You are on page 1of 16

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.

br
o

Histria Oral com espritos? A construo de narrativas visionrias e hermesianas na ps-modernidade

Adilson Marques Doutor em Antropologia das Organizaes e Educao pela USP asamar_sc@hotmail.com

Resumo: O interesse em utilizar os recursos da Histria Oral para entrevistar espritos surgiu em meados de 2001 quando conheci a chamada comunicao medinica ou intercmbio com os seres incorpreos, e se concretizou em 2005 quando descobri algo extraordinrio do ponto de vista antropolgico e scio-cultural: um preto-velho, ou seja, um esprito que, supostamente, costuma se manifestar e atender consulentes nos chamados terreiros de umbanda, fazendo palestras pblicas pela Internet e respondendo questes dos internautas sobre as epstolas do apstolo Paulo, as lies de Krishna para Arjuna, os Sutras budistas, a Orao de So Francisco etc. No mesmo ano entrei em contato com o mdium para saber da possibilidade de entrevistar pai Joaquim de Aruanda. Com sua resposta afirmativa, organizei entre os anos de 2005 e 2007, oito entrevistas com o esprito, na cidade de So Carlos/SP. Todas foram gravadas em vdeo, totalizando cerca de 28 horas de gravao, sendo boa parte do material sobre a Umbanda, religio medianmica em que os pretos-velhos se manifestam.

Palavras-chave: Histria Oral, espritos, Pai Joaquim de Aruanda, pretos-velhos, mediunidade.

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Introduo Atualmente, quando se reivindica que as novas tecnologias sejam usadas para o desfrute de todos e no s de uma minoria e o respeito diversidade uma exigncia de qualquer projeto democrtico, parece elucidativo para simbolizar esse momento, encontrar um preto-velho, ou seja, um esprito que costuma ser estigmatizado e proibido de se manifestar nas chamadas mesas kardecistas1 realizando palestras semanais pela internet, reunindo pessoas que vivem em vrias partes da Terra (no Brasil, nos EUA, em Portugal e at no Japo) para possibilitar, gratuitamente, uma singular forma ps-moderna de animagogia, ou seja, de educao espiritualista para aqueles que acompanham2 e seguem os seus ensinamentos. A manifestao espiritual de Pai Joaquim de Aruanda, que muito criticada por vrios adeptos do espiritismo, nos ajudou a compreender um fato significativo: o fosso que existe entre os textos kardequianos, ou seja, escritos por Allan Kardec, e os textos de seus seguidores, os kardecistas. Em nenhum de seus livros Kardec afirma ter criado uma nova religio e sua preocupao concentra-se em estudar sistematicamente as diferentes formas de intercmbio com os espritos, o que denomina como manifestaes espritas. Nesse sentido, ao ler seus estudos espiritualistas notamos que muito mais do que criar uma nova doutrina religiosa, Kardec estabeleceu um mtodo para entrevistar espritos, definindo um roteiro para conduzir as reunies medinicas voltadas para estudos com os chamados seres incorpreos. Em suma, defendemos a tese de que ele criou o que poderamos chamar de Histria Oral com os espritos ou a Espiritologia. FERREIRA (1994), MONTENEGRO (1992), BOM MEIHY (1996) e tantos outros historiadores, antroplogos e comunicadores sociais vm se debruando sobre essa tcnica de pesquisa qualitativa, mas, em nenhum momento, se aperceberam que, se verdade que os espritos existem, obviamente que poderiam ser entrevistados, como fez Kardec no sculo XIX.

No meio kardecista brasileiro acredita-se que ndios e pretos-velhos so espritos inferiores, primitivos e selvagens e que devem ser proibidos de se manifestarem nos chamados centros espritas ou, ento, doutrinados. 2 Anualmente, no ms de dezembro, seguidores dos ensinamentos do esprito em questo se renem em uma cidade brasileira para discutir e difundir a psicosofia transmitida por ele. Em 2009, o encontro foi na cidade de Uberlndia/MG.

