You are on page 1of 8

julho/2007

M E D I C A M E N T O S
A Fundao Procon-SP oferece aos consumidores, neste folheto, informaes e esclarecimentos essenciais sobre medicamentos.

DEFINIES IMPORTANTES
Remdio Palavra aplicada no sentido geral, para qualquer meio utilizado para curar ou amenizar os sintomas de doena. So chamados de remdio, os preparos caseiros (ch, compressas etc.), os meios fsicos (radioterapia, massagem etc.) e os meios psquicos (psicanlise, tratamento psicolgico etc.). medicamentos So substncias produzidas em laboratrios sob a fiscalizao de um farmacutico. Possuem ao teraputica (para curar ou amenizar sintomas de uma doena), profiltica (preveno de doenas, como as vacinas) ou auxiliar de diagnstico.

julho/2007

tipos de medicamentos

alopticos

Medicamentos comuns que produzem no organismo, efeitos contrrios aos da doena.

FitoteRpicos

So de origem vegetal.

Homeopticos

Utilizam doses mnimas de substncias capazes de produzir no organismo uma reao semelhante doena que se pretende combater. Preparados para atender a uma prescrio mdica especfica, em doses adequadas ao paciente. Qualquer medicamento, aloptico, fitoterpico ou homeoptico, pode ser manipulado.

manipulados

medicamentos de ReFeRncia ou de maRca So medicamentos inovadores, registrados no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovadas cientificamente. O laboratrio que desenvolve o princpio ativo (substncia principal) tem direito de produzir e vender com exclusividade, por 20 anos. Somente aps esse perodo o medicamento poder ser produzido por outros fabricantes.

julho/2007

medicamentos GenRicos Possuem as mesmas propriedades dos medicamentos de referncia (originais), comprovadas por testes comparativos apresentados Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Por isso, podem substituir os medicamentos de referncia. Suas vantagens para os consumidores so: menor preo, qualidade, facilidade de identificao pelo princpio ativo etc.

medicamentos similaRes Utilizam o mesmo princpio ativo do medicamento de referncia, mas uma alternativa teraputica cujos resultados podem ser diferentes. A absoro, transformao, disponibilidade e excreo pelo organismo humano podem sofrer variaes.

medicamentos de Venda liVRe So aqueles que podem ser vendidos sem receita mdica e que no possuem tarja na embalagem. Geralmente so utilizados para aliviar sintomas leves e passageiros, como analgsicos (combatem a dor), antitrmicos (para a febre) etc. Esses medicamentos, geralmente, so amplamente divulgados nos mais diversos meios de comunicao.

automedicao a ingesto de um medicamento por conta prpria, sem prescrio mdica. Embora seja uma prtica bastante freqente da populao brasileira, a automedicao perigosa porque nenhum medicamento totalmente inofensivo, podendo apresentar efeitos colaterais, agravar doenas, esconder ou alterar sintomas.

julho/2007

O QUE SIGNIFICAM AS TARJAS


(FAIxAS COlORIDAS DA EMbAlAGEM)

taRja pReta taRja VeRmelHa Indica que o medicamento s pode ser vendido sob prescrio mdica. Indica que o medicamento s pode ser vendido com receita mdica especial, pois se trata de medicamento controlado, ou seja, a receita fica retida na farmcia.

taRja amaRela Identifica os medicamentos genricos.

FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS
Em 2005 foi permitida a comercializao de medicamentos fracionados nas farmcias. Foi autorizada a venda apenas da dose certa ou da quantidade do produto de acordo com a prescrio mdica. O medicamento fracionado deve ser acompanhado de bula e o fracionamento deve ser feito pelo farmacutico responsvel pelo estabelecimento em local reservado e identificado. As farmcias devem informar o horrio de atuao do farmacutico. No podem ser fracionados os medicamentos de tarja preta e os xaropes. A lista das farmcias autorizadas a realizar o fracionamento de medicamentos est disponvel no site da ANVISA.

julho/2007

DISTRIbUIO DE MEDICAMENTOS
pelo sus O SUS (Sistema nico de Sade) distribui medicamentos atravs de locais chamados de dispensrios (em vez de drogarias ou farmcias). Legalmente todos ns temos direito a obter medicamento atravs do SUS, mas, na prtica, o medicamento procurado pode no ter sido adquirido pelo SUS ou estar em falta nas unidades de sade. A oferta real de medicamentos no SUS reduzida e muitas unidades s os entregam mediante receitas assinadas por mdicos que atuam no servio pblico. Os principais medicamentos fornecidos pelo SUS esto descritos na Relao Nacional de Medicamentos Essenciais RENAME e esta lista pode ser encontrada no site da ANVISA.

