You are on page 1of 4

1.

1 A Guerra e a (Des)Construo da Filosofia


Por que o homem fere o homem? Por que a violncia se faz presente na vida humana? E, to urgente quanto estas interrogaes, como ultrapassar a esfera da violncia encontrando a paz? Esta uma das mais antigas questes que inquieta o pensamento: o problema da violncia. Esta questo tem ao longo dos tempos ecoado como pergunta poltica e, ao mesmo tempo, como questo filosfica, como um questionamento pela justia e pela tica. O prprio construir-se da razo

ocidental, enquanto racionalidade grega, surge solidrio a esta problemtica presente no comeo conflituoso da polis grega1. A experincia social, no tocante a passagem da realeza micnica cidade grega, desperta o surgimento de uma sophia ocupada com uma reflexo moral e especulaes polticas orientadas para a busca de um equilbrio, um acordo diante de uma desordem presente. Os primeiros sbios no tm por objeto o universo da physis, ainda, mas, justamente, o mundo dos homens e seus conflitos: Que elementos o compem? Que foras o dividem contra si mesmo? Como uma vida comum pode apoiar-se em elementos discordantes? Como harmoniz-los para que, desses conflitos, surja a ordem na cidade? Como, no plano social, o uno pode sair do mltiplo e o mltiplo do uno? Quando nasce, na Escola de Mileto, a filosofia est assentada sobre esta sabedoria poltica com traos ainda mtico-religiosos diluda no novo esprito, a polis. Ocupando-se da natureza do ser e do saber, a razo est rodeada pelo escndalo da guerra, pelo irracional da injustia, pela ausncia de sentido da violncia, pelos conflitos de poder, muitas vezes narrados nas diversas teogonias e cosmogonias. O logos, na sua origem, toma conscincia de si mesmo, de suas regras, de sua eficcia, justamente por intermdio de sua funo poltica. O novo horizonte espiritual inaugurado no sistema da polis favorecido, inicialmente, pela extraordinria preeminncia da palavra sobre todos os outros instrumentos

Para um detalhamento do comeo da filosofia assentado sobre os conflitos que do origem polis grega ver VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Traduo: sis Borges B. da Fonseca. 13. Ed. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

do poder, tornando-se instrumento poltico por excelncia. A palavra apresentase como poder de conflito e poder de unio. De uma disputa blica entre carros e cavaleiros no campo de batalha, cede-se lugar a uma disputa oratria, um combate de argumentos no espao pblico da gora, onde a arte do discurso procura ultrapassar a esfera da violncia, considerada, pelos gregos, uma forma pr-poltica de lidar com as pessoas.2 Pode-se dizer, com isso, que o homo sapiens redunda em homo politicus, na origem do logos grego. No palco da guerra, de conflitos, ora armados, ora argumentativos, a filosofia nasce como filha da cidade. Deparando-se com as questes mais emergenciais e cotidianas da sociedade, mergulha na natureza mais profunda da sociabilidade, de tudo, do todo. No incio, j sangrento, do sculo XXI, nos deparamos com estas mesmas questes, ressurgentes por conta das conseqncias trgicas do sculo XX, que nos conduzem a uma experincia violenta e dolorosa do humano. Christian Delacampagne3 apresenta o sculo XX tendo como elemento marcante o horror diante de crimes realizados em escala planetria e originados por uma insondvel perverso do pensamento, em que Auschwitz pode ser situado como o seu maior smbolo. A Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o holocausto judeu, a GuerraFria, a ameaa nuclear, enfim, essa sucesso de fatos blicos expem a verdadeira face do mundo contemporneo: um mundo em crise. Todos esses acontecimentos pem em xeque o projeto europeu, exaltado no sculo XIX como a plenitude da razo ilustrada, cientfica e tecnolgica. A guerra representava, antes de tudo, a prova mais patente do fracasso de um projeto de convivncia e do fracasso da cultura europia.
4

Uma cultura assentada na ilustrao e no

liberalismo agora colocada em juzo. Retomando a origem do pensamento grego, percebe-se que, ao impulso filosfico, corresponde o fato do mundo humano em que o pensamento