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Entre os anos de 2005 e 2007 realizei oito entrevistas com o esprito, atravs da mediunidade de Firmino Jos Leite. Todas elas foram gravadas em vdeo e boa parte desse material j est disponvel para consulta na Internet, no seguinte endereo: http://www.youtube.com.br/homospiritualis. Disponibilizei vdeos que mostram o momento da incorporao (transe medinico), que at dezembro de 2009 j havia sido assistido por mais de 80 mil pessoas, as respostas do esprito aos nossos questionamentos etc. importante salientar que o mdium, ao voltar do transe, afirma no ter nenhuma noo do tempo em que ficou ausente e no tem nenhuma idia do que o esprito falou durante a entrevista. Segundo alguns estudiosos dos fenmenos medinicos, Firmino Jos Leite seria um exemplo tpico de mdium inconsciente. Apesar das fortes evidncias que nos levam a acreditar na existncia da realidade espiritual, este trabalho no pretende discutir se Pai Joaquim de Aruanda um esprito que faz palestras atravs de um mdium ou se suas falas so elaboradas pelo subconsciente do prprio mdium. Tambm no nos interessa discutir se o fenmeno da mediunidade uma prova da existncia da vida aps a morte ou se no passa de alguma patologia mental, como ainda acreditam alguns psiquiatras ou as expresses de um pretenso inconsciente coletivo, como dizem alguns pesquisadores junguianos. importante ressaltar que diferentes pesquisadores j aceitam a existncia de uma dimenso espiritual e abordam a mediunidade com naturalidade. o caso dos fsicos LESHAN (1994) e GOSWAMI (2005) e do psiclogo GROF (1994). Porm, nesse momento, nossa preocupao refletir sobre a possibilidade de entrevistar espritos, iniciando este trabalho com um ser que se identifica como Pai Joaquim de Aruanda, autor de uma j significativa literatura animaggica, disponvel gratuitamente na internet na forma de arquivos de som e de texto, que alimenta e alimentada pelo imaginrio humano, pois, como j afirmou Gilbert DURAND (1997), o imaginrio surge da necessidade do sapiens em encontrar uma forma de superar a angstia originria, ou seja, a conscincia da morte e do tempo que passa. E, no toa, a relao vida humanizada/imortalidade da alma costuma ser o tema central da Psicosofia transmitida por Pai Joaquim de Aruanda em suas palestras pblicas.

Fundamentando a Espiritologia ou a Histria Oral com os espritos

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Allan Kardec, pseudnimo do pedagogo francs Hippolyte Lon Denizard Rivail, sem dvida o criador da Histria Oral com os espritos. Segundo ele, o espiritismo surgiu para ser uma cincia capaz de estudar, em tese, a vida ativa aps a morte e a relao do mundo espiritual com o material, tendo como heurstica bsica a fenomenologia medinica, ou seja, a entrevista com os espritos, supostamente, as almas dos mortos que se manifestariam atravs dos mdiuns. Ou seja, o espiritismo, conforme a definio kardequiana, um importante e ainda atual mtodo de pesquisa para se estudar todos e quaisquer fenmenos sociais ou metafsicos e no uma doutrina religiosa. Em outras palavras, seria uma cincia experimental ou de observao que deriva, obviamente, em uma filosofia de cunho moral que o prprio Kardec afirma no ser nova, pois tal filosofia se encontra dispersa atravs dos ensinamentos dos principais mestres espiritualistas da humanidade, no Ocidente e no Oriente. Em suma, o espiritismo kardequiano tem duas faces: a cientfica e a filosfica. Sua obra que, no Brasil, se transformou em religio, forneceu os instrumentos para que pesquisas sobre quaisquer assuntos fossem realizadas junto aos espritos. Qualquer pessoa liberta de preconceitos pode constatar que Kardec possua, como j salientamos, uma mentalidade cientfica. Seu objetivo era o de estudar todos os fatos sociais e metafsicos atravs da consulta aos espritos, mesmo afirmando que estes no sabiam tudo. Porm, para se compreender o alcance e o uso da Histria Oral como recurso para a coleta de dados, independentemente de estarmos diante de um narrador encarnado ou desencarnado, importante lembrarmos algumas reflexes sobre o valor da narrativa, segundo BENJAMIM. Em O Narrador. Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov, ele valorizou a narrao como um processo de aprendizagem para o que narra e para quem escuta. Porm, ele acreditava que esta era uma arte em vias de extino nos mundos tecnolgicos. Provavelmente, ele nunca imaginou que os espritos, sobretudo, os pretosvelhos, usariam a tecnologia para narrar seus causos. importante salientar que os pretos-velhos, ao contrrio dos espritos filsofos ou literatos no escrevem, ou seja, no psicografam. Os pretos-velhos apenas utilizam a narrativa oral, atravs de seus respectivos mdiuns, para se comunicar com os vivos. BENJAMIN identificou dois grupos de narradores: os que viajam e os que conhecem profundamente as histrias e as tradies de seu pas. Estamos, agora, diante de um terceiro

