You are on page 1of 4

Soneto

Soneto
Soneto (do italiano sonetto, pequena cano ou, literalmente, pequeno som) um poema de forma fixa, composto por catorze versos.

Estrutura
Pode ser apresentado em trs formas de distribuio dos versos: Soneto italiano ou petrarquiano: apresenta duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de trs versos (tercetos); Soneto ingls ou Shakespeariano: trs quartetos e um dstico; Soneto monostrfico: Apresenta uma nica estrofe de 14 versos: Para alm destas formas, pode haver o acrescentamento (geralmente de trs versos) feito aos 14 versos de um soneto. Este acrescentamento chamado de estrambote[1] e o poema passa a chamar-se soneto estrambtico. O termo deriva do italiano strambotto ("extravagante, irregular"). Uma vez que o soneto caracterizado exactamente como um poema de 14 versos tradicionalmente dois quartetos e dois tercetos , o acrscimo de um ou mais versos no final do poema (de acordo com a convenincia do escritor), faz da obra um soneto irregular estrambtico, como usado por exemplo por Miguel de Cervantes[2].

Histria
O soneto teria sido criado no comeo do sculo XIII, na Siclia, onde era cantado na corte de Frederico II Hohenstaufen da mesma forma que as tradicionais baladas provenais. A inveno do soneto atribuda a Jacopo da Lentini[3] - conhecido como Jacopo Notaro, aps receber o ttulo Jacobus de Lentino domini imperatoris notarius - poeta siciliano e imperial de Frederico II, que surgiu como uma espcie de cano ou de letra escrita para msica, possuindo uma oitava e dois tercetos, com melodias diferentes. O nmero de linhas e a disposio das rimas permaneceu varivel at que o poeta toscano Guittone D'Arezzo (ou Fra Guittone), tornou-se o primeiro a adotar e aderir definitivamente quilo que seria reconhecido como a melhor forma de expresso de uma emoo isolada, pensamento ou idia: o soneto. Durante o sculo XIII criou o soneto guitoniano, padronizado, cujo estilo foi empregado por Petrarca e Dante, com pequenas variaes.

Coube ao fiorentino Francesco Petrarca aperfeioar a estrutura potica iniciada na Siclia, difundindo-a por toda a Europa em suas viagens. Sua obra engloba 317 sonetos contidos no Il Canzoniere, a coletnea de poesia que exerceu influncia sobre toda a literatura ocidental. Os melhores poemas desse livro so dedicados a Laura de Novaes, por quem possua um amor platnico. Destacam-se os recursos metafricos e o lirismo ertico dos sonetos. Dante Alighieri, o autor de A Divina Comdia, e tambm um seguidor de Guittone, em sua infncia j compunha sonetos amorosos. Seu amor impossvel por Beatriz (provavelmente Beatrice Portinari) foi imortalizado em vrios sonetos em Vita Nuova, seu primeiro trabalho literrio de grande importncia. Graas a uma viagem que fez para a Itlia entre 1521 e 1526, o poeta portugus S de Miranda regressou com uma nova esttica potica para Portugal, introduzindo pela primeira vez o soneto, a cano, a sextina, as composies em tercetos e em oitavas, e os versos de dez slabas, conhecidos como decasslabos. Lus Vaz de Cames adotou esta esttica, compondo diversos sonetos com o amor como tema principal e imortalizando o soneto em lngua

Petrarca, um dos grandes sonetistas da literatura italiana medieval.

