You are on page 1of 52

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 1/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA Recomendamos que seja adotado em sala de aula o livro "Lies de argumentao jurdica: da teoria prtica". Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos sob a orientao cuidadosa da professora Nli Luiza Cavalieri Fetzner, os autores acreditam que a linguagem didtica e clara da obra tem ajudado nossos alunos a alcanar melhor desempenho na difcil tarefa de produzir boas peas processuais e bons textos jurdicos. Boa sorte a todos e fiquem vontade para entrar em contato, a fim de sanar quaisquer dvidas. Obs.: O programa em que so postadas as informaes desses planos de aula oferece diversas dificuldades para atualizao da ortografia, bem como opera sozinho diversas trocas, como a substituio de aspas por interrogao. Caso haja alguma dificuldade na compreenso do texto, favor entrar em contato com o conteudista das disciplinas, professor Nelson Tavares, para que as alteraes sejam realizadas. CONSIDERAO ADICIONAL

Todo profissional do Direito, quando descreve o tipo de atuao profissional que escolheu, associa essa atividade tarefa argumentativa. Os exemplos de advogados, promotores e defensores bem sucedidos baseiam-se em uma atuao ? argumentativa ? brilhante que convena o magistrado da necessidade de conceder a tutela jurisdicional dos direitos daqueles que representam em juzo. Inicialmente, fundamental ressaltar a ideia de que essa atuao profissional deve ser marcada pela eficincia tcnica e persuasiva, mas nunca pode perder de vista a tica e a moral. Lembremos que antes mesmo dos sistemas jurdicos positivados, o homem deveria pautar sua conduta pelos valores universais do que certo e justo. Diante desse cenrio geral, precisamos lembrar, ainda, que o papel principal do direito compor conflitos e que a atividade processual marcada pelo contraditrio e pela ampla defesa. Em outras palavras, quando um advogado atuar no Judicirio para defender os interesses de seu cliente, ter a certeza de que est ali para ajudar na soluo de um conflito social cuja composio no foi conseguida pelas partes sem o auxlio de terceiros. Cada um dos envolvidos na demanda enxerga os fatos de uma maneira, ou seja, cada qual atribui aos fatos do caso concreto uma interpretao distinta (a que mais lhe interessa). A argumentao jurdica caracteriza-se, especialmente, por servir de instrumento para expressar a interpretao sobre uma questo do Direito, que se desenvolve em um determinado contexto espacial e temporal. Ao operar a interpretao, impe-se considerar esses contextos, ater-se aos fatos, s provas e aos indcios extrados do caso concreto e sustent-la nos limites impostos pelas fontes do Direito. Parece claro que nenhum juiz pode apreciar um pedido sem conhecer os fatos que lhe servem de fundamento. Conforme ressalta Fetzner[1], a narrao ganha status de maior relevncia, porque serve de requisito essencial produo de uma argumentao eficiente. por essa razo que se costuma dizer que a narrao est a servio da argumentao. Resumidamente, um profissional do Direito deve recorrer ao texto argumentativo para defender seu ponto de vista, mas para o sucesso dessa tarefa, precisa ter, antes, uma boa narrao, na qual foram expostos os fatos de maior relevncia sobre o conflito debatido. Para melhor compreender as caractersticas que distinguem narrao e argumentao, observe a tabela.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 2/52

NARRAO Qual o Objetivo? Expor os fatos importantes do caso concreto a ser solucionado no Judicirio. Como o fato tratado? Cada fato representa uma informao que compe a histria da lide a ser conhecida no processo. Qual o tempo verbal utilizado? Pretrito ? o mais utilizado, porque todos os fatos narrados j ocorreram. (Ex.: o empregado sofreu um acidente); Presente ? fatos que se iniciaram no passado e que perduram at o momento da narrao. (Ex.: o empregado est sem capacidade laborativa); Futuro ? no utilizado porque fatos futuros so incertos. Qual a pessoa do discurso? Utiliza-se a 3 pessoa, por traduzir a imparcialidade necessria atividade jurdica. Como os fatos so organizados? Os fatos so dispostos em ordem cronolgica, ou seja, na mesma ordem em que aconteceram no mundo natural. Quais seus elementos constitutivos? Uma narrativa bem redigida deve responder, sempre que possvel, s seguintes perguntas: a) O qu? (fato gerador); b) quem? (partes); c) onde? (local do fato); d) quando? (momento do fato); e) como? (maneira como os fatos ocorreram); f) por qu? (motivaes da lide). Qual a natureza do texto? O texto narrativo tem natureza predominantemente informativa. Sua funo persuasiva est atrelada fundamentao. Quanto parcialidade: Uma narrativa pode ser simples (imparcial) ou valorada, dependendo da pea a produzir. ARGUMENTAO Qual o Objetivo? Defender uma tese (ponto de vista) compatvel com o interesse da parte que o advogado representa. Como o fato tratado? O fato (informao) narrado aqui retomado com o status de elemento de persuaso; um elemento de prova com o qual defende a tese. Qual o tempo verbal utilizado? Presente ? tempo verbal mais adequado para sustentar o ponto de vista. (Ex.: o autor deve ser indenizado por seu empregador); Pretrito ? deve ser usado para retomar os fatos (provas / indcios) relevantes da narrao, com os quais defender a tese. (Ex.: o autor deve ser indenizado por seu empregador porque sofreu um acidente no local de trabalho); Futuro ? deve ser usado ao desenvolver as hipteses argumentativas. (Ex.: o trabalhador deve receber o benefcio do INSS, pois, caso contrrio, no ter como se sustentar). Qual a pessoa do discurso? Tambm se utiliza a 3 pessoa, pela mesma razo. Como os fatos so organizados? Os fatos e as ideias so organizados em ordem lgica, ou seja, da maneira mais adequada para alcanar a persuaso do auditrio. Quais seus elementos constitutivos? Antes de redigir uma argumentao consistente, tente refletir sobre, pelo menos, as seguintes questes: a) Qual o fato gerador do conflito? b) qual a tese que ser defendida? C) com que fatos sustentar essa tese? d) Que tipos de argumento dever utilizar?

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 3/52

Qual a natureza do texto? O texto argumentativo tem funo persuasiva por excelncia. Quanto parcialidade: No h como defender uma tese sem adotar um posicionamento. Toda argumentao valorada. QUESTO So apresentados dois textos adiante. Em primeiro lugar, identifique se esses textos so narrativos ou argumentativos. Em seguida, procure justificar sua resposta por meio da cpia de alguns fragmentos pontuais. Voc pode usar como parmetro a tabela explicativa anterior. Texto 1[1] No de hoje que eu defendo que o advogado e qualquer cidado podem gravar as conversas travadas em mesa de audincia, sem a necessidade de avisar aos presentes, entre eles a pessoa do Magistrado que a preside. Antigamente, isso era impossvel de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem prximos de quem falava para obteno ntida da voz. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, so inmeras as ?traquitanas? que gravam voz a distncia e com excelente resultado em termos de qualidade de audio. No vejo e nem nunca vi nenhuma ilicitude nisso. As audincias so pblicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientao e tambm, em eventuais casos, para o exerccio pleno da sua defesa (art.5, LV da CRFB). Filmar recai na mesmssima hiptese. Hoje j existe projeto em curso de implantao ? nas Varas que contam com processos eletrnicos ? de se gravar a voz e filmar a imagem de todos, criando um melhor registro ao processo e alcance de uma maior transparncia e publicidade. O saldo positivo de se gravar proporcionar a todos os que participam daquele momento de embate jurdico o respeito, a cordialidade, o tratamento polido, evitar ironias, crticas pessoais, assdio processual/judicial, etc. Enfim, no faz mal algum gravar tudo, pois quem no deve no teme. (...) Texto 2[2] O autor, de reputao ilibada, dirigiu-se empresa-r a fim de adquirir automvel novo, para comemorar o dia dos pais vindouro, com sua esposa e filha, assinando declarao como instrumento comprobatrio do termo de responsabilidade assumido (documento n 137/12). Nestes termos, as partes combinaram, de comum acordo, que o automvel novo estaria disponvel para o autor cinco dias depois. No entanto, para absoluta surpresa do autor, no dia combinado o automvel sequer havia chegado concessionria. Ressaltase que o autor j havia, nesta data, entregue seu veculo empresa-r, encontrando-se em situao de completo desamparo. A esposa do autor, neste nterim, foi acometida de mal sbito, tendo sido o seu atendimento prejudicado devido demora para chegar ao hospital, j que teve de ir de txi. A entrada na seo do pronto-socorro do hospital foi registrada s 21 horas do dia17 de junho de 2012, conforme documento em anexo (documento n ___) e, at a consumao do atendimento e respectiva medicao, suportou intensas dores, no podendo sequer se locomover sem auxlio de terceiros.

[1] Disponvel em: <http://www.trabalhismoemdebate.com.br/2012/06/advogado-pode-gravar-a-

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 4/52

audiencia-sem-avisar-ao-juiz/>. Acesso em: 20 jun. 2012. [2] Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/16842/indenizacao-em-relacao-de-consumo-juizado-especial>. Acesso em: 20 jun. 2012.

[1] CAVALIERI FETZNER, Nli Luiza (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de argumentao jurdica. Rio de Janeiro: Forense, 2009, captulo 2.

Data show, retroprojetor e cpias de peas processuais.

APLICAO PRTICA/ TERICA RECURSO FSICO

Em primeiro lugar, importante destacar que so muito raros os textos puros, ou seja, integralmente narrativos, descritivos ou dissertativos. Temos de observ-los em termos de predominncia de certos padres, que determinam sua classificao. Pode ser interessante o professor indicar qual a tipologia aplicvel a cada um dos incisos do artigo 282 do CPC e outros semelhantes, em que se observam as partes que estruturam as peas processuais. Sempre que for possvel, interessante levar outras peas para discutir o mesmo contedo, com auxlio de datashow ou retroprojetor. Quanto a questes objetivas: Muitos esforos tm sido reunidos para garantir a aprovao dos nossos alunos na OAB e obter bons resultados no Enade. Sabemos que fazer provas e resolver questes exige do avaliado habilidades e competncias que no podem ser exercitadas apenas nos perodos finais; ao contrrio: funo primordial do professor das disciplinas de primeiros perodos contribuir de forma vigorosa para esse sucesso, incentivando a prtica reiterada de soluo de questes semelhantes s aplicadas nesses exames. com essa mentalidade que contamos com sua contribuio para, sempre que possvel, resolver as questes objetivas de exames anteriores do Enade. No disponibilizamos essas questes nos planos de aula para que o professor no se sinta premido por essa responsabilidade, mas fiquem vontade para selecionar algumas questes e projet-las pelo data show. Ressaltamos que no se trata de "dar o gabarito", mas de refletir sobre os enunciados, explicar as possveis "pegadinhas", etc. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Tipologia Textual 1.1. texto narrativo 1.2. texto descritivo 1.3. texto dissertativo 1.4. texto injuntivo 2. Caractersticas de semelhana e de diferenciao entre cada um dos tipos de texto 3. Tipologia textual e macro-estrutura das peas processuais 4. Narrativa jurdica a servio da argumentao de teses ESTRUTURA DO CONTEDO A distino entre o texto argumentativo e o texto narrativo TEMA - Contextualizar a disciplina Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica como continuidade do trabalho de

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 5/52

produo das peas processuais iniciado na disciplina de segundo perodo. - Reconhecer as diferenas entre texto narrativo e texto argumentativo. - Compreender a relevncia da narrao para a produo da argumentao. - Identificar que a parte argumentativa da pea inicial refere-se ao ?Do Direito?. OBJETIVO Teoria e prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 1

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 6/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL O ensino de Direito no Brasil fundou suas razes em forte influncia do chamado Positivismo jurdico. Segundo essa doutrina, os profissionais que atuam na soluo de conflitos levados ao Judicirio deveriam encontrar o sentido do direito no sistema de normas escritas que regulam a vida social de um determinado povo. De acordo com os adeptos dessa teoria, portanto, a prtica jurdica deveria limitar-se aplicao objetiva das normas vigentes ao caso concreto que se pretendia analisar, por meio de um mtodo denominado silogismo. Esse mtodo caracteriza-se por uma operao lgica em que compete ao juiz amoldar os acontecimentos da vida cotidiana norma proposta pelo Estado. Na prtica, o silogismo[1] apresenta trs proposies ? premissa maior, premissa menor e concluso ? que se dispem de tal forma que a concluso deriva de maneira lgica das duas premissas anteriores. Mas ser que a lei deve ser aplicada a qualquer custo, ou cabe ao magistrado interpretar a vontade do legislador e usar a norma com razoabilidade? Nesse sentido, vamos refletir sobre o caso concreto que se l. Caso Concreto

