You are on page 1of 5

Laboratrio de Fsica III

Universidade Federal do Pampa

Traado de superfcies equipotenciais e anlise do campo eltrico


Data de realizao do experimento: Objetivos Identificar e/ou descrever campo eltrico e linhas de fora Identificar a diferena de potencial eltrico entre dois pontos Analisar as linhas de fora ao redor de cargas pontuais Comparar a diferena de potencial em diferentes pontos de um campo eltrico Classificar campo eltrico e linhas de fora Concluir que as linhas de fora caracterizam o vetor campo eltrico e do uma idia de intensidade de campo em cada ponto Utilizar conhecimentos sobre diferena de potencial Utilizar conhecimentos na resoluo de problemas prticos Material necessrio Conexes de fios com pinos bananas para derivao Chave liga-desliga Uma ponteira para cuba acrlica Cuba acrlica Dois eletrodos retos Um anel sem haste Dois eletrodos cilndricos Escala projetvel Fonte de tenso AC ~ 20 V (utilizar os bornes pretos existentes na parte traseira) Voltmetro Colher Sal (equivalente a duas colheres de sopa); Becker com 250 ml de gua Nvel Procedimento experimental **Ateno: O nivelamento da cuba muito importante para o bom andamento deste experimento ** Coloque duas colheres de sal em 250 ml de gua. Agite (mexendo) a soluo de cloreto de sdio por um minuto, para que o sal dissolva totalmente na gua. Execute a montagem, conforme a figura 1, utilizando os eletrodos retos. Introduza, por baixo da cuba, a escala projetvel e verifique se os eletrodos retos se encontram paralelos Prenda os eletrodos com fita adesiva. Eles no podero se mexer durante o experimento. Verifique se a cuba est nivelada. Coloque a soluo de cloreto de sdio na cuba acrlica, o suficiente para definir os contornos dos eletrodos retos. Ligue a fonte de alimentao. No se preocupe com a reao qumica que ocorrer nos eletrodos durante as atividades (ao trmino da aula voc ter um bom assunto para discutir com o professor de qumica).

Prof. Andr Gndel

Laboratrio de Fsica III

Universidade Federal do Pampa

Ateno: Evite respirar prximo aos eletrodos. Coloque a ponteira reta entre os eletrodos retos e verifique o potencial na coordenada (0,0). Esse potencial vai depender da condutividade da soluo que foi preparada.

Figura 1 Montagem do experimento

Figura 2 Vista lateral e superior do experimento. (a) eletrodos paralelos e (b) eletrodos cilndricos

Prof. Andr Gndel

10

Laboratrio de Fsica III

Universidade Federal do Pampa

Procure as posies que possuam os mesmos potenciais a direita e a esquerda (4 pontos para cada lado). Marque na escala a posies destes pontos. Segundo suas observaes, voc acha que seria possvel localizar ainda outros pontos com estas mesmas d.d.p.? Verifique se a profundidade com que a ponteira penetra no eletrlito altera a leitura da d.d.p.. Extrapole a situao imaginando os eletrodos, a cuba e a quantidade de soluo com dois metros de altura, neste caso, se tornssemos a localizar todos os pontos com essa d.d.p., esses pontos gerariam o que? Todos os pontos desta superfcie se encontram a essa d.d.p. em relao a um referencial (eletrodo onde se encontra a outra ponteira do voltmetro). Voc acha que existe uma diferena de potencial entre os pontos da superfcie observada? Justifique a sua resposta. Como voc diria que se encontram os pontos geradores da superfcie observada, em relao ao potencial que possuem? Neste momento voc acabou de caracterizar uma superfcie equipotencial. Mapeie uma superfcie equipotencial nas coordenadas (0,+30), (0,+60), (0,-30), (0,-60), sempre procurando no mnimo 4 pontos com o mesmo potencial direita e 4 pontos esquerda. Estas coordenadas esto indicadas com crculos na grade. Localize dois pontos arbitrrios A e B sobre uma das superfcies equipotenciais graficadas na escala 1. Trace uma linha de fora, passando por cada ponto assinalado, observando as propriedades das mesmas. Localize, segundo as propriedades das linhas de fora, a possvel orientao do vetor campo eltrico nos pontos A e B. Coloque o eletrodo em anel entre os dois eletrodos retos e observe o comportamento das superfcies equipotenciais interna ao anel. Justifique o observado. Troque os eletrodos retos plos dois eletrodos cilndricos. Repita o mesmo procedimento do item anterior para encontrar as superfcies equipotenciais. Procure reproduzir (na escala 2) os eletrodos utilizados e o comportamento das superfcies equipotenciais observadas. Localize, arbitrariamente, dois pontos C e D sobre uma das superfcies equipotenciais do seu grfico. Trace uma linha de fora, passando por cada um dos pontos assinalados. Localize a orientao do vetor campo eltrico nos pontos C e D. Observe o seu mapeamento e tire concluses. Consultando seus apontamentos e respostas anteriores, procure respondes as seguintes questes: Como se comporta o mdulo do campo eltrico em diferentes pontos de uma mesma superfcie equipotencial? Como denominamos um campo eltrico com as caractersticas do obtido entre os eletrodos retos (placas paralelas) nas regies afastadas das bordas?

Prof. Andr Gndel

11

Laboratrio de Fsica III

Universidade Federal do Pampa

Escala 1 Eletrodos paralelos

Prof. Andr Gndel

12

Laboratrio de Fsica III

Universidade Federal do Pampa

Escala 2 Eletrodos cilndricos

Prof. Andr Gndel

13

You might also like