You are on page 1of 3

Guia de Leitura em Cincias Sociais: Como lidar com longos exerccios de leitura Tendo que enfrentar uma longa

lista de leitura em qualquer campo das cincias sociais, voc precisa aprender a ler tanto extensiva quanto intensivamente; geralmente pouco p rtico ler tudo palavra por palavra e linha por linha. Embora a leitura e a interpretao minuciosas faam parte da tradio em cincias sociais, com freqncia impossvel realiz-las, especialmente em cursos de nvel introdutrio e intermedirio. Ao invs de tentar ler cada palavra e cada linha, considere as seguintes sugestes para uma leitura mais eficiente e eficaz dos materiais do curso. I. Organize a leitura ao longo de semanas e meses. Avalie o material a ser trabalhado (programas e sumrios nos livros indicados). Faa uma estimativa da quantidade de leitura para o semestre e tente dividir o trabalho semanalmente. Algumas semanas podero exigir uma maior quantidade de leituras, outras menos. Embora as tarefas variem, tente manter o seu trabalho e o seu ritmo estveis. O trabalho ter menor sobrecarga e ficar mais fcil de administrar. Certifique-se de inserir na sua grade de horrio tempo para os trabalhos escritos (incluindo o primeiro, o segundo e o terceiro esboos, com tempo nos intervalos para os comentrios de terceiros, reelaborao e reviso) II. Comece todas as tarefas de leitura pela leitura do resumo, do prefcio, das introdues e concluses. Estas so freqentemente as partes mais importantes de qualquer texto, porque nelas muitas vezes o autor sinaliza para os seus temas e argumentos principais. necessrio, contudo, observar, algumas vezes cuidadosa e meticulosamente, as pores centrais do texto, para identificar a evidncia produzida com respeito aos principais temas e teses. Muitas vezes as primeiras sentenas dos pargrafos oferecem as articulaes com o argumento do autor.

Leitura de Inspeo (de um livro ou artigo): a. Leia a folha de rosto e o prefcio b. Examine o sumrio para obter uma percepo geral da estrutura do livro. c. Examine o ndice. d. Leia a resenha do editor. e. Leia as afirmaes sumariadas nos pargrafos de abertura e fechamento de captulos chave. f. Formule aquilo que acha que sabe sobre a questo. O que considera pontos essenciais e fatores explicativos chave? Voc pode no saber nada sobre o tpico; use essa falta de conhecimento para visualizar uma lista do que preciso que o autor lhe diga para que fique informado. III. Mecnica da leitura e das anotaes. Leia o texto e faa notas marginais (em lembretes ou pedaos de papel) indicando o que pareceram as partes mais importantes do texto. Quando tiver completado uma primeira leitura do texto, retorne e tome notas na forma de esboo, parafraseando sentenas ou pargrafos at que tenha reduzido um grande

nmero de pginas do texto a umas poucas. (Certifique-se de manter uma citao acurada da obra para que em qualquer uso futuro das notas e parfrases, elas possam ser apropriadamente citadas. Voc no que se envolver em plgio). Sublinhar no suficiente. Destacar no suficiente. A fim de conhecer um texto voc precisa convert-lo em suas prprias palavras, ou oferecer a sua prpria organizao do texto. O texto precisa ser processado de maneiras diferentes em seu crebro. Sublinhar uma atitude passiva e no lhe ajuda a apreender o material.

Leitura Analtica: Classifique o livro ou artigo segundo o tipo e o assunto. Em que paradigma ou programa de pesquisa (gnero) ele se enquadra. Sobre o que o livro como um todo? b. Enumere as sees principais em sua ordem e relaes, esboce-as como esboou o todo. c. Defina o problema ou problemas especficos que o autor tentou resolver. Que questo o autor afirma enderear? Voc tambm pode querer refletir sobre como essa leitura se enquadra no curso. Por que o instrutor colocou esse texto nesse momento do curso? Qual o tpico do programa? De que forma essa leitura fornece uma resposta ou uma informao para esse tpico? d. Que afirmaes tericas faz o autor? Uma afirmao terica prope uma relao. Por exemplo, teorias estruturais do desvio sugerem que o desvio (aquilo que deve ser explicado) uma conseqncia da estrutura (organizao das partes) de uma sociedade. Em outras palavras, a estrutura social produz o desvio. e. Quais so os conceitos e variveis utilizados? Familiarize-se com o autor definindo palavras chave. Conhea os detalhes do argumento. No exemplo acima: o que estrutura social? O que significa desvio? Os tericos e estudiosos presumem que o leitor sabe o que significa estrutura social? Voc precisa descobrir o que esses termos significam a fim de compreender o texto? f. De que forma o argumento ou posio do autor comparvel de outros que tratam da mesma questo ou de questes relacionadas? Onde esto os pontos de similaridade e diferena? g. Que afirmaes normativas (julgamentos de valor) faz o autor? Que valores o autor presume que os leitores compartilharo? Que suposies feitas pelo autor podem ser contestadas? h. Qual a metodologia do autor? (Aqui voc deve se preocupar no apenas com os mtodos utilizados mas com os tipos de argumento implicados no mtodo, e afirmaes sobre que mtodos so mais ou menos apropriados) O que constitui evidncia nessa leitura? Conhea os argumentos do autor encontrando-os ou reconstruindo-os nas seqncias de sentenas.
a.

i. Determine que problemas o autor resolveu e os que no resolveu; entre os no resolvidos, identifique aqueles em que o autor tem conscincia de que fracassou na resoluo. Se voc discorda do autor, em que bases voc coloca a discordncia? O autor mal informado, informado incorretamente, impreciso, ilgico, incompleto? Critique com justia; no julgue com base em opinio pessoal, gosto ou preferncia. O argumento internamente

consistente? A evidncia (tanto a apresentada pelo autor quanto outra evidncia no campo) sustenta o argumento?

IV. Resumo (use este formato para as notas a serem entregues a cada semana) Citao bibliogrfica completa. Tese: 1-2 sentenas. Detalhes: 3-4 pargrafos bem construdos. Temas: 3-4 marcadores usando os conceitos chave do autor V. Os estudantes so recomendados a usar e consultar Lee Cuba, A Short Guide to Writing About Social Science, second edition (New York: Harper Collins, 1992) para instruo adicional em leitura e escrita em cincias sociais, resumindo e sumariando leituras. Voc descobrir que este livro til para outros assuntos tambm. VI. Amostras Colocarei na pgina da Web do curso exemplos de escrita abstrata e anotaes.

You might also like