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

grupo: o dos espritos que narram suas experincias na Terra, em outros orbes e no plano invisvel. Tanto o ser incorpreo que se manifesta atravs de mdiuns, como os representantes dos dois grupos anteriores, um homem que sabe dar conselhos (BENJAMIN, 1985: 200). Porm, ao contrrio de BENJAMIN que acreditava que a morte seria um momento pblico na vida do indivduo e a experincia ltima para a qual converge a arte de viver, ao se entrevistar espritos descobrimos a conscincia da infinitude. Nas narrativas dos espritos a morte no passa de uma mudana de dimenses, como acontece ao se acordar de um sonho. A histria de vida de um morto povoada de informaes desconcertantes que transcendem nossa imaginao cartesiana. Porm, ela tambm passvel de uma interpretao, pois, apesar de no ter um corpo fsico, seu raciocnio ou pensamento humano, logo, se aceitarmos que o imaginrio um sistema dinmico e organizador de imagens, mediatizando a relao do homem com o mundo, com o outro e consigo mesmo, possvel encontrar as razes imaginrias do discurso de um suposto ser incorpreo que se manifesta atravs de um mdium. No caso de nosso entrevistado, possvel identificar um discurso espiritualista anrquico. A imagem transgressora e a ironia de Pai Joaquim de Aruanda esto mais de acordo com as representaes do imaginrio scio-cultural contemporneo. No toa que seus crticos o chamam de zombeteiro, mistificador, esprito inferior etc. Sua imagem transgressora no se coaduna com o bom comportamento e com a seriedade acptica do espiritismo kardecista. E este fato demonstra como os paradigmas e o imaginrio fazem parte de uma mesma bacia semntica, ou seja, formam um conjunto homogneo de representaes que religa as teorias cientificas, a esttica, os gneros literrios, as mentalidades e as vises de mundo e, porque no, as revelaes espiritualistas. O discurso doutrinrio do espiritismo faz parte da bacia semntica da modernidade e no consegue dela se afastar. Da os seus esquemas verbais predominantes serem os mesmos do Iluminismo: ao, mudana, transformao... Pai Joaquim de Aruanda, ao contrrio, contextualiza em suas palestras e entrevistas um outro mundo imaginrio coerente, dotado de temticas redundantes, mas com situaes actanciais diferentes daquela predominante no espiritismo. No discurso de Pai Joaquim predomina o unir e no o separar presente no ideologema da pureza doutrinria kardecista. O ecletismo de Pai Joaquim, fundindo em uma nica doutrina espiritualista

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

ensinamentos de Buda, Krishna, Jesus, Paulo de Tarso, Tom etc. est intimamente relacionado com o ps-modernismo e ao mito de Hermes, o psicopompo deus do Olimpo. E, da mesma forma que a psicosofia de Emmanuel, Andr Luiz e outros espritos espritas exercem significativa influncia no cenrio espiritualista brasileiro, mobilizando mentes e coraes, o mesmo comea a acontecer com o discurso espiritualista de Pai Joaquim de Aruanda, difundido gratuitamente atravs da internet, graas ao trabalho abnegado de seus seguidores, durante toda a primeira dcada do sculo XXI. O imaginrio constitutivo em sua relao com o absoluto (religiosus) foi objeto de estudo de importantes pesquisadores, entre eles, Georges DUMZIL, Mircea ELIADE e Henry CORBIN. Em seu Tratado da histria das religies, ELIADE demonstrou que todas as religies apresentam uma rede de imagens simblicas coligidas em mitos e ritos capazes de revelar uma trans-histria na qual o tempo profano substitudo pelo illud tempus. Henry CORBIN props o termo imaginal (imaginatio vera) para compreender a faculdade humana de atingir um universo espiritual, uma realidade divina. Em minha opinio, o transe medinico est associado diretamente com essa faculdade, permitindo, assim, uma ampliao de conscincia por parte do mdium para que acesse o mundo numinoso e, conseqentemente, seja capaz de elaborar narrativas visionrias, que chamaremos tambm de Psicosofia. Entrevistar espritos, como o caso de nossa pesquisa, exige um tipo especial de imaginao que DURAND chamou de imaginao criadora. ela que permitir ao ser contemplativo, por exemplo, acessar o mundus imaginalis destas narrativas medinicas. A Psicosofia de Pai Joaquim de Aruanda apresenta para o leitor uma anima-lgica que transcende a lgica clssica ou a dialtica materialista, obviamente. Porm, se a alogia do mito ou do sonho costuma ser classificada como algo pr-lgico, as narrativas medinicas nos colocam diante do que vou chamar provisoriamente de translogia, cuja compreenso exige uma abertura e uma flexibilidade mental raras no mundo contemporneo. Sem ela no possvel compreender as narrativas visionrias presente em seus ensinamentos espiritualistas, capazes de nos remeter a uma santicidade inefvel. Como foi salientado, este estudo no tem a pretenso de validar ou no os chamados fenmenos medinicos. Aqui no importa se o contedo narrativo foi criado por um esprito (desencarnado, ser incorpreo) ou se, como afirmam mdicos e psiquiatras modernos, trata-se da manifestao do prprio inconsciente (ou subconsciente) do mdium.

