You are on page 1of 3

COMUNICADO

O PAN Partido pelos Animais e pela Natureza apoia e convida todos os seus filiados, apoiantes e simpatizantes a apoiar todas as manifestaes convocadas para o prximo Sbado, 2 de Maro, em mais de 40 cidades portuguesas, contra a poltica de austeridade da Troika, incluindo a manifestao meditativa que ter lugar pelas 14h junto da Assembleia da Repblica, no Jardim Bento de Jesus Caraa, em Lisboa. O PAN considera todavia que, para alm destes protestos, necessitamos de dar corpo a uma verdadeira alternativa, que no se encontra representada por nenhum dos partidos tradicionais, do Governo e da oposio. Se queremos uma real mudana de paradigma a nvel mental, tico e civilizacional, que tenha uma natural expresso poltica, as trs causas que ocupam o centro das preocupaes contemporneas humana, animal e ambiental - devem convergir cada vez mais. Os novos movimentos sociais, que defendem uma democracia participativa, a justia social e econmica e o aprofundamento dos direitos humanos, devem convergir entre si e alargar as suas preocupaes aos animais, que so as maiores e mais indefesas vtimas da opresso e explorao a nvel planetrio. O movimento de defesa dos animais e as associaes animalistas devem convergir entre si e com os novos movimentos sociais, abrindo-se cada vez mais natural insero da causa animal na luta por uma emancipao global de todos os seres vivos, humanos e no humanos, de todas as formas de opresso e explorao. E ambos os movimentos, de defesa dos humanos e dos animais, no podem esquecer o cuidado do planeta, promovendo uma ecologia profunda que passa por uma mutao radical do modelo de desenvolvimento econmico e energtico, pois sem isso entraremos num colapso a curto prazo. E tudo isto passa por uma mutao profunda da mente, que deve cultivar estados de conscincia cada vez menos dualistas e mais empticos com o

outro, seja o humano, o animal ou o mundo natural. necessria uma nova cultura e uma nova educao, a do desenvolvimento mental e emocional. Esta mudana deve acontecer, o quanto antes, na forma como elegemos o poder poltico em Portugal. A metodologia utilizada no justa com os Portugueses que votam e cada voto deve ter o mesmo valor, independentemente do distrito onde resida. O sistema eleitoral portugus est concebido para que sejam sempre os mesmos partidos (PS e PSD) a serem beneficiados e enquanto este sistema de eleger governantes prevalecer inevitvel que a taxa de absentismo e o desinteresse sejam cada vez maiores. O PAN prope a reduo dos crculos eleitorais de 22 para 2 e a reduo de nmero de deputados de 230 para 181, atravs de uma petio que pretende a reforma do sistema eleitoral. No prximo Sbado, o PAN estar presente para recolher assinaturas e prestar todos os esclarecimentos necessrios. Portugal um s e o PAN, um partido inteiro, pelo bem de tudo e de todos, uma fora emergente e a voz natural de tudo isto. Para que ele seja tudo o que pode ser, o catalisador da mudana e da alternativa, o congregador de todos os movimentos e esforos dispersos, convidamos-te a juntares-te a ns e a seres parte activa da Diferena.

Partido pelos Animais e pela Natureza Um Partido Inteiro pelo Bem de Tudo e de Todos O Partido pelos Animai e pela Natureza (PAN), surgiu em 2009 e o nico partido portugus orientado para a defesa do direito vida e ao bem-estar de todos os seres sencientes e para a promoo de uma maior harmonia ecolgica. Em apenas seis meses foram recolhidas mais de 9259 assinaturas para a oficializao do PAN e a 13 de Janeiro de 2011, o Tribunal Constitucional considerou legal a constituio do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN). Nesse mesmo ano concorremos pela primeira vez s eleies legislativas de 2011, tendo obtido o resultado histrico de 57 634 votos e a quase eleio de um deputado para a Assembleia da Repblica. Em Outubro de 2011 o PAN elegeu um deputado para a Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

urgente colocar a poltica ao servio da tica e da cultura e aposta na mobilizao da populao para a interveno cvica e poltica em torno dos desafios fundamentais do nosso tempo, com destaque para a proteco da natureza, do meio ambiente e dos interesses fundamentais dos homens e animais.

You might also like