"AMAR FACULDADE, CUIDAR DEVER", DIZ MINISTRA. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) condenou um pai a indenizar em R$ 200 mil a filha por "abandono afetivo". A deciso indita. Em 2005, a Quarta Turma do STJ havia rejeitado indenizao por dano moral por abandono afetivo. O caso julgado de So Paulo. A autora obteve reconhecimento judicial de paternidade e entrou com ao contra o pai por ter sofrido abandono material e afetivo durante a infncia e adolescncia. O juiz de primeira instncia julgou o pedido improcedente e atribuiu o distanciamento do pai a um "comportamento agressivo" da me dela em relao ao pai. A mulher apelou segunda instncia e afirmou que o pai era "abastado e prspero". O Tribunal de Justia de So Paulo (TJSP) reformou a sentena e fixou a indenizao em R$ 415 mil. No recurso ao STJ, o pai alegou que no houve abandono e, mesmo que tivesse feito isso, no haveria ilcito a ser indenizvel e a nica punio possvel pela falta com as obrigaes paternas seria a perda do poder familiar. A ministra Nancy Andrighi, da Terceira Turma, no entanto, entendeu que possvel exigir indenizao por dano moral decorrente de abandono afetivo pelos pais. "Amar faculdade, cuidar dever", afirmou ela na deciso. Para ela, no h motivo para tratar os danos das relaes familiares de forma diferente de outros danos civis. "Muitos magistrados, calcados em axiomas que se focam na existncia de singularidades na relao familiar - sentimentos e emoes -, negam a possibilidade de se indenizar ou compensar os danos decorrentes do descumprimento das obrigaes parentais a que esto sujeitos os genitores", afirmou a ministra. "Contudo, no existem restries legais aplicao das regras relativas responsabilidade civil e o consequente dever de indenizar/compensar, no direito de famlia". A ministra ressaltou que, nas relaes familiares, o dano moral pode envolver questes subjetivas, como afetividade, mgoa ou amor, tornando difcil a identificao dos elementos que tradicionalmente compem o dano moral indenizvel: dano, culpa do autor e nexo causal. Porm, entendeu que a paternidade traz vnculo objetivo, com previses legais e constitucionais de obrigaes mnimas. "Aqui no se fala ou se discute o amar e, sim, a imposio biolgica e legal de cuidar, que dever jurdico, corolrio da liberdade das pessoas de gerarem ou adotarem filhos", argumentou a ministra. No caso analisado, a ministra ressaltou que a filha superou as dificuldades sentimentais

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 7/52

ocasionadas pelo tratamento como "filha de segunda classe", sem que fossem oferecidas as mesmas condies de desenvolvimento dadas aos filhos posteriores, mesmo diante da "evidente" presuno de paternidade e at depois de seu reconhecimento judicial. Alcanou insero profissional, constituiu famlia e filhos e conseguiu "crescer com razovel prumo". Porm, os sentimentos de mgoa e tristeza causados pela negligncia paterna perduraram, caracterizando o dano. O valor de indenizao estabelecido pelo TJ-SP, porm, foi considerado alto pelo STJ, que reduziu a R$ 200 mil, valor que deve ser atualizado a partir de 26 de novembro de 2008, data do julgamento pelo tribunal paulista.
Questo discursiva

No caso concreto apresentado, percebe-se que o Judicirio reconheceu o direito indenizao por danos morais decorrentes de abandono afetivo. At ento, entendia-se que o amor um bem jurdico no exigvel, razo pela qual as indenizaes eram sistematicamente negadas. Releia a afirmao da Ministra Nancy Andrighi acerca dessa questo: "Muitos magistrados, calcados em axiomas que se focam na existncia de singularidades na relao familiar sentimentos e emoes -, negam a possibilidade de se indenizar ou compensar os danos decorrentes do descumprimento das obrigaes parentais a que esto sujeitos os genitores".
Com base nas informaes recebidas na aula de hoje, comente, em at 10 linhas, a citao da Ministra Nancy Andrighi. Utilize, para tanto, os conceitos discutidos na aula de hoje.

[1] FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de argumentao jurdica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008, captulo 1.

APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow e retroprojetor RECURSO FSICO

Esta aula, alm de trabalhar os contedos que lhe so devidos, estimula a consulta a fontes importantes para o estudante de Direito, entre elas a jurisprudncia, a doutrina e dicionrios jurdicos. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Silogismo 1.1. definio 1.2. estrutura 2. Silogismo e Positivismo 3. Silogismo e Argumentao 4. Razoabilidade e argumentao silogstica ESTRUTURA DO CONTEDO Silogismo a servio da argumentao. TEMA - Identificar conceito e estrutura do silogismo. - Estabelecer uma relao entre o raciocnio positivista e o silogismo ? mtodo pelo qual aquele se operacionaliza. - Reconhecer a importncia do raciocnio silogstico para a argumentao jurdica. - Identificar a relevncia da razoabilidade para a persuaso de cada tipo de auditrio.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 8/52

OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 2

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 9/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL

Fetzner[1] reconhece que a demonstrao pode auxiliar a argumentao a alcanar seus objetivos. Segundo os autores, a demonstrao caracteriza-se por ser um meio de prova, fundado na proposta de uma racionalidade matemtica, a qual operacionalizada pela lgica formal silogismo. H provas testemunhais, documentais, periciais, etc. A demonstrao caracteriza-se por meio de prova que auxilia na construo dos argumentos. A ttulo de exemplo, reconheamos que, para desenvolver uma argumentao que convena o magistrado da procedncia do pedido de alimentos, necessrio demonstrar que realmente o requerido tem essa obrigao de alimentar o requerente, ou seja, fundamental que a parte autora demonstre a paternidade para o juiz, sem a qual no tem qualquer serventia o fundamento jurdico selecionado. Quais os meios de prova admitidos pelo Direito no tocante comprovao (demonstrao) da paternidade? Questo Observe as quatro fontes abaixo que apresentam informaes sobre os meios de prova admitidos em direito para a comprovao da paternidade. 1) Art. 1.605 do Cdigo Civil: na falta, ou defeito, do termo de nascimento (certido), poder provar-se a filiao por qualquer modo admissvel em direito: I - quando houver comeo de prova por escrito, proveniente dos pais, conjunta ou separadamente; II - quando existirem veementes presunes resultantes de fatos j certos. 2) STJ Smula n 301 (18/10/2004) Ao Investigatria - Recusa do Suposto Pai - Exame de DNA - Presuno Juris Tantum de Paternidade. Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade. 3) Jurisprudncia (Ao de investigao de paternidade. Processo nmero...) CIVIL E PROCESSUAL. AO INVESTIGATRIA DE PATERNIDADE. DESISTNCIA DA PRPRIA MENOR, POR SUA TUTORA. DESCABIMENTO. DIREITO INDISPONVEL. APURAO DA VERDADE REAL. EXAME DNA POSITIVO. CONFORMAO DO PAI INVESTIGADO. I. O direito ao reconhecimento da paternidade indisponvel, pelo que no possvel tutora da menor desistir da ao j em curso, ao argumento de que a adoo que se propunha ela prpria fazer era mais vantajosa tutelada, e que, a todo tempo, seria possvel autora novamente intentar igual pedido, por imprescritvel. II. Caso, ademais, em que j houvera, inclusive, a realizao de teste de DNA, com a confirmao da paternidade investigada, sendo interesse da menor e do Estado a apurao da verdade real. III. Corretos, pois, a sentena e o acrdo estadual que, rejeitando o pedido de desistncia, julgaram procedente a ao investigatria. IV. Recurso especial no conhecido. 4) Leia o artigo adiante: A edio do Dirio Oficial da Unio de 30/7/2009 traz a ntegra atualizada da Lei 8.560/02, que regula a investigao de paternidade de filhos nascidos fora do casamento. A nova norma estabelece a presuno de paternidade no caso de recusa do suposto pai em submeter-se ao exame de cdigo gentico (mais conhecido como exame de DNA) em processo investigatrio aberto para essa finalidade. Atualmente, a Justia brasileira j tem reconhecido a presuno de paternidade nesses casos. Agora, com a lei, a recusa do ru em se submeter ao exame de cdigo gentico (DNA) gerar a presuno de paternidade. Entretanto, a presuno de paternidade dever ser apreciada em conjunto com o contexto mais amplo de provas, como elementos que demonstrem a existncia de relacionamento entre a me e o suposto pai. No se poder presumir a paternidade

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 10/52

se houver provas suficientes que demonstrem a falta de fundamento da ao. Os precedentes A paternidade presumida j entendimento pacificado no Superior Tribunal de Justia desde 2004. Existe at uma smula sobre o tema, a 301, publicada em novembro daquele ano. O entendimento comeou a ser consolidado em 1998. Com base no voto do ministro Ruy Rosado, a 4 Turma decidiu que a recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA no caso concreto, marcado por 10 vezes, ao longo de quatro anos aliada comprovao de relacionamento sexual entre o investigado e a me do menor gera a presuno de veracidade das alegaes do processo (REsp. 13.536-1). Em outro caso, o ministro Bueno de Souza levou em conta o fato de o suposto pai ter se recusado, por trs vezes, a fazer o exame. A injustificvel recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA induz presuno que milita contra a sua resignao, afirmou (REsp. 55.958). A 3 Turma tambm consolidou essa posio ao decidir que, ante o princpio da garantia da paternidade responsvel, revelase imprescindvel, no caso, a realizao do exame de DNA, sendo que a recusa do ru de submeter-se a tal exame gera a presuno da paternidade, conforme acrdo da relatoria da ministra Nancy Andrighi (REsp. 25.626-1). Vrios e antigos so os julgamentos que solidificaram essa posio at que o tribunal decidisse sumular a questo, agilizando, dessa forma, a anlise dos processos com esse intuito nas duas turmas da 2 Seo, especializada em Direito Privado. Com informaes da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justia. Sugerimos ler a ntegra da Lei n. 8.560/02. (http://www.conjur.com.br/2009-jul-30/leia-integra-lei-investigacao-paternidade) Com o contedo ministrado na aula foi possvel compreender que a demonstrao est a servio da argumentao. Aps a leitura das fontes acima indicadas, verificou-se que a prova demonstrativa (DNA) pode ser eventualmente dispensada, se houver fundamentadas razes para isso. Vamos fazer um exerccio de raciocnio? Indique outras situaes jurdicas em que a prova demonstrativa a mais adequada para construir a argumentao jurdica, mas a impossibilidade de sua produo autoriza o uso de outras provas, flexibilizando o rigor jurdico em nome da busca da verdade.

[1] FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de Argumentao Jurdica: da teoria prtica. Rio de Janeiro: Forense, 2010, captulo 2.3.
Datashow e retroprojetor. APLICAO PRTICA/ TERICA RECURSO FSICO

Sugerimos o uso da internet como ferramenta de pesquisa. A argumentao ser to mais consistente quanto mais competente for o aluno no assunto discutido e maiores as suas habilidades ao raciocinar questes novas do direito luz da razoabilidade.
PROCEDIMENTO DE ENSINO

1. Procedimento demonstrativo 1.1. Caractersticas 1.2. Meios de prova e argumentatividade 2. Argumentao 2.1. Caractersticas

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 11/52

2.2. Relao entre demonstrao e argumentao


ESTRUTURA DO CONTEDO Demonstrao e argumentao TEMA

- Estabelecer a diferena entre demonstrao e argumentao. - Relacionar demonstrao e os tipos de prova admitidos em Direito. - Compreender a contribuio da demonstrao para a argumentao jurdica.
Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica OBJETIVO

DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 3

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 12/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL

A produo do texto argumentativo pressupe um raciocnio extremamente complexo, que seleciona e organiza vrias informaes. O advogado j experiente realiza esse procedimento mentalmente, mas para o estudante de Direito, por questes de ordem didtica, importante que essa preparao seja feita, por escrito, passo a passo. Nesta aula, seguiremos as trs primeiras tarefas: a) identificao da situao de conflito; b) escolha da tese a ser defendida; c) seleo dos fatos por meio dos quais a tese ser defendida. Segundo Fetzner[1], registrar a situao de conflito fundamental para delimitar a questo sobre a qual se argumentar. Isso porque sero fornecidos os elementos indispensveis para compor o caso concreto e inseri-lo no contexto jurdico. Nesta, o orador definir a centralidade da questo jurdica que estar sob apreciao, isto , o fato jurdico. Em seguida, identificar as partes envolvidas na lide, devidamente qualificadas, determinando aquele que, em tese, representa o sujeito passivo e o que ser considerado sujeito ativo. Por fim, estabelecer quando e onde esta ocorreu. A tese representa o ponto de vista a ser defendido, com base em todas as informaes (fatos) disponveis sobre o caso concreto e nos limites permitidos pela norma. Para conseguir sustentar a tese, torna-se necessrio extrair do caso concreto todas as informaes que, explcita ou implicitamente, concorrem para comprov-la. Compreender o caso concreto, interpretar todas as suas sutilezas, valor-las, apreender os diversos sentidos que um mesmo fato, prova ou indcio promovem fundamental para a produo de um texto argumentativo consistente. essa seleo de fatos que representa a contextualizao do real. CASO CONCRETO Leia o caso concreto e, em seguida, faa o que se pede.

