You are on page 1of 35

Municipalismo libertrio, ecologia social e resistncias

Accio Augusto
Doutorando em Cincias Sociais na PUC-SP, pesquisador no Nu-Sol e professor no Curso de Relaes Internacionais da Faculdade Santa Marcelina.

RESUMO:
O artigo discute as formulaes de Murray Bookchin diante do crescente investimento poltico em torno da questo da ecolgica. O objetivo abrir uma conversao acerca das reduzidas, efmeras e intermitentes prticas de resistncia numa era em que os controles biopolticos vm cedendo espao para conformao de controles da vida do planeta como ecopoltica. Como se movem as resistncias diante dessas novas conformaes das prticas de governo e das prprias resistncias? Palavras-chave: anarquismo contemporneo; resistncias; ecologia; ecopoltica.

ABSTRACT:
This article discusses the formulations of Murray Bookchin in face of the increasingpolitical investment around the ecological issue. The objective is to open a conversation about the small, ephemeral and intermittent practices of resistance in an era when biopolitical controls are giving way to theconformation of controls over the life of the planet as ecopolitics. How do theresistances move themselves in face of these new conformations of governmentalpractices and in face of their own? Keywords: contemporary anarchism; resistances; ecology; ecopolitics.

ecopoltica, 2: 64-98, 2011-2012 www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

64

Felizmente, jamais o reino da harmonia estagnado, montono e mortal , se realizar sobre a terra. Sempre haver contestadores, rebeldes, refratrios, imprvios, crticos, pensadores, negadores, seres que amaro e odiaro vigorosamente, apaixonados, perturbadores, amorais, marginais, anarquistas. [...] Os que se preocupam, acima de tudo, com a escultura de seu prprio ser, no podem estar de acordo com os que no vo alm da lenta transformao do ambiente. mile Armand, 1908

A ecologia um tema. Dizer-se ecologista ou preocupado com os problemas que afligem as pessoas ou ameaam a continuidade da vida no e do planeta, hoje em dia, no significa dizer muita coisa. Como tema, a ecologia pode tambm ser enfrentada como uma questo; uma questo poltica mirando uma problematizao interessada, simultaneamente, em enfrentar as conformaes polticas do presente e as possibilidades de resistncias que se colocam cada vez mais difusas e variantes nas ltimas trs dcadas. No de hoje que a ecologia se coloca como um consenso ou que se firma como um ambiente de busca por acordos, enquanto um problema comum a todos. Em um estudo de sociologia do comeo da dcada de 1990, financiado pelo Ministrio do Meio Ambiente francs, Pierre Alphandry, Pierre Bitoun e Yves Dupont j afirmavam que hoje em dia todo mundo, ou quase, se diz ecologista (1992: 07). No entanto, desde os primeiros protestos ecolgicos e experincias comunitrias de relao com a natureza, nos anos 1960 e 1970, at os atuais tempos de consenso em torno do desenvolvimento sustentvel, muitos combates foram travados. Estes enfrentamentos suscitaram novos campos de interesses que combinaram poltica, cincia, religio, reviso de antigas teorias e ativismo planetrio. Tomar a ecologia como uma questo implica buscar a positividade que as prticas de defesa e preservao do meio ambiente disparam. Tal perspectiva provoca um olhar em direo fomentao que as prticas ecolgicas suscitaram para notar o que, depois, se

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

65

consolidou como ambiente de consenso. Tarefa pretensiosa demais para os limites de um artigo. Proponho, aqui, uma anlise pontual, sob essa perspectiva de lutas, a respeito das prticas ecolgicas a partir dos escritos de Murray Bookchin que associam ecologia e anarquia. Demarcar suas relaes com os temas ecolgicos e com o que hoje se chama de ecologia poltica aponta para possibilidades de provocar tenses nas polticas radicais e problematizaes nos combates libertrios no presente. Busco traar iniciais linhas da relao entre as atuais tecnologias de poder, atravessadas pela ecologia poltica, e as possibilidades de resistncias e expanso das prticas de liberdade na sociedade de controle1. Olhar para ecologia a partir da radicalidade do libertarismo e problematiz-la como prticas de resistncias, interessado na expanso das experimentaes de liberdade e atento s contemporneas acomodaes do exerccio das tecnologias de poder. Indicar pistas para enfrentar as metamorfoses das tecnologias de governo que se apresentam, como indica Edson Passetti (2003), na passagem de uma biopoltica, como controle da populao, para a ecopoltica, como governo da vida do planeta.

tenso inicial
Existe, nas prticas anarquistas, um farto material a respeito da relao das pessoas com o que se entende por base natural de suas vidas. Autores e militantes anarquistas como Piotr Kropotkin (1978) e Elise Reclus (2002), no sculo XIX, j alertavam para os efeitos do capitalismo e do estatismo no que entendiam como efeitos no meio natural e na vida das pessoas, e as relaes destas com os modos
Utilizo o termo sociedade de controle a partir das iniciais indicaes de Gilles Deleuze (2000) a respeito dos deslocamentos e metamorfoses das tecnologias de poder de uma nfase nos espaos disciplinares fechados para o controle contnuo a cu aberto. Seguindo esse deslocamento, utilizo, principalmente, as anlises de Edson Passetti (2003a) que apontam para outros deslocamentos na problematizao das resistncias nessa sociedade de controle.
1

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

66

de produo do capitalismo e de interveno na natureza. Em seus escritos, indicavam a relao entre explorao e dominao dos homens e dominao e explorao da natureza. A prtica do naturismo j pressupunha uma dieta e experincias afeitas s preocupaes ecolgicas, sem conhecer este termo. No Brasil, possvel notar sua importncia tanto nas inquietaes vegetarianas do anarquista Jos Oiticica, no comeo do sculo XX, quanto nas experincias da Nossa Chcara dos anarquistas de So Paulo, ligados ao Centro de Cultura Social, na segunda metade do sculo XX (Cf. Leuenroth, s/d). tambm marcante a presena do naturismo influenciado pelos escritos de Liev Tolstoi na literatura social dos anarquistas no Brasil do final sculo XIX e comeo do XX, em que a relao com a natureza apontava para uma busca de harmonia e crtica aos usos das tecnologias como produo artificial da vida (Cf. Ramus de Aquino, 2011: 106-168)2. Atualmente, o debate sobre a natureza e as formas autoritrias derivadas do modo de se relacionar com a mesma ganha outra dimenso com o primitivismo anarquista de Jonh Zerzan e a ecologia social de Murray Bookchin. Os dois autores e ativistas anarquistas esto fortemente presentes em grupos que articularam os movimentos anticapitalistas ou antiglobalizao, desde os EUA, no final do sculo XX, com considerveis repercusses no Brasil, no comeo do sculo XXI. No entanto, a viso de Zerzan de que deveramos retornar ao modo de vida primitivo como nica maneira de realizar uma vida plena de liberdade rechaada por Bookchin como um delrio idlico incapaz de lidar com as questes colocadas no presente, enquanto desafios polticos s propostas e prticas dos anarquistas. Por sua vez, Zerzan, em seu livro Futuro Primitivo (1999), ataca todo pensamento abstrato (da arte matemtica) como instaurador de hierarquias, que estabelece lugares de comando na histria da humanidade, do xam ao cientista. Desta maneira, diferente
Para uma crtica ao que reconhece como uma vertente naturista do anarquismo, ver Armand (2007: 134-135).
2

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

67

de uma conscincia ecolgica ou de uma reposta poltica aos temas da degradao do meio ambiente no capitalismo, o que o autor prope um retorno aos modos de vida dos homens da pr-histria. Ele identifica essa ciso entre homem e natureza muito antes do advento do capitalismo e, assim, valoriza a prtica do vegetarianismo e a abdicao do uso de todo tipo de tecnologia que bloqueie a autonomia e a independncia dos homens, entendidas como vida realizada unicamente por meio dos recursos gerados pela capacidade pessoal associada a pessoas prximas, sem recorrer a intervenes ou facilitadores artificiais. Segundo Zerzan, essa ciso encontra-se no momento em que ocorreu a diviso do trabalho.
Minha hiptese sobre o trabalho a de que a diviso do processo produtivo marcar o momento dessa separao, com conseqncias terrveis que desdobram-se de maneira acelerada ou cumulativa. A especializao divide e estreita o indivduo, instaura a hierarquia, cria a dependncia e trabalha contra a autonomia. Especializao que impulsiona o industrialismo e desde j conduz diretamente para a crise ecolgica. Ferramentas ou papis que envolvem a diviso do trabalho engendram pessoas divididas e dividem a sociedade (Zerzan, 1999: 36).

