You are on page 1of 1

REPBLICA dos leitores / 4

O porttil no contentor
As novas tecnologias so o centro de uma nova educao da nossa sociedade, e so a grande aposta de um governo para a rea da educao. At aqui muito bem, agora vejamos, como possvel que escolas funcionem em contentores, casas do povo, entre muitas situaes; escolas a funcionarem sem mobilirio e material pedaggico; escolas sem espaos ldicos, espaos verdes, campos de jogos, coberturas, refeitrios E o que refulge para a unio europeia um ensino de grande qualidade, com novos projectos tecnolgicos, no mnimo ridculo. Quais as afirmaes proferidas pelos nossos governantes se assim podemos dizer, o governo est a realizar um notvel esforo para obter-mos estes resultados. Ser que um governo escolhido e foi concebido para fazer esforos notveis, no ser isso que a populao espera, ou seja, poderamos dizer o seguinte, o aluno do ensino notvel portugus faz um esforo notvel para aprender em escolas-contentores notveis, sem electricidade, espaos ldicos, mobilirio escolar, mas com um notvel computador, no qual sempre poder ver reflectido a sua imagem no monitor. Agora temos, o melhor da tecnologia, dentro de contentores, comemos ao contrrio, precisamos primeiro de escolas com as devidas condies inclusivas, escolas que disponham das devidas adaptaes para os alunos frequentarem. A banda larga da educao proposta sem condies, sem orientaes, sem informaes, dificultando o combate ao verdadeiro problema escolar, o insucesso escolar. As escolas actuais, no propiciam aos seus intervenientes mais valias ao ponto do insucesso escolar se desvanecer, so sim locais de indisciplina e de processos graduais de marginalizao em muitas destas. No contemplo por parte do Ministrio da educao uma preocupao objectiva com os problemas de indisciplina,

de insucesso escolar, vejo sim, um Ministrio preocupado com a sua imagem perante a sociedade, ludibriandoa com medidas popularizadas. O encerar deste captulo educacional demagogo ser o passo preponderante para a criao de uma nova escola, uma escola inclusiva, uma escola aberta sociedade integradora e criadora. Uma maior quantidade de alunos a estudar, no sinal de um futuro promissor para o desenvolvimento do pas, mas sim, uma maior qualidade do ensino ser o princpio basilar para um incremento de um desenvolvimento do pas, logo um facilitismo presente nos estabelecimentos de ensino no ajuda nada, mas pouco interessa combater o facilitismo, porque no uma medida popular. Medida popular foi, um computador por aluno, proponho ento ao governo que as medidas no terminem, mas sim continuem, numa perspectiva que s poderia ser a qualidade, melhorem pois as escolas, com mobilirio e material pedaggico; com espaos ldicos, espaos verdes, campos de jogos, coberturas, refeitrios, salas interactivas, adaptaes para as populaes especiais, pessoal especializado nos novos projectos, tcnicos especialistas. S existe uma forma de um pas com alguns problemas socio-econmicos, superar os mesmos, apostar num futuro a curto e mdio prazo conhecedor e competitivo. Devemos pois incutir aos nossos alunos a competitividade saudvel, um gosto pela procura do conhecimento, moldando o aluno para um olhar realista da sociedade e procurando que o aluno ambicione e sonhe com o seu futuro, mas com as armas ao seu dispor para que o mesmo acontea.

Gui Duarte Meira Pestana Professor


gui_pestana@portugalmail.pt

Educao o futuro com os ps no passado


Vivemos numa sociedade que se modifica a cada dia. Mudanas estas que ocorrem em razo da velocidade que a sociedade formada em rede, caminha. Voc que est inserido nesta sociedade tem mais facilidade em acompanhar a evoluo constante dos recursos que a cada dia so disponibilizados no mundo virtual, podendo e devendo interagir para se manter atualizado. Voc que ainda no se integrou ao ciberespao deve j ter sentido alguns sinais de isolamento e excluso. Ao analisar o caminhar a passos largos e apressados da sociedade em rede e do caminhar lento da Educao para se integrar a essa nova realidade, pude constatar o quanto a Educao foi e resistente aceitao de novidades que levam a uma evoluo pedaggica. H comportamentos que sempre foram deixados de lado em sala de aula e que se tivessem sidos incorporados ao dia a dia letivo, hoje contribuiriam e muito para o seu ingresso ao ciberespao. Podemos citar como um dos exemplos o trabalhar em grupo. So poucos os professores adeptos do trabalho em grupo. No estou me referindo quele trabalho no qual cinco componentes se renem, um na casa do outro, para pesquisar e montar um trabalho cujo o tema foi o professor quem escolheu. Estou sim enfocando o trabalho em grupo colaborativo dirio. Aquele onde um no tem a inteno de se sobressair mais do que o outro e muito menos de prejudicar e esconder alguma dica que seria fundamental para a aprendizagem. Me refiro a integrao e interao entre pessoas com objetivos comuns. No comportamento o qual um aluno auxilia o outro na aprendizagem. Muitas vezes, o colega ao explicar usando uma linguagem comum, favorece a aprendizagem. Ao nos determos mais um pouco na anlise vemos que este comportamento colaborativo est longe de acontecer inclusive entre os professores que escondem dos colegas idias que poderiam ser aplicadas em diversas classes de uma mesma escola. E os jogos e brincadeiras como ferramentas de aprendizagem? Muitos professores ainda no fazem uso desse recurso to rico. Aplicam raramente e como diverso, sem nenhum enfoque pedaggico. Estes conceitos precisam ser mudados urgentemente, pois o espao virtual comunitrio, compartilhado e colaborativo. Alm do mais, como diz Paulo Freire ningum educa ningum, como tampouco ningum se educa a si mesmo: os homens se educam em comunho, mediatizados pelo mundo. Sbio Profeta.

Cybele Meyer Advogada,Artistaplstica,Professora,Ps-graduada emPsicopedagogiaeDocnciadoEnsinoSuperior, escritoraePalestrante.


www.cybelemeyer.com.br www.cybelemeyer.blogspot.com

apginadaeducaofevereiro 2008

You might also like