Chefe condenado a pagar R$ 60 mil por obrigar funcionria a usar jeans apertado: a ex-funcionria alega que ele fazia comentrios inapropriados sobre o seu corpo e que o chefe chegou a se matricular na aula de ciclismo para observ-la
O cdigo de conduta de como se vestir no trabalho - dresscode corporativo - para mulheres segue geralmente a composio de blusa e cala discretas. Nada de decote, saia curta ou algo muito justo. Mas no era essa a ordem dada a uma funcionria de 21 anos que trabalhava em um posto de combustveis na Zona Sul de So Paulo. O seu chefe, Roberto Guerra Santiago, de 65 anos, obrigava a jovem a trabalhar de shorts jeans justos. A funcionria decidiu levar o assdio sexual justia. Segundo relatos dos demais funcionrios, o patro fazia comentrios sugestivos sobre os seios e ndegas da jovem diariamente. ?Tudo comeou com comentrios sobre meu bumbum enquanto eu lavava os para-brisas dos carros?, contou ela. "Durante meus dez meses trabalhando na empresa, quase todos os dias eu ouvia um comentrio inapropriado sobre o meu corpo e sobre coisas que ele iria fazer comigo", disse a ex-funcionria, que no quis se identificar. O ento chefe chegou a obrig-la a usar um short que ele mesmo havia comprado. ?Voc no pode vestir qualquer outro jeans para trabalhar a partir de agora, porque agora eu tenho algo bonito para olhar?, teria dito. Roberto chegou a se inscrever nas aulas de ciclismo que a garota frequentava apenas para se aproximar dela e observ-la. "?

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 13/52

Ele geralmente dizia na frente dos meus colegas: 'Eu vou observar o seu bumbum hoje noite'." A autora acrescentou que ele tambm costumava dizer o quanto ela era bonita e que fazia os mesmos comentrios sobre as mulheres que passavam ao posto. "Ele parecia obcecado por mulheres jovens e bonitas". Um dos funcionrios da empresa disse que, apesar de a autora afirmar que execrava os comentrios sexistas, chegou a ser promovida a gerente e recebeu a promessa de que poderia ganhar muito mais dinheiro se os negcios da empresa "deslanchassem". (http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI295911-16418,00.html, com adaptaes) Consulte tambm as seguintes fontes: 1) Jurisprudncia: TRT da 17 Regio prolatou: ?a humilhao repetitiva e de longa durao interfere na vida do assediado de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relaes afetivas e sociais, ocasionando graves danos sade fsica e mental, que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte, constituindo um risco invisvel, porm concreto, nas relaes e condies de trabalho?. 2) Doutrina: Os elementos essenciais para a caracterizao do assdio moral no ambiente de trabalho a reiterao da conduta ofensiva ou humilhante, uma vez que, sejam capazes de causar leses psquicas vtima, ou seja, o empregado deve sofrer algum tipo de tortura psicolgica, destinada a destruir-lhe a autoestima. So ainda elementos essenciais as relaes hierrquicas desumanas e sem tica, marcadas pelo abuso do poder e manipulaes perversas, e o cerco contra um empregado. (http://www.correadesouza.adv.br/artigos/assedio-moral-no-direito-do-trabalho/) 3) CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: II ? a cidadania; IIII ? a dignidade da pessoa humana; IV ? os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Art. 5 (?) III ? ningum ser submetido tortura ou a tratamento desumano ou degradante; V ? assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, alm de indenizao por dano material, moral ou imagem; X ? so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra, a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e a infncia, a assistncia aos desamparados na forma desta constituio. Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I ? a relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos da Lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; XXVIII ? seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado se incorrer com dolo ou culpa; XXX- proibio de diferenas de salrio, de exerccios de funes e de critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia;

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 14/52

XXXIV ? igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Art. 9 assegurado o direito de rev, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que deva por meio dele defender. Art. 170. A Ordem Econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: VIII ? busca pelo pleno emprego Questo1 - destaque: a) o fato gerador do conflito sobre o qual o caso concreto discorre (o qu?); b) as partes, devidamente identificadas (quem?); d) quando e onde esse fato ocorreu. Com base nessas informaes, produza o pargrafo relativo situao de conflito.

Questo 2
Indique a tese que pretende defender.

Questo 3
Selecione, em tpicos, as informaes que possam colaborar com a defesa da tese que voc escolheu. Indique, pelo menos, cinco fatos. [1] FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de Argumentao Jurdica: da teoria prtica. Rio de Janeiro: Forense, 2010, captulos 5.1.1, 5.1.2 e 5.1.
APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor e uma leitura recomendada em "procedimentos de ensino". RECURSO FSICO muito comum o aluno perguntar onde essas informaes que produzimos nesta aula sero inseridas na pea processual. importante que compreenda serem os ?elementos estruturantes da argumentao? itens de um planejamento do contedo da argumentao, a fim de garantir maiores chances de sucesso na persuaso do auditrio. exatamente esse planejamento que garantir coeso seqencial e coerncia argumentativa ao texto produzido. No existe uma resposta fechada para a situao de conflito, a tese e a contextualizao do real. Incentive a reflexo crtica, o debate e a produo de conhecimento jurdico. Sugerimos que se leia o livro ?O caso dos exploradores de cavernas? e que seja feito um trabalho continuado com essa obra, a fim de abordar, desta aula em diante, todo o contedo pertinente disciplina. Acreditamos que o trabalho seqencial com um mesmo texto para quase todo o contedo facilita a aprendizagem e favorece atividades posteriores como o jri simulado, que deve ser viabilizado segundo as especificidades de cada unidade da Universidade Estcio de S. PROCEDIMENTO DE ENSINO

1. Estrutura e linguagem do texto argumentativo 2. Elementos estruturais da argumentao 2.1. Situao de conflito 2.2. Tese

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 15/52

2.3. Contextualizao do real 2.3.1. Tipos de prova 2.3.2. Indcios


ESTRUTURA DO CONTEDO Estrutura e linguagem do texto argumentativo: situao de conflito, tese e contextualizao do real. TEMA - Compreender que a tarefa de persuadir o magistrado ter mais chances de sucesso se for bem planejado o texto argumentativo. - Desenvolver o planejamento do texto argumentativo pela seleo dos elementos: a) situao de conflito; b) tese; c) contextualizao do real (fatos - provas e indcios). - Redigir cada um dos elementos constitutivos do planejamento da argumentao. OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 4

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 16/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Hipteses so raciocnios previamente construdos que podero ser utilizados no texto argumentativo como estratgia persuasiva. Partindo de fatos comprovados, o argumentador tira uma inferncia. H, assim, uma relao lgica entre as duas partes da hiptese. Para esclarecer como so produzidas essas hipteses, conhea exemplos extrados de Lies de Argumentao Jurdica: 1) J que somente o quarto da dona da casa havia sido vasculhado, o assalto teria sido planejado. 2) Uma vez que Sueli afirmou que trouxera as joias para casa a fim de dividi-las com as filhas, o assaltante teria conhecimento da atual localizao das joias. 3) Tendo em vista que o assaltante sabia o que desejava furtar, seria algum ntimo da famlia. 4) Se houve participao de um dos empregados da casa, deveria o crime a ele imputado ser qualificado pelo abuso de confiana. Com base nessas hipteses, todas relacionadas pelo mesmo objetivo - provar que houve a participao, no furto, de algum conhecido da famlia - o texto argumentativo ser estruturado. Nele, as suposies se transformaro em afirmaes, isso , em inferncias das quais no se tem dvida. Tais afirmaes ainda devero estar acompanhadas das justificativas que representaro como se processou a conexo entre o fato, a prova, o indcio e a concluso, que se extraiu a partir dessa conexo. Questo Leia o caso concreto e produza pelo menos trs hipteses. CASO CONCRETO

Em depoimento, testemunhas dizem que viram trava de brinquedo abrir Adolescente de 14 anos morreu aps ser lanada de atrao em parque de diverso Trs das quatro testemunhas ouvidas pelo delegado titular da Polcia Civil de Vinhedo, lvaro Santucci Noventa Jnior, sobre o acidente no parque de diverses Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de So Paulo, que matou uma adolescente de 14 anos, disseram ter visto a trava do brinquedo onde a vtima estava abrir antes da queda. A auxiliar de escritrio Ctia Damasceno contou que o dispositivo de segurana do brinquedo abriu na descida. "No primeiro 'tranco' da descida, eu vi a trava do assento dela abrir. S a trava dela abriu', conta a testemunha. "Depois disso, o corpo dela foi lanado para o cho", completou Ctia. A jovem caiu de bruos e chegou morta ao hospital Paulo Sacramento, em Jundia, com sinais de traumatismo craniano. Alm da auxiliar de escritrio, o delegado de Vinhedo ouviu o marido dela e um outro casal. lvaro Santucci Jnior disse que apenas o marido de Ctia Damasceno relatou, em depoimento, no ter visto o momento exato da abertura da trava porque no estava olhando fixamente para o assento onde a adolescente estava. Os funcionrios do parque que trabalhavam na atrao s sero ouvidos pela Polcia Civil no incio da prxima semana, de acordo com lvaro Santucci Noventa Jnior, a pedido dos advogados do parque. O delegado acredita que a hiptese mais provvel para o acidente tenha sido falha mecnica. Ele acompanhou o trabalho dos peritos no Hopi Hari e acredita que a menina caiu de uma altura entre 25 e 30 metros. A trava, segundo o delegado, deve ter aberto durante a frenagem do brinquedo. O equipamento, tambm conhecido como elevador, leva o visitante a 69 metros de altura e, depois de

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 17/52

um tranco, despenca a uma velocidade que pode chegar a 94 quilmetros por hora, segundo anunciado no site do parque. A assessoria de imprensa do parque de diverses informou que a queda aconteceu s 10h20min. A adolescente estava no parque acompanhada dos pais. Em nota, o Hopi Hari lamentou o incidente e informou que est prestando toda a assistncia famlia da vtima e apoiando os rgos responsveis na investigao sobre as causas do acidente. A direo do parque decidiu encerrar as atividades no comeo da tarde desta sexta-feira, mas o local ser reaberto neste sbado (25), das 10h s 19h. A atrao La Tour Eiffel permanecer fechada at que as causas do acidente sejam esclarecidas. Veja abaixo a ntegra da nota divulgada pelo parque de diverses: COMUNICADO - O Hopi Hari informa que por volta das 10h20min de hoje houve um acidente envolvendo uma visitante de 14 anos que estava no brinquedo La Tour Eiffel. A visitante foi socorrida e levada para o Hospital Paulo Sacramento, na cidade de Jundia, aonde chegou em bito. Aps o acidente, o Parque decidiu encerrar as suas atividades do dia. Hopi Hari reabre amanh, sbado, das 10h s 19h. A La Tour Eiffel permanecer fechada at que as causas do acidente sejam esclarecidas. A percia do brinquedo foi realizada pela Polcia Tcnica, que vai investigar as hipteses do acidente. O parque lamenta profundamente o ocorrido e est prestando toda a assistncia famlia da vtima e apoiando os rgos responsveis na investigao sobre as causas do acidente.
(Disponvel em: <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/02/em-depoimento-testemunhasdizem-que-viram-trava-de-brinquedo-abrir.html>. Acesso em: 25 fev. 2012).

SE JULGAR CONVENIENTE, RECORRA S FONTES: Art. 6 do CDC: So direitos bsicos do consumidor: I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; VI - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; Art. 14 do CDC: O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. 1 O servio defeituoso quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar, levando-se em considerao as circunstncias relevantes, entre as quais: I - o modo de seu fornecimento; II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a poca em que foi fornecido. 2 O servio no considerado defeituoso pela adoo de novas tcnicas. 3 O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o servio, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 18/52

APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor, fontes pesquisadas na Internet. RECURSO FSICO Em decorrncia do fato de a questo inserir-se na prova de direito constitucional, entendemos de grande valia a realizao de uma ponderao de interesses, que confrontem valores como liberdade, direito de livre expresso e indisponibilidade de certos direitos da personalidade. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Estrutura da hiptese causal 1.1. Uso de conectores e tempo verbal adequados 1.2. seleo de fatos que se prestem a esse tipo de hiptese 2. Estrutura da hiptese condicional 2.1. Uso de conectores e tempo verbal adequados 2.2. seleo de fatos que se prestem a esse tipo de hiptese 3. Diferenas estruturais e argumentativas entre as hipteses e os argumentos ESTRUTURA DO CONTEDO Estratgias argumentativas: tcnicas de elaborao de hipteses TEMA - Compreender que as hipteses so argumentos possveis a serem utilizados na fundamentao. - Desenvolver o hbito de ponderar a fora persuasiva do argumento antes mesmo de redigi-lo. - Redigir estruturas de valor hipottico com verbos no futuro do pretrito e com funo persuasiva. - Selecionar fatos, provas e indcios que se prestem produo das hipteses. Teoria e prtica da Argumentao Jurdica OBJETIVO

DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 5

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 19/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Os argumentos so recursos lingusticos que visam ao convencimento. O argumento no uma prova inequvoca da verdade. Argumentar no significa impor uma forma de demonstrao, como nas cincias exatas. O argumento implica um juzo do quanto provvel ou razovel. A) ARGUMENTO PR-TESE Caracteriza-se por ser extrado dos fatos reais contidos no relatrio. Deve ser o primeiro argumento a compor a fundamentao. A estrutura adequada para desenvolv-lo seria: Tese + porque + e tambm + alm disso. Cada um desses elos coesivos introduzem fatos distintos favorveis tese escolhida. B) DE AUTORIDADE Argumento constitudo com base nas fontes do Direito, em pesquisas cientficas comprovadas. C) ARGUMENTO DE SENSO COMUM Consiste no aproveitamento de uma afirmao que goza de consenso geral; est amplamente difundido na sociedade. CASO CONCRETO

