You are on page 1of 9

Transferncias de Energia

As transferncias de energia sob a forma de calor podem ocorrer por trs processos diferentes: Conduo; Conveco; Radiao.

Conduo
Considera a situao representada na imagem seguinte:

Quando aproximas um objecto metlico de uma fonte de calor, todo ele aquece rapidamente. Mesmo que apenas uma das pontas do objecto esteja directamente sob a chama, a outra ponta tambm sofrer um aumento de temperatura. Isto acontece porque o calor conduzido ao longo de todo o metal, provocando-lhe um aumento de temperatura. A este processo designamos por Conduo.

No que toca conduo de energia, consideram-se dois tipos de materiais: os bons condutores trmicos, como por exemplo os metais, pois neles a energia sob a forma de calor facilmente conduzida de uma extremidade outra; os maus condutores trmicos ou isoladores trmicos, como a madeira e o plstico, pois neles a energia sob a forma de calor tem dificuldade em propagar-se pelo material;

Procura agora explicar por que motivo deves utilizar colheres de pau enquanto cozinhas, e no deves utilizar colheres de metal!

Conveco
A Conveco um processo de transferncia de energia sob a forma de calor que apenas ocorre em meios fludos - lquidos ou gasosos. A figura seguinte mostra uma panela com gua que est a ser aquecida:

A gua que se encontra por baixo, junto chama, aquecida e a sua temperatura aumenta. Como est mais quente, torna-se menos densa que a gua fria e por isso tem tendncia a subir para a superfcie, obrigando a gua fria a descer. Esta, ao descer, aquecida e v por isso a sua temperatura aumentar. Torna-se menos densa e sobe at superfcie, obrigando a gua que se encontra superfcie a descer para ser aquecida. Formam-se assim correntes de gua quente a subir e correntes de gua fria a descer. A estas correntes d-se o nome de Correntes de Conveco. Desta forma, toda a gua sofre um aumento de temperatura.

Procura agora explicar por que motivo os aquecedores devem ser colocados junto ao solo e nunca junto ao tecto, enquanto os aparelhos de arrefecimento, como os de ar condicionado, devem ser colocados junto ao tecto e no no solo.

Radiao
Qualquer corpo que se encontre a determinada temperatura emite radiao trmica. O Sol emite ondas electromagnticas (radiao) que chegam at ao planeta Terra e o aquecem.

Quando apanhamos Sol, sentimos o corpo a aquecer, pois recebemos a radiao emitida pelo Sol. Neste caso h transferncia de calor por Radiao.

Rendimento Energtico
O rendimento energtico de uma mquina a relao entre a quantidade de energia til e a energia fornecida. Se uma mquina apresenta um elevado rendimento, isso significa que desperdia pouca energia, enquanto uma mquina com um baixo rendimento desperdia grande parte da energia. Sempre que compramos uma mquina devemos ter em conta o seu rendimento, consultando a etiqueta de Eficincia Energtica. A imagem seguinte representa a etiqueta de eficincia energtica de um frigorfico.

No caso deste frigorfico, ele apresenta uma eficincia energtica do tipo "A", o que significa que este desperdia apenas uma pequena quantidade de energia. Em comparao com este, um frigorfico do tipo "G" desperdia uma grande quantidade de energia.

Como calcular o Rendimento Energtico

O Rendimento energtico pode ser facilmente calculado, atravs da expresso:

O rendimento sempre apresentado em % e quanto maior o valor do rendimento, menos energia desperdiada pela mquina. Uma mquina com um rendimento prximo de 100 % desperdia menos energia do que uma mquina com um rendimento prximo de 0 %.

Como interpretar o valor do rendimento energtico calculado?


O frigorfico da imagem seguinte tem um rendimento de 90%:

Rendimento do Frigorfico: 90%

Sendo o rendimento de 90 %, isso significa que em cada 100 J de energia fornecidos mquina, esta utiliza 90 J. Os restantes 10 J so dissipados.

Calor
Sempre que dois corpos a diferente temperatura se encontram em contacto, o corpo que se encontra a uma temperatura mais elevada transfere energia para o corpo que se encontra a uma temperatura mais baixa. A esta transferncia de energia d-se o nome de Calor. Na imagem seguinte, dois corpos em contacto est a diferentes temperaturas:

O corpo a temperatura mais elevada transfere Calor para o corpo a temperatura mais baixa.

