You are on page 1of 6

O clima da Terra est mudando

Voc sabia?
Reviravoltas no clima ocorrem por vrios motivos e a ao do homem apenas um deles. Na histria da Terra houve muitas outras. Veja por exemplo os desenhos A Era do Gelo 1 e 2. No primeiro, a histria se passa em um cenrio de gelo e neve permanentes. No segundo, aparecem lagos, rios e vegetao. As mudanas ocorreram h milhes de anos e foram provocadas por alteraes mnimas na rbita do planeta e na sua inclinao em relao ao Sol. Naquela poca, o ser humano ainda nem existia.
Voc est preparado para o aumento de calor? A temperatura mdia da Terra vai aumentar

Veja quais so as causas e as diferenas em relao s mudanas que ocorreram no passado. Descubra por que as aes do homem alteram o equilbrio de gases que compem a atmosfera
alguns anos, muitas pessoas se perguntavam como uma ameaa aparentemente distante e incerta como o aquecimento global poderia preocupar a humanidade. afinal, no novidade que a terra j passou por perodos frios as eras glaciais (veja A Era do Gelo) e mais amenos, os chamados intervalos interglaciais, alteraes que ocorrem de forma to lenta que se tornam imperceptveis ao longo de uma gerao. Mas hoje se acumulam evidncias na paisagem dos continentes de que o clima est mesmo mudando. o derretimento de gelo no rtico uma prova de que isso ocorre numa velocidade maior do que se esperava.

o Painel intergovernamental sobre Mudana do Clima (iPCC, na sigla em ingls), um comit de milhares de especialistas reunidos pela organizao das naes unidas (onu), divulgou em 2007 um relatrio contendo provas de que a temperatura mdia do planeta subiu 0,76o C no sculo passado, o que muito em termos planetrios. e mais: se esse processo no for contido, as consequncias podem ser dramticas para as prximas geraes. de vrias formas, h iniciativas para diminuir os efeitos do aquecimento global. Como? Por meio de medidas que reformulem o modelo de crescimento econmico atual, associando-o busca do consumo consciente e sem comprometer demais o meio ambiente.

6 desafio Mudanas CliMtiCas 2009

divulgao

ana fernandez / sXC

O que o aquecimento global


Quando os cientistas falam em mudana do clima e em aquecimento global, esto se referindo a um aumento, alm do normal, da capacidade da atmosfera de reter calor. esta camada de gases que envolve a terra constituda principalmente de nitrognio (n2) e oxignio (o2), que no retm calor. outros gases esto presentes em pequenas quantidades, incluindo os do "efeito estufa". recebem esse nome porque funcionam como o revestimento de vidro de uma estufa, que permite a entrada do calor do sol e conserva o interior quentinho mesmo quando a temperatura do lado de fora est fria. o efeito estufa um fenmeno natural: a radiao do sol atravessa a atmosfera e chega superfcie do planeta, mas "o vidro" evita que ela escape novamente sob a forma de calor. Por causa disso, a temperatura na terra oscila em torno de 15o C, ideal para a existncia da gua lquida e dos seres vivos. sem o efeito estufa natural, a temperatura seria de 18o C negativos! o problema que as atividades humanas esto aumentando a intensidade do efeito estufa natural como se fossem colocados vidros mais grossos na estufa atmosfrica. os gases responsveis pelo aquecimento excessivo, como o dixido de carbono ou gs carbnico (Co2), so produzidos pela queima de combustveis fsseis. o metano (CH4) gerado, sobretudo, pela decomposio da matria orgnica em aterros sanitrios e plantaes alagadas (principalmente de arroz). o xido nitroso (n2o) advm do processo digestivo do gado. ao alterar o uso da terra, por meio do desmatamento e de algumas atividades agrcolas, o homem tambm lana no ar, por apodrecimento ou queima, o Co2 que estava acumulado nas plantas e no solo.