No entanto, com Murray Bookchin que se chegar a uma formulao que conecta ecologia e anarquismo, por meio do que o autor denomina como ecologia social e municipalismo libertrio, ou comunialismo. Ainda que exista uma preocupao ecolgica em Zerzan, em Bookchin que a ecologia funciona como ponto de partida (ou alvo crtico) e modo de ao para o que seria um anarquismo contemporneo. Se, nos anarquismos, possvel localizar uma relao diversa com a base natural da vida no planeta, com Bookchin que essa preocupao ganha status catalisador, para o qual se espera que convergiro as aes do movimento libertrio preocupado com a transformao do mundo e com a construo de um processo revolucionrio que responda s demandas e anseios atuais.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

68

Por essas caractersticas do anarquismo de Murray Bookchin (a serem detalhadas adiante), proponho, aqui, uma discusso acerca de suas propostas e dos efeitos delas na poltica radical contempornea, em especial diante da recusa anarquista ao Estado e s variadas maneiras de governar os indivduos. Cabe anotar desde j duas observaes: a primeira, diz respeito a esse gosto pela origem ou princpio das coisas, o que pode levar a tomar Bookchin como inaugurador de um novo anarquismo, agora conectado ecologia. A segunda, ao gosto por se encontrar um telos capaz de agregar as mais diversas demandas sociais, econmicas, polticas e subjetivas. Em Bookchin, esse telos encontrado na prpria ecologia, como preocupao capaz de ser fim e meio de uma transformao radical da sociedade, produzindo um futuro melhor, mais livre e mais igualitrio ao conjunto dos humanos na Terra. Enfim, a ecologia o foco de uma velha utopia renovada. Seguindo uma sugesto de Michel Foucault (1979), toma-se as propostas, ideias e prticas da ecologia social e do municipalismo libertrio como emergncia de um anarquismo que encontra circunstncias propcias para seu espalhamento quando relacionado ao desenvolvimento simultneo de uma sensibilidade ecolgica. Da mesma maneira, este anarquismo relaciona-se a outras crticas sociais referidas ecologia, mas que resultam em posies polticas diversas como os estudos voltados para ao do Estado direcionados aos problemas ecolgicos e autores que buscaro a filiao ao marxismo com um renovado discurso ecolgico. Por fim, no pretendo estabelecer uma relao auto-evidente, como faz Bookchin, com o que seria uma tradio anarquista, mas buscar suas afinidades, disputas e distanciamentos nos embates com outros autores que reivindicam uma ligao imediata com os anarquistas contemporneos. No objetivo estabelecer as origens do pensamento ecolgico, tampouco mostrar como ele sempre esteve presente como uma prtica anarquista, mas buscar indicaes de como a questo ecolgica e seus variados

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

69

discursos tornaram-se pauta obrigatria nas discusses polticas de toda sorte: de anarquistas a estudos direcionados para subsidiar as aes de Estado. Enfim, a preocupao com a ecologia, tomada a partir do que h de mais radical em poltica, mostra como esta se constitui em um tema ou um campo especialmente a partir da segunda metade do sculo XX incontornvel no debate poltico contemporneo. em torno da ecologia, da vida do planeta, que se constituem discursos polticos hoje, sejam eles reformadores, como no estudo francs supracitado, ou revolucionrios, como veremos com Bookchin. A questo, portanto, : como, a partir de certas circunstncias e alegadas contingncias, a ecologia se apresenta como problema incontornvel a ser equacionada por uma ao poltica.

o anarquismo de murray bookchin


Murray Bookchin nasceu em 1921, em Nova York. Filho de imigrantes russos, ingressou ainda criana no movimento comunista, participando aos nove anos de idade dos Jovens Pioneiros, grupo ligado ao Partido Comunista local. Filho de operrios, comeou a trabalhar muito jovem, primeiro como jornaleiro e, em seguida, em uma fundio de Nova Jersey, militando ativamente no movimento sindical de orientao marxistaleninista. Segundo Bookchin, foi a Revoluo Espanhola que o fez ingressar na Liga Comunista, com inteno de prestar solidariedade aos revolucionrios que, naquele momento, empreendiam uma revoluo social longe do raio de orientao da URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas). Com vista nos acontecimentos da Espanha revolucionria, orientouse pelo trotskismo, valendo-lhe a expulso da Liga Comunista afeita poltica de Joseph Stalin. Encontra entre os trotskistas uma atuao anloga dos comunistas da Liga segundo ele, dogmtica, ortodoxa e autoritria e decide-se, no incio da dcada de 1950, pelas prticas do

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

70

socialismo libertrio. Malgrado todas as frustraes que acumulou entre marxistas de diferentes orientaes, para ele foi a ecloso da Revoluo Hngara, em 1956, o acontecimento decisivo. Os protestos de estudantes contra o governo, por meio de transmisses radiofnicas que deram incio contestao da expanso do imprio sovitico no Leste europeu , definiram sua guinada como militante. Os eventos na Hungria, que mais adiante atingiro a antiga Tchecoslovquia e a Polnia, marcaro sua definitiva adeso aos anarquistas e o abandono definitivo das teses e vnculos com o marxismo. O rompimento com o marxismo o levar a apartar-se do movimento operrio no qual militara at ento. O afastamento definitivo do sindicalismo aconteceu aps uma greve de vrios meses na fbrica de automveis da General Motors:
Quando samos vitoriosos da greve, e retornamos ao trabalho, eu me dei conta de uma mudana total, tanto na organizao quanto entre os trabalhadores. Estava claro que o sindicalismo era agora aceito pela burguesia, e que os trabalhadores haviam abandonado seu esprito revolucionrio, e estavam apenas interessados pelas vantagens materiais; em suma, reinava uma atmosfera de desmobilizao da classe (Bookchin, 1999: 10).

A experincia junto ao movimento sindical estadunidense teve importncia decisiva em suas posteriores formulaes tericas, preocupaes e propostas no interior do movimento anarquista. Foi esta constatao, a respeito do enfraquecimento da capacidade revolucionria dos sindicatos e de seus limites polticos, que o moveram crtica ecolgica ao capitalismo e formulao de uma proposta de atuao no mais restrita aos sindicatos, mas situada nos bairros e municpios. Enquanto constata o recuo acentuado das possibilidades revolucionrias no movimento operrio, procura avanar com outra possibilidade ao formular uma crtica radical poltica e organizao social, partindo da ecologia, como anotou em texto de 1995:

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

71

Mas o que especfico em nossa poca (e que h pouco foi compreendido por muitas pessoas de esquerda e de extrema esquerda na Amrica e na Europa) o fato de que comeam a aparecer questes transclassistas totalmente novas que concernem ao meio ambiente, ao crescimento, aos transportes, desarticulao cultural e qualidade da vida urbana em geral. So problemas suscitados pela urbanizao e no pela construo da cidade. [...] A emergncia de um interesse social geral, para alm dos velhos interesses particularistas, demonstra que uma nova poltica pode facilmente tomar corpo e que visar no apenas a reconstruir a paisagem poltica em nvel municipal, mas igualmente a paisagem econmica (Bookchin, 2003: 33-34).

Ecologista de primeira hora, seus escritos iniciais datam dos anos 1950, e seu inaugural livro foi publicado sob o pseudnimo Lewis Herber3. Em 1974, funda o Institute for Social Ecology, em Vermont4, no estado de Nova York, e na mesma poca contratado como professor do Ramapo College de Nova Jersey, onde produziu centenas de artigos e cerca de vinte livros. Murray Bookchin, conhecido por ser um orador prolixo e um polemista entusiasmado, morreu em julho de 2006, em tenso com o movimento anarquista e sustentando sua proposta de comunalismo que, segundo ele, deveria ser a dimenso democrtica e atual do anarquismo histrico. A marca da relao e atuao de Bookchin com os anarquistas est em um investimento na reviso de certas posies como a participao em eleies locais e sua oposio virulenta ao que ele chamava de
Este livro veio a pblico seis meses antes do famoso Silent Spring, de Raquel Carson, que tambm abordava o problema dos pesticidas e exerceu forte influncia sobre o ento nascente movimento ecolgico nos Estados Unidos e posteriormente no mundo. O livro de Bookchin, contudo, recebeu pouca ateno por seu radicalismo poltico (Cavalcanti In Bookchin, 2010: p. 9). O livro foi lanado em 1962 e reeditado em 1975, sob o ttulo Our Synthetic Enviroment, disponvel em http:// www.pucsp.br/ecopolitica/documentos/docs_especiais/docs/our_synthetic_environment_ Bookchin.pdf. 4 O instituto fundado por Bookchin segue com trabalhos de pesquisa e publicaes sobre ecologia social, entendida e apresentada por ele como uma nova disciplina das Cincias Sociais (Cf. Bookhchin, 2010: 129-141). Ver: http://www.social-ecology.org/.
3

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

72

anarquismo como estilo de vida. Esta ltima dirigida, em especial, proposta de TAZ (Zonas Autnomas Temporrias), de Hakim Bey5, que prope um abandono do desejo e espera pela revoluo em favor da criao ou potencializao de situaes, insurreies, levantes para abalar a ordem das coisas, sem o compromisso de perdurar ou vencer. Hakim Bey afirma que essas experincias no so apenas possveis, como j existiram, existem e continuaro a existir como experimentaes de liberdade que rompem de imediato com a ordem atual. Segundo o autor, o que se pretende com a noo de TAZ
sugerir [que] um certo tipo de enclave livre no apenas possvel nos dias de hoje, mas tambm real. [...] Apesar de sua fora sintetizadora para o meu prprio pensamento, no pretendo, no entanto, que a TAZ seja percebida como algo mais do que um ensaio (uma tentativa), uma sugesto, quase uma fantasia potica. Apesar do ocasional excesso de entusiasmo da minha linguagem, no estou tentando construir dogmas polticos (Bey, 2001: 13-14).

