You are on page 1of 25

15-11-2011

EPIDEMIOLOGIA Medidas de Sade

Maria Joo Rodrigues 2011

O diagnstico a nvel colectivo consiste em identificar as situaes, nas quais as doenas manifestam-se de forma fora do habitual.

Na maioria das situaes a doena propaga-se na comunidade sobre um terreno demogrfico instvel. A populao cresce e diminui no tempo e varia de um lugar para outro.

Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

O nmero absoluto de casos de doena pouco significativo da sua importncia se no est relacionado com a populao de referncia

Ex.: uma frequncia absoluta de 100 casos de uma determinada doena tem uma importncia diferente se relacionada com uma populao de 1.000 ou 100.000 sujeitos
Maria Joo Rodrigues

Exemplo: uma frequncia absoluta de 100 casos de uma determinada doena tem uma importncia diferente se relacionada com uma populao de 1.000 ou 100.000 sujeitos.

Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

Relao entre o nmero de indivduos que possuem uma caracterstica especfica e o total da populao Nos coeficientes, o nmero de casos relacionado ao tamanho da populao da qual eles procedem.

Maria Joo Rodrigues

No numerador colocado o nmero de casos detectados. No denominador colocado o tamanho da populao sob risco de sofrer a situao colocada no numerador. ento o nmero de casos acrescido do nmero de pessoas que poderiam tornar-se casos. Sendo: a = nmero de pessoas doentes b = nmero de pessoas saudveis a taxa = a+b
Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

N de doentes em relao ao total da populao

Os sujeitos que fazem parte do numerador tambm so includos no denominador.

Maria Joo Rodrigues

Para fins de comparao, o resultado multiplicado por uma constante (10, 100; 1.000; 10.000, 100.000, etc.). Pode ser qualquer mltiplo de 10, que evite muitas decimais e que melhor expresse o resultado final. A escolha da constante arbitrria, mas deve estar relacionada com a ordem de grandeza dos nmeros, embora para alguns coeficientes se deva utilizar o mesmo valor, como ocorre com a taxa de natalidade, sempre calculada por 1.000 habitantes, e a de mortalidade infantil, expressa por 1.000 nascidos vivos.
Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

Os coeficientes so calculados especificando-se o tempo a que se referem. Em estatsticas vitais, a durao deste perodo geralmente de um ano. Em vigilncia epidemiolgica, o perodo menor (uma semana ou grupos de semanas). Outros perodos de tempo so tambm usados, dependendo das caractersticas do acontecimento e dos objectivos a atingir.
Maria Joo Rodrigues

As frequncias calculadas para perodos curtos ou para populaes de tamanho reduzido podem resultar num nmero pequeno de casos. Nesta situao, os coeficientes so de pouca estabilidade e devem ser interpretados com cautela. Solues para evitar estes inconvenientes: aumentar o perodo de observao aumentar o tamanho da amostra.
Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

Nem sempre fcil obter a informao exacta sobre a populao de risco, de modo que aproximaes tm de ser utilizadas para possibilitar o clculo dos resultados.

Emprega-se a populao existente ou estimada para a metade do perodo, ou seja, a de 1 de Julho de cada ano, j que supe-se que os acontecimentos vitais ocorrem uniformemente durante o ano.
Maria Joo Rodrigues

A populao em risco pode ser toda a populao ou um dos seus segmentos apenas, dependendo do que mais apropriado para expressar o acontecimento em questo. No clculo de uma taxa, o numerador e o denominador provm da mesma populao.

Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

a relao entre 2 valores numricos, que expressa a velocidade ou a intensidade, com que um fenmeno varia, por unidade de uma 2 varivel. a importncia quantitativa da doena, independentemente das flutuaes do nmero de indivduos, duma dada populao. a estimativa de risco de ocorrncia de determinado evento na populao (do pas, do estado, do municpio, de mulheres, etc), num determinado intervalo de tempo.

permite a comparao entre populaes diferentes.


Maria Joo Rodrigues

1. N de bitos por febre amarela em relao ao n de bitos por tuberculose RAZO 2.


N de bitos por febre amarela em relao ao total de bitos PROPORO

3. N de bitos por febre amarela no Rio de Janeiro em relao populao que residia nessa cidade em cada ano TAXA

Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

1. RAZO ou RTIO

NDICE
2. PROPORO

3. COEFICIENTE ou TAXA

Maria Joo Rodrigues

Duas situaes:
Os dados includos no numerador so tambm colocados no denominador

Trata-se da distribuio proporcional de casos, que muito utilizada, dada a sua simplicidade

Ex.: ndice de mortalidade proporcional. Estas propores no medem risco.


Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

Outra situao:
Os dados includos no numerador no so colocados no denominador

A frequncia de um acontecimento comparada com a de outro (ratio para os ingleses)

Ex.: Relao entre duas doenas, ndice ou razo de masculinidade


Maria Joo Rodrigues

Ex.: Expressa situaes multidimensionais. Incorpora numa medida nica diferentes aspectos ou diferentes indicadores.
Indice de Envelhecimento Indice de Apgar Indice de morbimortalidade.

