You are on page 1of 2

A educao no Brasil nos dias atuais

A educao brasileira no evoluiu muito no que se refere questo da qualidade. As avaliaes, de todos os nveis, esto priorizadas na aprendizagem dos estudantes, embora existam outros critrios. O que podemos notar, por dados oferecidos pelo prprio Ministrio da Educao, que os estudantes no aprendem o que as escolas se propem a ensinar.

At os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educao continua a ter as mesmas caractersticas impostas em todos os pases do mundo, que mais o de manter o status quo, para aqueles que freqentam os bancos escolares, e menos de oferecer conhecimentos bsicos, para serem aproveitados pelos estudantes em suas vidas prticas.

Na evoluo da Educao brasileira a prxima ruptura precisaria implantar um modelo que fosse nico, que atenda s necessidades de nossa populao e que seja capaz de beneficiar todos os brasileiros.

O Brasil se coloca na 76 posio entre 129 pases no ranque do ndice de Desenvolvimento de Educao para Todos (IDE). O risco do Brasil, segundo a UNESCO, esta na possibilidade de no reduzir pela metade, at 2015 a taxa de analfabetismo e de no alcanar a paridade de gneros na educaobsica.

Em termos de percentual de analfabeto o Brasil s perde para a Bolvia na Amrica Latina, aonde opercentual de analfabetos chega a quase 12%.

Na ltima prova do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem), participaram mais de 1milho de alunos e 23 mil escolas, 75% pblicas e 25% privadas. As escolas da capital de So Paulo Obtiveram a mdia de 54 pontos (numa escala de 0 a 100) e se colocaram em 10 lugar entre as capitais brasileiras, atrs das escolas de Vitria, Porto Alegre, Florianpolis, Braslia, Belo Horizonte, Curitiba, Goinia, Rio de Janeiro e Salvador. Quando se consideram apenas as escolas da rede pblica, So Paulo obteve a mdia de 48 pontos e manteve a 10 posio. Nas escolas da rede particular, So Paulo ficou com a mdia de 64 pontos e desceu para a 12 posio.

Segundo dados do IBGE o Brasil gasta em mdia US$ 9.019,00 anuais por aluno no ensino superior e US$ 1.159,00 no ensino fundamental. Quase oito vezes mais no ensino superior o que por si um contra-senso.

A situao atual do Brasil delicada, pois sem uma educao de qualidade estaremos prejudicando a capacidade do pas de continuar crescendo no futuro. Precisamos comear a participar mais ativamente das iniciativas para modificar esse panorama atual.

A educao atual esta estagnada, as classes responsveis pela educao formal dos indivduos no cumprem o que proposto muitas vezes por eles mesmos.

fundamental o envolvimento familiar na educao dos nossos alunos para que, desta forma, possamos obter melhor desenvolvimento no ambiente escolar. Um exemplo do que foi deixado no passado e poderia estar presente na educao hoje, era este envolvimento dos pais, poderia voltar poca em que a educao moral no era apenas incumbncia da escola e dos professores, e sim dos pais, da famlia.

Referncias bibliogrficas

Na internet: O Beab do Brasil. Disponvel em:

You might also like