You are on page 1of 4

Na Casa do Pai

Lucas 15:17 "Ento, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai tm po com fartura, e eu aqui morro de fome!" Esse foi o pensamento de um filho que decidiu se afastar do pai, no se sabe ao certo quais foram os motivos que o levaram a isso. O fato e que um dia ele se afastou, preferiu quebrar o relacionamento com seu pai. A histria comea assim: Numa casa havia um pai e dois filhos, num certo dia o filho mais novo chegou para o pai e disse: - Pai, d- me a parte dos bens que me cabe. Vamos entender um pouco isso, o filho mais novo pediu a parte da herana, isso s se recebe depois da morte daquele que esta deixando a herana, ento o que esse menino esta dizendo e o seguinte: - Pai pra mim o senhor morreu, o que eu quero e apenas aquilo que o senhor pode me oferecer, mas eu no quero me relacionar com o senhor. Imagina a reao desse pai? Como voc reagiria se ouvisse isso? Sabia que e isso que fazemos todos os dias, chegamos pra Deus, o Pai e dizemos: - Deus eu s quero as bnos, no quero me relacionar contigo, a minha forma de viver e muito melhor, ento me faca um favor me de logo minha herana e me deixa viver como eu quero. Parece estranho ouvir dessa forma, n? Mas infelizmente essa tem sido a orao de muitos. Esto apenas preocupados com aquilo que o Pai pode dar, sendo que o maior bem e te-lo. Muito bem, vamos voltar a nossa histria, se fosse eu ouvindo isso do meu filho, eu daria uma boa surra, o colocaria de castigo, tirava celular, facebook, cortaria a mesada durante um bom tempo, contudo o pai nessa histria surpreendeu, sabe o que ele fez? Repartiu e deu a herana para os filho (preste ateno que o pai repartiu, ento os dois filhos receberam) Porque ser que ele fez isso? Para o pai as coisas no so mais importantes que as pessoas, ele tava muito mais interessado em restaurar o relacionamento do que causar mais confuso. A pai ama tanto que o libera para tentar ser feliz longe dele.

Poucos dias depois o filho mais novo sai de casa, e vai viver da forma que ele achou que seria a melhor, no demorou muito e tudo que ele tinha se perdeu e ele comea a passar necessidade. crise tava to grande que teve que arrumar um emprego, e a nica coisa que ele encontrou foi para cuidar de porcos. O tempo foi passando e o desespero aumentou, a fome apertava tanto que ele comeou a olhar para os porcos e desejar ser como um porco, pois o porco tinha comida ele no. Quando nos afastamos do Pai comeamos a perder nossa identidade. Ele nos criou com um propsito e com uma identidade. Gnesis 1:26 "Tambm disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana;" O estar longe do Pai faz com que percamos a imagem Dele refletida em nos, dai desejamos ser o que no somos. Eu sou filho do Pai e no um porco. Um dia o filho comeou a lembrar como era sua vida, como ele vivia l na casa do pai, ento percebeu que l, at os empregados tinham comida. Alguns podem at pensar que houve um arrependimento, mas ser que houve mesmo, ou ele s estava interessado em matar a sua fome? Ento em meio a isso tudo comeou a elaborar um plano: Lucas 15:18-19 Levantar- me- ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o cu e diante de ti; j no sou digno de ser chamado teu filho; trata- me como um dos teus trabalhadores. Parece to linda essa frase, mas vamos entender com calma. - O relacionamento foi quebrado quando filho preferiu a herana - E agora a proposta que ele faz no e de voltar ao relacionamento, mas se manter distante, trabalhando para o pai, ou seja, ele ainda s que o que o pai pode dar. O plano parecia perfeito, cada palavra foi cuidadosamente escolhida. A volta parecia mais distante, muita coisa passava por sua cabea. Por outro lado o pai, desde que filho saiu, ele ficava esperando pois sabia que um dia o filho voltaria. Um dia o pai viu algum na estrada, nao parecia nada com aquele filho que um dia saiu todo cheio de si, confiante, eufrico. Aquele que estava voltando tinhas as roupas rasgadas, estava cabisbaixo, se arrastava pelo caminho, mas a cada passo o corao do pai se acelerava, havia algo em comum naquela pessoa, foi quando o pai resolveu olhar mais de perto, ento se levantou e correu em direo daquele andarilho. - Quando os afastamos do Pai, perdemos alm da IMAGEM (identidade) a SEMELHANA (caractersticas), podemos at achar que nunca conseguiremos voltar a ter um relacionamento como tnhamos antes, mas para o Pai sempre seremos filhos, nao importa o

que a imagem distorcida que estamos refletindo, o Pai sabe que independente da aparncia, o filho continua existindo. - Podemos at pensar que estamos nos afastando do Pai, mas os olhos Dele sempre esto sobre nos. - Como e possvel se afastar de um Pai que esta em todos os lugares? Salmo 139:1-10 1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 No havendo ainda palavra alguma na minha lngua, eis que logo, SENHOR, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrs e por diante, e puseste sobre mim a tua mo. 6 Tal cincia para mim maravilhosssima; to alta que no a posso atingir. 7 Para onde me irei do teu esprito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao cu, l tu ests; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali ests tambm. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 At ali a tua mo me guiar e a tua destra me suster. Romanos 8:35-39 35 Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como est escrito:Por amor de ti, somos entregues morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar- nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Voc pode at pensar que se afastou Dele, mas Ele nunca se afastou de voc. Cada passo que o pai dava na direo daquela pessoa que voltava, seu corao acelerava, at que pode reconhecer que era seu filho que voltando, sujo, descalo, esfarrapado, desfigurado, desarmado, humilhado, toda aquela presuno j no havia mais, o seu filho voltava totalmente diferente de como havia partido. Voce pode imaginar como estava o corao daquele pai? Quanto tempo de espera, preocupaes, angustias, e agora ele estava de volta. O pai nao teve duvida do que faria, correu ao encontro e o abraou, ficou olhando cada detalhe, se estava ferido, abraou novamente, deu mais uma olhada, girou o menino, abraou novamente. Nisso os empregados que viram o pai correndo j estavam ali por perto sem entender muita coisa. O filho ento comeou o to ensaiado discurso "Pai, pequei ... bl, bl, bl" O pai nem ouviu o que o menino tava falando e ja foi dando ordem aos empregados:

"Ei voc, corre l e traga a melhor roupa, olha s como meu filho esta vestido, vamos mudar isso." "Voc traz o anel pra colocar no dedo dele, o meu filho voltou" "Voce, vem c, olha os ps do meu filho, vai l e busca a sandlia mais bonita, aquela que eu comprei semana passada" "Aproveita e ja pede pra preparar uma festa, vamos fazer um churrasco, chama todo mundo, chama os vizinhos, os amigos, quero todo mundo aqui, porque o meu filho estava morto e reviveu" - Nada do que eu possa falar para o Pai vai impressiona-lo, nenhuma das minhas desculpas vai mudar o que Ele sente por mim. - O filho queria voltar pra ser um empregado, mas filho sempre ser filho. - O Pai no quer que eu trabalhe como um empregado, Ele quer que eu apenas seja um filho, no e trabalhar PARA Ele e sim trabalhar COM Ele. - O filho ao voltar pensou que encontraria um pai rancoroso, ao invs disso encontrou um pai reconciliador. - O pai nao precisava de mais um empregado, o pai precisava do filho.

You might also like