Maria Joo Rodrigues

15-11-2011

ITENS
FREQUNCIA CARDIACA FREQUNCIA RESPIRATRIA TNUS MUSCULAR IRRITABILIDAD E REFLEXA COR

PONTUAO
0
Ausente Ausente Flcido No responde Azul ou Plido

1
Lento < a 100 batimentos Lento ou Irregular Alguma Flexo Careta Rseo c/ Extremidades Cianticas

2
> a 100 batimentos Choro Forte Movimentos Activos Tosse ou Espirro Rseo
Maria Joo Rodrigues

Indicador e ndice so usados, ora como sinnimos (passado), ora com significados diferentes (tendncia actual). No clculo dos ndices, ao contrrio dos coeficientes, o nmero de casos no relacionado populao da qual eles procedem. Por isto eles no medem risco mas sim, a relao entre os acontecimentos.
Maria Joo Rodrigues

10

15-11-2011

A comparao dos ndices deve ser interpretada com cuidado, pois as diferenas podem ser devidas a mudanas no numerador ou no denominador dos ndices comparados. Num ndice colocado no numerador o nmero de acontecimentos de certo tipo, e no denominador o nmero de outro tipo de acontecimentos.

Maria Joo Rodrigues

NDICE DE SWAROOP E UEMURA ou de Mortalidade Proporcional


ISU =
N de bitos de pessoas de 50 anos e mais total de bitos

x 100

Quanto mais alta for esta proporo, melhor so as condies de sade e outras condies sociais e econmicas da regio em estudo. Pases desenvolvidos 70% . 80% Regies subdesenvolvidas - < ou igual a 40%
Maria Joo Rodrigues

11

15-11-2011

Simplicidade de clculos Disponibilidade de dados Indicador de natureza global Possibilidade de comparabilidade nacional e internacional Dispensa dados de populao

Maria Joo Rodrigues

NDICE DE MORTALIDADE INFANTIL PROPORCIONAL


MP =
N de bitos de crianas menores de um ano total de bitos

X 100

Contrariamente ao ndice anterior quanto mais alta for esta proporo, piores so as condies de sade e outras condies sociais e econmicas da regio em estudo.
Maria Joo Rodrigues

12

15-11-2011

As estatsticas de mortalidade exprimem a gravidade da situao, mas, como o bito representa o ltimo acontecimento no processo sade doena, as estatsticas de mortalidade reflectem uma histria muito incompleta da doena e dos seus factores determinantes. Determinadas situaes que levam ao bito (de natureza dermatolgica, osteo-articular e psiquitrica), praticamente no esto representadas nas estatsticas de mortalidade. Os bitos so acontecimentos que incidem anualmente numa pequena parcela da populao. Em muitas situaes os bitos so excepo, havendo necessidade de recorrer a outros indicadores. As mudanas nas taxas de mortalidade, so em geral de pequena amplitude, o que as torna pouco teis para avaliaes de curto prazo.
Maria Joo Rodrigues

Maria Joo Rodrigues

13

15-11-2011

o que indica, ou seja, o que reflecte uma caracterstica particular.


Como termo, utilizado para representar ou medir aspectos no sujeitos observao directa, como exemplo a sade, assim como tambm a normalidade, a qualidade de vida e a felicidade. O indicador inclui apenas um aspecto, como por exemplo a mortalidade.
Maria Joo Rodrigues

INDICADORES POSITIVOS quantificam e descrevem aspectos relacionados com a qualidade de vida transporte, habitao, emprego, educao, INDICADORES NEGATIVOS quantificam e descrevem a ocorrncia de determinados agravos sade doena e morte

Maria Joo Rodrigues

14

15-11-2011

Carcter Diagnstico

pelo facto de informarem a situao existente, permitem comparaes individuais e populacionais, de modo a subsidiar a tomada de decises racionais, bem fundamentadas, sobre aces a recomendar ou a aplicar de imediato permitem presumir o que provvel suceder no futuro, e mesmo constatar as mudanas que realmente acontecem com o passar do tempo.
Maria Joo Rodrigues

Carcter Prognstico

Coeficiente de Mortalidade Geral

INDICADORES GLOBAIS

ndice de Swaroop e Uemura Esperana de Vida

INDICADORES ESPECFICOS

Coeficiente de Mortalidade Infantil Coeficiente de Mortalidade doenas transmissveis por

Maria Joo Rodrigues

15

15-11-2011

Validade Fidedignidade Representatividade Obedincia e preceitos ticos Oportunidade, simplicidade, facilidade de obteno e custo compatvel
Maria Joo Rodrigues

Mortalidade / Sobrevivncia Morbilidade / Gravidade / Incapacidade Funcional Nutrio / Crescimento e Desenvolvimento Aspectos demogrficos Condies scio econmicas Sade ambiental Servios de Sade
Maria Joo Rodrigues

16

15-11-2011

Avaliao Indirecta

Duas categorias

Avaliao Directa

Maria Joo Rodrigues

Mortalidade pr escolar (1 a 4 anos) Mortalidade infantil (< 1 ano) Mortalidade neonatal tardia (28 dias a 11 meses)
Muitos outros podem ser usados.