Prope a TAZ como uma ttica radical, uma arte de viver em contnua elevao, selvagem, mas gentil um sedutor, no um estuprador, mais um contrabandista do que um pirata sanguinrio, um danarino e no um escatolgico (Idem: 74). a esse arrojo de Bey em lanarse insurreio retomando algumas proposies de Max Stirner e, momentos pontuais, dos escritos de Michel Foucault e Gilles Deleuze que Murray Bookchin reage. Para ele,
o preo que o anarquismo pagar se permitir que este absurdo substitua os ideais libertrios de um perodo anterior ser enorme. O anarquismo egocntrico de Bey, com seu afastamento psmodernista em direo autonomia individual, s experinciaslimite foucaultianas, e ao xtase neo-situacionista, ameaa tornar Sobre a polmica entre os anarquistas em torno da proposta Bookchin de participao eleitoral local consultar Boino, 2003, pp. 39-72. Sobre a polmica entre anarquismo social e anarquismo como estilo de vida, ver: http://www.midiaindependente.org/pt/ blue/2007/12/406670.shtml.
5

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

73

a palavra anarquismo poltica e socialmente inocente uma simples moda para o gozo dos pequenos burgueses de todas as idades (Bookchin, 2007).

Bookchin um autor que vem sendo largamente retomado entre pessoas ligadas a aes polticas radicais ou nomeadamente ao anarquismo, com forte influncia nos movimentos anticapitalista e/ou antiglobalizao do final da dcada de 1990, sobretudo a partir de sua formulao de grupo de afinidade6 como grupo de ao, que deriva das experincias da Revoluo Espanhola. E passa a ser relevante na medida em que o tema central de suas preocupaes, a ecologia relacionada ao poltica, apresenta-se como uma questo obrigatria a governos e a organizaes internacionais. Reitera como a ecologia se tornou objeto de luta, seja como preocupao dos governos, empresas e organizaes internacionais como via para reformar o capitalismo, seja como evidncia de sua falncia. Ademais, essa influncia e presena das ideias de Bookchin desde os protestos de Seattle, em 1999, seguem existindo em meio aos estadunidenses; basta uma rpida consulta ao site do Instituto de Ecologia Social para notar o envolvimento de seus integrantes e a associao de suas prticas aos recentes movimentos Ocuppy, em Nova York e Oakland. Entre o final dos anos 1950 e comeo dos anos 1990, Murray Bookchin investiu em uma dupla frente: de um lado, exercitou a contundente crtica
A definio de grupo de afinidade deriva, em Bookchin, de seus estudos sobre a experincia da Revoluo Espanhola, denotando uma proximidade ideolgica em torno dos anarquismos. Sua noo de grupos de afinidades, dentro das prticas anarquistas, orienta para que as associaes sejam formadas a partir da proximidade e preferncias dos indivduos, garantindo que as relaes entre as associaes se fundem pela afinidade que cada uma tem com as prticas anarquistas especficas (Cf. Murray Bookchin, 2010: 75-77). Definio controversa se tomada fora de uma escopo ideolgico, como vemos na observao de Passetti, a partir da definio dada por Daniel Colson que apresenta as afinidades entre os anarquistas em outra perspectiva: as afinidades anarquistas tambm dependem do temperamento dos envolvidos, de diferentes formas de sensibilidades, jeitos de fazer, predisposies, enfim, as afinidades libertrias como se poderia presumir no so da ordem da ideologia (Passetti, 2005: 33).
6

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

74

aos chamados movimentos verdes e ao ambientalismo, apontando os rumos de renovao do capitalismo por meio do discurso de defesa do meio ambiente; de outro, indicou uma nova proposta de luta para o movimento libertrio que chamou de municipalismo libertrio ou comunalismo. No interior dos anarquismos, tambm sustentou uma polmica com o que chamou de anarquismo como estilo de vida, em oposio ao que seria, para ele, um anarquismo social. Como j indicado, seu alvo, nos EUA em especial, eram grupos ou associaes que se relacionavam com os escritos de Hakim Bey ou que se posicionavam como anarco-individualistas. Contudo, a partir dessa crtica que redimensionar o anarquismo social e, do mesmo modo, se opor aos primitivistas, como Zerzan. Enfim, o que est em jogo para Bookchin encontrar uma forma que defina o que uma ao poltica anarquista, em oposio s outras prticas, especialmente de grupos prximos a ele nos EUA. Deixa mostra a reafirmao de sua noo particular de grupo de afinidade, que deve estabelecer proximidade desde que sujeito a uma base de acordo comum que pode ser entendida como afinidade ideolgica de meios e fins. Sua inquietao em torno das prticas polticas, bem como em relao ao socialismo e, mais tarde aos anarquismos, configura-o como um homem de movimento, sempre entrando, saindo ou criando associaes e organizaes. Interessou-se por intensificar uma luta contra a explorao capitalista e recuperar a dimenso democrtica na vida poltica, para ele perdida com regime de representao partidria. desta maneira que possvel inscrev-lo em um debate mais amplo em torno da disputa poltica do tema da ecologia ou de defesa do meio ambiente. Para isso, parto de um estudo encomendado pelo governo francs que busca situar, no momento crtico dessas questes como preocupao de Estado, o tema da ecologia e do que caracterizam como sensibilidade ecolgica, para ento demarcar aproximaes e distanciamentos em relao s propostas especficas de Bookchin.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

75

Tal estudo interessa na medida em que busca sintetizar uma certa evoluo das preocupaes ecolgicas a partir dos movimentos sociais at ganhar status de poltica de Estado, ou questo que os Estados no podem ignorar.

sensibilidade ecolgica e a ecologia poltica


Em O equivoco ecolgico. Riscos polticos (o estudo dos socilogos franceses citado acima) h uma preocupao em delimitar e caracterizar a formao de uma sensibilidade ecolgica. Mesmo restritos s implicaes dessa sensibilidade ecolgica em seu pas o que os leva, eventualmente, a citar livros e movimentos da Alemanha e dos EUA, inclusive o prprio Bookchin7 , os autores realizam uma extensa reviso de fatos, escritos e eventos pautados pelas preocupaes ecolgicas. Indicam alguns efeitos dessa sensibilidade ecolgica e suas implicaes para governos, programas de partidos polticos, movimentos socais e encontros internacionais. Segundo o estudo, a consolidao do que apresentado como consenso ecolgico teria como ponto de partida o medo. Este levaria muitas pessoas, governos, movimentos sociais e encontros internacionais a
Neste estudo, Bookchin elencado entre os fundadores da ecologia radical, entendendo-se por radical uma crtica ecolgica que objetiva uma mudana total nas relaes humanas: E verdade que relendo, vinte anos depois, os textos fundadores da ecologia poltica e radical, os de Ivan Illich, Ernest Schumacher, Murray Bookchin, Andre Grz, Serge Moscovici, Cornlius Castoriadis ou Ren Dumont, ficamos impressionados pela similitude de solues que preconizam. No existia, para eles, meia medida possvel. Era preciso mudar de ethos, ou seja, no sentido etimolgico do termo, de costumes, e abandonar o princpio moderno de insaciabilidade das necessidades individuais. Tornou-se vital, para o homem, a sociedade e a natureza redefinir as necessidades e submet-las a um novo princpio, o da austeridade voluntria (Alphandry; Bitoun; Dupont, 1992: 112). Nesta breve passagem de um estudo de governo possvel localizar o que interessar ecologia poltica, enquanto saber de Estado, nas propostas iniciais da ecologia radical: a produo de um ethos, cuja medida da austeridade, que deve ser voluntria, a conteno da degradao da natureza e do planeta. Em uma analogia, talvez recoberta, os autores chamam de austeridade voluntria algo que se aproxima da servido voluntria descrita, no sculo XVI, por Etienne de La Botie (1999), frequentemente associado indiretamente ao anarquismo.
7