Voc sabia?

como funciona o efeito estufa


Veja como a atmosfera funciona como o vidro de uma estufa agora mais grosso O efeito estufa um fenmeno natural.Ele benfico, pois permite a reteno da energia solar sob a forma de calor e a existncia de vida, mas est sendo agravado pela ao do homem

3 1

A mudana do clima devido ao do homem no se compara com aquela que presumivelmente causou o desaparecimento dos dinossauros. Acredita-se que o tremendo impacto de um asteride ocorrido h 65 milhes de anos moveu o eixo do planeta, alm de levantar uma imensa nuvem de poeira que impediu a passagem da luz na atmosfera. A partir da, ocorreram catstrofes sucessivas. Primeiro, a Terra comeou a esfriar (em vez de esquentar, como agora). Diminuiu a quantidade de luz solar e a fotossntese das plantas. Os grandes animais herbvoros acabaram morrendo, assim como seus predadores.

1. A energia emitida pelo Sol aquece a Terra. Parte dela refletida de volta ao espao ou absorvida pela atmosfera 2. O planeta devolve a radiao para a atmosfera sob a forma de calor 3. O calor retido temporariamente na atmosfera pelos gases do efeito estufa, como o CO2. 4. A queima de combustveis fsseis e o desmatamento aumentam a concentrao dos gases do efeito estufa. O equilbrio natural rompido, provocando aumento na temperatura mdia do planeta

Caderno do Professor

Janusz MiCHalCzuk / sXC

Voc sabia?
Enchentes em Santa Catarina; estiagem prolongada em Minas Gerais e no norte do Rio de Janeiro: o vero de 2008 caracterizou-se por eventos extremos que os cientistas suspeitam ser resultado do aquecimento global. Mais calor significa mais evaporao. O vapor d'gua implica em mais efeito estufa, pois, da mesma forma que o CO2, ele tambm retm o calor. Ainda no h dados para comprovar a suspeita, pois elas exigem um perodo longo de tempo de anlise. No caso dos furaces que ocorrem no Atlntico Norte, sabe-se que sua intensidade vem aumentando ao longo dos ltimos 30 anos.

Cidade de Gaspar, no Vale do Itaja, em Santa Catarina, inundada pelas fortes chuvas que assolaram a regio no final de 2008, trazendo mortes e devastao

A engrenagem do clima da Terra


em pleno inverno, de repente, h dias bem quentes e o sol brilha sem parar na sua cidade. um sinal do aquecimento global? em princpio, no. trata-se apenas de uma variao do tempo, ou seja, uma diferena que ocorre em um curto perodo e num espao restrito. Para se definir o clima de uma regio deve ser observada a mdia das condies de tempo ao longo de muitos anos. duas propriedades essenciais governam a atmosfera: a presso do ar, ditada pela gravidade; e a temperatura, ditada pela radiao solar e terrestre, alm da umidade. as correntes de ar resultantes de mudanas na temperatura e presso funcionam como uma espcie de motor que redistribui o calor do equador e dos trpicos para os polos. a terra absorve muito mais energia solar na regio tropical, pois o sol incide diretamente sobre essa regio o ano todo. em contraste, nos polos norte e sul, os raios de sol chegam de forma oblqua. Cada um dos polos recebe luz solar apenas a metade do ano, ficando a outra metade na escurido. um acrscimo de 2,7 oC na temperatura mdia global significa um aumento de 0,5 oC ou 1oC nas zonas prximas ao equador, porm mais de 6 oC no Polo norte, assim como um aumento acentuado na periferia da antrtida. entre muitas outras consequncias para o planeta, altera-se a dinmica dos ventos e das correntes ocenicas, com enorme impacto para o clima dos continentes.