Esta transferncia de energia decorre at se atingir o Equilbrio Trmico, ou seja, os dois corpos atingirem temperaturas iguais.

Factores a ter em conta para determinar a energia transferida sob a forma de Calor
H trs factores que devemos ter em conta para determinar a quantidade de energia transferida sob a forma de calor para um determinado sistema: a variao de temperatura sofrida pelo sistema; a quantidade de matria (massa) do sistema; o tipo de material que constitui o sistema (capacidade trmica mssica).

Efeito da Variao de Temperatura do Sistema


Considera a situao representada em seguida, onde se fornece energia a dois recipientes com a mesma quantidade de gua: Em que caso se deve fornecer mais energia gua para provocar o aquecimento desejado?

Verifica-se que no caso B necessrio fornecer mais energia sob a forma de calor, pois a variao de temperatura do sistema B superior do A.

Conclui-se ento que: Quanto maior for a variao de temperatura sofrida por um sistema, maior a quantidade de energia transferida sob a forma de calor para esse sistema.

Efeito da Quantidade de Matria (Massa) do Sistema


Considera a situao representada em seguida, onde se fornece energia a dois recipientes com diferenetes quantidades de gua: Em que caso se deve fornecer mais energia gua para provocar o aquecimento desejado?

Verifica-se que no caso B necessrio fornecer mais energia sob a forma de calor, pois a quantidade de matria (massa da gua) que submetida ao aquecimento no sistema B superior do sistema A.

Conclui-se ento que: Quanto maior for a quantidade de matria a ser aquecida, maior a quantidade de energia que deve ser transferida sob a forma de calor para esse sistema.

Influncia do Tipo de Material que Constitui o Sistema


Considera a situao representada em seguida, onde se apresentam a mesma quantidade (massa) de substncias diferentes, cobre e madeira: Ao colocar estes materiais ao sol durante o mesmo tempo, qual atinge maior temperaturas?

O que atinge maior temperaturas o cobre. A madeira recebe exactamente a mesma energia e tambm aquece, mas bastante menos que o cobre.

Cada material apresenta uma determinada capacidade para "transformar a energia recebida em aumento de temperatura". A essa capacidade d-se o nome de capacidade trmica mssica. A capacidade trmica mssica de um material indica a quantidade de energia que se deve fornecer a determinada quantidade desse material para a sua temperatura aumentar 1 C.

A unidade SI atribuda capacidade trmica mssica o Joule por Quilograma grau Celsius(J/Kg C).

As capacidades trmicas mssicas do cobre e damadeira so, respectivamente, 350 J/Kg C e 2000 J/Kg C(embora este ltimo valor varie com o tipo de madeira utilizado): Cobre

A Capacidade Trmica Mssica do Cobre 350 J/Kg C. Este valor indica-nos que para a temperatura de 1 Kg de Cobre aumentar apenas 1 C, necessrio fornecer-lhe 350 J de energia.

Madeira

A Capacidade Trmica Mssica da Madeira 2000 J/Kg C. Este valor indica-nos que para a temperatura de 1 Kg de Madeira aumentar apenas 1 C, necessrio fornecer-lhe 2000 J de energia.

Para se registar a mesma variao de temperatura no Cobre e na Madeira, necessrio fornecer muito mais energia Madeira do que ao Cobre.

Conclui-se ento que: A constituio dos materiais tambm tem influncia na determinao da quantidade de energia transferida sob a forma de calor necessria para que a sua temperatura aumente.

Quantidade de Energia Transferida sob a forma de Calor


Como j foi referido anteriormente h trs factores que devemos ter em conta para determinar a quantidade de energia transferida sob a forma de calor para um determinado sistema: a variao de temperatura sofrida pelo sistema; a quantidade de matria (massa) do sistema;

o tipo de material que constitui o sistema (capacidade trmica mssica). Tendo estes trs factores em conta, podemos ento calcular a quantidaded e energia transferida sob a forma de calor para um sistema, utilizando a expresso seguinte:

Uma vez que calor corresponde a uma transferncia de energia, a sua unidade o Joule.

You might also like