You are on page 1of 2

Parte 5, Captulo 6 de Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury.

Objetivos desta tcnica: estimular a ousadia, promover a perspiccia, cultivar a criatividade, incentivar a sabedoria, expandir a capacidade crtica, formar pensadores. A educao clssica comete outro grande erro. Ela se esfora para transmitir o conhecimento em sala de aula, mas raramente comenta sobre a vida do produtor do conhecimento. As informaes sobre qumica, fsica, matemtica, lnguas deveriam ter um rosto, uma identidade. O que significa isso? Significa humanizar o conhecimento, contar a histria dos cientistas que produziram as idias que os professores ensinam. Significa tambm reconstruir o clima emocional que eles viveram enquanto pesquisavam. Significa ainda relatar a ansiedade, os erros, as dificuldades e as discriminaes que sofreram. Alguns pensadores morreram por defender suas idias. A melhor maneira de produzir pessoas que no pensam nutri-las com um conhecimento sem vida, despersonalizado. Sou crtico dos materiais didticos belssimos que expem o conhecimento mas desprezam a histria dos cientistas. Este tipo de educao causa averso nos alunos, no provoca a arte de pensar. Quantas noites de insnia, dificuldades e turbulncias eu ,no passei para produzir uma nova teoria sobre o funcionamento ela mente num pas que no tm tradio de produzir cientistas tericos! Produzir uma nova teoria mais complexo do que fazer centenas de pesquisas. Mas nem todos valorizam esse trabalho. Quais so meus alicerces intelectuais? Sero os meus sucessos, o reconhecimento da teoria e seu uso em teses de mestrado e doutorado? No! Meus alicerces so as dores que passei, as inseguranas que vivenciei, as angstias que sofri, a superao do meu caos... Por trs de cada informao dada comi tanta simplicidade em sala de aula existem as lgrimas, as aventuras e a coragem dos cientistas. Mas os alunos no conseguem enxerg-las. to importante falar da histria da cincia e da histria dos pensadores quanto do conhecimento que eles produziram. A cincia sem rosto paralisa a inteligncia, descaracteriza o ser, o aproxima do nada (Sartre, 1997). Gera homens arrogantes, e no homens que pensam.. Raramente um cientista causou danos humanidade. Quem causou os danos foram os que utilizaram a cincia sem conscincia crtica.

Humanizar o conhecimento

Paixo pela cincia: em busca de aventureiros


Como eu produzo conhecimento sobre a forma como construmos pensamentos, sempre me intrigou observar que um pensador gerava um conjunto de colegas pensadores na primeira gerao e, na segurada, eles escasseavam. Por exemplo, muitos jovens antigos de Freud tornaram-se pensadores, como Jung e Adler. Depois da morte de Freud, muitos de seus seguidores se fecharam para novas possibilidades

de pensamentos. Assim, no expandiram mais suas idias, como fez a primeira gerao, apenas as reproduziram ou repetiram. Por que ocorre esse fenmeno inconsciente na cincia? Porque a primeira gerao participou da histria viva do pensador. Sentiu o calor dos seus desafios, das suas perseguies e da sua coragem, e por isso tambm abriu as janelas da sua inteligncia e ousou criar, correr riscos, propor algo novo. A segunda gerao no participou dessa histria, por isso endeusou, e no humanizou o pensador. Claro que h excees, mas esse mecanismo universal. Esteve presente na filosofia, no direito, na fsica, no sistema poltico, e at no meio dos lderes espirituais. Sabe quais so os piores inimigos de uma teoria e de uma ideologia? So seus defensores radicais. H muito que falar sobre isso, mas no o momento. Diante disso afirmo convictamente que humanizar o conhecimento fundamental para revolucionarmos a educao. Caso contrrio, assistiremos a milhares de congressos de educao que no tero efeito intelectual algum. Os alunos, mesmo os que fazem mestrado e doutorado, sero no mximo atores coadjuvantes da evoluo da cincia. Creio que 10 a 20% do tempo de cada aula deveriam ser gastos pelos professores com o resgate da histria dos cientistas. Esta tcnica estimula a paixo pelo conhecimento e produz engenheiros de idias. Os alunos sairo com um diploma na mo e uma paixo no corao. Sero aventureiros que enfrentaro e exploraro o mundo com maestria. Os jovens sairo do ensino mdio e universitrio desejando se espelhar em modelos de empreendedores, tais como cientistas, mdicos, juristas, professores, enfim, os atores que transformam o mundo, e no em modelos fotogrficos e artistas que do dia para a noite ganham os holofotes da mdia. O conhecimento sem rosto e a indstria fantasiosa do entretenimento tm matado nossos verdadeiros heris.

You might also like