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

76

rumarem para uma conscincia ecolgica, anunciando catstrofes que ameaam as pessoas e o planeta. O fato decisivo, ao menos na Europa, foi o acidente da usina nuclear de Chernobyl. Desta maneira, as questes urgentes que ameaam a todos estariam sintetizadas nos efeitos da produo capitalista moderna sobre o ar que se respira. No topo das preocupaes ecolgicas e de defesa do meio ambiente estariam trs pontos principais: a ocorrncia de chuvas cidas, geradas pela poluio de fbricas e automveis; a emisso de cloro-fluor-carboneto (CFC), derivado de aerosis e motores de refrigerao, com sua imediata afetao na camada de oznio; e o efeito estufa, decorrente dessas intervenes no ar (Alphandry; Bitoun; Dupont, 1992: pp. 15-32). De incio, medo e preocupao com a qualidade do ar dariam escoamento s discusses ecolgicas que atingiriam, no final dos anos 1980, o status de prioridade comum aos polticos, aos empresrios e ao cotidiano dos cidados. A austeridade voluntria em relao sociedade e natureza (fruto da interpretao dos autores sobre as prticas dos ecologistas radicais) passa a tomar a forma de uma servido voluntria diante das ameaas contidas nos acidentes naturais e recebe a alcunha de sensibilidade ecolgica. Em certa medida, estabelece-se essa servido a partir da confirmao dos alertas feitos pelos movimentos ecologistas dos anos 1960 e 1970, sejam eles hippies estadunidenses, sejam os partidos verdes que emergem na Alemanha e se espalham pela Europa. Em relao aos efeitos polticos dessa sensibilidade ecolgica, os autores ressaltam a disputa em torno da bandeira ecolgica, tanto esquerda quanto direita, que gradualmente transforma-se em defesa do meio ambiente (consolidando a covarde servido voluntria diante da ameaa ecolgica). Ao ser incorporada entre as preocupaes dos partidos polticos, agncias internacionais e empresrios, a ecologia poltica que emerge do que classificam como um ecomilitantismo radical manifesto em uma srie de associaes voltadas para defesa e preservao do meio ambiente

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

77

formar uma nebulosa ecolgica, capaz de incorporar quase tudo: Restaurao do homem, conscincia planetria, recorrncia natureza etc. so muitos dos temas que alimentam uma ecologia cujo o carter pegatudo no deixa de espantar (Alphandry; Bitoun; Dupont, 1992: p. 179). As concluses dos autores prognosticam uma posio conciliadora. Se a nebulosa ecolgica promove certo consenso e pode estar formada pelos mais variados pensamentos e aes polticas, ela colaboraria em ajustar o movimento do conhecimento ao sentido da natureza e s paixes humanas, e contribuiria, ao ultrapassar o dilema da harmonia ou do apocalipse, em pensar conjuntamente o respeito natureza e o engenho humano (Idem: p. 15-32). Constatam, portanto, que o equvoco poltico consiste em tratar as questes que ameaam o meio ambiente e a continuidade do planeta como extremos. Com esse alerta, os autores dizem evitar a tomada destas questes apenas por meio de um discurso catastrfico, o que levaria o problema ecolgico a arroubos radicais de direita ou de esquerda, isto , a medidas polticas que os autores consideram extremas. Propem, enfim, moderao para pensar os rumos de uma atuao poltica que observe as responsabilidades dos indivduos em relao aos problemas do meio ambiente e do planeta. Escrito no comeo dos anos 1990, o estudo dos socilogos especializados em questes das transformaes rurais aponta para a consolidao de uma responsabilidade poltica diante dos problemas ambientais, num tempo marcado pelo que se acreditava ser o fim das alternativas polticas. Desta maneira, os autores buscam fazer tabula rasa dos diversos movimentos ecolgicos e apontam a ecologia como a nova alternativa poltica que atingir um vasto leque ideolgico, indicando um caminho que se colocaria acima das disputas entre esquerda e direita proporcionado pela alegada sensibilidade ecolgica, captada pela pretensa objetividade do estudo que apresentam. A caracterizao da sensibilidade ecolgica, para os autores, converge para temas rebatidos pela cincia poltica moderna em vias de uma re-

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

78

fundao a partir das reivindicaes colocadas pelos movimentos ecologistas e pela formulao da ecologia poltica: o anncio de um medo, que pode levar destruio total do planeta e dos homens; a necessidade de um novo contrato que freie e regule esse medo; a responsabilidade de quem toma as decises diante desses problemas e a responsabilidade de cada cidado diante dos problemas que se apresentam. A variao, nessa nova ordem, que o medo, o contrato poltico e a responsabilidade das aes no dizem mais respeito apenas aos humanos ou aos cidados; tampouco apontam para imperfeies do que a teoria do contrato caracterizou como natureza humana. Agora, segundo os autores, esses temas devem estar relacionados a um entendimento da natureza como base natural da vida, levando a propostas de um novo contrato natural, de um novo controle dos riscos e de uma outra dimenso da responsabilidade colocada para governos, empresas e o que se chama de sociedade civil organizada. Esse conjunto de novas solues para novos problemas produz o mesmo que era produzido pelas solues para os velhos problemas da cincia poltica: a obedincia de cada um, de cada cidado. A variao est apenas na direo desse medo e desse desejo de regulao: antes o homem escolhia obedecer para obter segurana em relao virtual ameaa vinda de outros homens; hoje, com ecologia poltica, escolhe-se obedecer desejando segurana contra as catstrofes ecolgicas. Eis, mais uma vez, a ecologia poltica e a sensibilidade ecolgica como maneiras de refazer o encantamento da servido voluntria pelo desejo de segurana, de servido8 o que mostra que o medo diante do fim dos recursos naturais e do planeta, alegado pelos autores franceses, possui, tambm, um efeito retrico de busca por legitimidade poltica e cientfica. Interessam menos suas concluses dirigidas ao Estado e/ou s responsabilidades dos cidados, e mais a caracterizao que os autores
Para La Botie os homens obedecem, no forados e constrangidos, no sob o efeito do terror, no por medo da morte, mas voluntariamente. Obedecem por que tm vontade de obedecer, encontram-se na servido porque a desejam. O que dizer
8

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

79

fazem dessa sensibilidade ecolgica, para marcar a diferena em relao a uma atuao situada no campo do libertarismo. Em certo sentido, a reviso dos movimentos ecologistas realizada por Alphandry, Bitoun e Dupont aponta para a ecologia, em especial a dos chamados ecologistas radicais, emergindo como uma nova maneira de salvar a atuao poltica: uma nova bandeira e um novo campo de atuao aberto para alternativas polticas, ultrapassando a disputa entre capitalismo e socialismo pois o sculo XX confirmou que o capitalismo e o socialismo lanaram os mesmos efeitos de devastao da base natural, como forma de produzir riquezas e modo de organizao social e poltica9. A ecologia, portanto, emerge nos movimentos como tema de lutas pontuais e como caracterizao que possibilita reunir uma srie de alvos em um nico objetivo. Por meio da crtica ecolgica, pode-se atacar o modo de produo capitalista e socialista, enquanto formas agressivas e predatrias de viver; redimensionar as formas de participao poltica que afastam os interessados dos processos decisrios; questionar as maneiras de consumir e a prpria ativao perptua de um consumo desenfreado;
disso? (...) No que o homem novo tenha perdido sua vontade; que a dirige para servido: o Povo como se fosse vtima de um sortilgio, de um encantamento, quer servir o tirano. Pelo fato de no ser deliberada, essa vontade recupera ento sua verdadeira identidade: ela o desejo. Cf. Clastres (1999: 115). 9 Embora os autores no atentem para isso, a expresso da crtica ecolgica como possibilidade de uma alternativa, como arrancada rumo a um novo futuro social, pode ser encontrada na Conclamao alternativa, de Joseph Beuys. No texto, publicado em 23 de dezembro de 1978, Beuys alerta para a urgncia em transformar a maneira de se pensar diante dos problemas que se colocam em torno de uma crise ecolgica. Uma transformao que parte do sujeito para um novo modo de produzir, trabalhar e se relacionar com o dinheiro, e uma nova poltica de mudanas noviolentas rumo a uma UNIO PELA NOVA DEMOCRACIA, que implicaria em valorizar a ao extraparlamentar. Aponta para uma nova tica, pautada na relao com a base natural da vida; uma nova economia ou um novo direito econmico, de princpio autogestionrio; um novo associativismo no parlamentar e internacional (Beuys, 2010: 49-55). So questes de uma ecologia radical que serviram de base para a fundao dos partidos verdes na Europa. A moderao e a prudncia, to necessrias e aclamadas quando se trata de aes polticas, se exprimem na valorizao da ao extraparlamentar sem indicar a obsolescncia do Estado e do Parlamento.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

80

e, por ltimo, pensar as relaes com as novas tecnologias e suas implicaes para o indivduo e o meio ambiente. As formas que essa crtica toma para um ou outro formulador que se diferencia: ela pode ir desde uma viso holstica de mundo, como ocorre no chamado psmodernismo ecolgico, indicar possibilidades e necessidades de reformas polticas, at apontar para a derrubada definitiva do Estado e do sistema capitalista. Nesta ltima concepo de crtica e ao poltica, voltada e orientada por um anticapitalismo ecologista, situa-se o pensamento e a ao de Murray Bookchin. Interessa, aqui, marcar suas implicaes em relao aos anarquismos. Por mais prximo que possa estar de autores como Ivan Illich ou Andr Gorz, Bookchin, ao reafirmar sua oposio ao centralismo estatal e recuperar temas e problemas prprios dos anarquistas, distancia-se de uma ecologia de orientao marxista, da reviso das polticas centradas no Estado democrtico de direito ou reforma deste. Bookchin tambm rechaa uma nova era de viso holstica ou ps-moderna do mundo, que identifica com o ambientalismo incapaz de produzir transformaes significativas10.

