You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CINCIAS SOCIAIS ATIVIDADE PRTICA DE INTERPRETAO E PRODUO DE TEXTO O QUE LER?
Prof. Carlos Magno Vitor da Silva (adapt.)

A vida familiar, a sade, o lazer, o trabalho, a vida social, a cultura e a poltica passam necessariamente pelo atalho da leitura. A leitura o ponto de partida da ao. o instrumento do julgamento. o nervo vivo da informao. A leitura est por toda a parte. A publicidade, normalmente associada aos sons e s imagens, reserva um lugar importante aos textos e, portanto, leitura. A alfabetizao uma das primeiras chaves de um sucesso, mas tambm de uma seleo severa e rigorosa. Um quarto das crianas repete a srie de alfabetizao porque ainda no aprendeu a ler direito. Ainda no plano social, a leitura para o profissional liberal, o engenheiro, por exemplo, um meio de atualizar seus conhecimentos. A leitura acompanha as experincias, as visitas, as trocas, as conferncias e os cursos. O leitor o detentor das informaes necessrias. Aqui, a leitura um poder. Inversamente, a falta de leitura torna o indivduo vulnervel. No ser esse o caso de mais de 50 % de brasileiros no gostarem de ler? A leitura tem fama de ser uma atividade trabalhosa, cansativa. um passatempo intil e sobretudo passivo. Quando se l, no se faz nada. Ler afastar-se dos outros; socialmente, ler significa isolar-se, ensimesmar-se; a leitura possui uma imagem pouco ativa. Em outro plano, a leitura reservada quele que pensa, ao intelectual (ele est sempre enfiado nos livros), aquele que vive margem da vida, que pode permitir esse luxo (referncia s classes sociais), que tem tempo a perder. Alm disso, muitas vezes a leitura um projeto sempre adiado: Hei de ler quando me aposentar. A leitura reduzida aos momentos excepcionais da vida, como o hospital ou a priso. reservada tambm aos momentos difceis ou desagradveis: uma longa viagem de trem ou o metr. a leitura tapa-buraco, a leitura de pose, a leitura passatempo. A leitura, entretanto, sinal de uma iniciao. O gesto de ler desaparece sob a vontade de aprender. Ler cultivar-se. Aquele que no l regride. No se pode evoluir sem ler. Ler situar-se socialmente ente aqueles que so responsveis, que tm ideias, que sabem, podem e tm o direito e discutir (voc nunca leu nada, no pode saber). Ler tambm poder justificar-se (eu li que, deve-se ter lido...). Paralelamente, a leitura tem seu lugar enquanto bem material. Ela pertence sociedade de consumo. Obedece s regras do jogo da oferta e

da procura, dos circuitos comerciais. Ler portanto situar-se em certo nvel de consumo. Pela quantidade de livros, as pessoas revelam seu apetite cultural, mas tambm sua filiao a uma categoria social. Ler tambm formar uma biblioteca. A biblioteca muitas vezes ocupa um lugar de destaque na vida do indivduo. As estantes e as prateleiras fazem muito sucesso. No se escondem os livros, vive-se com eles. Os livros so expostos e carregados. O livro valorizado no apenas pelo que contm, mas pelo que . O livro compe e decora um ambiente, e sempre d a impresso de que.... O livro de arte um bem. Ele encerra outros valores. Produz o sentimento de posse de riquezas. Fixa a ligao com o universal e, ao mesmo tempo, situa os gostos. BELLENGER, Lionel. Os mtodos de leitura. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 9-13. I QUESTES DE INTERPRETAO DE TEXTO 1. Existem vrios nveis na interpretao de um texto. possvel afirmar que o enfoque central acerca da leitura, feita pelo autor do texto, : a) Baseado no conceito lingustIco do ato de ler; b) Uma preocupao estrita sob o ponto de vista literrio; c) Baseado no aspecto social da leitura; d) Fundamentado no hbito dos leitores intelectuais; e) Baseado na importncia de se ter uma biblioteca.

2. Quando o autor afirma: A alfabetizao uma das primeiras chaves de um sucesso, mas tambm de uma seleo severa e rigorosa, ele quer dizer que: a) A alfabetizao no importante no processo de aprendizagem do educando; b) A alfabetizao tem a fama de ser cansativa; c) um dos principais motivos por que as pessoas no desenvolvem o hbito da leitura; d) A alfabetizao torna o indivduo vulnervel; e) Serve tanto para proporcionar a ascenso quanto para a sua excluso social.

3. Para o autor, a leitura carreia uma gama de imagens positivas. Essas imagens so: (1) A leitura um passatempo intil e cansativo; (2) Ler cultivar-se; (4) A leitura deve ser uma atividade para os momentos excepcionais da vida; (08) Aquele que no l regride; (16) A leitura tem seu lugar enquanto bem cultural. 4. Na frase: [A leitura] o nervo vivo da informao, o termo sublinhado : a) Metfora; b) Eufemismo; c) Hiprbole; d) Anttese e) Smile.

5. Segundo o autor, o livro encerra outros valores. Que valores so esses? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 6. Por que, hoje, h tanta resistncia leitura?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ___

You might also like