8 desafio Mudanas CliMtiCas 2009

adriana franCiosi / ag. rbs / folHa iMageM

Carbono bom, mas sem exagero


importante ficar claro: o carbono um elemento essencial na composio de todos os organismos vivos. ele est presente na atmosfera, nos oceanos, nos solos, nas rochas sedimentares e estocado nos combustveis fsseis. as plantas absorvem o carbono da atmosfera na forma de Co2 por meio da fotossntese. Por outro lado, tanto plantas como animais liberam carbono como Co2 quando morrem e sua matria orgnica se decompe. um processo de leva-e-traz que tem sido responsvel pelo equilbrio da temperatura na terra nos ltimos 100 mil anos. a estufa ao redor do planeta impede que o calor escape para o espao e os movimentos dos oceanos e da atmosfera fazem com que ele seja distribudo de uma forma mais ou menos uniforme, apesar das diferenas entre o dia e a noite e as zonas equatoriais e os polos. na lua, onde no existe atmosfera, e, portanto, no h gs carbnico para reter o calor, a temperatura chega a 100 0 C durante o dia e baixa para 150 0 C negativos noite. Cientistas mediram a proporo de Co2 em bolhas de ar guardadas h milnios sob o gelo na antrtida e na groenlndia. descobriram que at dois sculos atrs essa proporo nunca passou de 290 partes por milho (ppm). Mas a liberao de carbono, via queima de combustveis fsseis e mudanas no uso da terra, alterou esse fluxo natural. em 2005, a proporo de Co2 no ar havia chegado a 379 ppm um aumento de quase 30% em relao ao que foi registrado antes e a mais alta dos ltimos Testemunhos de gelo: tubos com amostras de ar do passado, analisados na base brasileira da Antrtida 800 mil anos.

Voc sabia?

Mais gases do efeito estufa, mais calor


O grfico mostra a variao da temperatura mdia do planeta em amarelo e a concentrao de CO2 na atmosfera em preto. Veja como ambas andam juntas O aumento da temperatura est relacionado concentrao de CO2
400 TEMPERATURA GlOBAl (OC) 380 360 340 15,0 14,5 14,0 1880 320 300 280 1900 1920 1940 ANO 1960 1980 2000 260 CONCENTRAO DE CO2 (PPM) 16,0 15,5

No s nos perodos glaciais ocorreram mudanas climticas. Nos ltimos mil anos um perodo relativamente recente para a idade do planeta , o clima sofreu variaes significativas por causas naturais, portanto, no relacionadas ao do homem. Um desses momentos, entre 1250 e 1650, foi chamado de Pequena Idade do Gelo. A queda prolongada na temperatura deveuse a alteraes na atividade solar. Os invernos rigorosos foram registrados, entre outros, pelo pintor Pieter Brueghel (1525-1569), um dos mais clebres paisagistas holandeses.

divulgao

Fonte: Centro Hadley/Unep, 2000

Caderno do Professor

reProduo

O papel dos combustveis fsseis


Voc sabia?
Na estratosfera (camada de gases da atmosfera entre 10 km e 45 km de altura), parte do oxignio transformado em oznio. Esse gs funciona como um filtro protetor, ao reter a maior parte da radiao ultravioleta do sol (causadora, entre outras coisas, de cncer de pele). Os CFCs (clorofluorcarbonos), utilizados pela indstria em sprays, protetores de circuito eltricos de alta voltagem e compressores de refrigerao de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, destroem a camada de oznio. Por isso, esto sendo substitudos (veja na pg. 21). Alm disso, esses gases contribuem para o efeito estufa, bem como alguns de seus substitutos.

A partir do sculo 19, enquanto aumentava o uso de carvo, a paisagem em cidades europeias como Londres tornava-se cada vez mais cinzenta

antes da revoluo industrial, as atividades de produo e prestao de servios baseavam-se no trabalho dos homens, complementado pela trao animal, pela utilizao direta da fora da gua e do vento e pela queima da lenha e do carvo vegetal. a partir do sculo 19, a lenha foi substituda pelo carvo mineral e, mais tarde, pelo petrleo. essas duas fontes de energia, assim como o gs natural, so combustveis fsseis formados pela

os viles do efeito estufa


Gases tm diferentes porcentagens de ao sobre o clima, medidos pelo potencial de aumento de temperatura global
Outros 1% Clorofluorcarbonos (CFCs) 5% xido nitroso (N20) 6%

