You are on page 1of 8

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA GABINETE DO DEPUTADO RANIERY PAULINO

PROJETO DE LEI N. _______/2011. Institui no Estado da Paraba o ndice Paraibano de Responsabilidade Social (IPRS) e d outras providncias. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA RESOLVE: Art. 1. Fica institudo o ndice Paraibano de Responsabilidade Social (IPRS), com a finalidade de definir um indicador de desenvolvimento humano para o Estado da Paraba. Art. 2. O IPRS ser elaborado a partir de dados fornecidos pelos municpios paraibanos ao Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraba (IDEME), devendo considerar como indicadores de resultados os esforos e participaes sociais nas reas de sade, educao, renda, finanas pblicas, meio ambientes e desenvolvimento urbano. Art. 3. A Secretaria Estadual de Planejamento e Gesto ficar responsvel pelo mtodo de clculo, elaborao e divulgao do IPRS. Art. 4. O IPRS dever servir de comparao entre os municpios da Paraba, medindo o grau de desenvolvimento econmico e a qualidade de vida oferecida populao, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Art. 5. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 6. Revogam-se as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 22 de agosto de 2011.

RANIERY PAULINO Deputado Estadual (PMDB)

JUSTIFICAO

Este projeto de Lei tem por objetivo instituir o ndice de Responsabilidade Social no mbito do Estado da Paraba, a partir de dados fornecidos pelos prprios municpios paraibanos ao IDEME. Em realidade esta idia de autoria do Deputado Goiano Luis Csar Bueno (PT), que apresentou na Assembleia Legislativa a necessidade do ndice para o Estado de Goias. Aqui na Paraba, a idia que o IPRS sirva como instrumento para que todos os agentes pblicos tenham condies de verificar a qualidade de vida das populaes residentes nos 223 municpios, atravs de um indicador humano que facilite a averiguao da correta ao da Administrao Pblica nas esferas de competncia. Tal como o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) usado pelo PNUD, que varia de 0 (zero) a 1 (um), o IPRS adotar calculo prprio, cuja estatstica ser composta de dados das reas de sade, renda, educao, meio ambiente, finanas pblicas e desenvolvimento urbano. Assim sendo, espera-se com os dados apurados pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gesto, avanar no desenvolvimento de polticas pblicas mais equnimes e consistentes.

Assembleia Legislativa, 22 de agosto de 2011.

RANIERY PAULINO Deputado Estadual (PMDB)

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA GABINETE DO DEPUTADO RANIERY PAULINO

PROJETO DE LEI N. _______/2011. Dispe sobre a obrigatoriedade da rede de Farmcias do Estado da Paraba, que participam do Programa Farmcia Popular do Governo Federal, afixar em lugar de boa visibilidade, nas suas dependncias, a relao dos remdios contemplados pelo programa. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA RESOLVE: Art. 1. As farmcias do Estado da Paraba, que participam do Programa Farmcia Popular do Governo Federal, ficam obrigadas a afixar em lugar de boa visibilidade, nas suas dependncias, a relao dos remdios contemplados pelo programa. Art. 2. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3. Revogam-se as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 22 de agosto de 2011. RANIERY PAULINO Deputado Estadual. JUSTIFICAO No restam dvidas de que o Programa do Governo Federal denominado Farmcia Popular traz grandes benefcios para a populao brasileira. No nosso Estado no poderia ser diferente, j que beneficia as pessoas portadoras de hipertenso, diabetes, alm daqueles que tenham a taxa de colesterol elevada, isto , acima dos nveis considerados normais pela cincia mdica.

Ocorre que muitos no tm conhecimento da relao dos medicamentos disponibilizados pelo Programa, tampouco sabem quais so os remdios que fazem parte da Sade no tem preo, os gratuitos e os que so oferecidos com 90% de desconto. Pelo que foi divulgado pelo Ministrio da Sade, sabe-se que a populao tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertenso, diabetes e mais cinco doenas (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), alm de fraldas geritricas. Deste modo, as farmcias credenciadas devero expor a relao desses remdios constantes no Programa Farmcia Popular, afixando em local visvel e de fcil acesso. Assembleia Legislativa, 22 de agosto de 2011. RANIERY PAULINO Deputado Estadual.