Maria Joo Rodrigues

17

15-11-2011

Avaliaes dietticas so utilizadas para determinar a natureza e a quantidade dos alimentos consumidos pela populao. As informaes so obtidas atravs do conhecimento da incluso na dieta de alimentos ou grupos de alimentos que fornecem os nutrientes essenciais. Em geral estes dados so obtidos atravs de questionrios. Avaliaes laboratoriais (anlises de sangue e urina) Avaliaes clnicas visam detectar sinais e sintomas da presena excessiva ou da deficincia de um ou mais nutrientes no organismo. Peso e altura so as medidas mais utilizadas, nomeadamente:
A proporo de recm nascidos com baixo peso ao nascer A proporo de crianas com peso e altura inferiores para o esperado, expressa pelo peso/idade e peso/altura O ndice de massa muscular (ou de Quetelet), na populao adulta

Maria Joo Rodrigues

EX.: mortalidade esperana de vida nveis de fecundidade e natalidade composio da populao em termos de idade e de sexo (jovens dos 0 aos 14 anos, populao economicamente activa 15 a 64 anos e idosos 65 e mais anos) O conhecimento destes aspectos demogrficos permite estimar, alm das necessidades, as exigncias, presentes e futuras, de servios, camas, consultas, pessoal e recursos de outra natureza.
Maria Joo Rodrigues

18

15-11-2011

Maria Joo Rodrigues

Maria Joo Rodrigues

19

15-11-2011

Maria Joo Rodrigues

Maria Joo Rodrigues

20

15-11-2011

Maria Joo Rodrigues

Podem ser usados indicadores de sade indirectos, como a renda per capita, taxa de analfabetismo e da proporo de crianas em idade escolar que no frequentam as escolas. proposto utilizar, por exemplo, o ndice de qualidade material de vida (IQMV), que combina alfabetizao, mortalidade infantil e esperana de vida na idade de um ano.

Maria Joo Rodrigues

21

15-11-2011

Alguns destes indicadores esto estreitamente relacionados com o nvel scio-econmico da populao. Estes indicadores referem-se cobertura e qualidade dos servios de saneamento bsico: abastecimento de gua, de esgotos, de colecta de lixo e de guas pluviais. Um indicador muito utilizado a proporo da populao que dispe de um sistema adequado de abastecimento de gua, de eliminao de dejectos e de colecta regular de lixo.
Maria Joo Rodrigues

INDICADORES DE RECURSOS

INDICADORES DE PROCESSO

INDICADORES DE RESULTADO
Maria Joo Rodrigues

22

15-11-2011

HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS

A disponibilidade de recursos materiais e humanos podem referir-se a aspectos de natureza preventiva, curativa ou de reabilitao, nomeadamente o nmero de mdicos, dentistas, camas, entre outros, assim como de detalhes relativos sua distribuio. Nos recursos financeiros especifica-se, em termos que possibilitem comparaes, o quanto se gasta com a sade e como os recursos so despendidos. tambm importante ter informaes sobre a distribuio dos recursos financeiros.
Maria Joo Rodrigues

Reflectem detalhes de determinados efeitos.

um

processo

que

conduz

EXEMPLO: propores de grvidas que fazem vigilncia prnatal, ou seja, as que tm a primeira consulta no trimestre inicial da gravidez, as que tm um nmero mnimo de consultas de rotina, digamos seis, durante a gestao.

Maria Joo Rodrigues

23

15-11-2011

Ou de IMPACTO A satisfao da populao e os indicadores de sade, sejam positivos ou negativos, justificam em parte os benefcios dos investimentos feitos no sector.

Maria Joo Rodrigues

So utilizados indicadores negativos, de mortalidade e de morbilidade, pela dificuldade em desenvolver indicadores positivos, de igual ou maior preciso, e que tenham, pelo menos, a mesma facilidade de obteno. Outro aspecto a dificuldade na operacionalizao de determinados conceitos fundamentais, como os de bem estar e normalidade, de modo a incorporar parmetros mensurveis na prtica.
Maria Joo Rodrigues

24

15-11-2011

Populao em 01/07/1996 2.457.234, sendo 1.234.003 homens e 1.223.231 mulheres. Nascidos vivos no ano 40.234 Total de bitos no ano 7.803 bitos de pessoas de 50 anos e mais anos 3.594 bitos de menores de 1 ano 987 bitos por acidentes 134 De acordo com as informaes anteriores, calcule: ndice de mortalidade proporcional Coeficiente de mortalidade geral Coeficiente de mortalidade infantil ndice de mortalidade infantil proporcional Taxa de mortalidade especfica por causas - acidentes
Maria Joo Rodrigues

25

You might also like