You are on page 1of 10

14 PREVENINDO O ABUSO

CONTRA CRIANCAS
Fazendo a Diferena
Todos os pais ficam zangados com os filhos de vez em quando. quando perdemos o controle de nossas emoes e aes que nos tornamos prejudiciais a nossos filhos. Este seminrio ir considerar o que pode acontecer na vida dos pais que vo alm do ficar aborrecidos. No queremos aqui condenar, apenas oferecer compreenso sobre o que pode acontecer em nossa vida e que nos pode levar a ferir nossos filhos. O que os pais, o Clube pode fazer e a comunidade podem fazer? O que cada um de ns pode fazer para contribuir e garantir que este mundo seja um lugar melhor para as crianas? Ao ler essas informaes busque conhecer todos os meios para conduzir corretamente s crianas e ajudar as pessoas da comunidade e igreja a serem modelos a fim de que as crianas sejam mais semelhantes a Jesus. Elas vem a Deus por meio de nosso comportamento.

CAPITULO

podem nos mostrar a face de Deus. Nos dias de Jesus, como muitas vezes o caso em nossos dias, as crianas eram consideradas como propriedade do pai; mas Jesus as apresentou como modelo para os adultos que desejam conhecer a verdade. Jesus no via as crianas com o mal inerente devido ao pecado original devem apanhar para ganhar o reino ou Ele no teria dito que a elas pertencem ao reino do cu. Um verso que as pessoas muitas vezes usam para apoiar sua posio de bater nos filhos : Poupe a vara e estrague a criana. Esse verso se refere vara do pastor, como no Salmo 23, cuja utilizao era para confortar. A vara deveria ser usada para conduzir e dirigir, no para ferir as crianas. Instruir, aconselhar, conduzir, guiar, dirigir, confortar, amar as crianas certamente no deveriam ser poupados, mas dados em grande medida. Paulo discute a paternidade ao repetir o mandamento: Honra a teu pai e a tua me, ento exorta os pais a no irarem os filhos, mas a cri-los na disciplina e instruo do Senhor. Provavelmente, Paulo estivesse tentando corrigir a m compreenso dos pais que praticavam o abuso como parte do poder e autoridade de seu papel paterno. (de Marie Fortune, Working Together, outono de 1983).

1. O valor das crianas aos olhos de Deus


Jesus Disse: Deixai os pequeninos, no os embaraceis de vir a mim, porque dos tais o reino dos cus (Mateus 19:14, Marcos 10:14, Lucas 18:16). As crianas so ddivas preciosas de Deus. Deus as deu a ns para conduzi-las e aconselh-las; e por sua vez a inocncia e pureza delas

267

MANUAL ADMINISTRATIVO
2. Discipilina X Abuso
A. Definio de cada um: O abuso contra a criana definido como no mnimo, qualquer ao recente ou falta de cuidado do pai ou responsvel, que resulte em morte, prejuzo fsico ou emocional grave, abuso sexual ... ou agir de forma a pr a criana em risco iminente ou deixar de proteg-la contra ele (Voto de Preveno de Abuso Contra a Criana e Tratamento CAPTA). A disciplina vem da palavra discpulo, significando algum que segue os ensinos de outro. Portanto, disciplina um meio de ensinar ou ajudar as crianas a aprenderem. (D. Ellis, University of Illinois em UrbanaChampaign). Por que alguns pais ferem seus filhos; e sintomas de abuso contra a criana. Por que nossa sociedade tende a espancar, bater, gritar e oprimir nossos filhos? Aquilo que valorizamos e experimentamos em nossa sociedade tende a moldar nossas famlias. Desigualdade no lar o que isso quer dizer? Exemplo: Um dos cnjuges mais dominante do que o outro, controlador, depreciador, rebaixando o outro quer emocional ou fisicamente (violncia domstica).

A Por que os pais abusam de seus filhos: (por Channing L. Bete Co.
Inc.) Imaturidade Muito jovens, pais inseguros muitas vezes no conseguem compreender o comportamento e necessidades da criana. Algumas necessidades dos pais se intrometem na forma de conduzir os filhos. Expectativas irrealistas Os pais esperam que os filhos se comportem como adultos em todos seus estgios de desenvolvimento; ou os pais desconhecem o desenvolvimento normal da criana e, portanto, esperam demasiadamente dela. Falta de conhecimento a respeito paternidade - Os pais no conhecem os vrios estgios do desenvolvimento da criana, para saber como educar os filhos. Eles no tm modelos de relacionamento familiar bem-sucedido do qual aprender. Isolamento social Falta de amigos ou familiares para ajudar nas pesadas demandas das crianas. Os pais podem se sentir sobrecarregados, alm de sua capacidade de enfrentar a situao. Necessidades emocionais no satisfeitas Os pais que no podem se relacionar bem com os outros adultos podem esperar que os filhos cuidem deles, satisfaam suas necessidades de amor, proteo e auto-estima.

