You are on page 1of 35

O Plano Nacional de Resduos Slidos: Estudo de caso do municpio de Baependi: Possibilidades e Desafios.

Lucimar Prudente
Orientadora: Prof. Mrcia de Souza Luz Freitas
Deve ser o nosso jeito de sobreviver no comendo lixo concreto, mas engolindo esse lixo moral e fingindo que est tudo bem. Lya Luft

Tema

Justificativa
Foi instituda pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo Decreto n 7.404, de 23 de Dezembro de 2010.

A PNRS, que rene um conjunto de princpios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e aes, com vistas gesto integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resduos slidos.

UM PROBLEMA DE CARTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONMICO.

Objetivos
Analisar as possibilidades e desafios para a implantao do Plano Municipal de Gerenciamento de Resduos Slidos no municpio de Baependi-MG, e buscando reflexes e alternativas ambientalmente adequadas para a implantao de um plano participativo e sustentvel.

Problematizao

Fundamentao terica

Material, substncia, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinao final se procede, se prope proceder ou se est obrigado a proceder, nos estados slido ou semisslido, bem como gases contidos em recipientes e lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou em corpos dgua, ou exijam para isso solues tcnica ou economicamente inviveis em face da melhor tecnologia disponvel.

Em seu art. 3 a PNRS (BRASIL, 2010), classifica os resduos slidos:


I - quanto origem: domiciliares, de limpeza urbana, de estabelecimentos comerciais e prestadores de servios, dos servios pblicos de saneamento bsico, industriais, de servios de sade, da construo civil, agrossilvopastoris, de servios de transportes e resduos de minerao.

Gerao de Resduos Slidos

Coleta de Resduos Slidos

Gerao e Coleta de Resduos Slidos Minas Gerais

Destinao Final dos Resduos Slidos BRASIL MINAS GERAIS

FEAM, 2010

Lei n. 18.031/09

GESTO INTEGRADA Conjunto de aes voltadas para a busca de solues Dimenso Poltica Dimenso Econmica

GERENCIAMENTO

Conjunto de aes exercidas direta ou indiretamente COLETA


TRANSPORTE TRANSBORDO

Dimenso Ambiental

TRATAMENTO

Dimenso Cultural
Dimenso Social Controle Social Premissa de Desenvolvimento Sustentvel

Reutilizao Reciclagem Compostagem Recuperao Energtica


DESTINAO FINAL DISPOSIO FINAL DOS REJEITOS

Alm da reutilizao e da reciclagem, outra forma de tratamento dos resduos slidos a compostagem: que consiste em um processo biolgico de transformar a matria orgnica dos resduos em material humificado, utilizado como adubo orgnico na agricultura e na recuperao de reas degradadas. (SILVA e ANDREOLI, 2010).

ltima etapa do Gerenciamento integrado - disposio final adequada dos rejeitos sobre o solo,

Distribuio ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais especficas de modo a evitar danos ou riscos sade pblica e segurana e a minimizar os impactos ambientais adversos. (BRASIL, 2010).

J o aproveitamento energtico dos resduos que sobraram nos processos anteriores, uma soluo de tratamento que aproveita o resduo no como material descartado, mas como recurso, transformando-o em energia..

Instrumentos Importantes
Coleta seletiva
a coleta de resduos slidos previamente segregados conforme sua constituio ou composio.

Logstica Reversa
Conjunto de aes, procedimentos e meios para viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial.

Instrumentos Importantes

E, em se tratando da responsabilidade compartilhada, a lei da


PNRS (BRASIL, 2010) estabelece em seu Art. 36: 1 Para o cumprimento do disposto nos incisos I a IV do caput, o titular dos servios pblicos de limpeza urbana e de manejo de resduos slidos priorizar a organizao e o funcionamento de cooperativas ou de outras formas de associao de catadores de materiais reutilizveis e reciclveis formadas por pessoas fsicas de baixa renda, bem

como sua contratao.


2 A contratao prevista no 1o dispensvel de licitao, nos termos do inciso XXVII do art. 24 da Lei no 8.666, de 21 de

junho de 1993.

Metodologia
Pesquisa aplicada, exploratria e com carter normativo, enquadrando por seus procedimentos metodolgicos em um Estudo de Caso de uma realidade nica e com abordagem quali-quantitativa, pois; A coleta de dados ser produzida por meio de pesquisas bibliogrficas, aplicao de questionrio estruturado e entrevista pessoal. Os dados sero analisados tendo como referncia os dados estaduais e federal, para que os objetivos sejam atingidos.

Resultados e Discusso

Populao 18.307

Densidade demogrfica 24,39 hab/ km2

Renda Mensal per capita R$ 515,15.

Grau de urbanizao 68,40%

GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS SITUAO ATUAL


Praticamente Nenhum

COLETA
Em andamento

TRATAMENTO
Reutilizao, reciclagem, compostagem, recuperao e aproveitamento energtico.

DISPOSIO FINAL

Volume 0,80 kg hab/dia Coleta Seletiva = No realiza

GESTO INTEGRADA DE TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

RESDUO

REJEITO

Concluso

Segundo Castilhos Jnior (2003), a coleta seletiva a coleta de materiais separados na fonte de gerao e passveis de reaproveitamento, reutilizao ou reciclagem, podendo ser realizada com veculos coletores, a (PEVs) apropriados, ou ainda por coletores informais.

Coleta Seletiva com incluso de Catadores

A segregao do material coletado pode acontecer no momento da gerao, em unidades de triagem e compostagem (UTC) ou nos locais de destinao final dos resduos slidos.

Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PBLICA E RESDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resduos slidos no Brasil 2011. So Paulo, 2011. BRASIL. Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio. 3 de ago. 2010. CASTILHOS JR, A. B. et. al. Resduos Slidos Urbanos: Aterro Sustentvel para Municpios de Pequeno Porte. Rio de Janeiro: PROSAB - Programa de Saneamento Bsico, 2003. FUNDAO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - FEAM. Situao da disposio final dos resduos slidos urbanos Minas Gerais dez/2010/2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - IBGE. Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Tcnicas de Pesquisa. 2 ed. So Paulo: Editora Atlas S.A. 1990, 231 p. MINAS GERAIS. Lei 18.031, de 12 de Janeiro de 2009. Dispe sobre a Poltica Estadual de Resduos Slidos. SILVA, C. A. da; ANDREOLI, C. V. Compostagem como Alternativa a Disposio Final dos Resduos Slidos Gerados na Ceasa. Curitiba/PR. Engenharia Ambiental Esprito Santo do Pinhal, v. 7, n. 2, p. 027-040, abr. /jun. 2010.

You might also like