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Assim, se o que Pai Joaquim de Aruanda descreve ou discute real, s teremos como saber aps a nossa prpria morte. No momento, suas imagens valem pelas flores que cultivam, enriquecendo sobremaneira a imaginao hermesiana de quem acessa as entrevistas, abrindo uma nova porta de reflexo animaggica e, quem sabe, mitopoitica. E como a scio-antropologia do cotidiano define este como sendo o fruto da dialtica entre a rotina e o acontecimento, como possvel estud-lo deixando de lado acontecimentos to singulares como a pr-cognio, os casos de poltergeist, a clarividncia, a psicografia, a comunicao com os mortos etc.? O fenmeno medinico algo universal, registrado ao longo da histria, nas mais diferentes culturas e nas mais diversas religies. Inclusive a Bblia apresenta um singular encontro entre o rei Saul e o esprito de Samuel atravs de uma pitonisa.
Como j foi salientado, em nossa pesquisa no vamos nos adentrar na explicao da mediunidade. Porm, temos que convir que no mais possvel ignorar a presena deste fenmeno no estudo da vida cotidiana (alis, em muitos casos, ela deixa de ser acontecimento para ser parte da rotina de muitos cidados, independentemente de seus valores culturais ou religiosos, de seu poder aquisitivo ou grau de instruo).

Apresentando o entrevistado
E quem Pai Joaquim de Aruanda? Para se estudar a obra ou entrevistar algum necessrio saber quem ele . Por se tratar de um ser incorpreo que se manifesta atravs de uma postura simblica de preto-velho, temos que nos basear em suas prprias palavras. Raramente, ele fala de suas vidas passadas. O que foi possvel apurar que ele foi, em sua ultima existncia na Terra, supostamente um escravo no Brasil. Porm, segundo afirmou em uma outra entrevista, j foi me umas duzentas vezes na Terra e, em outra ocasio, questionado sobre o livro Eclesiastes, afirmou que estava encarnado no perodo em que o livro foi escrito e que viu Salomo o escrevendo, confirmando que este foi realmente o autor daquele texto bblico. Esses so os nicos dados sobre sua bio-histria. A seguir, o esprito nos responde sobre o personagem Pai Joaquim de Aruanda, que ele diz representar, mas no fala nada sobre ele, o esprito. A linguagem do esprito foi adaptada ao portugus formal, porm, nos vdeos possvel analisar as idiossincrasias e os trejeitos tpicos do personagem preto-velho que ele diz representar:

Pergunta Quem pai Joaquim de Aruanda?

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Resposta - um personagem que um esprito utiliza para realizar seu trabalho espiritual na seara do Cristo. No existe um esprito chamado Pai Joaquim, mas vrios espritos podem trabalhar com esse personagem que tem uma forma especfica de atuao ou misso na Umbanda. Essas denominaes so como as franquias da Terra. Na minha ltima encarnao na Terra eu vivenciei o papel de escravo, mas nem todos os espritos que se manifestam como pretos-velhos, na Umbanda, necessariamente foram escravos na Terra. Para criar o personagem preto-velho existe algo como um programa de computador ligando o esprito comunicante ao mdium. Eu, o esprito, no sou torto e nem falo errado. Mas esse programa que faz com que o mdium fique todo encurvadinho e comece a falar errado. 2 Mas para que o esprito precisa fazer isso? Resposta - O esprito no precisa disso, mas o encarnado. Todo o teatrinho para o encarnado e no para o esprito. Se o mdium no mudasse a voz, a postura etc., muitos no acreditariam que estavam diante de um esprito. Muitos ainda precisam desse teatrinho para se convencer da realidade espiritual. 3 E os orixs? Eles so espritos? Resposta - Na Umbanda, os orixs representam as energias universais. So sete vibraes energticas que recebem diferentes denominaes, como Yemanj, Oxal, entre outras. Mas no existe um esprito chamado Yemanj. Esse o nome da energia. O trabalhador espiritual da Umbanda, e no importa se ele est usando a postura de preto-velho, ndio, criana ou exu, utilizar a energia que o consulente necessita naquele momento. Se ele precisa da energia Yemanj, essa energia que eu vou usar, pois ela possui a vibrao necessria para o problema dele, mas eu no invoco um esprito que tenha esse nome. Enquanto concebermos um esprito como Yemanj, estaremos criando idolatria. Por isso, Oxal uma energia e no Deus ou Jesus. Mas existe uma falange de espritos que trabalha com essa faixa de energia. Ela a energia mais pura dentro da Umbanda.