A Fatores que provocam violncia na famlia:


Glorificao da violncia nesta sociedade, o que glorifica a violncia? Os exemplos podem ser espores, filmes, msica, TV, etc. Estresse - relao do que ele pode causar na famlia. Os exemplos podem ser problemas financeiros, crime na comunidade, brigas com o cnjuge. Isolamento social Exemplo: a pessoa que no tem com quem conversar, que fica muito em casa, que se sente s, que negligenciada e que se exclui do senso de comunidade.

268

MANUAL ADMINISTRATIVO
Crises freqentes - Problemas financeiros, trabalho, legais, doenas graves, etc., podem fazer com que o pai ou a me desconte na criana. Experincias ruins na infncia - Muitos adultos abusivos sofreram maus-tratos quando crianas e tm baixo auto-estima e nenhuma noo de como o pai ou a me deve agir devidamente. Problemas com bebidas alcolicas ou drogas Tais problemas limitam a capacidade paterna de cuidar devidamente dos filhos. Os pais sob a influncia de tais substncias no so racionais em sua forma de ser. A violncia no lar muitas vezes ocorre quando um dos pais viciado. Transferem a culpa para os outros. Foram maltratados quando criana.

Abuso sexual
Tm sentimento de posse e cimes da criana. Relatam histria de abuso sexual na infncia. Consomem bebidas alcolicas e drogas. Isolam-se socialmente. Tm mau relacionamento com o cnjuge. So imaturos e demonstram impulsos infantis. Crem que a criana gosta do relacionamento sexual. Entendem que o relacionamento sexual entre pai e filho indcio de amor e afeio.

3. O que abuso?
Tipos
o o o o o Maus-tratos fsicos Sexual Verbal Mental/emocional Negligncia

Abuso e negligncia emocional


Tm expectativas irrealistas para com a criana. Representam ameaa criana. Xingam ou diminuem. Tratam os irmos de forma desigual. Sofrem de baixo auto-estima. Parecem no se preocupar com a criana. Negam o amor como uma forma de punio.

A Caractersticas comuns dos pais que maltratam seus filhos - (por Craig Jackson, Lima Linda University).

Abuso fsico
Escondem o ferimento da criana. Parecem no se preocupar com a criana. Descrevem a criana como m, diferente, egosta. Advogam a disciplina severa. Tm expectativas irrealistas. Sofrem de baixo auto-estima. So viciados em bebidas alcolicas ou drogas.

269

MANUAL ADMINISTRATIVO
Negligncia fsica
Apticos ou passivos. Depressivos Socialmente isolados. Tm baixo auto-estima. Condies inseguras de vida.

Abuso sexual
Dificuldade para caminhar ou sentar. Falta de controle dos intestinos. Sangramento em meninas que ainda no menstruaram ou no caso de meninos no nus. Doena venrea. Criana reclamando de dor, coceira ou inchao na rea genital. Conhecimento de comportamento sexual imprprio para a idade da criana. Falta de auto-estima. Depresso. Revelao feita pela criana de que abusada sexualmente. A criana pode temer o pai ou a me e ser relutante para ir para casa. A criana pode falar de segredos; pode dizer que tem algum segredo que no pode contar.

Caractersticas da criana que sofre abuso (Craig Jackson, Loma Linda University) As crianas podem demonstrar em maior ou menor grau esses sintomas, ou mostrar alguns das vrias reas como, por exemplo, machucados, falta de auto-estima e depresso. Estes so apenas exemplos.

Abuso fsico
Ferimentos inexplicveis no rosto. Ferimentos que estampam a fivela de um cinto. Criana que tem muitos ferimentos em casa e no querem contar o que aconteceu. Cortes inexplicveis no rosto, boca, olhos, gengiva, pernas e braos; Queimaduras com cigarro. Queimaduras com gua quente nos ps, mos, ndegas, que se parecem com emerso em gua. Queimaduras provocadas por cordas ao redor do pescoo, pulsos ou tornozelos. Medo do pai ou da me ou do responsvel. Dificuldade para caminhar, mancar ou ferida nas articulaes. Criana indiferente, desatenta.