Dois homens so presos por agresso no Galeo Passageiro espancado ao recusar servio pirata de txi tem suspeita de fraturas no rosto e est internado Emanuel Alencar RIO - Dois homens foram presos em flagrante depois de um tumulto no setor de desembarque do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Marcos Andrade da Silva, de 40 anos, e Rodrigo Alvinho Silveira, de 31 anos, que trabalham pra taxistas, foram autuados por leso corporal e tentativa de homicdio. Eles so acusados de terem agredido o vendedor Cristian Valrio, de 40 anos, e o jornalista Dario Amorim, de 48 anos, aps discusso. Internado no Hospital Santa Maria Madalena, na Ilha do Governador, Cristian tem suspeita de fraturas na face e est sob observao. Delegacia investiga grupo que atua ilegalmente A confuso comeou s 14h10min, quando Cristian e Dario haviam desembarcado, vindos de Natal. Segundo depoimentos das vtimas, que moram no Rio, eles foram abordados por homens que trabalham oferecendo servio de txis no terminal. Diante da recusa, Rodrigo Silva teria provocado e xingado a dupla. Foi o estopim para uma grande confuso. Dario sofreu leves escoriaes no rosto. De acordo com o delegado Ricardo Codeceira, titular da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio (Dairj), os acusados de agresso atuam como "jquei", apelido dado s pessoas que oferecem aos passageiros os servios de txis piratas. O delegado informou que a delegacia investiga, h dois meses, esta prtica ilegal no aeroporto.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 20/52

Essas pessoas que ficam chamando passageiros, conhecidas como "jqueis", atuam h bastante tempo e j so alvo de uma investigao afirmou o delegado, que acredita que as agresses tenham conotao homofbica. As vtimas disseram que foram xingadas por causa da opo sexual. A partir da comeou toda a confuso. Os agressores (Marcos e Rodrigo) alegam legtima defesa, mas Cristiano chegou a desmaiar depois de receber um pontap no queixo. Bastante nervosa, a me de Rodrigo, Marli Alves da Silva, criticou a priso de seu filho. Ela chegou a passar mal na delegacia, com presso alta. Por que os outros que se envolveram na briga no foram presos? Meu filho tambm foi agredido. Apenas se defendeu, como todo homem faria. Os dois levantaram o tom de voz e foram grosseiros. A verso de Dario, um dos agredidos, diferente. Ele diz que Rodrigo comeou a confuso. Ele ofereceu o servio e dissemos que no estvamos interessados. Mas insistiu e comeou a fazer gracinha. At que ele disse: "vai tomar no c..., seu v...". A o Cristian perdeu a cabea e comeou toda a confuso. Marcos foi quem agrediu Cristian quando ele j estava cado, sem qualquer chance de defesa. Dario criticou a Infraero. Segundo ele, a princpio, a estatal no quis lev-lo ao hospital onde seu companheiro est internado. S depois de muita insistncia eles ofereceram conduo disse. O delegado disse que o episdio refora a importncia de os passageiros optarem sempre por txis legalizados e padronizados. As vtimas agiram de forma correta ao recusarem um servio ilegal. (Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/rio/dois-homens-sao-presos-por-agressao-no-galeao3965359#ixzz1nRhXx1Pd>. Acesso em: 14 fev 2012. O Globo, p. 13.)
SE JULGAR NECESSRIO, RECORRA S POLIFONIAS SEGUINTES:

Leso corporal Art. 129 do CP: Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Leso corporal de natureza grave 1 Se resulta: I - Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - acelerao de parto: Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 Se resulta: I - Incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel;

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 21/52

III - perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto: Pena - recluso, de dois a oito anos. Leso corporal seguida de morte 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos.
Art. 14 do CP: Diz-se o crime:

II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros.
Homicdio simples Art. 121 do CP: Matar algum: Pena - recluso, de seis a vinte anos. Homicdio qualificado 2 Se o homicdio cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo ftil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Pena - recluso, de doze a trinta anos. Observao: pesquisar as informaes mais atuais sobre homofobia e sua criminalizao. QUESTO DISCURSIVA Leia o caso concreto indicado para esta aula e recorra s fontes sugeridas. Redija trs pargrafos argumentativos: um argumento pr-tese, um argumento de autoridade e um argumento de oposio. Vale observar que, normalmente, aps o argumento de autoridade sugerida a produo do argumento de oposio; entretanto, devido sua complexidade, esse argumento ser reservado para a prxima aula.
[1] Harada, Kiyoshi. Responsabilidade civil do Estado. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=491>. Acesso em: 19 de julho de 2010.

APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor e material pesquisado na Internet RECURSO FSICO Professores, os tipos de argumento que trabalhamos com nossos alunos devem ser discutidos do ponto de vista da estrutura, do contedo e da capacidade de convencer. Em geral, nossos esforos seguem esse

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 22/52

ordem, na medida em que perceber o critrio "persuaso" neste momento ainda um pouco difcil para a maioria. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Relao entre fontes do Direito e tipos de argumento 2. Argumento pr-tese. 2.1. Estrutura, caractersticas e informaes lingsticas relevantes 3. Argumento de autoridade 3.1. Estrutura, caractersticas e informaes lingsticas relevantes 4. Argumento de senso comum 4.1. Estrutura, caractersticas e informaes lingsticas relevantes ESTRUTURA DO CONTEDO Tipos de argumento: seleo e combinao TEMA - Distinguir os vrios tipos de argumento disponveis ao profissional da rea jurdica. - Compreender que a coeso seqencial depende no apenas das informaes registradas, mas tambm dos tipos de argumento por meio dos quais esses dados so veiculados. - Estabelecer relao significativa entre as fontes do Direito e os tipos de argumento. - Redigir pargrafos argumentativos persuasivos. OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 6

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 23/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL O ARGUMENTO DE OPOSIO serve ao profissional do Direito como uma estratgia discursiva eficiente para a redao de uma boa fundamentao. Compe-se da introduo de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-o como uma possibilidade de concluso, para depois apresentar, como argumento decisivo, a perspectiva contrria. Apoiada no uso dos conectores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratgia permite antecipar as possveis manobras discursivas que formaro a argumentao da outra parte durante a busca de soluo jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta. Para ficar clara essa estrutura, desenvolvemos adiante esses pargrafos. Compreenda que as estruturas sugeridas no so, de forma alguma, instrumentos que impedem a liberdade redacional do argumentador; ao contrrio, a partir delas novas informaes podem ser acrescidas ? sem descaracterizar a estratgia. Argumento de oposio concessiva Embora haja quem argumente ser impossvel pensar a afetividade como valor jurdico, pois no existe lei que obrigue algum a ser pai, nem garanta reaproximaes indesejadas, a Justia pode, sim, fazer valer o direito de um filho em relao aos cuidados paternais, por meio de uma reparao afetiva. Essa reparao Andr Jlio deve a Alexandre, por sua luta inglria desde quase os sete anos de idade, a fim de reaver o afeto do pai. Falta de carinho, de ateno e de presena no se quantifica, mas pode ser compensada para amenizar o sofrimento de Alexandre, por ter tido um pai ausente. Tambm podemos redigir o argumento desta maneira: Argumento de oposio restritiva H quem argumente ser impossvel pensar a afetividade como valor jurdico, ou seja, que no existe lei que obrigue algum a ser pai, nem garanta reaproximaes indesejadas, mas a Justia pode, sim, fazer valer o direito de um filho em relao aos cuidados paternais, por meio de uma reparao afetiva. Essa reparao Andr Jlio deve a Alexandre, por sua luta inglria desde quase os sete anos de idade, a fim de reaver o afeto do pai. Falta de carinho, de ateno e de presena no se quantifica, mas pode ser compensada para amenizar o sofrimento de Alexandre, por ter tido um pai ausente. Alm do argumento de oposio, outro que tambm se mostra de grande eficincia na prtica argumentativa o ARGUMENTO DE CAUSA E EFEITO, que estabelece uma relao de causalidade, ou seja, so apresentadas as causas e as consequncias jurdicas de um ato praticado. Com relao ao ARGUMENTO DE ANALOGIA, a obra principal adotada para esta disciplina ? Lies de Gramtica aplicadas ao Texto Jurdico ? menciona que importante discutir se possvel usar a jurisprudncia com fonte. Antes de enfrentar qualquer questo, tomemos como conceito de jurisprudncia, em sentido estrito, o conjunto de decises uniformes, sobre uma determinada questo jurdica, prolatadas pelos rgos do Poder Judicirio. O prprio conceito atribudo fonte aqui discutida sugere que sua autoridade advm do rgo que a profere (jurisdio). Isso inegvel. O que se questiona que, independentemente da autoridade que a reveste, o que faculta verdadeiramente seu uso ? e a torna eficiente ? a proximidade do caso analisado com os outros cujas decises so tomadas como referncia. Isso implica dizer que, em ltima instncia, o que faz do uso da jurisprudncia uma estratgia interessante para a argumentao o raciocnio de que casos semelhantes devem receber tratamentos anlogos por parte do Judicirio, para que no sejam observadas injustias ou discrepncias. a semelhana entre o caso concreto analisado e o processo j transitado em julgado que autoriza o uso da jurisprudncia. Tanto assim que se ambos os conflitos versarem sobre direito possessrio, por exemplo, mas as circunstncias em que cada um deles ocorreu no forem as mesmas, a simples proximidade temtica no autoriza o uso da jurisprudncia pela autoridade de que revestida. Por essa razo, preferimos elencar as

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 24/52

decises judiciais reiteradas como motivadoras de argumentos por analogia. Uma observao se faz necessria, neste ponto: para o acadmico de Direito importa, muitas vezes, mais o domnio das estratgias argumentativas e dos tipos de argumento, do ponto de vista prtico, que a prpria classificao desses elementos, pois esta uma preocupao prioritariamente didtica. CASO CONCRETO

Cliente baleado diz que vigia disparou aps discusso em porta giratria O cabeleireiro Joo Adriano Santos, de 29 anos, foi baleado por um vigia de uma agncia bancria em So Mateus, na Zona Leste de So Paulo, aps ser parado na porta giratria e discutir com o funcionrio. O tiro atingiu Joo nas costas, mas no causou ferimentos graves. Ele est consciente e foi liberado aps receber tratamento no Hospital So Mateus. A Polcia Militar foi acionada pouco depois das 14h para ir at o banco, na Avenida Mateo Bei. O vigia, de 37 anos, est detido. Joo Adriano relatou que havia ido ao banco pagar uma conta e foi parado na entrada. O segurana teria pedido que ele retirasse todos os objetos de metal do bolso, mas Joo disse que no carregava nenhum objeto desse tipo. Houve uma discusso e Joo conta ter sido insultado pelo vigia. Aps entrar, Joo Adriano ficou ao lado do segurana, esperando que o amigo que o acompanhava passasse pela porta giratria. Nesse momento, afirma ter levado uma rasteira e, em seguida, o tiro. Ele foi levado para o hospital e, s 19h, estava no 49 Distrito Policial, em So Mateus, prestando depoimento. ?Acho que todas as portas giratrias de banco tinham que ser retiradas porque no h funcionrios preparados para trabalhar com elas?, afirmou. A agncia bancria foi fechada logo aps o incidente. O Banco disse estar acompanhando a recuperao do cliente e lamentou o ocorrido. Em nota oficial, a instituio afirmou que "colabora com as investigaes sobre o incidente at o total esclarecimento dos fatos". (Disponvel em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/cliente-baleado-diz-que-vigiadisparou-apos-discussao-em-porta-giratoria.html>. Acesso em: 12 fev. 2012.
QUESTO DISCURSIVA Leia o caso concreto indicado para esta aula e recorra, se desejar, s fontes indicadas. Redija um texto argumentativo que contenha, alm dos argumentos j trabalhados este semestre, trs pargrafos: um argumento de oposio, um argumento de causa e efeito e um argumento de analogia. O caso concreto desta aula tem repercusso civil e criminal. Escolha apenas uma dessas linhas para teu texto.