Apesar de muitos espiritistas e at mesmo umbandistas considerarem a manifestao de Pai Joaquim de Aruanda uma forma errada de comunicao medinica, por usar a internet e abordar assuntos no usuais como os ensinamentos de outras doutrinas, como as de

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Buda, Krhisna e outros, preciso salientar que para o estudioso dos fenmenos humanos, o importante considerar todas formas possveis de se relacionar com o mundo espiritual, compreendendo o dinamismo de suas prprias configuraes psico-espaciais e funcionais. Elas so diferentes, obviamente, mas no existe como definir cientificamente qual a certa e quais so as erradas. Cabe ao estudioso dos fenmenos antropolgicos, espirituais e religiosos estudar e compreend-las e no fazer proselitismo. Segundo o prprio esprito, ele j atuou na Umbanda, atendendo consulentes, mas, h cerca de 11 anos (1998), recebeu uma outra misso, a de trazer para a Terra uma nova doutrina: O espiritualismo ecumnico universal. Ele afirma que neste novo trabalho usa exclusivamente o mdium Firmino Jos Leite. Como no escreve, o esprito faz palestras em vrios centros espiritualistas e tambm pela internet. As gravaes de seus udios e transcries de suas falas, gradativamente, so espalhadas em sites de relacionamento, de discusso, em blogs etc. tanto pelo mdium como por seguidores dos ensinamentos de Pai Joaquim de Aruanda. Este j tem seguidores no Japo, na Europa e nos EUA, alm de diferentes grupos organizados em vrias cidades brasileiras, graas ao poder de comunicao instantnea possibilitado pela rede mundial de computadores. Seus ensinamentos no so facilmente aceitos por muitos espiritualistas, sobretudo por aqueles que acreditam que temos livre-arbtrio nos atos. Segundo Pai Joaquim, nosso livrearbtrio aps a encarnao est na atitude, entendida aqui como ao sentimental ou interior. O livre-arbtrio no se encontraria na criao dos fatos materiais. O mundo material, alm de ilusrio, seria criado por Deus, atravs de 12 falanges de espritos, ele afirma. Para muitos espiritistas, esse ensinamento comprovaria que pai Joaquim no passaria de um esprito inferior ou zombeteiro, pois se trataria de um ensinamento no-racional, sem comprovao cientfica. Na minha opinio, ao contrrio, se trata sim de um ensinamento racional, sobretudo se pensarmos que a matria no possui substancialidade, como afirma hoje em dia a Fsica Quntica, reproduzindo a psicosofia de mestres orientais como Buda, Krishna e Lao Ts. Ela pode no se coadunar com a Fsica newtoniana com a qual estamos acostumados a pensar o funcionamento da natureza.

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Ainda em sua narrativa sobre o livre-arbtrio, ele afirma que cada um s recebe o que necessita e merece e que no possvel que algum interfira na encarnao do outro. Ou seja, aquele que nos fere ou ofende foi apenas o escolhido para ser o instrumento de uma determinada ao carmtica que precisaramos vivenciar. O mesmo aconteceria quando passamos por uma vicissitude positiva. Abaixo transcrevo a resposta do esprito ao questionamento sobre as posturas simblicas que os espritos adotam na Umbanda. uma longa citao, mas importante para compreender o seu pensamento. O interessado tambm pode assistir a esse comentrio de Pai Joaquim de Aruanda no youtube, no canal anteriormente citado. Vamos agora falar sobre as posturas simblicas. Preto-velho, ndio, Criana e Exu, entre outras, so apenas posturas ou, em outras palavras, dramatizaes para estimular no ego humanizado algumas essncias espirituais. Para representar o papel Preto-Velho ou outro, existe algo similar a um programa de computador que ir gerar a forma, a linguagem e o jeito de se manifestar do esprito. Ou seja, enquanto os presentes enxergam o mdium encurvado, falando errado, tomando caf etc., o esprito comunicante est ao lado falando normalmente, transmitindo as informaes que necessita passar sem se sentir Preto-Velho. esse programa que cria a iluso PretoVelho. O mundo humanizado em que vocs vivem uma grande dramatizao. um teatro no qual o que importa a essncia e no a aparncia. E cada postura, ou seja, cada PretoVelho, cada ndio, cada Criana etc. tem uma essncia espiritual para trabalhar com o consulente. Por exemplo, ndio Tupinamb um programa para fortalecer no consulente a coragem para enfrentar os desafios financeiros. E o mesmo esprito pode se manifestar como ndio Tupinamb e, em seguida, com uma postura diferente. Ele pode vir como Preto-Velho e, no mesmo trabalho, manifestar-se, posteriormente, como ndio ou como Exu. Ou seja, o esprito pode ser sempre o mesmo, mas o consulente, o ser humanizado, acreditar que est diante de uma outra entidade, pois est vendo uma postura diferente. E por que isso necessrio? Para que o problema do consulente seja abordado de uma outra forma, com outro tipo de energia.

