You are on page 1of 3

Plano de Aula: Direito das Obrigaes

DIREITO CIVIL II
Ttulo Direito das Obrigaes Nmero de Aulas por Semana Nmero de Semana de Aula 1 Tema Direito das Obrigaes Objetivos

Apresentar o Plano de Ensino e o mapa conceitual da disciplina. Apresentar as competncias e habilidades que se pretendem desenvolver, destacando a necessidade de constante articulao com outras disciplinas como Direito Civil I. Apresentar a metodologia dos casos concretos e a forma como sero cobrados durante o semestre. Comentar e apresentar a bibliografia bsica e complementar da disciplina, destacando os textos que foram encaminhados com o material didtico e eventuais livros que estejam disposio na Biblioteca Virtual da Estcio. Destacar a necessidade de trazer para sala de aula o Cdigo Civil. Destacar a importncia do processo de auto-aprendizagem. Apresentar a importncia social e jurdica da disciplina Direito Civil II. Conceituar obrigao e Direito das Obrigaes. Diferenciar responsabilidade, obrigao e sujeio. Diferenciar Direitos Reais e Direitos Obrigacionais. Conceituar e identificar as figuras hbridas (obrigaes; nus reais; obrigaes com eficcia real). Identificar e compreender as fontes das obrigaes. Estrutura do Contedo Conceito de obrigaes Conceito de Direito das Obrigaes Diferenas entre responsabilidade, obrigao e sujeio Direitos Reais e Direitos Obrigacionais Figuras Hbridas: obrigaes; nus reais; obrigaes com eficcia real. Fontes das obrigaes: fonte mediata e fonte imediata

Aplicao Prtica Terica Caso Concreto 1 Da leitura do material didtico, autor Flvio Tartuce, p. 03-39, responda: a) correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional so hoje as que mais se aplicam com frequncia? Explique sua resposta. R: Sim. o ramo dos direitos patrimoniais, de valor econmico e est voltado para as relaes de valor econmico. Pelas relaes obrigacionais estrutura-se a economia - atividade produtiva e troca de bens. b) Os princpios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princpios.

R: Sim. Ensina Miguel Reale que so princpios basilares do novo Cdigo Civil, alm da operabilidade. Princpio da Eticidade: De acordo com o princpio da eticidade, a tica e a boa-f ganham nova valorizao. A boa-f deixa ocampo das ideias, da inteno - boa-f subjetiva - , e ingressa no campo dos atos, das prticas de lealdade boa-f objetiva. Esta concebida como uma forma de integrao dos negcios jurdicos em geral, como ferramenta auxiliar do aplicador do Direito para preenchimento de lacunas, de espaos vazios deixados pela lei. Em suma, este princpio atua no CC/2.002, para guiar o Direito com o correto ideal exemplar. Princpio da Sociabilidade: Pelo princpio da socialidade, rompe-se com o carter individualista e egostico do Cdigo Civil de 1916. Nesse sentido, todos os institutos de Direito Privado passam a ser analisados dentro de uma concepo social importante, indeclinvel e inafastvel. Deve-se ter como parmetro o Texto Maior: a CF/88 e seuspreceitos fundamentais - regras implcitas ou explcitas que protegem a pessoa humana e promovam o bem comum, o equilbrio contratual, a justia social, igualdade material, sempre buscando a materializao da dignidade da pessoa humana. c) H diferena entre obrigao, dever, responsabilidade, nus e estado de sujeio? Explique sua resposta e d um exemplo de cada situao. R: OBRIGAO - a relao jurdica, de carter transitrio, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestao pessoal econmica, positiva ou negativa, devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe o adimplemento atravs de seu patrimnio. Obrigao, tratada nos arts. 863 e seguintes do CC, difere de dever jurdico, sujeio e nus jurdico. Assim sendo obrigao o vnculo que liga um sujeito ao cumprimento de dever imposto por normas morais, religiosas, sociais ou jurdicas. Ex. de obrigao de: dar, fazer, no fazer. Ex. de responsabilidade sem obrigao: fiador, que responsvel pelo pagamento do dbito somente na hiptese de inadimplemento da obrigao por parte do afianado, este sim originariamente obrigado ao pagamento dos aluguis.

RESPONSABILIDADE CIVIL um vinculo surgido entre pessoas devido a um evento ftico, no que se ope ao conceito de obrigao que um vinculo oriundo de uma manifestao de vontade, o fundamento geral da responsabilidade civil o artigo 159 do cdigo civil, que estabelece o dever de indenizar aquele que sofre algum prejuzo em sua esfera jurdica. Ademais podemos dizer que o instituto da responsabilidade civil passou por uma profunda mutao desde a edio do C. Civil haja vista tal diploma tratar do assunto de uma maneira no sistemtica, o que releva destacar ascenso da responsabilidade civil objetiva que de exceo passou a regra com o advento da legislao consumerista. DEVER - Imposio jurdica que exige um determinado comportamento ativo ou omissivo, sob pena de aplicao de sano. Exemplo: No praticar ato ilcito, sob pena de ser punido civilmente (indenizar).

ESTADO DE SUJEIO - O sujeito submetido a efeitos de extino, modificao ou constituio de algum direito, independentemente da conduta que tenha praticado. Exemplo: A partir das publicao e vigncia de certa lei, advogados passaro a no mais poder advogar em causa prpria. NUS - Imposio de determinada conduta no interesse do prprio onerado (obrigado), para que ele obtenha alguma vantagem ou deixe de obter desvantagem. Exemplo: A parte deve (mas no obrigada) a contestar a ao de cobrana, sob pena de se aplicar a pena de revelia. Caso Concreto 2 Identifique as fontes das seguintes obrigaes: 1. Obrigao alimentar decorrente de parentesco. 2. Obrigao de indenizar uma pessoa que foi atropelada. 3. Pagar uma recompensa. 4. Pagar o caf comprado na cantina durante o intervalo. 5. Pagar uma nota promissria. Questo Objetiva Assinale a alternativa correta: a) A obrigao se refere a um dever de realizar uma prestao, portanto, dever jurdico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda. b) A responsabilidade a consequncia patrimonial do descumprimento de uma obrigao, tratandose, portanto, de dever jurdico originrio, como o caso do dever de indenizar. c) A servido uma espcie de obrigao uma vez que limita a fruio e a disposio da propriedade. d) A obrigao de pagar o condomnio considerada um nus real. e) O vnculo jurdico considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigaes uma vez que o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestao.

You might also like