ecologia social
A desiluso de Bookchin com o movimento sindical levou-o a fazer uma extensa anlise histrica do movimento operrio, desde as agitaes
Ainda que existam diversos pontos de convergncia (como querem os socilogos franceses) entre a crtica ecolgica de Gorz, Illich e Bookchin, o que diferencia este ltimo dos dois primeiros o alvo da ao poltica. Para Bookchin, est em questo fomentar prticas de descentralizao das decises e do exerccio do poder, sobretudo no mbito local, no mais imediato da vida dos cidados em seus bairros e municpios, como veremos mais adiante. Illich (2005: 33-71) concentra seus argumentos no uso das tcnicas, produo de energia e consumo nas sociedades capitalistas, diferenciando as que possibilitam daquelas que barram essa convivncia autnoma; Gorz (2010) que se filia, nomeadamente, a Illich e ao marxismo existencialista de Sartre , faz da ecologia uma via de renovao da crtica economia poltica, como ecologia poltica: Partindo ento da crtica do capitalismo, chega-se necessariamente ecologia poltica, que, em sua indispensvel teoria crtica das necessidades, nos reconduz a aprofundar e a radicalizar a crtica do capitalismo. Eu no diria que h uma moral na ecologia, mas sim que a exigncia tica da
10

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

81

operrias na Frana e na Europa conhecidas como Primavera dos Povos, em 1848, passando pela Comuna de Paris, em 1871, at a experincia autogestionria espanhola, entre 1936 e 1939. Como concluso deste estudo, afirma que o advento do Estado-Nao e da Revoluo Industrial desloca a luta social do plo tico para o econmico, fazendo com que os diversos socialismos, enraizados nos movimentos operrios de reivindicaes meramente econmicas, ganhassem gradualmente traos da vida burguesa (Bookchin, 1999: 11). Indica que o malogro da luta operria estava presente desde o momento de sua formao, apontando tanto para os marxistas quanto para os anarquistas e diferenciando, nestes ltimos, as experincias de autogesto da produo e do consumo como uma mudana de estratgia para outra via de organizao da vida baseada na autonomia. Sua crtica ao reformismo da luta sindical ou seja, do sindicato como fim em si mesmo no se diferencia das crticas formuladas por outros militantes socialistas. De uma perspectiva anarquista, o efeito contraditrio da crena na ao exclusiva dos sindicatos e do poder da greve geral j havia sido alertado por Errico Malatesta (2000), desde a primeira dcada do sculo XX. Para o anarquista italiano, mais importante do que um sindicato, forte e organizado, era a existncia de um movimento anarquista ativo nas lutas sociais que trabalhasse como uma retaguarda do movimento para precipitar uma transformao revolucionria. Do ponto de vista marxista, Lnin (2005) j havia elaborado, na mesma poca, a crtica ao reformismo sindical sobre o qual se imporia a Ditadura do Proletariado, comandada pela vanguarda do Partido da Revoluo, desvencilhando-se tanto de anarquistas quanto de marxistas entendidos, por ele, como revisionistas. A diferena de Bookchin em relao a estas duas crticas est em
emancipao do sujeito implica a crtica terica e prtica do capitalismo, da qual a ecologia poltica uma dimenso essencial (Gorz, 2010: 10). Aposta em uma transformao a partir dos modos de produo anunciada, pelos movimentos de redes eletrnicas como software livre e copyleft.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

82

apontar a fbrica como local onde se d, simultaneamente, a explorao e a dominao dos trabalhadores. Por esse motivo, ela nunca se tornar um local de onde sair um movimento que leve frente uma vida liberada das amarras prprias da produo capitalista. Esta no apenas explora os trabalhadores, mas tambm agressiva base natural da vida humana, moldando um indivduo incapaz de satisfazer suas vontades e necessidades por meio de seu trabalho. Em suma, mesmo que a atuao sindical transformasse a maneira de gerir a produo, sem o abandono da fbrica no se transformaria a maneira de viver e de se relacionar com o planeta. Sua preocupao est em deslocar a luta do plo econmico para o plo tico, e faz-la de maneira a questionar e transformar no apenas o modo de produo, mas a maneira de viver, opondo-se ao sistema capitalista (Bookchin, 1998: pp. 123-136). A crtica aos atributos burgueses da atuao histrica do movimento operrio de inspirao socialista, entretanto, no abandona as premissas emancipatrias e a prpria crtica ao capitalismo. Em termos restritos, sua crtica dirige-se crena na capacidade poltica do proletariado fabril, que fez da fbrica um local ao mesmo tempo de opresso/explorao e de emancipao. Isso reduz a autogesto a uma simples gesto operria das fbricas, ainda que os militantes vinculados ao sindicalismo vissem na organizao das fbricas a base da sociedade futura. Estes militantes, para Bookchin, no percebem o ocultamento do papel das tcnicas, que se do no apenas como simples expresso do desenvolvimento material das foras produtivas, mas como resultante de uma determinada maneira de organizao econmica, poltica e social. A mudana revolucionria das atuais condies de explorao e dominao nas quais se encontram os homens deve atingir essa maneira especfica de intervir na natureza como forma de subsistncia. Em outras palavras, o capitalismo deve ser destrudo no s por perpetuar a explorao do homem pelo homem, mas tambm por estabelecer uma

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

83

relao predatria do homem com a natureza e uma dessimetria dessa relao entre o meio natural e social. Mais do que isso, a forma de viver, de habitar e de se relacionar, engendrada pelo capitalismo, leva as sociedades humanas a um processo de autodestruio que se reflete na destruio da base natural da vida humana e animal. A ecologia social, portanto, seria uma defesa do planeta e da continuidade das diversas formas de vida na Terra, a partir de uma crtica ao capitalismo como maneira especfica de organizao social da vida. Caminhar em direo construo de uma ecologia social, segundo Bookchin, seria construir uma alternativa ao modo de vida dos homens no planeta. Nesse sentido, o projeto emancipatrio de Bookchin aponta para prticas de produo que abandonem o modelo da fbrica, produzindo um duplo efeito libertador: liberar os homens da tecnocracia e o planeta da destruio predatria, alterando a relao dos homens entre si e com o planeta. Para que isso seja possvel, a autogesto deve abandonar a prtica meramente economicista e basear-se em conceitos ticos e morais, atualizando o conceito clssico de autonomia (segundo o autor, de Scrates a Hegel) e identificando-o com a ao direta11. Para associar tal proposta aos libertrios histricos, Bookchin recorre aos escritos de Kropotkin, aos Falanstrios foureiristas e s experincias da Comuna de Paris e da Revoluo Espanhola como ensaios de vida comunitria capaz de realizar uma liberdade comprometida com a coletividade. Desta
A noo de ao direta para os anarquistas pode ser situada, desde Proudhon, como atitude antirrepresentativa e vinculada s prticas associativas de autogesto. retomada, ao longo dos sculos XIX e XX, como prtica anarquista demolidora de centralidades e governos por representao. Assim aparece tanto entre os sindicalistas revolucionrios, como mile Pouget, como nas aes anarco-terroristas e sabotagens, como em mile Armand. (Cf. Nu-Sol. Hypomnemata 124, agosto de 2010. Disponvel em http://www.nu-sol.org/hypomnemata/boletim.php?idhypom=150). A relao que Bookchin estabelece entre ao direta e autonomia aponta para outro entendimento dessa prtica libertria, retirando-a do campo da atitude individual diante do intolervel como era realizada nas associaes, com atos de sabotagem, e no terrorismo dos anarquistas como propaganda pela ao e situando-a como conduta do indivduo vinculada coletividade. A crtica de Bookchin autogesto,
11

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

84

maneira, desloca a autonomia de uma concepo ensimesmada, prpria do liberalismo moderno: a produo no deve se basear na produtividade, mas em uma responsabilidade cvica e em um comprometimento moral do indivduo com a comunidade e seu meio para a realizao da liberdade, o fim ltimo das propostas dos anarquistas. Para que a autogesto se constitua como uma fora de transformao social e no como gesto coletiva de tcnicas existentes , o trabalho deve se tornar algo livre e criativo. Para Bookchin, seria necessrio
a criao de uma economia inteiramente nova, baseada no s na democracia no local de trabalho, mas na estetizao das capacidades produtivas humanas; a abolio da hierarquia e dominao em todas as esferas da vida pessoal e social; a reintegrao de todas as comunidades sociais e naturais em um ecossistema comum. Este projeto implica um corte total com a sociedade de mercado, as tecnologias dominantes, o estatismo, as sensibilidades patricntricas e prometicas para com os humanos e a natureza, que foram absorvidas e realadas pela sociedade burguesa. (Bookchin, 2010: 32)