10

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Em suma, podemos dizer que a essncia de cada uma das principais posturas adotadas na Umbanda a seguinte: Preto-velho: objetiva transmitir sabedoria de vida (experincia) e humildade. A forma encurvada e a fala mansa trazem uma sensao de se estar diante de algum que j viveu muito e que saberia como consolar ou orientar algum perdido, que no encontra sada para seus problemas na vida humanizada. ndio: objetiva transmitir coragem, a confiana necessria para guerrear. Da a necessidade de, quando o mdium incorpora um esprito com tal postura, ficar de p, bater no peito e gritar. Com algumas excees, a expresso do ndio sempre sria. O esprito quando se utiliza dessa postura transmite a valentia para lutar com a vida, ou seja, para passar com coragem pelas vicissitudes geradas pelo gnero de provas escolhido pelo prprio consulente antes de encarnar. Por isso, o ndio no transmite sabedoria, mas a coragem que o consulente necessita naquele momento de sua existncia. Criana: objetiva transmitir a felicidade incondicional. Disse Jesus: vinde a mim as criancinhas, ningum entrar no reino dos cus se no for como criana. Ou seja, s se entra no reino dos cus ou se livra das encarnaes no mundo de provas e expiaes quem aprende a ser feliz incondicionalmente. Quem passa pelas vicissitudes da vida humanizada feliz, ou seja, no vive as angstias e as dores do seu personagem, est pronto para habitar os mundos regenerados. por isso que mesmo o esprito que se manifesta como uma Criana emburrada no trabalho medinico estimula alegria no consulente. Exu: e o temido Exu? O que significa essa postura? O Exu representa o prprio ser humanizado (egosta, interesseiro, orgulhoso etc.) A postura Exu a sombra do prprio consulente. E por que essa postura causa medo? Porque como se estivssemos diante do espelho, vendo o que somos, na essncia. Ns gostamos de falar do argueiro no olho do outro, mas nunca observamos a trave que carregamos no olho. O Exu, com sua linguagem direta e forma de se manifestar, nos mostra quem realmente somos. E quem disse que o kardecismo no tem essa representao, essa encenao? (respondendo a uma pergunta de um participante) No se v mdico, filsofo, padre etc. nas mesas kardecistas? O esprito no mdico, mas toma uma postura de mdico se ele vai fazer uma cirurgia espiritual. Assim como tomar a forma de um padre se ele vai transmitir 11

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

uma mensagem de cunho moral, e assim por diante. Em resumo, acontece o mesmo no trabalho kardecista. A essncia espiritual a mesma em qualquer trabalho espiritual. E isso vale para qualquer religio, mesmo para aquelas que no acreditam na mediunidade. Por isso, o vidente catlico ver um esprito com asas dentro da igreja e achar que um anjo; e o evanglico, o esprito santo. Ou seja, tudo isso criado porque o ser humanizado est preso ao ego, ao mundo das formas, aos dogmas de sua doutrina. Podemos constatar que o discurso do esprito hermesiano. Toda essa representao que o esprito afirma existir na Umbanda nos coloca diante da imaginao e dos simbolismos hermesianos. Ao contrrio de seu irmo Apolo que assim que nasce enfrenta e mata a serpente Pton, considerada um smbolo da imaginao e do irracionalismo, Hermes, quando criana, ressuscita um drago morto e lhe d asas. O drago tambm simboliza a imaginao. Tambm podemos notar que cada uma das formas simblicas dominantes na Umbanda (preto-velho, criana e ndio) pode tambm ser associado a uma das estruturas do imaginrio definidas por Gilbert DURAND. Por exemplo, a postura criana reflete o imaginrio mstico. Trabalha com energias que fortalecem a esperana, a felicidade e o amor. J o ndio, com sua postura ereta ( o nico esprito entre os trs que fica em p e anda pelo terreiro), representa a estrutura herica. Sua fala mais agressiva serve para trazer coragem para o consulente. Por fim, o preto-velho representa a estrutura dramtica, o smbolo da sabedoria, daquele que harmoniza e inclui os dois arqutipos anteriores. o preto-velho que d os conselhos para o consulente se integrar melhor com sua vida humanizada, compreendendo o seu carma e aceitando os desgnios de Deus. Da Pai Joaquim de Aruanda afirmar que, dependendo do problema do consulente, uma ou outra postura se faz necessria. Como Hermes, esse o deus/persona mais amigo dos mortais. Outro ensinamento polmico sobre a vida em outros planetas. Ele afirma que h vida em todos os orbes, mas no da forma como conhecemos aqui na Terra. Por estar em outra dimenso, no enxergamos a vida em Marte ou na Lua, porm, os habitantes destes orbes podem nos ver e andar entre ns sem que os percebamos. Ele afirma ainda que os habitantes da Lua deram tchauzinho para os astronautas da Terra, sem que estes tomassem conscincia que estavam sendo observados.