HARENDT, Hanna. A Condio Humana.Traduo de Roberto Raposo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Forense. 1995, p. 35. 3 DELACAMPAGNE, Christian. Histria da Filosofia no Sculo XX. Traduo: Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. 4 COSTA, Mrcio Luis. Lvinas: uma introduo. Traduo: J. Thomaz Filho. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 57.

gestado. Diante do quadro contemporneo, numa convocao filosofia, aps Auschwitz, como pensar a justia, a igualdade, a liberdade? Como pensar a ao humana aps o sculo XX? Qual o sentido do sujeito e da filosofia perante o genocdio? Enfim, com a interdio da razo moderna pelo escndalo da guerra, como pensar a prpria racionalidade? O grito de dor no campo de batalha um clamor para que a filosofia, a razo, se faa presente e faa frente ao irracionalismo. Assim tambm, Ricardo Timm de Souza5 v o sculo XX, no tocante estrutura do pensamento, como um sculo de rompimento e desagregao. O sentido geral da filosofia se transloca de forma muito incisiva da construo sistemtica ou conceptual para a crtica do sistema, do conceito, da linguagem e da filosofia mesma.
6

Para este autor, a filosofia em sua evoluo tem

empreendido, na maioria das vezes, um projeto que consiste justamente em esforar-se por neutralizar o poder desagregador do diferente. Diferente este entendido, desde o comeo do pensamento ocidental, como princpio de caos e desordem, o peiron, o ilimitado, o fundamento da indeterminabilidade. Diante de um pensamento deslumbrado com o prprio poder de abrangncia e de identificao consigo mesmo, esse ilimitado aparece como a ameaa do desconhecido. O projeto que o pensamento toma para si justamente a reduo do desconhecido ao conhecido, do diferente que se torna uma espcie entre outras espcies.
A histria do Ocidente tem consistido, em suas linhas mais amplas, na histria dos processos utilizados para neutralizar o poder desagregador do Diferente; e a Histria da Filosofia ocidental tem sido, quase sempre, a maneira de favorecer e legitimar intelectualmente esta busca da neutralizao.7

A esta busca de neutralizao chama-se totalizao e o resultado a este esforo, de totalidade. A filosofia contempornea depara-se, ento, com um

SOUZA, Ricardo Timm de. Totalidade e Desagregao: sobre as fronteiras do pensamento e suas alternativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. 6 Id. Ib. p. 24. 7 Id. Ib. p. 18.

passado seu referido, com raras e marcantes excees, a um grande exerccio de totalizao. A inaugurao do sculo XX que, na viso de Souza8, ocorre com a Primeira Guerra Mundial, expe uma face oculta da lgica do Ocidente. Os sucessivos eventos sangrentos, presentes neste sculo, trazem tona a grande razo que culmina no grande irracionalismo da violncia e do genocdio. Gestase, a partir da, uma fragmentao do pensamento. Os filsofos da poca percebem um desconforto, um perigo, uma desagregao manifestada na forma de, como v Souza, basicamente, duas direes: uma arqueologia restauradora, com Husserl, onde se v uma tentativa de retomada dos parmetros da modernidade sobre bases mais consistentes, e Heidegger, com uma retomada das nascentes do Ocidente, para evitar e corrigir os desvios causados pelo esquecimento do ser. Ou ainda, alternativas diversas, como Rosenzweig, com a crtica totalidade; Wittgenstein, abordando o plo crtico do pensamento, a linguagem; Brgson, com uma crtica da razo rgida; Sartre, s voltas com a ambigidade da percepo do diferente; ou a Escola de Frankfurt, criticando a totalidade da construo ocidental em seus constitutivos mais profundos e em sua estruturao; para no citar outros, ainda.9 Com isso, a cultura ocidental encontra-se frente a uma desagregao de todo um sistema de sentido e de valores. A proposta de Souza, retomando Rosenzweig, que se leve s ltimas conseqncias este processo de desconstruo da totalidade, oportunizando uma re-situao da filosofia.

8 9

SOUZA, Ricardo Timm de. Totalidade e Desagregao. p.22-27. Id. Ib. Para uma compreenso mais detalhada dessa desagregao ver tambm o captulo A razo em Questo de DELACAMPAGNE. Op.Cit.

You might also like