Bookchin argumenta que


h uma necessidade evidente de reduzir as dimenses das comunidades humanas em parte para solucionar os problemas da poluio e em parte para que pudssemos criar verdadeiras comunidades. Em certo sentido, seria necessrio humanizar a humanidade. O uso de aparelhos eletrnicos, tais como telefones, telgrafos, rdios e televiso, como forma de intermediar as relaes entre as pessoas, deveria ser reduzido ao mnimo necessrio. [...] Separar o engenheiro da terra, o pensador da espada, o fazendeiro da fbrica, gera um grau de superespecializao, onde os especialistas assumem um perigoso controle da sociedade (Bookchin, 2010: 153).

como possuidora de uma conotao meramente economicista, ignora a formulao anterior de Proudhon, segundo a qual no h mutualismo econmico sem federalismo poltico. Se entendermos autogesto a partir das iniciais formulaes de Proudhon, veremos que a atitude anti-representativa de dimenso tica est presente para alm do economicismo, historicamente mais ao gosto dos marxistas.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

85

Prope a retomada da tradio de autonomia localizada na cultura helnica e a descreve da seguinte maneira: a autonomia helnica estava intimamente relacionada com a ideia de governo social, e com a capacidade que o indivduo tinha em participar diretamente no governo da sociedade em que vivia, antes mesmo de se ocupar de suas atividades econmicas (Bookchin, 1998:82). Consolida-se o deslocamento para o selfhood noo que implica, desde logo, o reconhecimento da competncia do indivduo (Idem: 83) retomando a educao poltica do cidado grego: uma educao da competncia pessoal, da inteligncia e, sobretudo, da retido cvica e moral (Ibidem: 83). A ateno com a tradio helnica e a etimologia anglo-saxnica levam-no, enfim, construo da noo de selfhood como maneira pela qual possvel desvencilhar-se do conceito de autonomia prprio ao individualismo liberal para requalificar o sentido da democracia. A liberdade em uma democracia direta, oposta autonomia moderna, no caberia em uma existncia social centrada em si mesmo como maneira de garantir direitos naturais em relao comunidade poltica realizada no Estado. A liberdade estaria relacionada ao conjunto da comunidade na qual cada um existiria no e pelo outro (Bookchin, 2010:60). Nesses termos, a ecologia social como luta poltica revolucionria consiste em criticar a organizao econmica e social do capitalismo como predatria e destruidora do planeta, buscando formas alternativas de produo de bens materiais e energia. Mas consiste tambm em atacar a participao poltica hierrquica dessa sociedade, buscando uma atuao poltica comprometida com valores morais comunitrios que, segundo Bookchin, opera uma auto-atualizao, nomeada tambm como poltica da personalidade, para se chegar a uma autonomia do ser (Bookchin, 1998: 85). A ecologia social a maneira encontrada para realizar uma crtica ao capitalismo em suas dimenses poltica, econmica, social e tica. Para

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

86

alm de identificar os efeitos predatrios da base natural sobre a qual se assenta a vida humana, a ecologia social elabora a crtica ecolgica da vida humana, entendo a ecologia como conjunto dimensional do homem. Esta crtica leva a uma proposta: a construo do municipalismo libertrio, ou comunalismo, como alternativa aos problemas tericos e histricos identificados por Bookchin na poltica anarquista. Cabe anotar, por fim, que a insistncia de Bookchin em apresentar a ecologia social como alternativa tem uma dupla inteno: apresentla como correo de rota, simultnea ao que se apresenta como luta ecolgica e luta dos anarquistas. Eis um trao importante que explicita a disposio de Bookchin em inscrever-se na disputa pela ecologia como o caminho pelo qual se chegar a uma harmonia entre homens na Terra e nas relaes entre os homens e o meio natural. Suas propostas, prticas e aes so outra via para se chegar a um objetivo que ele acredita ser comum, mas que argumenta ser tratado equivocadamente, de um lado, por outros ecologistas, e, de outro lado, por outras correntes do anarquismo. Assim, por mais radicais que se apresentem, suas propostas reiteram a necessidade da poltica como atividade inerente continuidade dos homens, e agora do e no planeta. Coloca-a como possibilidade de restaurar o que se fez de errado at momento em relao vida dos homens e ao impacto dessas vidas no planeta. Ou seja: apresenta outra maneira de se chegar ao mesmo lugar, como querem ecologistas de toda sorte e utopistas de todas as cores.

o municipalismo libertrio
Se a atuao revolucionria perdeu efetividade no interior das fbricas, ela deve ser ativada nos bairros, pequenas cidades e tribos. Trata-se de uma maneira, quase evidente, de retomar uma poltica comunitria de atuao local, muito ao gosto de anarquistas como Piotr Kropotkin ou do anarco-cristianismo de Liev Tolstoi. Estes apontavam as guildas ou

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

87

comunas rurais da Idade Mdia como prova histrica da realizao de uma liberdade comunitria, anterior emergncia do Estado como forma de governo da sociedade e instrumento de defesa da propriedade12. Segundo o prprio Bookchin, dada a situao da fbrica, necessrio, para ouvirmos os apelos da autogesto, irmos aos bairros e aos movimentos de moradores, aos movimentos feministas e ecologistas e perto de todos aqueles que tenham j adquirido uma autonomia pessoal, cultural, sexual e cvica (Bookchin, 1998: 98). Para ele,
o municpio espao econmico e espao humano, de transformao do grupo quase tribal em corpo poltico de cidados. A poltica gesto da cidade (polis) tem sido desvirtuada em governo do Estado, tal como a palavra polis tem sido impropriamente traduzida por Estado. Esta degradao da cidade em Estado repugna aos antiautoritrios, dado que o Estado instrumento das classes dominantes, monoplio institucionalizado da violncia necessria para assegurar o domnio e a explorao do homem pelo homem (Bookchin, 1999:13).

O investimento em retomar esse sentido da cidade no como urbe, mas como cit ou polis vinculado, mais uma vez, a um esgotamento do modelo fabril, soma-se s reivindicaes que emergem na dcada de 1960 para uma retomada da palavra povo no vocabulrio radical. Bookchin entende tal dcada como momento de emergncia de uma nova intelectualidade libertria para fundar uma nova era das luzes, com uma comunicao ativa com o ambiente social. essa intelectualidade que pode anunciar e direcionar a retomada do sentido de povo, como
Na descrio de Kropotkin: Baseada na posse e muitas vezes baseada na cultura da terra comum a comuna rural, soberana como juiz e como legislador do direito consuetudinrio, correspondia maior parte das necessidades do ser social. (...) E a sociedade de ento se achava, em conseqncia disso, literalmente cheia de fraternidades, de guildas (espcie de corporaes municipais) para auxlio mtuo de conjuraes (grupos de afinidades), dentro e fora da povoao, e dentro e fora das comunas (Kropotkin, 2000: 22). Sobre Tolstoi e o anarco-cristianismo, ver Ramus, de Aquino (2011).
12

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

88

referncia ao interesse geral que se criou em torno de mobilizaes pblicas sobre temtica ecolgica, comunitria, moral, de igualdade de sexos ou cultural (Idem: 21). O municipalismo libertrio consistiria na atuao desse povo enquanto conjunto de cidados livres habitantes da polis na cidade, de forma livre e sobre um novo sentido de autonomia. A atuao desse povo na poltica municipal, concorrendo inclusive para eleies municipais e dos conselhos distritais, levaria a uma interferncia efetiva nos problemas locais. Promoveria o envolvimento dos cidados por grupos de afinidades interessados em questes especficas, alteraria os regulamentos municipais de mandatos representativos fixos para instituir delegados locais de mandatos abertos, sujeitos a revogao e rediscusso das decises tomadas pelo princpio de maioria, com reconhecimento das propostas minoritrias. Estas aes contnuas na poltica local levariam realizao gradual do socialismo libertrio at a derrocada completa do Estado. Uma maneira de participar da poltica, definida como uma atuao local, seria por meio de grupos de afinidades, mas conectada ao global por meio de redes formadas entre federaes, visando minar a identificao entre participao poltica e governo do Estado. Para que essa prtica se institua nos bairros e municpios necessrio uma retomada da democracia diante do atual recuo poltico do anarquismo (Bookchin, 2010: 55-74). Para isso, o autor elabora como fizera na crtica que o levou a formular a ecologia social uma reviso da concepo de liberdade:
Alternativamente, a liberdade [freedom], uma palavra que tem a mesma raiz etimolgica que a alem Freiheit (para a qual no h equivalente nas lnguas romnicas), tem seu ponto de partida no no indivduo, mas na comunidade ou, mais amplamente, na sociedade. [...] A democracia, genericamente definida, ento a gesto direta da sociedade em assemblias face a face na qual a poltica formulada pelos cidados residentes e a administrao executada por conselhos delegados e mandatrios (Bookchin, 2010: 59-61).