12

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

E para pai Joaquim de Aruanda, a nica coisa que precisamos fazer na Terra mudar a nossa conscincia. Este processo metanico o que nos libertaria do egosmo e nos possibilitaria viver nossa aventura encarnatria apenas com o sentimento amoroso, pois os nossos atos j estariam todos pr-definidos. Sua psicosofia, neste aspecto, tambm difere da reforma ntima, outro ideologema espiritista. Para Pai Joaquim toda mudana interior e no de atos ou aes materiais, j que estes so criados por Deus. Caridade, para ele, no ao material (dar comida ou roupa, cortar cabelo etc.), mas espiritual. perdoar, ser benevolente e indulgente. Em suma, podemos notar em seu discurso espiritualista a imagem de uma dominao determinista e tranqilizadora das caprichosas fatalidades do devir, que, segundo DURAND, est associada ao imaginrio dramtico, em suma a um imaginrio hermesiano. Porm, existindo ou no a matria, existindo ou no o livre-arbtrio, o importante que o fenmeno medinico e a Psicosofia de pai Joaquim de Aruanda est disponvel para quem quiser estudar. Se as informaes que o mdium em transe transmite provm de um esprito ou no, algo que cada um deve julgar. Mas evidente que, neste caso, o mdium se identifica com uma outra pessoa distinta daquela que forma sua prpria identidade, um fato psico-scio-antropolgico que por si s mereceria um estudo sistemtico, com os seus reflexos arquetpicos e simblicos sobre o corpo e a voz do mdium. Optamos por dar voz a esse preto-velho, porm, os ensinamentos transmitidos por espritos, seja por meio da psicografia ou atravs de palestras, como o caso de Pai Joaquim de Aruanda, cresce de forma significativa. Temos grupos que se orientam pelos ensinamentos de Andr Luiz e Emmanuel, espritos psicografados por Chico Xavier; grupos que seguem a psicosofia de Ramats, psicografada por Herclio Maes e outros mdiuns, assim como seguidores de Joanna de Angelis, Hammed e tantos outros espritos. Porm, apesar de todas as psicosofias acima serem obtidas por meio da mediunidade, importante salientar que todas possuem sua dinmica scio-psiquica-organizacional ancorada em uma matriz imaginria. No caso da psicosofia de Pai Joaquim de Aruanda, as imagens levantadas em seu discurso parecem mergulhadas na bacia semntica da ps-modernidade. A imagem de Pai Joaquim de Aruanda, quando se manifesta mediunicamente atravs do mdium Firmino Jos Leite no deixa de ser carismtica. Seus seguidores se identificam fortemente com ele e com o seu discurso mobilizador e doutrinrio. Sua psicosofia religiosa e mtica ao mesmo tempo. 13

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Pai Joaquim de Aruanda chamado, sobretudo por evanglicos que assistem aos vdeos na internet de ser diablico. Porm, uma coisa certa: Pai Joaquim de Aruanda no um ser diablico. E por que no? Porque a expresso diablica vem do grego dia-bllein que significa o que desagrega, o que desune, o que separa e ope. Nada disso acontece em seus ensinamentos, pois eles se recriam constantemente atravs de um processo paradoxal que podemos chamar de ecletismo criativo que integra as filosofias orientais, o espiritismo e os ensinamentos de Jesus, Paulo de Tarso e outros expoentes do cristianismo. Assim, ao contrrio de diablica, pelo seu carter universalista e facilidade que tem de integrar diversas foras espirituais, re-unindo diferentes psicosofias em um nico feixe de Luz, a obra medianmica de Pai Joaquim de Aruanda extremamente simblica. Lembremos que simblico em grego significa reunir, convergir as diferenas etc. Nesse sentido, ele um ser simblico e nada diablico.

