You are on page 1of 2

A educao na transformao da sociedade

1. As duas faces da educao. 1.1 - A educao formal como fator de progresso e mobilidade social. Durante muito tempo se pensou que a educao formal, ou escolarizao, seria um instrumento fundamental para o desenvolvimento social, cultural e econmico de um pas. As grandes polmicas do passado sobre escola pblica ou privada, ensino leigo ou religioso, educao tcnica ou humanstica, partiam do suposto de que o que se estava decidindo era o prprio futuro do pas. Esta viso otimista do papel da educao coincidiu com os anos de grande expanso e modernizao da sociedade brasileira, pela formao de grandes centros urbanos, o desenvolvimento da indstria e dos servios e a expanso do setor pblico. Neste quadro de expanso e crescimento, ir escola e obter as qualificaes formais equivalia a adquirir o direito de acesso s novas oportunidades. 1.2 - A Educao formal como elemento de estagnao social e retrocesso. Esta viso otimista da educao formal hoje muito discutida, e existem muitos que acham que, na realidade, as escolas trazem muito mais malefcios do que benefcios sociedade. Os crticos da educao formal se utilizam, principalmente, dos seguintes argumentos:

o ensino formal discrimina contra as pessoas de origem social mais humilde, e no permite, de fato, nenhuma mobilidade social. As pessoas mais pobres tm mais dificuldade de ir escola e aprender os contedos dos cursos, que so vasados em linguagem e cultura das classes mais favorecidas. Ao final dos estudos, os filhos de classes sociais mais favorecidas continuam nas melhores posies, e os das classes menos favorecidas, nas piores. muito pouco do que ensinado nas escolas realmente serve para alguma coisa. A maioria dos contedos transmitidos, em todos os nveis, so conhecimentos fragmentados e estreis, sem ligao com a vida real das crianas e dos adultos. O processo educacional, ao invs de ser formativo, se transforma na maioria das vezes em um ritual burocrtico de memorizao e repetio de informaes inteis, que penaliza as pessoas mais criativas e no conformistas. a imposio de contedos homogneos a todo o sistema de ensino, principalmente no ensino da lngua, leva destruio da variedade lingstica e cultural do pas, intensificando a hierarquia e a discriminao entre campo e cidade, ricos e pobres, centro e periferia. dada a pouca relevncia e pertinncia dos contedos transmitidos nas escolas, as exigncias de diplomas para o trabalho profissional s serve para garantir os privilgios dos diplomados contra os demais, sob o manto da busca da competncia e da qualificao.

O surgimento da viso pessimista da educao formal coincide com o esgotamento do processo de expanso e modernizao acelerados da sociedade brasileira. Ao final da dcada de 80, o Brasil um pas predominantemente urbano, a industrializao pela substituio fcil de importaes j chegou a seus limites, as burocracias governamentais incharam tanto quanto podiam, e os empregos de classe mdia j no se expandem de forma a absorver o nmero crescente de pessoas que saem das escolas. 1.3 O lugar efetivo da educao nas sociedades modernas. Os adeptos mais fervorosos da viso pessimista da educao chegam ao extremo de propor o fim da escola formal, e sua substituio por uma grande variedade de mecanismos informais, espontneos e no hierrquicos de transmisso de conhecimentos e desenvolvimento da criatividade e competncia. No entanto, da mesma forma que a Escola formal no pode, sozinha, promover o progresso social e eliminar as desigualdades, sua eliminao tampouco poderia produzir estes efeitos, e o mais provvel que aumentasse, ainda mais, os problemas com que hoje nos defrontamos. A realidade que o Brasil de hoje precisa, mais do que nunca, de um sistema educacional moderno, adequado, que possa preparar nossa populao para um mundo onde o manejo adequado da lngua falada e escrita, do raciocnio formal e abstrato e da informao so cada vez mais importantes. Mas esta necessidade, para se transformar em realidade, no pode ser atingida com a ingenuidade dos que achavam, trinta ou quarenta anos atrs, que educar era, simplesmente, construir escolas.

Apesar de nunca termos atingido o nvel de investimentos em educao de outros pases mais adiantados, e de nunca termos dado educao a prioridade que ela recebe em outros tempos e lugares, o fato que j acumulamos um volume suficientemente grande de problemas, equvocos e dificuldades que no recomendam a pura e simples injeo de mais dinheiro em nosso sistema educacional, sem, ao mesmo tempo, examinarmos em profundidade seus problemas, e tratarmos de procurar suas solues. 2. Estrutura e dinmica do ensino no Brasil. Algumas das caractersticas mais centrais do sistema educacional brasileiro so as seguintes: 2.1 - Caractersticas Gerais do sistema educacional (quadro 1) Quadro 1. Alguns nmeros relevantes sobre Educaao no Brasil. Total Matrcula: Pr-Escolar 1 grau 2 grau Superior Ps Graduao Populao Alfabetizados: Oferta e Demanda: Pr-Escolar: 74.5% 1.700.000 24.500.000 3.500.000 1.421.000 40.000 3.6% 11,4% 11,6% 30,9% 2,5% 7.9 crescimento 1970/80

oferta praticamente inexistente, face clientela potencial. Cerca de 82% de atendimento, faltam mais de 7,5 milhes de vagas cobre menos de 15% da populao entre 15 e 18 anos; metade desse ensino particular. Quase 70% das vagas esto no ensino privado. H cerca de 420 mil vagas por ano.

1 grau:

2 grau:

Superior:

Fonte: adaptado de Joo Batista Arajo e Oliveira, Bases para Novas Diretrizes em Educao (pronunciamento para a sesso conjunta das Comisses de Educao e Cultura do Senado Federal e da Cmara de Deputados), 1984.

You might also like