Se julgar adequado, recorra s polifonias adiante: Leso corporal Art. 129 do CP: Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Leso corporal de natureza grave 1 Se resulta: I - Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - acelerao de parto:

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 25/52

Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 Se resulta: I - Incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III - perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto: Pena - recluso, de dois a oito anos. Leso corporal seguida de morte 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Art. 14 do CP: Diz-se o crime: II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. Homicdio simples Art. 121 do CP: Matar algum: Pena - recluso, de seis a vinte anos. Homicdio qualificado 2 Se o homicdio cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo ftil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Pena - recluso, de doze a trinta anos. Art. 6 do CDC: So direitos bsicos do consumidor: I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; Art. 14 do CDC: O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 26/52

servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos.
APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, Retroprojetor e material recolhido da Internet. RECURSO FSICO A produo do texto argumentativo marcada no apenas pela observncia da estrutura de cada pargrafo argumentativo. O efeito persuasivo e o raciocnio lgico-argumentativo so fundamentais para o sucesso da produo textual. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Relao entre fontes do Direito e tipos de argumento 2. Argumento de oposio. 2.1. Estrutura, caractersticas e informaes lingsticas relevantes 3. Argumento de causa e efeito 3.1. Estrutura, caractersticas e informaes lingsticas relevantes 4. Argumento de senso comum 4.1. Estrutura, caractersticas e informaes lingsticas relevantes ESTRUTURA DO CONTEDO Tipos de argumento: seleo e combinao (continuao) TEMA - Reconhecer estrutura e aspectos persuasivos dos argumentos de oposio, de causa e efeito e de analogia. - Compreender que a quebra de expectativas como estratgia discursiva do argumento de oposio, apoiada no uso dos operadores argumentativos de concesso e adversidade. - Identificar o uso da jurisprudncia como importante fonte argumentativa. Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica OBJETIVO

DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 7

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 27/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Os elos coesivos entre pargrafos reforam a tessitura do texto, permitindo uma maior eficincia discursiva por parte do argumentador. Eles podem ser utilizados de acordo com o objetivo de cada pargrafo elaborado, devendo-se levar em considerao algumas possibilidades interpretativas: Por enumerao Ressalta(m)-se Alm desses fatores... de verificar-se que... Registre-se, ainda, que... Assinale-se, ainda, que... Convm ressaltar... Alm desses fatores... Soma(m)-se a esses aspectos o(s) fato(s)... Mister se faz ressaltar que... Registre-se, ainda, que... de ser relevado... Por oposio bem verdade que... No se pode olvidar que... No h olvidar-se que... Bom dizer que... Por outro lado... Ao contrrio do que foi dito... Conectores de oposio: conjunes adversativas e concessivas. Verbos que indicam oposio (contrariar, impedir, obstar, vedar...) Por causa Como se h verificar... Como se pode notar... de verificar-se que... Devido a... Em virtude de... Em face de... Substantivos: causa, motivo, razo, explicao, pretexto, base, fundamento, gnese, origem, o porqu.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 28/52

Verbos que indicam causa (determinar, permitir, causar, gerar...) Locues prepositivas: em virtude de..., em razo de..., por causa de..., em vista de..., por motivo de... Conjunes: porque, pois, j que, uma vez que, porquanto, como. Por consequncia Neste sentido, deve-se dizer... Oportuno se torna dizer que... Cumpre-nos assinalar que... Diante do exposto... Diante disso... Em face de tal situao... Em virtude desses fatos... Em face dessa questo... Substantivos: efeito, produto, decorrncia, fruto, reflexo, desfecho. Verbos que indicam consequncia (ocasionar, gerar, provocar...) Locues e conjunes: logo, ento, portanto, por isso, por conseguinte, pois. CASO CONCRETO

Me diz que no abandonou o menino que caiu Moradora do Barramares, onde filho morreu em queda do 26 andar, achou que ele seria vigiado pelo irmo mais velho. O sono pesado de Fernando Moraes Jnior, de 3 anos, deu me dele, Rosana Rosa Cavalcanti da Silva, a certeza de que poderia ir sem problemas at a farmcia de propriedade da famlia num pequeno shopping embaixo do apartamento onde mora, no 26 andar de um dos prdios do Condomnio Barramares, na Barra da Tijuca. Segundo Rosana contou a parentes, mesmo assim pediu para o filho mais velho, de 8 anos, ficar em casa at que ela voltasse. Mas o menino recebeu um telefonema de um vizinho e saiu para jogar bola. Fernando acordou sozinho, abriu a porta do quarto e levou uma cadeira at a varanda que estava com a porta de correr aberta. Fernando subiu na cadeira, apoiou-se no parapeito sem grade, desequilibrou-se e caiu de uma altura de pouco mais de 80 metros s 20h40min de 6 de maio de 1999. Ele morreu no local e foi enterrado no Cemitrio So Joo Batista, em Botafogo (RJ). A me foi avisada e encaminhou-se para o local. Em estado de choque, sentou e chorou ao lado do corpo do filho por mais de duas horas. Segundo testemunhas, antes de cair no cho o corpo ainda bateu num coqueiro na frente do edifcio, o que amorteceu a queda e evitou que ele tivesse muitas escoriaes. O menino ainda teria respirado por alguns instantes, mas no resistiu. Policiais militares cobriram o corpo com um plstico preto. - No h dvidas de que foi uma fatalidade. Ela sempre foi uma excelente me, cuidadosa, carinhosa com os filhos. No foi negligncia afirmou Gisela Moraes Zepeta, irm de Fernando Moraes, pai do menino. A morte foi registrada na 16. DP (Barra) como fato a ser investigado. O perito Antnio Carlos Alcoforado disse que encontrou uma cadeira na sacada do apartamento no 26 andar. Segundo ele, o parapeito tinha 1.20 metros e s com a cadeira o menino poderia ter ultrapassado.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 29/52

O delegado titular disse que vai esperar alguns dias at que a famlia esteja mais tranquila para tomar os depoimentos. Segundo ele, caso seja apurada negligncia na ateno ao menor, o responsvel poder ser indiciado por homicdio culposo. - No podemos, porm falar de um caso assim porque a famlia j est sofrendo muito. Temos que esperar pelas provas tcnicas disse o delegado. Segundo Gisela, Rosana contou que foi at a Farmcia Barramares 2000, que administrada pelo marido, Fernando, pegar remdios e um panfleto para fazer no computador de casa. A me contou ainda que o menino estava cansado depois de brincar na creche que frequentava desde o incio do ano, dentro do condomnio. Depois de tomar banho e jantar, ele dormia profundamente, segundo a me que aproveitou para descer. Segundo Gisela, Rosana teria demorado fora de casa cerca de cinco minutos at o momento do acidente. Consulte tambm as fontes: Art. 133 do CP: Abandonar pessoa que est sob seu cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos. 1 - Se do abandono resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos. 2 - Se resulta a morte: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos. O instituto do perdo judicial somente pode alcanar o acusado que se mostrar suficientemente punido pelo sofrimento que o ato praticado causou na sua prpria vida. Art. 121, 5 do CP: Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as consequncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. Art. 107, IX do CP: Extingue-se a punibilidade: pelo perdo judicial, nos casos previstos em lei.
QUESTO DISCURSIVA Selecione algumas das expresses do quadro anterior e produza trs pargrafos argumentativos que defendam uma tese sobre a situao de conflito apresentada no caso concreto. O tipo de argumento de sua livre escolha. Sero avaliadas, na correo, as escolhas que produzam melhor coeso entre os pargrafos. APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, Retroprojetor e textos variados (jornalsticos, literrios, jurdicos, etc.) RECURSO FSICO importante, nesta aula, que o aluno perceba que uma argumentao no um amontoado de pargrafos. A coeso referencial auxilia a construo de pargrafos e a coeso interfrstica auxilia o autor a manter um fio condutor nas ideias desenvolvidas com fim persuasivo. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Coeso referencial e interfrstica 2. Coerncia textual 3. coeso e progressividade argumentativa ESTRUTURA DO CONTEDO Coeso e coerncia no texto jurdico-argumentativo. TEMA - Auxiliar o discente na redao do texto argumentativo, com a sugesto de expresses introdutrias de

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 30/52

pargrafos. - Compreender os mecanismos discursivos e lingsticos da coeso seqencial entre pargrafos. OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 8

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 31/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL CASO CONCRETO

Trata-se de indenizao por danos morais de EVA TERESINHA SILVA DA ROSA em face de MANZOLI S.A INDSTRIA E COMRCIO. A violao da imagem ocorreu na loja Manlec n. 12, Rio Grande do Sul, no dia 16 de fevereiro do ano de 2011. Alega a autora que esteve em uma das lojas da empresa requerida na ocasio em que comprou uma televiso marca Baysinic, alm de outros objetos. No mesmo dia, foi filmada de forma imperceptvel e depois sua imagem passou a aparecer diariamente, com destaque entre outras pessoas, na RBS, canal 12, em propaganda promocional da loja. Por um perodo de trinta dias, a gravao produzida era transmitida em sua velocidade normal e depois passou a ser apresentada com maior velocidade, o que tornou as cenas jocosas. Tudo acontecendo muito rapidamente, fez com que os gestos e o caminhar das pessoas tornassem-se caricatos. Aduziu a requerente que, alm da explorao clandestina de sua imagem, a demandante passou a enfrentar o ridculo da gozao de pessoas suas conhecidas e dos colegas da repartio pblica onde trabalha. Carlos Alberto Corra Machado, colega da autora no Hospital Santa Casa, ouviu de sua esposa que Eva estava aparecendo na televiso por diversas vezes, entre a novela das sete e a novela das oito e teve curiosidade, assistiu ao comercial umas duas ou trs vezes, e, efetivamente, viu Eva carregando uma caixa de televiso. O depoente s assistiu aos colegas brincarem com Eva dizendo que ela estava famosa. Jaqueline Camargo Domingues relatou que tambm foi colega da autora na Santa Casa e tem certeza que viu a propaganda no horrio das novelas, e que no era reportagem jornalstica, era propaganda mesmo. Jaqueline tem certeza porque chegava ao servio e todos os dias mexiam com ela, chamando-a de garota propaganda da Manlec e at chegou a dizer que parecia uma louquinha correndo com aquela caixa. Na Santa Casa eram gerais as brincadeiras com ela, todos dizendo que a viram na televiso. Consulte as Fontes: Art. 6 do CDC: So direitos bsicos do consumidor: IV - a proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios; VI - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; Art. 5, V da CRFB: assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; Art. 5, X da CRFB: so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; Art. 5, XXVIII da CRFB: so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;
QUESTO DISCURSIVA Leia o caso concreto e, com base em tudo o que aprendeu at agora, produza fundamentao e

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 32/52

concluso para o caso concreto. APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, Retroprojetor, textos variados (jornalsticos, literrios, jurdicos, legais, etc.) RECURSO FSICO Aqui tambm importante que o aluno perceba que uma argumentao no um amontoado de pargrafos. A depender das fontes e dos princpios selecionados para convencer o magistrado, o esquema argumentativo ser diferente. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Planejamento de textos argumentativos. 2. Fundamentao do texto argumentativo. 2.1. Seleo dos argumentos adequados. 2.2. Identificao das fontes mais eficientes. 2.3. produo persuasiva da linguagem. 3. concluso do texto argumentativo. ESTRUTURA DO CONTEDO Organizao da estrutura do texto jurdico argumentativo: seleo de argumentos e organizao de ideias TEMA - Planejar textos argumentativos coesos e coerentes. - Redigir a fundamentao e a concluso de um texto jurdico. - Desenvolver a habilidade persuasiva, mediante utilizao das fontes do direito e em consonncia com a teoria da argumentao jurdica. Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica OBJETIVO

DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 9

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 33/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL QUESTO DISCURSIVA Leia o texto adiante, da autoria do Ministro Eros Grau, e identifique os tipos de argumento predominantes, se possvel em cada pargrafo. Comente o efeito persuasivo alcanado pelo argumentador em cada trecho relevante.

Pequena nota sobre o direito a viver Inventei uma histria para celebrar a Vida. Ana, filha de famlia muito rica, apaixona-se por um homem sem bens materiais, Antonio. Casa-se com separao de bens. Ana engravida de um anencfalo e o casal decide t-lo. Ana morre de parto, o filho sobrevive alguns minutos, herda a fortuna de Ana. Antonio herda todos os bens do filho que sobreviveu alguns minutos alm do tempo de vida de Ana. Nenhuma palavra ser suficiente para negar a existncia jurdica do filho que s foi por alguns instantes alm de Ana. A histria que inventei vlida no contexto do meu discurso jurdico. No sou proco, no tenho afirmao de espiritualidade a nestas linhas postular. Aqui anoto apenas o que me cabe como arteso da compreenso das leis. Palavras bem arranjadas no bastam para ocultar, em quantos fazem praa do aborto de anencfalos, inexorvel desprezo pela vida de quem poderia escapar com resqucios de existncia e produzindo consequncias jurdicas marcantes do ventre que o abrigou. Matar ou deixar morrer o pequeno ser que foi parido no diferente da interrupo da sua gestao.Mata-se durante a gestao, atualmente, com recursos tecnolgicos aprimorados, bisturis eletrnicos dos quais os fetos procuram desesperadamente escapar no interior de teros que os recusam.Mais digna seria a crueldade da sua execuo imediatamente aps o parto,mesmo porque deixaria de existir risco para as mes. Um breve homicdio e tudo acabado. Vou contudo diretamente ao direito, nosso direito positivo. No Brasil o nascituro no apenas protegido pela ordem jurdica, sua dignidade humana preexistindo ao fato do nascimento, mas tambm titular de direitos adquiridos. Transcrevo a lei, artigo 2o do Cdigo Civil: A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. No intervalo entre a concepo e o nascimento dizia Pontes de Miranda os direitos, que se constituram, tm sujeito, apenas no se sabe qual seja. No h, pois, espao para distines, como assinalou o ministro aposentado do STF, Jos Nri da Silveira, em parecer sobre o tema: Em nosso ordenamento jurdico, no se concebe distino tambm entre seres humanos em desenvolvimento na fase intrauterina, ainda que se comprovem anomalias ou malformaes do feto; todos enquanto se desenvolvem no tero materno so protegidos, em sua vida e dignidade humana, pela Constituio e leis. Trata-se de seres humanos que podem receber doaes [art. 542 do Cdigo Civil], figurar em disposies testamentrias [art.1.799 do Cdigo Civil] e mesmo ser adotados [art. 1.621 do Cdigo Civil]. inconcebvel, como afirmou Teixeira de Freitas ainda no sculo XIX, um de nossos mais renomados civilistas, que haja ente com suscetibilidade de adquirir direitos sem que haja pessoa. E, digo eu mesmo agora, nele inspirado, que se a doao feita ao nascituro valer desde que aceita pelo seu representante legal tal como afirma o artigo 542 do Cdigo Civil foroso concluir que os nascituros j existem e so pessoas, pois o nada no se representa. Queiram ou no os que fazem praa do aborto de anencfalos, o fato que a frustrao da sua existncia fora do tero materno, por ato do homem, inadmissvel [mais do que inadmissvel, criminosa] no quadro do direito positivo brasileiro. certo que, salvo os casos em que h, comprovadamente, morte intrauterina, o feto um ser vivo.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 34/52