270

MANUAL ADMINISTRATIVO
Abuso emocional e negligncia
(inclui abuso verbal e mental): Desenvolvimento fsico retardado. Abnegao. Depresso, reaes imprprias. Desordens na fala como, por exemplo, gaguejar. Crueldade com outras crianas ou bichinhos de estimao. Baixo auto-estima. Dificuldade de concentrao. Dificuldade de formar laos com outras crianas ou adultos. Comportamento anti-social extremo como, por exemplo, atear fogo. ento prejudicial tanto emocional quanto fisicamente. fcil ultrapassar os limites, portanto a pesquisa e os profissionais apiam o uso de tcnicas alternativas que substituam a punio fsica. A crena de que as crianas necessitam disciplina e orientao parte da sabedoria fundamental das escrituras hebraicas e crists. Paulo compreendeu isso como tambm o escritor de Provrbios. Mas a crena de que a punio fsica como castigo resultar em uma criana boa que conhece e ama a Deus aberta discusso sria. H evidncias contrrias. (por M. Fortune, que cita R. Bensel de V. Mollencott, Evangelism, Patriarchy, and the Abuse of Children, Radix). A baixa auto-estima, humilhao, depresso e averso de toda uma vida pela autoridade esto entre os efeitos colaterais indesejveis desenvolvidos por aqueles que foram que sofreram abuso fsico. ... (Outros efeitos de longo prazo informados a respeito da punio fsica so vidas de crime violento, sexualidade imprpria e tentativas de suicdio C. Bailey). H duas culturas diferentes ... uma diz que as crianas so motivadas pelo temor e pelo sentimento de que agiram errado, de que sero punidas. A outra que elas devem agir corretamente porque o certo a fazer, no porque sero punidas. (L. Guydon Taylot, discutindo a pesquisa de Irwin Hyman.) Sim, espancar pode deter um comportamento, mas o mesmo pode ser obtido ao se impor conseqncias ou resoluo de problemas ou a negociao, e isso no resulta em problemas e de fato beneficia o comportamento da criana. Espancar, por exemplo, tipicamente funciona pelo temor; No vou puxar o rabo do gato porque irei apanhar, antes, no irei

Negligncia fsica ( considerado


abuso paterno apenas quando pode ser prevenido; do contrrio, trata-se de um problema geral): Abaixo do peso, fome, palidez. Olhar lnguido, fundo, olheiras. Falta de higiene, corpo e roupas sujos, mal cheiro. Roupas antigas, rasgadas, calado fora de tamanho. Necessidades mdicas no atendidas. Crianas pedintes, furto ou alimentos escondidos. A criana conta que foi deixada sozinha em casa por muito tempo. A criana est sempre fatigada, desatenta, preocupada. A criana assume responsabilidades adultas.

Resultados da punio fsica


dar algumas palmadas na criana no mau em si, mas quando se torna abuso,

271

MANUAL ADMINISTRATIVO
puxar o rabo do gato porque errado ferir os animais ... Suponha que haja dois remdios que funcionam, mas um tem efeitos colaterais prejudiciais que apenas se manifestam 10 a 20 anos depois. Ainda que apenas uma dose tenha uma pequena chance de um efeito adverso, creio que os pais desejariam evitar o risco. assim que eles devem pensar a respeito do espancamento (M. Straus, Boston Globe). apropriado. Evite preocupaes sobre o que os outros iro pensar: Ser os melhores pais irrealista. Superproteger a criana apenas retarda o aprendizado das conseqncias. Reconhea qual o problema. Seja compreensivo: O que real para a criana? Considere o desenvolvimento, as diferenas individuais de personalidade, o alvo da criana e emoes. Ao reconhecer as diferenas voc pode construir os sentimentos de confiana da criana. Ignore alguns comportamentos. Pense no futuro: Qual seu verdadeiro alvo? Apresente claramente seu alvo para as crianas ao ministrar a disciplina. Ao assim proceder estar sendo lembrado de encorajar a independncia e evitar presso inaceitvel para obter a conformidade. Use afirmaes positivas: Afirmaes positivas expressadas com voz firme e agradvel ajudam a criana a saber qual o comportamento aceitvel. As crianas se sentem mais seguras quando os pais so seguros de si mesmos. Enfoque no faa e no no no faa. Tenha expectativas: As pessoas geralmente vivem de acordo com as expectativas dos outros. Os pais devem esperar que os filhos cooperem e devem ser exemplos de cooperao.

