com/watch?v=qqgBcAtgQG4 (ix) Mquinas Trmicas: http://www.youtube.com/watch?v=sMrwphPbdXY (x) Do mbar pilha voltaica: http://www.youtube.com/watch?v=BkCs1XAKh-Y (xi) Da pilha voltaica s equaes de Maxwell: http://www.youtube.com/watch?v=vtEs2h010YY (xii) As equaes de Maxwell e as ondas eletromagnticas: http://www.youtube.com/watch?v=tSzU6n9HEmg. Os vdeos foram organizados numa sequncia lgica e fcil do estudante relacionar com o que est sendo estudado em aula. Ao iniciar cada vdeo, especificado o que ser trabalhado a partir de algumas indagaes para reflexo dos estudantes. Por exemplo, no primeiro ano, antes de iniciar o contedo de Lanamento Vertical e Horizontal (ou Movimento de Projteis), o professor poderia usar o vdeo de Galileu como organizador prvio, j que foi Galileu quem descobriu que o movimento de qualquer projtil pode ser dividido em duas partes, uma horizontal, com velocidade constante e outra para baixo (com acelerao constante). Inclusive, a combinao dessas duas componentes foi usada na segunda jornada de seu livro Dilogo para contrariar a teoria aristotlica (que negava o movimento Terrestre) de que objetos em queda livre ou mesmo as nuvens seriam deixados para trs se a Terra realmente se movesse. No primeiro ano, ao assistir ao vdeo de Kepler, o estudante facilmente ir relacion-lo ao grande legislador dos cus que ele foi o que poder facilitar a compreenso de suas trs leis. No segundo ano, no incio, pergunta-se se calor e temperatura so conceitualmente iguais, fala-se sobre as mquinas trmicas e sobre como foram formuladas as trs leis da Termodinmica. No terceiro ano, cada temtica trabalhada separadamente: do mbar pilha voltaica, da pilha voltaica s equaes de Maxwell, e as equaes de Maxwell e as ondas eletromagnticas.
http://www.lajpe.org

Ana Paula S Menezes

Os vdeos tm curta durao, em mdia 10min e sempre, no incio, questiona sobre o que o aluno sabe sobre aquele tema e faz uma ponte sobre o que ele ir aprender (caracterizando o material como organizador prvio). Sinalizando com temas/questes que os tericos pesquisavam e as concluses a que chegaram, de maneira geral. B. Proposta do Roteiro de Atividades Usar-se- a proposta de Delizoicov e Angotti [10] que consiste em dividir a atividade educativa em trs momentos pedaggicos, a saber: (i) problematizao inicial, (ii) organizao do conhecimento e (iii) aplicao do conhecimento. No primeiro momento, Problematizao Inicial, cuja funo introduzir um contedo especfico, prope-se a utilizao de um dos vdeos, fazendo a ligao do contedo com o contexto histrico e com situaes cotidianas que os alunos conhecem e presenciam. No segundo momento, Organizao do Conhecimento, o professor deve escolher entre as diversas tcnicas pedaggicas existentes a mais adequada ao assunto sistematizado em estudo de modo que os alunos se apropriem do conhecimento cientfico (conceitos, definies, leis, relaes, etc.) e possam ser capazes de ligar ese conhecimento s reflexes suscitadas pelo vdeo na problematizao inicial. No terceiro momento, Aplicao do Conhecimento, como o prprio nome est dizendo, a hora do aluno incorporar o que ele mesmo vem annalisando e interpretando, oportunizado pelos dois momentos supracitados. Portanto, o aluno estimulado a aplicar o conhecimento a uma situao nova, ou a explic-lo com suas prprias palavras, ou elaborar um trabalho qualquer, retrabalhando o que aprendeu, apropriando-se do conhecimento adquirido [10].