Tanto assim que nenhum, entre a hierarquia dos juzes de nossa terra, nenhum deles em tese negaria aplicao do disposto no artigo 123 do Cdigo Penal, que tipifica o crime de infanticdio, mulher que matasse, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho anencfalo, durante o parto ou logo aps, sujeitando a a pena de deteno, de dois a seis anos. Note-se bem que ao texto do tipo penal acrescentei unicamente o vocbulo anencfalo! Ora, se o filho anencfalo morto pela me sob a influncia do estado puerperal ser vivo, por que no o seria o feto anencfalo que repito pode receber doaes, figurar em disposies testamentrias e mesmo ser adotado? Que lgica esta que toma como ser, que considera ser algum e no res o anencfalo vtima de infanticdio, mas atribui ao feto que lhe corresponde o carter de coisa ou algo assim? De mais a mais, a certeza do diagnstico mdico da anencefalia no absoluta, de modo que a preveno do erro, mesmo culposo, no ser sempre possvel. O que dizer, ento, do erro doloso? A quantas no chegaria, ento, em seu dinamismo se admitido o aborto o moinho satnico de que falava Karl Polanyi? A mim causa espanto a ideia de que se esteja a postular abortos, e com tanto de nfase, sem interesse econmico determinado. O que me permite cogitar da eventualidade de, embora se aludindo defesa de apregoados direitos da mulher, estar-se a pretender a migrao, da prtica do aborto, do universo da ilicitude penal, para o campo da explorao da atividade econmica. Em termos diretos e incisivos, para o mercado. Escrevi esta pequena nota para gritar, to alto quanto possa, o direito de viver. (http://www.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/?id=254)
APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, Retroprojetor e peas processuais. RECURSO FSICO importante, nesta aula, que o aluno perceba que a classificao dos tipos de argumento no o mais importante. O efeito discursivo que geram deve ser o elemento central na anlise do profissional do Direito. Um exemplo disso est no fato de que certos pargrafos argumentativos podem ser classificados de mais de uma maneira, mas so indubitavelmente eficientes na produo da fundamentao. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Tipos de argumento 2. A subjetividade no processo de convencimento ESTRUTURA DO CONTEDO Tipos de argumento e persuaso TEMA

- Identificar os diversos tipos de argumento j trabalhados em sala de aula. - Compreender o efeito persuasivo que cada argumento pode gerar no texto argumentativo Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica OBJETIVO

DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 10

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 35/52

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 36/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL A argumentao jurdica, para ter sucesso, deve recorrer a estratgias que expressem a interpretao sobre uma questo do Direito que se desenvolve em um contexto espacial e temporal. Portanto, antes de argumentar, necessrio que se proceda a um planejamento, considerando-se os contextos, os fatos, as provas e os indcios extrados do caso concreto, sustentando-se sempre nas fontes do Direito. Tornase necessrio, tambm, ter em mente os provveis argumentos do opositor, a fim de neutraliz-los. Aps a anlise minuciosa do caso concreto, so escolhidos os recursos argumentativos para a produo do texto jurdico. Assim, o texto ser construdo no instintiva e espontaneamente, mas apoiado em um planejamento, a fim de manter a unidade e a coerncia necessrias ao convencimento. Somente com organizao possvel traar estratgias persuasivas capazes de fazer com que a tese defendida seja aceita. QUESTO DISCURSIVA Analise os elementos constitutivos da argumentao jurdica que seguem e escreva a fundamentao e a concluso pertinentes. Para que se compreenda a importncia das disciplinas de Portugus Jurdico para o Exame das OAB, transcrevemos a ?grade de comentrios? utilizada pelos examinadores. Atente para os critrios a serem comentados. Dos seis existentes, quatro so trabalhados diretamente por nossas disciplinas. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Adequao da Pea ao problema apresentado: Raciocnio jurdico: Fundamentao e sua consistncia: Capacidade de interpretao e exposio: Correo gramatical: Tcnica profissional: Situao de conflito

8.Pedro foi denunciado, pelo Promotor de Justia da comarca de So Paulo, de subtrair, em 1 de julho de 2009, a importncia de R$ 360,00 em dinheiro de Antnio, utilizando-se de um revlver de brinquedo. 9. Tese 10. 11. O ru deve ser condenado pela prtica do crime de roubo qualificado.

Contextualizao do real 12. Fatos favorveis tese:

13. - O Juiz ouviu o ru no dia 5 de setembro de 2009, ocasio em que confessou, com detalhes, a prtica delituosa, descrevendo a vtima e afirmando que o dinheiro fora utilizado na compra de drogas. 14. - O ru afirmou, ainda, que havia sido internado vrias vezes para tratamento de desintoxicao.

15. - O ru foi preso em flagrante, com R$ 360,00 no bolso, a duas quadras do local do crime, por um policial paisana, por estar em ?atitude suspeita?. 16. - A vtima garante que o ru tem o mesmo porte fsico de quem o abordou no ato delituoso e usava roupas semelhantes, cala jeans e camiseta branca. 17. 18. Fatos contrrios tese:

- Na referida oitiva com o juiz, o ru no estava acompanhado de seu defensor.

19. - A vtima, ao ser ouvida, confirmou o fato e afirmou que no viu o rosto do autor do crime porque estava encoberto e, por isso, no tinha condies de reconhec-lo com segurana.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 37/52

20. - - Dois policiais afirmaram que ouviram a vtima gritando que havia sido roubada, mas nada encontraram no local do crime. 21. 22. 23. Para a produo do que se pede, caso julgue necessrio, utilize as polifonias:

LEGISLAO Roubo

24. Art. 157, CP - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: 25. Pena - recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.

26. 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. 27. 28. 29. 30. 31. Roubo qualificado 2 - A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia;

32. IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; 33. V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade.

34. 3 Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de cinco a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa. 35. Art. 261, CPP - Nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor. 36. Pargrafo nico. A defesa tcnica, quando realizada por defensor pblico ou dativo, ser sempre exercida atravs de manifestao fundamentada. 37. DOUTRINA 38. 39. Cancelada a smula n 174 do Superior Tribunal de Justia[1] Agravao da pena em face do emprego de arma de brinquedo 40. na execuo do crime de roubo

41. Nos termos do art. 157, 2., I, do Cdigo Penal, a pena deve ser agravada de um tero at metade "se a violncia ou grave ameaa exercida com emprego de arma". 42. 43. E quando se trata de arma de brinquedo ("arma finta")? H duas orientaes:

44. 1) o emprego de arma de brinquedo no agrava a pena do roubo: RT, 580/464, 591/360 e 667/305; JTACrimSP, 76/283, 72/23, 73/222, 75/54 e 202 e 99/275; STF, HC n. 69.515, 1. Turma, rel. Min. Seplveda Pertence, DJU, 12.3.1993, p. 3561; RT, 705/416; 45. 2) o roubo agravado: RTJ, 106/838, 109/285, 91/179, 95/299 e 103/443; RJTJSP, 14/488 e 40/367; RT, 540/419, 553/349, 555/377, 576/480, 588/439 e 592/434; JTACrimSP, 66/257, 67/258, 69/242 e 79/447; Justitia, 105/181; JTJ, 164/321. Era a orientao da Smula n. 174 do STJ:

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 38/52

46.

"No crime de roubo, a intimidao feita com arma de brinquedo autoriza o aumento da pena".

47. Sempre entendemos que o emprego de arma de brinquedo no aumenta a pena do crime de roubo, respondendo o sujeito pelo tipo simples, sendo inadequada a Smula n. 174. Nossa argumentao se fundamenta no sistema da tipicidade. O CP somente agrava a pena do delito quando o sujeito emprega arma. Revlver de brinquedo no arma(1). Logo, o fato atpico diante da circunstncia. Caso contrrio, por coerncia, o porte de revlver de brinquedo constituiria o crime do art. 10, caput, da Lei n. 9.437, de 20.2.1997 (porte ilegal de arma de fogo). Se, no roubo, configura a circunstncia "arma", por que no constituiria a elementar do crime especial? Como disse o Ministro Seplveda Pertence no HC n. 69.515, julgado pela 1. Turma do STF, em 1..12.1992, "a melhor doutrina tem oposto crtica demolidora" tese de que o roubo, na espcie, circunstanciado(2). 48. A Terceira Seo do STJ, no REsp n. 213.054, de So Paulo, em 24.10.2001, relator o Ministro Jos Arnaldo da Fonseca, decidiu cancelar a Smula n. 174, considerando que o emprego de arma de brinquedo, embora no descaracterize o crime, no agrava o roubo, uma vez que no apresenta real potencial ofensivo. Ficou assentado que a incidncia da referida circunstncia de exasperao da pena: 49. 50. 1) fere o princpio constitucional da reserva legal (princpio da tipicidade); 2) configura bis in idem;

51. 3) deve ser apreciada na sentena final como critrio diretivo de dosagem da pena (circunstncia judicial do art. 59 do CP); 52. 4) lesa o princpio da proporcionalidade(3).

53. De notar-se que a deciso apenas cancelou a referida Smula, no havendo impedimento a que juzes e tribunais ainda continuem adotando a segunda orientao, que determina o agravamento da pena. Alm disso, h o perigo de que, cancelada a mencionada Smula, venham a reconhecer, no roubo agravado pelo concurso de pessoas, o concurso material entre esse tipo e o crime de utilizao de arma de brinquedo na execuo do fato (art. 10, 1., II, da Lei n. 9.437/97). Se isso ocorrer, teremos a seguinte situao: se os assaltantes empregarem arma verdadeira, a pena mnima abstrata ser de 5 anos e 4 meses de recluso (art. 157, 2., I e II, do CP); se roubarem com revlver de brinquedo, aplicando-se a regra do concurso material, a pena mnima abstrata ser maior, qual seja, 6 anos e 4 meses de privao da liberdade (5 anos e 4 meses pelo roubo agravado pelo concurso de pessoas e 1 ano pelo crime da lei especial). Ento, se os assaltantes receberem a mensagem, iro usar somente armas verdadeiras. 54. A Lei 10.826/2003[2]

55. A nica disciplina jurdica que possui a nova Lei de Armas sobre o brinquedo perigoso o art. 26, no qual prescreve que: "So vedadas a fabricao, a venda, a comercializao e a importao de brinquedos, rplicas e simulacros de armas de fogo, que com elas se possam confundir". 56. Com isso chega-se a seguinte concluso: proibida a prtica de atos comerciais tendo por objeto arma de brinquedo que possa ser confundida com arma de fogo. Logo, se for cometido algum crime com a utilizao de arma de brinquedo, o agente s responder pelo crime que efetivamente cometer, no podendo a utilizao da arma de brinquedo ser objeto de elementar ou circunstncia do crime. 57. A falta de tcnica legislativa para a elaborao da Lei est muito aqum do aclamado pela sociedade. Explico. 58. Se o legislador proibiu a prtica empresarial de arma de brinquedo porque esta possui uma lesividade considerada. Ento, porque no impor uma sano prpria como fez a revogada Lei? 59. Chega-se ao absurdo de se proibir a prtica de comrcio com a arma de brinquedo e ser totalmente livre a sua utilizao na prtica de crimes. Seria o mesmo que considerar proibida a venda de entorpecente e ser liberado o seu uso. 60. 61. 62. 63. JURISPRUDNCIA 2006.0000.0945-8/0 - APELAO CRIME ? Tribunal de Justia do Cear Data Protocolo: 14/02/2006 Data Distribuio: 02/05/2006

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 39/52

64. 65.

rgo Julgador: 1 CMARA CRIMINAL Relator: Des. FRANCISCO HAROLDO R. DE ALBUQUERQUE

66. Ementa: APELAO CRIMINAL. ROUBO DUPLAMENTE QUALIFICADO. AUTORIA DO CRIME COMPROVADA. ABSOLVIO INVIVEL. PARTICIPAO DE MENOR IMPORTNCIA. DESCLASSIFICAO PARA A FORMA TENTADA. INVIVEL. INEXISTNCIA DE CONCURSO MATERIAL. INOCORRNCIA. DIMINUIO DE PENA. IMPOSSIBILIDADE. DECOTE DE QUALIFICADORA. ARMA DE BRINQUEDO. PROVIMENTO PARCIAL. I - Invivel a absolvio pleiteada, quando as provas coletadas durante a instruo, especialmente os depoimentos testemunhais e as declaraes das vtimas, comprovam, sem eiva de dvidas, que o apelante cometeu os crimes pelos quais foi condenado. II - No se pode considerar como sendo de menor importncia a participao do acusado que, empunhando a arma do crime, anunciou o assalto. III - A consumao do crime de roubo se d no momento em que o agente, mediante violncia ou grave ameaa, retira o bem da posse do ofendido, embora tenha sido logo aps devolvido. IV - O acusado, mediante duas aes distintas, ocorridas em ruas e horrios diversos, cometeu dois crimes de roubo, o que se amolda, perfeitamente, no conceito de concurso material, definido no art. 69 do Cdigo Penal. V - No se reputa severa a pena aplicada no mnimo legal, quando presentes as circunstncias do art. 59 do cdigo repressivo. VI - O emprego de arma de brinquedo no qualifica o crime de roubo, devendo ser retirada dita qualificadora, sem alterar, contudo, a pena fixada, haja vista que o juiz sentenciante, pela incidncia de duas qualificadoras, estabeleceu o aumento mnimo de 1/3. VII - Apelo parcialmente provido, apenas para decotar a qualificadora do emprego de arma, mantendo-se inalterada, entretanto, a pena aplicada. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. Tribunal de Justia de Pernambuco N Processo Acrdo Relator Data rgo Processo 213992002 0431882003 NELMA SARNEY COSTA 25/02/2003 00:00:00 SO LUS APELAO CRIMINAL