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

89

Essa concepo, partindo de uma tradio democrtica, reinseriria no anarquismo uma dimenso poltica e social por meio da proposta do municipalismo (ou comunalismo, como chamar mais tarde) e do abandono de um anarquismo preocupado com o consenso e/ou centrado no indivduo. Trata-se, portanto de um projeto a ser executado de uma forma crtica, como ao e transformao do conjunto da sociedade, que parte das relaes entre a ecologia social e a ecologia natural. pela insistncia num projeto emancipatrio que sua crtica ao chamado anarquismo como estilo de vida sintetiza sua crtica aos anarquismos e sua proposta redentora de uma nova ao poltica. Bookchin busca retomar e atualizar a possibilidade de emancipao humana diante das formas que tomou a emancipao poltica desde as revolues burguesas. Trata-se de uma atualizao do coletivismo bakuninista e do comunismo libertrio kropotkiniano. Afirmao possvel de depreender por sua insistncia em atrelar a liberdade do indivduo (freedom) realizao da igualdade econmica (comunismo) dissolvida na questo social que se tornou, nos dias de hoje, tambm ecolgica. Essa atualizao est associada a uma contundente crtica s prticas de algumas associaes anarquistas que privilegiam o consenso, como maneira de garantir a no supresso das minorias. No entanto, Bookchin confunde a fico jurdica que institui a liberdade negativa na sociedade liberal, ignorando suas positividades que constituiro um sujeito que joga na sociedade com seus clculos econmicos de maior e menor liberdade. Insiste em uma viso negativa do poder. Ignora, ainda que na constituio de uma crtica radical ao Estado e ao capitalismo, os efeitos da racionalidade especfica do liberalismo. Uma governamentalidade na qual mais eficaz do que ao do Estado sobre a sociedade a constituio de um sujeito capaz de governar as condutas dos outros e a prpria, com vistas a uma lucratividade econmica e a uma utilidade poltica, no interior de um

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

90

jogo de aes sobre aes na busca de interesses atrelados proteo da propriedade e busca por segurana do Estado e da sociedade (Foucault, 2009: 71-138). Tal centralidade terica de Bookchin na figura do Estado o faz recusar a crtica dos anarquistas individualistas sociedade como fico instituda historicamente e confundir posies no interior dos anarquismos, como faz ao afirmar que Max Stirner partilhava de uma disjuno semelhante [ dos liberais]: a disjuno ideolgica entre o ego e a sociedade (Bookchin, 2010: 60)13. Nessa crtica s formulaes de Max Stirner que Bookchin toma junto com Hakin Bey, para atacar o anarco-individualismo e o anarquismo como estilo de vida o autor evidncia sua impossibilidade de desvincular suas proposies a um novo projeto societal e sua centralidade na tarefa de corroso do Estado. O nico em Stirner no opera uma disjuno ideolgica, como quer Bookchin, mas se aparta, simultaneamente, do Estado e da sociedade como fantasmas. E o faz sem alarde e sem idealizaes sobre a liberdade enquanto valor. Se h uma perspiccia em Bookchin quando aponta a necessidade de retomar a polis atividade poltica dos cidados, colonizada pelo Estado Moderno enquanto assuno de um povo que se oporia ao objeto de investimentos da cincia poltica, populao, como mostrou Foucault (2002), resta ainda um sagrado como telos da existncia do humano: a sociedade livre. Nesse sentido, Bookchin est muito mais prximo do liberalismo do que Stirner; ou se aproxima do que Stirner
A despeito da impreciso em reduzir Max Stirner a um autor anarquista, algo que autor alemo nunca declarou, possvel afirmar (seguindo o mesmo cuidado etimolgico de Bookchin com a traduo e usos da palavra liberdade) que sua afirmao decorre da traduo inglesa do livro de Stirner, que traduz nico (como na traduo em lngua portuguesa e espanhola) por ego. Alm do mais, Bookchin ignora e aqui sigo a leitura de Passetti (2003) sobre Stirner o efeito demolidor da associao de nicos, possvel de depreender da leitura de Stirner, movida pelo querer de pessoas livres que se dispensam da busca ideal por autonomia (Cf. Passetti, 2003: 197-273). Algo bem diverso dos grupos de afinidade, que ao se mover por escolhas, interesses e afinidades ideolgicas correspondem muito mais a um principio de associao prximo da poltica liberal.
13

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

91

chama de liberalismo social, talvez com uma pequena diferena: onde a tradio socialista via sociedade enquanto conjunto de viventes polticos, Bookchin v ecologia social, enquanto conjunto das relaes desses viventes com o meio natural.
Volta-se a acreditar que a sociedade nos d o que ns precisamos, e por isso temos um dever para com ela, lhe devemos tudo. Continuamos a querer servir uma suprema instncia que concede todos os bens. Que a sociedade no nenhum Eu que possa dar, conceder ou garantir, mas um instrumento ou meio que nos pode ser til; que ns no temos deveres sociais, to-somente interesses, para cuja concretizao a sociedade deveria servir; que ns temos sacrifcios sociedade, mas que antes, a sacrificar alguma coisa, ento a ns prprios em tudo isso no pensam os socialistas, porque, como liberais que so, continuam presos ao princpio religioso, esforando-se zelosamente por alcanar qualquer coisa que at agora era o Estado uma sociedade sagrada! (Stirner, 2004: 101).

Vejamos como formula Bookchin sua crtica:


Estranhamente, muitos anarquistas de estilo de vida que, como visionrios da nova era, tm habilidade notvel de imaginar a mudana de tudo, tendem a levantar fortes objees sempre que lhes pede para mudar qualquer coisa na sociedade atual a no ser cultivar uma maior auto-expresso, ter mais delrios msticos e transformar seu anarquismo em uma forma de arte, recuando para um mutismo social. Quando crticos do municipalismo libertrio apontam o nmero proibitivo de pessoas que poderiam freqentar ou ser participantes ativos em assemblias municipais e perguntam quo prticas essas assemblias seriam em cidades grandes como Nova Iorque, Cidade do Mxico ou Tquio, eu posso lembrar que a abordagem comunalista levanta a questo de se podemos de fato modificar de alguma forma a sociedade atual e realizar a comuna das comunas. [...] De minha parte, se a anarquia vier a significar pouco mais do que uma esttica do autocultivo, um tumulto excitante, graffiti com spray, ou atos hericos e pessoais alimentados por um imaginrio autoindulgente, ento eu terei pouco a ver com ela. O cultivo teatral da pessoa entrou completamente na moda quando a contracultura dos anos 60 se transformou na cultura da nova era dos anos 70

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

92

e se tornou um modelo para os estilistas de moda burgueses e para as butiques (Bookchin, 2010:61).

Lido ao lado da formulao de Stirner, v-se que no se trata de uma oposio entre o imaginrio e o real, mas de perguntar- se sobre o que ainda visto como sagrado e intransponvel. A longa citao sintetiza essa crtica e a proposta de Bookchin. Ele localiza, de maneira muito precisa, a simultnea assimilao pelo capitalismo da radicalidade da crtica ecolgica e do poder de enfrentamento da ordem que traz a anarquia, mas tambm de sua possvel assimilao. Apresenta como possibilidade de superao dessa assimilao a retomada da dimenso comunal da vida social apartada do comunitarismo, prprio da tradio do conservadorismo liberal, em especial o estadunidense. Faz da urgncia das questes ecolgicas um mote para questionar no s a organizao social, mas o modo de vida burgus. Mas deixa de ressaltar a potncia que existe nos anarquismos, na multiplicidade de prticas que podem associar-se, segundo circunstncias, como fora de questionamento e abalo da ordem; mais que isso, de enfrentamento do sagrado da sociedade. No seria demais lembrar que a renovao conservadora colocada pelo neoliberalismo tambm investe numa estetizao, na animao de uma certa imaginao, num modo de ser e de produzir prprio de uma produo que se pretende imaterial e que busca capturar potencialidades, capacidades e participao. De certa maneira, grupos que prope uma oposio esttica, ainda que individual, a esse estilo marcadamente estadunidense esto tambm respondendo aos investimentos contemporneos do capitalismo. Do mesmo modo, a formao de grupos locais em torno de interesses especficos pode encontrar certas coincidncias com a democracia atual. Concluir que a constituio de teorias efetivas e eficazes sobre a melhor maneira de resistir tende a se anular num jogo proibitivo e de busca pela verdade das prticas, o que bem pouco libertrio.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

93

A ecologia social e o comunalismo colocam questes atuais e urgentes frente ao esgotamento das lutas operrias e nova configurao da ordem; mas, ao seduzirem-se pela polmica, pelo convencimento e pela afinidade como poltica prpria de certos anarquistas, buscam uma maioridade que pretende se afirmar diante da infantilizao apontada para o chamado anarquismo como estilo de vida. Perdem-se ao pretenderem se afirmar como programa a ser institudo e maneira de retomar a universalidade do homem e da natureza; de repor, no campo da poltica, o que segue como algo sagrado. Ao responder o que fazer diante de uma crise ecolgica, acomoda-se na indicao do caminho a seguir, como uma nova disciplina, uma nova poltica e uma nova etapa de superao para a redeno da vida social, agora harmonizada e sacralizada junto com a natureza. Para os anarquistas, no h estilo de vida sem um efeito social e poltico e no h prtica social e poltica sem uma transformao no modo de viver. Assim, v-se, no conjunto de propostas de Bookchin, uma possibilidade de atualizao da crtica ecolgica anarquista e uma maneira de problematizar a prpria disputa no interior dos anarquismos. Estas disputas, muitas vezes, levam a composies polticas e alianas que, mais do que frear a radicalidade que acompanha a multiplicidade de prticas disparadas pelos anarquismos, institui prticas pouco afeitas aos libertarismos, voltando-se muito mais autoridade das teorias e dos escritos histricos do que extenso dos espaos de liberdade.

