You are on page 1of 3

FEBRE

A temperatura corporal o grau de calor do corpo regulado por uma zona do crebro. A febre a elevao anormal desse grau de calor e traduz-se por uma reaco do organismo a uma determinada agresso. uma manifestao normal do organismo, mas um alerta de que algo no est bem. Deve ser controlada, pois um dos riscos a convulso febril. A temperatura normal 37,5C.

Sintomas da criana com febre:

Comportamento diferente do habitual; Irritabilidade; Sonolncia/ apatia; Perda de apetite (anorexia).

Quando a criana tem febre deve-se:

Preparar um banho com gua morna; Vestir a criana com roupa ligeira; Administrar PARACETAMOL de 8/8h, alternando com IBUPROFENO de 6/6h; Oferecer lquidos para evitar a desidratao.

O que no deve fazer:

Banho de gua fria; Deixar a criana tremer dentro de gua; No forar a criana a alimentar-se

DIARREIA

o aumento da frequncia das fezes com alterao da consistncia, da cor e do cheiro. As causas mais comuns so: erros alimentares, intolerncias a medicamentos ou alimentos, infeco, ingesto de alimentos em ms condies ou contaminados. importante perceber quais as causas da diarreia que o seu filho teve e quais as medidas para a evitar.

Medidas a tomar:

Oferecer lquidos de forma fraccionada criana; Fazer uma dieta adequada;

Em bebs que se alimentem apenas de leite materno mantm esquema alimentar; Os que fazem alimentao por biberon devem faz-los com gua de arroz; Em crianas mais crescidas, deve-se suspender a alimentao normal e dar: Papas de arroz feitas com gua; Torradas com pouco doce; Creme de cenoura e arroz, com pouca batata e azeite; Iogurte natural ou de aroma; Gelatina; Banana madura, Fruta cozida ou assada; Peixe ou carne magra grelhada com batata e cenoura cozida;

O que no deve dar ao seu filho:

Legumes verdes como ervilhas e feijo verde e secos como feijo e gro; Fruta como kiwi, laranja ou outra que no seja cozida; Gorduras como manteiga e queijo.

VMITOS

Quando h expulso brusca de contedo gstrico. Podem ser precedidos de nuseas ou no, com contraces bruscas do abdmen.

.Quando os vmitos so ligeiros deve-se: Suspender a alimentao durante um perodo de 4 horas; Hidratar a criana, fornecendo de 10 em 10 minutos, pequenas quantidades de gua simples ou aucarada ou ch; Quando a criana tolerar lquidos, inicia-se a alimentao de forma gradual e fraccionada.

S deve recorrer ao servio de urgncia no caso de apresentar: Vmitos contnuos ou sem causa aparente; Vmitos com diarreia e febre se a criana tiver menos de 6 meses; Presena de contedo biliar (verde) ou de sangue; Alterao do estado geral (sonolncia); Vmitos que durem mais de 12 horas; Vmitos fceis e repentinos, juntamente com rigidez na nuca; Vmitos em jacto, aps vrias mamadas seguidas.

You might also like