SUS

pRoGRama dose ceRta No Estado de So Paulo existe o programa Dose Certa, onde h a distribuio de medicamentos atravs das Farmcias Dose Certa e nas Unidades Bsicas de Sade (UBS). As UBS so administradas pelas prefeituras municipais que definem as regras para a retirada de medicamentos. Na cidade de So Paulo existem unidades da Farmcia Dose Certa que funcionam das 8h00 s 17h00 de segunda a sexta-feira. Para a retirada de medicamentos necessrio cumprir alguns pr-requisitos:

a receita mdica dever ter sido emitida pelos mdicos da rede pblica,
devendo conter o nome do princpio ativo do medicamento;

o medicamento dever estar na lista do programa (disponvel no site: www.


saude.sp.gov.br). ateno! No programa Dose Certa, as receitas possuem validade diferenciada:

medicamentos antibacterianos 10 dias; medicamentos psicotrpicos (controle especial) 30 dias; demais medicamentos 90 dias.

julho/2007

pRoGRama FaRmcia populaR do BRasil Esse programa, criado pelo Governo Federal, procura ampliar o acesso da populao a medicamentos essenciais para o tratamento de hipertenso e do diabetes. O Ministrio da Sade adquire medicamentos de laboratrios farmacuticos pblicos ou privados e disponibiliza nas Farmcias Populares a baixo custo. Para comprar na Farmcia Popular obrigatrio a apresentao da receita mdica emitida pelo SUS ou por mdico ou convnio particular, devendo conter: CRM legvel e CPF do paciente. No caso de menores, CPF dos pais. A receita tem o prazo de 180 dias contados a partir da data de sua emisso. ateno! Existe limite por CPF para aquisio de medicamentos neste programa.

DICAS IMPORTANTES
O anncio de medicamentos de venda
livre no ilegal, mas cuidado com a automedicao. identificado, pergunte ao mdico se h medicamento genrico. mdica.

Ao receber uma receita, caso no esteja

Siga sempre as indicaes da receita O medicamento deve apresentar uma bula

original e nunca cpia. A bula importante porque informa sobre as caractersticas do medicamento: indicao (finalidade do remdio), posologia (quantidade e quantas vezes ao dia o remdio deve ser tomado), contra-indicao (casos em que o medicamento no deve ser tomado) e efeitos colaterais (reaes que o medicamento pode provocar ao organismo). Contudo, caber ao profissional da rea mdica as orientaes de como utilizar o medicamento.

julho/2007

Nunca interrompa um tratamento sem conhecimento de seu mdico. Caso tenha dificuldades em adquirir o medicamento, faa nova consulta e
solicite uma alternativa.

Terminado o tratamento, no reutilize a receita. Caso necessite, recorra


novamente ao profissional da rea mdica.

Guarde sempre o medicamento em local seco, arejado e fora do alcance

de crianas. Tenha cuidado especial com remdios de formato ou aroma atrativo s crianas (formato de bichinhos, cheiro ou gosto de chiclete ou bala etc.) geladeira.

Verifique: alguns medicamentos possuem a indicao guardar em Tanto o fornecedor quanto o laboratrio responsvel pela produo
do medicamento (fabricante) respondem por possveis problemas que ocorram com o produto, tais como: deteriorao, alterao, falsificao, prazo de validade vencido etc. gratuitamente), denuncie ao Procon, Delegacia de Polcia ou Secretaria de Vigilncia Sanitria.

Caso suspeite ter adquirido um produto falsificado (mesmo os distribudos

TElEFONES E SITES TEIS


Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA
- disque medicamentos (orientaes) 0800126047; - denncias de fraudes com medicamentos 0800611997; - site: www.anvisa.gov.br. - dvidas sobre farmcias e/ou farmacuticos (11) 3067-1472 ao 1476.

Conselho Regional de Farmcia CRF Ministrio da Sade 0800500600. Ouvidoria Geral do SUS

- irregularidades no fornecimento de medicamentos e outras relativas ao atendimento dos servios pblicos de sade (61) 3448-8900 e (61) 3448-8610 ou pelo site: www.saude.gov.br/ouvidoria.

julho/2007

ENDEREOS DO PROCON/SP
postos poupatempo 2 a 6, das 7h00 s 19h00 - sbados, das 7h00 s 13h00 Itaquera: Av. do Contorno, 60 Metr Itaquera Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 S: Praa do Carmo s/ n atendimento eletRnico FUNDAO PROCON/SP (para consultas): www.procon.sp.gov.br SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA E DA DEFESA DA CIDADANIA: www.justica.sp.gov.br outRos atendimentos Cartas: Caixa Postal 3050 - Cep: 01061-970 Fax: (11) 3824-0717 - 2 a 6, das 10h00 s 16h00 Cadastro de Reclamaes Fundamentadas: (11) 3824-0446 2 a 6, das 8h00 s 17h00 Telefone: 151 - 2 a 6, das 8h00 s 17h00 ouVidoRia do pRocon-sp R. Barra Funda, 930, 1 and. - Sala 115 - Barra Funda Cep 01152-000 - So Paulo/SP Telefone/Fax: (11)3826-1457 e-mail: ouvidoria@procon.sp.gov.br outRos municpios Consulte a prefeitura de sua cidade ou o site do Procon-SP

You might also like