You are on page 1of 3

DEFINIO DE CHUVA CIDA Chuva cida um fenmeno que ocorre devido poluio atmosfrica, com a liberao de xido de nitrognio,

o, dixido de carbono e dixido de enxofre, que provoca um grande problema ambiental. Quando a poluio da atmosfera intensifica, o pH da gua da chuva atinge valores abaixo dos considerados normais para a chuva (5,6), tornando-a cida. Isso significa que, ao atingir a natureza, o excesso de acidez poder causar graves danos. A relao entre a chuva cida e a poluio da atmosfera um fenmeno verificado desde a Revoluo Industrial.

Para reduzir o fenmeno da chuva cida necessrio diminuir o consumo de energia, criar um sistema de tratamento de gases industriais, utilizar carvo com menor teor de enxofre e aumentar a popularizao de outros tipos de energia, como a energia solar, elica, biocombustveis, etc. At os anos 90, a maior ocorrncia de chuvas cidas era nos Estados Unidos, porm, nos ltimos anos, o fenmeno tem se intensificado em pases asiticos, 1

como a China. No Brasil, a chuva cida mais comum nos estados do Rio de Janeiro e So Paulo.

ORIGEM: A CHUVA CIDA NATURAL E A ORIUNDA DE POLUIO Os principais contribuintes para a produo de gases que provocam a chuva cida, lanados na atmosfera, so as emisses dos vulces e processos biolgicos que ocorrem nos solos, pntanos e oceanos. Foi possvel determinar os efeitos da deposio cida que ocorreram nas geleiras h milhares de anos em partes remotas do globo. As principais fontes humanas desses gases so as indstrias, as usinas termoeltricas e os veculos de transporte. Os gases podem ser carregados por milhares de quilmetros na atmosfera antes de reagirem com partculas de gua originando cidos que mais tarde se precipitam. A precipitao cida ocorre quando a concentrao de dixido de enxofre (SO2) e xidos de azoto (NO, NO2, N2O5) suficiente para reagir com as gotas de gua suspensas no ar (as nuvens). Tipicamente, a chuva cida possui um pH volta de 4,5 enquanto que a chuva normal tem um pH de cerca de 5,6 e a gua corrente tem 6,8, sendo esta ltima j considerada neutra (pH 7 neutro).

CONSEQUNCIAS DA CHUVA CIDA Um dos fatores mais agravantes a queima do carvo mineral e de outros combustveis de origem fssil. Outro problema causador da chuva cida o lanamento de gases poluentes na atmosfera por veculos automotores, usinas termeltricas, indstria, etc. A chuva cida pode transformar a superfcie do mrmore em gesso. A chuva cida industrial um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rssia e em reas sob a influncia de correntes de ar 1

provenientes desses pases. Essas reas queimam carvo com enxofre na sua composio para gerar calor e eletricidade. Mas nem sempre as reas onde so liberados poluentes, como as reas industriais, sofrem danos diretos, justamente pelas correntes de vento e conveco das massas de ar, podendo afetar reas alm das que emitem estes gases. Por esta razo, a chuva cida , tambm, denominada poluio transfronteiria, j que regies que no poluem podem ser severamente prejudicadas pela sua precipitao.

Fontes de referncia: http://www.significados.com.br https://wiki.ifsc.edu.br

You might also like