74. Ementa Apelao criminal. Crime de roubo. Defesa pleiteia desclassificao para o crime de furto, dado a inexistncia de potencialidade lesiva na arma de brinquedo. Inadmissibilidade. Desclassificao para crime para modalidade tentada. Procedncia. Pena definitiva no superior a dois anos. Concesso da suspenso condicional da pena. I - a utilizao de simulacro de arma de fogo, quando causa intimidao vtima, meio idneo para a caracterizao da vis compulsiva e, conseqentemente, do crime de roubo. II - para a consumao do delito de roubo, assim, como no de furto, necessrio que haja inverso do ttulo da posse da res furtiva. Tendo sido, os agentes, presos por populares quando tentavam fugir com a coisa subtrada, interrompido est o iter criminis, restando configurado apenas o delito na sua forma tentada. III- presentes os pressupostos da suspenso condicional do processo impe-se a sua concesso. IV - recurso parcialmente provido unanimidade. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. Tribunal de Justia do Rio de Janeiro 2007.001.62394 - APELACAO DES. ELTON LEME - Julgamento: 30/01/2008 - DECIMA SETIMA CAMARA CIVEL TROCA DE BEBES DURANTE AS PRIMEIRAS HORAS DE VIDA PRIMEIRO ALEITAMENTO REALIZADO POR MAE DIVERSA MA PRESTACAO DE SERVICOS DANO MORAL REDUCAO DO VALOR

83. AO INDENIZATRIA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DE ESTABELECIMENTO HOSPITALAR. TROCA DE BEBS DURANTE AS PRIMEIRAS HORAS DE VIDA. PRIMEIRO ALEITAMENTO REALIZADO POR ME DIVERSA. DANOS MORAIS CONFIGURADOS. REDUO DO QUANTUM INDENIZATRIO. 1. A troca de bebs nas primeiras

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 40/52

horas de vida, que acarretou o primeiro aleitamento por mes diversas, no deixa dvida acerca do servio defeituoso prestado pelo estabelecimento hospitalar que, por isso, responde pelos danos morais causados aos respectivos pais. 2. No obstante haja diferenas na percepo do vcio do servio pelos pais dos bebs, no h motivos plausveis para arbitrar valores diferenciados, eis que a intensidade da mcula moral no se aufere por frmulas matemticas, mas decorre da anlise circunstanciada e equilibrada do episdio lesivo como um todo. 3. Danos morais que devem ser reduzidos luz dos critrios da razoabilidade e da proporcionalidade. 4. Recurso parcialmente provido. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. Tribunal de Justia do Rio de Janeiro 2007.001.28856 - APELACAO - 1 Ementa DES. ADEMIR PIMENTEL - Julgamento: 22/08/2007 - DECIMA TERCEIRA CAMARA CIVEL ACAO DE INDENIZACAO POR ATO ILICITO TROCA DE CRIANCAS EM MATERNIDADE MORTE DE UMA DAS CRIANCAS DANO MORAL PRINCIPIO DA PRESERVACAO DA SOCIEDADE EMPRESARIAL

92. Processual Civil. Ao para reparao de danos morais por ato ilcito. Criana trocada na maternidade e que se constatou haver falecido, quando da troca promovida em sede judicial. Ao invs do filho querido, uma certido de bito."Daminum in re ipsa". Valor indenizatrio que, ao lado do aspecto reparatrio, deve atender aos aspectos pedaggicos da condenao, sem, contudo, colocar em risco a sade financeira da instituio. Parcial provimento ao primeiro e improvimento ao segundo recurso. I- Indiscutvel a culpa de estabelecimento hospitalar que em maternidade troca os bebs nascidos, cabendo-lhe responder pelo ato negligente de seus prepostos; II- Ainda que a morte do beb no decorra de ato do nosocmio, a troca ocorrida retirou dos verdadeiros pais a oportunidade de conviver nas poucas horas de vida, com o filho querido. Afagar-lhe, beijarlhe a face glida e lhe dar um sepulcro como eles, verdadeiros pais, gostariam de dar. No que aqueles que o detinham tivessem agido culposamente e no lhe tenha dado sepulcro digno; III- A "via crucis" experimentada pelos Autores, principalmente a me se submetendo humilhao de exames de DNA em face da dvida da paternidade, culminou com o triste desenlace: quando da troca entregaram um filho e receberam no lugar de seu filho uma certido de bito; IV- "Damnum in re ipsa",cujo valor indenizatrio, sem se afastar dos aspectos da reparao, deve atender aos princpios pedaggicos da condenao, a tentativa de, atravs de condenaes significativas, se evitarem novos sofrimentos para aquelas mes que trazem ao mundo filhos queridos. Contudo, esse valor no pode traduzir risco sobrevivncia da instituio; V- Parcial provimento ao primeiro e improvimento ao segundo recurso. 93. 94. 95. [1] Texto de Damsio de Jesus. Disponvel em <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2590>. Acesso em: 20 de novembro de 2008. [2] Disponvel em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7474>. Acesso em: 20 de novembro de 2008.

APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor e textos jurdicos, inclusive peas processuais. RECURSO FSICO Aula dialogada. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Desenvolvimento da fundamentao e da concluso do texto jurdico. 2. Identificao e uso dos elementos constitutivos do texto argumentativo. ESTRUTURA DO CONTEDO Desenvolvimento da fundamentao e da concluso no texto jurdico TEMA - Produzir fundamentao e concluso do texto jurdico-argumentativo. OBJETIVO

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 41/52

Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 11

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 42/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Vimos, ao longo do semestre, as caractersticas do texto jurdico-argumentativo e suas condies de produo. Refletimos, ainda, sobre as principais estratgias argumentativas e conhecemos os tipos de argumento disponveis ao profissional do direito. Adiante, voc encontrar um texto que trata de mais uma questo polmica: a indenizao por danos morais decorrente de falha em dispositivo contraceptivo que possibilita a gravidez de consumidora. QUESTO DISCURSIVA Leia o caso concreto e identifique cada um dos elementos da argumentao: situao de conflito, tese, contextualizao do real e hipteses. Produza tambm, em um texto de at 30 linhas, a fundamentao e a concluso para a questo trazida discusso. Caso concreto

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, por meio do Promotor de Justia infraassinado, em esteio de suas atribuies constitucionais e consoante o disposto no art. 220 da Carta Federal e o artigo 149 da Lei n. 8.069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente vem, atravs do presente, na defesa de interesse difuso afeto aos adolescentes, narrar os fatos adiante aduzidos para, posteriormente, requerer o seguinte: 1) O Requerente Titular da 7. Promotoria de Justia da Infncia e da Juventude da Comarca da Capital, rgo de Execuo com atribuio para o processamento dos adolescentes envolvidos em prticas infracionais no Rio de Janeiro e, concorrentemente, com atribuio para oficiar perante a Justia da Infncia e da Juventude. 2) Como por demais sabido, diferentemente do que ocorre em outras Comarcas do Pas, no Rio de Janeiro h uma caracterstica peculiar: cerca de 70% (setenta por cento) das apreenses de adolescentes infratores referem-se a trfico de substncias entorpecentes (art. 33 da Lei n. 11.343/06), aumentando ainda mais esse percentual quando, independentemente do tipo de ato infracional perpetrado, a sua origem se d no s por envolvimento, mas tambm o uso (artigos 20 a 26 da Lei n. 11.343/06), de substncias entorpecentes ou que causam dependncia fsica ou psquica. 3) No ltimo dia 16 de maro do corrente ano, entrou em circuito o filme Traffic, dirigido por Steven Soderbergh, recomendado nacionalmente pela Coordenadoria Geral de Classificao, Ttulos e Qualificao da Secretaria Nacional de Justia para maiores de 18 anos de idade, impossibilitando dessa forma que os adolescentes habitantes desta Cidade do Rio de Janeiro possam, sozinhos, assistir referida produo. 4) O filme em questo retrata o submundo do narcotrfico nos Estados Unidos e mostra uma realidade muito prxima do que ocorre no Rio de Janeiro, onde os adolescentes que so apreendidos e chegam Justia da Infncia e da Juventude tm como motivo principal o envolvimento no mundo das drogas. 5) Em reportagem veiculada hoje pela Imprensa (em anexo), especialistas em drogas puderam emitir suas opinies e parecem concordar com o Ministrio Pblico quando priorizam a educao na difcil tarefa de combater o trfico de drogas. Segundo Maria Thereza de Aquino, Diretora do NEPAD, o filme tem o mrito de tratar a questo sem preconceito ou falsos moralismos. Sadas? H, sim. Elas dependem de ns. 6. EX POSITIS, pelas razes aduzidas, requer o Ministrio Pblico seja autorizada judicialmente, mediante Alvar, a entrada de adolescentes desacompanhados dos pais ou responsvel, a partir de 16 anos, nos estdios de exibio da Cidade do Rio de Janeiro, intimando-se a direo da Europa Filmes, Distribuidora do Filme Traffic e o Departamento de Classificao Indicativa do Ministrio

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 43/52

da Justia, para a cincia e demais providncias cabveis. Se julgar pertinente, recorra s fontes a seguir: Art. 220 da CRFB: A manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio. Art. 149, I, e do ECA: Compete autoridade judiciria disciplinar, atravs de portaria, ou autorizar, mediante alvar, a entrada e permanncia de criana ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsvel, em estdios cinematogrficos, de teatro, rdio e televiso. Art. 33 da Lei n. 11.343/06: Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. Art. 20 da Lei n. 11.343/06: Constituem atividades de ateno ao usurio e dependente de drogas e respectivos familiares, para efeito desta Lei, aquelas que visem melhoria da qualidade de vida e reduo dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas.
APLICAO PRTICA/ TERICA Retroprojetor e datashow. RECURSO FSICO Aula dialogada. Esta uma excelente oportunidade para o refinamento da qualidade argumentativa do texto do aluno. Sabemos que a maturao e a consistncia dessa produo escrita demora certo tempo para ocorrer, de modo a se estender, por vezes, at o prximo semestre em Redao jurdica. Sugerimos aproveitar a aula no apenas para repetir procedimentos e argumentos j sedimentados, mas para discutir a organizao lgica das ideias e a escolha consciente do argumento a ser utilizado em cada pargrafo. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Planejamento do texto argumentativo 1.1. Situao de conflito 1.2. Tese 1.3. Contextualizao do real 1.4. Hipteses 2. Produo da fundamentao jurdica 2.1.Uso de tipos de argumento diversificados 3. Concluso ESTRUTURA DO CONTEDO Produo do texto jurdico argumentativo TEMA - Produzir fundamentao e concluso do texto jurdico-argumentativo OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 12

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 44/52

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 45/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Vimos, ao longo do semestre, as caractersticas do texto jurdico-argumentativo e suas condies de produo. Refletimos, ainda, sobre as principais estratgias argumentativas e conhecemos os tipos de argumento disponveis ao profissional do Direito. QUESTO DISCURSIVA Produza fundamentao e concluso completas a partir do caso concreto. CASO CONCRETO

O sndico de um edifcio residencial no Recreio dos Bandeirantes, Jaime Adelino Machado, est sendo acusado de racismo por tentar impedir a circulao de um morador negro nas dependncias do prdio. A moradora Maria das Graas Santos recebeu uma carta do administrador com a determinao de que seu filho de criao, Jlio Costa Ribeiro, de 24 anos, teria a circulao no prdio limitada lixeira e caixa de correio. Ela ficou indignada e resolveu procurar a 16 DP (Barra da Tijuca), que comeou a investigar o caso. Jlio, que mora h um ano no prdio, contou que at j discutiu com o sndico. - muito humilhante. muito triste tudo isso. No queria estar vivendo essa situao disse o rapaz. Maria da Penha tambm no se conforma com o caso e no tem dvidas de que se trata de racismo. - Isso evidente. No concordo com isso. O delegado que est cuidando do caso intimou o sndico a depor. Jaime explicou que somente proibiu a circulao do rapaz no prdio porque ele no morador e, por isso, no poderia usufruir dos demais servios que o condomnio mantm, salvo se estivesse acompanhado da moradora. - Um sndico no pode impedir um filho de criao de um morador de ter acesso a todo mo condomnio disse a moradora, que observou mais uma vez tratar-se de racismo. Fontes a serem consultadas: Prembulo da Constituio Brasileira: Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Art. 3, IV da CRFB: Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Art. 20 da Lei n. 7.716/89 (Define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor): Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional Art. 1 da Lei n. 7.437/85 (Lei Afonso Arinos): Constitui contraveno, punida nos termos desta lei, a prtica de atos resultantes de preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Art. 2 da Lei n. 7.437/85 (Lei Afonso Arinos): Ser considerado agente de contraveno o diretor, gerente ou empregado do estabelecimento que incidir na prtica referida no artigo 1 desta