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA GABINETE DO DEPUTADO RANIERY PAULINO PROJETO DE LEI N. _______/2011. Institui a Poltica Estadual de Apoio ao Tratamento Fora do Domiclio. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA RESOLVE: Art. 1. Fica instituda a Poltica Estadual de Apoio ao Tratamento Fora do Domiclio, com o objetivo de assegurar transporte, hospedagem e alimentao ao paciente do Sistema nico de Sade SUS que, por indicao mdica, precisar deslocar-se da cidade de origem para acessar, dentro e fora do Estado, servios necessrios ao tratamento da sade. Pargrafo nico O benefcio se estender ao acompanhante,quando necessrio, observada s normas do SUS. Art. 2 - A Secretaria de Estado da Sade implementar a poltica de que trata esta lei em articulao com o Ministrio da Sade e as Secretarias de Sade dos Municpios, conforme o disposto na Portaria n 55, de 24 de fevereiro de 1999, do Ministrio da Sade. Art. 3 - Na implementao da poltica de que trata esta lei, cabe ao Poder Executivo: I - planejar, organizar e coordenar sistema de apoio ao paciente do SUS em tratamento fora do domiclio; II - ampliar a rede de transporte em sade; III - instituir sistema de hospedagem e alimentao para os pacientes nas cidades-sedes dos plos macrorregionais de sade, em parceria com as Secretarias Municipais de Sade dos Municpios em referncia; IV - suplementar, com o Municpio, os recursos federais repassados na forma da Portaria n 55, de 1999, do Ministrio da Sade, para cobrir eventuais gastos, em caso de inexistncia de estrutura de transporte e acolhimento para paciente no hospitalizado; V - acompanhar e avaliar as aes da poltica de que trata esta lei, bem como divulgar informaes sobre os resultados.

Art. 4 - Esta lei entra em vigor no prazo de cento e vinte dias contados da data de sua publicao. Sala das Sesses, 22 de agosto de 2011. RANIERY PAULINO Deputado Estadual. JUSTIFICAO O Tratamento Fora do Domiclio TFD foi institudo pela Portaria n 55/99 do Ministrio da Sade, com o objetivo de garantir, atravs do SUS, o tratamento mdico a pacientes portadores de doenas no tratveis no municpio de origem, quando esgotado todos os meios de atendimento. Por conseguinte, o Tratamento Fora do Domiclio consiste numa espcie de ajuda de custo ao paciente e, em alguns casos, tambm para o acompanhante, encaminhados por ordem mdica unidade de sade diferenciada, localizada em outro municpio, quando exauridos os meios de tratamento na localidade de residncia Trata-se de servios oferecidos para casos de mdia e alta complexidade cujo valor, de acordo com o sistema definido na Portaria n 55/99 - na qual estabelece ajuda de custo a ser repassada ao municpio com base na Tabela do SUS -, repassado pelo Governo Federal, mas no tem sido suficiente para atendimento da demanda, obrigando os municpios a fazer a complementao de valores. Desse modo, as dificuldades so crescentes e os meios para prestao desse servio tm sido cada dia mais problemticos. Geralmente, os municpios cedem veculos para o transporte das pessoas doentes, mas as despesas com alimentao e hospedagem so descobertas e ficam por conta dos pacientes. Com isso, muitas vezes, o tratamento deixa de ser realizado pela falta de condies financeiras (tratamentos que necessitam de quimioterapia ou radioterapia e que no deixam o paciente internado). O fato que a maioria dos municpios paraibanos no dispe de recursos suficientes para arcar com os custos totais de pacientes que necessitam permanecer fora do seu domiclio. Por isso, apresenta-se esta propositura, na expectativa de que haja uma poltica estadual de apoio que garanta os recursos para pacientes do SUS do Estado da Paraba, que necessitem de tratamento fora do seu domiclio e que no mais sejam submetidos triste espera da boa vontade dos governantes. Portanto, este projeto de lei define a obrigao do Estado em oferecer esse tipo de servio que, alis, tem o devido amparo no art. 2, VII e VIII da Constituio Estadual.

Assembleia Legislativa, 22 de agosto de 2011. RANIERY PAULINO Deputado Estadual.

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA GABINETE DO DEPUTADO RANIERY PAULINO

Pedido de Informao n. ___________/2011. AUTOR: Deputado Raniery Paulino. EMENTA: Enfrentamento das drogas na Paraba. Senhor Presidente, Requeiro na forma regimental e depois de ouvido o Plenrio, que seja encaminhado a Secretaria Estadual de Educao a necessidade de obteno de informao relativa existncia na grade curricular de disciplina que trate dos malefcios das drogas. JUSTIFICAO Esta Casa de Epitcio Pessoa realizou no incio deste ms de agosto, em parceria com a Cmara dos Deputados, o importante Seminrio que tratou da problemtica do enfrentamento das drogas e que tem exigido de todos os agentes pblicos comprometimento e muito esforo, na medida em que afeta famlias das mais variadas classes sociais, gerando violncia em todo o Estado. Na ocasio, o Pastor Joo Filho registrou a sua preocupao quanto necessidade de se incluir na grade curricular da rede de ensino, matria dedicada aos malefcios provocados pelo consumo de drogas, o que vem a ser uma idia profcua e bastante significante. Assim sendo, apresento este pedido de informao a fim de se obter dados sobre a existncia ou no dessa disciplina, se h polticas em desenvolvimento no mbito da Secretaria Estadual de Educao ou projetos neste sentido.

Assembleia Legislativa, 22 de agosto de 2011.

RANIERY PAULINO Deputado Estadual.

You might also like