4. Tcnicas de disciplina
(alternativas que podem ser usadas em vez de bater, gritar e chacoalhar) (por D. Ellis, University de Illinois em UrbanaChampaign). Ser um exemplo: As crianas imitam o que os outros fazem e eles seguem o exemplo paterno. Se voc grita: Fique quieto. Provavelmente, gritando voc no ter maior sucesso para diminuir o nvel do rudo. Use o elogio: Elogie o comportamento aceitvel. Seja sincero. D tempo e ateno: As crianas necessitam saber que se seus pais se importam o suficiente para dedicarlhes tempo. Seja paciente, d apoio e ajuda quando necessrio. Oua a seu filho. Separe o comportamento da pessoa: Expresse sua insatisfao com o mau comportamento e ao mesmo tempo mostre amor pela criana. Antecipe problemas: Deixe as crianas saberem a respeito de quaisquer mudanas nas atividades ou rotinas. Diga-lhes o que esperar nas situaes novas. Permitalhes cooperar. Redirecione o comportamento e o ambiente quando

Algumas tcnicas eficientes de orientao usadas pelos pais:


D possibilidade de escolha. As crianas gostam de fazer escolhas porque podem ter algum controle sobre o que iro fazer. Evite fazer

272

MANUAL ADMINISTRATIVO
perguntas cuja resposta seja sim ou no. Permita-lhes alternativas que lhes facilitem cooperar. No d escolha quando as crianas no tm escolha. Se voc der possibilidade de escolha a seu filho, aceite-lhe a deciso. Apresente motivos lgicos. As crianas esto mais dispostas a aceitar as normas quando sabem os motivos para elas. Evite discutir e brigar com seu filho. Oua a si mesmo enquanto explica os motivos a seu filho. O que voc est dizendo lgico? Estabelea limites definidos. Se os seus filhos devem se comportar e cooperar, devem conhecer as normas e os limites. H uma linha delicada entre a liberdade demasiada e a falta dela. Ao estabelecer limites faa a si mesmo essas perguntas: o O limite necessrio para a segurana da criana? o necessrio para a segurana ou para o bem-estar dos outros? o necessrio para a proteo da propriedade? o O limite ainda necessrio ou j est ultrapassado? o Ele destina-se primeiramente convenincia dos adultos? o Esse limite impede a criana de tentar e experimentar as coisas? o Como o limite pode ser executado? Utilize a aprendizagem por consenso. As crianas podem aprender por consenso. H trs nveis de consenso. O consenso natural que ocorre como resultado de algum comportamento como, por exemplo, se a criana se atrasa para o jantar, o alimento ir esfriar. Conseqncias lgicas que tm ligao direta com o incidente, mas que so impostas por algum como, por exemplo, se o brinquedo for tomado emprestado e no devolvido a criana poder perder o privilgio de brincar com ele por vrios dias. A conseqncia que no tem relao se torna punio, ou seja, retirar os privilgios. Esse tipo de conseqncia deveria ser usado apenas depois que as conseqncias natural e lgica tenham falhado. A conseqncia escolhida deve ser o mais possvel condizente com o mau comportamento. Tente ser consistente. Consistncia total no humanamente possvel. As crianas aprendem com maior facilidade quando as condies so consistentes. Faa o seu melhor e aceito o fato de que as condies mudam. Ser mais fcil ser consistente se voc limitar o nmero de normas e p-las em prtica. O comportamento o sinal interior dos sentimentos e alvos interiores. Isso nos leva chave da compreenso do comportamento e do mau comportamento:
1. 2. 3.

H uma causa para todo mau comportamento. O mau comportamento apenas um sintoma da causa. A fim de ter sucesso ao lidar com o mau comportamento, devemos primeiro encontrar a causa.