Metano (CH4) 13%

Dixido de carbono (CO2) 75%


Fonte: Universidade de Michigan, 1998

decomposio de matria orgnica, por meio de um processo de milhes de anos. no caso do carvo, trata-se da decomposio e da transformao de plantas mortas, cobertas por depsitos de terra e submetidas a altas presses. algas e outros seres microscpicos aquticos foram soterrados e acabaram se transformando em petrleo. nesse processo, a decomposio dos organismos tambm liberou o gs natural. relativamente abundantes e ricos em energia calrica, petrleo, carvo e gs foram essenciais para o desenvolvimento de nossa sociedade tecnolgica. Mas, como fontes no renovveis (materiais no recompostos na natureza na mesma velocidade em que so consumidos), a tendncia se esgotar. no bastasse isso, o seu uso polui o ambiente e contribui para o aquecimento global. sem contar que o oxignio usado na queima desses combustiveis tambm vem da atmosfera. no se espera que os combustveis fsseis sejam substitudos por uma fonte nica de energia, como se imagina. a proposta de uma "revoluo energtica global" implica no uso de vrias alternativas e na reduo do consumo.

10 desafio Mudanas CliMtiCas 2009

eriCH lessing / albuM / albuM CineMa / latinstoCk

A importncia das florestas


em condies normais, ou seja, de equilbrio, o carbono transferido da atmosfera para a biosfera (florestas, outros tipos de biomas, animais, carbono do solo) pela fotossntese e devolvido pela decomposio de matria orgnica em quantidades iguais. Porm o excesso de Co2 na atmosfera, resultante de uma parte das atividades humanas, altera esse "toma l d c" e provoca um aumento da absoro de carbono pela biosfera. Hoje, as florestas em especial, mas tambm outros biomas, absorvem cerca de 8% do dixido de carbono emitidos anualmente. isso significa que o aumento desse gs na atmosfera est deixando as florestas do mundo mais "obesas". estima-se que sua vegetao esteja retirando 2,2 bilhes de toneladas de dixido de carbono da atmosfera por ano, a maior parte dos quais no brasil, que o proprietrio da maior delas a floresta amaznica. equivalente a cerca de dez anos de emisses globais de dixido de carbono resultante de todas as atividades humanas. Quando ocorrem mudanas no uso do solo, ou seja, florestas so derrubadas e queimadas dando lugar a pastagens, agricultura ou outra forma do uso da terra com menor quantidade de carbono por hectare do que a floresta original , a diferena liberada para a atmosfera. Mas no apenas o carbono guardado nas plantas que volta atmosfera. o mesmo pode ocorrer com aquele que existe no solo. dessa forma, as prticas agrcolas tanto podem representar mais uma fonte de emisses do gs como um sumidouro. Para manter o cultivo, sem avanar sobre reas preservadas, preciso desenvolver tcnicas sustentveis e recuperar solos degradados. uma opo o plantio direto na palha, que consiste em no revolver a terra, mantendo a matria orgnica e evitando a eroso. outro problema o metano emitido em reas alagadas de cultivo de arroz (pela digesto anaerbica de bactrias). estudam-se melhores prticas de gerenciamento de gua e o uso de diferentes espcies da planta.

Voc sabia?

O impacto pelo uso da terra


alm disso, estudos realizados por cientistas brasileiros na floresta amaznica mostraram que o conjunto de suas rvores contm cerca de 300 bilhes de toneladas de Co2 o

O metano (CH4), produzido pelo sistema digestivo dos ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos), mais potente como gs do efeito estufa que o CO2. Para reduzir o problema, os especialistas desenvolvem medicamentos que modificam a fermentao digestiva desses animais. Esperam assim controlar a multiplicao das bactrias que participam desse processo, responsvel pela transformao do hidrognio em gs metano.

as diferenas de emisses entre as diversas economias


Observe como a taxa de CO2 de combustveis fsseis maior nos pases industrializados

PASES INDUSTRIAlIzADOS
Metano 11%

PASES EM DESENVOlVIMENTO

PASES MENOS DESENVOlVIDOS


Metano 21%

xido nitroso 6% Outros 2%

Metano 16%

xido nitroso 10% CO2 de combustveis fsseis 81% CO2 de combustveis fsseis 41% CO2 de desflorestamento 33% CO2 de combustveis fsseis 5%

xido nitroso 12% CO2 de desflorestamento 62%


Fonte: WRI, 2000

Caderno do Professor

11

nils Merkel / sXC

You might also like