No entanto, a Histria da Fsica, mesmo aliada ao uso das TIC, no deve ser enfocada como a nica condio para que haja sucesso no Ensino de Fsica. Outros recursos tambm devem ser pesquisados. Apesar disso, entende-se que a Histria da Fsica promove uma melhor compreenso dos conceitos e do prprio Mtodo Cientfico, alm de desmistificar a viso do cientista trancafiado em seu laboratrio, com estalos para grandes descobertas e invene s. E isso sem falar, que o conhecimento cientfico pode ser mostrado como ele , que sua evoluo se d atravs da refutao de teorias que, durante sculos, foram tidas como acabadas e perfeitas, que esse conhecimento construdo em tarefas cada vez mais coletivas, no nasce pronto e acabado. A histria da Fsica necessria para compreendermos a natureza dessa Cincia, pois contrabalana o cientificismo e o dogmatismo que so comumente encontrados nos textos e nas aulas de Fsica. Tudo isso pode ser alcanado dependendo da abordagem da Histria da Fsica no ensino. A Histria da Fsica tambm permite que compreendamos quais so as principais teorias na evoluo do conhecimento cientfico, os obstculos no meio do caminho e o desenvolvimento da Fsica como Cincia. O estudo sobre o uso da Histria da Fsica aliada s TIC como organizador prvio no Ensino de Fsica pode ser considerado ainda um tema pouco explorado se considerarmos as contribuies que pode fornecer no processo de ensino e aprendizagem dessa componente curricular no Ensino Mdio. Sem ter a pretenso de atribuir um sentido mais amplo de generalizao, ressalta-se a efetiva necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas que envolvam essa temtica no ensino no s de Fsica, mas de outras Cincias, como a Qumica, a Biologia e a Matemtica.

REFERNCIAS
[1] Gatti, S. R. T., Anlise de uma ao didtica centrada na utilizao da histria da Cincia: uma contribuio para a formao inicial do docente de Fsica, Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo, Brasil, (2005). [2] Gleiser, M., A dana do univers: Dos mitos de criao ao big bang, (Cia das Letras, So Paulo, 2006). [3] Morin, E., Os sete saberes necessrios educao do futuro, (Cortez, So Paulo, 2001). [4] Ausubel, D. P., Aquisio e reteno de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, (Pltano Edies Tecnicas, Lisboa, 2000). [5] Menezes, A. P. S, Histria da Fsica aliada s Tecnologias de Informao e Comunicao: Organizador prvio como uma estratgia facilitadora da aprendizagem significativa de Fsica na Educao Bsica, Dissertao de mestrado, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil, (2009). [6] Ramalho Jr., et al., Os Fundamentos da Fsica Fundamental, v. 1 (Moderna, So Paulo, 2007).
410 http://www.lajpe.org

III. CONCLUSO
A escolha do tema Histria da Fsica deu-se ao fato da mesma conseguir aliar beleza e simplicidade ao responder questes fundamentais no s do cosmos, mas de nosso prprio corpo. O mais esperado que os leitores da pesquisa, assim como eu, despertem para o encanto que existe no Ensino da Fsica, e que comecem a buscar o conhecimento que nos liberta da ignorncia. A Histria da Fsica nos abre a possibilidade como professores de sermos crticos, inclusive, na forma como alguns contedos so abordados no 3 ano do Ensino Mdio no Brasil. Nos livros didticos, esses so apresentados como se Eletricidade e Magnetismo fossem fenmenos independentes, o que, na realidade, no so, pois eles so consequncia de uma mesma causa. um tema apaixonante que, com certeza, no ficar apenas aqui nessas folhas estticas... h muito a ser percorrido!.
Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 6, No. 3, Sept. 2012

A histria da Fsica como organizador prvio: Estratgia facilitadora para uma aprendizagem significativa

[7] Ramalho Jr., et al., Os Fundamentos da Fsica Fundamental, v. 2 (Moderna, So Paulo, 2007). [8] Ramalho Jr., et al., Os Fundamentos da Fsica Fundamental, Vol. 3 (Moderna, So Paulo, 2007).

[9] Novak, J.D., Uma teora de educao, (Pioneira, So Paulo, 1981). [10] Delizoicov, D. e Angotti, J.A.P., Metodologia do ensino de ciencias, (Cortez, So Paulo, 2000).

Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 6, No. 3, Sept. 2012

411

http://www.lajpe.org

You might also like