You are on page 1of 4

RECREAO NA CRECHE

RECREAO NA CRECHE

Brincando desde beb, a criana conhece o mundo


BRINQUEDOS SIMPLES COMO CHOCALHO OU CUBOS AJUDAM OS BEBS A DESENVOLVER OS SENTIDOS, A ENTENDER O MUNDO SUA VOLTA, A CONHECER O PRPRIO CORPO E A INTERAGIR COM OS COLEGAS
TEXTO: BIA REIS ILUSTRAO: CLOUDS4SALE

os primeiros meses de vida, as brincadeiras estimulam os sentidos. Os bebs olham tudo com ateno e se encantam com objetos coloridos. Ao ouvir qualquer barulhinho, se viram procurando de onde ele vem. A partir de 1 ano, as crianas j esto mais geis e se interessam por tudo o que tem movimento por isso, a bola sucesso garantido! Como nessa fase a fala est em pleno desenvolvimento, importante conversar muito com elas e explicar cada atividade. Por volta dos 3 anos, os pequenos j interagem mais com o grupo e as brincadeiras podem prever regras mais definidas.
CONSULTORIA: CARLOS ALBERTO DE MATTOS FERREIRA, PSICANALISTA, PSICOMOTRICISTA E FONOAUDILOGO, DO RIO DE JANEIRO; E LUCIANA FIEL, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAO INFANTIL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE VIOSA (MG)

40 ESCOLA q JOGOS E BRINCADEIRAS

JOGOS E BRINCADEIRAS q ESCOLA 41

RECREAO NA CRECHE

60 ENCAIXES

58

SONS
Se faz barulho, chama a ateno dos bebs x IDADE A partir de 3 meses. x O QUE DESENVOLVE Audio e coordenao motora. x BRINQUEDO Chocalho. x COMO BRINCAR Agite o brinquedo perto e longe do beb, afastando-o dos olhos e variando o ritmo ora lento, ora rpido. V para diferentes locais da sala e faa barulhos para que ele procure de onde vem o som. A partir do quarto ms, quando ele comea a segurar objetos, coloque o chocalho nas mos dele e o ensine a fazer o movimento. x ESTE VOC FAZ Coloque arroz ou sementes dentro de um pote de iogurte. Feche bem com fita crepe. Ateno para que os pequenos no abram os chocalhos caseiros com a boca.

Uma caixa dentro da outra e o beb aprende o que grande, pequeno, leve e pesado x IDADE A partir de 6 meses. x O QUE DESENVOLVE Noo de tamanho e de peso. x BRINQUEDO Caixas de papelo e potes plsticos de vrios tamanhos e formatos. x COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabea e coloque um sobre o outro at formar uma torre. Deixe a criana brincar vontade com os potes e colocar as mozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferena de peso. x ESTE VOC FAZ Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelo e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

61

ESCONDE-ESCONDE
Cad o ursinho? Ele sumiu, mas no para sempre x IDADE A partir de 6 meses. x O QUE DESENVOLVE Noo de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de viso. x COMO BRINCAR Se esconda atrs de uma porta ou de algum objeto grande e chame o beb, fazendo com que ele procure voc. Aparea novamente. Cubra a sua cabea com um pano e chame a criana pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o beb goste, como um ursinho, e pergunte: Cad o ursinho? Onde ele est? Incentive a criana a procur-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criana a compreender a ausncia dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

59 CORES

Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no cho! x IDADE A partir de 3 meses. x O QUE DESENVOLVE Coordenao motora e a viso, que comea a ficar mais ntida a partir do terceiro ms. x BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma. x COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros. Deixe a criana segur-los e derrub-los. x ESTE VOC FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes. Junte um ao outro com fita adesiva. Tambm possvel usar gua, leo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o beb perceba que sua mo envolve o objeto de vrias maneiras.

42 ESCOLA q JOGOS E BRINCADEIRAS

JOGOS E BRINCADEIRAS q ESCOLA 43

RECREAO NA CRECHE

62

TNEL
Engatinhando, se arrastando... H vrias formas de atravessar o tnel! x IDADE A partir de 1 ano. x O QUE DESENVOLVE Coordenao motora e relacionamento social. x BRINQUEDO Tnel de pano com armao de metal. x COMO BRINCAR Mostre o tnel para a criana. Faa com que ela ande ao lado dele, por fora, do incio at o fim. Depois, coloque brinquedos dentro do tnel e pea para ela pegar. S ento incentive-a a atravessar o tnel. x ESTE VOC FAZ Providencie caixas grandes de papelo. Tire a tampa delas e cole uma na outra com fita crepe.

64

TRENZINHO OU COBRA
Uma criana atrs da outra ou de mos dadas... E o trem faz ziguezague pela classe x IDADE A partir de 2 anos. x O QUE DESENVOLVE Percepo de como o corpo se movimenta em um determinado espao e interao com o colega. x COMO BRINCAR As crianas andam em duplas, trios ou em grupos maiores, uma atrs da outra, com as mos no ombro do amigo da frente. Tambm podem andar de mos ou braos dados e formar uma roda. Para variar, sugira que elas andem de costas, at encostar em algum companheiro.

65 ESTICA E ENCOLHE 63 BOLA


Os pequenos vo se divertir ao ficar de barriga para baixo em cima de uma grande bola x IDADE A partir de 1 ano. x O QUE DESENVOLVE Coordenao motora. x BRINQUEDO Bolas de plstico de vrios tamanhos. x COMO BRINCAR Chute a bola e pea para a criana devolver com os ps ou com as mos. Pea para ela passar a bola por baixo das prprias pernas ou das suas. Utilize tambm bolas maiores e diga para o beb se sentar sobre elas. Coloque-o de barriga para baixo em cima de uma bola grande e faa movimentos lentos para a frente e para trs, para a esquerda e para a direita, sempre segurando a criana com firmeza. x ESTE VOC FAZ Faa uma bola colocando retalhos de tecido ou pedaos de l dentro de uma meia ou amassando bem vrias folhas de jornal presas com fita adesiva. Elas podem ser de diferentes tamanhos.