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 46/52

lei.
APLICAO PRTICA/ TERICA Retroprojetor, datashow e peas processuais. RECURSO FSICO Aula dialogada. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Fundamentao 1.1. Contedo 1.2. Estrutura 2. Concluso ESTRUTURA DO CONTEDO Produo do texto jurdico-argumentativo TEMA - Produzir fundamentao e concluso do texto jurdico-argumentativo. OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 13

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 47/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL O Direito uma cincia plural por natureza. Sempre que o profissional da rea jurdica pretender se isolar do conhecimento produzido por outras reas estar fadado ao descrdito e inconsistncia dos raciocnios que desenvolver. impossvel uma pessoa acumular um repertrio vasto em todas as reas do conhecimento, mas dever do advogado ser um pesquisador constante das questes que tangenciam as lides em que atua. Partindo dessa premissa, leia o texto adiante, faa uma ampla pesquisa sobre o tema (no se isole nas opinies do senso comum e evite pr-conceitos) e produza uma argumentao de at 35 linhas sobre a questo jurdica que se discute. Caso concreto Mait ganha indenizao da Shering A indstria qumica Schering do Brasil foi acionada judicialmente pela atriz Mait Proena, que pediu oitocentos mil reais a ttulo de indenizao por danos morais. De acordo com a ao movida pela atriz, ao promover o anticoncepcional Microvlar, ela teve sua imagem profissional arranhada, porque algumas cartelas do produto no continham o nmero de plulas discriminadas pela embalagem, o que gerou diversas reclamaes.

O advogado de Mait, Paulo Csar Pinheiro Carneiro afirmou que o valor da indenizao deve ser proporcional ao poder econmico do ofensor. O laboratrio faturava mensalmente R$ 1,6 milhes com a venda dos anticoncepcionais. Acho que a metade disso seria um valor razovel a ser pago.
J o advogado da Schering, Cid Scartezzine Filho, qualificou como absurdo o valor do pedido. Para ele, no houve qualquer tipo de abalo imagem da autora. Ela apenas aparecia anunciando a nova embalagem do produto, e o fato de ter havido problemas com algumas cartelas do Microvlar no justificaria uma ao judicial por parte da atriz, disse.

Vale lembrar que a atriz participou da campanha publicitria para resgatar o confiana das mulheres no anticoncepcional Microvlar, cujas vendas despencaram depois da denncia de que muitos comprimidos colocados venda no mercado eram feitos de farinha de trigo. A campanha publicitria deveria ser veiculada por trs meses, mas acabou sendo retirada do ar porque novas irregularidades foram descobertas. Alm da indenizao, o advogado pediu que o laboratrio fizesse uma retratao pblica, pois a empresa r escolheu a autora, j que ela tinha reputao, seriedade e simpatia junto ao pblico feminino.
Fontes a serem consultadas:

Art. 927 do CC: Aquele que, por ato ilcito (art. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Art. 5, X da CRFB: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 48/52

se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.
APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor, Internet, dicionrios, enciclopdias. RECURSO FSICO Aula dialogada. Seria de grande riqueza um debate neste momento do curso. Munidos de vrios instrumentos aprendidos ao longo do semestre, o aluno teria, agora, condies de produzir material sobre tema polmico, a partir de leituras e reflexes compartilhadas pelo grupo. PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Relao entre o Direito e as demais cincias. 2. Procedimento demonstrativo e amparo transdisciplinar. 3. Uso dos valores religiosos, morais, etc. na construo do convencimento. 4. Transdisciplinaridade ESTRUTURA DO CONTEDO Direito e transdiciplinaridade TEMA

- Compreender o fato jurdico como fenmeno essencialmente transdisciplinar. - Estabelecer relao entre o conhecimento produzido por outras reas (Filosofia, Sociologia, Criminologia, Teologia, Psicologia, etc.) e os pressupostos e valores de que se serve o Direito. - Identificar o fenmeno jurdico nas situaes mais variadas do cotidiano. Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica OBJETIVO

DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 14

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 49/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Os exames da OAB e as provas para o Enade tm exigido dos formandos capacidade de interpretar textos (jurdicos e no-jurdicos); correlacionar as informaes lidas e defender pontos de vista com base nesse repertrio de informaes. Visando a uma preparao mais consistente de nossos alunos, desde o incio de seus estudos, e esperando que aproveitem essas habilidades para o aprimoramento de sua formao acadmica, selecionamos esses exerccios. Acreditamos que sirvam, tambm, como excelente oportunidade para revisar o contedo estudado na primeira metade do programa de Teoria da Argumentao. QUESTO DISCURSIVA

O Exame da Ordem estabelece como um dos critrios para aferio da competncia profissional a capacidade argumentativa e a organizao lgica das ideias a serem desenvolvidas no texto. A fim de que essa competncia seja desenvolvida, faa o que se pede: Enumerados a seguir esto 9 informaes que identificamos anteriormente como ?elementos constitutivos da argumentao jurdica?. Identifique cada um deles e, a seguir, produza fundamentao e concluso nos mesmos moldes das aulas anteriores. 1) Tendo em vista que, segundo o relato de Renan, 10 anos, uma das vtimas do acidente, ele ficou muito assustado, achou que ia morrer e no pretende mais voltar a parques de diverso, o acidente teria deixado sequelas psicolgicas na criana. 2) Os responsveis pelo parque falharam no dever de cuidar e devem indenizar as vtimas do acidente no brinquedo Mixer por danos morais. 3) Os responsveis pelo Parque Diverses, situado em Campo Grande, so acusados de colocar a vida de frequentadores do parque em risco quando, no dia 31 de maro de 2001, em um de seus brinquedos, 40 pessoas ficaram de cabea para baixo, por 15 minutos. 4) No teste feito pela Light, foram constatadas a precariedade dos fios eltricos e a sobrecarga de energia. Afirmaram que estas foram as causas da pane eltrica que interrompeu o funcionamento do brinquedo. 5) Segundo o gerente do parque, o brinquedo deveria ter ido para So Paulo a fim de ser vistoriado. Ele afirmou que no o enviou para no atrasar a inaugurao do parque. 6) De acordo com uma das vtimas, o menino Renan, de 10 anos, ele ficou muito assustado e achou que iria morrer. Disse, ainda, que no pretende mais voltar a parques de diverso. 7) J que, no teste feito pela Light, foram constatadas a precariedade dos fios de instalao eltrica e a sobrecarga de energia, sendo atribuda a pane eltrica a esses fatores, os responsveis pelo parque teriam sido negligentes. 8) Segundo o gerente do parque, ningum ficou ferido e o parque devolveu o valor cobrado pelo ingresso. 9) Uma vez que, segundo o gerente do parque, o brinquedo em questo no foi vistoriado para que no houvesse atraso na inaugurao do empreendimento, estaria evidenciado o descaso com a vida de seus consumidores.
APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor, Internet, dicionrios, enciclopdias. Aula dialogada. RECURSO FSICO PROCEDIMENTO DE ENSINO 1. Distino entre argumentao e os demais tipos de texto.

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 50/52

2. Elementos constitutivos da argumentao. ESTRUTURA DO CONTEDO Aprimoramento das competncias e das habilidades exigidas nos Exames da OAB e do Enade TEMA - Aprimorar as principais questes desenvolvidas ao longo do perodo, de maneira a contribuir para o sucesso do discente nos exames da OAB e do Enade. OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 15

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 51/52

Disciplina: CCJ0051 - TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA CONSIDERAO ADICIONAL Em consonncia com as orientaes dadas na aula anterior, pretendemos que esta aula seja utilizada para rever o contedo ministrado na segunda metade do contedo programtico previsto para a disciplina. Trata-se, tambm, de oportunidade mpar para auxiliar na reviso para o perodo de provas que se inicia. CASO CONCRETO

A requerente natural do Estado de Paran e reside nesta cidade de Itaja (SC), h mais de cinco (05) anos aproximadamente, trabalhando em casa de famlia, conforme demonstra-se com cpia de sua CTPS em anexo. Ocorre que, em dezembro/1999, quando a requerente dirigiu-se at a LOJA GIORAMA dessa cidade de Itaja (SC), a fim de abrir um credirio e efetuar compras de NATAL a prazo, foi surpreendida ao ser informada pelos funcionrios daquela loja, que seria impossvel efetuar a compra almejada, porque o seu nome estava includo no cadastro de SERVIO DE PROTEO AO CRDITO - SPC - Serasa e Bacen, pela emisso de mais de cem (200) cheques sem fundos. Inconformada, desorientada e sem entender o que estava acontecendo, ou seja, sem saber como seu nome fora parar nos servios de proteo ao crdito pela emisso de cheques sem fundos se nunca teve conta corrente bancria, a requerente, por informao obtida junto a prpria LOJA GIORAMA, dirigiu-se at ao CDL desta cidade de Itaja (SC), onde obteve uma certido informando um nmero de cheques emitidos sem a devida proviso de fundos, que supostamente haviam sido emitidos pela requerente. Das certides emitidas em data de 13.12.1999 e respectivamente em data de 23.03.2000 (cpias em anexo), verificou-se que o nome da requerente est na lista de inadimplentes, pela suposta emisso de inmeros cheques sem fundos junto ao Banco ora requerido, quais sejam: Agncia .... 70 cheques s/ fundos Data: 05.11.1999 Por sua vez, a requerente dirigiu-se at a Agncia Bancria do Banco ora requerido nesta cidade de Itaja (SC), a fim de solicitar cpia dos documentos de abertura da conta bancria aberta em seu nome para entender o que estava acontecendo e foi informada de que somente poderia ser feito atravs de MANDADO JUDICIAL, motivo pelo qual ingressou perante esse juzo com AO CAUTELAR DE EXIBIO DE DOCUMENTOS - Processo n. ..., onde o Banco ora requerido exibiu parcialmente os documentos determinados por esse juzo. Inclusive, somente no ms de abril/2000, quando a requerente esteve no 1. Distrito Policial acompanhada de uma das advogadas conseguiu registrar BOLETIM DE OCORRNCIA, cuja cpia ora se junta, declinando os fatos acontecidos, a fim de tentar resguardar ainda parte de sua honra e sua moral, diante de inmeras restries a seu nome. Ademais, atravs de informaes verbais junto ao CDL - SPC desta cidade de Itaja (SC), a requerente obteve informaes de ttulos protestados junto aos Cartrios do 1. - 2. - 5. 7., e 8. Ofcios de Notas do Estado de So Paulo, bem como dbitos junto s Empresas Credial - Rede Zacarias de Pneus - Lojas Renner - Frotex - CVC Turismo - entre outras, tudo isso por conta da abertura de conta bancria aberta por terceiro (estelionatrio) junto ao Banco requerido, e tambm junto aos Bancos do Brasil e HSBC Bamerindus. importante salientar que a requerente nunca teve conta corrente bancria junto a qualquer instituio financeira do Pas, com exceo de uma conta poupana no banco Ita S/A, da cidade de Toledo (PR), onde residiu tempos atrs. Por via de induo e por conta da existncia da conta corrente bancria aberta por terceira pessoa que no a requerente, junto ao Banco ora requerido, esta passou a enfrentar todas as situaes embaraosas a que no faz jus, pois seu nome foi includo nos famosos rgos de

Relatrio - Plano de Aula

14/08/2012 23:44 Pgina: 52/52

proteo ao crdito, em especial junto ao SPC e SERASA, conforme faz provas com cpia dos documentos juntados presente. A requerente, inclusive, passou a enfrentar dificuldades em todas as situaes que exigem a numerao do seu CPF, no podendo mais comprar a crdito junto a lojas, supermercados, farmcias, etc. A Requerente, apesar de ser pessoa simples, sempre honrou com todas as suas obrigaes de forma pontual, nunca tendo havido em sua vida, no s financeira como tambm social, moral, scio-psicolgica e especialmente profissional, fato ou ocorrncia que abalasse o seu maior bem e seu mais nobre patrimnio, em melhores palavras, sua integridade, mantendo seu nome, sua honra e boa fama intactos, fato este que no comum nos dias de hoje.
Faa pesquisa na Internet e busque as fontes que julgar adequadas para a soluo jurdica do caso concreto. D nfase jurisprudncia. QUESTO DISCURSIVA

A partir do caso concerto, e com base nas fontes pesquisadas, produza fundamentao e concluso.
APLICAO PRTICA/ TERICA Datashow, retroprojetor, Internet, dicionrios, enciclopdias. Aula dialogada. RECURSO FSICO PROCEDIMENTO DE ENSINO

1. Fundamentao. 2. Concluso.
ESTRUTURA DO CONTEDO Fixao do contedo programtico TEMA - Retomar as principais questes desenvolvidas ao longo do semestre. OBJETIVO Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica DESCRIO DO PLANO DE AULA Semana Aula: 16

You might also like