democracia, anarquismos e ecologia


Enfrentar a democracia menos como regime formal e mais como prtica em favor da liberdade, desde Proudhon (Passetti e Resende, 1986), uma questo prpria dos anarquistas. Entretanto, fazer dessa atitude um programa estar disponvel s capturas prprias de uma democracia que, como aponta Passetti (2003a), se refaz na velocidade

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

94

dos fluxos eletrnicos e nas convocaes participao. transformar a atitude em conduta, pois democracia e ecologia se encontram irmanadas na poltica desse incio de sculo XXI. Conectadas aos controles e dispositivos eletrnicos que monitoram e convocam participao, elas realizam uma tecnologia de governo que imprime outra nfase ao governo biopoltico analisado por Michel Foucault; anunciam controles de uma ecopoltica. Como anota Passetti,
ecologia, tribunais internacionais, guerras, guerrilhas, limpezas tnicas e religiosas so alguns problemas embalados pela ecopoltica. Ela exige uma nova preveno geral, transnacional, que afine no interior da globalizao, momento neoliberal por excelncia da economia, participao, produtividade, sade e diretos. preciso ser herdeiro da biopoltica que deu corpo so s pessoas para serem atuantes na sociedade de controle. Nesta o Estado para o corpo so, que obtm acesso a seus equipamentos por meio de seguros particulares de sade, segurana, renda, defesa de bens e da alma (Passetti, 2003: 51).

Neste sentido, a prpria disputa entre esses anarquismos, provenientes das contemporneas lutas estadunidenses, apontam para uma guinada de temas, para uma outra concepo de atuao na democracia; mas recuam, em especial Bookchin, ao apontar para a possibilidade de se escapar de uma tecnologia de poder mais interessada em capturar prticas para renovao do capitalismo do que em eliminar quem se ope ao regime da propriedade e do Estado. preciso perguntar-se quais so as potncias que vazam os fluxos democrticos, que podem dar forma a um estilo de vida que seja imperceptvel aos controles eletrnicos ou que produza neles uma saturao da mquina: atuao poltica, social, mas que implica em enfrentamento ao estilo de vida conservador do neoliberalismo, que investe em eletrnica, restaurao da famlia e da sagrada vida na comunidade. Se os anarquistas que foram a expresso limite e radical de contestao

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

95

dos exerccios do poder poltico e destruio da ordem no interior das tecnologias de governo disciplinar e biopoltico colocarem-se, novamente, diante das alternativas entre o individualismo e coletivismo, num tempo onde os variados processos de subjetivao produzem interminveis e inacabadas identidades, o efeito de imobilizao iminente. Na atual poltica democrtica e ecolgica, at certos anarquismos e suas prticas radicais parecem caber e servir na defesa de uma ecologia e uma democracia que se apresentam como sagradas. preciso enfrentar essas questes sem a pretenso de apontar solues ou instaurar novas teorias. O que se viu nessa primeira dcada de sculo XXI foi que as histricas prticas de resistncias, que abalaram governos e pessoas durante os sculos XIX e XX, estiveram cada vez mais assimiladas por essa nova temtica ecolgica que vem acompanhada dos controles eletrnicos e democrticos, para alm do que se entendeu por participao poltica. Como aponta Saul Newman, os movimentos da poltica radical nas dcadas de 1990 e 2000 explicitam uma clara incorporao das polticas anarquistas (Newman, 2011). Duas questes ficam em aberto para os movimentos de contestao e/ou protestos, vinculados poltica radical: que forma daro aos arroubos de contestao? Diante da atual configurao dos programas, dos protestos e da poltica, sero eles capazes de desfigurar? preciso, ainda, estar atento ao ronco surdos das batalhas e atento aos messias do novo sagrado. Mas onde h batalhas? Segue como questo dos resistentes empedernidos.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

96

Bibliografia
ALPHANDRY, Pierre; BITOUN, Pierre; DUPONT, Yves (1992). O equvoco ecolgico. Riscos polticos. Traduo de Jan Bitoun. So Paulo: Brasiliense. ARMAND, mile (2007). El anarquismo individualista. Lo que ES, puede e vale. La Plata: Terramar. BEY, Hakim (2001). TAZ: zonas autnomas temporrias. Traduo de Renato Rezende e Patrcia Decia. So Paulo: Conrad. BEUYS, Joseph (2010). Conclamao alternativa. In: A revoluo somos ns. So Paulo: Edies SESC, pp. 49-55. BOINO, Paul (2003). Municipalismo e comunalismo. In: BOINO, Paul; BOOKCHIN, Murray; Enckell, Marianne. O bairro, a comuna, a cidade... Espaos libertrios. So Paulo: Nu-Sol/Imaginrio/IEL, pp. 39-72. BOOKCHIN, Murray (2007). Uma crtica do anarquismo como caos. http://www. midiaindependente.org/pt/blue/2007/12/406670.shtml (consultado em 12/01/2012) _____ (2010). Ecologia social e outros ensaios. Organizao e prefcio Mauro Jos Cavalcanti. Rio de Janeiro: Achiam. _____ (1999). Municipalismo libertrio. So Paulo: Nu-Sol/Imaginrio/SOMA. _____ (1998). Murray Bookchin Textos dispersos. Lisboa: SOCIUS. CLASTRES, Pierre (1999). Liberdade, mau encontro, inominvel. In: LA BOTIE, Etienne de. Discurso da servido voluntria. Traduo de Laymert de Souza Santos. So Paulo: Brasiliens, pp. 109-125. DELEUZE, Gilles (2000). Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversaes. Traduo de Peter Pal Pelbart. So Paulo: Editora 34, pp. 219-226. FOUCAULT, Michel (1979). Nietzsche, a genealogia e a histria. In: Microfsica do poder. Organizao e Traduo Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, pp. 15-37. _____ (2002). Em defesa da sociedade. Traduo de Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes. _____ (2008). Nascimento da biopoltica. Traduo de Eduardo Brando. So Paulo: Martins Fontes. GORZ, Andr (2010). Ecolgica. Traduo de Celso Azzan Jnior. So Paulo: Annablume. ILLICH, Ivan (2005). Energia e equidade. In:LUDD, Ned (Org.). Apocalipse motorizado: a tirania do automvel em um planeta poludo. Traduo de Leo Vinicius. So Paulo: Conrad. KROPOTKIN, Piotr (1978). Campos, fabricas y talleres. Madrid: Editorial Jucar. _____ (2000). O Estado e seu papel histrico. So Paulo: Nu-Sol/Imaginrio/SOMA. LA BOTIE, Etienne de (1999). Discurso da servido voluntria. Traduo de Laymert de Souza Santos. So Paulo: Brasiliense. LNIN, Vladimir I (2005). O Estado e a revoluo. Traduo de Henrique Canary. So Paulo: Editora Instituto Jos Lus e Rosa Suderman. LEUENROTH, Edgard (s/d). Anarquismo. Roteiro de libertao social. Rio de Janeiro: Achiam. MALATESTA, Errico (2000). Escritos revolucionrios. So Paulo: Nu-Sol/Imaginrio/ SOMA. NEWMAN, Saul (2011). A servido voluntria revisitada: a poltica radical e o problema da auto-dominao. Traduo de Anamaria Salles. In: Revista Verve, vol. 20. So Paulo: Nu-Sol, pp. 23-48. PASSETTI, Edson (2003). ticas dos amigos: invenes libertrias da vida. So Paulo: Imaginrio/ Capes. _____ (2003a). Anarquismos e sociedade de controle. So Paulo: Cortez. _____ (2005). Atravessando Deleuze. In: Revista Verve, vol. 5. So Paulo: NuSol,pp. 26-36. PASSETTI, Edson e RESENDE, Paulo-Edgar de Almeida (1986). Proudhon (Coleo

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

97

Grande Cientistas Sociais). Traduo Clia Gambini e Eunice Ornelas Setti. So Paulo: tica. RAMUS DE AQUINO, Gustavo (2011). Anarquismo, cristianismo e literatura social no Brasil (1890-1938). Dissertao de Mestrado. So Paulo: PUC-SP. RECLUS, Elise (2002). A evoluo, a revoluo e o ideal anarquista. So Paulo: Expresso e Arte/Imaginrio. RODRIGUES, Edgar (1999). Pequeno Dicionrio de Idias Libertrias. Rio de Janeiro: CCeP Editores. STIRNER, Max (2004). O nico e sua propriedade. Traduo de Joo Barrento. Lisboa: Antgona. ZERZAN, John (1999). Futuro primitivo. Porto Alegre: Sabotagem.

www.revistas.pucsp.br/ecopolitica

98

You might also like