Soneto portuguesa. William Shakespeare, alm de teatrlogo, desenvolveu o soneto ingls, composto por trs quartetos e um dstico, diferente da composio original de Petrarca. Desde o sculo XVI, o soneto adquiriu importncia ao redor do mundo, tornando-se a melhor representao da poesia lrica. Alguns casos notveis so: o poeta russo Aleksandr Pushkin comps Eugene Onegin, um poema repleto de sonetos adotado por Tchaikovsky para compor uma de suas peras; o francs Charles Baudelaire ajudou a divulgar os versos alexandrinos em Les Fleurs du Mal. Vivaldi tambm usou-se de sonetos. E por falar em versos alexandrinos, utilizados por muitos sonetistas, eles remontam - segundo alguns dicionrios da lngua portuguesa - a uma obra francesa do sculo XII chamada Le Roman d'Alexandre, versos de doze slabas poticas (dodecasslabos). Porm, os dicionrios da lngua espanhola - apesar de apontarem para a mesma origem insistem em afirmar que os versos alexandrinos so aqueles que contm quatorze slabas gramaticais. Isso se deve ao fato de que na versificao espanhola (diferentemente do que ocorre nas versificaes francesa e portuguesa) conta-se uma (e apenas uma) slaba potica aps a ltima slaba tnica. Assim: "amor", em portugus possui duas slabas poticas (a / mor-) e em espanhol, trs (a / mor / x); "amada", em portugus possui duas (a / ma-), e em espanhol, trs (a / ma / da); e, por fim, "amssemos", em portugus possui duas (a / m-) e em espanhol, trs (a / m / sse-). Dessa forma, o seguinte verso " noite e a angstia toma o que h de bom em mim", que alexandrino, ter, conforme a contagem portuguesa, dois hemistquios de seis versos ( / noi / te e a an / gs / tia / to- // o / que h / de / bom / em / mim-), enquanto que na contagem espanhola ter dois hemistquios de sete versos ( / noi / te a an / gs / tia / to / ma // o / que h / de / bom / em / mim / x). Finalmente, aps aderir ao humanismo e ao estilo barroco, o poema dos catorze versos acabou sendo desprezado pelos iluministas. No sculo XIX, ele voltou a ser cultivado, com mais fervor, por romnticos, parnasianos e simbolistas, sobrevivendo ao verso livre do modernismo - que viria em seguida - at os dias atuais.

Estrutura
O soneto possui uma estrutura lgica com uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso, constituda pelo ltimo terceto; esta ltima tomou o nome de "chave-de-ouro", porque se constitui como decodificadora do significado global do poema.

Grandes sonetistas em lngua portuguesa

Soneto

Alguns dos principais sonetistas em lngua portuguesa so: Augusto dos Anjos Cludio Manuel da Costa Cruz e Sousa Lus Vaz de Cames Manuel Maria Du Bocage Olavo Bilac Vincius de Moraes Antero de Quental Florbela Espanca

Ligaes externas
Academia Brasileira de Poesia [4]
[1] Definio de "Estrambote" no Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa (http:/ / www. priberam. pt/ DLPO/ default. aspx?pal=estrambote) [2] Al Tmulo del Rey Felipe II en Sevilla, por Miguel de Cervantes (http:/ / www. poesia-inter. net/ mc001. htm) (em espanhol) [3] Ernest Hatch Wilkins, The invention of the sonnet, and other studies in Italian literature (Roma: Edizioni di Storia e letteratura, 1959), 11-39 [4] http:/ / www. rauldeleoni. org/ soneto. html Cames.

Bibliografia
CAMPOS, Geir. Pequeno dicionrio de arte potica. Rio de Janeiro: Ediouro, 1960. SHAKESPEARE, William. Sonetos de William Shakespeare. Traduo de Milton Lins. Recife: Ed. do Tradutor,2005. TORRALVO, Izeti Fragata; MINCHILLO, Carlos Cortez. Sonetos de Cames. Cotia:Ateli Editorial, 2001.

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Soneto Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33380323 Contribuidores: Alexandrepastre, Aurola, Biladacoca, Bisbis, Bitolado, Bunytou, ChristianH, DARIO SEVERI, Dantadd, Elson Fres, Epinheiro, Eric Duff, Francisco Leandro, Gabrielt4e, Galeguinho, Gunnex, Jack Bauer00, Kiko58, Lechatjaune, Lemarlou, Leslie, Missionary, Mosca, Mrio Henrique, Nevinho, Nice poa, OS2Warp, Pathayde, PauloEduardo, PedR, Polemaco, Porantim, Santosga, Solsilfig, Sturm, ThiagoRuiz, Uxbona, Yanguas, 115 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Francesco-Petrarca.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Francesco-Petrarca.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: IPork, Marcus Cyron Ficheiro:Lus de Cames por Franois Grard.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Lus_de_Cames_por_Franois_Grard.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: CommonsDelinker, Dantadd, LX, Pierpao

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like