You are on page 1of 2

Introduo.

Aqui veremos conceitos de Segurana, Higiene e Qualidade de Vida no trabalho, como a precarizao desses interferem na vida pessoal e profissional dos empregados e tambm no rendimento de uma empresa. Saberemos mais sobre o que a lei diz sobre, os gastos e como interferir para que uma melhora desses termos* seja de grandes benefcios tanto para o trabalhador como para a empresa. E tambm veremos que existem rgos que fiscalizam e monitoram empresas, quais so as principais causas e consequncias dos acidentes de trabalho.

Higiene Do Trabalho. Higiene do Trabalho est relacionada com termos ambientais que assegurem condies de sade fsicas e mentais e com condio de sade e bem-estar do trabalhador. Os fatores tratados, do ponto de vista da sade fsica, envolvem aspectos ligados a exposio das pessoas a agentes externos, tais como rudo, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, fatores para que seja saudvel o ambiente de trabalho tem que envolver melhorias nas condies ambientais que atuem sobre todos sentidos humanos, viso, tato, audio, paladar e olfato. Sobre o aspecto de sade mental, as melhorias j devem estarem ligadas a aspectos que envolvem condies psicolgicas e sociolgicas saudveis, evitando impactos emocionais, como o estresse. O programa de higiene do trabalho aborda itens necessrios para um ambiente saudvel fsico, que envolve uma iluminao adequada para cada atividade, uma ventilao para eliminao de gases ou utilizao de mscaras, manuteno de nveis de temperatura adequados e remoo de rudos ou utilizao de protetores auriculares. J um ambiente psicolgico saudvel envolvem relacionamentos humanos agradveis, atividades agradveis e motivadoras, uma gerncia democrtica e participativa e eliminao de possveis fontes de estresses. Tambm se torna necessrio a aplicao de princpios de ergonomia que envolvem maquinas e equipamentos adequados s caractersticas humanas, mesas e instalaes ajustadas ao tamanho das pessoas e ferramentas que reduzam a necessidade de esforo fsico humano. H tambm os aspectos da sade ocupacional, que veremos melhor a seguir. Concluso Aps todos os aspectos observados, sade, higiene e segurana do trabalho, temos a noo de como condies desfavorveis afetam o trabalhador e a produo da empresa, vimos como a precarizao torna o ambiente desconfortvel, o que a lei diz sobre, como melhorar, gastos que envolvem tanto o provveis indenizaes como os gastos com a melhoria, vimos exemplos de adoo das empresas em torno de

melhores condies para os funcionrios com a criao de programas de bem-estar dos funcionrios e como isso benfico para a empresa e principalmente para a vida, pessoal e profissional do trabalhador.

You might also like