273

MANUAL ADMINISTRATIVO
Coloque-se no lugar da criana: Que comportamento funciona melhor? As crianas aprendem de diferentes maneiras a se comportarem ao observarem as pessoas. As crianas usaro o comportamento que funcionar melhor para obterem aquilo que desejam. Se chorar for uma tcnica bem-sucedida, a criana ir aprender a us-la. Os pais necessitam estar certos de que as crianas saibam que comportamento aceitvel. Caso certos tipos de comportamento no dem criana aquilo que deseja, ento bem provvel que no ir repeti-lo. A criana est cansada ou enfadada? As crianas que exigem pouco para prender o interesse logo ficam enfadadas e buscam outras atividades que podem levar ao mau comportamento. Se estiverem cansadas ou famintas, seu comportamento manifestar descontentamento. Seja paciente e tente mudar a situao quando possvel. Mantenha as crianas ocupadas com atividades que sejam interessantes e apropriadas para sua faixa etria. A criana est tentando chamar a ateno? Muitas vezes as crianas se comportam mal porque est uma forma de chamar a ateno dos pais. Elas necessitam de ateno positiva a cada dia. Devem saber que existe um tempo devotado apenas para elas. Sempre louve as crianas quando se comportam bem. Isso ir encoraj-las a tentar novamente o comportamento aceitvel. A criana est frustrada? Esperar muito por aquilo que deseja ou no ser capaz de realizar algo sozinha pode resultar em comportamento agressivo, exigente e egocntrico. Algumas vezes as crianas no aprenderam a forma apropriada de expressar o desapontamento. Os pais necessitam estabelecer um exemplo ao mostrar formas aceitveis de expressar os sentimento e identificar os desejos. Considere todas as causas possveis. Algumas vezes pensamos que h apenas uma causa para o comportamento quando pode haver vrias. Considere sempre a variedade de fatores que podem contribuir para o comportamento da criana. Pergunte a si mesmo: Como devo reagir a esse comportamento? Quando os pais fazem sermo e resmungam, e fazem ameaas inteis, as crianas os ignoram, e ento passam a ser pais de surdos. Ao mudar a forma pela qual eles reagem ou a forma de lidar com a situao, os pais podem ajudar seus filhos a lidarem melhor com a situao e a se comportarem apropriadamente.

274

MANUAL ADMINISTRATIVO
Seja racional e permanea calmo. Antes de reagir diante de determinado comportamento, o pai ou a me deveria primeiro parar e pensar: por que meu filho fez isto? Uma vez que consiga identificar os motivos possveis, a prxima pergunta deveria ser: O que eu deveria fazer a respeito do comportamento de meu filho?

5. Quebre o ciclo da violncia


Cuide. Amai-vos uns aos outros. Apie Amars ao teu prximo como a ti mesmo. Oua Assim como Jesus, seja algum a quem as pessoas se sintam seguras de procurar e de se abrir. Isso reduz o isolamento e constri a comunidade. Informe Aprenda meios alternativos de conduzir as crianas, sem espanclas. A fim de ajud-las a se tornarem semelhantes a Cristo, use o amor para confort-las e conduza-as com abordagens que no as deixem feridas fsica e emocionalmente. Onde buscar ajuda (Esta seo necessita ser preenchida pela pessoa que apresenta o seminrio juntamente com a igreja ou assistente social).

Quando os pais reagem com domnio prprio diante do comportamento de seus filhos, as crianas aprendem a ser mais responsveis por seu prprio comportamento. E apenas quando ns, pais, compreendemos como as crianas pensam e porque se comportam da maneira que o fazem que podemos construir uma ponte entre o ponto de vista da criana e o ponto de vista do adulto. Esperamos que com essa discusso voc: Ir pensar primeiro antes de reagir ao comportamento de seus filhos, examinar e identificar as causas possveis para tal comportamento e discutir pacientemente com eles seus sentimentos em relao ao comportamento que manifestam.

275

MANUAL ADMINISTRATIVO
As Crianas Vivem o que Aprendem
Se as crianas vivem com crtica; aprendero a condenar. Se as crianas vivem com hostilidade, aprendero a agredir. Se as crianas vivem com a ridiculizao, aprendero a ser tmidas. Se as crianas vivem com vergonha, aprendero a se sentir culpadas. Se as crianas vivem com tolerncia, aprendero a ser pacientes. Se as crianas vivem com incentivo, aprendero a confiar. Se as crianas vivem com louvor, aprendero a apreciar. Se as crianas vivem com justia, aprendero a justia. Se as crianas vivem com segurana, aprendero a ter f. Se as crianas vivem com aprovao, aprendero a apreciar a si mesmas. Se as crianas vivem com aceitao e amizade, Aprendero a encontrar amor no mundo.

1982 Dorothy Law Nolte

O material deste captulo foi produzido por: Cindee Bailey. Extrado de Youth Ministry Accent, 3 trimestre de 2003, pp. 25-30.

276

You might also like