Os movimentos so simples e do s crianas a noo de ritmo x IDADE A partir de 2 anos. x O QUE DESENVOLVE Percepo da prpria imagem e das partes do corpo, criatividade e conceitos de rpido e lento. Feito com msica, o exerccio ensina ritmo e a relao entre movimento e som. x COMO BRINCAR Incentive a criana a fazer movimentos de extenso e flexo de mos, braos, pernas e do corpo inteiro. Mostre que a mo, contrada, fica igual a uma bolinha. Coloque uma msica lenta e pea para ela fazer os movimentos no ritmo. Depois, ponha uma cano mais agitada e indique como ficam os movimentos nessa marcao.

66

RELAXAMENTO
Espreguiar, bocejar e rolar sobre um colchonete... Tem coisa mais gostosa? x IDADE A partir de 2 anos. x O QUE DESENVOLVE Ateno respirao e s batidas do corao. x COMO BRINCAR Deixe as crianas bem vontade, descalas e sentadas no cho. Mostre como espreguiar, esticando todo o corpo, e como bocejar. Diga para fazerem o mesmo. Depois, todos se deitam e rolam de um lado para o outro.

44 ESCOLA q JOGOS E BRINCADEIRAS

JOGOS E BRINCADEIRAS q ESCOLA 45

RECREAO NA CRECHE

67 MMICA

Na imaginao, a criana vira um carro ligeiro ou um barco x IDADE A partir de 2 anos. x O QUE DESENVOLVE Criatividade, percepo da realidade e coordenao motora. x COMO BRINCAR Pea para a criana fazer imitaes de diversos objetos em movimento: carro, trem, avio, bola e barco. Faa voc tambm diferentes imitaes e pergunte para a turma o que voc est representando.

69 CIRCUITO

Como uma formiga, a criana d passos curtinhos. Mas tambm corre e at anda de costas x IDADE A partir de 3 anos. x O QUE DESENVOLVE Equilbrio e conscincia corporal. x COMO BRINCAR Distribua pela sala almofadas, blocos de espuma, bancos e outras peas para que a turma ande sobre eles. possvel criar um circuito, comandado por ordens verbais. Diga: Imagine que vocs so formiguinhas. Todos andam bem devagar, com passos bem pequeninos. Agora, vocs tero de passar perto de um grande tamandu. Corram com passos largos para no ser pegos! Esses comandos podem incluir outras formas de andar, com graus variados de dificuldade: na ponta dos ps, com os calcanhares, para a frente e para trs.

68 DANA DAS CADEIRAS

70

PINTURA NO CORPO
Dia de sol, vo todos brincar com tinta. A tarefa termina com um banho de mangueira x IDADE A partir de 3 anos. x O QUE DESENVOLVE Expresso artstica e explorao do prprio corpo e do colega. x COMO BRINCAR Numa rea ao ar livre, as crianas vestidas com trajes de banho recebem tinta guache para pintar o corpo. Escolhidos os ps, por exemplo, oriente os alunos a pint-los. Passe ento para as pernas, a barriga, os braos e as mos. Coloque papel pardo no cho e oriente o aluno a se deitar, imprimindo o corpo na folha. Leve um espelho para que todos se vejam. Para ajudar a turma a ganhar autonomia, diga para cada um tirar a tinta do prprio corpo. V, novamente, nomeando as partes: Agora vamos lavar os ps! Agora as mos! Os braos!... x LEMBRETE Para evitar que a brincadeira cause problemas de sade, importante que sejam utilizados produtos antialrgicos.

A brincadeira exige ateno e mostra o que so regras. Quem no se sentar sai do jogo x IDADE A partir de 3 anos. x O QUE DESENVOLVE Noes de espao e tempo, ateno e concentrao, socializao, percepo de si prprio e do outro, conceito de regras e compreenso de que possvel ganhar e perder. x COMO BRINCAR Separe cadeiras baixinhas de acordo com o nmero de alunos da classe se a turma tem sete estudantes, coloque seis cadeiras no centro da sala e forme com elas uma roda. Coloque uma msica e pea para eles andarem e danarem em volta das cadeiras. Quando a msica parar, todos devem se sentar. Sai da brincadeira quem ficar sem cadeira. Tire uma cadeira e recomece a atividade. O jogo acaba quando restar apenas um assento e uma criana. x VERSO COOPERATIVA Nessa brincadeira, no h vencedores. Separe um nmero de cadeiras igual ao de alunos e forme a roda. Coloque uma msica e pea para as crianas andarem e danarem em torno das cadeiras. Quando o som parar, todos os alunos devem se sentar. Porm, diferentemente da verso anterior, apenas as cadeiras so retiradas uma a uma. O objetivo que as crianas se ajeitem at que, no final, todas se acomodem em apenas uma cadeira.

71CARAS E CARETAS

Mudando as expresses, a garotada mostra raiva e ainda pode imitar um bichinho x IDADE A partir de 3 anos. x O QUE DESENVOLVE Capacidade de representar os sentimentos. x COMO BRINCAR Coloque a turma ao seu lado, em frente a um espelho, e pea para todos imitarem as suas expresses. Depois diga o que significam. Se voc franzir a testa, diga que est srio ou bravo; torcer o nariz demonstra desprezo; falar com os dentes cerrados indica raiva; sorriso mostra alegria. Depois, imite animais: um coelho, franzindo o nariz, ou uma cobra, colocando a lngua para dentro e para fora.

46

47

You might also like