Algumas concluses Os ensinamentos transmitidos pelos espritos, ou na forma de psicografia (a base da literatura medinica) ou de palestras como as realizadas por pai Joaquim de Aruanda um dia merecero o respeito que possui, ainda hoje, a chamada literatura dos viajantes. Quase quinhentos anos separam estes dois estilos literrios. Porm, ambas marcam importantes transies na histria da humanidade: a literatura dos viajantes fruto do renascimento, fenmeno histrico que separa a idade mdia, um perodo dominado pelo fanatismo e pela intolerncia, da idade moderna, que marcou a histria da humanidade com uma profunda renovao moral, intelectual e cientifica. Encontramos a mesma analogia no caso da literatura medinica, fenmeno que se intensificou no final do sculo XIX, alcanando seu pice em meados do sculo XX, tendo na figura do mdium brasileiro Francisco Candido Xavier, vulgo Chico Xavier, um dos seus mais significativos expoentes e que, no sculo XXI, se manifesta atravs da internet, como no caso de pai Joaquim de Aruanda. Como se fosse uma espcie de Hermes da ps-modernidade, os mdiuns cedem suas mos e mentes para que diferentes seres incorpreos escrevam ou falem sobre poesia, filosofia, e at escrevam livros cientficos e religiosos sobre a relao

14

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

profunda que h entre o mundo invisvel dos espritos e o chamado mundo material que vivenciamos atravs dos cinco sentidos. Enfim, cada literatura teve um papel bem definido. A literatura dos viajantes foi importante para que o humanismo florescesse na Terra. Por sua vez, a literatura medinica vem ajudar no florescimento do espiritualismo. Curiosamente, a primeira levou o ser humano a deixar de ser um mero observador da natureza para se tornar um inquiridor, estabelecendo um dilogo, nem sempre pacifico, com a natureza e com as coisas que a envolvem. E, a segunda, fez com que esse mesmo ser humano deixasse de ser um mero inquiridor da matria para desconstrui-la, dialogando com o mundo sub-atmico ou energtico das coisas materiais, valorizando todo o potencial mental do esprito encarnado e desencarnado. A literatura dos viajantes fruto da mundializao do planeta ocorrida no sculo XVI e a literatura medinica contempornea da globalizao. A primeira se beneficiou com a tipografia de Gutemberg e a segunda se popularizou graas a revoluo informtica. E um dia a humanidade vai compreender que da mesma forma que a obra de Leonardo da Vince foi de fundamental importncia para que hoje fossemos capazes de dominar a anatomia do corpo, a fenomenal obra medinica produzida por Chico Xavier e de outros mdiuns ser de fundamental importncia para o estudo da anatomia da alma. Assim, se alguns sculos atrs o mundo se encantava e se assombrava com as descries do novo mundo feitas por escritores com Jean de Lery, Andr Thevet, Hans Staden e outros viajantes que para as Amricas se conduziram, no tardar o dia em que as descries dos diferentes planos espirituais realizadas por espritos como Andr Luiz, Ramatis, Pai Joaquim de Aruanda e tantos outros vo ser exaustivamente estudadas nas academias da Terra por aqueles que admiram o valor dessas narrativas visionrias e hermesianas.

Bibliografia bsica

BENJAMIM, Walter. "O Narrador- Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov". In: Obras Escolhidas: Magia, Tcnica, Arte e Poltica. So Paulo: Brasiliense, 1985. BOM MEIHY, Jos C. Sebe. (re)introduzindo a histria oral no Brasil. So Paulo: Xam, 1996.

15

Histria, imagem e narrativas N 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

DURAND, Gilbert. As estruturas antropolgicas do imaginrio. So Paulo: Martins Fontes, 1997. FERREIRA, Marieta M.(org.) Entre-vistas: abordagens e usos da histria oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1994. GOSWAMI, Amit. A fsica da alma. So Paulo: Aleph, 2005 GROF, Stanislav. A mente holotrpica. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LE SHAN, Lawrense. O mdium, o mstico e o fsico. So Paulo: Summus, 1994. MARQUES, Adilson. Histria Oral, Transcendentalimo e Imaginrio: mitocrtica dos ensinamentos do esprito Pai Joaquim de Aruanda. [online] disponvel na internet. URL: http://www.scribd.com/doc/24571893/Historia-Oral-Imaginario-e-Transcendenalismomitocritica-dos-ensinamentos-do-espirito-Pai-Joaquim-de-Aruanda. Livro disponibilizado em 28/12/2009. MONTENEGRO, Antonio T. Histria Oral e Memria. So Paulo: Contexto, 1994.

16

You might also like